Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sentimento sem dissimulação

A manifestação do Cuca, nos tempos em que era nosso treinador, a cada nova situação se confirma. Ele mesmo, ao final da partida do último domingo quando o Galo venceu seu atual time, não dissimulou seu sentimento. Confessou! Quem não se lembra da afirmação “aqui no Atlético você chega funcionário e sai torcedor”, feita pelo treinador campeão da Copa Libertadores de 2013? Alguns, naquela ocasião, colocaram em dúvida as palavras do técnico, confirmadas depois de três anos.

Ronaldinho, o astro que mudou nossa história, confirma essa máxima. Desde a sua despedida até os dias de hoje, o eterno dono da camisa 10 sempre registra a magia que foram aquele período e sua empatia com o Atleticano. Aos olhos deste blogueiro, R10, Victor e Reinaldo Lima são os três grandes ídolos que pude ver jogar. Existem muitos outros, claro, mas esses três se destacam em meus mais de 50 anos acompanhando o Galo.

grupo jogadores treino 28-07-16

Agora, Leandro Donizete, que ao lado de Luan e outros guerreiros simbolizam a “raça e a garra do vingador”, também manifesta sua identificação com o Galo e anuncia seu desejo de encerrar sua carreira no Glorioso. O General, apesar de seus 34 anos, sinaliza que ainda tem muito gás pra queimar com a camisa preta e branca. Em seus mais de 200 jogos vem colecionando títulos regionais, nacionais e internacionais pelo Galo. Até marcar gols, coisa rara para ele e até mesmo para a sua posição, o jogador começou a fazer. E anunciou que espera renovar seu contrato e permanecer em Belo Horizonte.

A semana foi longa e cheia de euforia, tanto pelos últimos resultados quanto pelo retorno e condições apresentadas por jogadores que estavam afastados, como Luan e Pratto. Além disso, ontem a publicação no BID do nome do jogador Rómulo Otero coloca à disposição do treinador a melhor dor de cabeça que um treinador pode ter. Imagina ter para escolher entre Luan, Robinho, Fred, Pratto, Ótero, Dátolo (se quiser jogar), Maicosuel, Cazares (quando for liberado pelo DM) e outros menos citados como Carlos, Clayton e até Carlos Eduardo e Hyuri para apenas quatro posições.

Dátolo e Luan treino 28-07-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Dali pra trás, por enquanto, a dor de cabeça é mais preocupante. Embora no caso de volantes, como disse aqui dias atrás, parece que há bom encaminhamento. No gol, também estamos resolvidos. A meu juízo, reitero, falta apenas um zagueiro no nível dos bons Leo Silva e Erazo.

Marcelo Oliveira, a exemplo de alguns treinadores europeus de times de primeira linha, tem à sua disposição jogadores que podem se revezar – desde que não se tornem desfalques prolongados por contusão, suspensões ou até para atender à madrasta CBF – sem que o time sinta as ausências. Nos dois últimos jogos, saiu Fred e entrou Pratto. Ainda quero vê-los jogando juntos.

Este time vai marcar época e muitos, se saírem por alguma proposta vantajosa ao Galo e aos próprios jogadores, levarão na bagagem o mesmo sentimento de Cuca e Ronaldinho Gaúcho.

14 thoughts to “Sentimento sem dissimulação”

  1. Parabéns pelo texto. Só colocaria também o Tardelli que pra mim é um ídolo eterno da massa, atleticano roxo e joga bola demais!!! Abraço

  2. Essa é aquela dor de cabeça que todo treinador gostaria de ter..gente se falaram de Ronaldinho ,cuca ,Donizete,,não vamos esquecer de um ex funcionário que é torcedor do galo …e está em atividade…ta ta ta tardelli neles galooo

  3. Grandes ídolos do Galo:
    – Rei Rei Rei….Reinaldo é nosso Rei!;
    – Dadá Maravilha; aquele que consegue parar no ar e parar o cronômetro;
    – Victor, o Goleiro das defesas impossíveis e títulos impensados pela massa;
    – R10….. o fera;
    – Euller The Flash.
    – Dentre outros…..

  4. Eduardo, eu e meu jeito de esquerda me levam à caminhos de honra e luta para vencer. 🙂
    E foi assim com o Galo. 🙂 A primeira vez na vida em que ouvi algo sobre futebol, foi em Belo Horizonte. 🙂
    Nascido em Montes Claros, aos 4, 5 ou 6 anos, não sei precisar ao certo, D. Janice foi passear em BH e lá estava eu em uma casa de desconhecidos. 🙁
    De repente, um som lá na varanda com um grito de gooooooollll ecoando e uns moços pulando e gritando: O Galo está na panela! O Galo está na panela! 🙁
    Estranho! 🙁
    Foi festa na casa, mas eu não abria a boca para saber do que se tratava, calado fiquei!
    O Galo e quem era o Galo, ficou em mim.
    Quando d. Janice chegou e foi me levar para dormir, perguntei para ela: Mãe o que é Galo?
    É futebol, Carlos e não quero você metido nisso!
    Não ousei perguntar mais nada! 🙁
    Voltamos para Montes Claros e o Galo voltou comigo e até hoje…………………………………. 🙂
    É assim que começa tudo! 🙂 🙂

  5. Concordo plenamente, elenco o CAM tem de sobra! O meu receio é que tem muitas “estrelas” e pucos coadjuvantes “carregadores de piano”. Não esqueço, há pouco tempo atras ” estrelas” como Renato Gaúcho, Luis Carlos Winc e outros que não recordo os nomes, deram tremenda decepção. Concordo também que falta um zagueiro do nível dos titulares. Esse Ronaldo é uma piada. O CAM deve ter de 30 e 35 jogadores. poderia emprestar uns 5/7 (Carlos Eduardo, Yuri, Eduardo, etc) – pagando parte dos salários. O America está precisando com urgência. Pois pelo jogo de ontem, se continuar como está não tem salvação.

  6. Caro Eduardo, vc se esqueceu de um grande ídolo que vc também viu jogar: Dario Peito de Aço, o Dadá. Saudações Atleticanas!

    1. Não esquecer nunca do Zé do Monte, Kafunga, Karlile, Cincuneghi, Reinaldo, Anisio Clemente, Lêro, Nívio, Lucas, “miquica Ubaldo”, Betp bom de bola e mais uma centena de grandes jogadores do nosso glorioso e insubstituivel GALO.

  7. Parabéns pelo texto!! Apesar do começo cambaleante, estamos vendo o time apontado como um dos mehores elencos do Brasil ressurgir. Aqui é Galo!!

  8. Amigo Dudu,
    Você esqueceu de incluir o Patrick má sua lista de opções. O cara é o jogador mais polivalente do mundo. Kkkkkkkk, tenha um bom fim de semana. Desculpe a brincadeira.
    Bica Eles Bicudo!!!!!!!!!AQUI É GALO PORRA!!!!!!!! VOLTA KALIL PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *