Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem tempo pra comemorar e curtir com os rivais

Essa sequência de competições, Brasileiro intercalado com jogos das Copas Libertadores e do Brasil, deixa o Atleticano já ligado no próximo compromisso. Ontem, após a vitória com o Bahia, em minhas andanças pelas ruas e pontos estratégicos para falar de Galo, percebi uma cidade alegre e o preto e branco emoldurando o ambiente.

Paralelo a isso, quase todas as prosas girando sobre a próxima quarta-feira – frente ao mesmo time baiano – sugerem igual placar no primeiro mata-mata da Copa do Brasil. Cada jogo é um jogo e as competições têm regulamentos próprios que, queiramos ou não, andam debaixo do braço dos profissionais Atleticanos.

Com relação ao jogo, diria que como muitos entre nós galistas, assustamos com a ausência do Savarino e eu – particularmente – me surpreendi com o Tchê Tchê no banco. Sobre o venezuelano – ao que soube – foi poupado por desgaste físico e ainda por ter o treinador escalado cinco estrangeiros, limite permitido na competição. Já o amuleto do técnico, não soube precisar se foi poupado ou barrado.

Fato é que, depois de um primeiro tempo sonolento, as entradas dele – Tchê Tchê – e de Sasha mudaram o roteiro do jogo. O primeiro gol foi uma assistência do atacante que passou a jogar mais próximo do Hulk. Apesar da repetitiva e irritante acomodação após esse tento, ainda chegamos ao segundo e terceiro.

Foi um jogo parecido com aquele em que vencemos o Corinthians de virada. Tivemos o domínio desde o início, porém pouca efetividade nas conclusões. Ao mudar algumas peças, viramos lá e ontem sapecamos o adversário. Não é fácil para uma Torcida ansiosa como a do Galo suportar essa situação. Mesmo com um no placar, em função dessa acomodação, a pressão arterial do Atleticano sofria abalos. Custa fazer um e buscar logo o segundo para nos deixar em equilíbrio? Oras!

Disse ontem, numa curta postagem, que os destaques foram Hulk e Nathan Silva. Os demais, claro, também tiveram boa apresentação, tanto que o resultado assegura essa afirmação. O nosso super herói que fazia aniversário vem se transformando num grande ídolo da nossa história. Já tem até um gostoso sambinha rodando nas redes sociais. Quando o Atleticano voltar para as arquibancadas, não tenho dúvida, essa música será cantada em todos os jogos.

Já o zagueiro, cria da base, que estava emprestado ao Atlético de Goiás, calou a muitos entre nós. Tanto pela escassez em revelações nas categorias inferiores do Galo quanto pela expectativa criada numa grande contratação para o setor defensivo. O jovem, que na base atuava também de volante, chegou silenciosamente e assumiu a vaga. A defesa do Galo, ao longo de anos, tem sido o setor mais vulnerável do time.

Pois que, estreando frente ao Flamengo, atuou ainda no Brasileiro nos jogos com América, Corinthians e Bahia e também nas duas partidas com o Boca pela Libertadores. Em seis embates o Galo tomou apenas dois gols. Ambos em jogos que vencemos por dois a um, ou seja, Flamengo e Corinthians. Faz uma boa dupla com o Alonso, sendo que o paraguaio deixou de ser contestado com a ascensão do Nathan Silva.

Hoje e amanhã é dia de comemorar e curtir a situação, mas sem perder de vista que temos ainda muitos jogos para chegar aos sonhados títulos. E na quarta, além de vencer e convencer ainda precisamos fazer saldo, pois são dois jogos eliminatórios. O zero a zero, como vimos no sábado em jogo do pior ataque com a pior defesa da série B, que passe longe do Mineirão.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

25 thoughts to “Sem tempo pra comemorar e curtir com os rivais”

  1. Boa tarde, Massa e Guru

    Se o futebol apresentado não está agradando, pelo menos os resultados estão chegando. Lembro que ano passado jogamos como nunca contra o bostafogo e no final saímos com uma derrota. Que continue assim, mesmo a contragosto da torcida que quer ver resultado, mas que também tenha desempenho.
    E por falar em reforços para compor o elenco, que tal o clube ir no Bahia e tirar de lá o tal de Rossi.

    Caramba este jogador sempre joga bem contra o Galo!
    E vamos, que vamos!

    1. Jogador vagabundo. Passa o jogo inteiro cavando faltas, esperando o contato pra se jogar. Cavou pelo menos umas 5 faltas nesse jogo. Quero ele longe do Galo! Jogador de timinho

  2. Paulo,foi em 2015 que o GALO teve uma sequência de 6 V seguidas no Br.
    framerda: 2×0…joinville: 1×0…Coritiba: 2×0… internacional: 3×1…sport: 2×1 e ponte preta: 2×0 isto sob o comando de Levir Culpi. Estávamos prontos p fazer uma ótima temporada, daí interromperam o trabalho ñ se sabe pq,demitiram o Levir e o resto não precisa nem falar.
    >> A maior sequência_7 V_ foi com o cuca em 2012.
    náutico: 5×1…grêmio: 1×0…portuguesa: 2×0…figueirense: 4×3… internacional: 3×1…sport: 4×1 e santos: 2×0
    >>Detalhe: Em ambas as sequências o GALO foi vice CAMpeão p corinthians_2015_ e florminenC_2012_. Em ambos os casos nosso GALO perdeu fôlego em momentos decisivos já na reta final o que prova q em torneio de pontos corridos a falta de regularidade não levanta taça. Forte
    abraço,ótima semana a vc e aos seus!
    Saudações Atleticanas

  3. Bom dia,

    Como já disse, jogos sequenciais são problema e creio que o Cuca poupou o Savarino e Tchê Tchê, exatamente por isso.
    Criar uma situação nova se faz necessário, a entrada do Alan Franco e Dylan também sinalizaram a utilização desses jogadores como parte do grupo, assim formando e fortalecendo ainda mais o grupo.
    Os 3 gols de domingo espero que se repita na quarta e quero lembrar que as piores apresentações do Bahia estão sendo em casa, que no jogo de volta será outra emprestada porque estão suspenso por punição.
    Temos tudo para passar, agora depende do nosso time.
    Se passarmos pelo Bahia garantimos 4,4 milhões que somados aos 30 milhões da libertadores deixam os cofres mais gordinhos.
    Expectativa total para o próximo jogo.
    Boa semana a todos!

  4. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    VIVA O GALO MAIS LINDO DO MUNDO.
    ONTEM O DOMINGO FOI PERFEITO. GALÃO ME FAZ FELIZ DEMAIS.
    BICA BICUDO
    FORJADO NA DOR NA INJUSTIÇA E NO AMOR.
    Quanto aos Fora Cuca, continuem com essa mandinga de vocês torcendo contra que está dando resultado reverso. Cuca cada dia mais firme no cargo e tendo bons resultados.
    Borá meu Galo.

    1. Nu!
      Vc escreve igualzinho ao Lugalo e ao Tiago Lúcio.
      Está dando resultado reverso? Isso favorece ao Galo? Humm…então…FORA CUCA!!!

  5. Bom dia.
    Hilário demais após os jogos do Galo vir aqui ver as postagem. Geralmente sempre leio e guardo a minha opinião pra mim, mais as vezes a eu fico incrédulo com tantas lamentações. Sempre foi assim, tem torcedores aqui nesse espaço que foi contra o Levir ( Burro ), contra Dudamel, contra Mancini, contra Thiago Larghi, Rodrigo Santana, depois começaram a pegar no Pé do Sampaoli e agora no o Cuca novamente. Com Sampoli time jogava bonito, fazia muitos Gols e tomava muito também, as vezes perdia jogos pelo excesso de sempre atacar. Hoje temos um time que não ataca tanto, tem dificuldades com times fechados e toma poucos gols, mais é mais equilibrando. Despachou o Boca e está na vice liderança. Tem torcedor reclama de depender muito do Hulk, mais o jogador não recebe para isso?
    Meu Deus, isso é futebol, quem já jogou mesmo que amador sabe que um jogador faz diferença e no caso tivemos vários jogadores desfalcando o time. Caso contrário estaríamos melhor. Respeito a opinião do contra gente, mais ta na hora de apoiar. Valorizar o que temos e deixar para cornetar na hora que perder. Ganhamos 6 jogos seguidos, eliminamos o Boca, jogando feio ou bonito o que conta que passamos…

    1. “Geralmente sempre leio e guardo a minha opinião pra mim…”

      Prezado, quando você toma esta atitude está, de fato, privando nossa ignorância da sua sabedoria. Lado outro, ao comentar, você demonstrará seu altruísmo e, mais do que isso, potencializará a nossa retirada do limbo obscuro da estupidez. Seja generoso, amiGalo! Abraços!

  6. Sobre zagueiros , reclamamos muito e criticamos, muitas das vezes, merecidamente. Não se trata de olhar a grama da vizinhança, amigalos , mas reparem nesta zaga de um grande clube do cenario esportivo brasileiro, o sao paulo. Este miranda, eu nunca vi um beque, um zagueiro tão enganador. E ,blindado, é sempre poupado de criticas. Ele se posiciona sempre onde NÃO OCORRE A JOGADA Contra seu time , dentro da área. Não é pelo jogo de ontem ,não, contra o flamerda, quando um unico jogagor, Bruno Henrique , arrasou e humilhou, novamente o são paulo. Explica frequentar a zona da confusão , ele é intocavel , principalmente pelo aprendiz que lá está. Nossos zagueiros, cobrados e criticados , todos eles . perto desta zaga do sao paulo, são uma ferrari. Na B , fonte de prazer e alegria, nosso ex rival jogou contra o vila nova goiano. O resultado do jogo foi injusto, não há justiça no futebol , se houvesse , seria justo os dois “times” perderem. Uma aula de como não se joga futebol , uma sessão de tortura , uma disputa de ruindade , está dificil assistir pra secar. Creio que algumas rodadas não precisaremos mais , a serie C se avizinha , receberão os dois de braços abertos

  7. Bom dia xará e amigalos!
    A coisa parece que está melhorando. Antes a falta de regularidade do time do GALO alternava entre um jogo ruim e outro jogo bom. Agora está alternando entre um primeiro tempo ruim e segundo tempo bom ou primeiro tempo bom e segundo tempo ruim. Pela lógica esperamos agora duas etapas de bom futebol. Hulk continua desequilibrando. Porque não trazer o Ademir para termos uma opção de velocidade no banco para um segundo tempo? Dinheiro está entrando. Rodrigo Caetano está esperando o que pra trazer algo novo para o ataque? O Flamengo e o Palmeiras ganharem tudo???? É isso Sr. Rodrigo Caetano????

  8. Bom dia. Discordo totalmente de que a entrada do Danilo tenha melhorado o time. A entrada de mais um atacante, que já era óbvia e a saída da covardia roedora de unhas é que foi preponderante pra sair os gols. Esse volante só melhorou o número de faltas perto sa área do Galo. Também ajudou a aumentar os espaços no meio campo e chutes de fora da área pelo adversário. Também deve ter aumentado o ego do sr. Stival.

  9. Cria-se uma narrativa para alentar o sonho
    de termos um time de futebol que encante
    por suas atuações .

    Então , credita-se ao VIDENTE uma visão de
    jogo que ele não tem .

    Cuca é horroroso , o time não tem nenhum
    padrão de jogo, não repete jogadas, é tudo
    na base do vai-quem-quer .

    Admitir , como vi aqui , que a entrada do
    glorioso Sasha foi uma arrumação no time
    que o brilhantismo do Estrategista fez com
    que a equipe jogasse bola É PRACABÁ .

    O cara é simplesmente ODIADO por 90%
    dos cornetas e criticado TODAS AS VEZES
    que entra em campo, mas ontem , ora ora ,
    o jogador foi a tacada de mestre do gênio
    à beira do gramado .

    De minha parte eu não o vejo como força
    ofensiva , mas está anos-luz à frente que
    qualquer outro atacante quando o vemos
    como capacidade de pensar uma jogada .

    O um/dois com o Hulk foi magistral !

    Outro ,o Hyoran , sabe bater na bola e já
    houve aqui quem considerasse a perfeita
    cobrança do escanteio .

    É outro que sabe jogar e que , se técnico
    tivéssemos, saberia tirar dele o que de
    melhor pudesse .

    Então , é assim :
    o Mágico de Oz MUDA POR MUDAR , pra
    ver se vai dar certo .

    Se o cara for bem , é estratégia de jogo.
    Se o cara for mal , problema do jogador .

    1. “Cria-se uma narrativa para alentar o sonho de termos um time de futebol que encante por suas atuações”.

      Aqui encerrou-se o assunto!

      Cumpra-se!

  10. Prezados AmiGalos
    No dia de Sao Cristóvão ( saudade do Padre Carlos, que fez meu casamento e batizou meus três filhos na igreja do referido santo, ali no IAPI) tivemos a felicidade de ser carregado pelo Hulk. Ainda não é santo, como o Victor. Mas sua expressão, sua alegria e sua imposição diante de qualquer adversário o transforma em nosso herói, nosso xodó. Já pode virar chaveirinho, foto na caneca, figurinha colecionável, etc. . Salve o Hulk. Saúde e longa vida para ele.
    Um abraço a todos.

  11. Bom dia a todos. Gostei pelos 3 pontos. Olho pro banco do galo e vejo muito poucas opções p mudar o jogo, um jogador que entre p mudar esquema. Guedes ta dando mole ai no mercado e o falido curintia, que vai levar.
    Penso que não temos time cascudo o suficiente para vencer o River Plate, pela falta de opções no banco. Se tomar gol e o time adversário ficar atrás fechadinho o galo não consegue furar bloqueio.

  12. Bom dia!!!

    O jogo contra o Bahêa marcou ⅓ realizado do Brasileirão em 13 rodadas disputadas.

    O Galo, em 2′ lugar em pontuação (28), está em corrida de “segue o líder”, o Palmeiras, numa distância de três pontos que não convém ser aumentada.

    Até aqui o desempenho do Atlético, de 72% de aproveitamento, mostra 9V, 1E e 3D.

    O saldo está positivo com 9 gols, tendo o time assinalado 19 tentos e sofrido 10.

    Se a defesa do Galo melhorou desde a chegada de Nathan e é a 2′ melhor, o ataque, que apresenta certa dificuldade, é o 5′ melhor e tem potencial para melhorar a performance.

    Às vezes o Atlético sofre para marcar gols por alguma dificuldade para romper defesas em ferrolho e fechadas, principalmente contra times da parte baixa da tabela.

    O ataque, com Savarino, Hulk e Keno, talvez volte ao melhor encaixe e possa criar mais ofensivamente para que o time prevaleça contra os adversários sem tanto sofrimento, situação que não costuma ocorrer com Palmeiras e Flamengo, outros virtuais postulantes do BR21.

    Nas 13 rodadas disputadas o Atlético perdeu três partidas (Fortaleza, Ceará e Santos), empatou uma (Chapecoense) e venceu nove (Sport, Inter, SP, Atlético Goianiense, Cuiabá, América, Flamengo, Corinthians e Bahia).

    Cuca faz até aqui um bom trabalho e mantém o Galo competitivo, cascudo, vivo e brigando na competição.

    Ao mesmo tempo que dá para confiar nos trabalhos de Cuca, dos jogadores e da Diretoria, é preciso reconhecer deficiências técnicas e táticas do Atlético advindas de erros individuais e coletivos, elenco incompleto, equívocos do treinador, lesões e desfalques (COVID-19 e Seleções), além de outras situações estranhas e históricas em se tratando de futebol brasileiro.

    Seremos Campeões!!!

    Eu Acredito!!!

  13. bom dia Eduardo e massa. ótima Vitória do galo agora é copa do Brasil contra o mesmo Bahia. mas no primeiro tempo foi um xou de horrores não quero nem lembrar quando o incrível Hulk não jogar ele simplesmente carrega o time nas costas. precisamos de mas Hulk no time se não estamos fritos se o Hulk não jogar. quando um treinador é teimoso não tem jeito não é possível que neto não é melhor que os 2 afilhados do cuca e Hyoran vai ser ruim de bola na várzea. Nathan simplesmente fraco. aliás na copa do Brasil estamos sem Nathan silva que é o melhor zagueiro que temos. sonhamos com Roger Guedes e falam em Ademir a diretoria não acredito que está deixando o Roger Guedes ir para os gambás.aff. ótima semana para todos amigalos. vá galooo.

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Haja coração! Estamos vencendo mas não convencendo. Ficamos muito na dependência do Hulk e Nacho Fernandes. A ausência do Nacho pode ser compensada em menor escala com a entrada do Jair e maior liberdade para o Zaracho. E a ausência do Hulk, como preenche- la? Não temos ninguém no plantel com característica semelhante. Ainda bem que o Hulk com o seu vigor físico, dificilmente se machuca. O diabo será sua ausência por cartões.
    O que importa é que estamos vivos em todas as competições.
    Quarta-feira teremos um jogo dificílimo novamente com o Bahia. Espero que o Cuca não invente.
    Hoje e Sempre, galo!!!

  15. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos felizes pela manutenção da vice liderança e mais três pontos na tabela e mais três gols de saldo.

    Hoje é dia de corneta na surdina e muitos parabéns. Ao Hulk, pelo aniversário e excelente partida jogada ontem. Ao Nathan Silva, pela regularidade e estabilidade trazida à nossa defesa. Ao Cuca, por estar sabendo tirar leite da pedra que é o ruim e desequilibrado elenco do Galo e conseguir seis vitórias consecutivas no brasileirão, coisa que nem lembro mais quando aconteceu. Ao Nathan, pelo gol marcado, o que sempre agrega alguma coisa. Ao Hyoran pela excelente cobrança de escanteio que desnorteou o bom goleiro baiano. Quem dera se o Hyoran fizesse pelo menos uma jogada desse nível em cada vez que entra em campo. O resto foi só o resto e nada mais.

  16. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Hoje é dia de corneta na surdina e muitos parabéns. Ao Hulk, pelo aniversário e excelente partida jogada ontem. Ao Nathan Silva, pela regularidade e estabilidade trazida à nossa defesa. Ao Cuca, por estar sabendo tirar leite da pedra que é o ruim e desequilibrado elenco do Galo e conseguir seis vitórias consecutivas no brasileirão, coisa que nem lembro mais quando aconteceu. Ao Nathan, pelo gol marcado, o que sempre agrega alguma coisa. Ao Hyoran pela excelente cobrança de escanteio que desnorteou o bom goleiro baiano. Quem dera se o Hyoran fizesse pelo menos uma jogada desse nível em cada vez que entra em campo. O resto foi só o resto e nada mais.

    1. Paulo,foi em 2015 que o GALO teve uma sequência de 6 V seguidas no Br.
      framerda: 2×0…joinville: 1×0…Coritiba: 2×0… internacional: 3×1…sport: 2×1 e ponte preta: 2×0 isto sob o comando de Levir Culpi. Estávamos prontos p fazer uma ótima temporada, daí interromperam o trabalho ñ se sabe pq,demitiram o Levir e o resto não precisa nem falar.
      >> A maior sequência_7 V_ foi com o cuca em 2012.
      náutico: 5×1…grêmio: 1×0…portuguesa: 2×0…figueirense: 4×3… internacional: 3×1…sport: 4×1 e santos: 2×0
      >>Detalhe: Em ambas as sequências o GALO foi vice CAMpeão p corinthians_2015_ e florminenC_2012_. Em ambos os casos nosso GALO perdeu fôlego em momentos decisivos já na reta final o que prova q em torneio de pontos corridos a falta de regularidade não levanta taça. Forte
      abraço,ótima semana a vc e aos seus!
      Saudações Atleticanas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.