Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tanto tempo longe de você!

Acreditem – este é o 15º final de semana sem Galo. São exatos 105 dias daquela vitória de três a um em cima do Vila Nova. Quando o time for reapresentado ao Torcedor, ainda que com o estádio vazio, terá outra cara. Seja a relação dos jogadores no gramado ou – melhor ainda – sob o comando técnico que gera grande esperança e expectativa.

Rafael que atuou naquele dia e Tardelli que esteve em campo apenas no jogo anterior são novidades para a sequência da temporada. Junto a eles as contratações confirmadas. Bueno, Leo Sena, Alan Franco, Keno e Marrony. Outras duas ou três ainda estão na espera da certeza. A mais provável, salvo melhor juízo, é a do zagueiro Junior Alonso. Entre Pratto, Sebastian Vila e outros que já foram falados, creio que virá ainda um ou dois. Daí fechou o elenco.

As barcas ainda seguem negociando suas saídas. Tem jogador disponível que recebe salário tão fora da realidade, que agora procurado por outra equipe se vê na condição de criar dificuldade para rescindir contrato. Eita, Alexandre Tadeu, que legado negativo deixou pra trás.

Em meio a isso, seguimos atentos às questões internas no elenco. Li que Fábio Santos se dispõe e até sinaliza com a possibilidade de atuar como zagueiro. Na verdade, o lateral perdeu espaço com a chegada do Arana. É sabido que Sampaoli é adepto ao uso de três zagueiros, mas não imaginava o Fábio sendo esse terceiro; cabe ao treinador definir. Até porque temos até o momento poucas opções para o setor. Ele, na verdade, é versátil. Pode recompor o sistema defensivo dos dois lados do campo.

A cantada “reoportunização” ao Cazares, sem ser redundante, é inoportuna. O equatoriano, que teve todas as chances possíveis, sempre atirou pelo ralo esse eventual maestro que sinalizou em alguns lampejos. Descompromissado com o seu contratante, no caso o Galo, sempre esteve envolvido em atos de indisciplina dentro e fora do campo.

Seu procurador (ou agente, sei lá, esse sujeito que a modernização do futebol colocou entre o clube e o atleta) sempre diz que o ciclo do jogador encerrou. Fala que está buscando ofertas no mercado, podendo se transferir para a Ásia. Que vá! Se deixar uns trocados aqui, diminuirá o prejuízo que já causou. Caso contrário, vai gerar uma economia salarial. A mim, o equatoriano chega! Já virou as costas.

Enfim, seguimos aguardando o que o futuro nos reserva. Mineiro só no final do próximo mês, lembrando que julho começa daqui quatro dias. Já o Brasileiro, sonho de nós todos, apenas no início de agosto. A CBF pretende realizar todas as 38 rodadas das séries A e B, encerrando apenas em fevereiro de 2021 a atual temporada do futebol brasileiro.

Que Deus nos conceda a graça de ter logo a volta das competições, o mundo Atleticano está muito sem graça sem os jogos. E mais, que o Senhor abençoe sempre nossos benfeitores. Vem Galão, a Massa te espera!

Em tempo: Por amor! Rogo por respeitarmos as opiniões divergentes, quando os comentários caminham para embates entre amiGalos me baixa um desanimo. Meu maior estímulo, depois do Galo – claro – é poder proporcionar um espaço e ambiente saudáveis para debater sobre o nosso time do coração.

Ano passado, cheguei até mesmo a me afastar, voltei por receber apelos neste sentido e também por me fazer bem estar blogueiro dessa nossa paixão. Vamos nos ajudar, dai quem ganha é o objetivo maior de todos nós: O clube Atlético Mineiro. Vamos nessa! Pelo Galo!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

11 thoughts to “Tanto tempo longe de você!”

  1. CAZARES tá fora. Não tem discussão. Se puder levar uma grana com o moço, beleza, senão, fica aí até acabar o contrato. Tudo indica que o Júnior Alonso tá contratado, então fechou a zaga: IGOR RABELLO, BUENO, JÚNIOR ALONSO, GABRIEL, RÉVER, FÁBIO SANTOS, G. HENRIQUE (base). Falta o 9 que virá da Argentina, e não será o Pratto (espero que não) e o 10. Vamos acreditar nas boas escolhas da nossa comissão técnica.

  2. boa tarde Eduardo e massa. gostando das contratações que até agora foi feita. na minha opinião falta um camisa 10 e um camisa 9 para fechar a equipe. e se vier o zagueiro do boca Juniors aí sim para esta fechado. cachazares deveria estar longe do galo inresponsavel e cachaceiro. sobre os dispensados o pastor pipoqueiro é ok esta mas difícil à rescisão contratual pois quer mamar até o fim do ano. concordo com você Eduardo tanto tempo longe do galo nos faz mau. aqui na Europa praticamente os campeonatos todos recomeçaram e espero que no Brasil volta rápido. amigos bom final de semana e cuida-se do vírus. volta galo estamos com saudades. vai galooo.

  3. Bom dia,

    Não deixando de opinar sobre os embates, as divergentes opiniões, digo que precisamos exercitar este assunto de aceitar o contraditório, afinal já temos data para o retorno do futebol e com ele novamente este espaço receberá centenas de pessoas de opiniões mais ainda diversificadas, e no meio destas retornaram os que apenas se satisfazem quando estão agredindo imotivadamente aos demais Amigalos, aqueles mesmos que sem assunto para pichar ou reclamar neste momento, preferem se manter afastamento do blog.
    Julgo que, até mesmos estes fazem falta.
    Gostaria de trazer um assunto interessante:
    Equipes de São Paulo estão se unindo para reclamar sobre o retorno aos treinos e ao futebol em 8 de Agosto, dizendo que equipes como Atlético, Grêmio e Inter que retornaram equivocadamente primeiro do que eles terão vantagem por se arriscarem.
    Bom, gostaria de deixar uma verdadeira interrogação sobre este assunto, falando da nossa equipe, que já voltou a cerca de 1 mês, de lá para cá só apareceu um caso de covid-19 no elenco, sendo que o mesmo já era esperado.
    Já os resguardados Corintianos se reapresentaram nesta semana com 28 casos de COVID-19, Palmeiras 4 casos, São Paulo 4 casos, Santos 9 casos entre jogadores, pessoas da comissão e funcionários.
    Então com todo respeito, julgo que a partir do momento que você está acompanhando uma variável de perto, dando a atenção devida, a tendencia de mantê-la sobre controle é muito maior.
    Mais um blá..blá..blá… do eixo.
    Quanto ao Fábio Santos de zagueiro, não esqueça que a equipe estava desfalcada, ele apenas estava ocupando uma vaga que deverá ser do Bueno ou Jr. Alonso.
    Claramente o Sampaoli trás jogadores de recomposição rápida, vejo uma leve indicação pelo jogo com três zagueiros.
    Já vi pessoas preocupadas com o fato de termos apenas 2 laterais, titular e reserva, em cada lado, julgo que os da base estão sendo levados em consideração, lembrando que o Neto foi deslocado para a lateral direita e na esquerda temos o destaque da copinha, Kelvin.
    Sampaoli já deixou o recado para o Mattos, preciso dos jogadores na primeira quinzena de julho para estarem todos no mesmo nível em agosto, teremos então mais notícias em curto prazo, vamos esperar.

    Bom sábado a todos!

  4. Bom dia, amiGalo Eduardo.
    Gostaria de lançar uma pergunta para ver se encontro alguém que possa responder.
    A abertura dos CTs foram liberados para todos os times brasileiros, segundo foi noticiado. Pois bem, para um CT funcionar implica vários colaboradores, uns 30 jogadores do time principal, comissão técnica, etc. Se os jogos voltarem em estádio de portões fechados, teremos 11 jogadores de cada lado, as respectivas comissão técnica, uns poucos profissionais de rádio e TV, juizes e bandeirinhas. No final da conta, com certeza menos que tem em um CT. Alguém poderia me explicar por que há tanta resistência para que isso ocorra?
    Outra pergunta. Já que os estádio não podem ter público, por que os jogos não são mandados nos respectivos CTs de cada clube, no sistema ida e vola? Não ficaria muito mais barato. Fica aí a dica.
    Saudações alvinegras.

  5. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos.
    Amanhã será novo dia! O galo, deixando-nos anciosos pelo retorno. Gostaria de saber o time que tem treinado como titular. Várias contratações, muitas com potencial, outras para mim ainda incógnitas, mas vamos que vamos. Espero que o excesso de contratações, não ofusque os promissores atletas da base do galo. De qualquer forma, temos treinador de ponta , que pode nos devolver a alegria de cantar a plenos pulmões, “galo forte
    vingador. Vida que se segue! Não esqueçamos que para mim, a base será a redenção financeira do atlético. Custo baixo com possível retorno alto, como foi até pouco tempo, os atletas do Flamengo. Muito provavelmente a situação do Flamengo hoje, seja decorrência de vendas para o exterior de jogadores formados no clube. Continuo achando que a mina de ouro do atlético, como foi em idos tempos, está na base. Glórias não tem apreço, por isso mesmo não sou crítico ferrenho das contratações, desde que nos leve à consagração com títulos expressivos.
    Hoje e sempre, galo.

  6. Bom Dia! Na minha modesta opinião, chegou o momento, devido a “pandemia” adequar o calendário do futebol sul-americano ao europeu, especialmente o brasileiro. Quanto ao Cazares, sou favorável ao re-oportunidade. No meu entendimento, com o Sampaolli, poderá “entrar na linha”.

    1. Como as as pessoas falam as coisas sem saber ou são desinformados, ou péssimas mesma, a temporada europeia é neste modelo , q vai do meio de um ano até o meio de um outro ano é simplesmente por causa do verão europeu q acontece nos meses de junho a julho , e por isto os jogadores e comissão técnica e pessoas ligadas ao futebol podem ter umas férias dignas em um verão e q coincidem com as férias escolares maiores q são nesses meses de verão, então é por isso q o calendário europeu é assim , agora adequar o nosso calendário ao europeu só por adequar e ter o mesmo calendário é de uma ignorância sem tamanho , e os jogadores q passaram a ter férias em junho ou julho no meio do inverno aqui no Brasil, sem as férias escolares dos seus filhos , sem poderem viajar ou desfrutar de uma férias dignas , na verdade quem pensa assim sao as pessoas q acham q jogador é um objeto q não tem vida , não tem filhos , não tem q ter descanso , q joga 70 partidas por ano ou mais e o problema é deles , e é por isso q o nosso futebol é este esgoto , uma cultura péssima perante aos nossos jogadores , é por isto q nunca mais vamos ganhar copa do mundo , já basta termos dirigentes péssimos e a CBF péssimas, q além de não cuidar do futebol maltratam os nossos jogadores.

      1. Boa Noite,

        Caro José Carlos, eu pessoalmente sou um que sempre questionei sobre este assunto de não igualar as datas do campeonato brasileiro ao Europeu.
        Sou sincero em dizer que ainda não tinha pensado da forma que você disse neste texto, então, gostei dos argumentos e concordo com suas argumentações.
        Julgo que o Jota Arújo também não tinha pensado como você explicou, daí, apesar de parecer que você se ofendeu pela nossa ignorância sobre o assunto, agradeço sua resposta assim mesmo.

        Boa Noite!

  7. Bom dia. Quanto ao Cazares, a fala do agente sempre parece apontar um certo desprezo pelo Galo. Que esse moço siga a vida dele, e melhore como ser humano. Já deu. Já Sampaoli quer revolucionar. E revoluções podem dar muito certo, ou muito errado. Mas o gênio do cara é esse mesmo, agora é pagar para ver. Pé atrás com esse zagueiro que veio do Japão, parece (não tenho certeza) que indicado por Zico. Nesse aí não botei fé, não. Muito tempo no exterior, nada de relevante pra contar. Vá vimos esse filme antes, e o final foi bem triste. Vivemos o pior momento humano pelo menos desde a segunda guerra mundial. Vidas ceifadas por um virus, sofrimento, dor… que Deus abençoe os benfeitores que lutam contra essa doença e amparam pessoas e animais que necessitam de ajuda até para o básico. Empresário bilionário, ainda mais se for sonegador de imposto, quero mais é que se dane. O futebol que caminhe com suas próprias pernas, pois há (infinitas) coisas mais importantes que ele. Agora, sem graça mesmo estava sendo ver o time do Galo atuar, e isso já vem de há muito tempo. Se for pra voltar, que ao menos volte como diz o hino, “com toda a nossa raça pra vencer”. Pq se for para rivalizar com Afogados da Ingazeira, melhor ficar só treinando mesmo. 7C tá na encolha. Até parece que virou outro, e que nada do que se passou tem a assinatura dele. Está devendo, e não é pouco não. Quanto aos embates nesse espaço, penso que o blogueiro fez parte do problema, principalmente ao incentivar moralmente participantes que até para a briga física chamam aqueles de quem discordam. Fico feliz em saber que agora conclama à concórdia. É óbvio que este é um espaço de múltiplos pensares, e quem que vai dar carteirada aqui, e que isso intimidará os demais, não pode estar mais enganado. Portanto, salutar o chamamento para que todos concordem em discordar. É do jogo.

  8. Bom dia Massa e Guru

    Creio que o grande diferencial que vamos ver no time a partir de agora é que acabou a era do titular absoluto. Hoje temos elenco e para cada posição haverá disputa, coisa que até pouco tempo não tínhamos e por isto tivemos que aguentar jogadores que nitidamente estavam acomodados e só se preocupavam em passar no caixa do clube no final do mês.
    E ainda para melhorar o ambiente, as barcas estão indo embora, ou pelo menos já estão ancoradas, ficando aqui somente àqueles que realmente têm futebol para permanecer no clube. Agora só falta exorcizarmos este indolente que insiste em permanecer nos noticiários do clube, principalmente nos assuntos relacionados à indisciplina e desdém em vestir nosso manto. Se for embora amanhã já foi tarde!
    Alguns reforços já chegaram, mas o maior de todos estava aqui mesmo, que é a sinergia clube x torcida, só que desta vez trocando de posições. O time é que irá impulsionar a torcida e não o contrário como até então vinha acontecendo.

  9. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    peço desculpas a VOCÊ se me excedi… Não tenho nenhuma intenção de promover discórdia no nosso espaço…. Segue o jogo, tudo que quero e penso que, salvo algumas raras exceções, a maioria dos que aqui comentam, também, é o melhor para o nosso time….
    um ótimo fim de semana a todos….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.