Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Solta os Moleques, Galo!

* fotos: Bruno Cantini/Atlético
* fotos: Bruno Cantini/Atlético
Marcelo Jacques

O que o mundo já sabia, Vagner Mancini parece ter descoberto na quarta-feira. O Atlético não compra soluções em prateleiras de mostruários de clubes pelo Brasil ou pelo mundo.

O Atlético fabrica as suas soluções, desde sempre. Fabrica em casa os moleques que, ao vestirem essa camisa, sabem exatamente o peso da instituição que estão representando.

Foi essa a receita que nos tirou da segunda divisão, foi essa a receita que nos deu nossos maiores títulos e vai ser essa a única forma possível de devolver ao time do Atlético atual, a alma que tanto cobramos durante o ano.

Não quero que você escale o sub-20, Mancini. Apenas quero que você dê aos moleques da base as mesmas chances que dá ao Chará, Cazares, Maicon Bolt, Ricardo Oliveira e tantos outros. Com muito menos jogos, os meninos mostraram mais entrega e futebol do que todos esses.

Vitória importantíssima pra deixar o fim de temporada mais tranquilo, sem precisarmos olhar tanto pra tabela, e sim pro futuro.

Agora, Sette Câmara, já que você não vai mesmo renunciar, tente pelo menos respeitar a grandeza do Atlético e montar um time decente!

Contrate jogadores com experiência para decidir, e ajudar os garotos da base a se desenvolverem. É essa mistura de experiência e juventude que pode nos dar a esperança de alçar voos maiores em 2020.

Bruninho e Marquinhos já estão conquistando seu espaço. Alerrandro, inexplicavelmente, não vem tendo oportunidades.

Ainda temos Castillo, Vitor Mendes e mais 3 ou 4 com condições de serem constantemente utilizados pela equipe profissional. Custando ¼ do que custam os jogadores hoje utilizados, é bom ressaltar.

Vai, Galo, solta os moleques. Deixa eles jogarem e nosso DNA aparecer novamente. Assim, talvez, tenhamos uma luz no fim do túnel.

* fotos: Bruno Cantini/Atlético

35 thoughts to “Solta os Moleques, Galo!”

  1. Em 71, Grapete, Vantuir, Ronaldo e Humberto Ramos, titulares absolutos e que jogaram todo o campeonato, eram da base. Lola também, mas teve uma lesão na perna e ficou fora na metade final da competição. Romeu, também da base, foi titular na maioria dos jogos, só perdendo a condição nas últimas partidas, quando o Telê optou pelo Tião. Me lembro que ainda tinha o Beto, mas ele entrou pouco.

  2. Contratar Michael Bolt, Hernandez, Terans e Ricardo Oliveira só pode ter treta nesse trem! O Elias já nem falo mais nada e o Fábio Santos não merece comentário. Deixem os meninos jogarem. Que mal há nisso. Aqui é Galo!!!!!!

  3. Concordo plenamente caro Eduardo,coloquem os meninos pra jogar e dar sequência é claro,chega de chance pra esses pernas de pau cazares,elias,Fábio s,Léo Silva,bolt,terans etc…a lista e imensa
    queria só deixar uma obs:vi um comentário do Lélio Gustavo que disse que esse lateral esquerdo(uruguaio)que veio do Penarol nao é tão ruim como estão falando nao,a questão é que realmente teve poucas oportunidades,por isso nao critiquei ele ainda,acho muito cedo tem que ter sequência para avalia-lo todos nós torcedores do galo…
    Pra sempregalo.

  4. Caros,
    Isso de base, nos termos colocados, é conversa fiada. O q garante time bom é jogador BOM, venha de onde vier, comprometido na mentalidade/filosofia: A VENCEDORA sempre. Jogaor bom já nasce pronto…Eis o embróglio dos paçoqueiros SEMVERGONHAS, sempre esperando o AnoQvem. Na verdade são CRENTELHOS enganados…Kalil, o q manda e desmanda, ñ entende porra nenhuma de futebol (dentro de campo). Basta observar q tá no Galo, influenciando, fazendoaconteceno, principalmente VENDENDO, há bons 30 anos. Cuca foi o “principal” artífice do time VENCEDOR recente. Nem foi o saudoso Maluf, q era mestre em atirar prá tudo qnt é lado, prá ver se acertava uma. CUCA, assim Telê, Cuca MAIOR. Trazer Carile é ERRO, mais do mesmo, ou seja MEDÍOCRE. Se ñ superarmos o pensamento/mentalidade MEDÍOCRE, meio de tabela, classificação prá Sula/Liberta, misturado com austeridade fake e AnoQVemVai de abobrinha, e partirmos prá convicção q time de futebol é momento e BOM TIME dentro de campo, no momento, nada feito. Ñ se trata de ganhar sempre, mas manter uma filosofia COMPETITIVA e sacar os PERNAS DE PAU, sem perda de tempo (prá q ficar com um PP burro tático 10 anos, qual sentido? E desmoralizante isso. É por acaso?). O elenco MEQUETREFE atual tem q ser DESMONTADO. Acreditem. Óbvio, fica um ou outro. Mas quem sair, seja quem for, q vade retro. Os CAMPEÕES Luan, Vitor, leo e Rever devem ter outro tratamento, merecem consideração, bons coadjuvantes, nada mais…Esqueça a ladainha de BASE, futebol sempre foi e terá como BASE o feeling do GARIMPO, do olheiro/visão, da oportunidade e do CULHÃO…
    Obs.: o nosso Galo com os excelentes times de 12/13/14/15/16 foi montado nesses bases…o palmeiras, cito pq é coírmão, montou o time campeão de 16 assim tb…são exemplos, apenas…por óbvio, se o Galo tiver a competência de trazer SUPERCRAQUE já feito, a história é outra, mas o enredo é o mesmo: FILOSOFIA VENCEDORA!
    Obs.: ontem o nosso Barros 7 de novembro de 2019 às 15:16, q andou pegando carona na FACÇÃO MEDÍOCRE e KKK de Gullyzeiro “basta vestir e beijar escudo”, q dita normas pelos cantos, cantou a pedra: “Público zero é a mais idiota das ideias!”…”Desconfio muito dos defensores desse tipo de medida.”…e foi no pt q tenho debatido e insisto: “A torcida tem papel fundamental. Não pode aceitar e ser conivente com nomes como Carille,”…Perfeito. Mas ñ a MASSA, q nem participa mais. A carapuça é prá VERGONHOSA pequenina da Sagrada Famiglia, a JABAZEIRA, tem papel fundamental no apequenamento, e ñ admitem e nem se esforçam prá compreender os motivos MEQUETREFES q eles apoiam. Eu os trato de SEMVERGONHAS!…

    Já dizia o Pó de Arroz: OS IDIOTAS VAO TOMAR CONTA DO MUNDO: NÃO PELA CAPACIDADE, MAS PELA QUANTIDADE. ELES SÃO MUITOS.” Nelson Rodrigues. Versão elaboradamente escrachada de “QUEM Ñ TEM VISÃO, BATE A CARA CONTRA O MURO”.

    Sem conversa mole, domingo só a VITÓRIA interessa. Separa jogador de futebol dos prezepeiros/paçoqueiros e trazer prá LOURDES o troféu de “rebaixador de marias”. Queremos sim: VINGANÇA!

    GALO SEMPRE!

    1. Fala meu velho. Vc entende as entrelinhas, vc tbm tava lá, no saudoso “empurra as palestra”, kerouac eh foda, principalmente em tempos que a burrice ta na moda, mas eu não tava de carona não. Eu só não respeito a turma do público zero e da bundinha em forma de sofá. Tem comedia ai que defende o publico zero, mas nao vai no campo ha 25 anos! O punho cerrado de Rei! Sempre! SAN

  5. UM TÉCNICO DE FUTEBOL DE UM TIME COMO O ATLÉTICO TEM OBRIGAÇÃO DE SABER O POTENCIAL DE CADA JOGADOR.
    É SÓ VER OS JOGOS DA BASE , QUEM É BOM , TEM TRATO COM A BOLA E TEM FUTURO QUALQUER BOM ENTENDEDOR SABE.
    AS TORRES RÉVER E ÍGOR RABELO ESTÃO PERDENDO 100% DAS BOLAS NOS ESCANTEIOS A FAVOR DO ATLÉTICO , E OS ESCANTEIOS CONTRA O GALO É UM VERDADEIRO DEUS NOS ACUDA. PORTANTO , NÃO DEVEM ESTAR TREINANDO ESSE IMPORTANTE FUNDAMENTO.
    O CERTO É QUE RÉVER E ÍGOR RABELO ESTÃO FALHANDO DEMAIS , E COMPROMETENDO VÁRIOS JOGOS.
    OUTRO DETALHE É QUE SE A BASE NÃO TIVER JOGADORES MELHORES QUE BOLT , ELIAS , R.OLIVEIRA ,
    TERANZ , NATAN , F.SANTOS , PODE FECHAR.
    O MARQUINHOS TEM MUITO POTENCIAL , JOGADOR VELOZ , QUE PARTE PARA O ATAQUE , JÁ O BRUNINHO , TENHO MUITAS DESCONFIANÇAS. PARECE SER LENTO E NÃO MARCA . VAMOS AGUARDAR.

  6. Boa tarde Marcelo e amigos do Galo. Acredito que não há mais espaço para erros, esta diretoria errou muito, errou ao contratar Bondes, errou ao contratar treinadores sem currículo, errou ao insistir nos jogos no Independência, errou ao contratar diretores de futebol incompetentes.
    O NOSSO GALO não pode se contentar em permanecer na série A, renunciem, futebol é para quem gosta e entende.

  7. Realmente Marcelinho,no futebol brasileiro _ inclusive no @Atletico q a anos vem matando a galinha dos ovos de ouro ainda no nascedouro _ os clubes trocam a base por atletas prontos,em sua maioria com a burra cheia, com passagens apagadas no exterior e sem mercado por lá por não renderem o esperado,ou ainda,por estarem com o prazo de validade vencida. Falta coragem ao Clube para lançar a garotada, e o lema “craque se fabrica em casa” vira, vou buscar um meia boca qq para compor elenco e acaba pagando caro por contratar nomes e quantidade ao invés de qualidade. O CAM precisa voltar a ser GALO e voltar a acreditar que a base tem base sim senhor! SAN

  8. Eis o meu time para domingo: Cleiton, Patrik, rever, rabelo e f santos; zé welisson, Luan, Marquinhos, Cazares e Otero; Di Santo. VAI PRA CIMA DELES!
    Palpite: Galo 2×1

  9. Bom dia Massa, Marcelo e Guru

    Tem que soltar os moleques sim, mas vou rever meu conceito sobre um jogador! Eu assim como vários amigos deste espaço, venho pedindo a cabeça de Juan Cazares, jogador de talento indiscutível, mas de uma irresponsabilidade também indiscutível? Mas será que a saída dele realmente será benéfica para o clube? Cazares é o segundo melhor jogador em assistências e artilheiro do time no brasileirão, é tido como o melhor camisa 10 em ação, isso disputando com Thiago Neves o falastrão, Lucas Lima, Scarpa, Everton Ribeiro, Ganso e outros que nem camisa 10 são. Para mim, exceto Roger Machado, todos os outros técnicos que passaram pelo clube não tinham cacife para trabalhar a cabeça de Juanito e fazê-lo jogar. Se a contratação de Carille for confirmada é certo que Cazares e até Luan ficarão, porque o homem gosta do futebol deles, e talvez Carille tenha o cacife necessário para colocar o cachaceiro nos trilhos. Mais certo ainda é que, camisa 10 no futebol de hoje é igual Mico Leão Dourado, espécime em extinção, então vamos reforçar nossos adversários?

    1. Massa pode comemorar! Já temos um grande reforço proclássico e talvez para outras partidas.
      Finalmente o bunda de bigorna foi pro estaleiro!!!!!
      Poderia aproveitar esta saida do time e já sair de férias definitivo e sem volta.

      #férias Elias

    2. também acho que não tivemos treinador para por o cazares na linha.
      Aguirre, Marcelo Oliveira, roger machado, Micale, Oswaldo, largui, Levir o gagá, Santana e mancini. Pelo que lembro esses foram os treinadores do cazares no galo. Nenhum com perfil de tirar o máximo do atleta.

  10. Bom dia!
    E o Alessandro Vinícios, ninguém viu? O cara tem o dom.
    Impressionante como os garotos da base são preteridos enquanto essas babas de fora tem N oportunidades.

    1. Alessandro Vinícius sofreu uma grave contusão no tornozelo e teve de passar por intervenção cirúrgica,caro Roberto!
      Ao q se sabe iniciou transição de volta aos treinos com bola no dia de ontem! SAN
      #FORASETTECAMARA

  11. Bom dia Marcelo, xará e amigalos decepcionados!
    Infelizmente o GALO não tem característica de aproveitar os garotos da base. Alerrandro já foi “fritado” pelas incompetentes comissões técnicas que já se foram. Apoio o lançamento destes garotos mas tem que ter cuidado para não jogar a responsabilidade neles de uma administração pífia e voltada ao fracasso como essa de Sette Câmara e sua trupe de amebas. Marquinhos e Bruninho são infinitamente superiores aos patéticos Ricardo Oliveira, Elias, Fábio Santos, Cazares, Geuvânio, Terans, Patric e principalmente o Bolt de araque (que vem entrando em quase todos os jogos para tentar ficar em pé, porque nem isso ele consegue)! Que deixem os meninos jogarem contra as Marias neste domingo e que eles ARREBENTEM!!!!!!!!!!!!!!! FORA RUIM COSTA!!!!!!!!!!!! VOCÊ NÃO TEM COMPETÊNCIA!!!!!!!!!! VOCÊ É PÉ FRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!! SAIA DO MEU GALO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. O nosso CAM virou balcão de “””péssimos””” negócios pro clube e como disse a faixa que estava no Setor Laranja Inferior contra o Goiás, TIME DE 3 EMPRESÁRIOS e pra esses sim, ótimos negócios…. precisamos de um treinador que não admita interferência nas escalações de ninguém, muito menos desses malditos empresários!!!!!

    #fora7c
    #foraruicomissão

  13. É um tremendo equívoco pensar que tem que lançar jovens “aos poucos”! Eles NUNCA entram nas partidas com o time ja ganhando, sempre empatando ou perdendo, daí se sentem muito mais pressionados pra resolver.
    Tem que começar jogando pra pegar ritmo e confiança. Não temos mais paciência com medalhões de salários astronômicos, com os meninos vamos ter muito mais, pois se jogam mal um dia e perdem um jogo, vai ser só mais um jogo, não estamos disputando nada.
    Essa conversa fiada de q só tem q entrar no segundo tempo é que queima os meninos!
    Eu vejo gente falando mal do Alerrandro, ele jogou várias partidas bem, foram 2 partidas mal e 1 pênalti perdido contra crucru q nunca mais jogou. Ele tem uma media de gols incrivel, en poucos minutos jogados, mas quem merece chance é o de 39 anos com 1 gol em 30 jogos!!! Parte da torcida tem ma vontade com a base e isso tem que acabar!!
    Tem que subir o Isac, o Neto, o Castilho e o Felipe Felício, não existe esse negócio de idade quando o cara é bom. Por isso o Santos revela tantos bons jogadores, simplesmente botam os moleques pra jogar

  14. Tou contigo prezado, porém no caso do Alerrandro discordo de voce, oportunidade ele teve e não aproveitou, pela idade dele é muito lento e sem movimentação, nesse eu não boto fé.

    1. só não foi artilheiro do mineiro porque o burro do Larghi inventou de colocar o cone 2 na reta final do mineiro e deu no que deu. Alerrandro pode não ser essa brastemp, mas é muito melhor que RO e chega às redes com muito mais facilidade que o argentino do Paraguai.

      1. Deram a promessa pro Sporting de Portugal para pagamento de dívida pela compra do Elias
        É como entregar um touro promissor de 3 anos para pagar divida de uma vaca velha

  15. Prezado Marcelo Jaques,
    Muito bom dia! Com a alma mais leve depois da vitória sobre o Goiás!
    Embora reconhecendo que a base deve ser o suporte do time do GALO para 2020, permita-me um comentário com relação à utilização de imediato dos jogadores da base do Atlético. Entendo, como em épocas anteriores, que se deveria emprestar a maioria dos jogadores a outros times para ganhar experiência. O Toninho Cerezo e tantos outros jogadores, exponenciais do Galo, ganharam experiência emprestados. Quantos jogadores da base do Atlético faziam parte do time campeão da libertadores de 2013? Se bem me recordo, O Marco Rocha , depois de um período emprestado ao América Mineiro e o Bernard. Hoje, entendem todos, que o Flamengo é o time de melhor plantel e o que melhor futebol vem praticando. Quantos da base fazem parte do time principal? Nenhum titular, todos na reserva, entrando no decorrer das partidas para ganharem experiência. Não faz muitos anos, tivermos uma joia chamada Dodô que encantou a todos nós com o seu potencial . Porque não vingou no Galo? Talvez tenha sido endeusado antes de uma avaliação maior de todos nós atleticanos. Assim foi com Renan, e tantos outros. A meu juízo, a preservação pelo treinador de jogadores da base deve ser a tônica. Dar oportunidade, quando aparecer, aos poucos, para que não se queime promessas. Mesclar jogadores, com profissionais mais experientes, sem dúvida é a melhor solução, como você bem asseverou. O jovem que sobe da base deve entender e aceitar banco. Não se pode endeusar um atleta apenas por umas poucas partidas.Vimos o Marquinhos entrar no segundo tempo no jogo contra o Goiás e arrebentar. Porquê? Porque o time vinha jogando bem e foi uma peça de encaixe. Muito provavelmente se tivesse iniciado o jogo como titular, não houvesse tido o sucesso que teve. O Bruninho, também é outro promissor jogador, embora a meu juízo, com potencial inferior ao do Marquinhos. O Marquinho é mais ousado e o Bruninho, embora tenha feito uma partida razoável, a sua atuação não foi equivalente à do Marquinhos.
    Queremos sim que sejam dadas oportunidades aos meninos da base, mas com paciência para que não os prejudiquemos no futuro e nem frustrem as esperanças da Galera.
    VAMOS QUE VAMOS EM BUSCA DE DIAS MELHORES.

    1. Prezado ANGELOLM, bom dia!
      Concordo plenamente com o seu comentário. Como sempre escrevo nesse espaço, o atleticano se comemora vitórias, outros comemoram títulos. Isso é fato. A história mostra.
      O entusiamo com a vitória sobre o poderoso Goiás, levou ao escriba a se equivocar sobre a conquista de grandes títulos.
      Talvez ele tenha pensado no hexa campeonato mineiro.
      Para termos tanto entusiasmo com a base, devemos ver o que a mesma conquistou, quem revelou, quantos revelou.
      Honestamente, acho extremamente precoce quaisquer avaliações sobre esses garotos, porém confesso que até o momento não me entusiasmaram. Tomara que consigam.
      Sempre esbarramos na gestão. O futebol começa em Lourdes e se concretiza em Vespasiano.

      1. Alberto, boa tarde, tudo bem?
        Considero os maiores títulos da história do Atlético o Campeonato Brasileiro de 1971 (nem preciso dizer da participação da base), a libertadores de 2013 (Bernard e Marcos Rocha foram protagonistas indiscutíveis) e a Copa do Brasil de 2014 (Marcos Rocha, Jemerson e Carlos).
        Não precisamos que 100% do time venha das categorias inferiores, até porque, certamente seria um desastre. Mas é fato que um time sem nenhum jogador da base, como era o desse ano até aqui (Cleiton só entrou devido à lesão do Vitor) também não iria funcionar. A mescla da juventude com a experiência é que sempre trouxe bons resultados.

        1. Boa noite Marcelo.
          Ok. Pode-se depreender que havia muitos jogadores provenientes da base em 1971. Apenas dois em 2013/2014.
          Carlos não dá para ser considerado na opinião da maioria da torcida como revelação.
          O lixo do campeonato mineiro deveria ser utilizado com essa finalidade, mas temos de ser campeão do mesmo porque me parece set a única cousa possível ao galo atualmente.

    2. Perfeito Angelo. Os que pedem os garotos agora são os mesmos que quando começam as derrotas pedem a cabeça, tanto de jogador quanto de tecnico. Agora concordo que dois ou tres tem que estar sempre entrando na equipe, pois o gaz é outro e a ânsia de vencer como atleta também, diferente daqueles que ja estão acomodados.

  16. O Galão JÁ ESTÁ soltando os moleques, cara. Tem um tal de Isaque, zagueiro de 18 anos, que será o próximo a ser negociado, segundo notícias do portal UAI. E mais um detalhe: O Vitor Mendes, também zagueiro, é atleta do Santos e se o Galão não pagar a fortuna de 400 mil (um mês de salário do fantástico Bolt) SOLTARÁ OUTRO moleque. E sabe porque estamos “soltando” essas duas joias? Resposta: Porque a nossa zaga é a melhor do Brasil. Não precisamos de atletas para essa posição. Abraços!!!

  17. Ano que vem quero ver meu Galo recheado de jogadores da base:
    Cleiton, Isac, Matheus Stockl, Neto, Guilherme Castilho, Alessandro Vinicius, Bruninho, Marquinhos, Akerrandro, etc
    Esses são os maiores reforços para 2020 revelar bons jogadores, gerando retorno técnico e financeiro.
    Só espero que o 7 câmara não estrague tudo, 2 anos já foram jogados no lixo.

  18. Bom dia. Este texto retrata a causa do nosso problema. Sinceramente , Alerrandro teve uma sequencia de jogos e mostrou que nao possui qualidade tecnica para jogar no time titular. Na minha opinião deve ser emprestado. Bruninho é cantado em verso e prosa desde a era Osvaldo Oliveira. Nas chances que teve mostra mais deficiências que virtudes. No jogo contra o Goias a registrar somente o Gol. Marquinhos vem mostrando qualidades, mas precisa sim de sequência de jogos para mostrar qualidade. O interessante é que bastou uma Vitória contra o Goias para sepultar os pedidos de renúncia do Sete Camara e de limpeza no time do galo. Penso que se vencer domingo( o que acho bastante provável) volta o oba-oba e terminamos o ano comemorando classificação para a Sulamericana, renovação com Mancine e Elias e com o discurso de rejuvenescimento do time através do aproveitamento da base e da política de austeridade. Sinceramente pelo menos o Diretor de Futebol teria de sair junto com os gringos que contratou e levando Pastor, Elias, Fabio Santos, Cazares, bolt, Giovanio, Terans, Pattrick, e outros que todos conhecem. Só que nao. A tendência é continuarmos maqueando cadaveres! Lamentável. Mas impera a filosofia do barracão.Finalizando os titulos que conquistamos em 2013/ 2014 ao que sei só time o Bernard da base. Sera que estou enganado? E em 71 quantos da base tinha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *