Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Semana extra valendo a temporada

Urso e Donizete 03-12-16

Hoje seria, pelo calendário normal, o primeiro dia de férias no futebol brasileiro em 2016. As turbulências, especialmente aquela da terça-feira, mudaram não só essa previsão como também a rotina de nós todos que, de alguma maneira, estamos envolvidos com o assunto. Na minha agenda, estava previsto para esta segunda-feira (5) o início de um período com postagens atemporais, porém as circunstâncias me obrigam a tocar o barco normalmente por mais uma semana (se houver jogo do Galo no domingo próximo; caso contrário na quinta encerro a temporada).

Além da tragédia, muita coisa para uma mesma semana, fora do futebol, que não é assunto deste espaço, mas que sacode a vida de todos nós brasileiros. Não entro no mérito, embora tenha cá minha opinião, mas são coisas que acabam afetando em muito o nosso emocional. Temos, ainda, as questões pessoais de cada um de nós, e eu não escapo ileso disso (e como tenho passado por nuvens turbulentas!), até que tudo se acalme e a gente entre no período de Natal e Ano-novo. Que 2017 seja melhores para todos, Atleticanos ou não. Este ano foi muito tumultuado.

Até que isso possa passar, enquanto esperamos com grande expectativa a cara do Galo 2017, ainda temos o compromisso de quarta-feira, 7 de dezembro, frente ao Grêmio. Claro que nós Atleticanos estamos esperando uma virada e que aquela senha com Deus esteja ativa. Que os três gols de diferença aconteçam – quatro a um sempre foi bem comemorado – para nos livrar das cobranças de pênaltis.

Já disse e repito, não aguento outra decisão com pênaltis. Embora as últimas tenham sido favoráveis – New Old Boys, Olímpia, Juventude e até aquela do Tijuana no tempo normal –, o coração não resiste mais jogar toda a responsabilidade nas mãos do goleiro Victor. Se tiver de acontecer outro milagre, que Deus o conceda no tempo normal, pois temo pelo meu e por muitos corações Atleticanos espalhados pelo mundo afora. E somos oito milhões em todo o Brasil, concentrados em Belo Horizonte e Minas Gerais.

Victor e Rocha 03-12-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Enquanto aguardamos com indisfarçável e inigualável ansiedade, o Galo segue treinando. Ontem, a exemplo de treinadores anteriores, o técnico interino comandou um daqueles treinos secretos. Se isso ganhasse jogo, o Galo teria levantado o título brasileiro com dez rodadas de antecedência. Ao que soube, permanece a dúvida se o time jogará com três volantes ou se entra com Luan.

Como todo bom Atleticano, também tenho cá meu direito à preferência, embora respeite e torça pela escalação que o treinador optar para o jogo. A parte defensiva está definida. Victor, Marcos Rocha, Gabriel, Erazo e Fábio Santos. Indiscutivelmente é o que temos de melhor para a situação. Tomara que os dois zagueiros, setor mais vulnerável do time ao longo do ano, estejam em noite inspirada. Se segurarem a onda, o ataque faz a diferença.

Prefiro, embora o treinador não sinalize a escalação com três volantes, Rafael Carioca, Leandro Donizete e Júnior Urso. Todos com nome composto. |Que joguem um futebol do tamanho e com tantos dígitos que se usa para escrever sua escalação na planilha a ser distribuída antes do jogo. Se assim fora a opção, ao que imagino, Urso terá mais liberdade para se aproximar dos atacantes.

Já na frente, ao contrário do que vem sendo noticiado, caso o treinador opte pelos três volantes, entraria com Robinho, Lucas Pratto e Luan. Maicosuel, seria uma opção para entrar – caso necessário – no meio da partida. Luan é emblemático em decisões. É nosso amuleto da sorte!

De uma maneira ou de outra, ou até mesmo de qualquer maneira, que o Galo consiga marcar os gols necessários para a conquista do título. Repito que é improvável, mas não impossível. Quero o título. Quero um 2017 diferente.

 

8 thoughts to “Semana extra valendo a temporada”

  1. O Presidente demorou muito para acordar. O Atleticano, há meses, já alertava sobre os erros e pedia correção, porém, imperou a omissão que poderá custar o título. A mídia mineira não enfrentou os problemas do time, não questionou os métodos da preparação física e do DM, bem como foi paciente demais com o péssimo trabalho do Marcelo Oliveira. Escute mais a Massa, Presidente!!! Não é possível que não tenha aprendido isto. Para quarta-feira, a postura tem que ser diferente e desde o primeiro toque na bola, estamos em desvantagem e o relógio é adversário. O Galo precisa criar uma chance atrás da outra, mostrar ao rival que quer o título e principalmente COMPETIR. Muitos já comemoram o caneco no Sul e razões existem para assim fazê-lo. Os jogadores não podem ficar alienados a esta realidade. Se querem o respeito da Massa, a hora é agora. Sem desculpas e sem poréns. É momento de separar os homens dos meninos. É momento de escrever mais um capítulo para a história do Galo. Força no objetivo. Rumo ao título!

  2. O Wagner Gomes disse bem: “omissão e incompetência que chegaram às raias do absurdo” “péssimo trabalho em todos os níveis na Cidade do Galo”.
    Já disse aqui o que pendo do sonolento presidente do Galo. Chamo-o de Nepomusono porque identifico-o com o anãozinho da Cinderela, o Soneca. Passou o ano entre sonhos como a contratação do Aguirre e pesadelos com o trabalho do MO. Mas continuou dormindo e só acordou quando nada mais podia ser feito para salvar o ano. Quero acreditar que o Wagner esteja certo ao afirmar que as coisas estão mudando na Galocity. Se o Nepomusono acordou realmente, a Flórida Cup deve ser revista. Não há razão para continuar com ela, ressalvadas possíveis multas contratuais. O Mineiro tem que ser disputado pelo time reserva, assim como a Primeira Liga. Só não acho que a Primeira Liga tem que ser desprezada porque o seu fortalecimento pode ser a redenção do futebol do Brasil. É um embrião e como tal tem que ser tratada com muito cuidado. O time reserva do Galo que venceu o Santos e fez bons jogos durante o mineiro. É um modo de fazer certos jogadores que não estão no nível do Galo trabalharem um pouco em vez de ficarem comendo quietos e de chinelinho o dia inteiro.
    O Atlético não tem olheiros. Tem é uma diretoria pouco presente em treinos e concentrações, sonhando talvez com um estádio no futuro enquanto o presente do clube se esvai em vexames. É preciso mudar a mentalidade diretiva do Galo. É preciso ser presente e cobrar resultados jogo após jogo. Não aceitar de forma alguma a preguiça, a apatia, a falta de compromisso, a irresponsabilidade e o desrespeito que presentes por todo esse ano. Respeitar o clube, o contrato sempre muito vantajoso para todos os jogadores, a própria diretoria que não se dá ao respeito mas tem que ser respeitada pelos profissionais e, ACIMA DE TUDO, RESPEITAR OS TORCEDORES, razão de ser do clube. Chega de tanta mazela. Que haja realmente muita mudança. Que 2017 traga-nos muitos motivos de alegria para compensar as decepções de 2016. Nós queremos sim, muitos títulos, mas, queremos respeito também.

  3. “Se isso ganhasse jogo, o Galo teria levantado o título brasileiro com dez rodadas de antecedência.”

    Ninguém nunca disse que treino secreto ganha jogo. Inclusive vocês da imprensa que ficam falando isso o tempo todo. Eles querem apenas privacidade e têm este direito. Fora que todos os times fazem isso e por dedução todos seriam campeões com dez rodadas de antecedência? Deixa o pessoal treinar em paz.

  4. Abençoado seja o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO . Vamos GALO ! que tenhamos uma semana de vitórias … ! E a ‘prensa’ do eixo hein Dudu ? Estão achando que o CAM é fim de feira ,a famosa ‘xepa’ , cada uma viu ! Roger Machado para o GALO é pequeno ( prú palmeiras não ) , pau-a-pau Pratto por arouca e mais 5K de euros ( multa rescisória do cara é 4 X maior. Estão achando que o Pratto é trôco de pinga) ,salários estão atrasados,elenco rachado e toma blá blá blá e + blá … A dor de cotovelos dos caras é gigante ,imensurável e nojenta .Algum Atleticano tirou uma destes caras -em respeito não vou falar o que penso – vou lhe falar viu ,vai ter má vontade assim lá na ‘tonga da mironga do kabuletê .!!Um dia eles acertam …SQN .
    _ Concordo com você ,caro! se treino fechado adiantasse alguma coisa ,o time dos presidiários seriam campeões de tudo … SAN

  5. Eduardo, uma pergunta que não quer calar: Por que será que os vôos fretados durante as competições da CONMEBOL são com companhias aéreas inexpressivas e de propriedade com origem duvidosas, para não dizer escusas, sujas, negras? Lembra-se do vôo de BH para Guadalajara? Quase caiu, avião com mais de 30 anos não se voa em linhas aéreas brasileiras, era o melhor exemplar de uma aérea chilena que tinha 3 aeronaves. Agora uma boliviana, com 3 aeronaves, 2 retidas pelo governo da Bolívia, a Bolívia reter alguma coisa deve ser lixo, é só observar uma liberação de plano de vôo sem combustível suficiente às eventualidades e sem mencionar reabastecimento. Não aprofundo, deixemos as conclusões se falarem.

  6. Bom dia Eduardo, concordo com sua escalação. Acho que 3 volantes seria o ideal e também começaria com Luan, deixando Maicosuel como opção. Fo time que vc escalou só trocaria Jr. Urso, que considero fraco, por Lucas Cândio, que acho muito bom jogador, de bom passe e bom chute. Vamos que vamos. SAN

  7. Os ares na cidade do galo estão mudando . E pelo que vejo e ouço, para melhor. Estão mudando, como um alento para o torcedor atleticano , que foi alijado de seus sonhos em 2016, por omissão, incompetência que chegou às raias do absurdo e uma blindagem covarde da mídia mineira com os reponsáveis diretos deste mau, péssimo trabalho, em todos os níveis, na cidade do galo. A diretoria , parece que acordou para a vida e já começa a dar sinais de um ano de 2017 diferente. Esboça um planejamento ao contratar um bom técnico trabalhador, que treina o time e exige resposta em campo (contudo é uma aposta, uma válida aposta em minha humilde opinião). Repensar a não ida à Florida Cup , e´, também uma excelente idéia, pois abrir mão de uma pré temporada no ct atleticano seria jogar todo planejamento para o alto, chutar o balde. Seria muito interessante também, não disputar a primeira liga, não vejo vantagem nenhuma neste torneio que perdeu a essência na sua gestação e segue trilhando a cartilha da cbf \ rede globo, com premiações ridículas e não compensativas. Até hoje me pergunto quais argumentos fizeram Nepomuceno voltar atrás tão rapidamente em não participar deste torneio . Com a palavra, Nepomuceno.
    Treinador motivado, Carlinhos Neves em sua real função, pré temporada no ct atleticano, certeza de contratações pontuais e necessárias, dispensas
    urgentes de jogadores que não poderiam estar no galo (inclua aí uma consulta ao oftalmologista do olheiro do galo, caso tenha um ; eu não acredito, parece que contratam no dvd paraguaio).
    Perspectivas concretas de mudança de mentalidade, formar uma equipe que tenha uma proposta de jogo, respeitando a característica do futebol atleticano ,que mistura velocidade, defesa sólida, meio campo atuante e ataque produzindo inúmeras chances de gol. Características abandonadas e desfiguradas em 2016 por mandrakes distribuidores de camisa.
    Daqui dois dias , a finalíssima contra o gremio, e o que realmente o atleticano quer e exige é a dignidade que faltou no primeiro jogo e que nos revoltou e envergonhou. Vocês, jogadores, do nosso glorioso GALO, estão em dívida conosco e o título da copa do Brasil é esperado, apesar da dificuldade existente, dificuldade que vocês criaram , não se esqueçam.
    Aquele jogo está longe de ser esquecido, pelo contrário, está sendo encarado como um divisor de águas, uma retomada de nossa rota rumo ao topo, nosso destino natural. Aqui é e continua sendo GALO, p@##@.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *