Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A tensão cede lugar à euforia

32708818585_f8743fa482_c

Entre os colegas Atleticanos que encontrei no domingo, quase todos demonstravam e estampavam, embora com um pé atrás, a volta da confiança na equipe. Aqueles otimistas, que nunca cederam em qualquer derrota, desafiavam os demais pela impaciência. Já os desconfiados, comemoravam a vitória, mas pediam mais tempo para consolidar sua crença total em melhores tempos.

O Atleticano tradicional, aquele bipolar, que dias atrás xingava jogador, treinador, diretoria, jornalista e até ameaçava rasgar todos seus amuletos do Galo, comemorava e já projetava as grandes conquistas de 2017. Vi e ouvi amigos comemorando o Campeonato Mineiro, a Primeira Liga, as duas competições que a CBF organiza e até já anunciando que vai ao Japão no final do ano. E ainda idolatrando o presidente Nepomuceno, Maluf e também o treinador Roger.

Danilo Barcelos, até então só lembrado pelos gols que nos tirou o regional do ano passado, já começa a ser tratado como ídolo. Teve gente que exaltou o lateral esquerdo reserva ao ponto de garantir que o time do Galo seria ele – Danilo – e mais dez. Assim é o Atleticano. Não me espanta. Afinal, sou um deles e tenho boa dose de tudo isso que presenciei no domingo.

Agora, com os pés no chão, vamos aguardar a quinta-feira, diante do Joinville, pela Primeira Liga, possivelmente com Elias em campo (ao lado do Danilo, claro) e ver como o time vai se comportar em campo. Depois, pelo Mineiro, no domingo, será a vez do Uberlândia. Serão dois jogos para, quem sabe, devolver definitivamente a confiança do Torcedor que andava com a pulga atrás da orelha. Se quiserem, como o blogueiro, com as barbas de molho.

32631786906_01545bf6c3_nEuforia à parte, é bem verdade que ainda carecemos de mais dois ou três reforços para a temporada. Pelo menos um zagueiro de alto nível é fundamental. Se os que temos se firmarem, tanto melhor, passamos a contar com opções para eventuais suspensões ou contusões. Outro volante, apesar de vir gostando do novato Ralph, é também prioridade. Já o terceiro a ser contratado, em que pese a boa partida do Cazares, seria para a sua posição. Não podemos deixar o time vulnerável aos dias em que o equatoriano estiver endiabrado.

De qualquer maneira, a verdade é que o Atleticano voltou a estufar o peito e soltar o nosso grito de guerra com a mesma força de tempos anteriores. Se passamos uma semana em depressão, especialmente pela derrota da última quarta-feira, com certeza aqueles que pegaram no nosso pé desde o clássico voltaram a sentir inveja e vontade de também poder soltar o grito de “Galo”.

A tremedeira já foi sentida ali na região da Enseada das Garças, num certo centro de treinamentos que tem os fundos para a Praça Elias Kalil. Com isso, a Belo Horizonte Atleticana volta à sua normalidade.

Que Nepomuceno e Maluf nos reservem novas e boas surpresas para a semana. Nem precisa ser um Leonel Messi ou Cristiano Ronaldo, mas – por amor – chega de Conceição. Olhai por nós, Atleticanos, e descubram esses três jogadores que a Massa tanto reclama.

Que assim seja!

24 thoughts to “A tensão cede lugar à euforia”

  1. O Senadorzinho oportunista que aproveitou a idade do Itamar para achar uma vaga no senador ainda vai se ferrar deixa ele está latindo nas redes socias ai

  2. Boa tarde EduGalo! Vou dar mais um tempo para o Roger Machado, para ver se ele dá mais volume de jogo ao time, no jogo de sábado, o time estava irritante, não conseguia sair jogando em certos momentos do jogo, principalmente no segundo tempo, era bola para trás e para os lados à toda hora, estava irritante, poderíamos ter ganhado de mais, se tivesse jogado mais sério. Aqui é Galo P…!

  3. Pessoal….vamos aterrizar…O jogo ontem contra Tombense…o Danilo…jogou a primeira vez…contra “ninguem” e ja tem gente falando que ganhou a posição. Outra coisa…Pela escalação do colega Pablo…o time é o mesmo do ano passado…com F Santana (fraquissimo)..Elias (nem chegou ainda e deve estar fora de forma) e Danilo (reserva no rebaixado america)…Onde vamos chegar com esse time??? E de novo eu lembro ..2 vitorias…contra America TO e Tombense…e uma derrota…pra um time equivalente . Vanmos aterrizar, gente!!!

  4. Parabéns pelo belo trabalho, porem faço uma ressalva ,não se deve mencionar nada que diz respeito ao pessoal do outro lado da Lagoa, estes devem ser relegados a conviverem a sós com a Sra. Arrogância, de quem são parentes próximos, isto por mais democrático que seja este espaço.
    Bem concordo com a sua colocação sobre os reforços, Zagueiro, Armador e Volante, sendo que para esta posição chamo a atenção para o futebol de nosso jovem Zagueiro Gabriel, penso que ele pode vir a render muito mais se deslocado para a posição de volante, possui um bom domínio de bola, visão de jogo acima da média, bom passe, sabe sair jogando e tem ótimo poder de marcação. Com isto precisaríamos na verdade de dois zagueiros, que saibam jogar com marcação alta e tenham velocidade, estes devem chegar assumir a posição, Leonardo Silva não mais tem condições de ser titular assim como Eraso, estes seriam suplentes de bom nível.

  5. Andrade, eu só rodaria o elenco depois do esquema e time titular formado e entrosado aí sim.
    Mas parece que o Roger ainda não tem nenhum, nem outro no momento.
    Depois do jogo de Sábado espero que ele esteja convicto que a mudança no esquema é fundamental nesse time, não pode voltar de maneira alguma ao esquema antigo.
    Como eu disse eu gosto desse esquema mas pode ficar até melhor com o Leo Silva na zaga e passando o Gabriel para líbero protetor rápido da zaga.
    Estilo Chelsea técnico:Antônio Conte
    Mas se o Carioca recuperar seu bom futebol pode até ficar assim mesmo no 4-3-1-2 que venceu o Tombense Sábado.
    Giovanne
    Marcos Rocha, Gabriel, Felipe Santana, Fabio Santos
    Carioca, Elias, Danilo
    Robinho
    Pratto, Fred
    No meu esquema favorito, acho que a zaga fica mais bem protegida fica:
    Giovanne
    Leo Silva, Gabriel, Felipe Santana
    Marcos Rocha, Elias, Danilo, Fábio Santos
    Robinho
    Pratto e Fred
    Com o Robinho podendo também cair para esquerda formando uma linha de três.
    Variando do 3-4-3 para 3-4-1-2
    Esse time entrosado e bem treinado é muito forte, aí sim pode rodar o elenco, mas não mudaria a forma de jogar como faz o Tite onde muda-se os jogadores mas ele é fiel ao esquema no caso o esquema do Tite é o 4-1-4-1 que pela características dos nossos jogadores não é legal no Galo, assim como no 4-2-3-1 que o Marcelo Oliveira morreu abraçado nele, não encaixa, não dá liga pela características dos nossos jogadores.
    E pra mim o Danilo ganhou posição ali no meio, deu muito mais estabilidade e vai melhorar ainda mais com a entrada do Elias no lugar do Yago.
    Eduardo de Ávila não é euforia e sim alívio de ver que mesmo sem os reforços podemos fazer um time forte e competitivo, o caminho é esse espero que o Roger Machado continue por esse caminho pois não temos mais tempo para experiências ou ficar insistindo em jogador que não rende quem sabe depois de um gelo comecem a dar retorno né Clayton, Maicosuel, Hyuri, Carlos Eduardo pior contratação do Galo, e até mesmo o Carioca, Aqui é GALO pow!!! tem de respeitar!!!

  6. Antes do jogo de sábado disse que gostaria de ver Carioca, Elias e Danilo. Acho que este esquema dará certo com o tempo certo de treinos. Cazares na ligação, Robinho e Fred no ataque. Acho até que o Roger já percebeu como a defesa fica mais protegida. Uma observação, Mineiro e Liga pouco valem… Seria interessante o Roger rodar o elenco, dar oportunidades aos reservas. Ao fim da temporada serão mais de 70 jogos, tem que pensar nos momentos decisivos no Brasileiro e na Libertadores.

  7. Boa tarde Eduardo e Massa ! fico feliz pelo Danilo e pelo resultado as vitorias sempre dão um alento e confiança pra seguir o trabalho , essa formação pode ser uma boa pra jogos mais complicados apesar de se colocar mais um jogador de marcação sinto que o time fica mais ofensivo e preenche melhor o meio de campo dando mais consistência e equilíbrio ao time . sobre o Ralph esta se mostrando a cada jogo , com uma sequencia maior acho que pode até se firmar no time tem muita personalidade e é sim um bom jogador , de ruim só aqueles chutões herança maldita do passado que com o Roger tende a acabar , prefiro o time saindo com a bola no chão . continuo com a opinião de que não é preciso contratar mais jogadores pra mim é preciso só dar ao Roger tempo e apoio pra ele colocar o time nos eixos aos poucos já se vê as mudanças e a tendencia agora é o time crescer . E VAMU JUNTO POR AQUI É GALO P …………………………

  8. Fiquei feliz não pela vitória em si em cima do Tombense que não pode servir de parâmetro, o que me deixou mais feliz foi a mudança do esquema.
    Está muito claro que esse elenco não se adaptou ao esquema 4-2-3-1 e o Marcelo Oliveira mesmo tendo uma grande vitória sobre o Palmeiras lá dentro no esquema 4-3-1-2 com três volantes, ignorou e morreu abraçado a esse esquema engessado 4-2-3-1 que estava nos matando.
    Como a contratação de novos reforços por agora é muito difícil pois a janela internacional já está fechada, essa mudança no esquema era fundamental e não deixou dúvidas que o time fica muito melhor.
    E pode ficar melhor ainda, continuo nas redes sociais a campanha para o Roger Machado se espelhar no técnico do Chelsea Antonio Conte e armar o Galo como o Chelsea joga.
    Até a mudança do esquema o Chelsea ficava no meio da tabela não convencia ninguém, foi colocar o esquema 3-4-3 que o time se tornou quase imbatível, foi nesse mesmo esquema que o Técnico Antonio Conte deixou a Juventus de Turim praticamente imbatível na Itália.
    É esse mesmo esquema que quero ver no Galo e tenho certeza que bem treinado e entrosado vamos ficar muito fortes.
    Proposta 3-4-3 com variação para o 3-4-1-2 inspiração Chelsea técnico:Antonio Conte ex Juventus e seleção Italiana.
    Na primeira linha de três temos Leo Silva, Felipe Santana e Gabriel de libero, Zaga alta e segura com a proteção rápida do Gabriel.
    Linha de quatro do meio Marcos Rocha, Elias, Danilo, Fabio Santos, são jogadores que sabem atacar e defender com qualidade, o time defende com 7;8; até 9 nove jogadores e ataca com 7 jogadores.
    Linha de três atacantes, Pratto, Fred, Robinho podendo escalar nossos três melhores atacantes juntos, com alto poder de Gol amedrontando qualquer defesa, podendo fazer pressão na saída de bola do adversário, e o Robinho podendo ficar pela esquerda podendo flutuar pelo meio entre as linhas confundindo a marcação adversária, Elias e Danilo vindo de trás com qualidade, os laterais apoiando pelas pontas, fazendo triangulações e cruzando bolas para Pratto, e Fred finalizar.
    Nesse esquema o time fica muito mais forte tanto na defesa que está protegida e compacta quando no ataque, três ótimos atacantes municiados de um meio forte e de qualidade, solucionando a falta de um camisa 10 no momento.
    Nesse esquema todos os jogadores que não estão rendendo vão para o banco Carioca, Clayton, Maicosuel, Hyuri, Carlos Eduardo etc que já vem nos fazendo raiva a muito tempo, e vão ter que jogar muita bola para arrumar um lugar no time, ficamos como primeiros suplentes Luan, Otero, Cazares, Rafael Moura
    A mudança de Sábado já foi um bom começo e está muito perto do ideal que é sacar o Rafael Carioca e colocar o Leo Silva na zaga e passar o Gabriel para Libero protetor na zaga, no mais é aquilo mesmo que o roger escalou com o Elias no lugar do yago, e o Robinho no lugar do Cazares
    Giovanne
    Leo Silva, Gabriel, Felipe Santana
    Marcos Rocha, Elias, Danilo, Fabio Santos
    Pratto, Fred, Robinho
    Nesse esquema EU ACREDITO!!!

    1. Boa tarde, Pablo. Você vem insistindo muito nessa formação tática e acho que está com a razão. O Chelsea joga assim e se observarmos bem as características de seus jogadores se assemelham aos nossos, resguardadas as devidas proporções. O que o Roger precisa fazer urgentemente é isolar a turma do chinelinho e insistir com os poucos jogadores do Galo que merecem usar essa camisa. A escalação que você fez mostra exatamente isso. Onze titulares e quatro reservas. O resto é entulho. O elenco mais caro da Libertadores não dá nem para o mineiro.

  9. Gostaria de ver num futuro próximo o time do Galo fazendo jogadas iguais às do dois gols do Novo Hamburgo contra o Internacional e do segundo gol do Audax contra o Sâo Paulo no domingo. Pareciam jogadas de vídeo game. Foram as mais bonitas que eu vi no fim de semana incluindo jogos da Espanha, Inglaterra e Itália.

  10. Bom dia Eduardo e Massa,
    Danilo nosso novo Patrick, vontade o Patrick tb tem, gols ele fez até em libertadores, meu Deus como nossa torcida é carente, já tem gente achando que o galo não precisa contratar outro volante, achando que Danilo é a resposta das nossas orações e que Yago e Ralph estão prontos para jogar uma libertadores. Danilo vai ser útil como um bom reserva, os meninos da base são para compor elenco, precisamos de um volante URGENTE, não acredito que o galo vai trazer um 10 por falta de grana e opções, tb concordo que precisamos de um zagueiro, mas na minha opinião a posição mais carente é o meio de campo. Abraço a todos!!!

  11. Típica vitória para dar moral . Espero que Danilo seja cabeça boa , e essa atuação não lhe suba à cabeça . Muitos ficaram pelo caminho por muito menos .Pés no chão garoto !Não deixe que a ‘babação’ de agora , seja a derrocada de amanhã . O mundo dá voltas e no futebol elas são ainda mais curtas . GALÔ

  12. Hoje não vou falar de futebol. Até porque vou aguardar novos capítulos (jogos), para ter um opinião definitiva sobre o time/treinador. Desejo tratar da troca de “farpas” do Mano (empregado)e do Dr. Lásaro (Diretor), para que deixem de fazer papel de torcedores. Todavia reconheço que o Dr. Lásaro apenas respondeu a provocação, apesar de ter se rebaixado ao destempero de um “empregado”.

  13. Assisti ao jogo em Muriaé. O Srs. Marcos Rocha, Rafael Carioca e Cazares precisam jogar sério, ou então sentar no banco de reservas por algumas partidas. Vi o marcos rocha das as costas para um atacante na linha de fundo, qdo o atacante fingiu chutar. Isso é jogada de pelada. Rafael carioca ta andando em campo, não faz uma jogada mais aguda, só passes para o lado. Muito sem objetivo. Cazares parece que não tem cabeça. Displicente demais. Parece que o brilho , a vontade de jogar apagou. Precisamos do futebol dele, mais solto, mais arisco. Nem domínio de bola o cara ta conseguindo ter. Alguém postou aqui, sobre o Tardelli. Tem algum fundamento ou é só sonho em vê-lo novamente no galo?

  14. Tem dois Sissoko, um que joga no Tottenham Hotspur, armador tem 27 anos e é da seleção francesa (Moussa Sissoko) o outro está esquecido em um time da Índia, depois de ter passado pela China, tem 32 anos é volante (Mohamed Sissoko). Deve ser este KKK.

  15. Bom dia, Eduardo e bom dia para a massa atleticana que terá uma semana mais tranquila e alegre. O time não mostrou nenhuma novidade tática ou técnica. Aliás, o apagão em campo que tanto nos atormentou ano passado ocorreu em boa parte do jogo. O bom foi ver a disposição do Danilo e o Gabriel mais tranquilo para mostrar seu bon futebol. Concordo com os companheiros que pedem-no como volante ou terceiro zagueiro. O Felipe Santana também vai adquirir ritmo de jogo e ajudar muito na defesa. Yago e Ralph são boas promessas e Otero é combativo e voluntarioso, características do Galo. O Roger precisa de mais tempo para impor seus argumentos e de auxílio para conhecer melhor o elenco mais caro da Libertadores mas, que não joga com a garra que é necessária nesse torneio. Tem mais come-quieto nesse time do que a nossa razão pode admitir. No mais é rezar para que Marcos Rocha, Fabio Santos, Fred, Robinho, Rafael Carioca, Erazo, Maicosuel, Clayton, Carlos Eduardo, etc. parem de fazer raiva na gente e comecem a jogar ou pelo menos parem de atrapalhar.

  16. Prezado, entendo que essa variação de humor da torcida é extremamente prejudicial às coisas do GALO. Os formadores de opinião deveriam conduzir uma campanha para que haja mais sabedoria nas análises das nossas coisas, ao invés de tratar como natural esse comportamento “bipolar”. Nem 8 nem 80, Esse maniqueísmo que assola nosso país é péssimo em todos os aspectos. Como se não pudesse haver um meio termo, uma visão diferente de uma ou de outra situação. Ou está tudo ruim ou está tudo as mil maravilhas. Não é assim que as coisas efetivamente funcionam. O time melhorou como vai melhorar ainda mais, mas ainda não está ótimo, como também não estava péssimo, é apenas um trabalho no início, em construção. Recomendo a todos, a leitura da coluna do excepcional Fred Melo Paiva deste sábado, uma lição pros pessimistas e mal entendidos. Segue o link: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/colunistas/fred-melo-paiva/2017/02/04/se-coluna_fred_melo_interna,381068/o-apressado-come-cru-se-esperar-come-o-cru-e-quem-mais-vier.shtml SAN

  17. Bom dia, Atleticanos!
    Um sujeito metido a besta que mora aí em BH, bailarino, que se imagina acima da lei __ afinal ele trabalha para a Máfia __ não gostou de ter sido perguntado se o jogo de ontem foi limpo, sem gol em impedimento e penalty não marcado a favor da equipe adversária… E ainda teve o topete de chamar nossa Capital de aldeia… Eduardo, por favor libera o VPPQTP, pra gente não precisar recorrer a iniciais…
    Gaaaaaaaloooooo!!!

  18. É uma temeridade já mandar fazer a faixa de CAMpeões 2017, mas sou Atleticano e não desisto nunca… Apenas 3 palpites: 1- Danilo é tem de jogar no meio. 2- Carlos Eduardo e Clayton, devem ser negociados rapidamente, pois se ficarem no banco, em determinado momento vira opção. 3-Pratto e Fred, juntos… E tenho dito…Saudações….

  19. Como você disse caro Eduardo, vamos aguardar até o time estar com todos os titulares em campo para podermos avaliar até onde poderemos chegar esse ano. E a “bailarina azul” (aquele que adora uma dancinha) hein? Mesmo com um pênalti claro a favor do Tricordiano não marcado e um gol em clamoroso impedimento (tanto que tiveram até vergonha de comorar) ainda tem a cara de pau de reclamar da arbitragem, ahahahahahahah… só pode ser piada, como o time dele. Nada como um dia após o outro.

  20. Ralph e Yago podem ser uma realidade, parecem ser promissores assim como Danilo. Na verdade acredito que um meio de cmapo de operarios talvez seja a solução para atuar junto a um ataque tecnico, tou vislumbrando bons ventos por ai, mas pelo amor de Deus, oque Carlos Eduardo ainda faz no elenco assim como Yuri.

  21. Bom dia Eduardo, li q o galo está negociando com o Sissoko, alguem sabe alguma coisa sobre isso? Gostei do time nessa formação e vamos ver se vai dar certo ne. Galooooooo

  22. Bom dia Eduardo e leitores! Bom, eu não vejo motivos pra euforia não… claro que uma dose de otimismo faz bem, ajuda a encher o estádio e não fica aquele climão chato. Mas ser realista faz parte.

    Como você mencionou no texto de hoje, concordo que ainda precisamos de algumas peças importantes. Principalmente um zagueiro que chegue pra dar confiança ao setor. E concordo mais uma vez, no sentido que, ainda que F. Santana ganhe ritmo e se adapte com boas atuações, se vier um outro bom zagueiro teremos uma opção a mais para aumentar a qualidade da zaga.

    Pelo jeito vai ser difícil chegar um camisa 10 que valha a pena contratar. Então acho que resta ao Roger ADMINISTRAR os problemas:

    – Fred e Pratto. Acho que ele já percebeu o problemão que é deixar um dos dois no banco. Até porque, Pratto como segundo atacante rende infinitamente mais do que Clayton.

    – Falta de um 10. Como essa posição exige um investimento maior, e há escassez no mercado, o jeito vai ser aproveitar o Robinho pra fazer essa função e adaptar o esquema tático com 3 volantes pra não deixar a zaga exposta.

    – Ao fazer o Robinho atuar como esse meia mais centralizado, outro problema é resolvido; que é a questão do próprio Robinho não render em jogos decisivos atuando pelas pontas. Neste caso, tanto pelo meio quanto pelas pontas ( quando a ocasião exigir ) o Cazares seria o substituto imediato.

    – Não vejo mais a necessidade de contratar um volante. Acho que se vier um zagueiro, o Gabriel pode ser usado pra ser um suplente do Carioca ou Elias. É claro que ele não tem a mesma técnica dos dois, mas tem caguete de marcação e é rápido. Além disso tem um volante chegando em junho, o tal de Roger. É uma incógnita, mas pra ser titular em um time alemão, é sinal que é no mínimo obediente taticamente.

    Administrando e resolvendo estes problemas, acho que o time vai se encaixar melhor e assimilar o trabalho do Roger. Ele vai ter que inovar pra consertar esse planejamento mal feito pela diretoria. Acho que ele tem o apoio da torcida pra isso.

    Ouvi e li algumas pessoas criticando os elogios ao Danilo. Discordo das críticas. Ainda que tenha sido um jogo contra o Tombense, o negócio é que quando entra um jogador que mostra vontade com a camisa do Galo, o torcedor logo já se identifica. Porque estamos cansados daquela inhaca que faz o torcedor atleticano passar raiva desde o ano passado; jogadores apáticos em campo, andando, perdidos, sem vontade de ganhar… E o Danilo, além de ter mostrado muita vontade em campo, mostrou qualidade pra finalizar ao chegar na área. Um jogador com essas características pode e deve ser muito bem aproveitado.

    Um último detalhe… a última vez que vi o time jogar bem contra times que fazem marcação alta foi com o Levir, que além de trazer um jogador pra fazer o eixo de distribuição no meio, ele tinha coragem de usar os laterais pra subir o posicionamento e dar amplitude na saída de bola. Que o Roger tenha a mesma coragem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *