Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sobre o presidente e o treinador

Em que pese meu respeito e admiração pessoal, tanto para com o presidente Daniel Nepomuceno quanto pelo treinador Marcelo Oliveira, a situação e suas consequências não podem passar inadvertidamente pelo Torcedor, tampouco pelo blog, que abre espaço para o Atleticano se manifestar. A bronca do presidente foi precisa, entretanto deveria ter ocorrido fora dos holofotes. Já o treinador, que chegou em festa quando foi contratado, infelizmente não vem conseguindo os resultados que a Torcida esperava.

Nada, exatamente nada, poderá ser feito para mudar a situação, uma vez que faltam apenas seis jogos para o encerramento da temporada. Quatro pelo Campeonato Brasileiro, que deixamos escapar por entre os dedos, permitindo ao fraco time paulista – Palmeiras – abrir larga vantagem e praticamente assegurar a comemoração no final do ano. Dois serão decisivos para conquistar a Copa Brasil e, consequentemente, uma das vagas brasileiras para a Copa Libertadores de 2017.Danil Nepomuceno - arquivo EM

Desses jogos, três serão em Belo Horizonte. Arrisco a afirmar que os dois pelo Brasileiro serão no Independência, enquanto a decisão da CB com o Grêmio vai depender da reação da Torcida depois do vexame do final de semana. Se o Atleticano, com toda dificuldade, conseguir se reanimar, poderá a diretoria optar por levar a partida para o Mineirão. Caso contrário, será mesmo no Horto. A decisão deverá ser tomada rapidamente.

Mas, com relação ao presidente, considero pertinente sua enérgica cobrança aos jogadores e comissão técnica, embora com considerável atraso. Depois daquele começo horroroso de campeonato, o Galo reagiu e deu esperanças de realizar boa campanha e grande possibilidade de conquistar o título brasileiro, mas os resultados frente ao Santos e Fluminense, a bem da verdade, detonaram nossa pretensa reação.

Entendo que num desses dois momentos caberia, sim, essa “bronca” da direção na equipe. Só agora, ao final e com as esperanças reduzidas, a atitude foi tomada. Desculpe, estimado presidente, foi intempestiva. Vou além, foi também de maneira descabida. Tem um ditado lá do interior, dos pequenos lugarejos, onde existem muitos Atleticanos que diz: “roupa suja se lava em casa”.

Marcelo Oliveira e auxiliar - 28-07-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Seria o caso de, na reapresentação do elenco, realizar uma reunião a portas fechadas (muito mais produtiva do que treinamento secreto) e chamar a rapaziada aos brios. É realmente inadmissível um time com tantos jogadores de destaque no cenário mundial perder tantos pontos para times medianos e até fracos que estão na porta do inferno do Campeonato Brasileiro. Reitero, a “espinafrada” foi precisa e na medida, mas a forma bastante equivocada.

Quanto ao estimado e querido amigo – creio que posso assim chamar o treinador Marcelo Oliveira, companheiro de Atleticanismo e até com quem dividi, em 2000, no extinto “Jornal dos Sports” a honra de escrever diariamente sobre o nosso time do coração –, entendo que ao final da temporada deveria também encerrar seu ciclo atual como treinador do Galo. Faltou algo, não sei exatamente precisar, mas não deu a liga esperada. Ele, melhor que este escrevinhador, tem consciência disso.

Portanto, torcendo para que o treinador volte a brilhar e seja campeão da Copa do Brasil pela segunda vez consecutiva, agora com o Galo, ao final treinador e diretoria – acredito – chegarão a termo amigável para que ele siga sua carreira e outro treinador assuma o comando da equipe.

Nada pessoal, ao contrário, asseguro que estou entre os que mais torceram pelo sucesso de Marcelo Oliveira no time que é tanto meu quanto dele e de todos nós, mas agora reconheço que é preciso haver alternância. Que ele continue sendo feliz em sua trajetória. Afinal, desde 2013 vem conquistando um título nacional por ano. Isso não é por acaso. Torço por ele, mas sou Torcedor – acima de tudo – do nosso Galo.

Arriscaria a afirmar também que o treinador e a diretoria estão pensando na mesma direção.

56 thoughts to “Sobre o presidente e o treinador”

  1. Agora acharam a solução da lavoura para o Galo: o ilustre desconhecido Roger Machado. Segundo alguns é jovem, estrategista, sabe montar uma defesa (como se futebol fosse somente defesa), sabe escalar o time, é moderno etc, etc, etc. Ou seja, estão agindo exatamente como a maioria absoluta da massa atleticana agiu no começo deste quando exigia a contratação de: Marcelo Oliveira! A diferença é que este último já ganhou vários títulos de expressão enquanto o novo queridinho dos neo-insatisfeitos nunca ganhou nada (e, para mim, não demonstrou nenhuma virtude notável além daquelas que conhecemos dos técnicos do sul: time na retranca e botinada no adversário o jogo inteiro). Isso me entristece profundamente não em razão especificamente do Marcelo Oliveira em si (embora o ache excelente pessoa e excelente técnico), mas sim de ver que a torcida do Galo está pensando exatamente da mesma maneira como em tenebrosos anos passados, que culminaram com uma a seca de anos sem a conquista de grandes títulos pelo CAM: com precipitação, de cabeça quente por causa de maus resultados pontuais, com uma impaciência absurda em relação a um time que com poucos ajustes, menos contusões e alguns reforços específicos será um candidato fortíssimo a ganhar os títulos que queremos, e que pois está indo pelo caminho certo. Falam muito do Kalil, mas se esquecem que ele teve o peito de manter o técnico que comandou o time naquela vergonhosa goleada para o nosso freguês, em 2011, e no ano seguinte nos levou ao vice-campeonato brasileiro de 2012 e à Libertadores de 2013: Cuca! Tomara que o presidente Daniel Nepomuceno, outro tremendo injustiçado pelos precipitados de plantão (pois fez várias contratações sugeridas e aplaudidas entusiasticamente pela maioria absoluta da massa atleticana) não ouça a voz do coração, entoada por alguns eternos imediatistas de sempre, e sim a da razão, não colocando desnecessariamente por terra um trabalho já iniciado e que, um pouco aperfeiçoado, vai fatalmente levar ao Galo às grandes conquistas que queremos! Amém!

  2. Vejo quase todos malhando o treinador, mas esquecendo do elenco.
    Será que esse plantel realmente é de primeira? Penso que não.
    Temos goleiro, um zagueiro, um volante e um atacante (Pratto). Luan não conta nessa temporada. Não há meio campo.
    Robinho e Fred estão em final de carreira.
    Dátolo é um mistério. Não disse a que veio em 2016.
    Leo Silva é bom, mas …
    Marcos Rocha não jogou em 2016 nem metade de 2015.
    Cazares, (ou Cachaçares?) é a típica promessa, com talento nos pés e nada na cabeça ( novo Ramon, Tucho, Paulinho e por aí). Será sempre isso.
    Fábio Santos é o burocrata. Faz o que qualquer um faria na posição.
    Erazo? Humm.
    Carlos Cézar?
    Otero? Salva para 2017.
    Não temos uma seleção. Temos um time master.

    Meio campo?

  3. Eduardo, falei dessa cobrança do presidente ontem, em um dos post. Brincadeira mesmo é o que fez com nós torcedores, vir cobrar agora. Volto a dizer, no jogo contra o florC deveria ter sido cobrado mais vontade, e era em rede nacional, assim era o Kalil. Quem não gostasse da cobrança que pegasse a trouxa e fosse tocar em freguesia. Nepomuceno é o grande culpado por esse final. Não cobrou da comissão técnica antes, nem sobre as contusões tiveram coragem de nós dar uma explicação, e agora vem dar seus arotos. Na verdade não merecia nem meu comentário. Mas como vc mesmo diz, somos bipolar. Qto ao MO, não vou dizer nada só: Tchau Querida!!!!! VAMUSSSS 9AALÔOOOOOO!!!!!!!!!!!

  4. Meu caro Eduardo, concordo em partes com suas colocações. Realmente roupa suja se lava em casa e não nos quatros cantos do mundo para todos saberem. Quanto ao treinador , realmente o Marcelo deixou a desejar até o momento, mas o presidente Daniel Nepomuceno não pode recair no mesmo erro do ano passado quando não quis renovar com o Levir que tinha grandes expectativas para fazer um grande trabalho nesse ano. na minha singela opinião tem sim que deixar o Marcelo Oliveira para o ano que vem, com algumas indicações dele principalmente para o setor defensivo, pois não foi ele que montou o time, apesar de ser um timaço que foi montado . Tem sim que dar uma outra oportunidade ao Marcelo pois não foi atoa que foi duas vezes campeão Brasileiro e uma da copa do Brasil e chegando 5 vezes as finais da Copa do Brasil!

  5. Amigo Eduardo,

    Imaginando, como fica a cara dos jogadores de futebol dos anos 2000, com salários de R$150,000,00 a R$1.500,000,00 sendo chamados no saco pelo presidente Nepomuceno depois da derrota para o Coritiba. 🙁
    Imagino, o jogador se borrar de medo de ficar desempregado, perder sua casa para o banco financiador, perder o carro 1.0 para as concessionárias e pior ter toda a família sem planos de saúde e ficar dependendo do SUSto! 🙁 🙁
    Será que tinha uma câmara escondida no vestiário? 🙁
    A torcida quer saber, moço! 🙁

  6. Eduardo, me permita, mas discordo amplamente de você. Não acho que Marcelo seja o responsável pelo malogro de nossas pretensões no Campeonato Brasileiro deste ano, de modo algum. Assumiu um time totalmente desorganizado pelo péssimo trabalho realizado pelo Aguirre. Teve de trabalhar com um grupo de jogadores que não foi formulado por ele. Teve o azar, inédito na história atleticana, de ter de administrar várias contusões sérias e simultâneas de titulares do time do Galo, além de sucessivas convocações de jogadores nossos por seleções estrangeiras. Raríssimas vezes pode escalar o mesmo time duas partidas seguidas. E mesmo assim chegou na final da Copa do Brasil, além de o Galo estar ainda em condições de ser, pelo menos, vice-campeão brasileiro e de obter a vaga na Copa Libertadores de 2017. Em termos de resultados, conseguiu uma invencibilidade rara em jogos do Galo como mandante, e se igualou a Felipão como o maior recordista em finais da Copa do Brasil. Conhece profundamente do riscado. Sofre por causa de um preconceito, a meu ver simplesmente absurdo nos tempos do futebol de hoje, de, por ser uma pessoa moderada e tranquila, não “vibrar” com o time do Galo. Ora, um treinador não tem de vibrar com o time, mas sim de fazê-lo jogar, o que o Marcelo não conseguiu fazer, ou melhor, fez malgrado com todas as dificuldades possíveis, em razão de todos os problemas que mencionei acima. Gostaria muito de vê-lo realizar um trabalho desde o início do ano, com jogadores escolhidos por ele. Por favor, diretoria e presidente Nepomuceno, não vamos mais uma vez cometer o erro, que nos foi fatal em termos de conquistas de títulos no passado, de desfazer um trabalho que tem ótimas possibilidades de dar certo, desde que haja um pouquinho de paciência, em decorrência de cabeça quente por causa de maus resultados pontuais! Quando mais outros resultados bons e os títulos começarem a aparecer, os seus críticos sistemáticos e detratores de plantão somem de vez da internet, pois não tem compromisso com nada a não ser com as suas convicções e nem conhecimento de nada que se passa nos bastidores do clube.

  7. O Marcelo Oliveira é a cara do time do Galo: Omisso, indeciso e vacilante, exceto quando se trata de treinar o time para recuar bolas. Já contaram quantas bolas os armadores recuam para os volantes que recuam para os zagueiros que recuam para o Vitor? Presta atenção neste detalhe nos últimos cinco jogos do Galo e verás que além das características atribuídas , o MO fez do Galo um time desinteressado e desrespitoso para com os seus torcedores.

  8. Erros e mais erros nos tiraram o título deste ano. DM e preparação física precisam de novos profissionais. Marcelo Oliveira é péssimo! Roger Machado é um bom nome, pelo menos tem um esquema de jogo. Vários não podem continuar: Edcarlos, Ronaldo, L Candido, Carlos, Erazo, Clayton, Hiury, Dátolo, Carlos Eduardo. O que falar do Presidente ?! Simples, não merece o cargo que ostenta. Bronca tardia, agora que não temos mais chance? É jogar pra galera. Não tomou atitude quando deveria e foi alertado para fazê-lo, mas preferiu o silêncio. Não nos representa.

  9. Prezados, tudo que esta acontecendo é por causa do nosso presidente por nao ter elementos com qualidade atras do meio campo, sou atleticano, mas admiro o gerenciamento do cruzeiro, jogador tem um ciclo, e neste ciclo so acerta uma, duas vezes e errar é uma vez, valorizou muito vende e compra outros novos, valoriza os ruins vendem e compra alguns melhores, o Marcelo ta cansado de colocar um time que não sabe jogar atras, chega sr. Presidente, agora quem tem que sair é o tecnico e o sr. Presidente do Galo, ele como gestor ja deveria esta cercando estes desvios é o time que tem zaga ruim e velha, é o time que perde em jogadas aereas na area, cansado de tomar gols gentes (paolo guerreiro, diego meu Deussss). Chega.

  10. Prezados torcedores iludidos, acordem !!! O futebol não é mais para o POVO, os jogadores não amam mais o Time ou a agremiação que supostamente defendem…é forçar muito a barra querer acompanhar a mediocridade do nosso futebol. Caiu o pano já faz tempo, mas muitos não querem acordar do sonho….O poder do capital entrou com muita força neste esporte bretão e conseguiu afastar a essencia da paixão que é o torcedor com suas bandeiras, charangas e seus gritos de guerra. O estádio hoje é só “selfie” e mais parece a escandinávia. Cadê a cor brasileira?? Chega de ilusão, o custo para assistir a uma partida é muito alto para o nível de futebol apresentado. Todo ano é a mesma lenga lenga, sobram para os times brasileiros os cucarachas (jogadores sul americanos), os nosso ex-craques aposentados da Europa (Fred, Robinho e cia) e os que não conseguiram jogar na Europa. 7×1 foi pouco!!!

    1. Concordo em tudo Eduardo. Eu que desde criancinha acompanho o Galo por aí afora percebo claramente tudo isso. A graça tá acabando. Regras demais, proibições demais nos estádios, tudo muito Europa… e segurança de menos… Esse modelo de arena não combinou conosco… e até financeiramente estamos vendo os clubes tendo sérios problemas para administrá-las. E vamos Galo!!

  11. Concordo com o comentário, mestre Eduardo. Apenas penso que o ideal, ainda que diminua o publico presente, deveria ser disputada no Horto. Vários treinadores e jogadores adversários já relataram a dificuldade de enfrentar o Galo no estádio. Em que pese as derrotas, tanto pelo mineiro como as duas partidas do brasileiro, sendo uma para o próprio grêmio, o time completo, o titular mesmo, não perdeu no estádio ainda este ano, e possui ótimo aproveitamento.
    Saudações alvinegras!

  12. Sim, roupa suja se lava em casa.
    O problema maior do Atlético não é só a técnica. O grande responsável deve ser creditado na preparação física, médica. Não pode um time do gabarito do Galo com toda estrutura que tem ter inúmeros jogadores com problemas musculares. E não é problema de ponta pé, agressões em campo. É falta de preparação, o time se arrasta em campo.
    Ficam reclamando de jogos (eu também diga-se de passagem) domingo, quarta, domingo. Mas o clube fica entrando em torneios como Florida Cup, Liga dos campeões, e ainda o campeonato Mineiro, Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão, aí fica difícil mesmo. Ninguém aguenta.
    Vamos para cima deles GALOOOOOOO……

  13. Bom dia Pessoal….
    creio que o nosso maior interesse é o Galo (sempre) e nessa certeza, o melhor para o nosso glorioso é terminar a temporada com o MO (que está sendo um fiasco como treinador) e fechar logo com o Roger Machado (ex Gremio) para o ano que vem…..pelo menos o time do cara tem esquema e joga com tesão…..
    abraços a todos e VAMU GALO!!!!

  14. Acho que foi um tiro no pé ele falar isso em público. Receio pelos jogos finais do Brasileirão e pela Copa do Brasil. Jogador de futebol é mimado. Não gosta de puxão de orelhas, por mais merecido que seja.

  15. Ok… Todo mundo chateado com o time.
    Mas perai… Estamos numa final de campeonato nacional.
    Acho que não era hora de ninguém surtar…Muito menos o presidente!!!! Cadê o apoio incondicional da Massa. Vamos mais devagar. E tenho certeza seremos campeões da copa do Brasil. Não vamos dar paulada antes de ver o que vai acontecer. Tá parecendo um bando de comadres matando peru de véspera. E NOSSA FINAL! Quem aí não quer ser campeão? Vamuuuu Galoooo!

  16. “O Marcelo pode até ter sua parcela de culpa ! Mais ai eu pergunto ? O time foi montado por ele ? Até onde sei que montou este time foi o Presidente o time que ele Presidente achou que seria bom. Deixa o Marcelo trabalhar o ano que vem, montar o time dele, trabalhar da forma dele. Não pegando resto de um treinador louco, ou um time montado pelo Presidente do Clube.

  17. Colada de saco tardia do presida e valeu MO, tchau, obrigado por ser atleticano e por participar do título da Copa do Brasil, mas já deu, cada um siga seu caminho ano que vem.

  18. Se nem o presidente tem compromisso com o clube, os jogadores que nem atleticanos são é que terão? Acorda presidente, precisamos de um choque de gestão. Você fala muito e faz pouco. Reclama das arbitragens mas os mesmos que roubam o galo são escalados novamente. Não cobra dos jogadores durante o campeonato e agora que já tá tudo perdido vem dar uma de Kalil?. Acorda sr. presidente. Os caras andam em campo e ainda tem dois dia s de folga? Trabalhador comum trabalha todo dia e muitos no final de semana e não podem se queixar do cansaço. Estes mercenários jogam duas veze por semana, com tudo a disposição, médico, nutricionista, massagista, fisiologista comem do bom e do melhor, viajam só de avião , se hospedam nos melhores hoteis e ainda vem dizer que estão cansados? Cansados estamos nós sr. presidente, da sua inércia , do Marcelo e deste time de mercenários. Acorda sr. presidente.

  19. MO é o pior treinador que vi no Galo desde Paulo Bonamigo. 9 meses e nao se vê NADA!
    Olhem o elenco do Bota Fogo. Esta 5 pontos atras do Galo. Se bobear vão nos passar ainda.

  20. Excelente comentário. A principio discordo apenas a respeito do “fora Marcelo”. Assisti Grêmio e Sport, vou mudar meu palpite. Achava difícil ganhar do Grêmio lá em POA. Se o CAM fizer o dever “de casa” (2 x 0 ou mais), dificilmente o Grêmio vai reverter.

      1. Caro Eduardo, pode até não ser sua intenção propagar, mas com um texto desse, em um momento que o time precisa de apoio incondicional na FINAL, achei um pouco precipitado. Acaba sendo combustível, na hora errada, para a turminha inflamada anti-marcelo ecoar a cornetagem fora de hora. Se for pra discutir esse assunto, que seja depois da final.

  21. Caro Eduardo, assim como a diretoria e comissão demoraram muito a se posicionar e quando o fizeram, foi de forma totalmente equivocada. ao meu ver, tudo não passou de um chilique idiota do fraquíssimo presidente do clube. Perdemos muito tempo imputando a culpa na fraca arbitragem e e momento algum assumimos que tecnicamente a equipe não apresentou em campo o futebol que esperávamos. No primeiro semestre perdemos para times de vázea (URT e Tricordiano), não conseguimos vencer o melancólico time do mequinha e entregamos o título mineiro, que era obrigação conquistá-lo. Fomos eliminados da Libertadores pelo São Paulo, time sofrível e a culpa caiu somente no Aguirre. Iniciamos o Brasileirão com um time recheado de reservas devido ao número excessivo e inadmissível de lesões, mais uma vez culpamos somente o Aguirre e sua comissão. Após 7 jogos sem vencer, obtivemos o êxito contra a fraca Ponte Preta após o retorno dos medianos Cazares e Erazo (dependemos de dois reservas da seleção equatoriana), essa foi de lascar.
    O jovem meia até que apresentou algo diferente, mas sua vida fora dos gramados não permitiu a sequência que todos esperavam. Mesmo assim, seguimos tropeçando aqui, ganhando outra ali, mas em momento algum chegamos à liderança. Assim como em 2012 e 2015 entregamos o título de bandeja para os adversários, mas culpamos a arbitragem.
    Besteira dizer que a Copa do Brasil é obrigação, se ganhar será apenas legal, é pouco para o clube que tem o melhor elenco do Brasil. Pra finalizar, vamos atribuir a culpa somente ao Marcelo Oliveira, a diretoria virá a público explicar que a base será mantida, vale dizer que salvam-se poucos dessa base, a maioria não joga nem na série B.
    E ainda participaremos daquele torneio idiota na Flórida que só serviu para atrapalhar a pre temporada, mas tem gente que acha vantajoso.
    Conseguiram sem muito esforço estragar mais uma vez o nosso ano.

  22. Uma expressão para representar ambos: tarde demais.
    Foi tarde demais que o presidente resolveu tomar atitude (sem levar em consideração se foram corretas ou não as atitudes, e está sendo tarde demais a permanência do nosso treinador.
    Além dele, o presidente precisa rever a quantidade de jogadores que não devem ser dispensados ou negociados, fazer caixa e trazer outros pontuais em errar: Patric, Ronaldo, EdCarlos, Tiago, Erazo, Carlos, Datolo, Cleiton, Hyuri.
    Já que o brasileiro ja foi perdido, que já estamos pelo menos na pré-libertadores, que comece a montagem do elenco 2017 imediatamente.

  23. MO é o pior tecnico |(se podemos chamar ele de tecnico) que eu vi no Galo desde Paulo Bonamigo. Nao enxerga-se NADA que possa se chamar de esquema nesse time. Só desculpas e desculpas. O Bota Fogo com um elenco 20 x pior está a 5 pontos da gente. Isso mostra a incapacidade desse “treinador”. Se LC era burro com sorte o MO é muito burro com muita sorte. Que ganhe a Copa do Brasil evá treinar um Vitoria da vida.

  24. Muito bem colocado Eduardo! Só acrescentaria que se faz necessário uma barca rumo ao “Colo do Capeta” urgente para alguns atletas que nunca deveriam por aqui ter passado (Patric, Conceição, Ed Carlos, Carlos César, Hyuri e até o caríssimo Clayton)

  25. Gente atleticana…

    D. Nepomuceno não tem o espírito A. Kalil! Não queiramos cobrar dele as atitudes do louvável antecessor.
    Até q seu time e do treinador fez muito. Não lembro quando o Galo esteve com tantos problemas durante o ano e depois chegou a se recuperar tão bem.

    Talvez nos tempos de Eder e companhia… quando o Galo ficava péssimo no turno e depois se classificava entre os mata-matas. E depois fora morto inúmeras vezes pelo apito! Fatos e fatos…

    A equipe é muito boa, craques com perrengues juntos (escolha os seus…) mas o Galo jogou muiiitos jogos com 10 reservas e em mais de um momento diferente do campeonato. E Marcelo não teve escolhas…

    Marcelo saindo quem viria? Não tendo ninguém maior que ele no momento, peço PELAMORDEDEUS que comecem o Mineiro, A Liga, os Jogos do FloridaCup com apenas um foco… O DE MONTAR SUPLENTES QUE SEJAM REALMENTE DE 1ª oo de 2ª linha no mínimo.

    Focar só na Zaga e nos suplentes que tenham raça!

    E teremos um ano no mínimo como este… de só sofrer no finalzinho depois de muitos avanços!

    Abraços

  26. Eduardo e Atleticanos, a bronca do presidente Nepomuceno veio tardiamente. Agora é tarde. Esse time sem alma não tem como sobreviver. Quem perdeu para o Coritiba de 2×0 não merece sonhar com título algum. Essa é uma triste realidade que temos que encarar e repensar o futuro de nosso Clube. E viva o Galo!!!

  27. Muito bem Eduardo!
    Presidente não tem que mandar recado via imprensa. Com a agravante de ser tardia, como você frisou.
    Aliás, quem joga para torcida é jogador.
    E mais, foi de maneira tardia, porque o time vinha se arrastando no Brasileiro a ponto de não nos deixar confiantes. Lembra que foi necessário abaixar preço no Mineirão para o torcedor abraçar o time?
    Já na copa do Brasil, os resultados também foram ruins, exceto em Porto Alegre, quando a vitória suada teve como melhor jogador o Victor.
    Com certeza empurraremos o time na final da Copa do Brasil. Se não vai na tática, na organização, tem de ir na raça.
    E no Brasileiro, o apoio será dado para alcançar pelo menos o vice, evitando uma posição vexatória.

  28. OBRIGADO POR ESSE POSICIONAMENTO MUITO RELEVANTE, SERIA MUITO IMPORTANTE A SAÍDA DO MARCELO. ” MELHOR GOSTARIA QUE ELE NEM VIESSE, MAS ESTÁ AI. PRECISAMOS DE INOVAÇÕES NO FUTEBOL, DE TÉCNICOS NOVOS, IDEIAS E MÉTODOS INOVADORES. DEIXAR DE LADO TÉCNICOS SÓ PORQUE FOI ÍDOLOS DO PASSADOS, QUE VIVEM DE TÍTULOS PASSADOS. NOSSO FUTEBOL TEM QUE DEIXAR DE SER IGUAL POLÍTICA, AONDE TÉCNICOS QUE NÃO SE CAPACITAM E EMPREGÃO SEU ENTE QUERIDOS , COMO IRMÃO E GENRO…

  29. Caro rabino. Não concordo com você pelo fato de o presidente ter dado bronca (atrasada) pelos microfones. O presidente Nepomuceno falou a grande verdade de sua administração: acabou a brincadeira!! (realmente, gastar a fortuna que o Galo gasta para não ganhar nem o Mineiro?) Nepomuceno, Marcelo e o “Plantel de Funcionários Públicos” brincaram com a Massa durante todo o ano. Nepomuceno não teve comando, culhão e força para bater na mesa e fazer o time correr. Muito pelo contrário, compactuou com tudo que o péssimo treinador Levir fez no ano passado, compactua com o que faz Marcelo Oliveira agora, sguindo seu amigo Levir, pois as mordomias e corda bamba continuam. (folga até quarta-feira, depois de uma derrota vexatória?) Se o Galo tivesse um presidente de verdade, todos estariam treinando a partir de hoje, em tempo integral, até o próximo jogo na semana que vem. Mas o que reina no plantel é o descompromisso, as folgas, as mordomias e as desculpas esfarrapadas que graçam no plantel através do ex-treineiro Levir. Lembram-se do ano passado, em Goiânia: o treineiro reclamou do calor. Pergunto: será que já fez frio em Goiânia? Levir reclamou dos 20 centímetros a mais na largura do Serra Dourada. Pergunto: desde sua inauguração há 40 anos, o Serra Dourada já foi menos largo do que é? Pois é, ainda tem dirigente que contrata o Levir…. Mas a administração de “BRINCADEIRA” que Nepomuceno teve a coragem de colocar pra fora vai desaguar em um ano absolutamente negativo: A Copa do Brasil está fugindo entre os dedos. Presidente Nepomuceno, pelo menos o senhor falou a VERDADE: O Galo é uma brincadeira…. de mau gosto!!!!!

  30. Tenho 47 anos, infelizmente tinha apenas 02 anos quando o GALO conquistou o Brasileirão em 71 e não pude comemorar com meu pai . Tive a honra de poder comemorar a libertadores junto aos meus filhos, que ate então torciam para Real Madri e Barcelona, mas depois deste título passaram a ser atleticanos apaixonados. Ainda espero poder comemorar um título do brasileirão ao lado deles, porém para isso devemos cobrar mais o tempo todo de nossa diretoria , jogadores e comissão técnica. Não podemos ficar mais nesta de ” eu acredito “, ” aqui no galo tudo é sofrido”. Nós torcedores temos que pressionar. A gente ficou acreditando na conversa dos jogadores que eles queriam ser campeões até praticamente acabar o campeonato . Agora vamos refletir , nós estávamos enganando a nós mesmos, pois um time que simplemente ganha uma unica partida fora de casa no segundo turno, jamais poderia sonhar em ser campeão. Perdemos jogos fáceis fora de casa, em muito deles começamos ganhando. Outra coisa , outro motivo que nós sem percebermos, não cobramos do time foi o fato que mesmo quando perdíamos ou jogávamos mal , nos conformávamos ou nos satisfazíamos vendo nossos fregueses do outro lado da lagoa, sofrendo para sair da zona da degola.

  31. E é bom lembrar Eduardo, que o Marcelo Oliveira repetiu “N” vezes que o Galo tinha elenco forte e não precisava contratar.Portanto mesmo com muitos jogadores no departamento médico(que fossem 10 ou mais),restariam vinte ou mais “qualificados”,que bem treinados,supririam as ausências dos jogadores machucados,portanto o Marcelo Oliveira “não é um grande treinador”,e não tem o perfil para ser técnico do Galo.Soma-se a isto,a passividade do mesmo durante o decorrer das partidas(calado,pouco participativo,na verdade omisso). Quanto ao Presidente,foi iludido(como a massa),pelo canto da sereia,por jogos em que o Galo parecia uma seleção em detrimento de um time peladeiro,que tombava covardemente diante de times de série c e d.
    Queremos compromisso,queremos transparência,queremos uma diretoria “ouvindo a voz rouca das ruas”,queremos coerência e sabedoria,pois aqui é GALO,porra!

  32. É isso Dudu , ‘roupa suja se lava em casa ‘ ponto ! Qto ao treinador , li uma entrevista o Gropen – Pres.eleito p/ o Conselho Deliberativo do CAM e futuro ocupante do 2º maior cargo do Estado – em que ele fala em transformar nosso CLUBE em uma empresa .Dito isto, como em toda grande corporação o investimento em seu CEO é pesado ,sonho em ver nosso CAM – já que somos inovadores de fato – investindo na formação de um treinador . Não mandando-o fazer estágiozinho de um mês em clubes fora daqui em que seus treinadores são cheios de vícios ,mas sim curso de treinadores de clubes de elite da UEFA licença A . Não é querer comparar-nos com os treinadores lá de fora e sim sairmos desta roda gigante cheia de técnicos -não treinadores- ultrapassados e sem identificação nenhuma com o CLUBE. Seria também uma forma de ter no comando técnico , um profissional que realmente faça algo diferente em prol do Clube .Sei que pode ser uma viagem de minha parte e um investimento de longo prazo,mas vai que … SAN

    1. Aí sim ein! Hoje não há no Brasil um treinador que se destaque. É sempre o mesmo esquema… com a escassez de um camisa 10, joga-se com dois meias que são mais babás de lateral do que meias ou pontas. Resultado: esse futebol feio em praticamente todos os times do Brasil. No Galo houve lampejos de bom futebol, quando teve um certo entrosamento com Pratto, Fred e Robinho e Cazares, mas o sistema defensivo deixou a desejar. Gostaria de ver, como você citou, um treinador sendo formado tanto pra revelar novos craques (mais camisa 10 por favor!!) quanto pra encontrar esse equilíbrio que é tão importante hoje em dia entre os sistemas defensivos e ofensivos. É o famoso equilíbrio que tanto o Tite falou e hoje o leva à seleção brasileira. Acho muito válida essa ideia, de se formar um treinador como investimento a longo prazo.

      1. É isso Daniel! Além de inovar , formaria-se um treinador livre de ‘velhos’ cacoetes que muitos técnicos que hoje estão desempregados insistem em conservar . Talvez um dia veremos isto acontecer, enquanto isto os clubes ficam reféns da sorte e as categorias de base jogadas ao léu ,despejando jogadores robotizados que não sabem sequer o que é um esquema tático .Valeu por compactuares de minha ideia e,tomara que nossos dirigentes um dia implementem algo parecido em nosso CAM … SAN

  33. Marcelo Oliveira não tem escalado o time como deveria…acho que a diretoria deveria pensar em trocar o treinador….No jogo contra o Curitiba deixou os melhores no banco… todas deveriam jogar pois estão ganhando para isto…..nada de folga…..

  34. Bom dia! Concordo em gênero, numero e gral nas observações feita, nunca torci tanto para ver um treinador no GALO, como torci pro Marcelo, mas vejo que e um time sem coerência, equilíbrio e sem medida. Fico muito triste em perceber que a melhor opção seria a substituição do treinado, mas olhando para o senário nacional hoje e não vejo um técnico que caberia no GALO se não o Levir. Como ficaríamos nesta situação?

  35. Deveria ter deixado o Levir que a esta hora já seriamos campeões , para que tantos medalhões se na hora que precisamos nada produzem ? Este fred e Robinho,que Fluminense e Santos os tenham , só fazem gol em defesas fraquíssimas , nem do Cruzeiro nós gahamos este ano .

  36. Caro Eduardo, da mesma forma que o presidente se precipitou em fazer essa cobrança em público, acho também precipitada a sua “despedida” em público do treinador. Estamos prestes a disputar uma FINAL, sim uma final de Copa do Brasil, e esse tom de velório não combina com a essência atleticana. Como disse em posts anteriores, na primeira década deste século nós passamos por coisas muito piores… Aplaudimos Bilu, Catanha, Gedeon, Mixirica, etc… empurramos o time da B de volta para a elite, empurramos para não cair ( e foi exatamente o Marcelo que nos livrou de mais uma queda ). Não digo que estou satisfeito com o que o time vem apresentando, mas temos que parar com essa cultura de culpar o treinador por tudo. Até porque, além do Cuca, não vejo outro treinador no mercado atual que daria certo no Galo. Todos são apostas. Tem gente pedindo o retranqueiro do Roger! O Grêmio é outro sem ele. E olha como são as coisas… O “renegado” Renato Gaúcho fez o time jogar. Ele apenas armou o time de forma mais ofensiva e conta muito com seu camisa 10, o Douglas. Já no caso do Marcelo, ainda que ele não tenha dado a tal liga esperada até o momento, acho importante ponderar que ele não teve uma zaga segura durante boa parte da temporada. Rafael Carioca caiu muito de produção. Os laterais não foram regulares e falharam nos momentos mais importantes. Do meio pra frente ele não teve jogadores que fizessem a recomposição que é exigida hoje. Cazares e Otero não tem caguete para marcação, Robinho muito menos ( e se assim o fizesse, cansaria no primeiro tempo), Pratto até se esforça pra voltar mas nos jogos que foi exigido demais pra isso ele também cansou demais, e Fred só volta nos escanteios. Luan e Maicossuel que fazem esse papel, passaram boa parte da temporada no DM. Aí o cara escala Clayton ( e tome bordoada), escala Hyuri ( e toma bordoada ), escala C. Eduardo ( e toma bordoada). Assim fica difícil. Ainda que fosse realmente necessário trocar o treinador, acho que seria menos precipitado e mais sábio fazer isso e tocar no assunto ao final da temporada. Falar disso agora, antes da FINAL (é importante destacar que é uma FINAL e não luta contra rebaixamento) acaba gerando uma murmuração chata e um clima chato entre os torcedores. Precisamos é estar otimistas, empurrar o time como sempre fizemos. E sinceramente, eu ainda acho, dentro de uma análise técnica profunda ( e não superficial baseado em apenas resultados negativos ), que o Marcelo não é o principal culpado de não termos alcançados os objetivos esperados. Faltou fortalecer a zaga, faltou cobrar o Carioca ou trazer um volante pra jogar com o Donizete, faltou a diretoria ter feito essa cobrança anteriormente, faltou “sorte” em relação às lesões, e faltou vontade (ou perna) de alguns jogadores nos momentos decisivos. Essa história de que temos o “melhor elenco” do Brasil é conversa fiada. Temos sim um ótimo setor ofensivo, mas meus caros, futebol não se ganha somente com o ataque. Com a saída do Jemerson a zaga ficou fraca. O F. Santos que começou bem quando chegou, caiu de produção. Assim como o Carioca caiu muito e sobrecarregou o Donizete. Jogando J. Urso e Carioca então… zaga totalmente exposta! C. César também caiu de produção. Como eu disse em um post anterior, é fácil dizer que o time ganha por qualidades individuais, mas quando perde por erros individuais isso não existe ? Agora, se o assunto Marcelo Oliveira realmente prosseguir, só espero que não continuem com essa história de Roger, porque o Galo não é time pra jogar retrancado e vamos passar raiva como passamos com Aguirre.

    1. Time que toma 44 gols em um campeonato e não ganha fora de casa de times fracos não consegue ser campeão. O Aguirre estava arrumando a defesa mas não deram tempo para ele continuar o trabalho. Agora o Marcelo Oliveira não consegue montar um esquema de jogo. Ano passado no Palmeiras foi a mesma coisa. Só chutão para frente. Galo precisa de um técnico moderno e não o ultrapassado do Marcelo. Tem que buscar o Roger, Jair ventura ou Zé Ricardo.

  37. Passada a desilusão de domingo, ontem me abstive de comentar já que de cabeça quente o torcedor fala mais com o coração do que a razão. Um técnico que ganha 2 brasileiros e é finalista em 5 Copas do Brasil será que é tão ruim assim ou o grupo de trabalho não deu liga? Jogadores temos, lógico que faltam jogadores operários tipo mais um Donizzeti no meio campo, mais 2 bons zagueiros, mais 2 laterais um esq. reserva e mais um LD pra disputar com M. Rocha mas daí dizer que o time todo é uma merd@ já é demais. Dizer que Copa do Brasil não tem expressão isso não é atleticano me recuso a acreditar em tanta imbecilidade dita. Estão criticando o Nepomuceno por ter lavado a roupa suja em público, ora quantas vezes o Kalil fez isso e aplaudiram? devia ter feito bem antes talvez estivessemos brigando pelo titulo. Ontem o Grêmio tomou de 3 do Sport em plena arena no RS, vão dizer o que que o time era reserva? só não vi o Luan o resto estava lá, será que estão dizendo que o time do Grêmio é uma m@rda lá também? O Galo perdeu o titulo por não ganhar fora de casa como aconteceu com o Cuca, Levi e com o MO simples assim. No dia que o Galo aprender a se impor fora de casa no Brasileiro podem anotar que ganha esse titulo. Temos ainda a CB e o restante do Brasileiro é jogar com garra e vontade para vencermos esses jogos e na minha visão vindo a CB será lucro. Saudações Alvinegras.

  38. Nepomuceno:-“…acabou a brincadeira.”
    Quer dizer que estavam brincando? E o cara resolveu acabar com ela em novembro? Depois de eu ter acompanhado, apoiado, comprado ingressos e sofrido. Estavam de brincadeira?????

    1. Assino embaixo o que escreveu o Roberval. Me sinto um palhaço. Quem ganha 200 mil estava brincando e eu que ganho mal e gasto com ingresso serio sou o unico que levava tudo a serio no “espetaculo” proporcionado pelo time do Muito Burro com Muita Sorte?

  39. Eduardo, adoro sua lucidez, ainda que bipolar… mas acredito que nosso treinador Marceleza, se equivocou na escalação sim, mas acho que os jogadores estão sem tesão pra jogar…sei lá… até o Luan tá transparecendo desmotivação…Ontem um babaca começou a divulgar nesses grupos de whatsapp que o jogo contra o grêmio já foi vendido e o brasileiro idem. Fui obrigada a rebater, por não acreditar que seria interessante ao clube em termos empresariais que não tivéssemos na nossa história alguns títulos.

    1. Sim , boa lembrança . O imortal Yustrich. ou Dorival kinpel. Também conhecido como “Homão”. Putz bateu saudade. Caro Dudu, vale a pena uma postagem sobre ele. Quem sabe isto poderia inspirar o Marcelão Oliveira. foi o Homão quem fez o Dario. é muita história desse homem.

  40. Caro Eduardo. Permita dizer que voce rejuvenesceu muito sem a barba, na foto postada. quanto à bronca do presidente, também acredito que ela veio muito tarde. eu gostava mais da atitude do kalil que se reunia com os jogadores no meio de campo e descia o sarrafo. a imprensa ficava longe só especulando. Mas hoje tem leitura labial , isto complica um pouco. Vou te dizer: Marcelo é um grande cara. ele tem meu respeito e admiração mesmo conseguindo 2 títulos brasileiros pelo cruzeiro. mas realmente, pra treinar o galo eu só vejo 2 técnicos: Cuca ou Levir. Talvez um ou outro dessa nova safra. Quem sabe o Roger. Vamos que vamos: agora no Galo é assim: folga e preguiça não tem mais vez. a cobrança será total. Será 100 %. Pelo que vi do jogo de ontem , o Grêmio tá caindo pelas tabelas, muito limitado. O Sport deitou e rolou. Vai dar Galo facil facil. SEREMOS CAMPEÔES DA COPA DO BRASIL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *