Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Simples, sincero, resoluto, apaixonado e vibrante; eis o Atleticano

 

Assim é o coração do Atleticano. Ele grita que acredita. Compõe a “torcida chata”. Mora em Belo Horizonte, no interior de Minas Gerais, em outros estados brasileiros e até mesmo no exterior. Naturalmente brasileiro. Estrangeiro. Todos apaixonados. O que nos diferencia de outros é nossa condição de Atleticanidade. Ela mata de inveja até senador biônico que um dia foi dirigente de time rival. Otimista. Pessimista. Não somos torcedores. Somos Atleticanos.

Entre nós não existe distinção de classe, credo, cor, religião ou ideologia. Xingamos e idolatramos, ao mesmo tempo. Perdemos sono e passamos noites em claro, na derrota ou nos incontáveis títulos conquistados ao longo de nossa invejável história, especialmente nos tempos recentes. Arrisco-me e tento explicar essa paixão em preto e branco. É indecifrável. “É algo que não se explica. É pura paixão.” Esses dizeres estão na contracapa do livro “Raça e Amor”, do amigo Ricardo Galuppo, pessoa pela qual tenho inestimável consideração. 

Quanto mais o tempo passa, quanto mais vivo o Galo, quanto mais sinto essa indescritível felicidade, menos entendo o motivo de tanta devoção. Depois de um ano de convívio diário, lendo e relendo quase onze mil comentários, confesso que meu divã não é suficiente. Eu mesmo, nunca neguei, deito com a determinação de nunca mais voltar ao estádio, acordo, no entanto, buscando informações da próxima partida.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético – Imagens Galo e taças de rede social

Saio nas ruas e me envolvo com o contagiante espírito dos Torcedores. Trabalhador e patrão; ateu e cristão; conservador e progressista; juntos na mesma paixão, o Galo. Perguntam-me qual o placar do próximo jogo e sobre títulos na temporada. Costumo responder que vamos ganhar os três pontos e conquistar todos os seis títulos possíveis — Primeira Liga, Copas do Brasil e Libertadores, Campeonatos Mineiro e Brasileiro, e Mundial. Não todos, mas cinco é um bom número. Abro mão da primeira competição.

Em mais de meio século de Atleticanidade, sempre vivi e respirei nosso clube. Todavia, assinando o “Canto do Galo”, durmo, acordo, tomo café, almoço, lancho e, até no trabalho, lido ainda mais com a alucinante, deliciosa e privilegiada condição de ser Torcedor do time mais envolvente do mundo. É natural, com isso, a reação de não Atleticanos em função de nosso estado de espírito. Como lembra o nosso ídolo da literatura Galista, Fred Melo Paiva, o grande sonho de alguns poucos em Belo Horizonte e no interior é gritar “Gaaalooo!”.

O Atleticano não é arrogante; traz no rosto a irresistível alegria que incomoda. É sincero e não se esconde quando o time perde. Resoluto, sem qualquer tipo de indecisão ou dissimulação. Jamais omite sua condição de apaixonado, na alegria e na tristeza. Vibrante, pois quando o time ganha, comemora-se e a Cidade do Galo não adormece. Festa que dura dias, não minutos.

Escrevo essas coisas para incitar e até mesmo convocar vocês, para além da confiança no momento atual. De modo eventual, faço críticas acerca do desempenho da equipe. Não significa, assim, que eu jogue contra. “Vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal”.

Convido os leitores para apreciarem, na fanpage do blog, uma interessante constatação que compartilhei sobre finalizações e gols do Galo sob o comando de Roger Machado. A análise é do Footstats.

Em tempo: sobre a especulação a respeito de uma eventual troca por empréstimo de Clayton por Marlone, o que pensam? Faço duas observações.
1) O atleta ir sem estipular valor de passe. Vai que ele desembaça.
2) Não acredito no Marlone, mas historicamente já recuperamos muitos desenganados. Nelinho, Marques, Valdir Bigode, Guilherme, Jô e o eterno Ronaldinho. Então…

 

 

 

61 thoughts to “Simples, sincero, resoluto, apaixonado e vibrante; eis o Atleticano”

  1. caro Eduardo:
    Aqui no estado do ES temos a Galo de Praia, capitaneada pelo nosso amigo Cristiano Otoni.
    Lembre-se dela aí no seu blog (nas matérias sobre torcidas do Galo pelo mundo), ok?
    Abs
    Renato Magalhães

    1. Estou te enviando, por email, o contato da organização dos Consulados.

      Segue ainda o link para apreciar o trabalho destes abnegados Atleticanos.

      Fale com eles. Abraço, amiGalo!

  2. Jandir nosso capitão e professor da zaga está com 38 anos se ele conseguir jogar Libertadores e as finais já estamos no lucro, minha esperança é o Felipe Santana e o Erazo jogarem em alto Nível, se precisar contratar agora só em Junho.

  3. Ora, ora, que há uma censura por aqui, em não publicar as postagens críticas até entendo, embora não concorde, agora, adulterar um texto e publicá-lo é crime. Que nojo! PODE POR NA LIXEIRA SR. E. A, MAS TENHA A DIGNIDADE DE LER, PELO MENOS.

    1. Pegadinha aqui não cola, caro candidato a espertinho. Adulterar seria mudar o conteúdo. Editar é cortar parte da imbecilidade tentada. Quer seu momento de visibilidade, prazer e glória? Aqui não! Evidente que publiquei parcialmente sua missiva, esperando naturalmente seu faniquito que veio tanto rápido quanto imaginei. Não entro sequer em página de face que não me dizem respeito, quanto mais postar ou tentar polemizar, provocar e no seu caso com uma pegadinha barata. Para seu deleite, mesmo depois de ter deletado ambos comentários, segue de volta o segundo deles. No mais, se não sabe ler, “aqui é SÓ Galo!”

  4. Gente, gente … em mais um treino e o Leo Silva ficou de fora. Tudo sinaliza que neste ano o jogador será pouco aproveitado. Nossa Diretoria piscar o alerta e procurar meios para reforçar esta zaga, pois ele vai nos deixar na mão.

  5. Caro Eduardo, sei que muitos serão contrários a estar troca do Clayton pelo Marrone sob a alegação de que Marrone também não é um jogador de futebol confiável, mas a três dias postei aqui um comentário sobre o Jogador Clayton e a necessidade dele precisar de mudar de ares. A torcida, a imprensa e creio que a própria comissão técnica já não aguentavam mais o baixo rendimento do jogador. Ele merece ter uma chance em outro clube, e talvez volte outro jogador.. Além disto, a vinda do Marrone pelo que sei é uma reivindicação do nosso treinador, e acredito que ele sabe o que esta fazendo.
    Fato é que a diretoria desta vez não foi omissa e agiu, só acho que deveria fazer o mesmo com o Carlos Eduardo, mas este em definitivo.

  6. O Meu Pai era um ex-combatente moldado ao estilo de Getulio vargas e da sua amada radio nacional que enduzia o povo a ser Flamerda,bem que ele tentou mas fui firme na Fé da catedral do Galo e meus olhos se enchem de furia quando lembro do 21 de agosto de 1981 e as Marias sorrindo e tombando para o lado gavea e meu odio por eles so aumentando apesar dos meus 11 anos.E o maior Vacilo e armadfilha que o Elias Kalil entrou foi aceito O Rato apitando. Este jogo tinha que ser en cuba pra ladrão nenhum aplumar.

  7. Boa tarde Eduardo e Massa ! belo texto , este mostra o tão quanto está qualificado a nos representar nesse espaço . acho que o Roger vê no Marlone uma opção para compor esse losango tão comentado por ele no meio campo do time , se ele pede é porque gosta da característica do jogador nesse tipo de esquema . me lembro de uma entrevista dele dizendo ser o Danilo a única opção no momento . quanto ao Clayton ainda o acho um bom jogador pelo oque vi jogar no figueirense mais aqui infelizmente não encaixou , será benéfico a ele este empréstimo como já aconteceu com outros tipo Marcos Rocha e Bernard . concordo com nosso amigo Pablo gostaria de ver o Adilson entrar nesse time , penso que ele irá encaixar muito bem nesse meio de campo . enfim vamos ganhando mais opções e o time se fortalecendo cada vez mais. coisas boas estão por vir AQUI É GALO P………………………………….

  8. …olha aí eDUARDO o que o The Guardian, o maior jornal inglês pesquisou e descobriu:
    “Maior jornal inglês cita livro e classifica Atlético e Flamengo em 1981 como farsa
    Redação /Superesportes
    postado em 22/03/2017 13:47 / atualizado em 22/03/2017 14:07
    O confronto entre Atlético e Flamengo, em Goiânia, em jogo extra que valia a vaga para a fase semifinal da Copa Libertadores de 1981, é classificada como farsa pelo jornal “The Guardian”, que recorreu a um livro inglês para explicar o que aconteceu em 21 de agosto de 1981.

    O jornal inglês recebeu a pergunta do leitor Iain Pearson, que ficou curioso ao pesquisar sobre a história da competição sul-americana e encontrar a curiosa história da expulsão de cinco jogadores do Galo ainda no primeiro tempo de uma partida decisiva.

    The Guardian cita o seguinte trecho do livro “Club Soccer 101”, de autoria de Luke Dempsey:

    “O árbitro José Roberto Wright lembra ‘uma atmosfera muito pesada’, embora ele indubitavelmente tenha contribuído para a farsa que estava prestes a ocorrer. O primeiro jogador do Atlético a receber o cartão vermelho, depois de só 20 minutos, foi Reinaldo após um carrinho inócuo em Zico; minutos depois, Éder o seguiu no túnel, tendo acidentalmente trombado com o árbitro enquanto corria para cobrar uma falta. Éder, compreensivelmente, caiu de joelhos aterrorizado pelo cartão vermelho. Houve uma invasão de campo do banco do Atlético, e na confusão mais dois jogadores foram expulsos, Palhinha e Chicão. A polícia então foi para o campo. Aos 37 minutos o quinto e último expulso do Atlético, agora o defensor Osmar Guarnelli. Com só seis jogadores no time do Atlético, Wright não tinha escolha – a partida foi abandonada. O juiz foi embora, de cabeça erguida e orgulhoso, e o Flamengo foi declarado vitorioso “, diz o trecho do livro, publicado pelo jornal inglês.

    The Guardian tem grande circulação na Inglaterra e é considerado um jornal global na internet, sendo referência em jornalismo no mundo todo.
    Ps: eu sempre soube disso….agora ta aí a prova….o Galo se não fosse roubado já teria vários brasileiros e pelo menos 2 Libertadores, fora o Mundial….que vergonha!!!!!…em 2012 o Schimit confessou que prejudicou o Galo pra ajudar o Flor e ficou nisso mesmo…..palhaçada esse Brasil….eu fiquei muito triste nesse jogo….o maior roubo da história do futebol

    1. A fama do ‘rato’ – não ofendendo a categoria em que se encontra o Mickey Mouse – atravessar o Atlântico e ser chamada de farsa soa ‘piegas , aquilo lá foi roubo explicito e orquestrado nos bastidores sombrios daquela que até hoje faz do povo sua massa de manobras .Alcunhá-lo de farsante ,ainda é pouco .The Guardian foi bonzinho com ele,zoam-nos por termos apenas um título Brasileiro , mas o nosso foi ganho dentro de CAMpo,na bola e sem ajuda externa nenhuma e isto me orgulha .Deve ser duro para torcedor aí explicar a conquista de um ‘título’ inexplicável em público… e ser lembrado de que forma se deu a conquista. Esta nódoa o rato vai levar com ele seja lá onde estiver, até sua última geração terá de conviver com esta vergonha de ter seu nome atrelado ao maior ROUBO que o futebol mundial presenciou …falar dele – árbitro de futebol ,como pessoa não o conheço – me dá ânsia de vômito … GALO

  9. Eu ainda acredito no Clayton. Ninguém “esquece” que sabe jogar bola. Relação ao Marlone, já vimos muito dele por aqui. E não é de hoje, já virou moeda de troca do tiMÃO. Outro detalhe: Marlone não pode jogar na Copa do Brasil e só poderá ser inscrito na fase de “mata-mata” da Libertadores. Esse negócio é uma tremenda barca furada. Galo Sempre!!!

  10. Marlone por Clayton? Na minha opinião, um bom negócio. Clayton já teve inúmeras oportunidades e não engrenou no Galo. Não adianta insistir, o empréstimo é a melhor opção, quem sabe recupera o seu futebol, se realmente tem algum, e o Galo ganha em negociação futura… Quanto ao Marlone, é um jogador bem irregular, alterna boas e más atuações, porém, tem bom chute de fora da área, o que falta ao nosso time, talvez Roger possa recuperá-lo. Agora falta a Diretoria resolver a questão CARLOS EDUARDO, que até hoje não se sabe porque veio e porque continua… Não se pode ter jogadores de tão baixa qualidade no elenco porque em algum momento serão utilizados. Planejamento!

  11. Só completando meu comentário, com o Cazares caindo pela esquerda e com o Robinho de atacante pela esquerda, não tem lugar para o Danilo que é um bom banco.
    Não inventa Roger, mantem o esquema 4-4-2 e entra com o Adilson no lugar do Otero.
    Marcos Rocha – Leo Silva – Felipe Santana – Fábio Santos (4)
    Elias – Adilson – Carioca – Cazares (4)
    Robinho – Fred (2)
    Dá um descanso para o Gabriel e coloca o Felipe Santana para ser testado com o professor Leo Silva.
    Nos jogos em casa tira o Adilson e temos muitas opções para fazer esse lado Direito, Luan, Otero, Maicosuel, Marlone
    Eu acredito!!

  12. Galera domingo o Otero não vai jogar (Foi convocado) e o Luan ainda não está 100%.
    Eu entraria com o Adilson de titular por três motivos:
    Primeiro, testar o jogador, dar ritmo, preparar para Libertadores.
    Segundo, testar o esquema com três volantes e soltando o Elias para atacar mais, esse esquema é fundamental nos jogos fora onde não podemos entrar muito expostos.
    Terceiro o Danilo tem jogado bem na esquerda quando o Robinho não joga, com o Robinho em campo e jogando pela direita não é a dele.
    O Roger tem que tomar cuidado para não queimar o Danilo que é bom jogador, mas tem que jogar na dele, ou como meia pela esquerda e só.
    Com o Cazares caindo pela esquerda e R

  13. Saudações AN e parabéns aos vários poetas que aqui se apresentam no dia de hoje. Com relação ao assunto do dia, a princípio, eu veria a troca Clayton > Marlone como 6 por meia-dúzia. Analisando mais de perto, o Clayton infelizmente já teve todas as oportunidades pra mostrar algo, e definitivamente não deu liga. Não possui perfil psicológico para enfrentar situações de time grande – amarela em campo. Por outro lado, é sabido que o Marlone também é um jogador oscilante, mas quem sabe dá mais certo aqui??? Acho que o risco é favorável neste sentido. A única ressalva seria com relação a questões financeiras. O Clayton custou caro ao clube, portanto a diretoria teria que agir com inteligência no sentido de minimizar perdas ao fim dos contratos….

  14. Concordo se a CBF levar o André Figueiredo é um favor que ela nos faz, só não trazer de volta o Micale.
    Essa base do Galo deveria ter um acompanhamento melhor e principalmente caça talentos garimpando bons jogadores pelo Brasil.
    Revelamos muito pouco bons jogadores, um trabalho bem feito na base pode nos render retorno técnico e financeiro esse é o caminho….
    E a torcida tem que ajudar né, ter paciência com os garotos para não queimar antes da hora.
    Saudações!!

  15. Belo texto Eduardo! Esse amor eterno ao alvinegro não tem igual e é inexplicável!
    Quanto à negociação Clayton por Marlone acho boa, mas com várias ressalvas:
    1- Clayton tem muito mercado, acho que é uma moeda de troca capaz de trazer um jogador melhor ou uma boa grana.
    2- Será que é impossível trazer o Everton Ribeiro usando o Clayton?
    3- Se vai realmente negociar com o Corinthians prefiro o Marquinhos Gabriel.
    4- Não sei se o Clayton vai render no Corinthians, outro time grande e ele sentiu o peso da camisa do Galo.
    5- Não poderia emprestar pro Grêmio e abater da dívida do Victor?

  16. Marlone vai jogar aqui o que nunca jogou na vida? Creio que não. É um jogador de nível médio pra baixo, bastante instável. Não será solução pro Galo, pois não resolveu o problema do Vasco, do Sport, dos Smurfs, nem dos Gambás. Prefiro manter o Clayton (mesmo passando raiva com ele) e tentar uma negociação mais vantajosa no futuro, seja de venda ou troca. Além disso, Marlone não poderia atuar na Copa do Brasil, nem na primeira fase da Libertadores. Alguém da diretoria sabe disso?
    O Galo precisa pensar grande se quer ganhar títulos de expressão.
    Trazer jogadores apenas pra compor elenco não adianta.
    Precisamos de mais dois reforços comprovadamente de nível: um zagueiro e um meia-atacante de velocidade.
    Chega de Marlones, Conceições, Carlos Eduardos e Hyuris da vida!

  17. Ser Atleticano é inexplicável, nem sei bem de brota tanto amor e paixão.
    Quanto a Clayton e Marlone, são duas “buzinas de avião”, não servem pra nada.
    Vale a pena investir no Everton Ribeiro. É craque e deixaria o outro lado com dor de cotovelo.

  18. É mesmo, Eduardo. O Rubens Bispo lembrou bem. A CBF té querendo o André Figueiredo. Depois de nos livrar do Micale esse será outro grande favor da madrasta.

  19. Bom dia Eduardo e amigos ATLETICANOS. Apenas uma frase para explicar o que é ser ATLETICANO. “INEXPLICÁVEL” Quanta a troca o Marlone não é uma brastemp, acho que seria uma troca com o Valdivia do inter seria melhor, mas já que vai fazer essa troca, que seja sem valor de passe estipulado e poderia também trocar o Carlos Eduardo pelo Marquinhos Gabriel. Abraços e AQUI É SÓ GALO

  20. Caro Eduardo, não perco sua crônica um só dia. Sou um previlegiado, pois estava no Maracanã e assistí o Galão calar a cariocada. Com relação ao Marlone sou contra a vinda, pois o mesmo já rodou o Brasil de norte a sul, ate na parte fria de Bhte. e numca mostrou nada. Seria um segundo Carlos Eduardo.

  21. Bom dia, Amigos do Blog, companheiros Atleticanos!
    Alguns pequenos pitacos alvinegros: acho que o Leandro Donizetti, nosso ex-Marechal, que demonstrou não ter por nós o mesmo carinho demonstrado pela Massa, está bastante arrependido por não ter assinado um contrato de um ano com o Galo, tendo preferido especular e em consequência se ver agora num ambiente bem menos acolhedor que o nosso. Enquanto ele trocou a idolatria do Galo pelo banco do Santos, nós agora temos Elias, Adilson e Roger Bernardo (aquele que vem do futuro)…
    A possível troca do Clayton pelo Marlone (desde que seja por empréstimo, sem se falar em valores de passe) tem tudo para favorecer a todos, especialmente a nós… Marlone me parece mais completo e tem um chute formidável… Se fosse para adquiri-lo simplesmente, eu não apreciaria… Mas uma troca pelo Clayton representa antes de tudo um alívio…
    Imperdível um quadro exibido na Globo.com entre São Vitor e o Grande Fred, os dois duelando em piadas sem graça… Bom ver e saber que o ambiente na Cidade do Galo é saudável, amigável… A amizade está sempre presente nos grupos CAMpeões…
    Micale saiu da Base do Galo pra servir àquela entidade sediada no rio. Agora eles estão pensando no André Figueiredo… Jemerson num ano, Gabriel no outro… Colegas, parem de implicar com a Base do Galo!
    Saudações Atleticanas

    1. Revelar zagueiro é a coisa mais fácil que tem no meio do futebol. E sobre o Gabriel, eu imagino que ele pode ter dificuldades nas competições mais difíceis, por causa da sua estatura. E a culpa nem é do garoto! Se na base ele tivesse sido melhor aconselhado e encaminhado, hoje ele poderia ser um excelente volante, destruindo jogadas e protegendo bem a zaga.

      Quero ver é essa base revelar um atacante habilidoso, diferenciado, ou então um meia armador que sabe girar bem a bola, lançar bem, fazer enfiadas de bola…. Essa categoria de base que tá aí no Galo não revelou e não vai revelar nunca esse tipo de jogador, porque quando chegar um garoto com qualidade lá batendo na porta, eles vão fazer pouco caso, ou no máximo doar pra outro clube. O André Figueiredo pode entender de bajular empresário, de administração, de lidar com jovens, mas de futebol ele não entende NADA.

      1. Daniel Silva, você foi perfeito na sua análise sobre a base do Galo. Há alguns anos, um conselheiro entregou à diretoria um dossiê sobre a base. Como sempre nesse país, colocaram panos quentes e a turma tá lá até hoje.

        1. Pois é Tércio, eu presenciei algumas coisas há alguns anos e faço essas afirmações hoje porque sei que nada mudou de lá pra cá, infelizmente. Um clube com uma estrutura dessa, uma torcida que sempre procura valorizar a base (ainda que sejam jogadores bem razoáveis), e a própria grandeza do Galo, fica difícil não se chatear com a ausência de talentos sendo revelados. Mas quem sabe, com a ida do André Figueiredo pra CBF isso pode significar o início de algumas mudanças… tomara!

    2. Saudações, Bispo. Lembro-me de que alguns colegas aqui do blog previram que o Marechal não demoraria nem dois meses para ir pro banco do Santos. Deus é atleticano, sem dúvida. Abraço.

  22. Se o Clayton for para outro time, que vá com multa rescisória estipulada e bem alta. Penso, que esse cara deve ter alguma coisa, para Palmeiras, Corinthians e Atlético terem brigado por ele. Quanto ao Marlone, que fique por lá ou vá para o Sport onde ele se deu bem uma vez. No Galo, JAMAIS.

  23. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que fazem deste mundo um lugar de esplendor e beleza sem par. Eduardo, tem um salmo na Bíblia que com alguma variação diz assim “O senhor conhece o nosso coração e sonda a nossa alma”. O que você acabou de escrever é sem dúvida a essência desse conhecimento. Isso prova que você é alma uníssona com a de todos nós. Eu dise aqui uma vez que nós atleticanos nos identificamos uns com os outros por um simples olhar. Há entre nós identificação que transcende o físico e se torna notadamente espiritual. Agradeço e te parabenizo pelo beleza deste seu texto. Quanto às notícias, a de hoje é a possível troca do Clayton pelo Marlone. Não acho nada de interessante no Marlone. É uma espécie de Cazares cheio de lampejos. O Cazares brilha um pouquinho mais. Mas, considerando que o Clayton vem demonstrando total inaptidão com a camisa do Galo, a troca pode ser interessante, pois, dificilmente o Marlone vai conseguir ser pior do que o Clayton tem sido. Alguém disse que preferia o Marquinhos Gabriel. Bom jogador, mas, além da sua boa aparição no Santos onde mais ele jogou alguma coisa? Assim, considerando ainda que o Roger parece conhecer bem o Marlone e tem se esforçado para trazê-lo pode ser que haja uma simbiose entre os dois e o Galo acabe sendo beneficiado. No mais, eu quero é que o Galo melhore cada vez mais. Vou fazer de conta que até confio no Roger é melhor do que ficar criticando-o. E viva o Galo. Com o Galo vivo até o Marlone joga bola.

  24. GALO, igual primeiro amor, nunca se esquece. “Brigar” com a namorada e já fica louco pra vê-la de novo. Sentir o cheiro da primavera, friozinho de inverno e o aconchego de mãe. Sorver da alegria de ser incomparável, paixão inconsciente, dor sem sofrimento, esperança de criança, adormecer com a lembrança de que amanhã eu vou te ver, amor da minha vida, nunca esquecido, vou te amar até depois de morrer. Este é meu GALO querido, que até quando sofrido é desejado, invejado por todos os”inimigos”.

    Marlone não, deixem o Clayton se encontrar, ainda irá se recuperar. Como disse aqui, Felipe Santana começa a mostrar lampejos de um bom zagueiro, logo irá se tornar imprescindível neste time. Mas ainda precisamos de um zagueiro alto nível e um meio campista do mesmo nipe. Roger se mostra, frio e objetivo, ao contrário de outro sabe e tem coragem pra mexer e o principal escuta a massa. Vai longe esse menino. Força GALO

  25. O “Ser Atleticano”
    (Roberto Drummond)

    O atleticano é diferente de qualquer outro torcedor
    É diferente, pois não se restringe a ser
    Somente torcedor
    Ser atleticano é como casamento
    Na saúde e na doença
    Nas alegrias e nas tristezas
    Mesmo quando a doença parece não ir
    E as tristezas teimam em permanecer
    O atleticano é capaz de
    Após uma derrota humilhante
    Pegar a camisa no armário
    E sair às ruas
    Mesmo sendo alvo de piadas
    Isso por que o atleticano não torce por um time
    Torce por uma nação
    E tal qual em uma guerra
    Um cidadão não renega um país
    Mesmo que a derrota seja grande
    O atleticano apóia seu time na derrota
    Pois os obstáculos engrandecem
    Seu sentimento de nacionalismo
    E que me perdoem os que têm apenas títulos
    Claro que são importantes
    Mas o atleticano tem algo que os outros nunca terão
    Tem paixão!

  26. Eduardo e atleticanos bom dia! Muito bom o texto! É inegável que o torcedor atleticano é realmente diferenciado. Sempre me bate uma sensação do tipo… “ainda bem que sou atleticano!”.

    Sobre a chance de vir Marlone em troca envolvendo o Clayton… acho que tecnicamente o Marlone é melhor e chuta mais de fora da área. Ele também tem mais impulsão pra vir jogando de trás e quando o Clayton entrava por exemplo, tinha muita dificuldade pra fazer isso… Acho que o Marlone pode agregar sim, principalmente se a inteção do Roger for de colocar ele pra fazer a função do Danilo quando jogar no 4141… embora eu prefiro ver esse time jogando no 424(com a bola). Mas enfim, tem que ver é como ele vai se sair defensivamente. Mas como você mencionou, tem que ter bastante cautela a questão da compensação financeira. O Clayton foi caro. Tem que compensar de alguma forma.

    E aqui, uma dúvida… se o Marlone vier, como fica a questão da inscrição na Libertadores? Tem esse detalhe tbm.

    Saudações.

      1. Permita-me/desculpe-me a intromissão ! Copa do Brasil tbm não poderá ser inscrito/atuar, jogou contra a Caldense [mesmo caso do Fred ano passado] e seriam menos dois- ele e Clayton- num elenco em que ainda é preciso agregar valores. GALO

      2. Valeu a informação Eduardo. Bom, então se ele vier mesmo, perderíamos um jogador inscrito na fase de grupos, nesse caso temos que torcer pra que nessa fase o ataque não fique comprometido em número de jogadores. Saudações!

  27. Em minha modesta opinião,usaria o Clayton numa troca mais inteligente.Explico; moranguetes do uruguai do norte,mostraram interesse no rapaz faz pouco tempo por que não negociá-lo no Valdívia [?]jogador rápido de lado de CAMpo ,que dribla em velocidade tal qual precisamos é não temos . Marlone de rei das cocada preta à encostada moeda de troca já respirou o ar das montanhas de Minas com atuação apagadíssima por que cargas d’água seria solução agora[?] banco por banco deixe o Clayton aí ,e esperemos uma oportunidade para uma eventual troca que realmente nos atenda. Minha opinião ! Qto ao nosso Atleticanismo redundância falar dele afinal[para o desespero dos de camisa feiona] ,nós somos o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO e isto basta …? GALO

    1. Galodamata, vc se refere ao Valdivia do Inter? Se sim, seria uma boa para o time do Galo, mas eu vejo ele jogando mais centralizado do que pelos lados. E penso que dificilmente o Inter negociaria o jogador nessas condições de troca, com certeza iriam querer uma compensação financeira.

      1. Bom dia Daniel e Galodamata. O Inter acabou de renovar o contrato do Valdívia, indispensável para eles, se não me engano até o final de 2020.

        1. Dia Paulo! É por conta de detalhes assim que não seria uma negociação fácil. Mas como no futebol não há verdades que durem 24hs , uma composição bem amarrada pode ser considerada, jamais descartada . Há negociações e negociações, esta seria uma delas. Sonhar não custa nada ,vai que…! Abraço e?Sempre

      2. Sim Daniel,o próprio! Naquelas partidas pela LA ano passado , era lado do campo fazendo o chamado ‘facão’ nas rápidas enfiadas no meio da nossa zaga. Após a contusão sofrida voltou meio abaixo,mas neste início de temporada -segundo relatos de amigos colorados- vem readiquirindo seu bom futebol. Penso eu, que valeria a pena uma investida nele ,uma composição sei lá… temos diretor de futebol pra isso né não!?Abraço e ?sempre

        1. Entendi. Quando você mencionou a questão de jogar pelos lados eu imaginei fazendo a função de fazer as jogadas aberto, chegando na linha de fundo. Mas sim, ele faz bem esse corte pelo meio possibilitando tanto o chute de fora da área quanto o passe ou elevação na infiltração de alguém. Mas acho bem complicado se ele tiver renovado lá, a multa deve ser bem alta. Talvez poderiam tentar o Everton Ribeiro já que há essa especulação da volta dele ao Brasil. Não tem velocidade, mas joga com inteligência. O salário é que deve ser bem alto…

  28. Eduardo. Ser GALISTA não é um estado de espírito; uma simpatia! Ser GALISTA é ser preto e torcer para o branco! É ser branco e torcer para o preto! É ser pobre ou rico, tanto faz! Ser GALISTA é chorar sorrindo! É sorrir chorando! Ser GALISTA é, simplesmente, saber que Deus nos deu o maior dom do Mundo: “SER ATLETICANO”! “Obrigado meu Deus”! Quanto à referida troca de jogadores (Clayton pelo Marlone), como você mesmo diz, “voto com o relator”. SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  29. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Eu particularmente concordo com a troca do Clayton pelo Marlone, penso que o Clayton não tem mais clima no Galo e a torcida já esgotou toda sua paciência com ele. Por outro lado o Marlone pode render aqui mais do que no Time da CBF. Então bora lá fazer essa troca e ver no que vai dar.

  30. Eduardo vc resume muito bem o que é ser atleticano, me lembro do Galo, nem lembro o ano mas faz mais de 20 anos… empatando com o democrata de 7 lagoas em 0x0 e praticamente perdendo o titulo mineiro daquele ano e eu rasguei uma camisa que tinha ganhado do Eder Aleixo ! No outro dia tava pedindo minha mãe para costurar e usei ela no jogo seguinte no mineirão rsrs
    Sobre Cleyton por Marlone, acho que é válido sim! Posso estar enganado mas acho que o Cleyton nao engrena no Galo mesmo com mais 800 chances.

  31. Prezado Eduardo de Ávila, diante de tão belo relato, não me contive e me senti na obrigação de novamente postar o poema:

    “ATLETICANO”

    Na vida há coisas mensuráveis,
    Outras inexplicáveis.
    Umas, ao alcance da mão,
    Outras, apenas do coração.

    Estas, são únicas e raras
    E por isto são caras.
    Mas não se atribui um valor,
    Pois são algo do amor.

    A força, a fé e a esperança,
    De um hino, que se aprende em criança.
    O preto e branco são as cores,
    Às outras, nunca serão melhores.

    Isto é coisa de sentimento,
    Aos outros não cabe julgamento.
    Somente sendo um para crer
    E isso nos faz viver.

    A paixão é a realidade.
    O amor, a nossa verdade.
    Atleticano nasce Atleticano.
    Somente Deus é soberano.

    17/12/05

    Antônio de Pádua Elias de Sousa
    Formiga-MG

    1. Apenas uma observação: o “Direito a Expressão” é Constitucional. Portanto, sugerir ao Titular do Blog “DELETAR”, CENSURAR, comentários que desagradam alguns, é uma medida de EXCEÇÃO GRAVÍSSIMA. Haja vista que no próximo dia 31, celebrará a passagem de 43 anos do AI5 ,de triste recordação. Felizmente Revogado.

  32. Caro Eduardo acho que o galo pideria era tentar a contratação de Evertom Ribeiro que esta querendo retornar ao Brasil seria um otimo jogador para o nosso meio de campo/ataque o que vc acha Rabino? Sobre a troca com o Corintians poderiamos aproveitar e colocar também o Carlos Eduardo nesse pacote, mandando Ele e o Cleyton ao troco do Marlone, ficariamos livres de 2 peso morto no elenco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *