Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem surpresa o melhor de MG

Dentro do esperado, nada diferente da perspectiva de qualquer analista do futebol, o Galo apesar de ainda não apresentar o melhor futebol é o melhor time de Minas Gerais. Foram 11 jogos, onde o Galo venceu nove vezes e teve um empate (Vila Nova) e uma derrota (URT, justamente a lanterna e rebaixada e que só venceu essa partida). Nestes dois resultados inesperados, em que pesem nossas reclamações, o treinador usou escalação alternativa. Em Patos de Minas, poderíamos dizer que foi escalado o terceiro time do elenco.

Com isso, entramos nas semifinais – frente à mesma Caldense – jogando com a vantagem de dois empates ou uma vitória e uma derrota desde que o mesmo saldo de gols. E a Caldense vai trazer a partida para Belo Horizonte em busca de faturar uma boa renda aos seus cofres. O que pesou para a veterana é a necessidade de arrecadar e fazer caixa. Sendo assim, evidente que a Massa vai assegurar dinheiro para o resto dessa temporada para a equipe do interior.

Nesta última partida da fase de classificação, o treinador colocou em campo uma formação que não contava com quase dez jogadores daquela lista de aproximadamente 20 considerados titulares. A maioria deles nem no banco ficou. Everson, Mariano, Rever, Junior Alonso, Dodô, Allan, Jair, Nacho e Keno nem figuraram na lista. Já Nathan Silva, Hulk e Ademir estavam na suplência e os dois últimos foram acionados durante parte do segundo tempo. Hulk até fez o terceiro gol, Os dois primeiros foram de Sasha e Vargas (que golaço!).

Diria que o Galo teve um bom início de jogo, depois do primeiro gol o jogo ficou monótono. Voltando do intervalo, como o Turco sempre faz, sem alterações, teve um início de segundo tempo apavorante. Godín, que não estava bem, repetiu algumas trapalhadas mostrando a razão de o Galo ter buscado de volta do xerifão Alonso. Ainda creio na recuperação do uruguaio, como ainda quero confiar no trabalho do entrenador argentino/turco.Tenemos?

Com as substituições no meio dessa etapa final, embora já com o placar em dois gols, o time foi mais envolvente e animou aos mais de 22 mil Atleticanos que estavam no Mineirão. Foi 3 as 0, mas poderia ter sido quatro, cinco gols. O time Atleticano é muito superior a qualquer dos concorrentes, se vai ganhar ou não o Mineiro, ninguém pode afirmar. Se o treinador pedir para os jogadores entrarem em campo da maneira que vinha jogando ano passado, seria o suficiente para levantar mais um campeonato estadual.

Nas semifinais e numa eventual final, com certeza El Turco terá de mostrar a sua cara e a que veio. O campeonato Mineiro, ao que entendo e já disse isso aqui, não vale muito (organização e regulamento frágeis), mas não pode perder. Quem não vence essa competição regional, historicamente, entra em crise. Algumas vezes esse martírio provoca uma reação no time derrotado, mas – via de regra – é a pré temporada de luxo para as grandes conquistas.

Se ele escalou o time com Rafael; Guga, Igor Rabelo, Godín e Arana; Otávio, Calebe, Zaracho e Vargas; Savarino e Sasha, durante a segunda etapa colocou Hulk (Sacha), Dylan Borrero (Calebe), Tchê Tchê (Zaracho), Ademir (Savarino) e Guilherme Castilho (Vargas). Hulk fez o gol numa assistência de Borrero; Tchê Tchê – embora tenha entrado bem – provocou reação de um Torcedor ao meu lado (porque não lançar o Neto ou Castilho(?), reclamou com razão); Ademir e Castilho pouco apareceram. O garoto até que entrou com muito gás, mas estava um tanto afoito. Num lance atrapalhou Hulk seguir em direção ao gol. Ele, Vitor e Neto precisam de oportunidades.

Sobre a arbitragem, que pelo nível das últimas que vimos, essa não merece ser criticada. Embora, pra não passar em branco (o trio e não minhas críticas), o juiz tenha dado um minuto de acréscimo no segundo tempo quando apenas para substituições a partida foi paralisada no mínimo em cinco ocasiões. E a moça que carregava a bandeira de número dois, ao que vi, marcou dois impedimentos inexistentes do ataque Atleticano. Aos 17m30s e aos 48m do primeiro tempo. Observei depois em casa e mantenho minha opinião.

Pra fechar, foi um jogo razoável, que – a mim – serve para dar crédito ao treinador. Aconteceram jogadas que demonstram ter sido objeto de treinamentos.  Boas triangulações, embora em alguns desses momentos de queda dentro do jogo, alguns lances confusos que o Galo perdia a bola de maneira bisonha. Sigamos e que venha de novo a veterana de Poços de Caldas, seja no Horto ou na Pampulha, na próxima quarta-feira às 16h30, horário que só mesmo uma fmf pode agendar. Um absurdo, mas a segunda e definitiva partida das semifinais será no palco do nosso salão de festas, daqui uma semana. O Mineirão!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

27 thoughts to “Sem surpresa o melhor de MG”

  1. Boa tarde!
    O Borrero está apresentando uma grande evolução em seu futebol. Está no nível das badaladas promessas do Palmeiras, só que com bem menos oportunidades de jogo. Seria uma perda técnica um empréstimo que as vezes é cogitado, sem falar de uma perda financeira com uma venda precoce.
    Abraço!

  2. TERMINADA ESSA FASE, ALGUMAS CONCLUSÕES PODEM SER TIRADAS. O GUGA CONTINUA BEM FRAQUINHO (AH! MAS ELE DEU ASSISTÊNCIA PRO SACHA FAZER O GOL. E DAI?) O RABELO TEM UM PROBLEMA DE FALTA DE INTELIGÊNCIA (É GRANDÃO, BONITÃO MAS BEM BURRINHO). O ZARACHO ENTRA E MELHORA O TIME TODOS. O HULK É O HULK. O BORRERO ESTÁ VOANDO MAS DEVE CONTINUAR SENDO UM RESERVA DA LUXO (É BEM JOVEM E BOM DE BOLA). O CASTILHO, APESAR DE TODOS O QUEREREM, ENTRA E NÃO MOSTRA NADA. O VARGAS É MELHOR DO QUE O SACHA. POR FIM, PAREM DE FICAR SECANDO O TREINADOR.

    1. Falou tudo amigão!

      Guga e Igor Rabelo sem condições. Sempre na torcida pra que eles sejam vendidos, emprestados, trocados ou demitidos mesmo. O prejuízo técnico é muito grande.

      Borrero decisivo sempre que entra.

      Vi alguns jogos do Castilho pelo juventude, e também os jogos que ele jogou desde a volta ao Galo. Não vejo qualidades nesse jogador pra jogar no Galo. É um volante lento, que é fraco defensivamente, e pouco decisivo ofensivamente. O maior triunfo dele é a bola parada, mas mesmo assim nada extraordinário. Quantos gols ele fez desde que começou a jogar como profissional? Ontem ele errou simplesmente tudo que tentou. O ponto positivo que vejo nele é que não esconde do jogo, procura a bola o tempo todo.
      Acredito que em breve será emprestado novamente, ou vendido por algum valor razoável.

  3. Bom dia.
    Não dá para entender a insistência com Godin (muito mal), Tchê Tchê (já está de malas prontas) e Savarino (Ademir é infinitamente superior).
    Seria muito melhor dar mais oportunidades ao Neto, Castilho e Vitor Mendes.
    Bom domingo e abraços!

    1. Castilho é fraco, não tem condições de jogar no Galo. Lento, não é bom na marcação, e não é bom na armação. Nem de longe tem lugar nesse time do Galo.
      Vitor Mendes ainda é uma incógnita.

      Concordo que o neto pode ter mais chances

      Godin ficou um tempão sem jogar, mas claramente tem muita qualidade. Vai formar uma grande dupla com alonso. Acabou de chegar, não fez nem 10 jogos ainda. A insistência nele se justifica pela retomada do melhor condicionamento e ritmo de jogo, e também pelo histórico incontestável de excelente zagueiro.

      Tem que ter calma, pra não acontecer o que aconteceu com Vargas, Mariano, Allan( que eu mesmo critiquei muito, de maneira precipitada), Keno e até mesmo o Hulk, que muita gente aqui no blog pediu a saída depois de alguns jogos.

      Ontem quem falhou de maneira bizarra, pra variar, foi o Igor Rabelo. Num contra ataque da caldense ainda no primeiro tempo, em que ele saiu do único atacante que poderia receber a bola e centralizou, abrindo espaço para o atacante receber a bola e finalizar de frente pro Everson. Zagueiro péssimo dos péssimos.

  4. Se o Galo joga mal ele não aparece
    Se joga bem ele aparece pra cornetar os cornetas e nunca pra celebrar a vitória do Galo. Mas ele é um cara do bem. Gosto de vê-lo por aqui.

  5. Meus amigos, melhor partida do galo no ano, até agora.
    Deixo aqui duas considerações:
    Zaracho e Vargas HOJE são titulares absolutos do galo, num time de futebol é necessário haver meritocracia, e colocar os melhores sempre. Esses são os dois melhores jogadores do Atlético, nesse ano, até o dia de hoje, ponto.

  6. Olá amigos da bola!

    ALELUIA!….

    A meu ver, ontem pela primeira vez com Mohamed no comando técnico, Galo joga razoavelmente bem!

    Imprimiu certa velocidade, boas e bonitas tabelas ocorreram!…

    Mas, pode render ainda muito mais!

    Falta marcar pressão Mohamed!

    VOU AJUDAR você! TIME TITULAR MOHAMED!…

    ÉVERSON

    MARIANO
    RÉVER
    ALONSO
    ARANA

    ALAN
    JAIR
    ZARACHO

    KENO
    HULK
    VARGAS/ADEMIR

    OUTRA COISA!…..

    Mohamed descobriu a verdadeira posição do Borrero! Dylan é ponta esquerda, dos bons!… Ali ele joga muito!

    No meio nem tanto, na direita JOGA nada.

    Vamos aguardar próximos capítulos

  7. Bom dia,

    Analisando rapidamente o jogo de ontem e o desempenho dos jogadores.
    Apesar de misto, ontem eu vi uma equipe organizada, ufa!
    Jogaram muito bem, como Galo.
    Melhores em campo na ordem: Vargas, Guga, Otávio, Igor Rabello, Sasha, Hulk, Borrero e Rafael.
    Na média: Zaracho, Calebre, Arana, Tchê Tchê.
    Piores: Godin, Godin, Godin….. Savarino, Ademir e Castilho.
    Treinador: Deixou de ganhar um 9 por preferir o Tchê Tchê do que o Neto e não dar chance a outro jogador da base do que o Hulk.
    Ficou claro que o Guilherme Castilho já perdeu ritmo de jogo.
    Ficou claro que o Godin hoje estaria para mim atrás até mesmo do Vitor Mendes, tem jogado com o nome e a fraqueza do treinador.
    Estou torcendo pelo fim do mineiro e início da Libertadores Copa do Brasil e Brasileiro, quero ver o Galo na quarta e domingo.
    Fazendo uma menção a nossa vingadoras, apesar do início de pouco pontos, a tabela não ajudou-as em nada, mas, os resultados e o futebol foram muito promissores.
    Depois de jogar de igual com o Palmeiras, que é o atual campeão Paulista, tomou o empate do Corinthians aos 49 do segundo tempo onde o mesmo se encontra invicto a 15 anos. Ontem novamente tomou o empate do Grêmio aos 43 minutos do segundo tempo jogando fora de casa.
    Realmente está valendo a pena dar audiência para o futebol apresentado.
    Bom domingo a todos!

    1. Igor Rabelo? Kkkkk

      O cara joga contra um time que praticamente não ataca, e mesmo assim consegue falhar bisonhamente num lance simples. O lance foi um contra ataque da caldense, logo depois do primeiro gol. O meia deles veio carregando a bola desde o meio campo, o único jogador que poderia receber a bola estava ao lado do Igor Rabelo, que sem explicação saiu da posição e centralizou, deixando o atacante livre pra receber e finalizar de frente pro Rafael.

      Igor Rabelo e Guga são duas piadas. Não têm a menor condição de jogar no Galo.
      Falham praticamente todo jogo. Péssimos

    1. Batata, querido sumido, o problema é que alguns amiGalos querem, apenas, ter razão. Se esquecem, não raramente, que somos do mesmo time. Mas como diz o poeta “Cada qual com o seu cada qual”.

    1. GALO ROBERTO ,

      ele “melou” pro Sasha .
      Amém de um cruzamento perfeito pro Arana , que ficou p@@@ por não ter conseguido pegar de jeito na bola

      1. Boa tarde amigos do Galo.independente de misto, alternativo, seu lá o que, foi a melhor apresentação do NOSSO GALO este ano. Reitero que o CAM temo melhor elenco do Brasil, portanto, tem que jogar em alto nível.
        Eu não tenho nada com isto, mais acho que o terceiro time de Minas, fez uma parceria Caracu com o Bonaldo . À pergunta é: porque a mídia está se tão parcial? Isto não cheira bem, é mais ou menos a história do inquilino que comprar o imóvel que aluga.

  8. Bom dia!
    Confesso que gostei do que vi, de um modo geral. Acho até que foi a melhor partida do Galo sob o comando de El Turco.
    Quanto aos jogadores individualmente,
    Rafael esteve bem, seguro.
    Guga jogou muito e deu uma belíssima assistência pra o gol de Vargas.
    Igor Rabelo também esteve bem.
    Godin…ainda bem que Alonso voltou.
    Arana é craque.
    Otávio jogou muito.
    Zaracho é ele e mais 10
    Vargas foi o cara da partida.
    Calebe é seguramente um dos 16 titulares. Raça, técnica e visão de jogo.
    Savarino razoável.
    Sasha é o reserva imediato do melhor jogador das Américas, Hulk.
    Como o jogo me agradou muito, não vou RECLAMAR DA ENTRADA DE TCHÊ TCHÊ QUE VAI EMBORA, SEU TURCOOOOO!!!!!!

  9. bom dia Eduardo e massa. foi o melhor jogo do galo no comando do dudamerda 2.mas errou em entrar com o péssimo Godin aposentado e tchê tchê no segundo tempo. porque EL turco não dar chances ao Vitor Mendes e Castilho eita treinador teimoso. espero eu que o galo não caia na cilada em comprar tchê tchê alguém da diretoria avisou o EL turco que tchê tchê vá embora ou vão pagar 3.5 milhões de euros .eo péssimo Godin aposentado entregando na zaga abre o olho EL turco não enxerga isto. muito bom ver o motor da equipe zaracho e Otávio também jogou bem. agora savarino é reserva do Ademir. ótimo domingo à todos amigalos. vai galoooooooooooo.

    1. Metendo o pau no cara que acabou de chegar kkkkk
      Já vi esse filme antes hein?

      Espera mais uns 10 jogos pra falar do Godin, evite passar vergonha.

      Lembre-se de Vargas, Mariano, Keno e Hulk
      Não caia no mesmo erro

      Abs

  10. Jogão de bola !
    Três golaços !

    O meio campo voou !
    Você viu aquilo , Allan ?
    E você , Nacho , viu o Caleb ?
    Será que vocês dois aprenderam alguma coisa ?

    Saída de bola perfeita , na troca de passes ou nos lançamentos .
    O Zaracho abusou …

    E o Vargas ?
    Como está jogando esse cara , meudeusdoceu !
    A armação da jogada do terceiro gol foi sensacional .
    Fora , claro , aquele petardo que acertou .

    Enfim , jogo super agradável de se ver , sem aquela chatice de ter que aturar jogador jogando com nome ou pelo que fez “no verão passado” .

    Pra completar , narração perfeita .
    O Junior deu um show nos comentários , falando exatamente o que acontecia em campo .

    Nada de inventar , de supor , de achar alguma coisa .
    Comentou o que via os caras fazerem em campo , com a competência do craque que jogou muita bola .

    Tarde perfeita !!!

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Muito boa a exibição do galo ontem. Vamos acreditar que ontem foi o cartão de visitas do ” El Turco “.
    Está provado que o atlético tem plantel para apresentar bons jogos.
    Vamos aguardar os próximos compromissos para sabermos se estamos no caminho certo.
    O adversário de ontem era fraco e pouco exigiu do Galo. O rural é obrigação do galo ganhar, quero ver o desempenho nos demais torneios.
    Mas que ontem nos deu um alento, isto nos deu…
    Hoje e sempre, Galo!!!

  12. Jogo às 16h de uma quarta-feira em BH tem como objetivo tirar a torcida da Caldense do estádio. Certamente é mais um complô da FMF para beneficiar o Atlético.

    1. Agora, conta a piada do papagaio! A partir do momento em que a própria Caldense aceitou em não jogar no interior, ela mesma se prejudicou! E torcida da Caldense só pode ser zoação! Qualquer horário em que fosse o jogo, não mudaria a Van de torcedores deles que deve assistir ao jogo rsrs.

  13. Bom dia Massa e Guru

    Convicções após a partida de ontem:
    1) Zaracho é imprescindível e acabou com o espaçamento do meio campo;
    2) Raphael sabe sair melhor nas bolas altas do que Everson;
    3) Com tantos estrangeiros a lógica indicaria Borrero como fora dos planos, mas o moleque quando entra está jogando bem, ao contrário de Savarino;
    4) Otávio é um baita jogador, só precisa acertar mais os passes;
    5) Renovar com Vargas urgente;
    6) Godin provou que a chegada de Júnior Alonso foi nossa maior contratação. É horrível

    1. Godín me assustou ontem. O futebol que ele vem apresentando, o coloca como o PIOR zagueiro do time. E pensar que ele ganha mais de 1 milhão mensal, foi um erro monstruoso da diretoria

  14. Bom dia!
    ” campeonato mineiro não vale muito” eu digo que não vale é nada , pois na grande maioria dos times são amadores e vejam os 2 jogos da semifinal serão disputadas em BH em detrimento de grana e quais chances estes times do interior terão?
    Melhor acabar este campeonato e o time fazer uma pré temporada com amistosos com times de expressão antes de começar o que interessa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.