Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Semana cheia e liberações animam o Torcedor

As cobranças por resultados estão na pauta de todas as conversas dos Atleticanos. Alguns impacientes questionam desde o treinador, passando pela fisiologia, departamento médico e preparação física, até bater na diretoria e, com muito vigor, no presidente. Outros, tolerantes, pedem paciência. Aqui todas as opiniões têm seu espaço e o blogueiro – confessamente bipolar – num dia perde a paciência e no outro concede tolerância e aguarda os resultados. O objetivo, reafirmo, é fazer deste espaço uma ponte entre Torcida e clube.

Dito isso, considerando que já se passaram horas e até dias do jogo de domingo, renovo minhas esperanças e as sustento com as novidades de ontem. Maicosuel parece que parou de sonhar com as praias do Rio de Janeiro, preferindo jogar ao lado de jogadores de primeira linha a Márcio Araujo. Seu nome foi publicado no BID. É uma interessante opção que ganha Marcelo Oliveira. Verdade é que quando o DM estiver vazio, o jogador será, sim, uma boa alternativa de banco.Maicosuel treino 05-06-16

Lá na enfermaria ainda permanecem sonhos de uma campanha mais regular. Quando Pratto, Luan, Donizere e até Datolo (este que volte só quando estiver totalmente curado, chega de vai e vem) voltarem e se juntarem aos demais, o treinador terá dor de cabeça boa para definir quem joga. Aliado a isso, finalmente o tempo, certamente tão significativo, que Marcelo terá para preparar a equipe. Desde que assumiu, com exceção de uma única semana, foram dois jogos a cada sete dias. Agora, serão rodadas somente nos finais de semana e o treinador terá de mostrar a que veio. Afinal, a maioria dos Atleticanos queria e aprovou a sua contratação. Que ele seja, ali de fora do gramado, o Marcelo jogador dos anos 70. Eu ainda confio nele.

Carioca treino 05-07-16
Fotos: Atlético/Bruno Cantini

Dois jogadores, finalmente, deixaram o DM. Carioca, que fez muita falta nos jogos em que esteve fora, e Carlos Eduardo, que continua devendo. Disse, recentemente, que Carlos era o nome do meu saudoso pai e Eduardo o meu próprio. Juntos ou separadamente, nenhum dos três, Carlos, Eduardo e Carlos Eduardo, tem empolgado o Torcedor. Que comecem, ao lado de outros como Clayton, a mostrar melhor produtividade.

Enfim, que a semana seja produtiva e os resultados comecem a aparecer. Temos time pra vencer o Flamengo e toda e qualquer maracutaia que possa acompanhar a partida de domingo.

 

16 thoughts to “Semana cheia e liberações animam o Torcedor”

  1. Foram tantas opiniões e portanto vou me ater a apenas uma. Devolva o Robinho, o Yuri, o Carlos Eduardo e faça uma força para trazer o Alexandre Pato. Aí sim , seremos campeões.

  2. Caro Eduardo, agora é a hora do nosso GALO mostrar que não está para brincadeira nesse campeonato. Acredito que essa partida será um divisor de águas. Isso porque o Marcelo terá uma semana para preparar e treinar o time – este é o maior tempo de preparação desde que ele chegou – e agora, mais do que nunca, o Marcelo deverá mostrar a que veio e calar de vez os críticos que afirmam que ele está ultrapassado. O momento é de fechar a casinha, conhecer melhor os jogadores, definir de vez um esquema tático, e criar algumas jogadas ensaiadas.

    Sem sombras de dúvidas, após a partida de domingo, saberemos o nível e a qualidade do trabalho dessa comissão técnica e do Marcelo. Neste jogo é obrigação do time mostrar evolução técnica e tática. Agora as desculpas relacionadas a desfalques e tempo de trabalho – até então aceitáveis – já não servirão como justificativas. Vamos meu GALO, é hora de mostrar trabalho, foco e força. Vai pra cima deles GALÔÔÔ!

  3. No Triângulo Mineiro /Alto Paranaíba tem ditado popular “vamos devagar com o andor que o santo é de barro”. Faço referencia à frase para pedir calma aos “afobadinhos” a respeito da Comissão Técnica/Médica do CAM, em especial ao Marcelo Oliveira. Não sei o nome do Preparador Físico. Entretanto, temos na Comissão Técnica o Carlinhos Neves (um dos 3 melhores do Brasil). Até acho que Ele que deveria ser o Preparador Físico. Quanto ao Presidente, acho que gastou dinheiro inutilmente (Yuri, Carlos Eduardo, Pablo) são exemplos. Mesmo sem custos (de graça)são caros. Haja vista os salários/encargos. Volta Kalil! Deixe a politica!

  4. Vou torcer como sempre pro Galo, ganhar o brasileirão e a copa do Brasil. Mas confesso que não estou confiante. Acho que o presidente, errou muito no planejamento da equipe. Principalmente, com a comissão técnica. Por qual motivo demitiram o Levir?? A principal alegação (que eu sei) era de que o time não tinha consistência defensiva. Precisava de equilibrio, para ganhar os campeonatos que disputaria esse ano. Passou Aguirre, veio M. Oliveira e o que vemos? Falta de equilíbrio defensivo. O meio de campo não marca e a defesa e lenta(ambos os sagueiros Leo e Erazo). Na minha opinião, não mudou nada da era Levir. E não vejo sinais de que vai melhorar.

  5. Continuo com o mesmo palpite: Carlos-doar para o Ibis; Edcarlos-rua; Thiago-rua; Robinho-devolver para o Santos; Pratto-mandar para a China.

  6. Com todo respeito! Pela chamada da matéria e pela vontade de ver o GLORIOSO bailando em campo, esperava notícias mais animadoras! Maicosuel já é sabido sobre seu retorno e não estava no DM. Esperava notícias reais sobre o retorno do Pratto, do Dátolo e do Luan! Este último, já sabemos que está dando corridas e parece próximo o seu retorno. Mas… Pratto??? Um mistério! Faltou, inclusive, respeito com a massa atleticana. Minha preocupação: Será a equipe de médicos e fisioterapeutas do GALO, uma equipe desatualizada? Responda, alguém, por favor! No mais… parabéns pela matéria e blog, caro Eduardo. Saudações Atleticanas!!!

  7. (…)”Enfim, que a semana seja produtiva e os resultados comecem a aparecer. Temos time pra vencer o Flamengo e toda e qualquer maracutaia que possa acompanhar a partida de domingo.”(…) Pegando um gancho em vossa letra Eduardo , que nesta semana cheia o ‘ samba de uma nota só ‘ – 4.3.2.1 – do Marcelo Oliveira apresente alguma novidade , saia da mesmice e crie algumas outras alternativas de jogo . Está provado que em torneios de pontos corridos jogar de uma maneira apenas é morte certa . Material ele tem ,falta-lhe um pouquinho mais de conhecimento tático para que durante um jogo, ele mude a maneira do time atuar, e com isso surpreenda o adversário . A postura e a vontade do grupo conta, mas a visão do comandante que está a beira do gramado fazendo a leitura do que acontece em campo, é que faz a diferença.Isto separa o líder visionário , dos demais … SAN

  8. só o Marcelo não vê que com aquela linha burra da defesa ele vai tomar muitas enviadas de bola e consequentemente muitos gols, alguém tem que ficara na sobra não pode ser linha reta como esta ocorrendo. Quanto ao cazares tem que procurar mais jogadas afinal ele e o camisa 10 tem que aparecer mais para o jogo. Patrick nada justifica ele entrar em todos os jogos, como você mesmo disse ele e simplesmente um reserva e olha lá para a lateral direita. Aqui e Galo..

    1. Receita de um analfabeto para melhorar o Galo: Lé Silva- já deu; lento, velho para o futebol, se não ganhar a bola de primeira, esquece; Edcarlos- rua; Thiago- rua; Carlos- doar para o Ibis; Maicossuel- tentar olhar para cima; Victor- banco por uns tempos; Carioca- não adianta passar bem a bola, é preciso desarmar também; Donizete- não adianta tomar bem a bola, é preciso saber passar também; Yuri- decepção.

  9. Eduardo, volto a dizer o Marcelo Oliveira ainda não conseguiu fazer o time jogar ainda, um jogo bom contra o Botafogo, que leva três gols, depois aquele marasmo contra o Figueirense. Agora, gostaria de saber se o Pratto esta vendido ou não, não pode uma contusão na panturrilha levar este tempo todo.
    Eduardo, em tempo, você não pode esclarecer para nós atleticanos, sobre o Shopping New Diamond, se já é todo do Galo. Pois que eu me lembro, ele só seria do Galo depois de 30 anos, depois de sua inauguração.

  10. Bem amigos atleticanos, eu gostaria muito de ver o contrato que o Patric assinou com o Galo, preciso ter a certeza de que não tem clausula nenhuma dizendo que ele tenha que jogar todas as partidas do time, mesmo que por alguns minutos e não importando em qual posição.
    Eu pessoalmente não consigo entender este posicionamento dos tecnicos Aguirre e Marcelo deixando de aproveitar atletas da posição para colocar Patric improvisado.

    1. Estou de acordo com o Euler. O Patrik vinha jogando bem na lateral direita e é nesta posição que ele deve ser escalado, seja como titular seja como reserva. O fato dele ser raçudo, não significa que ele pode jogar em qualquer posição. Acaba queimando o jogador, como vem ocorrendo. Aliás, hoje em dia os jogadores exercem funções que não são a deles, destaco o Maycon e o Carlos. Suas posições são centro-avante e vejam como eles tem atuado? Sempre voltando para ajudar na defesa e isso, além de causar um desgaste físico muito grande grande, descaracteriza sua maneira de jogar. Eu sou saudosista, cada macaco no seu galho. Gosto do esquema 4-3-3 e os volantes é que tem que ajudar a defesa. Bom dia.

  11. Bom dia.
    Outro dia deixei aqui minha opinião sobre Maicosuel, e ela continua a mesma. Pra mim não deveria ter voltado. Antes de sair do galo para o exterior não faz nada a não ser ter lampejos de ser um bom jogador. Porém está de volta, o jeito é torcer pra eu queimar minha língua. Sobre os jogos as 11:00 hs que todo mundo reclama, considero justa a solicitação que todos os clubes joguem em igualdade a se tratar de números de vezes neste horário. Sobre a paciência da torcida (torcedor tolerante e impaciente), falar o que? Ser atleticano é isto aí, torcer, sofrer, se irritar, se acalmar, novamente torcer e, no fim como foi em 2013, vibrar com nosso time.

  12. Arbitragem à parte, outro jogo fora, outro grande desafio. A marcação será à distância, dando tempo ao adversário para se recompor, pensar e armar as jogadas como bem entender? Recuperada a bola na defesa ou intermediária, quem vai sair rápido num contra ataque? Clayton e quem mais? Nosso velocista está no estaleiro e não temos opções. Falta de planejamento? Isso não é problema do torcedor, mas sim da presidência em primeiro lugar. Disse e continuarei dizendo: se não mudar seu estilo de jogo, o Galo não chegará ao título. Hoje, o futebol é de pegada e velocidade.

  13. Xará, sua bipolaridade na condução do blog é extremamente equilibrada, parabéns pela postura.
    Quanto ao Marcelo, ainda tenho os dois pés atrás com ele. Este período de jogos apenas aos domingos, com a maior parte dos titulares disponíveis, será a prova dos nove; por enquanto, credito nossa recuperação mais às qualidades individuais de alguns jogadores do que às mãos do técnico sobre a equipe. Espero em breve mudar minha opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.