Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sou do tempo da “cachorrada”

Somente ontem à noite que fui me ocupar em ler detalhadamente alguns comentários enviados ao blog a despeito da postagem da terça-feira à tarde contendo uma fábula sobre clubes rivais numa hipotética cidade. Impressionaria, se as publicasse aqui, a reação de quem, por alguma razão, se sentiu ofendido com o texto. Eu não vestiria a carapuça.

Como raramente leio sobre outros clubes, desde noticiário a até mesmo blogs com a mesma intenção deste “Canto do Galo”, que bem no alto da página sinaliza que “aqui é SÓ Galo”, fui induzido – a título de curiosidade – a fazer leitura de site similar, aqui mesmo no UAI, que em seu título sugere nome de ex-dirigente Atleticano.

Aqui é SÓ Galo 02

Confesso que achei muito divertido.  Foi de muito bom humor o texto publicado pelo meu contendor. Falo isso com sinceridade. Afinal, sou do tempo em que a torcida adversária chamava os Atleticanos de “cachorrada”. Naturalmente que tínhamos nossa resposta na ponta da língua. Em todo clássico, com torcida meio a meio, a massa apertava a PM aos gritos de “empurra as…” E podem me chamar de velho, feio, gagá, barbudo ou do que quiserem. Sou, na verdade, um pouco de tudo isso mesmo. Quanto à barba, quero que cresça muito ainda. Não me ofendo.

A única diferença entre o nosso blog e o outro em questão é que aqui não se usa pseudônimo e mostramos a cara. No caso, o nosso post não fez referência direta ao clube adversário. Se assim o leitor entendeu foi por razões próprias. Não farei o registro do que recebi, pois o conteúdo em nada contribui para o proposto quando fui convidado a ocupar este espaço e tampouco acrescenta alguma coisa ao bom debate. Estão, entretanto, todos printados e serão encaminhados para onde eu julgar necessário. Ah! Teve gente que demonstrou até curiosidade sobre minha remuneração. Hilário!

aqui é SÓ Galo

Entre os inúmeros comentários que recebo diariamente, via de regra, deleto (ou melhor, armazeno na lixeira) os ofensivos ou, se forem aproveitáveis, edito o texto, evitando termos pejorativos e pesados utilizados por Atleticanos em relação a adversários. Entendo e reafirmo que adjetivos recentes, tanto de um lado quanto de outro, em nada contribuem para uma sadia rivalidade. Tenho registrado desde os anos 2000 artigos em outro veículo defendendo o futebol mineiro, embora sempre – evidentemente – privilegiando a minha condição de Atleticano.

facebook
Foto capa: Rodrigo Clemente UAI/EM – ilustrações UAI/EM

Até no meu perfil pessoal no Facebook teve gente querendo debater e lançando desafio. Para entrar na casa dos outros, convém primeiro bater na porta. Ora, com todo respeito, não vou responder mesmo. Só valeria um registro final: quando digo que Atleticano vai a campo mesmo, a semana comprovou. Num jogo de segunda-feira, com o time no meio da tabela, colocamos o dobro do público do jogo de ontem no Mineirão valendo vaga. São números!

Dito isso, só me resta reiterar meu agradecimento pelas visitas dos não-Atleticanos, aferidas diariamente pelo blog. ObriGalo.

20 thoughts to “Sou do tempo da “cachorrada””

  1. Bons tempos que o Galo jogava no Mineirão,saiamos de casa com a certeza da vitoria sobre o time das vaidosas,só não sabíamos o placar,acho que hoje falta esta essência aos jogadores do Galo,falta mostrar a eles que a torcida do Galo é o povo,ricos,pobres,eles tem que honrar esta camisa.Quanto ao grito de ´empurra as ******`lembro-me de vários outros gritos, da charanga do Júlio,depois Bororó,que quando entrava balançava o Mineirão,temos que voltar este bons tempos, como ? Não deixando estas lembranças só na nossa memoria,vamos ensinar nossos filhos o que é torcer pelo Galo,enquanto nossa Arena MRV não ficar pronta temos que jogar no Mineirão,lá sempre foi e será a nossa casa.

  2. gostaria de deixar meus parabéns a este que é sem dúvidas um dos melhores que tenho prazer em seguir. vale lembrar do nosso querido Fred Melo Paiva que também esta nesta prateleira… não que eu leia apenas estes dois blog’s ou somente blog’s que se referem ao meu glorioso Galão da Massa, mas de fato estes dois se destacam dos demais em termos de classe e conteúdo.

  3. Também não entendo porque as “mierdas” se interessam tanto pelos assuntos do GALO!!! Quanto ao seu artigo: simplesmente SENSACIONAL!!! E viva o Galo.

  4. Eduardo temos que começar a comentar no Blob a situação do Departamento de Base do Galo que apesar da magistral estrutura existente não apresenta nenhum resultado pratico. Vide 5 x 1 para o Flamengo time que não tem nem lugar para treinar direito.

  5. Dudu ! duas particularidades neste mundo sempre existirão ; pessoas ignorantes e estradas ruins , de resto , falta é educação mesmo . SAN

  6. Também tenho o habito de não ler comentários em “blogs” aqui do UAI e em outros Sites de um clube adversário aqui de Bhte especificamente, daquele que você citou que que que a “massa apertava os gritos a PM de empurra as” (por respeito a alguns poucos amigos desse clube e, às mulheres com esse nome), vou omiti-lo, muito embora após as ” poderia menciona-lo. Não só aqui, como também em outros “Blogs” têm a (plagiado Odorico Paraguaçu) “o descaramento”, de dar pitaco no Canto ou no Terreiro do Galo. Para os desavisados, lembrem-se “Aqui é só Galo”.

  7. Saudações Atleticanas…. gosto muito de assistir aos jogos do GALO no estádio, mas té quando vamos ter de suportar o Independência? O estádio é até charmoso, mas muito acanhado para a nossa torcida. Segunda-feira, juntamente com alguns amigos, estávamos querendo ir ao jogo, mas não pudemos por falta de ingressos….. como sair de Betim e ir ao Horto sem a certeza de conseguir ver o jogo? Temos de voltar para o Mineirão, estádio de tantas glórias, onde o GALO é soberano em torcida.

  8. vou te falar uma coisa ..sempre que jogamos contra ..nunca soube a escalação inteira do time …não acompanho ..não leio notícias …estou muito ocupado lendo notícias do nosso GALO … mas …. em maioria são viciadas em tudo do GALO haaa isso são …

  9. … Digníssimo blogueiro …. é fato de que, quando se usa redes sociais e assemelhados para o real fim a que se destinam, ou seja “lazer e informação”, desavisados dessa natureza “pétrea” … acabam achando que seja ela coisa séria, sisuda, justa e que nela o destino da humanidade será traçado e decidido (para ilustrar, olhem para a Turquia, Russia, China e assemelhados …). Opiniões e pontos de vista são o que são, “opiniões e pontos de vista”.
    Um dia, quem sabe, oxalá, adotemos o princípio de “cuidar da vida dos outros, também” (isso mesmo … fundamental aqui é o advérbio) e assim, sendo, entender que cada um possa tornar a sua vida e a do outro melhor. No fim, a educação, sensibilidade e o caráter de cada leitor é que define a qualidade do que é criado, entendido e compartilhado. Saudações alvinegras … e continue a bicar esses fanfarrões de meia tigela …

  10. Eduardo, acostumei a não ler matérias de outros times – não me interessam – viajo no seu blog porque somos e simplesmente somos atleticanos, contemporâneos, sofredores de uma paixão impar, que não pede provas porque por si só se explica. Somos, fomos e eternamente atleticanos.

  11. Bom dia! Acho engraçado vcs atleticanos só comentam o que querem, o senhor como pública em um site importante de MG deveria pensar para publicar vc escreveu que o seu time teve um grande público na segunda-feira que foi o dobro do público ontem que teve o jogo mostrado para todo estado e o Cruzeiro passando por um mal momento. Mas o que me chamou à atenção foi o fato do senhor dá ênfase por ser segunda-feira por acaso o senhor viu o público de Cruzeiro x Atlético Paranaense???? Não né então vá na redação deste site é procure saber!!!!! Me resta rir de vcs kkkkkkkkkkkkkk

  12. Bela cronica Eduardo, somos sim do tempo da cachorrada, do preto e branco, do favelado e do rico tudo misturado nas arquibancadas do gigante da pampulha, nossa maior festa sempre foi este manto sagrado em duas cores, nossa primeira pele, o amor que vem da nossa alma e passa pelo coração. Porque eu não vou de cadeira numerada,
    Vou ficar de arquibancada pra sentir mais emoção! Assim e nossa massa amor pelo galo.

  13. Eu ainda sou nova, mas acho que jamais compreenderei a real razão pela qual essas mierdas se dão ao trabalho de ler textos e demais matérias que correspondem à vida de nós, atleticanos. Me irrita profundamente. Estou no alto dos meus 37 anos, e não tenho paciência para essas coisas….Aqui no meu trabalho, os vaidosos assistem aos jogos do galo (claro, com secador ligado), e quando lhes são questionados sobre os jogos que disputam eles respondem que “não deu pra assistir”, e fica na lenga lenga danada. Tem um deles aqui que TODA HORA que abre a internet, divulga notícias do Galo….É… vida que segue… isso só reforça que a nossa marca, identidade, fé e amor, valem mais que qualquer coisa! Desculpem a viagem, o desabafo…

  14. O Galo incomoda mesmo… deve ser muito ruim torcer para um time sabidamente menor que o nosso em todos os aspectos…… Por isso eles beiram o descontrole…… só podemos fazer uma coisa….. rir…. ahahahahahahahahahahahahah

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *