Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tá chegando a hora da verdade

 

Faltando uma rodada para o encerramento da primeira fase – a que define classificação – do Campeonato Mineiro, o Galo tem assegurada a vaga para o mata-mata. E quando é um jogo lá e outro cá, o time se agiganta. Com certeza, quem estiver na bica de pegar o Glorioso pela frente pode começar a tremer, pois será com o time titular. Nada de time alternativo. Afinal, como definiu Ronaldinho, “jogo é jogo, treino é treino”.

Estamos caminhando para a décima final consecutiva e o sexto título na última década. Nas anteriores, fizemos, como já disse aqui, seis finais com a eventual segunda força do futebol mineiro e uma vez com América, Ipatinga e Caldense. A URT é o time do interior neste momento decisivo. Se pegar o Galo pela frente, saiba que não será igual no turno. Vale dizer que o Galo vai com todos os titulares.

Em tempo: é recomendável que se dê um trato no gramado do estádio alugado, uma vez que o time patense não tem campo que comporte uma partida dessa importância. A quarta vaga, apesar de ainda não matematicamente definida, deverá ser do América. Se o coelho vencer, aí ultrapassa a URT e fica em terceiro lugar. Vai encarar?

Já na parte de baixo, a região dos desesperados, vejo três times ameaçados de rebaixamento (caem dois) à série B de Minas Gerais: Tricordiano, Boa e Guarani. O primeiro, que subiu este ano, tem pela frente exatamente o Galo. É ruim para o galo do interior, da cidade onde até o torcedor azulado homenageia o mascote Atleticano. Confio integralmente na conquista do título estadual, embora entenda que a prioridade é a Taça Libertadores das Américas.

No torneio internacional, logo nesta quarta-feira, pegamos o Independiente Del Vale, certamente o adversário mais difícil entre todas as quatro partidas que já realizamos. Classificado na pré-fase, o time equatoriano vem realizando uma surpreendente campanha. Por pouco nem teria se habilitado para integrar o grupo do Galo, já que se classificou graças a uma penalidade perdida pelos paraguaios do Guarani no último suspiro do jogo decisivo.

E é bom lembrar que, em 2013, quando ganhamos a primeira Copa Libertadores de nossa história (a segunda será neste 2016 e depois uma série incontável), na final enfrentamos o Olímpia. Os paraguaios também entraram na fase de grupos por meio da pré-Libetadores e avançaram até a final. Digo isso, pois, ao contrário do que alguns imaginam, o fato de ter se classificado nessa condição não desqualifica o adversário.

Os equatorianos são muito perigosos, mas acredito no potencial do time Atleticano e confio numa grande vitória. Vencer é fundamental à nossa pretensão de pontuar com o objetivo de ficar entre as melhores campanhas da fase de grupos. Foi o primeiro lugar geral em 2013 que assegurou ao Galo a vantagem do segundo jogo em Belo Horizonte naquela apoteótica conquista.

Por fim, ontem, numa mesa de cafezinho, a discussão era em torno da titularidade ou não do Luan. Alguns, como o médico da BHTrans doutor Jaime Dumont, sustentam que desde a renovação do contrato o “menino maluquinho” teve considerável queda de produção. Outros indagavam sobre a concorrência do Clayton, a partir da próxima etapa da competição, colocando em risco a posição do dono da camisa 27.

A meu juízo, sem paixão e com total isenção e imparcialidade, sustento que o Galo neste 2016 tem à disposição mais de 20 titulares. É a melhor dor de cabeça que um treinador pode ter. Diferente de Levir no ano passado, que olhava para o banco e não enxergava possibilidade de mudar a partida, Aguirre tem à disposição jogadores de excelente qualidade técnica. Que venham a Libertadores e o Mineiro; sou guloso, quero todos!

7 thoughts to “Tá chegando a hora da verdade”

  1. Eduardo gostaria de saber se ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………… você olha para este time do Galo e não o vê fora da Libertadores de 2017, te passa uma confiança incrível, você simplesmente sabe que ele estará lá seja por Brasileirão, CB ou simplesmente o que eu mais acredito o bi-campeonato esse ano da Libertadores, acredito que podemos ganhar tudo esse ano, o elenco como disse é muito bom e o Aguirre está sabendo motivar todo o grupo

    1. Caro Alisson, editei em função da importância do que me narrou, optei por não divulgar essa possibilidade.
      Depois me passe, in off, seu contato que vou tentar te colocar em contato com alguém do setor.

  2. Prezado Eduardo Ávila,
    excelente análise, apenas uma pequena correção o Independente Del Vale eliminou o Guarani do Paraguai e não o Olímpia.
    Saudações Atleticanas e ano é tudo nosso!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.