Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Semifinalista das Copas e líder do Brasileiro

Foi um sábado atípico pra mim o de ontem. Desde cedinho, 8h30m, acompanhando e vivendo esse mundo mágico da minha paixão futebolística. Como sabem, mineiro de Araxá, tenho no time da cidade, cujo mascote é o “ganso maluco” (primo do Galo, como profetizou Dudu Galo Doido em seus tempos de TV Alterosa), a minha outra paixão em preto e branco com listras verticais.

Fiquei até meio dia em live pré, durante e pós-jogo, acompanhando o empate pela segunda divisão do mineiro. Lá, durante a prosa, falei tanto do time da minha cidade quanto do nosso Galo. É impossível dissociar um do outro, até porque – cada um no seu quadrado – fazem parte do meu cotidiano tem mais de 50 anos. Já a partir de 17h, live pré-jogo do Galo, às 19h a partida com o Sport e ao final outra resenha no youtube pós mais uma vitória no Brasileiro. Uma deliciosa overdose alvinegra.

O time, ontem no Mineirão, foi preciso. A esperada retranca do clube pernambucano foi resistente, porém não o suficiente para evitar os três a zero que poderia ter sido muito mais não tivéssemos pecado tanto nas conclusões. O adversário chegou até a ameaçar o gol Atleticano no início da partida. Nada que pudesse fazer o Torcedor temer pelo resultado. Depois do primeiro tempo, com dois gols já no placar, o Galo administrou o resultado e marcou no último lance através de uma penalidade.

Cuca, que demonstra ter a equipe sob sua batuta, surpreendeu com a escalação – que eu mesmo desejava – de Hulk e Diego Costa juntos. E ainda poupou Nacho, que ficou como opção no banco de reservas. E foi com essa ausência que o treinador escalou – talvez o grande impacto do elenco – Keno, que desde que voltou de contusão vinha sendo aproveitado sempre nos finais das partidas.

Pois que, todo o time esteve bem, com – a meu juízo – os destaques individuais do Arana e Zaracho (que Cuca teimou em dar chance) nessa ordem. Éverson, embora pouco exigido, fez importante intervenção quando o placar ainda estava zerado. Se os dois jogadores de referência, Diego Costa e Hulk, foram os autores dos gols no primeiro tempo, coube a Arana as duas assistências. Interessante, em ambas as jogadas, poucos comentaram sobre isso, resultados de lançamentos e inversão do Nathan Silva. Da defesa em direção ao ataque.

Por seu lado, o Keno – entendo – soube aproveitar a oportunidade. Ele vinha sempre entrando poucos minutos, ontem, ao ser escalado desde o início, demonstrou comprometimento e fez um bom primeiro tempo. Os demais, talvez Guga um pouco abaixo da média, foram importantes na vitória. Até mesmo o Vargas, que barrado entrou no segundo tempo, mostrou seu valor ao grupo. Não entendi sua falta de vibração com o gol, assinalado no final do jogo, que só pode ser em protesto pelos que havia perdido em chances anteriores.

Além dos três pontos, que mantém a liderança e a distância razoável para os principais concorrentes, muito me tem agradado a demonstração de compromisso e união do grupo Atleticano. Não tem estrelismo, com todos jogando em busca do mesmo ideal. Vitórias e títulos. O ambiente interno reflete na reação do Torcedor. Se em tempos recentes, o mau humor por resultados adversos, contaminava a Massa, agora tudo é motivo para uma boa curtição.

Meu amiGalo Carlos Brito, mineiro radicado em Salvador, me mandou uma interessante consideração durante a partida. Hulk, ao que foi divulgado, está radiante com a chegada de seu próximo filho. O quarto herdeiro, sendo o primeiro com a atual esposa. Cabrito emendou: “Hulk está feliz e a torcida grávida de trigêmeos. Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores”. Que venha e seja bem-vinda essa tríplice conquista, que aliada ao mineiro e – quem sabe até o mundial – possa ser chamada de quíntuplos. A Massa bem que merece.

Por fim, caríssimas e caríssimos, esse ano – ao que percebemos – vai cair àquela conversa fiada de rivais. Você tem bi? Belo Horizonte e Minas Gerais tinham duas tribos no futebol. Agora ficamos apenas os Atleticanos, já que o outro lado da lagoa entrou num caminho sem volta. Diante disso, percebo, que vamos nos resumir aos que – em grande maioria – serão tri bi e outros em extinção denominados tri B. Sigamos! Aqui é Galo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

17 thoughts to “Semifinalista das Copas e líder do Brasileiro”

  1. Há um bom tempo vejo que Vargas e Hulk não falam a mesma língua. Reparem que o Hulk tem a oportunidade clara de deixar o Vargas na cara do gol e ele não toca. O Vargas na hora demonstra insatisfação. Isso não ocorreu em uma, mas em várias partidas. A outra situação é o fato de ser substituído em todas as partidas.

  2. Cuca entrará pra história como o maior treinador do Atlético, é questão de tempo.
    O Galo a cada dia se torna mais forte, mais inteligente e mais vencedor nas mãos dele.
    Obrigado, Cuca. O sentimento é de gratidão.

  3. Bom dia para todos!
    Estou tão feliz hoje que qualquer coisa que o LUGALO/ THIAGO LÚCIO ou qualquer outro otimista inverterado escrever eu assino embaixo, até mesmo o meu grande amigo Toninho Pacheco
    ( o atleticano mais conhecido e otimista de Ouro Branco) .
    Vamos Galo! Jogo a jogo,batalha a batalha! Vamos Galo!
    Sobre os abutres do eixo,teho pena desses abutres, um deles MCP tenho certeza que é um sujeito mal amado,de alma amargurada e tenta de todas as formas vomitar suas mágoas e frustrações falando mal do Galo,não sei a orientação sexual dese cara ,se ele gosta de homem os machos dele devem traí-lo sempre e até acho que um cara tão amargurado não deve ter mulher porque nenhuma aguentaria um coração tão infeliz e amargurado.

  4. Bom dia!
    Estou radiante com o Galão. Que timaço é esse!
    Nathan Silva, o melhor zagueiro que surgiu na base, pós Luizinho. O melhor zagueiro do Brasil!!!
    Arana, como joga esse veterano de vinte e poucos anos!
    Hulk, o melhor jogador do Galo e das Américas!
    Zaracho, sem palavras…que jogadoraço!
    O time todo e o banco…nunca vi coisa igual! Estou eufórico!

  5. Crendeuspai !!!

    Tem gente preocupada demais da conta com
    os torcedores que não seguem suas escolhas
    e achismos .

    O time voando em campo , cheio de alegria ,
    com nossos caras brilhando e trazendo de
    volta a arte de jogar bola , e essa turma a se
    preocupar com o que um ou outro acha ou
    deixa de achar sobre o treineiro .

    É muito engraçado !
    Como sou das antigas e o PASSADO me faz
    bem , quero lembrar aqui da CANDINHA do
    Roberto Carlos .
    Essa turma é toda igual :
    ” … mas a Candinha quer falar ! “

  6. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Eu fui contra a contratação do Cuca e independente dos resultados futuros, o trabalho dele tem sido muito legal. Se ganhar o Brasileiro, a Libertadores e o Mundial será o maior treinador do Clube. Mas o Cuca deve sempre ser grato a atual diretoria e ao Galo que no pior momento de sua vida profissional nao cederam a pressão da midia e de parte da torcida ( minha inclusive) e o contrataram. Ponto para a direção do Clube . Alias essa diretoria está acertando demais: dispensa de Tardelli, contratações de Diego Costa, Hulck, Nascho, Dodo. Dispensa do Alexandre Matos. Enfim , o Galo voltou ao protagonismo no futebol. Parabéns ao Cuca, aos jogadores e a Diretoria. Agora a torcida podia ajudar adquirindo o Galo na Veia…71 mil sócios nao é compativel com o manera de torcida mais apaixonada do país…

  7. Pensei estar a ver Tião e sua cavadinha para Dario …
    Mas , não , era Arana para Diego Costa !!!
    Como jogou bola o Guilherme , taquip … !!!

    E o Zaracho ?
    O terceiro reserva do Manso , mas titularíssimo no
    time da cornetagem , ‘tá sobrando em campo .

    Hulk / Diego Costa juntos ?
    É só deixar jogar , eles se entendem / entenderão .

    Ou seja, o time que a MASSA escalou, com uma ou
    outra variação , vai lambendo todo mundo .

    Quanto ao Vargas , reação normal de quem tem a
    sua entrega em campo colocada em xeque .
    Hombridade ! Respeito pela sua própria luta !

    Aí está o time que nasceu e cresceu sob a batuta
    do LÍDER que nos faltava : HULK !!!
    Ele trouxe o comprometimento .
    A gana , a vontade de jogar e vencer .

    Chegaremos lá, aos títulos , tendo nele , Hulk , o
    o maior responsável por tudo que vier de bom .

  8. Se existe no planeta Terra uma torcida que merece estar passando por este momento tão bom, tão feliz, é a nossa. A torcida atleticana. Amigos atleticanos , sem meias palavras, falo por mim e por dezenas, centenas, milhares de atleticanos , que como eu, nunca torceram pelo nosso amado clube esperando algum tipo de “recompensa” e, surpresos , eufóricos , estamos assistindo e vivendo esta overdose de bom futebol,entrega em campo, comprometimento com vitorias, respeito a nós, torcedores. Como é bom , no final do jogo de ontem, olhar este Hulk , exemplo de profissional , com sua camisa tão cheia de suor que encheria um balde ,sorrindo e passando a impressão que se tivesse mais duas horas de jogo, ele lá estaria, com a mesma garra, afinco, disposição. Como é bom olhar nosso time e ver Jair, elegante e com futebol de beleza plastica e eficiencia notaveis, ver Diego Costa, começando a se entrosar , Keno , recuperando seus dribles desconcertantes, Arana , impecável, Nathan zagueiro e alonso , firmes , Sasha, Vargas , Allan, os dois hermanos alvinegros , Nacho e Zaracho, correndo e se desmarcando , Zaracho , desarmando bolas dos pés do adversario, como um raio, Hulk destruindo, demolindo , arrasando. Tudo isto é muito bom. Como é bom tambem, ver andre balada enganando em outra freguesia, tiago neves com sua função de atolar mais um time, firme e forte , como é bom não vermos disanto, elias ,ze welisson, ricardo oliveira, bolt ,geovanio, teerans, fabio santos , fredcone,, otero, cazares , longe, de uma distancia boa e saudável do galo. É muito bom, e hoje olhando estes perebas e refugos que nos fizeram engolir , e outros mais que não me lembro , parece ter sido um pesadelo , um sonho ruim que passou. Pra ser justo , ontem tche2 jogou bem , homenagem especial a savarino, que se cure e volte logo. Mais um domingo amargo pro eixo , isto não tem preço

      1. Amigo Reinaldo, obrigado pelas palavras, assino tambem seu comentario sobre o infeliz ,triste figura mauro cezar , faltou dizer que seus aqaques sem nexo e virulentos ao galo é uma forma dele tentar um emprego na globo, alinhada com seu pensamento e torcedores do mais favorecido, como este traste.Bom domingo, amigo

  9. Bom dia a todos!
    O Galo jogou muito bem ontem, fez uma grande exibição no primeiro tempo e administrou bem o segundo. Keno jogou demais no primeiro tempo e Vargas vem demonstrando grande empenho e compromisso com Galo. Confesso que comemorei mais o terceiro gol feito pelo Vargas do que os outros dois, isso porque ele vem jogando bem há alguns jogos mas não estava marcando e ontem, finalmente, saiu o gol do chileno.
    O time todo está de parabéns pelo futebol apresentado.
    Agora é virar a chave e pensar no dificílimo embate com o Palmeiras na terça.

  10. Sigo comemorando uma vitória de cada vez, sem euforia e com os pés no chão. Que o Galão, diretoria e jogadores, cada um no seu quadrado, mantenham o foco nas disputas. É que a torcida tenha percepção e discernimento para não aceitar “pilhas” que logo, logo, brotarão na imprensa e que podem desconcertar o time. Abraços e um bom domingo a todos!

  11. Ontem o AmiGalo BARROS fez referência às vozes dissonantes que insistem em menosprezar o Cuca e o seu trabalho. Observo que dos muitos amigalos, eu inclusive, que criticavam o treinador, poucos continuam, mas são a cada partida abafados. Vozes dissonantes que se perdem no burburinho do sucesso do treinador e seu trabalho e ficam a cada dia mais solitárias. Tadinhos, perderam o bonde da história.

  12. Parabéns para Nois Atleticano e Araxaense com muito Orgulho…Um Sábado Perfeito e uma Noite de
    de Muita Tranquilidade. Abraço Amigo Conterrâneo e Todos Atleticanos e Araxaense minha Cidade Natal que Guardo Muitas Lembranças.. Hoje em Brasília DF acompanhando nosso Galo e Ganso.
    Mais uma vez parabéns Torcida do Galo Doido e Ganso Doido.
    Bom Domingo a Todos.

  13. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu estão felizes com o time do Galo e com o seu excelente treinador e comandante, o mestre que escala, orienta, ensina e dirige.

    O time do Galo está jogando muito e a cada partida consegue melhorar ainda mais. Ontem parecia que o time estava brincando em campo. Dominou o Sport o tempo todo e em momento algum deixou transparecer alguma dificuldade. A defesa, ou melhor, o sistema defensivo do Galo é quase perfeito. Marcar gol nesse time está virando tarefa para Hércules.
    O Galo poderia ter feito pelo menos cinco gols com facilidade, mas é o que tenho observado. O time só gasta energia necessária para vencer. Tem que levar em conta a maratona de um calendário insano. Placar dilatado é coisa secundária e irrelevante. O bom mesmo é ver o Galo jogando com inteligência, seguindo roteiro planejado, sem afobamento, chegando devagar e sempre. Como disse o Guru, mineira mente comendo pelas beiradas.

  14. Bom dia, Ávila e Canto do Galo!!!

    Arana e Zaracho jogaram muito, embora todo o time tenha atuado muito bem contra um Sport que tem tudo para ser rebaixado.

    Diego Costa, ainda a 60% de sua performance ideal, vai ganhando cancha e ritmo de jogo e a cada rodada a melhora é visível.

    Keno foi gratíssima surpresa e até que enfim reencontrou seu futebol.

    Keno é o dono do drible no Atlético e esse fundamento é crucial ao longo da partida para a construção das jogadas ofensivas que dependem muito desse recurso que anda escassíssimo no futebol brasileiro.

    Keno, como ponta esquerda que dá amplitude e profundidade ao time, era “o reforço” que faltava nesse momento no qual os jogos mais decisivos vão exigir muita luta e empenho, mas também criatividade, coragem e ousadia.

    Se Keno tivesse sido contratado agora e esse jogo fosse a sua estreia, a Torcida estaria extasiada e exclamativa:

    “Noooossaaaa, que baita jogador!!!”, estaria falando, de si para si mesmo, até o zé corneta…

    Outra boa surpresa foi coletiva: o time do Atlético encurtou o espaço por meio de ataque à bola para recuperá-la mais rápido e procurou marcar mais adiantado para diminuir o campo de jogo para o adversário.

    Esses dois indicadores mostram boa maturidade tática da equipe que está cascuda e indigesta, assim como mais técnica e com mais consciência de jogo.

    O Atlético é a equipe que menos perdeu (3), mais vitórias tem (14), menos gols tomou (13) e melhor saldo de gols soma (19), além de estar com aproveitamento de campeão (75%).

    Queiram ou não, o bom desempenho tem o dedo do treinador, que embora seja ainda detestado por parte da torcida, já conquistou outra grande parte da Massa que está doida para carregar o cara na cacunda lá na Praça Sette.

    Há, contudo, entretanto e todavia, um PORÉM:

    “En medio del camino hay piedras”…

    No futebol brasileiro não se pode confiar no extracampo.

    Siento cheirinho de mierda en el aire…

    Eu não confio em nenhum dos quatro cavaleiros do apocalipse do futebol brasileiro (madrasta, tv, arbitragem/VAR e stjd)…

    Abre o olhoooooo, Diretoriaaaaa!!!

  15. bom dia Eduardo e massa. ótima Vitória do galo segue o líder eixo do mau. rsrs.ontem vargas fez beicinho no pênalti cobrado simplesmente é reserva do diego Costa. Diego Costa simplesmente tem sangue de galo. Hulk simplesmente o incrível. arana melhor lateral esquerdo joga muito. zaracho tem motor nas pernas este argentino tem raça de galo.Guga muito fraco. a galo nos deixa sonhar. ótimo domingo a todos amigalos. vai galooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *