Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sobre o time de transição do Galo

Uma curiosidade me pegou ontem, em meio à busca de novidades sobre o nosso Galo, relacionada ao time de transição. Considerando a incerteza quanto ao futuro do elenco principal, o que se esperar desse projeto de uma equipe intermediária?

Em 2017, último ano da gestão Nepomuceno, tivemos uma desagradável experiência com uma formação de atletas similares ao que se propõe com essa transição. Disputando a Segunda Divisão Mineira, que equivale à Terceira, entre nove equipes, o Galo B ficou na quinta colocação. Subiram dois para o módulo intermediário, a verdadeira Segundona, e ficamos seis pontos distantes dessa vaga.

Pior que isso, daqueles jovens que atuaram, nada se apurou de destaque ao time principal. Michael, que começou o ano na titularidade, hoje pode ser considerado como a terceira opção para a posição de goleiro.

Outro jogador que prometia muito era o Marco Túlio, apesar de ter alternado entre o time que atuou e o banco de reservas. Depois virou parcela de pagamento do passe do ineficiente Elias.

Ou seja, o projeto – mesmo com campeonato em disputa – não se mostrou produtivo para a lapidação de elenco para o futuro. Não sei, especialmente em função dessa imprevisibilidade, o que a diretoria estaria pensando para a sequência da temporada.

A meu entendimento, até pelo tempo de arquibancada e de Atleticanidade, imagino que uma parceria com uma equipe do interior seja muito mais interessante.

No passado, diferente disso, mandamos para Manaus jovens promissores como Toninho Cerezo, Ângelo e outros. Quando retornaram foram gigantes usando a camisa do Galo. Em que pese, no meu caso, a magoa que carrego do nosso idolatrado Antônio Carlos.

Nem tanto por ter ido jogar do lado de lá da lagoa, inclusive, marcando o gol que decretaria o tardio rebaixamento, que, mesmo demorando um pouco, acabou acontecendo.

Ele, Cerezo, quando voltou da Itália, foi direto para o São Paulo (mesmo com aquelas juras de amor que voltaria para o Galo). Depois que saiu de lá em negociações com a gente, foi flagrado no antigo Restaurante Mala e Cuia, na unidade localizada na Avenida Raja Gabaglia, fechando contrato com os azuis.

Isso não interessa ao que proponho resenhar nessa sexta-feira, véspera de mais um final de semana sem Galo.

O que seria mais interessante: bancar o custo dessa equipe principal, com comissão técnica e toda estrutura, ou ceder com custos compartilhados a uma equipe que vá disputar a Segunda Divisão do Mineiro?

Creio que essa situação seria muito mais interessante: hipoteticamente, não estou sugerindo, se esses jogadores fossem para a minha Araxá defender o Ganso, sentiriam a torcida fungando no seu cangote exigindo garra. Naquela experiência anterior, pouquíssimos Torcedores se dispuseram a assistir alguma partida da equipe.

Lá na minha cidade, o Ganso é a paixão do araxaense, não é por acaso que acumula o maior número de acessos em Minas Gerais. Igualmente também de rebaixamentos. Mas, desde a primeira vez, quando eu ainda era criança, o Estádio Fausto Alvim sempre esgotava sua modesta capacidade de público.

Não sugiro, repito, que seja com Araxá. Estou usando como exemplo uma situação que conheço bastante. Mas com alguma outra cidade, desde que o futebol na localidade seja com a mesma intensidade e paixão que o Atleticano sempre se notabilizou no cenário esportivo mundial.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

9 thoughts to “Sobre o time de transição do Galo”

  1. Boa noite Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    volto aqui porque li no blog “Fala Galo” sobre uma entrevista que o Cazares deu ao “Canal del Fútbol”, do Equador…. Segundo o blog ele disse: “Sim (gostaria de jogar pelo Corinthians). É uma equipe muito grande do Brasil, uma equipe muito forte. Flamengo e Corinthians são os mais poderosos daqui. Como não vou gostar de vestir a camisa de uma equipe tão grande que é o Corinthians? Ainda estou aqui (no Atlético). Não posso falar muito. Aqui na cidade (Belo Horizonte) todo mundo torce para a equipe, se escutam que eu quero ir, então…”, ….
    Sempre fui um crítico ferrenho desse jogador, nunca nos repeitou…. O presidente deixou de vendê-lo no começo do ano e agora, além de ter que pagar o salário dele até o fim do ano ainda vamos vê-lo sair de graça… E ainda teve muita gente que defendeu esse sujeito…
    O Guga foi execrado por comemorar um gol do time da Globo do Rio, e agora??? Esse moleque, omisso, desinteressado, descompromissado, que desrespeita nossa torcida e nosso time, que não é profissional, não merece o mesmo tratamento????
    Se fosse por mim nunca mais vestiria a camisa do Galo… Já tivemos jogadores muito maiores do que ele… Mais um motivo pra não renovar meu Galo na Veia….
    Boa noite a todos e se cuidem

  2. Boa tarde. Concordo plenamente com o Eduardo em relação ao Cerezo. Lembro-me que antes de ser vendido a Roma ele foi eleito vereador de Belo Horizonte pela torcida. Aí prometeu que voltaria ao Galo quando retornasse da Europa. O resto o Eduardo já disse. Eu vejo a torcida do Galo detonando o Gilberto Silva que quando foi vendido gerou uma grana considerável e na final da Libertadores quando o Cuca, durante o intervalo( estava 0x0), mostrou abatimento e desânimo,.foi o Gilberto Silva que chamou a turma na chincha e mostrou que era possível e vencemos o jogo. Mas ao Gilberto Silva o Galo não deu o menor reconhecimento como fez com Marques, Leo Silva, Eder….É certo que ele entrou na Justiça contra o Galo, mas isso não equipara a trairagem do Cerezo e de outros que foram cruzeirar e agora, para continuar mamando nas tetas do clube se pousam de ” atleticanos autenticos”. Por fim, ainda temos de aguentar esse Cazares conversando fiado. O que mais esse cidadão precisa fazer para conseguir o seu objetivo: vazar do Galo.

  3. Boa tarde,

    É muito difícil uma equipe gastar dinheiro sem retorno durante as vezes 10 anos da carreira de um garoto e depois entregar para outro que vai apenas lucrar.
    Mas, concordo com você Eduardo, o melhor é manter estes jogadores jogando e aparecendo.
    Principalmente, em atividade.
    Minha forma de ver a situação do jogador da base é a seguinte:
    Jogadores de defesa e volância, truculentos e marcadores pode até levar mais tempo para se destacar, a pesar que o Neto pode me contradizer.
    Jogadores que jogam de meia e atacantes já se destaca aos 15, 16 anos.
    Então é perda de tempo esperar que amadureça, quem é bom aparece logo, o resto só será coadjuvante e comporá elenco, no máximo.
    Daí, julgo que chegando nesta idade o clube tem que ter maior critério ao fazer contratos longos para não ficar amarrado a encostos, tipo, Yago, Denilson, Capixaba, Mansur, Lucas Candido, Clayton, Hyuri, Danilo Barcelar, e os comprados ainda é pior, porque o prejuízo é maior.
    O empréstimo seria então mais interessante na idade de 20 anos, daí, para frente ou virá o tal sparing para o principal, ou tchau.
    O clube tem que ter critério para evitar os monstrinhos de empresários.
    O tal do Cazares já começou a se mexer tentando uma transferência forçada, porém, será interessante para ele se enxergar.
    Está queimado, e só ele e alguns atleticanos ainda não perceberam.
    Boa sexta a todos!

  4. Caros,

    Esse ano ñ deu jogo, é improvável!…

    Sette e sua administração tem feito muito pouco prá ser lembrado até como um presidente meia pataca. Time ao menos razoável q é bom com ele nunca tivemos, pelo contrário. SETTE porém foi pego numa enrascada e tem razão em formular uma engenharia diferente prá conduzir as finanças do CAM, no momento. SETTE tá sertim. Um dito antigo de direito e de costumes manda q os contratos são feitos para serem observados, dito devidamente apropriado pelos vira latas do liberalismo descontrolado, sob a desculpa da segurança e previsibilidade dos negócios, mas q pode e deve ser moderado. E é o clima empesteado q atrai a possibilidade de AMPLA E AUSTERA revisão nos contratos, de forma geral. O Nosso Galo ñ pode ficar fora dessa REVOLUÇÃO, achando q tá dando calote. Incrível a quantidade de contratos mal feitos no Galo, sem contrapartida…E é a questão mais polêmica, agora q ñ vai ter mais futebol dentro de campo por um bom tempo… Cabô o mi cabô a pipoca…falando em PIPOCA, alguns contratos no NOSSO GALO podem e devem ser revisados, para adequarem-se à situação, outros devem ser rompidos. Qual sentido manter PASTOR PIPOCA ganhando 300/400 pilas por mês, roubando descaradamente, nem finge mais q jg, mas fingindo q é jogador? Fabíola Santa é outro, onera o clube sem retorno. Tais TRAPACEIROS tão no Clube já a bastante tempo, ñ há mais ter esperança com esses INÚTEIS come quieto.
    São MAIS inúteis ainda agora, q tão ATOA. Honrar o mérito é desfazer-se de tais VELHACOS e fraudulentos ou alguém aí ACREDITA?

    Obs.: essa é boa!!! Com todo respeito!…o sujeito desanca CEREZO e depois vem dizer q ñ tá no roteiro. Então por q levantou a lebre? Se ñ quisesse, q guardasse suas mágoas prá vc, irmão! Tenha honradez, ou se expressa assim prá produzir polêmica barata, ou já para se prevenir de críticas ou então prá censurar qq comentário contrário ao seu, como é do feitio? A maioria dos grandes jogadores daquela grande geração (luizinho, eder, paulo isidoro, Rei, cerezo, etc) jogaram no clube serelepe, e, ainda assim, vários deles figuram tranquilamente num hipotético “MAIOR GALO DE TODOS OS TEMPOS”. Ñ há motivo nenhum pra estimular qq hostilidade ou rancor a qq jogador da geração REI. Foi um GRANDE TIME! Honraram a camisa qnd vestiram, e isso é o q importa…Só falta agora rabiscar um louvor ao Perna de Pau, ao anti jogador, ao Patrick e naipes afins, q vestiram a camisa e sairam torcedor!…Essa é boa e CRUZ CREDO!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=AMTOawABfrY

    GALO SEMPRE!

  5. O CAM mal dá conta de manter um time profissional masculino, com dívidas que se avolumam, cobranças na FIFA com ameaça de perda de pontos, processos judiciais trabalhistas… Desmontem isso. Não faz o menor sentido. E, de quebra, desmontem o time feminino também.

  6. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu ainda se lembram de nossas equipes de aspirantes. Nomenclatura absolutamente correta e instigadora. Sim, naquela época os jovens aspiravam ascender ao time principal e movidos pela inspiração e transpiração chegavam a superar alguns titulares e subir para o time principal.

    Time de transição. Que merda é essa? esses cabeças de bagres que formam essas equipes estão em transição para onde? Da mediocridade para a ruindade ou vice-versa?

    Não deram certo, não dão certo e nunca darão certo. São jogadores(?) formados em categoria de base onde não se aprende sequer a dar um passe de três metros, a correr com a bola nos pés, a fazer cruzamentos ou lançamentos em profundidade.

    Nem vale a pena continuar a falar desses “coisa nenhuma” como dizia meu avô.

    Melhor é desejar a todos os AmiGalos uma sexta-feira feliz seguida de um fim de semana em paz com a família e longe do coronavirus e outras demências que saem de algumas cabeças por aí.

  7. Excelente colocação Eduardo.
    Não adianta um montão de jogadores ficar treinando sem jogar, deveriam ser emprestados para um time do interior, seja de Minas ou de outro estado, como fez o Cruzeiro com o Ipatinga.
    Vale ressaltar que nenhum destes jogadores destacaram na base.

    Sempre usei neste espaço meu nome completo, Cláudio Márcio de Rezende Araújo, agora passo a usar meu primeiro nome e o nome de minha cidade, ou seja, CLÁUDIO PIRANGA.

  8. Bom dia, amiGalo Eduardo.
    Enquanto isso, no portal da rádio Itatiaia está a manchete que Cazares gostaria de jogar no corinthians. Pois bem, o 7C deixou de vender o Cazares, que em momento algum mostrou apego ao Galo, por 3 milhões de dólares e agora vai perdê-lo, de graça. Realmente, é muito amadorismo. Para não ficar só no 7C, temos o Kalili, que deixou de vender o Carlos, para o mesmo time que comprou o Bernard, por 10 milhões de dólares. E o quê o Kalil fez? Recusou a proposta por que achou que o perna de pau do Carlos valia mais. E depois o Carlos saiu de graça do Galo. Para não falar nas contratações pífias e desastrosas do nepolino.
    É muita arrogância e incompetência dessas diretorias.

  9. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    acompanho o relator, esse tal time de transição nunca deu e, na minha opinião, nunca dará bons frutos, o histórico mostra isso, parece mais um cabide de emprego e um porto de refugos de empresários “parceiros” à espera de alguma oportunidade… Já parceria com times do interior ou até de outros estados pode sim dar bons frutos…
    Mais uma das inúmeras decisões erradas dessa diretoria e que, com certeza, causará prejuízos financeiros ao Galo é só esperar essa turma começar a entrar na justiça…
    Aliás falando nisso, a toda hora o Sr. Sette fica apregoando que está pagando dividas contraídas em gestões passadas (as dívidas são do Galo e não das gestões que foram eleitas para representar o clube) e quanto às dívidas que ele está deixando para as próximas??? Ou ele acha que vai ganhar essa causa do Bolt??? O jogador pode não ganhar tudo que pleiteia mas alguma coisa ele vai ganhar…
    Infelizmente não existe transparência nenhuma dentro do Galo… Quando vejo os absurdos que aconteceram no time azul de SÉRIE B, que levaram a essa situação de insolvência, me pergunto se isso também não está acontecendo no Galo, e que, talvez, seja só uma questão de tempo para chegarmos lá também….
    Alguém sabe alguma coisa sobre as contratações de Henandez, Martinez e Therans?? Qual é o valor real dessas contratações??? De que forma serão pagas??? Serão pagas pelo Galo ou por investidores?? e quem são esses investidores???? E se forem investidores o Galo tem participação em uma possível venda?? Qual percentual??? OU serão pagas pelos dois???, E se for esse o caso, qual a parcela do Galo??? Já tem algum atraso?? Ou o pagamento tem alguma carência??? Eu não sei nada disso, nem dessas e nem de nenhuma transação do Galo e enquanto eu não souber não coloco mais meu dinheiro lá… Se tivermos que ir para a série B, C ou D para nos tornarmos um time que cumpre com o que assina que seja…
    Sempre fui correto com meus compromissos assumidos, já deixei de fazer muita coisa para honrá-los e não posso ser conivente com o mal caratismo mesmo que seja (e principalmente) do meu time do coração…
    um ótimo fim de semana a todos e se cuidem…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *