Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sinais de definição no elenco

Interessante. Leo Sena e Alan Franco são do Galo! As informações partiram do Goiás e do Independente Del Valle. A lógica seria o presidente anunciar cada contratação, mas desde que surgiram as redes sociais, essa comunicação deixou de ser em coletiva e virou uma tuitada. Kalil quem deu início a isso, quando anunciou para a “torcida mais chata do Brasil” a chegada do Victor.

Daí, outros dirigentes mineiros copiaram a ideia e passaram a seguir essa onda. O próprio Sette, mais timidamente, também já se valeu deste expediente. Fato é que, os dois jogadores foram anunciados pelos clubes vendedores e não pelo contratante, no caso o nosso Galo. Em termos práticos, nada muda, esperamos – claro – que ambos sejam a nossa solução para aquele setor.

São dois jovens jogadores, 24 (Leo Sena) e 21 anos (Alan Franco), que se encaixando no time como o Torcedor sonha, será a garantia de um longo período sem problemas naquela área. Desde o desmanche da dupla Pierre e Donizete, que tinham Josué como opção, e após a saída do Rafael Carioca, ficamos vulneráveis e expostos. Defesa entre as mais vazadas em temporadas do Brasileiro, se justificam pela ausência de proteção à sua frente.

Leo Sena é paulista, da capital, tendo atuado na base do São Paulo, Paraná, Diadema e Rio Claro. Foi numa Copa São Paulo de Juniores que despertou o interesse do Goiás, aonde chegou em 2015. Seu contrato terminaria em dezembro próximo, tendo o Galo pago quatro milhões de reais por 80% dos seus direitos econômicos. Foi nome indicado por Sampaoli, o que em tese é garantia de boa expectativa. Entre os torcedores goianos, sua transferência foi lamentada, embora tenha quem assegure que não é a joia que imaginamos. Assina por cinco temporadas.

Já o equatoriano Alan Franco, cujo contrato especulado é de quatro anos, não teve o valor da transação anunciado. Segundo a postagem do próprio Del Valle, o clube do Equador ainda mantém 35% desses direitos econômicos do jogador. Criado na base do próprio clube estreou no time profissional aos 17 anos. Segundo informações da imprensa de seu país, atua tanto avançado quanto recuado, situação que atende e encaixa perfeitamente nessa nossa carência. Boa sorte aos dois, e, consequentemente, a nós Atleticanos.

Enquanto a diretoria segue, em meio a essa pandemia, resolvendo problemas financeiros e técnicos, o Torcedor segue ansioso pela definição do elenco e novas contratações. Vejo com boa expectativa os garotos da base que estão em treinamento com o grupo principal. Tenho muita confiança em todos, mas destaco Neto e Felipe, além do Bruno Silva, que mostrou qualidade no início do ano.

Faltam, a meu juízo, zagueiro, atacantes e o tal do 10. Ontem, em prosas informais com Atleticanos do meu dia a dia, falamos uma série de nomes que passaram e que foram de certa forma injustiçados por nós mesmos. Carioca, que até citei acima, Douglas Santos, Dátolo e até o Guilherme. O argentino não perde a oportunidade em mandar recado que flerta com o Galo. Guilherme, ao que li, toparia até contrato por produtividade. Seriam melhores opções, ao meu pensar, que esse vagalume descompromissado.

Já nas outras duas posições, necessário se faz entender que o Galo não pode investir alto. Sob risco de correr por caminhos inadequados na vida financeira, o que já estamos assistindo de perto. Um xerifão experiente cairia bem para fechar a casinha.

Já lá na frente, um velocista e outro que balance as redes. Ontem, nosso amiGalo Wellington Souza, arriscou um palpite interessante. Tardelli pode ser esse homem-gol. Já foi assim no passado, lembrando que ele – como outros – só teve sucesso na carreira atuando pelo Galo. Quem sabe!!!

Era minha intenção hoje falar sobre Diamond, dívidas, busca de soluções, até porque durante a semana conversei bastante com pessoas destes setores. Atleticanos e até não Atleticanos. Mas, cada qual na sua área tem muito mais qualificação que este blogüeiro para opinar sobre negócios de tamanha grandeza. Amanhã pretendo trazer uma síntese dessas prosas e colocar ao nosso debate. Até!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

17 thoughts to “Sinais de definição no elenco”

  1. Boa Tarde! Estou sumido dos comentários no Blog. Mais essa “oitentena” e falta do futebol estou sem T (desculpem). Todavia venho acompanhado as pautas diárias. Por exemplo: o prejuízo 5,9 milhões é pela utilização do Independência em detrimento ao Mineirão. Agora sabendo que o estádio do Horto nunca deu resultado financeiro. Cazares: mesmo com lampejos, acho bom jogador. O que atrapalha é sua irresponsabilidades. Quanto aos novos contratados, vamos torcer para que resolvam a proteção da defesa/laterais.

  2. Boa tarde a todos os atleticanos e atleticanas de TODOS os matizes!
    Contratou com salários , direitos de imagem atrasados, dívida monstruosa demonstrada por um balanço anual supostamente vazado. Se fossem craques, mas não são.
    G1 tem excelente matéria sobre o CAM.
    Mais do mesmo. ..
    Vai prá cima deles trator!

  3. Bom dia,

    Quanto as contratações falta os exames médicos e só após, é que deverá ser anunciado.
    Alan Franco ainda tem o problema da pandemia e as fronteiras fechadas, sem prazo para apresentação.
    Desde o início foi dito abertamente pelo diretor e presidente que as contratações estão sendo feitas pelos investidores, e naturalmente se o Galo quiser ter mais do que os 25% de vitrine, deverá comprar maior percentual, se não, numa venda a grana irá para quem comprou, fácil assim, ficarem especulando além disto é besteira, pelos moldes do balanço de 2019, no ano que vem deverá ser descrito os detalhes, como foi feito este ano com o Chará e as compras do Alan e do Arana.
    Concordo que para fechar o grupo hoje depende apenas de dois atacantes, um zagueiro e um armador.
    Para a função de armador, gostaria de ver o Sanches do Santos, muita garra, visão, batedor de falta e pênalti com perfeição.
    Para atacante de área gostaria da volta do Jô. Livre no mercado.
    Zagueiro se houver oportunidade o Veríssimo seria interessante exatamente por conhecer o trabalho do Sampaoli.
    Na beirada do campo pela esquerda seria o Keno que está em pauta.
    Vamos torcer, porque o treinador não tem cara de quem gosta de participar, ele deixa claro que gosta mesmo é de ganhar e isto deixa esperança no Atleticano.

    Boa quinta feira para todos!

  4. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Respeitosamente Datalo e Guilherme sao ex jogadores. Ja nao basta Vitor, Rever, Fabio Santos, Gustavo Blanco, Jair e Cazares? Precisamos de jogadores que tenham condições de jogar futebol com intensidade e regularidade. Eu só nao compreendo contratos de cinco, quatro anos….Deveria ser no maximo dois com opção de renovação…Prezado Avila se algum desses volantes jovens fizerem uma temporada boa, serao negociados na próxima janela. Nao haverá longevidade. Lembra do Emerson? Hoje somos barriga de aluguel de investidores. Se der certo eles lucram. Se der errado, o galo fica com o prejuizo tipo Ze Wellisson e outras ” apostas”. Para só nao ficar na critica, transformem logo o Galo em empresa e acabem com essa enganação.

    1. Perfeito o seu comentário Domingos Sávio.
      Estamos buscando sarna para coçar com contratos longos. Realmente 2 anos seriam suficientes até para sentir se o jogador dará ou não retorno. Se não der, o prejuízo não será tão grande. Até porque não acredito que nenhum dos 2 contratados, Leo Santos e Alan Franco, cheguem com status de titulares. É mais uma aposta e como aposta, acreditava que o Sampaoli iria dar oportunidades aos jovens da base que foram integrados aos profissionais. Com a vinda desses dois atletas, tudo leva a crer que as oportunidades para os jovens diminuirão muito. Deveriam, isto sim, contratar um centro-avante e um defensor de pesos que pudessem chegar e serem titulares. Se os dois tivessem vindo por meio de troca de jogadores, o atlético tem pelo menos 8 disponíveis, aí sim poderíamos estar eufóricos. Mas gastar 4 milhões com um e deus sabe quanto pelo outro, com contratos de 4 e 5 anos é um desperdício. Enquanto falta dinheiro para pagamento de salários de funcionários e jogadores, sobra para adquirir à vista, pelo que se tem notícia e se confirmar, a compra do Leo Santos, por 4 milhões, com prazo até dia 15 para liquidação.
      Acrescenta-se que o atlético ainda precisa urgentemente de 1 tacantes e 1 defensor, esses sim, necessários para suprir a carência de há muito do plantel.
      Espero que não estejam mais uma vez enganados! Ha mais foi o sampaoli que indicou! Mais o sampaoli também indicou várias contratações feitas pelo Santos que não vingaram. Se hoje estamos aplaudindo os dois contratados, amanhã com certeza, não poderemos criticá-los se forem cartas fora do baralho.
      Por isso mesmo, acompanho as suas preocupações.

  5. […]”A lógica seria o presidente anunciar cada contratação,”[…] e tbm o dinheiro vem de onde? Quem banca e como será o retorno do montante investido? Quem pagará certamente será o CAM,se com recursos próprios só o tempo dirá! Engraçado q até outro dia a preocupação era com o informe financeiro, um corre danado p quitar dívida com a fifa,etc etc etc… O debate amplo e urgente que deveria estar acontecendo seria a mudança do Estatuto retrógrado vigente para impedir que novos presidentes quebrem o Clube,mas não é do interesse q neste momento ocorram mudanças p parar a sangria q vem sendo imposta à Instituição a muito tempo. Deixe ir ali “degustar” um charuto… pffffffffft

    1. Boa tarde
      Desculpe meu caro, mas lendo a reportagem não vi nada de novo de tudo que já sabemos a respeito das finanças do clube e das dívidas junto ao Ricardo Guimarães. Então o porque do mais do mesmo?
      O que para mim está escancarado é uma briga que envolve o clube e o jornal o Tempo que está tentando retaliar 7C, quando este citou o jornal e seu repórter no vazamento do balancete.
      Mas fica a pergunta pra quem fica criticando o fato do clube ter parceiros. Como estaríamos hoje sem eles?
      Eles visam lucro? Eles querem seu dinheiro de volta? Tudo normal, como em qualquer setor da vida. Eles são investidores e pronto.

  6. Bom dia. Alan e Leo. Como disse o blogueiro, seu grande pedigree foi terem sidos indicados por Sampaoli. Eu estou levando fé no Sampaoli e Mattos, então creio que não serão outros refugos que não vingaram. O coitado do 7C, ruim de doer, tem uma vantagem: ele confia nos seus subordinados.. O seu grande problema é selecionar bons subordinados. Dessa vez o fez, então estou como aquela música: “fé cega… e pé atrás”. Quanto ao Estádio. aquilo é uma BOMBA. Mas é simples de resolver: pede aos bilionários do Galo que o ergam às suas expensas, sem dinheiro algum do Galo, e o cedam para os jogos do Galo com arquibancadas livres para o clube, e demais ganhos para eles. Ora, se é tão bom negócio assim, que bilionário não quereria tê-lo?! Dizem que um calouro de economia caminhava pelo campus com um renomadíssimos professor, quando viu uma nota de 100 dólares e correu a abaixar-se para pegar-la. O professor, vivido e calejado, disse: “não perca o seu tempo, é falsa”. É óbvio que era falsa, pois se fosse verdadeira, alguém já a teria pegado antes. O Estádio do Galo é tão bom, mas tão bom, que ninguém quer. Com dois estádios em BH, fazer outro, tendo R$ 800 milhões em dívidas no lombo?! Essa nota é falsa.

  7. Ainda bem que o Sampaoli é nosso técnico. Parece ser muito profissional e gostar de que faz. Acho que todos os jogadores renderão bastante e isso é essencial. Meu único receio é este presidente amador deixar o baixinho invocado.

  8. Bom dia. Apostas com contrato longo, tal como outras contratações. Dividas assumidas e outras criadas não pagas, empurradas com a barriga. Filme antigo.

  9. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanas e atleticanos,
    torço muito para que Leo Sena e Alan Franco se encaixem no Galo… Infelizmente, na minha opinião, não podemos contar com Jair e Blanco, bons jogadores mas sem condições físicas de exercer a profissão de jogador profissional.. Uma pena….
    Ontem fiquei animado com uma notícia divulgada plea nossa querida Lucy de que o Mattos estava tentando uma troca do marginal pelo Scarpa!!!! Se conseguir já valeu e muito a sua contratação, quanto mais cedo o Galo se livrar desse sujeito melhor, só denigre a nossa imagem…. E quando a “bola volte a rolar”, ele já esteja bem longe daqui… Mais um daqueles que ficaram encostados no Galo (esse infeliz por QUATRO ANOS) e que não deixaram saudade nenhuma pelo contrário, só alivio pela sua saída….
    Um ótima quinta a todos e continuem a se cuidar….

  10. Bom dia MASSA!

    Moro em Goiânia, realmente a saída de Léo Sena foi bem e mau comentada. No passado era considerado gandaeiro, até que Ney Franco o recuperou. É um bom volante, não sabe fazer gol, mas sabe o principal: marcar e sair com a bola. Qto ao Alan Franco, espero que não seja nem de longe parente do outro Franco que aqui passou recentemente. Esperar para ver. Temos o Dylan Borrero tb para ver, até aqui nada de empolgante foi mostrado por ele, mesmo pelo pouco tempo de jogo. Muita mala estrangeira tem passando ultimamente pelo 9ALO, tomará que esses deem resultado.

    A bola rola ou não rola? Vai ser qdo? Julho, agosto, setembro? Até qdo o 9ALO consegue pagar o pessoal? Pagar 4 milhões pelo Léo Sena sem a bola rolar é meio temeroso. E o Alan franco, é qto por 65%? Vai conseguir pagar sem ter futebol?

    Ê 9ALO!!! Ê 9ALO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.