Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Semana sabática para desintoxicação do Atleticano

Confesso que a trégua dessa semana sem Galo acabou por me fazer bem. Sou do tipo que ficar sem jogo do nosso time, me deixa agoniado. Entretanto, pelos últimos resultados e acontecimentos – internos e nas adjacências – esse período sabático está sendo saudável. Nem 8 e nem 80. Ficar mais de uma semana sem Galo ou sistematicamente duas vezes neste mesmo período é uma situação que ainda não consegui administrar. E já passei dos 60 anos.

Depois de amargar, não nego, aquela eliminação da Copa do Brasil pude ter um tempo de reflexão. É inegável que o time está num processo de crescimento. Espero que não me provem o contrário. Mas, considerando nossa situação nas duas competições, sinalizam com boas perspectivas. Apesar dos três empates que ainda não consigo digerir e algumas derrotas imprevisíveis no início do Brasileiro.

De bom, ao maior e melhor de Minas – o nosso Galo -, essa possibilidade de responder ao dito no nosso hino. “Honramos o nome de Minas, no cenário esportivo mundial”. Estamos vivos no Brasileiro e na Sul-Americana. Nas séries A, B, C e D nacionais, somos os únicos mineiros com chances reais de conquistar algum título na temporada de 2019. Tanto brasileiro quanto internacional. Tudo é possível, mas na atual situação, essa premissa é indiscutível.

Para tanto, essa semana de oxigenação, tanto do Torcedor quanto dos profissionais deverá ter sido saudável e proveitosa. Victor está liberado e treinando, mas entendo que Cleiton ganhou a posição. Assim como Jair e Vinícius, dois jogadores muito criticados pelo Atleticano. Eu, inclusive, cheguei a sinalizar pela saída de ambos. Provaram que estávamos errados. Que bom!

Melhor essa surpresa que, como aconteceu em tempos recentes, com contratações de cones – notadamente dois entre eles para assumir a camisa 9 – que foram verdadeiras decepções. Um deles, tanto pelo futebol apresentado quanto pelo sua conduta profissional. Talvez por ser um ex-jogador em atividade, o que não justifica fugir da responsabilidade de compromissos morais e éticos. Foi um cone que passou em nossas vidas, nada mais!

Pois bem, agora é pensar que sábado vamos ter o Fluminense pela frente, de volta ao Brasileirão. Os pontos atirados no ralo, entre seis e nove, não tem retorno. Não podemos dar mole ao azar. Vencer os cariocas, aquele mesmo que ainda deve série B (acho que duas, numa entrou pela porta do fundo e na outra se valeu de maracutaia oficiais), é fundamental para seguir no G4 e até buscar ultrapassar os times que estão – eventualmente – na nossa frente.

Ao que sinto pelas ruas, bares e cafeterias, as resenhas sinalizam com a possibilidade de um bom público. Diferente do último domingo, quando uma série de fatores influenciou na ausência da Massa. Desde a desconfiança, pelas atuações irregulares da equipe, até a questão de transmissão por canal aberto para Belo Horizonte e a partida ter sido antes do dia de pagamento dos salários do mês. Agora não teremos nada disso, entendo que cabe ao Atleticano ir e levar seu apoio na busca pelo topo da tabela.

Daqui menos de duas semanas, já que entre os jogos vamos à Curitiba enfrentar o Paranaense também pelo Brasileiro, novamente temos compromisso internacional pela Sul-Americana. O Torcedor nunca falta com o Galo, nem em momentos piores. Que venha Fluminense, com toda a retaguarda da CBF e seus apitadores, Paranaense e La Equidad. Aqui é Galo, p*##@!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

44 thoughts to “Semana sabática para desintoxicação do Atleticano”

  1. JAIR , MACHUCADO NÃO JOGA AMANHÃ. JÁ É A QUARTA VÍTIMA DO SANGUE SUGA ELIAS.
    G.BLANCO , ADÍLSON , J.WELLISON , E AGORA JAIR.
    ELIAS , NÃO MARCA , NÃO ARMA , NÃO CORRE E POR ISSO NUNCA MACHUCA.
    SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER.

    1. O problema cardíaco do Adilson eh culpa do Elias??? As duas lesões de ligamentos do Blanco foram culpa do Elias??? A ruindade do Ze Welison eh culpa do Elias??? Sério???

  2. Estou de há muito com vontade de comentar um
    fato que demonstra como o Atlético é uma paixão
    IMPAR em TODO O CENÁRIO MUNDIAL .

    Tenho assistido , aqui e ali , bandas do Exército e
    da Polícia Militar a executarem o nosso Hino em
    suas festividades .

    NUNCA VI NADA em relação a outros clubes !!!

  3. Salve massa e Guru!
    Hoje é dia de subir a ladeira e trazer os 3 pontos. A lamentar a ausência de Jair, um monstro. Mas também pudera jogar ao lado do quebra ossos do bunda de bigorna não se espera outra coisa. Agora, vamos parar com essa coisa de retorno do Vitor. Cleiton já!!!!

  4. O CAZARES emoldurou um drible dado naquele
    lateral “elétrico” dos azuis , deixando-o de pernas
    para ar : MUITO BOM !

    O GEUVÂNIO deveria produzir um também , pois
    o drible que ele deu no mesmo lateral inverteu a
    posição da queda , deixando-o de cara na grama .
    Foi engraçado demais da conta !

  5. Meus caros, estou com síndrome de abstinência pela ausência de jogos do GALO. A semana está longa e demorando a passar. Espero que contra o flu, continuemos nosso visível crescimento. Venho dizendo há algum tempo que o GALO é bem treinado pelo Santana. O jovem treinador deu cara e padrão tático à equipe. Alguns atletas como o Jair, estão surpreendendo positivamente. Discordo de alguns que acham que Cleiton já merece ser titular. O jovem goleiro tem muito potencial, é bom nos fundamentos, alto, mas ainda acho que Victor deva ser o titular. Como Victor está há mais ou menos oito anos no GALO, é natural que aconteçam falhas. Isso não quer dizer que ele está decadente ou mal treinado, é normal que com o elevado número de partidas, aconteçam falhas. Cleiton quando estiver nessa condição, também terá falhas em seu currículo, isso não desqualifica o profissional, pelo contrário, é natural (e até óbvio). Tivemos por muitos anos João Leite como titular, goleiro mole e fraco, muito fraco. Taffarel em sua passagem pelo GALO também falhou muito, inclusive em momentos decisivos, como a semi final do brasileiro de 96 contra a portuguesa. Os melhores tecnicamente foram Velloso e Carlos (que jogou poucas partidas). Dificilmente falhavam e eram bons em todos os fundamentos. Elucubrei sobre os goleiros. A falta de jogos faz isso. Penso no GALO o dia todo. Sigamos. SAN

    1. respeito sua opinião mas não concordo. so foi o frangueiro do Victor sair do time e a equipe melhorou. para mim o Victor vive de 2013.2014 e deve ficar no banco de reservas. espero que o Rodrigo Santana tem tomates para tirar do time titular. o Victor ja entregou varias decisões .vai galooo.

  6. Ué , Segundo toda a Mídia as MARIAS eram favoritas em tudo esse ano , candidata a todos os títulos. Pois é…….
    O QUE ESTÁ MELHORANDO , PODE MELHORAR MUITO MAIS AINDA. OS NOSSOS DOIS PONTOS MAIS FRACOS DO TIME , POR INCRÍVEL QUE PAREÇA SÃO OS DOIS MAIORES SALÁRIOS : R.OLIVEIRA E ELIAS.
    FOI DITO E REPETIDO AQUI NESSE ESPAÇO QUE JAIR NÃO IRIA AGUENTAR O TRANCO , CORRENDO SOZINHO POR DOIS NO MEIO DE CAMPO . POIS BEM , JAIR JÁ ESTÁ COM ESTAFA , SENDO POUPADO DOS TREINOS OU MACHUCADO.
    ELIAS , JÁ ESTOUROU VÁRIOS VOLANTES DO GALO.
    ELIAS NÃO CORRE , NÃO MARCA E NÃO ARMA E SOBRECARREGA O SEU COMPANHEIRO. NÃO FOI POR FALTA DE AVISO.
    CLEITON – MERECE SER TITULAR.
    ARRUMANDO UM CENTRO AVANTE E TIRANDO ELIAS DO TIME , PODEMOS VOAR MAIS ALTO ESSE ANO. DOIS TÍTULOS AINDA ESTÃO EM DISPUTA. MAS , EU PREFIRO O BRASILEIRÃO.

  7. Olá amigos da bola!

    Jogo contra o Fluminense tem tudo para ser difícil.

    Treinador deles é bom, arrojado, corajoso. Fluminense vai jogar pra cima do Galo.

    Espero que o Galo faça o mesmo, marque alto e ataque tempo todo.

    Se marcar meio para trás, pode complicar.

  8. Quando efetivaram o Rodrigo fui contra, acho que o “prëmio” devia vir após analisar o desempenho dele na CBR e na SUDA. Efetivaria ele no final de julho, mesmo sendo eliminado pro Cruzeiro.

    Ele tem feito um bom trabalho, pois aprende com seus erros, mas tem as limitações de todo técnico inexperiente: falta leitura de jogo, barrar medalhoes e substituir mais rápida e precisamente. Ele também respeita demais o adversário, time que quer ser campeão tem que ter a mesma postura dentro e fora de casa. Mas o time é mil vezes melhor treinado que o time do Levice, mas pode melhorar ainda mais, dadas as chances àqueles que vem entrado bem, em detrimento de jogadores que não demonstram tanto empenho assim, como Nathan e Geuvânio no lugar de Elias e Chará.

    Impressionante como a entrada de Cleiton e Jair transformaram o sistema defensivo e a organização das jogadas, agora temos saída de bola! Espero que permaneça assim.

    Não tem nenhum time que desponte na frente dos outros senão o Santos, a ideia é ganhar a sula e ficar nas cabeças no BR, quem sabe disputar o título. Pra isso temo que parar de tropeçar contra os pequenos, que sempre foi o problema do Galo há anos: achar que vai ganhar dos menores a qualquer momento e perder pontos preciosos, como foi com Fortaleza e Goiás. Espero que o técnico aprenda a lição com esses resultados também.

    1. Geraldo, fique em paz. Ele tem boi, tem fazenda, tem bens que asseguram essa execução. Pode até já ter ido para o seu FluC, sonho que confessa. A ação de regresso, se houver, será entre ele e seu atual e ainda time.
      Não se preocupe, Geraldo!!!

  9. Caros amigalos, a boa fase se deve principalmente pela titularidade do Clayton e do Jair. O time começou a dar liga. Na ausencia do Jair, acho q o Nathan tem características mais parecidas. Acredito q
    ele pode fazer a função de primeiro ou segundo volante. Esse jogo contra o Flu vai ser um jogo dificil, eles jogam com marcação alta e muita troca de passe. É jogo para um meio campo mais técnico e leve. Analisando a tabela, acredito no titulo.

  10. Jair machucado não joga Sábado.
    Todo volante que joga ao lado desse bunda de chumbo, zero a esquerda do Elias se machuca, afinal o cara tem que correr por dois.
    E ainda querem renovar com esse enganador, imaginem o Elias de contrato renovado e com 35 anos?? Lógico que não vai da certo, vai jogar dinheiro fora.

  11. Bom dia Eduardo e Atleticanos. enfim o time está conquistando uma sequência que há muito não víamos e para a grata surpresa do torcedor esse resultado tem como responsáveis alguns jogadores que não sinalizavam boas expectativas. o próximo adversário, fluminense, lembra um pouco do time do Galo antes da parada para a copa américa, tamanha é sua irregularidade em campo. Portanto, é hora de aproveitar o bom momento e cravar maios uma vitória e ir consolidando um padrão de futebol que garanta a continuidade da sequência de bons resultados e ir aos pouco reconquistando a confiança do torcedor.
    Embora ainda reconheça que o time tem carências e que não vejo no Rodrigo Santana o perfil ainda calejado para ser o treinador ideal para o Atlético, a situação atual do futebol jogado no Brasil e América do Sul permite ao torcedor aspirar algo promissor, desde que o time mantenha a pegada e jogue com afinco e serenidade.
    Ainda espero ver o time do Atlético voltar ao padrão que tinha no final dos anos setenta e inicio da década de oitenta – um time que assombrava os adversários e somente não conquistou títulos de maior expressão por força de arbitragem e maracutaias nos regulamentos da CBFla. Saudações Atleticanas

    1. Concordo com vc, sobretudo em relação ao “apito amigo”, mas se posto uma linha…
      Tem gente que no momento bom, ainda que não consolidado, desaparece. Como se percebe, a missão é árdua. Mas, gratificante!

      1. Só esperando os comentários dos Racionais Cornetas. Mas na vitórias eles somem, da até pra desconfiar. Parece que estão sentidos com algo.

  12. Bom dia Lucy , em poucas palavras você disse tudo: até pouco tempo atra´s eu era um dos torcedores que imaginava o Atlético lutando para não cair, visto a falta de regularidade do time e a incompetência da diretoria atual. agrados e saudações Atleticanas

  13. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. ficar uma semana sem jogosdo galo é muito difícil mas os jogadores precisam de ter tempo para treinar e recuperar. o cleyton do galo que estava na Bahia voltou isto significa que temos 4 centroavantes que não vale nem um,espero eu que Rodrigo Santana continua com Cleiton de titular no gol o Victor já teve suas chances e ja entregou muitos jogos. que venha o fluminenc. vai galooo.

  14. Boa Noite,

    Espero que está semana seja bem aproveitada, principalmente para restabelecer a parte física dos atletas, já sinto que o Jair está sentindo o peso dos jogos corridos e de muita marcação, outros pela idade como o Rever.
    Para a continuidade só espero que o Cleyton permaneça com sua reposições de bola e a segurança que havia muito tempo que não sentia na defesa do time, ser titular é obrigação, a pesar de que ele terá que provar em todos os jogos e se errar o Victor volta, da mesma forma que voltou o Ricardo Oliveira, que tem permissão para errar, e para perder gol o quanto quiser.
    Para sábado espero por mais 3 pontos.

  15. ´Boa tarde Guru

    A conta chegou lá pros lados das maricotas. Que sirva de lição para aqueles que havidos por reforços, querem que a diretoria traga qualquer um. Escolhendo muito já contratamos Bolt, Denilson, Terans e outras babas, imagina trazendo às pencas?

    Hoje que deixar um agradecimento especial à diretoria das Maricotas, por nos livrar do encosto embusteiro do Fredcone. Que ele permaneça por lá por muuuuitos tempos.

  16. A semana custa a passar quando não tem jogo do galo, sofro sem minha dose de futebol.

    Eu também acredito que o time está evoluindo, falta só aquele encaixe do meio com o ataque – ou seria apenas a ausência de um bom atacante?

    Feliz demais pelo desastre que se desenha do outro lado da lagoa! A conta vai chegar lá ainda este ano \o/

  17. Só queremos que o treinador atleticano seja justo na escalação do time titular… hoje o nosso amado CAM é Cleiton no gol e mais 10, fato!!!!!!!!!

  18. É, Duduco,
    No inicio de2019 todos acreditavam que teríamos um ano sofrível, brigando pra não cair. E muitos Atleticanos também pensavam assim. Até aqui, na medida do possível, levando em conta um elenco mediano e uma diretoria incompetente, vejo o saldo do ano como positivo. Isso não é se contentar com pouco, é ser realista.
    Futebol não é ciência exata e tudo muda muito facilmente; o senhor falou em “oxigenação”: Jair, Cleiton e Vinicius oxigenaram o Time. O nosso elenco é abaixo de nossas pretensões e daquilo que merecemos, mas esses três se juntaram ao Patric no comprometimento e respeito por nossa camisa, contagiando (ou obrigando) os demais se juntarem a eles. Onde falta técnica, têm prevalecido a garra.
    Diferente de um time aí que era tido como a “sensação” do Brasil, e virou refém de sua própria arrogância…o Galo foi tratado como coadjuvante, e que bom que foi assim. Nunca nos demos bem com favoritismo. Desde nossa fundação somos um Time com princípios de humildade.
    O nosso filme que pareceu que seria de tragédia, pode vir a ter um final feliz. Ainda é cedo pra elogiar essa diretoria, presidente e elenco estão em débito com a gente, mas já vou reservar minha passagem pra Assunção.
    Muitos podem dizer que a Sula é a B da LA, mas como bem lembrou FMP: Aqui é Galo na A, B, C, D e até na PQP!

    Obs: Gols do Fred 2018 – 4
    Gols do Fred 2019 – 16 (12 no mineiro)
    Total de Gols: 20
    Custo Fred 2018/2019 – 20.000.000,00 (até agosto 2019)
    Multa a pagar para o Galão – 14.000.000,00
    Total do “Investimento” – 34.000.000,00
    Valor por gol: 1.700.000,00
    Fred Guerreiro fica no CUzeiro!

    1. Lucy… li sua menção a minha colocação sobre os valores de ingressos para o clássico de Domingo passado e é muito decepcionante e triste saber do tal cruzeirense q comanda o marketing do nosso CAM… como pode isso??? Não consigo entender e sinto vergonha de tal situação… um rival desse tipo trabalhando dentro da Sede do Galo… absurdo!!!!!

    2. Completando e , considerando que não houve manifestação,acrescento apenas uma informação de que quando o cone estava machucado, quem pagou seus salários foi o INSS (acredito que a Dra deve saber disso pela legislação). mas volto a insistir…Que tal fazermos as contas do pastor e acho que nós saimos perdendo.. 🙁

      1. Antônio Maria,

        Eu iria ignorá-lo, mas sendo o senhor um leitor e comentarista tão fiel do nosso Canto do Galo, resolvi perder meu tempo.
        O senhor conhece o teto do INSS? Já ouviu falar em ‘ajuste entre as partes’ que, no caso, permite jogador e clube acordarem em contrato valores adicionais?
        Quanto ao Cone 2, também posso falar,
        Gols do Pastor 2018 – 22
        Gols do Pastor 2019 – 13
        Total de gols: 35
        Custo do Pastor – 7.000.000,00 2018/2019 (até agosto 2019)
        Multas a pagar – 0,0
        Total do investimento 7,000,000,00
        Valor por gol: 200,000,00
        Ou seja SETTE vezes menos. Mais ainda,
        CONE 2, Pastor –
        Respeita o Clube e a Massa
        Agregador
        Referência para os mais jovens
        Diz estar feliz no CAM
        (Mas pode ir embora também)

        CONE 1, Caloteiro –
        Paneleiro
        Máquina de moer técnico
        Diz em entrevista que quer jogar no Flu até de graça
        Manda torcedor tomate cru

        “Nós saímos perdendo”, quem?!

        1. Muito bem! Era isso que eu precisava para ver que vc tem razão então. Na verdade o ideal é sempre assim…falar e comparar. Agora estou de acordo com vc.
          Fora esta questão de futebol, gostaria so de me manifestar, com todo respeito que vc merece, que quando é batizado, bem pequenininho, os nossos pais escolhem com o maior carinho que nome a gente vai ter. Acredito que isto ocorreu com vc, que imagino se chama Lucy (que alias pode ser, apelido ou Lucymara, Lucyana, Lucy…etc). Assim, prezada, fiquei um pouco decepcionado quando vc troca meu nome que com muito prazer e satisfação é ANTÔNIO CARLOS (por sinal, nome de meu pai e de meu avô). Pelo que ví em outros comentários parece que vc é advogada (também sou) e neste caso (troca do nome) existem 2 hipóteses: 1. Não prestou atençao..e isto é muito grave para quem é advogada ou 2. Trocou de propósito (seria chacota??) e ai, mais grave ainda por que não respeitou um cidadão que tem um nome e com orgulho do mesmo e mais que a pedido do respeitável responsavel pelo blog, me pedia (quando entrava com apelido) que me identificasse. E assim o fiz. É triste, mas vamos em frente.

          1. Antônio,

            Advogado que é, deve saber o que é um apelido de família. Temos entre torcedores de nosso time uma segunda família, não? Eu, por exemplo, tenho orgulho em ser chamada de Lucy Galo Doido.
            Agora me poupe de seus sofismas.

          2. esquenta a cabeça com a dotora lucimara não, Antonio Carlos.
            daqui a pouco ela sai aqui do blog brigada com todo mundo que OUSA contradize-la.
            daqui a pouco ela manda o blogueiro que lhe baba ovo e lhe presta continência, as favas também…
            ela é SEM EDUCAÇÃO, mesmo!
            Mas, NINGUÉM pode contrariá-la…
            esperando o Eduardo descartar o meu comentário em 6…5…4…3…

          3. Caro, seguramente julgar pessoas à sua imagem e semelhança é algo “terrível”, como diria o narrador de sua preferência. Pior ainda é desdenhar o próprio nome, Eduardo eu gosto e não desprezo, para utilizar fake. O que não é o caso da Dra. Lucy. Menos ainda do blogueiro que assina Eduardo.

  19. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Pega fogo cabaré….
    Enquanto isso o Galão vai aprumando as penas , firmando o corpo e as finanças e vamos cada vez mais em busca de grandes conquistas.
    É com grande alegria, que percebo a redução gradativa dos abutres de plantão. Esqueçam o meu Galo.
    Bica Bicudo.
    Eu torço contra o vento.

  20. O trem descarrilou pros lados da enseada das garças.
    Money Menezes se foi.Os credores estão batendo na porta.Os velhinhos aposentados não conseguem correr.A bola não entra e a grana acabou.Tá ruim?Eu acho é pouco.

  21. Boa tarde!
    Ansioso pelo sábado. Quero ver Cleiton, Jair e até o Vina. Também espero ver um outro centroavante que não seja o cone 2.
    Quanto às Minas, já teve bons times, que por um tempo tentaram fazer frente ao Maior, entre eles cito Siderúrgica, Vila Nova, América, cruzeiro…enfim, o Galo é que canta alta nas alterosas. Fim.

  22. Boa tarde, amiGalo Eduardo. Ver o Galo se mantendo entre os 4 primeiros me dá muita alegria, mas ver o pequeno time azul afundando, ah, isso não tem preço.
    Saudações alvinegras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *