Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sigo o treinador

Nos dois tribunais desportivos que participo como auditor – Copa Itatiaia e Copa Centenário (da PBH) – sempre sou mais objetivo, deixando de lado considerações prolixas – diferente do que faço aqui no blog – . Quando acompanho o parecer apresentado, sou direto. “Sigo o relator”. E é exatamente como estou neste momento da minha vida Atleticana. No caso, “sigo o treinador”.

Minha relação com o futebol, notadamente com o Galo, sempre foi pautada pela paixão. Vale dizer, de amor e ódio. Já desfiz de acervo de camisas e outras bugigangas quando a raiva se apoderava do meu sentimento. Arrependia e repetia esse desatino.

Tem tempos que, mesmo vivendo alguns momentos de completa ira, consigo me conter e não me desvencilhar de tantos adereços que tenho e mantos que possuo. Somando-se camisas oficiais e alusivas ao Galo, são mais de uma centena, pouco perto de grandes colecionadores.

Porém o suficiente, ao lado de uma infinidade de souvenires e utensílios domésticos, quadros e um tanto de coisas que compõem a decoração aprazível de um apartamento onde mora sozinho um idoso Torcedor alvinegro. Diria até que essa Atleticanidade tem me rejuvenescido a cada novo momento e jogos do Galo. Com ou sem epidemia.

Dias atrás, noutro espaço que participo com temas do cotidiano, brinquei que quero comemorar meu centenário – assim como o nosso o time do coração – assistindo jogos no Estádio do Galo e ainda festejar muitas vitórias e títulos. Vivo intensamente o dia a dia do nosso glorioso tem mais de meio século.

Durante esse período, tive o privilégio de assistir a um número de jogos que nem consigo dimensionar. Em Belo Horizonte, diria sem medo de errar, acompanhei de perto a maioria absoluta das partidas desde que aqui cheguei adolescente para seguir meus estudos, no distante ano de 1974.

Só agora essa epidemia me impediu, exclusivamente pela idade e valor dos exames exigidos pela PBH. Ainda assim, para domingo, estou disposto a cumprir essa exigência idiota do poder público municipal.

E o que me motiva para tanto é acreditar neste momento. Fui e sou crítico de gestores, sejam públicos ou do Galo, que prejudiquem os interesse da Torcida. É assunto polêmico e, por critério pessoal, avalio presidentes e diretorias pelo legado de títulos que nos deixaram. Assim também, com relação aos treinadores. Cuca nos deu a Libertadores, Telê o Brasileiro, Levir a Copa do Brasil. Porém, entre os três, meu destaque é para Telê. E, arrisco em acreditar que Sampaoli irá superar os outros dois na nossa história próxima.

Posso errar, claro! Não se trata de palpite, arriscar, apostar nele ou até mesmo intuição. Estou confiante no trabalho do argentino. Meio louco, sim. Ao estilo Galo Doido. Tanto que o chamei aqui de “Maluco Beleza”, tendo sido entendido e até seguido por alguns comentários aqui e nas ruas.

Quando acertou com o Galo, amargávamos a desconfortável quinta colocação do Mineiro. Antes de ir para a beira do gramado, sua presença nas cadeiras motivou jogadores em campo e Torcida nas arquibancadas. Nesse dia vencemos o rival de um passado recente e construímos a classificação no campeonato estadual

Agora, depois de onze jogos sob o seu comando, são oito vitórias, um empate e duas derrotas. Sua lista de disponíveis bateu com a da maioria dos Atleticanos. Vários já saíram, outros ainda procuram abrigo, sendo que chegaram oito novos jogadores. Do time de anteontem, apenas Marquinhos atuou frente ao mesmo adversário no jogo do turno.

Ainda esperamos mais contratações. Essa reconstrução requer e exige paciência do Torcedor. Seu índice de aproveitamento é superior a 75%. Supera qualquer treinador em qualquer tempo. Será menor, com certeza, ao longo das partidas, mas esse início me motiva a reafirmar que “sigo o treinador”.

Posso rever esses pensamentos; mesmo com minha idade um pouco acima da de Sampaoli, sei ajustar e reconsiderar minhas opiniões. Não mudar, mas estou dizendo que posso reavaliar. Por enquanto e confiando na chegada de novos reforços, acredito num belo desempenho do Galo de Sampaoli. Não é justo cobrar dele a abstinência longa do campeonato Brasileiro. Sigamos!

*fotos: Bruno Cantini e Pedro Souza/Atlético

33 thoughts to “Sigo o treinador”

  1. O elenco do Galo não é nem o 3º melhor do campeonato. É o 4º, atrás de Flamengo, Palmeiras e Grêmio. Não temos também um camisa 10 e a defesa é facilmente atacada, já que Réver e Igor Rabelo são muito lentos. Nenhum time é campeão sem ter defesa arrumada. Botafogo, time medíocre, chegou várias vezes ao nosso gol. Esquema “lá vai, lá vai, lá vem, lá vem” é preocupante. É preciso mais razão e menos coração!

  2. Com todo respeito ao blogueiro, em quem reconheço obviamente entender mais do que eu de futebol, na minha opinião o Sampaoli é mesmo enganador. Gostaria, enquanto à frente do glorioso, eu estivesse inteiramente equivocado quanto ao que penso dele como técnico. Que o Galo vença todos os certames que disputar. Não apenas o mineiro. É muito pouco. Mas, infelizmente, não vislumbro outras vitórias. O tempo é que vai dizer.

  3. SAMPAOLI é o melhor técnico do Brasil. Também erra, não é infalível, mas consegue dar ao time padrão de jogo que antes não víamos. Na minha opinião, basta escalar os jogadores em suas posições de ofício… Cada um no seu quadrado. Mudar esquema ok, mas deixe que cada um jogue na sua. O Técnico já disse que os jogadores ainda não incorporaram a consciência tática e isso leva tempo, porém sem os reforços (9 e 10) fica complicado. A Diretoria precisa agir. Se não pode contratar um camisa 10, que escale Cazares ou então negocie. Vai deixá-lo só treinando até dezembro e recebendo? Isso é um contrassenso. Respeito quem discorda, democracia é isso, penso que até chegar alguém que resolva, o 10 já está no CT.

  4. Caros,

    A FAÇANHA de 50 ano sem levantar o caneco do Br é responsabilidade EXCLUSIVA dos DONOS do Clube…e é sempre de quem tá FRENTE no momento! Agora é o SETTE! Se a torcida ñ centrar seu “OTIMISMO” no SETTE, então é só aguardar próximas eleições, qnd O Outro pedirá NOVO prazo, 5 ou 10 anos, pq o time do momento tá “EM FORMAÇÃO”, o estádio…blá!…um clube de futebol sério ñ leva essa IDEOLOGIA a sério!…Se ñ cobrar de SETTE vai cobrar de quem? Alguém tem bola de cristal?, será AnoQVem?

    50 anos sem o Br é uma FAÇANHA e pq temos q esperar mais 5 anos ou qnd o estádio ficar em pé ou ñ sei o q? Como é q é q essa conta fecha?…Claro, teve toda uma década perdida 2000-2010, fez toda a cabeça da geração atual, O NORMAL perder….os VELHOS atleticanos, cansados e acomodados, então inventaram o negocio da Camisa contra Vento, a (re)NOVA filosofia da Atleticanidades e outros artifícios mil (Até a Santa de Lourdes tava levando culpa qnd KALIL, O Maior de todos os tempos, vestiu ela de PRETO e levantou A Libertadores!)… Com todo respeito! Tem uma PATOTA atleticana muito VAIDOSA. São FATOS! Principalmente entre A CARTOLADA! Será q é medo de perder O JABÁ q fez o sujeito tá sempre na defensiva?

    KALIL: tem muitos méritos e tem se relevado ÓTIMO administrador da coisa pública. No Galo, mamou muito prá crescer e ficar forte…Numa entrevista, apenas me lembro, mas tá na rede, logo depois do título da RECOPA Kalil afirmava, letárgico, q tudo aquilo q tava acontecendo era muito mais do q ele esperava, pois o time ñ tava montado prá aqueles momentos, e O Clube, para o futuro. Dizia q ninguém mais seguraria o Galo…Percebem O AnoQVem imbutido? Percebam o risco q corremos!…(só ficou devendo o Br!) VIVA KALIL!

    EXISTE, dentro do CAM, UMA IDEOLOGIA AnoQVem e ela é claramente DERROTISTA!

    Obs.: nobre comentarista aqui no NOSSO CANTINHO só NOSSO sobre O Cuca e sobre Sampaoli…Irrepreensível. Cuca é o maior TREINADOR em atividade no futebol brasileiro. Quais os motivos pelos quais ele tá banido do CAM???…Sampaoli é excelente treinador (só de dá linha no PERNA DE PAU Patrick (como foi possível 10 anos desse NANICO dentro do CAM?), precisa de tempo, mas precisa SOBRETUDO de REFORÇOS! Sem isso, dança! FUTEBOL É RESULTADO!

    Obs.: Lásaro, nosso vice, disse, candidamente, q em nossa história de 112 o NOSSO GALO nunca teve um camisa 10 clássico. Tem sentido, mas ñ é inteiramente verdade. Lembro de Zenon, lembro de Renato Morungaba, lembro de Éverton, H Ramos, Lôla, Palhinha, O Velho, etc. Um super 10, só R10, mas aí é covardia!…Será q foi um sinal amarelo pros REFORÇOS?

    Esse q pregam NOSSO GALO derrotado de véspera, pq é o clube do futuro, NÃO SÃO ATLETICANOS! é preciso identificar esse discurso DERROTADO, temperado com JABÁ salgado!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  5. Bom dia amigos do Galo. Graça a Deus pensamos diferente, alguns defendem uma nova oportunidade para o Cazares, para outros chegou o fim da linha dele no NOSSO GALO. Estou com os que defendem sua saída, penso que o saldo da passagem deste jogador pelo GALO é negativo, mais atrapalhou que ajudou, portanto vá com Deus e que nossos diretores trabalhem uma negociação para reduzir o prejuízo que vai ficar.

  6. Sampaoli é o nosso Prof. Pardal, não é técnico para o futebol brasileiro, inventa muito e aqui é feijão-com-arroz.
    Quarta passada entrou com 1 volante, isto mesmo, unzinho que foi o Jair.
    Um dia a casa cai.

    1. Acho que o feijão com arroz X futebol moderno (que eu acho que os times do Sampaoli praticam), está representado pelo 1X7 vexatório no mineirão.

  7. BOM DIA, A TODOS.
    SIGO O RELATOR.
    QUANTO AOS CAZARES, O QUE PENSO É QUE SAMPAOLI É DO TIPO QUE SÓ ESCALA JOGADOR QUE SE COMPORTA COMO ATLETA DENTRO E FORA DOS GRAMADOS. ESSE É O ESTILO DELE.
    SÓ UM NOTA: ALGUÉM VIU O VÍDEO DA ENTREVISTA DO CAZARES? CONSEGUIRAM PERCEBER UMA FUMACINHA SUBINDO NO CANTO INFERIOR DIREITO DO VÍDEO?
    O CARA É CRAQUE. MAS NÃO SE COMPORTA COMO ATLETA.

  8. Bom dia xará e amigalos!!!
    Sigo o relator e o treinador Galodoido!!! Apesar da confiança no treinador o time precisa de mais uns três bons reforços. Sem isso fica difícil ganhar o Brasileirão 2020. Vaga na Libertadores é certa. Mas queremos o caneco!!!!!!!!!!!!!!!! FORA CAZARES!!!!!!!!! CHEGA DE COME E DORME NO GALO!!!(Se reintegrar o camarada ele continua dormindo em campo!!!)

  9. Bom dia! Ser treinador de qualquer equipe de futebol da série A não é tarefa pra qualquer um, mas ser técnico do Galo é muito mais difícil, porque o nível de exigência é bastante elevado, considerando a grande ansiedade da Torcida. Temos um excelente estrutura extracampo, Centro de Treinamento entre os melhores, equipe de profissionais gabaritados em todos os setores e em breve teremos “casa própria”. Isso, faz com que se torne maior a cobrança por bom desempenho dentro de campo. Sampaoli é treinador exigente, tanto quanto a própria Torcida, tem demonstrado ambição, o que é muito positivo, porém, precisa de tempo para implantar seu trabalho e, para isso, a paciência e tolerância dos Torcedores e da Administração é algo absolutamente necessário. Temos que mudar nossa cultura imediatista, porque muitos trabalhos que poderiam dar bons frutos foram desperdiçados ao longo de nossa história. Como muitos aqui, acredito na seriedade e competência do trabalho de Sampaoli, mas não deixarei de criticar quando for justo.

  10. Sampaoli é o segundo melhor treinador em atividade no Brasil. Só perde para Cuca.
    Mas… eu penso que ele começa a entregar a rapadura. Percebeu que os mecenas tupiniquins têm fôlego curto.
    Prova disso é que a torcida da torcida está em polvorosa, peito estufado, gritando seu amor incondicional. Para a torcida da torcida, que torce para si mesma, quanto mais fracasso do clube, melhor.
    Sampaoli, o problema não é você. O problema é o mecenato pneumônico.
    Quantos anos RG está mandando no Galo, sem ganhar NADA, exceto um rebaixamento, e continua como ídolo da torcida da torcida?
    Agora tem a companhia do vovô simpático e seu fôlego curto.

    Sampaoli é vítima, não algoz. Duvido que dure.

      1. Errou de interlocutor. Gado da torcida da torcida não é minha praia não. Tem gente aqui no blog que vai adorar ouvir suas histórias de amor incondicional, gado que é como você. Eu vi o Galo ser campeão em 1971. Você viu?! Quem diz qual é o meu time sou eu, não você. Que o Galo se livre dos mecenas, e da torcida da torcida. O CAM tem, de longe, a pior torcida do mundo, e você é prova disso. Quer dizer… está claro que você não torce para o CAM, no máximo torce para si mesmo. Gadisse é uma merda.

  11. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,

    ACOMPANHO O RELATOR, apoio o treinador, apoio a diretoria que o trouxe e apoio os atleticanos que, com sua ajuda financeira, ajudaram a trazê-lo e estão empenhados e formar um time forte e competitivo… O resto, é só isso…. resto… Deveriam tomar “Semancol” e sumir… O Galo não precisa dessa gente….
    Uma ótima sexta a todos…

  12. Hoje o tema é treinador , e é um bom assunto ,
    pois que , futebol para mim, é bola rolando , é
    time em campo .

    Sampaolli , ou Sampeladeiro , é , sem dúvida ,
    o nome que o time precisava para voltar a ser
    o que sempre foi , AGUERRIDO , BRIGADOR .

    Quanto a isso, NOTA DEZ para o cara , pois a
    pasmaceira a que estávamos entregues , sei
    não , poderia ter nos levado a um lugar sem
    volta .

    Por enquanto , ele só mostrou A MIM uma
    enorme capacidade de COMANDO .
    Como Procópio, como Leão, como Yustrich ,
    um cara exigente , que faz com que o atleta
    se mate em campo .

    Porém NADA em termos técnicos e táticos ,
    pois a CORRERIA em si como FILOSOFIA de
    jogo é muito pouco .

    Para não me estender muito :

    se fosse com Yustrich eu garanto que o
    Keno só sairia do CT de madrugada , com
    a obrigação de estar às seis da manhã em
    campo novamente , até acertar uns NOVE
    cruzamentos em DEZ que fizesse ;

    se estivesse ali o Telê , o Allan passaria o
    dia inteiro tocando na bola de um lado
    para o outro do campo até conseguir um
    alto grau de acerto nos passes .

    Vou ficar por aqui .

    p.s.
    Em vista da qualidade sofrível dos times
    que disputam o Brasileiro e tendo em
    conta a VONTADE de nosso time , creio
    ser possível a conquista do título .

  13. TIME EM FORMAÇÃO PARA O ANO QUE VEM.???
    CHEGA , NÃO DÁ MAIS.
    HÁ DÉCADAS VIVEMOS DE ANO QUE VEM………
    O ANO É 2020 , É AGORA….
    O TÍTULO É PARA ESSE ANO.

    1. Pedindo Venia, o Campeonato Brasileiro nao acaba esse ano. Titulo esse ano só o mineiro. Então a sua exigencia Título para esse ano é impossivel.

  14. CONCORDO E DISCORDO AO MESMO TEMPO DO NOBRE BLOGUEIRO.
    TAMBÉM SIGO O TREINADOR , MAS COMO NÃO COBRAR É EXIGIR DELE O TÍTULO DO BRASILEIRO???
    ORA , ELE GANHA MUITO BEM PARA ISSO E ALÉM DE COBRAR MUITO , COMO ATLETICANOS TEMOS O DIREITO E O DEVER DE COBRAR MUITO A CONQUISTA DESSE SONHADO BI CAMPEONATO.
    E SAMPAOLI TEM OBRIGAÇÃO DE JUSTIFICAR A SUA FAMA E O SEU ALTO SALÁRIO (O MAIOR DO BRASIL) DE TÉCNICO.
    ME RESERVO TAMBÉM O DIREITO DE CRITICAR CERTAS ATITUDES DO SAMPAOLI NO COMANDO DO NOSSO GALO.
    VAMOS APOIAR O TREINADOR , “MAS VAMOS COBRAR E EXIGIR RESULTADOS” TAMBÉM.
    AQUI É GALO EM PRIMEIRO LUGAR.

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Bom dia!
    Sigo o blogueiro! Onde assino!
    Sou talvez o mais idoso dos participantes do blog, próximo aos 80 anos. Vivi e continuo vivendo a minha paixão: Galo!
    Hoje e sempre, galo!

  16. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Sabemos que ninguém teve ou terá unanimidade. A divergência e a convergência fazem parte da vida. Mas é inegável que Sampaoli é um obstinado pelo trabalho e que exige de seus jogadores profissinalismo e empenho. O jogo foi na quarta-feira à noite. Na quinta-feira 11:30 da manhã apresentação no CT. Isto é a rotina de trabalho dele. Na beira do gramado se esforça para manter o time lutando até o fim( vide gols de Igor Rabelo e Keno ambos no apagr das luzes). Todos aqueles que se empenham nas atividades jogam( Natan, Bruno Silva, Marquinhos sao exemplos). Tem coragem de dispensar jogadorese medíocre( Hernandes, Ze Wellisson, Otero, Pastor, Patrick). Nao sucumbe a escalar jogadores de empresarios ( Borrero) e nao fica fazendo média com a torcida com declarações hipócritas, bem com imprensa e Diretoria. Tem gana de vencer todos os jogos e se esforça para isso. Erra claro. Tem defeitos( quem nao tem). Vivemos momento unico ao ter um técnico desse por aqui. Espero que fique pelo menos por duas temporadas. Discordo, embora respeite, as manifestações de criticas ao técnico por nao aproveitar Cazares( grande acerto ao meu cuidar), de dar poucas chances a base( quem?) e de ser insistente no pedido de contratações. Concordo que o Hioram nao tem condições para ser titular, mas vai escalar quem mesmo? O titular era o Natan! Talvez a escalação do Hioram, o afastamento do Cazares e a liberação do Otero estejam mostrando a nós todos que estao preparando o terreno para a vinda de algum jogador diferenciado para a função na janela de outubro. SAMPAOLI TE AGRADEÇO PELA LIMPEZA NO ELENCO e confio na capacidade de montar um time campeão. Que a Diretoria e os patrocinadores dêem-lhe os reforços necessarios. E parabéns por reconhecer o trabalho do Rafael. O mesmo ocorreu com Sasha no Santos. Mostra que quem se empenha e produz joga.

    1. Boa Domingos Savio! Assino em baixo.

      Temos um treinador de ponta que está a poucos meses no galo. “Deixa o homem trabalhar”, já aguentamos MTA, mas MTA porcaria no CAM. O atleticano é mto chato mesmo, já dizia nosso ex-presidente Kalil.

      Os ajustes vão ser feitos ao longo do campeonato. Tá todo mundo seco pra ganhar o BR e quem entende de futebol e quer fazer o time vitorioso é quem tá dentro do galo e PONTO FINAL. A torcida é pra empurrar o time (sem arquibancada, vai na torcida virtual mesmo). Cada macaco no seu galho.

      Avante Galo!

  17. Bom dia a todos!
    Eduardo, você se livrou de algumas camisas e acervos do Galão da massa, mas depois voltou atrás. Fiz no início do ano, após a eliminação para o afogados, uma promessa de não vestir ao manto do Galo enquanto o 7C estiver à frente do Clube neste ano. Infelizmente, sigo firme nesta promessa (Jurava que o conselho pediria o impeachment e, consequentemente, a saída do 7C). Agora é aguardar o ano acabar para voltar a vestir meu manto.
    Promessa é dívida! kkkkkk

  18. E quanto ao Cazares, o melhor camisa 10 do Brasil neste momento? Está no banco recebendo R$400 mil por mês na maciota. Não seria o caso uma conversa reta e uma nova oportunidade. Estamos em vias de perder um craque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *