Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Time alternativo decidindo vaga para a Sul-Americana

Hoje à noite, como consequência de uma campanha pífia na Libertadores, jogamos a nossa sorte em seguir disputando algum título internacional. Meu lado emoção pede uma boa vitória, com isso a vaga, para seguir em busca da conquista da Sul-Americana. Esse torneio sucede à antiga Copa Conmebol, que o Galo foi campeão em duas oportunidades. Temos de valorizar e muito essas conquistas, deixar de dar ouvidos aos que provocam tirando o mérito de títulos importantes em nossa história.

Quem passa pela galeria de troféus na sede, ali na Avenida Olegário Maciel, nem sempre percebe que muitas daquelas competições – diversas em solo europeu – foram em cima de grandes clubes do futebol espanhol, holandês, alemão, italiano. Ontem ouvia, numa emissora de rádio, colega antigo de imprensa exaltando conquista muito menor que uma Conmebol. Quero, portanto, a Sul-Americana sim.

Se vencer o Zamora, que o sorteio – com uma bolinha do Paraguai – não seja tão cruel como aqueles da CBF. Ao que me parece, o Galo perde no sorteio do Rio acima de 80% dos mandos de campo e adversários mais perigosos. Eita bolinha danada. Ou safada! De qualquer maneira, embora meu desejo seja de seguir nesse torneio – que não tem nada de segunda divisão de Libertadores – se o destino determinar diferente, não vou esmorecer. Quero e continuarei acompanhando daqui o que nos resta em 2019.

O time, depois da deposição da dupla Matter/Levir, vem ganhando e quase convencendo sob a orientação do Rodrigo Santana. Claro que ainda está longe do ideal da Massa, mas as três vitórias consecutivas mostram que houve treinamento e mudança no comprometimento dos jogadores. Quero e defendo que se contrate ainda algo em torno de cinco jogadores para chegar e disputar posição.

Nada disso que vem sendo ventilado, como jogador da Chapecoense atuando no Vasco, quero é profissional de ponta. Que chegue à Cidade do Galo credenciado para atuar e defender com dignidade e muito futebol as cores do nosso time do coração. Pode até não ser titular, mas que brigue pela posição e obrigue alguns acomodados a mostrar serviço. Aqui é Galo, po##@ e Alexandre Kalil já contou para o mundo todo ouvir, somos a Torcida mais chata do Brasil.

A despeito dessa mudança de ambiente entre nós, os Atleticanos, vale ressaltar que não estou entre os iludidos que afirmam que este início surpreendente e meteórico me leva a pensar no título do Brasileiro. Tampouco na outra ponta, que embora o time venha evoluindo e vencendo, mantém uma total descrença e criticas a tudo e a todos. Acho que, nem tanto a terra e nem tanto ao mar, estamos numa região intermediária entre os concorrentes.

Até porque, entre aqueles cantados e decantados – sobretudo pela imprensa do eixo – não mostraram tanto distanciamento técnico como esses analistas previam. Me lembro muito bem, afinal minha idade permite, que quando foi disputado o primeiro campeonato brasileiro de futebol, o time dirigido por Telê Santana não figurava entre os favoritos para a imprensa nacional.

No entanto, no triangular final, papou paulistas e cariocas, times que tinham grandes estrelas em seu elenco. Gerson e Jairzinho, do São Paulo e do Botafogo, assistiram o Galo de Renato, Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Dario, Lola e Tião, levantar a taça com vitórias maiúsculas de um time comprometido. Nosso ataque ainda contava com Beto, Spencer e Romeu. Foi uma conquista da humildade.

Mas, caros presidente e diretor de futebol, queremos jogador certo para o lugar certo. Sem apostas. Treinador reitero minha preferência pelo Beccacece, embora reconheça que o interino está surpreendendo.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

26 thoughts to “Time alternativo decidindo vaga para a Sul-Americana”

  1. CARO EDUARDO.
    COMO UMA DIRETORIA DE UM TIME DE FUTEBOL PROFISSIONAL CONSEGUE FAZER UM ELENCO TÃO FRACO COMO ESSE DO GALO.?? E OLHE QUE A FOLHA DE PAGAMENTO DO ATLÉTICO É UMA DAS MAIORES DO BRASIL.
    ESSA DIRETORIA TRABALHA CONTRA OS INTERESSES DO CLUBE.

  2. Boa tarde amigos do Galo. Duas matérias da Fox Sports deveriam merecer a atenção da diretoria do NOSSO GALO. A primeira diz que uma vitoria do CAM hoje pode valer uma premiação de até R$ 25.000.000,00. A segunda matéria diz que Santos e São Paulo estão tentando contratar o Róger Guedes, lembrando que este jogador falou quando saiu, que um dia queria voltar ao CAM.
    Vamos lá Sette, o futebol é dinâmico e pede agilidade.

  3. Sou do time que ainda não se empolgou com essas vitórias.
    E pensando aqui, sabemos que não temos elenco pra disputar bem Sula, CB e Brasileirão.
    Se não ganharmos hoje pelo menos lá na frente não terão desculpas de que terá jogos quarta e domingo.

    Reage galo!

  4. Caros,
    O time b misto alternativo, o time q levou o Mineiro nas cabeças atá final… esse time, por acaso, vence o grande Zamora da valente Venezuela e avançamos na caça dos parcos $$$ da Sula…aí volta com os “titulares” prá entregar o ouro na sequência? É assim? Simples assim?
    Obs.: e esse paçoqueiro perna de pau Patrick é misto b alternativo de quê? Toma VERGONHA na fuça, COMANDANTES do nosso Galo! Isso é um PERNA DE PAU fazendo hora extra de animador da Cia…aposto q…deixa prá lá.
    Obs.: e a paçoqueira FABIOLA SANTA. Pq ñ ficou no SPA de Vespasiano fazendo companhia pro Pastor PIPOCA falante? Tem alguém aí interessado em apreciar a tattoo do Rick White subindo coxa pela bunda adentro tomando bola nas costas? CreinDeusPai!
    Obs.: esse Alejandro chorão aí q vai jogar hj tem q aproveitar a chance pq no Brasileiro quem jg é a PIPOCA ate os 40 do segundo, qnd abre o bico..sai o falante e entra o papagaio. Nós temos centroavante pra todo tipo de situação, já ficando o PIPOQUEIRO encarregado de…de…PIPOCAR na hr agá na zona do agrião. Oh! paneleiros, viu, sô! Uma hr teremos q COBRAR esse critério. FATO. Quem esse VAGABUNDO desse PIPOCA pensa q é?
    Queremos uma vitória de vez na madura Venezuela…
    Obs. Dom Ratão saiu da toca! Cuidado! Ele usa o nome de Totó, mas é uma VERDADEIRa RATAZANA!
    GALO SEMPRE!

  5. Boa tarde amigos do Galo. O time alternativo deveria ser o mesmo que disputou e classificou o NOSSO GALO para as quartas do Mineiro. A Gazeta Esportiva está noticiando que o time para o jogo de hoje é Cleiton, Patric, Rever, Igor Rabello, Fábio Santos, José Welison, Adilson, Luan, Maicon Bolt, Daniel Penha e Rafael Papagaio.
    Porque o Papagaio ganhou a posição do Alerrandro? O que está acontecendo, porque o jogador com a maior media de gols por partida em 2019 está na geladeira? Quem está escalando o time?

  6. Olá, Amigalos!!
    Não entendo. Estamos desprezando uma oportunidade de ganhar dinheiro.
    Ou o 7C e Cia. estão achando que vão ganhar o brasileirão!?!?
    E melhor, buscar uma vaga na libertadores com esse time medíocre pra ano que vem dar vexame de novo.
    Esses caras são uma piada!!

  7. Bom dia a todos.
    Espero que o Leonardo Silva nos ajude do banco e que não entre no jogo. Sou grato a ele a tudo que ja fez pelo Galo mais hoje ajuda mais de fora. Ainda penso que se Rever tivesse condições de jogos teríamos classificado na liberta e sido campeão mineiro.

  8. 99.9% da torcida quer a Sul Americana mas nosso presidente e 0.01% da torcida não quer.
    Estão fazendo de tudo para ficarmos fora de novo, infelizmente temos um presidente e uma diretoria incompetentes que NÃO aprendem com os ERROS e os cometem seguidamente.
    Tomara que mesmo contra a vontade desse povo os “amigos do Alerrandro” vençam a partida.

  9. Bom Dia,

    O que um bom treinador pode fazer, desde que vi o Fernando Diníz dirigir a equipe do Audax-SP em 2016 e levar aquela equipe ao vice campeonato, passando por São Paulo e Corintians e só perdendo para o Santos no segundo jogo na Vila Belmiro por 1 x 0, virei admirador do seu trabalho.
    Ninguém pode dizer que não viu o jogo ou os lances de Grêmio x Fluminense (lembrei de Atlético 4 x 3 Fluminense em 2012), a equipe que não possui nenhum jogador fora da curva, esta jogando um belo futebol. Obs: Torço por eles na Copa do Brasil 2019.
    Neste ano foi eleito o melhor treinador do campeonato carioca, mesmo não levando o Fluminense ao título nem na final.
    Vejo que nosso time melhorou, mas, apenas na desorganização, porém, ainda falta um padrão de jogo que contemple o ataque, veremos nos próximos jogos, e vimos a dificuldade que foi contra o Avaí.
    Apesar de estar gostando do interino e seus resultados, não vejo ele como comandante de jogadores, cobras criadas, velhacos e descomprometidos. Não sinto nele o pulso firme necessário e nem o respaldo da diretoria para efetuar mudanças.
    Um bom treinador colocaria na linha estes jogadores, vejamos outros times:
    Flamengo com Diego no banco, São Paulo com Hernanes, Nenê, Jucilei e Everton no banco para jogadores da base Antony e Toró(que estava para ser dispensado) e Liziero, Grêmio com Luan no Banco para Jean Pierry, Felipe Vizeu e o tal do Tardelli também é banco, e o que vemos por aqui, velhacos tomando conta do vestiário e se forem para o banco eles derrubam o treinador.
    Peço acima de tudo por um bom treinador e que ele tenha autonomia e respaldo para poder desenvolver seu trabalho, e que a tal austeridade não seja ter que escalar os maiores salários para poder justificar o custo benefícios destes que podemos chamar de eis jogadores em atividade.
    Quero treinador e jogadores de base tendo oportunidade.

  10. Salve Massa e Guru!

    A opinião do 7C e merda é a mesma coisa, e nós torcedores não estamos nem aí para o que ele pensa, então uma vitória hoje nos colocará na Sula e pronto!!! O time será o alternativo, mas pelo menos vamos nos livrar de ver F. Santos, Elias e o pastor pipoqueiro em campo! Basta um pouco de vontade e preparo físico pro segundo tempo e com certeza sairemos com a vitória. Aliás, falando em preparo físico, tá na hora da diretoria colocar gente do ramo, porque os que estão la até agora não conseguiram fazer o time correr no segundo tempo.

    Té +

    1. Na minha opinião o time deveria ser o Titular pois devido a incompetência da Diretoria de merda menosprezou a Sula no ano passado… agora só tem o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil!!!

      O Sete Câmara só tem olhos para seu filhinho que está querendo correr na F1 … então pede pra sair … e deixe o Time ser presidido por alguém que esteja a fim !!!

  11. Bom dia xará e amigalos!
    A classificação hoje não é valorizada pelo Clube. Então para 7C e sua trupe tanto faz como tanto fez…
    Quanto ao jogo se estava difícil fazer gol com Ricardo Oliveira e Chará imagine com Bolt Tartaruga no comando de ataque!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se não ganharmos este jogo hoje teremos mais um “TÍTULO DE VEXAME” para nossa coleção!!!! A imprensa inteira cairá de pau em cima do GALO. Mas para 7C tanto faz sermos motivo de chacota. E o silêncio sepulcral do Sr. Rui Costa permanece….e o tempo vai passando…..passando…..e já estamos quase no meio do ano com o mesmo elenco…
    Confio na mágica do Rodrigo Santana….

  12. Bom dia ATLETICANOS.
    SE GANHARMOS A SUL AMERICANA SEREMOS TRI CAMPEÃO DESSA COMPETIÇÃO QUE ANTES CHAMAVA CONMEBOL.
    MAS , COMO CONFIAR NESSA PANELINHA DE VETERANOS QUE JÁ PROVOU VÁRIAS VEZES QUE SEMPRE DEIXA O TIME NA MÃO.??
    NÃO DÁ PRÁ CONFIAR EM R.OLIVEIRA , F.SANTOS E ELIAS , E ESSE É O MOTIVO QUE PRECISAMOS COM URGÊNCIA DE REFORÇOS PARA ESSAS POSIÇÕES.
    CONTRATAR UM TÉCNICO TAMBÉM É IMPORTANTE , POIS R.SANTANA NÃO TEM PULSO PARA LIDAR OU BARRAR ESSA NEFASTA PANELINHA.
    QUEREMOS TÍTULOS.
    BRASILEIRÃO E COPA DO BRASIL É OBRIGAÇÃO.

  13. Exato Afrânio, corretíssimo! O CAM é administrado por manipuladores e incompetentes; quando já se viu um presidente de clube como om CAM sequer saber falar sobre futebol? Pior, nem sobre administração este indivíduo afilhado do prefeito (mais um não é?) possui domínio e competência. O clube está entregue às mãos de calangos, aproveitadores, politiqueiros, comparsas entre si; infelizmente, e digo isto com muito pesar, não vejo horizontes pra mudar este curso.
    E por onde anda “a velha imprensa caípira” de BH para questionar? Também corporativistas como sempre foram ao longo da história.
    Gostaria de sugerir ao amigos que ainda não o viram, o excelente texto do Angel Baldo do blog Fala Galo deste mesmo site publicado ontem, orgulho de saber que há pessoas que como alguns de nós, possuem um olhar mais crítico e técnico sobre as coisas do CAM, tão importantes quanto o futebol, são diretamente relacionadas, e devemos dar suma importância a isto.

  14. Já tem gente passando a mão da cabeça desse time sem vergonha, safado, que joga quando quer…dessa panelinha que não aceita comando e ganhando rios de dinheiro. Eu não esqueço essa humilhação, esse vexame que foi a libertadores. E olha que foi avisado aqui final do ano passado por muitos, que se for pra ir pra libertadores capengando pra passar vexame melhor nem ir. Temos que cobrar, essa panela só funciona em fogo alto e com pressão. Não tem dessa de escolha de adversário na sulamericana, qualquer um que esteja na competição temos que ganhar, não adianta ser vice desse campeonato. Classificar pra próxima libertadores com essa tal austeridade, se não renovar esse grupo, melhor ficar por minas mesmo do que passar vergonha como foi esse ano. A renovação tem que começar agora nessa janela de transferências… Saudações

  15. Num passado não muito distante usava-se a expressão, “FALSO IGUAL WHISKY PARAGUAIO´´. Vendo os comentários de ontem, posso afirmar sem medo de errar. O que mais se vê no blog, são atleticanos “MADE IN CHINA´´.

  16. Bom dia!
    No início do campeonato apostei que o time iria se dar mal nas 3 primeiras rodadas e que a inerte diretoria iria providenciar um treinador qualquer (porque os “bons” estão empregados e não iriam aceitar vir pra “bagunça”). Pra nossa sorte e alegria, o time venceu as 3 partidas, fazendo com que olhássemos com bons e pacientes olhos para o interino. É verdade que ganhamos de times candidatos ao rebaixamento, mas dizer que batemos e cachorros mortos é querer desvalorizar o bom início de campeonato.
    De qualquer forma espero um time aguerrido no domingo pra comermos uma leitoa.
    Hoje, se o time entrar determinado a vencer, temos ótimas chances de classificarmos para a sula, embora pareça que teremos um cata cata dentro de campo.

  17. Bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo,no título de 1971 ainda não tinha nascido mas tenho certeza que eles jogavam com amor ao clube não igual estes montes de peladeiros que só sabem a mamar no galo. mais uma vez vão poupar os titulares que diretoria amadora já largaram a sulamericana de lado isto se vencer a equipe venezuelana. Enquanto isto a imprensa esportiva diz que o galo está querendo contratar o Alex mineiro que piada é está do diretor Rui Costa,de peladeiros no galo já está cheio.diretor se você não enxerga quais são os jogadores que o galo precisa contratar vou citar.um goleiro. Lateral esquerdo. volante pegador. Camisa 10.camisa 9.para serem titulares. Acorda diretoria amadora. galo 2×0.Vai galooooooooo.

  18. Andrade,
    Obrigada pela observação. Atendendo a seu pedido, não vou “psicografar” HOJE:
    Acredito na vitória, 2 gols do Alerrandro.

    Moacir,
    A volta ao Mineirão para jogos contra times considerados menores. A gratuidade que levou milhares de crianças pela primeira vez ao estádio; e ingressos a preços populares que levou de volta as divertidas figuras da antiga geral, foram, em minha opinião, decisões acertadas.

  19. Bom dia, ano passado caímos no canto da sereia do interino e deu no que deu…. Time grande não é lugar de aprendiz…. Precisamos de um técnico com “costas largas” para barrar, quando preciso, os medalhões do time, e até afastá-los definitivamente se necessário. Não quero comparar, mas ontem li uma notícia do Real Madrid na qual o Zidane chamou alguns jogadores e disse que não conta com eles para a próxima temporada e que para a carreira deles seria melhor procurar outro time, um deles o Gareth Bale que custou milhões. Isso é um treinador de time grande. Se o Galo quiser figurar na prateleira de cima tem que ter um técnico da prateleira de cima, se o Santos pode ter um Sampaoli porque o Galo não? Pra ser grande tem que pensar grande… O Galo só ganhou alguma coisa importante quando pensou grande….. Respeito que pensa o contrário mas essa é a minha opinião.

  20. Bom dia Eduardo e Atleticanos. Desde que comecei a entender um pouco de futebol ainda criança nos idos do final dos anos setenta tinha a imagem do grande e temível time que vinha das alterosas para impor terror aos torcedores do asqueroso carioca, que imperava no Rio de janeiro tendo apenas a sombra do Vasco e a favor a imprensa e os sopradores de apito. Lembro da ida de uma caravana de parentes saindo de Juiz de Fora para o Maracanã em 1980, para torcedor para o Atlético na final do brasileirão contra o asqueroso. Naquele jogo foi notória a realidade que somente com um soprador de Apito o asqueroso conseguiria ser campeão, pois o Atlético na ocasião tinha time, jogadores de qualidade, aguerridos e espírito vencedor, não sendo em nada inferior ao time do asqueroso. Dali para frente me tornei um Atleticano convicto e adotei aquele time do Galo como um padrão a ser perseguido pelo Atlético por toda a vida.
    Agora ao ver o elenco atual e sua forma de jogar, me recuso a dizer que este elenco pode ser rotulado de time do Atlético, mas sim de ” time do 7C” tal a semelhança de competência entre ambos.
    Por ter adotado um padrão de time ideal me tornei um critico contumaz da falta de qualidade, falta de comprometimento e falta de espírito vencedor. Não compactuo com mediocridade e penso que se o Atlético tiver uma diretoria competente, terá a resposta do torcedor, terá aumento nas receitas, terá um time competitivo e terá uma drástica redução da dívida financeira. Como consequência terá mais visibilidade, terá sua marca mais valorizada, atrairá mais patrocínios e mais torcedores. Infelizmente não estou vendo isso dentro do Atlético hoje e sinceramente não acho que a surpreendente campanha no início deste brasileirão se manterá – não existe milagre e nem fortuna para a incompetência dessa atual diretoria e das carências e limitações do elenco atual. Para a nossa sorte o futebol brasileiro vai despencando na qualidade e por essa razão não correremos risco de cair. Não acredito mais na atual diretoria e nem neste elenco; por isso continuo pregando uma mudança radical. Saudações Atleticanas.

  21. Exatamente, nobre blogueiro. O Galo e sua torcida valorizam a humildade. o esforço, e a luta, para nossas conquistas. Também nos títulos da Libertadores e Conmebol não éramos apontados como os favoritos. E quando tentamos formar “Grandes Times´´ o que aconteceu foram tragédias como a SeleGalo do Renato Gaúcho, Gaúcho e outros…

  22. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    O próprio presidente desvaloriza o torneio. Talvez, Pi r não entender de futebol, ele não saiba que o paranaense está na libertadores por ter sido campeão do mesmo. Talvez ele por ser o presidente da AUSTERIDADE, julgue não precisar do dinheiro da premiação!
    O filme é o mesmo de 2018. Desvaloriza a competição internacional e prioriza o brasileiro o qual, com o atual elenco, não tem condições de ser conquistado. Conhecemos o fim dessa história.
    Desconfio do que possa acontecer hoje. A má vontade do presidente da AUSTERIDADE com esse torneio me deixa a pensar…
    O time de 1971 podia não ser favorito, mas era composto Por homens.
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *