Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem futebol segue a cornetagem

Afinal Leo Senna e Alan Franco vêm mesmo para o Galo ou vamos ficar nesse lesco lesco até quando? Muitos dão o goiano como certo, já o equatoriano segue apenas no campo da especulação. Depois das contusões de Jair e Blanco, urgente se faz as contratações para aquele setor do campo. Sonhei com os dois machucados, em plenas condições físicas, junto com o Allan.

Não me iludo mais, nem com Jair e tampouco com Blanco. O segundo, lamentavelmente, repete Serginho e Lucas Candido. Já o outro, que fez grandes partidas na temporada passada, jamais teve sequência em função de suas condições atléticas. Portanto, se voltarem, que sejam bem vindos, mas nenhum deles assegura continuidade.

Seguimos ansiosos por resolver logo essa celeuma do meio campo, pensando ainda nas vindas de pelo menos um zagueiro e atacantes. Urgente também se mostra a necessidade de um camisa 10. Aquele vagalume equatoriano, que a meu juízo deveria receber uma “justa causa”, já não estava nos meus planos de Torcedor. Agora muito menos. Rua! Não por contrair o vírus, sim pela irresponsabilidade profissional e pessoal.

Enquanto esperamos essas respostas, sem jogos e novidades, seguimos daqui na nossa lícita cornetagem. Dois assuntos ontem dominaram as redes sociais do Galo. O novo uniforme de treino. Dividiu opiniões. Um verde escuro e preto, em paralelogramo. Distante da tradição e histórico Atleticanos. Ainda que seja material de treinamento. O da comissão técnica idêntico, mas em branco com preto. Teve jogador que disse preferir esse segundo. Com razão.

Sou dos tempos que um time treinava de colete branco e o outro de preto. Eventualmente um cinza era utilizado. Depois, com o avanço dos tempos, tivemos até rosa, laranja, e outras excentricidades com a intenção de incentivar vendas de produto licenciado. Ocorre que, nem sempre, as fabricantes conseguem atender à demanda.

A outra histeria ficou por conta do “manto da massa”. Acho que a minha capacidade cognitiva anda comprometida. Li sobre esse concurso e entendi a ideia genial. Até imaginava além, que se escolhesse a camisa oficial pelo voto do Torcedor. Tudo bem será para uma e até três partidas anuais. Seria como se fosse o uniforme três, já que o um é o listrado e o dois todo branco. Tradicionalmente sempre foi assim.

Entre as 13 selecionadas, apenas uma em P&B e outra branquinha. Ambas, diga-se muito bonitas sim, mas – a meu entendimento – fugindo do que fora proposto. A primeira, inclusive, contou com forte apoio promocional de sua divulgação nas redes sociais. Ao que percebi, com grande simpatia “interna corporis”. Teve outra, também listrada, que me agradou. Porém fora das finalistas.

Pois bem, depois de horas debruçado e curtindo uma a uma, fiz minha opção de voto. Observados os dispostos no item 6.5 do regulamento do concurso, combinado com o artigo 14 do Estatuto do Galo. Venho tentando votar desde segunda à noite, sem sucesso. Qual será o segredo para participar dessa escolha?

Pelo que li, a camisa deve ter – obrigatória e predominantemente – as cores preta e branca. Entre os detalhes permitidos, se houver, optaria pelo vermelho (tradicional na nossa história e mostra que o Atleticano dá sangue pelo time) ao invés de amarelo, dourado e prata. A minha escolhida nem o vermelho está explícito, talvez na numeração. Enfim, não consegui votar e fico daqui reflexivo sobre os critérios da escolha das treze para a fase decisiva.

Até amanhã! Tomara que com Leo, Alan e muito mais.

*fotos: 1) Pedro Souza/Atlético; 2) Divulgação

7 thoughts to “Sem futebol segue a cornetagem”

  1. Bom dia Massa

    Como tudo no clube, a escolha das 13 camisas por uma dita comissão, foi obscura e no mínimo questionável, para não dizer outra coisa, mas como diz o ditado: “gosto é igual B…., cada um tem o sua”. Pra começo de conversa, se é para ser o uniforme numero 4, então camisas listradas e totalmente brancas deveriam ficar fora, já que estes são tradicionalmente os uniformes 1 e 2.
    Vi várias camisas nas lives do canal eu acredito, e vendo agora a escolha da comissão e a camisa de treino entendo porque eles até então não haviam aberto a possibilidade de camisas desenhadas pelos torcedores serem adotadas como nosso manto. Alguns mantos feitos pela massa são anos luz mais bonito do que as feitas pelas fornecedoras.
    Alô Le coq, se precisar de gente competente pra desenhar o manto, fale com a massa!
    Sobre aquele delinquente travestido de jogador de futebol, o que tenho a comentar e pra encerar de vez o assunto, é que é de se lamentar que o crápula quando fez as festinhas de merda, e nem teve a consciência de lembrar que ele é pai e que poderia correr o risco de disseminar a sua doença para seus próprios filhos, isto sem falar em seus colegas de trabalho que tb têm família, filhos e pais morando com eles. Esperar o quê de um sujeito destes?
    Seu irresponsável espero que, quando a bola rolar, como vc postou, vc esteja bem longe do Galo e que vá disseminar sua irresponsabilidade em outro lugar!

  2. Bom dia,

    Hoje estou com o José Antônio, o Eduardo falou tudo, não deixou nada para nós, todas as suas observações batem com as minhas.
    Mas falarei das camisas, quando vi as selecionadas fiquei muito decepcionado, dentre as outras havia pelo menos umas quatro que merecia estar selecionadas e em contra partida, tem uma 4 que não deveria estar para votação.
    Primeiramente entendi que seria escolhida o conjunto todo, nº1,2,e 3, daí, agora se bem entendi, será como a nº4.
    Gosto de comprar camisas e sempre compro 3 por ano, geralmente a nº1, 2 ou 3 e uma de treino do ano anterior, o que não farei este ano, porque não gostei da laranjada, neste caso compro uma de passeio.
    Minha expectativa este ano era de adquirir está tal camisa nº4, mas, as que gostei não estão entre as 13 para votar.
    Votar que até ontem também não havia conseguido, vamos ver hoje.
    Existe cartas marcadas e está das contusões dos nossos volantes só vieram para confirmar nossas preocupações, quanto a vinda de outros dois jogadores, espero que aqui joguem o que jogaram nos outros clubes para podermos sentir menos a falta dos contundidos e a equipe não ficar na dependência deles, como aconteceu no final de 2019 quando o Jair entrou meia boca e só aguentou meio tempo contra o Cólon.
    Um time campeão tem que ter substitutos com capacidade de entrar e manter o padrão, vimos isto em 2013, Josué, Rosinei, Michael e Guilherme e Alecsandro, quando precisou entraram e fizeram o que se esperava deles.
    Ano passado saía o Jair e entrava o José Welison, se tivesse como adicionar um audio aqui, eu colocaria aquela musica dos africanos carregando o caixão, era exatamente o que se poderia esperar desta substituição.
    Como não foi comentado por nenhum Amigalo, farei:
    – tenho o sentimento que o Tardelli jogando de centro avante vai arrebentar de fazer gol.
    Espero e torço.

    Boa quarta feira a todos!

  3. Bom dia. Gostei dessa enquete que o Galo propôs. Foi uma jogada interessante para cadastrar atleticanos e prospectar possíveis novos Galos na Veia, com um questionário absolutamente simples e fácil de preencher, apenas o básico foi pedido. Beirou a perfeição. Votei na camisa do Tardelli com listras mais largas, pouco contrastantes, BMG na frente, MRV nas costas. Sonhamos com jogadores que nos levem ao título, mas acordamos mesmo é com processos trabalhistas a perder de vista e mais aqueles famosos casos em que o Galo ganha, mas não leva (tipo Fred). Jurídico do Galo vem tropeçando na própria vaidade, aparecendo demais em redes sociais, e de menos em resultados efetivos. A melhora na gestão do Galo passa, necessariamente, ao meu juízo, na saída da todos que hoje estão no comando do Atlético, fabricando déficits atrás de déficits, tanto os oficiais quanto os extra-oficiais. Falo dos péssimos Ricardo Guimarães, os mecenas de mentirinha da MRV, e, claro, do CEO escalado pelos donos do Galo para capitanear o projeto de “austeridade” no rumo inexorável à bancarrota. 2005, eu me lembro. Jamais esquecerei. O Palmeiras não teve qualquer pudor em botar porta-afora o antigo presidente, misto de dirigente e mecenas. Acerto impecável. Não se podem misturar as estações. Não vejo futuro próspero para o Galo com mecenas administrando o clube, em especial o pior presidente da história, Ricardo Guimarães, o senhor segunda divisão. Engenheiros no blog (eu sou)?! Podem explicar para os leigos que movimentação de terra PARECE trabalho grande, mas não passa de “varrer” o quintal? Propaganda, nada mais. Não tenham ilusão com esse estádio. Com recursos do clube NÃO ficará pronto no prazo propalado. Das duas uma: ou não será 100% do clube, ou não terminará nem perto do prazo. Na verdade, há ainda outra opção: não ser 100% do Galo E não terminar no prazo estimado. Aposto nessa última.

  4. Bom dia Eduardo, José Antônio e demais amiGalos,

    Depois de responder a um questionário que mais parecia um interrogatório, votei na CAMisa do Flávio. Das selecionadas, a meu ver, é a mais interessante. E teve uma apresentação genial. Ainda assim, creio que tem mutreta nesse concurso, infelizmente no Galo tudo é um jogo de cartas marcadas. Já as de treino, que coisa horrorosa!!!
    Quanto ao Cachaça, há um burburinho de uma possível troca por Scarpa, que Mattos consiga.
    Ainda sobre redes sociais, hoje quero deixar um “smack” para meu querido Doutor Lásaro, que tem dado show no twitter. Interage com o Torcedor, tira dúvidas, dá aulas de Direito – até para departamento jurídicos de times da B -, e mostra muita Atleticanidade.
    Destaque para o vídeo da visita que fez à obra da Arena MRV, ao lado dos donos do Clube; Menin Pai, Menin Filho e Salvador, (7 também estava, mas pra esse paspalho ninguém liga), só faltou o principal, ele Ricardo Guimarães.
    Doutor Lásaro, suas participações em lives, na Rádio da Massa e no Twitter fizeram minha CAMrentena mais feliz. Em que pese a competência dos que ficarão, lamento MUITO sua saída em dezembro. O senhor é INSUBSTITUIVEL!

  5. A minha camisa nº 1 preferida é a do time de 1971, que era constituída de listas verticais largas em preto e branco e números em vermelho. A camisa nº 2 é a branca com gola e o “arremate” das mangas em preto e números pretos. Em ambos os casos o uniforme deveria ser complementado por calções pretos e meias brancas. O resto é papagaiada (ou galaiada, talvez). Também discordo das recorrentes ofensa às tradições do clube, tais como, jogar todo de branco; usar camisa listrada com calções brancos (combinação horrível); usar meiões pretos; materiais de cores desconexas com as cores oficiais do clube e outras tranqueiras. E se dependesse deste pobre incauto, o goleiro jogaria, obrigatoriamente, com uniforme totalmente preto (inclusive as chuteiras). Por fim, o clube deveria disponibilizar as camisas sem os patrocinadores, uma vez que “aquilo” produz verdadeiro carnaval no manto e, por certo, desmotiva diversos compradores, entre os quais eu “me” incluo.

  6. Bom dia Eduardo Lucy, atleticanas e atleticanos,
    Hoje vou comentar por comentar porque concordo com tudo que o Eduardo escreveu…
    “Sonhei com os dois machucados, em plenas condições físicas, junto com o Allan.Não me iludo mais, nem com Jair e tampouco com Blanco.” Eu também….
    “Aquele vaga-lume equatoriano, que a meu juízo deveria receber uma “justa causa”, já não estava nos meus planos de Torcedor. Agora muito menos. Rua! Não por contrair o vírus, sim pela irresponsabilidade profissional e pessoal.” nos meus também não….
    “O novo uniforme de treino. Dividiu opiniões. Um verde escuro e preto, em paralelogramo.O da comissão técnica idêntico, mas em branco com preto. Teve jogador que disse preferir esse segundo. Com razão.” Também tem a minha preferência o da comissão técnica…
    “A outra histeria ficou por conta do “manto da massa. Acho que a minha capacidade cognitiva anda comprometida. Li sobre esse concurso e entendi a ideia genial.” A minha também….
    Vi as camisas selecionadas e confesso que esperava mais… Nenhuma me deixou empolgado… Mas não consegui vê-las com detalhes…
    “Enfim, não consegui votar e fico daqui reflexivo sobre os critérios da escolha das treze para a fase decisiva.” Eu também….
    Obrigado ao Eduardo por externar o que eu queria dizer….
    Um ótima quarta a todos e se cuidem….

    1. Acabei de conseguir votar na camisa da massa… Ao ver os detalhes das camisas confesso que esperava mais…
      Acho que até na camisa eu concordei com o Eduardo, pois a que escolhi tem um detalhe vermelho e faz alusão ao nosso estádio…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *