Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sou corneteiro, quem não é?

Creio eu, sinceramente, que todo torcedor é assim qualificado. Uns mais, outros menos, mas faz parte do show e das gozações sadias entre parceiros do mesmo time e – evidentemente – adversários. Essa eventual irregularidade do Galo nas competições, tem evidenciado entre nós, Atleticanos, intermináveis resenhas sobre o momento.

Confesso que adoraria ver nosso time vencendo todos os jogos por três, quatro, cinco ou mais gols a zero. Só assim, e não tem qualquer outra prescrição mesmo da medicina, que evitaria a adrenalina e pressão arterial me deixarem num estado de profundo estresse. Terça-feira, depois da vitória, cheguei em casa e – sobressaltado – demorei a pegar no sono.

Lembrando de lance a lance desse jogo, repassando as imagens dos três empates anteriores, dividido entre sonhar com novas conquistas ou o risco da frustração, relevava e xingava ao mesmo tempo. E, claro, ontem tive de conviver o dia todo com as opiniões divergentes e nem tanto diferentes. Divergentes na análise e não diferentes pois todos – salvo melhor juízo – querem o Galo novamente no topo.

Ouvi quem defenestrasse o Hulk. Um acinte, acho. Não só pelo ano e as conquistas recentes, mas também por achar que ele tem sido muito participativo. Terça, por exemplo, deu assistência para o gol do Arana e depois – milimetricamente – deixou Ademir e ainda Keno na cara do gol. Ambos erraram o alvo.

O treinador, confesso, esse sim me deixa confuso e dividido, vem sendo o campeão da cornetagem. Não discuto, até porque entendo que cada um tem seus argumentos e pensamentos que merecem respeito e consideração. Já no início da noite, cansado por razões outras, encontro com um amigo que – assim como eu – flutua entre o otimismo e a preocupação, ouvi algo que me confortou.

O time tem errado gols excessivamente, é fato. Mas se tem errado é porque tem criado. Indiscutível também. Estamos bem no início das três competições e – acredita ele – que a tendência será de crescimento. Cabe ao treinador, junto aos seus comandados, corrigir urgentemente duas situações.

Essa de perder tantos gols feitos, tomara que o Ademir leia isso, e – assim como fez o Cuca ano passado – reorganize o sistema defensivo. Os jogadores são os mesmos. Exatamente a mesma defesa titular de Cuca, com a cobertura dos mesmos dois volantes que estão sendo escalados por Mohamed.

Fui dormir mais confortável com a minha corneta. Acredito sim que ainda poderá dar liga e o time voltar a encantar, como fez em 2021. Se saíram alguns jogadores, como outras cornetas reclamam, vejamos. Com exceção do Alonso, que voltou emprestado, nenhum outro entre os principais utilizados. Savarino? Mas, pelo que lemos e ouvimos, ele quis e forçou a saída.

Temos pois que, sem deixar de cobrar, levar nosso apoio e energia para reencontrar o caminho das vitórias. E mais, também como no ano anterior, cobrar e exigir da cbf respeito e paridade nas arbitragens e todos os atos relacionados à competição. Quem ouviu o VAR, naquele lance da não expulsão de jogador do Goiás, pode ficar preocupado. Foi um aviso que a bandalheira pode estar voltando na cbf. Um nojo!

Por fim, talvez sendo até repetitivo, entre as cornetas sobre a gestão, juro, ouvi gente reclamando até que os mecenas ainda não contrataram reforços para essa temporada. PQP! As conquistas do BR e da CB só foram possíveis pela ação precisa desses chamados 4Rs que ainda estão apoiando a gestão Atleticana. Querer exigir que continuem colocando dinheiro em contratações, a meu juízo, é igual menino pidão.

Quanto à outras cornetagens, como alienação do shopping e andamento das obras do estádio, recolho o meu instrumento sonoro. Nos meus 64 anos a única gestão que consegui levar a cabo foi a resultante do meu holerite. Quem sou eu para dar pitado nesse assunto. Na verdade, nem sobre técnica dos jogadores e tática do time, posso ousar. Fui péssimo nas peladas da adolescência e no futebol a única coisa que sei é que aprendi recentemente a dizer: gaganho!

Que venha o kuei no sábado, agora pelo Brasileiro, preferencialmente como disse acima com uma boa vantagem para segurar meus batimentos cardíacos no fim do jogo. Que assim seja! Aqui é e sempre será Gaaalooo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

26 thoughts to “Sou corneteiro, quem não é?”

  1. O time está jogando mal, parece desarticulado. Concordo que a centralidade estratégica atribuida ao Allan é um erro colossal. Está errada a arrumação da defesa com o meio-campo. E o Nacho é jogador para meio tempo. A rigor, quem joga mesmo é o Hulk.

  2. Depois da campanha desonesta feita pelo globo esporte, o GE de MG, diga-se de passagem, vai ser difícil marcarem alguma coisa para o Galo.
    Técnico sem vibração, que, ganhando ou sendo goleado, tem a mesma feição, dificilmente dará certo no Galo.
    Acho que a diretoria deve tomar cuidado com as arbitragens. Este ano, a CBF vai querer dar algum título para o Corinthians e Flamengo.

  3. Boa tarde amigos do Galo. Não sou contra e tão pouco quero a substituição do técnico Mohamed, mas com certeza é preocupante ele não conseguir corrigir algumas deficiências que O NOSSO GALO vem apresentando. Cadê a zaga segura, considerada a melhor do Brasil em 2021? Cadê a saída de bola rápida e segura?

  4. Primeiro, Pelé e Hulk são inquestionáveis.
    Segundo, se o Galo com todo aparato jurídico de primeira não consegue fazer a porcaria do Fred cone caloteiro pagar, imagina um mero mortal como eu, dependendo de defensoria pública.

  5. “Confesso que adoraria ver nosso time vencendo todos os jogos por três, quatro, cinco ou mais gols a zero.”
    Então tens que torcer para o Palmeiras, porque com o nosso Galo não vai acontecer.
    O Turco precisa ler o livro do Abel e ver se aprende alguma coisa.
    Esse Turco é um embuste.

  6. Boa tarde, bom almoço a todos! Uma indagação; a torcida do GALO atualmente é mais,…..
    ( ) Corneta e crítica
    (. ) Presente e de apoio nas situações complicadas, como se caracterizou?
    Por que faço este questionamento? É inconcebivel abrir qualquer fórum e ver personagens conhecidos, por aqui e até na própria imprensa cornetarem este espetacular Hulk. Preferências e adorações a parte, este cara na minha opinião, em pouco mais de um ano, já pôs ídolos meus como Éder, Reinaldo e o Gaúcho no BOLSO,….

    1. Otávio,
      Inacreditável comparar Hulk com Reinaldo e Éder. A arbitragem e o esquema sujo dos anos 70 e 80 afetou muito a própria torcida atleticana. Se aquele time tivesse ganhado tudo que merecia ganhar, hoje seria considerado, inquestionavelmente, um dos melhores do mundo.

  7. Os cornetas estão em todos os cantos do mundo, inclusive nas grandes ligas européias, vejo torcedores de times bilionários cornetarem treinador e jogador, portanto, porque aqui no terceiro mundo seria diferente???

    Ontem no pós jogo Real Madrid x Manchester City, o treinador GUARDIOLA (talvez o melhor do mundo) foi cornetado lá pelas bandas da Inglaterra pois pra muitos, com o jogo nas mãos, errou feio nas substituições e deu no que deu tomando a virada em coisa de 3/4 minutos.

    Portanto, quem é o TURCO do nosso CAM que não pode ser cornetado???

  8. Olá amigos da bola!

    Em relação ao VAR, VARargabundo sim!
    Ano passado se não me engano, Galo fora de casa contra o Fortaleza ou xará paranaense?

    Borrero de costas, sobe para cabecear a bola, abre os braços, a mão apenas encosta de leve no rosto do jogador adversário.

    Expulso imediatamente!…….

    É sério este país????

  9. LEONARDO MELLO ,

    tu és a voz que clama no deserto !
    O que importa no futebol é o … futebol jogado em campo !

    Permita-me um dado sobre o time :
    o nosso fabuloso , “imegível” , inimputável meio-campista ALLAN é o cara que mais pega na bola nos 90 minutos , porém TODOS os seus passes são para o lado ou para trás .

    Não consegue acertar nem UM ÚNICO toque pra frente .

    Aliado a isso , o seu ( dele ) senso de cobertura é inspirado na biruta de aeroporto , completamente sem noção , atabolhoado .

    Não há como armar uma ação coletiva com esse destemperado a pedir ( e receber ) bola o tempo inteiro : ele atrasa tudo em campo .

    Qual a sua opinião , prezado ?

    1. Meu nobre amigo José Eduardo Barata, ótima tarde

      Primeiramente que bom vê-lo novamente por estas bandas.

      Em relação ao Allan, é assunto para arrumar briga, entretanto não nutro nenhuma admiração pelo pobre futebol desse rapaz, lembra do jogo contra o flamerda que ele vacilou nos dois gols dos mulambos?

      Realmente quando a bola chega até ele no meio campo para frente ele quase sempre (90%) acaba recuando, sendo incapaz de começar uma jogada inteligente. Gostaria de ver aquela parte do campo formada com Otávio e Zaracho.

      Grande Abraço

  10. Bom dia! Conforme sugerido, ouvi o diálogo entre os operadores do VAR e o “àrbitro” da partida entre o Goiás e o Galo, de fato, é assutadora a postura dos envolvidos. O “juiz” de campo nitidamente compreendeu a gravidade da falta, mas, com medo (ou por outro motivo) para se isentar da responsabilidade, procurou socorro no VAR (essa conduta tem sido corriqueira!). Também constatou em loco as lesões na pele do atleta Atleticano, poderia ter mudado de atitude e aplicado o cartão vermelho, porque a gravidade da falta foi comprovada. No futebol não é sem intensidade um contato faltoso que cause ferimentos, notadamente quando os mesmos são produzidos em um lance absolutamente fora da normalidade, configurando verdadeira agressão. Os operadores do VAR erraram, com ou sem intensão, nunca saberemos. Por outro lado, no meu entendimento, a resposta do Clube Atlético Mineiro foi muito branda. Acredito que tudo isso, tenha origem naquela campanha rídícula (sobre a marcação de penalidades para o Galo) patrocinada pela rede globo, com apoio do eixo e respaldo do dono do CSA/MG.

  11. Bom dia xará e amigalo! Onde é que eu assino!

    A cornetagem faz parte do futebol desde que sadia. Concordo com o Gurú ser um absurdo as cornetas pra cima do “extraterrestre” Hulk. Além de continuar como artilheiro absoluto do time ainda é uns dos principais garçons de Keno, Ademir, Vargas e tantos outros perdedores de gols. Quanto ao kuei no próximo sábado será mais uma fatura liquidada pelo GALÃO DA MASSA. Desde que El Turco mude a tática defensiva da equipe. Chega de sufoco!!!! Minha sugestão pra sábado: Everson, Guga, Rever, Alonso e Rubens, Allan, Jair, Zaracho e Nacho, Sasha e Hulk. Ademir não tem futebol para 90 minutos e Keno está fora de forma e ritmo de jogo. Coelhinho Pompom 0 x GALO 2

  12. Bom dia!
    Só sei que escanteios contra nós é de segurar na cadeira. Quando é a nosso favor, a gente sabe que não vai dar em nada além da tv focar o Nacho levantando as mãos e olhando pra área como se fosse acontecer alguma coisa. É preciso mudar esse disco.

  13. Bom dia torcer contra palmeiras, flameng, Corinthians para melhorar a colocação do Atlético na tabela, isto é assinar nosso atestado de incompetência temos que corrigir nossos erros e fazer nosso papel papel nos jogos. Nosso treinador é um ponto fraco da equipe, quero queimar a língua futuramente e fazer elogios ao trabalho dele. A diretoria parece que não enxerga os erros da equip. Não vou indicar um nome para lugar do turco, a CAM tem profissionais com altos salários para isso

  14. Bom dia a todos. Sigamos na fé. O time tende a melhorar e o treinador a abrir os ouvidos.
    Ainda acho que precisamos de reforços ( laterais e meio campo armador) . Nacho é um jogador inteligente, mas não aguenta essa carga do futebol brasileiro. Nem estrutura muscular o cara tem. Por isso um outro jogador pra revezar com ele.
    Será que o Pavon vem mesmo?

  15. Bom dia, todos! Ótimo texto, serve para apaziguar os ânimos dos torcedores, sejam eles estressados, como eu, ou calmos, humildes ou soberbos. Todos nós “especialistas” somos corneteiros e todos os “corneteiros” são especialistas. Sempre digo, não gostei da chegada do Turco e não gosto do trabalho dele até o momento, mas torço muito para que ele cale a boca de todos nós “especialistas”. Para fechar, vou dar uma de corneteiro, queria muito ver o Sasha junto com o Hulk no ataque, já que não teremos o Vargas por um bom tempo e o Keno ainda não está nas melhores condições físicas. Que a paz reine em nosso terreiro e o Galo volte a fazer grandes jogos.

  16. Bom dia Massa e Guru

    A cornetagem faz parte do futebol e acontece em qualquer torcida e a nossa não é diferente. O problema está no nível e na razoabilidade.
    No nosso caso em questão, as críticas feitas ao trabalho do Turco são justificadas, pois o time está jogando espaçadamente, nossa defesa está vulnerável e o rodízio excessivo comprometeu o desempenho do time nos últimos 4 jogos.
    Mas a pergunta que faço: a culpa é somente do técnico? se não é, qual o % de culpa que ele tem?
    Dito isso, porque vejo um tanto de gente pedindo a cabeça do técnico, mas não vejo nenhum destes pedintes indicando alguém para o lugar. Então criticar por criticar não é cornetagem, é jogar contra.
    Os números são frios e EL Turco, mesmo com as polêmicas é o técnico com maior % de aproveitamento do Brasil e ainda o único com 2 títulos no ano.
    Esta gente que pede a saída do técnico deve ter se esquecido, dos Osvaldos de Oliveira, Rogérios Micales , Rodrigos Santanas e Dudaméis que passaram por aqui recentemente, ou então acham que Valentins, Carines, Zé Ricardos da vida serão os técnicos ideiais pro nosso time.
    E por favor vamos para com as comparações com o trabalho de Cuca e por isto alerto:
    Alô viúvas de Cuca ele se foi ok? Assim como da vez anterior foi ele que abandonou o barco. Se liguem!

  17. O que me preocupa hoje é a divulgação do balanço de 2021.
    Temos ouvido falar que a dívida teria saltado de 1,2 para 1,4 milhões de reais. Sei que não podemos acreditar em tudo que se fala por aí, mas já são várias notícias e nenhuma nota de explicação da diretoria. Além do mais, esta divulgação já foi adiada e pode até render punição ao presidente por ter expirado o prazo de 30 de Abril.

    Algumas coisas devem ser explicadas hoje ao torcedor, para não perder seu apoio tão importante, principalmente sócios Galo na Veia.
    Por exemplo:
    – por que ainda se deve ao River Plate parte da compra do Nacho, sendo que os mecenas que bancaram a contratação? Qual é o valor real, 1,6 ou 2,4 milhões de dólares?
    – por que a dívida aumentou se as premiações foram recordes e se a dívida com o Ricardo Guimarães foi reduzida consideravelmente?
    – quanto o Galo paga de juros e multas anuais em relação a cada tipo de dívida (trabalhista, tributária, agentes, instituições financeiras, etc.);
    – o que a venda do shopping trará de alívio financeiro em termos de pagamentos de juros, já considerando a perda da receita com o mesmo? E mais, o que se pode negociar para reduzir as principais dívidas que podem ser pagas à vista com dinheiro dessa venda?

  18. Se esse “Turco” conseguir dar uma compactação no meio campo do galo. Ganhamos os 5 títulos que vamos disputar esse ano. Palmeiras tem elenco pequeno, flamengo está em queda, Corinthians é um time horroroso. Então, faz pelo menos o MÍNIMO turco.

  19. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A cada jogo do galo, ficamos mais estressados. Embora vencendo ou não perdendo, o time não transmite segurança ao atleticano. Muito provavelmente o grande erro do El Turco foi desarrumar a defesa. Todos os cruzamentos na área do galo é um Deus nos acuda. Urge que se conserte o mais rápido possível essa deficiência. O Natan não está jogando nada. O meio-de-campo do galo perdeu a sintonia, muito provavelmente por escalação dos jogadores de forma equivocada. Estamos vendo que o esquema está matando o Zaracho, o craque do meio de campo do galo. Não é possível uma queda tão grande no futebol apresentado, repito, mesmo com resultados favoráveis, sem que seja imputado ao El Turco a responsabilidade por tamanha oscilação. O El Turco na beirada do campo não transmite vibração ou alegria com o desempenho do time no campo. É a sua caracterista, o que respeito, mas nos passa a impressão de que o que está acontecendo no campo de jogo é normal. Não é o treinador com a cara do galo!
    Mas sigamos…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.