Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem esconder time, Galo busca subir na tabela

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Ao contrário daquela mania dos treinadores brasileiros, inclusive dele próprio recentemente, Rogério Micale não faz segredo da equipe para a partida de hoje à tarde. Com Robinho e Otero no banco, optando pela experiência de Fred – apesar do longo jejum – no comando do ataque e ainda Alex Silva no lugar do suspenso Marcos Rocha. É assim que o Galo vai encarar o Porco, buscando a décima terceira partida sem derrota para o adversário paulista.

Além disso e, principalmente, a vitória hoje no Horto coloca o Galo na antessala da classificação para a próxima Copa Libertadores. Embora, repito, nossa meta ainda seja nos distanciar da zona do perigo. Se apenas dois pontos nos separam do G-6, é bom ficar alerta pois outros quatro nos distanciam da turma de baixo. Não me lembro de situação tão similar à atual em relação à essa proximidade entre o grupo de classificação para a Libertadores e os que tentam fugir do rebaixamento. Apenas seis pontos depois de 22 rodadas completadas.

O pelotão de baixo vem pontuando bastante nos últimos tempos, enquanto a turma de cima sempre oscilando. O Galo, no meio desse imbróglio, consegue a façanha de vencer jogos considerados complicados fora de Belo Horizonte e ser derrotado por adversários frágeis em casa. Por isso, estamos no meio desse pelotão. Nem na soberba e, agora tampouco, no desespero. Mas para dar tranquilidade ao Atleticano e até mesmo tirar a pressão dos jogadores, uma vitória hoje será fundamental.

A Torcida, como ao longo dos nossos quase 110 anos de história, nunca tem faltado. Mesmo com toda essa inconstância na temporada, o Galo é o time mineiro que mais Torcedores leva aos jogos na capital, por qualquer das competições. O Atleticano, que como disse Roberto Drummond, torce contra o vento, apoia o Galo em competições internacionais, nacionais, regionais e até nesta Primeira Liga, que apesar de alguns quererem desmerecer, já foi comemorada por aqueles que agora desdenham.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Mesmo entendendo que deve ser um passo de cada vez – ou seja – agora buscar afastar do pelotão de baixo, isso não me impede de sonhar alto. Gostei do que disse o atual superintendente de futebol, Domênico Bhering, que ao assumir disse que a primeira meta seria fugir do risco quase iminente do perigo. Vencemos a Ponte Preta, pelo Brasileiro, depois Inter e Paraná, pela Primeira Liga. A quarta vitória consecutiva, que pode ser a segunda no campeonato nacional, vai abrir a possibilidade de então sonhar e projetar para a frente.

Vencendo hoje, ainda que provisoriamente, o Galo vai dormir no G-6. Acontecendo isso, a lógica será de ainda no domingo ser novamente ultrapassado, porém nos deixa no calcanhar dos concorrentes. E depois vamos a Santa Catarina pegar o Avaí e, em seguida, de volta a Belo Horizonte para receber o Vitória, ambos na zona da degola. Houve uma época em que o Galo fazia o papel de Robin Hood, vencendo os grandes e perdendo pontos para times menores. Não temos atualmente condição de fazer esse papel de tirar dos ricos para repassar aos pobres, agora é vencer ou vencer.

Fato é que um bom resultado hoje, vencendo o Palmeiras, além de consagrar e devolver a autoestima, permitirá a todos nós pensar na Copa Libertadores no ano de 2018. Sem querer gastar tempo com isso, até por superstição, se acontecer, a única coisa que espero da diretoria é o que faltou na atual temporada. Planejamento!

Duas considerações finais. Não vou entrar no mérito, até que assim entenda que devo agir, dessa celeuma do estádio. Abri espaço e chamei as partes a manifestar. Nem direção tampouco oposição se interessaram. Fui atrás de quem entende e até me convenci de que será bom para o Galo. Aqueles que se contrapõem ao projeto, devem ter lá suas razões, e não me cabe discutir quais sejam. Mas, com todo respeito, as ações na Justiça interessam ao Galo? Não creio!

Outra. Dona Ita, nossa personagem de ontem que tanto cativou ao blogueiro e também aos leitores, deverá novamente abrir suas portas para um vídeo mais extenso sobre sua vida Atleticana. Ontem foi tudo improvisado e de última hora, estamos agendando e preparando uma pauta mais detalhada com essa lendária e centenária testemunha de nossa invejável história

26 thoughts to “Sem esconder time, Galo busca subir na tabela”

  1. gente eu joguei a toalha , o galo tinha 4 competiçoes para disputar e so deu vexame em contratar estes jogadores medianos. agora para tirar o foco so falam em estadio . desisti.

  2. Boa noite! “Galo ganha e Fred acaba com jejum, marcando dois gols de penalty” Esta seria manchete que gostaria de ler acerca do jogo contra o Palmeiras. Mas, infelizmente, colhemos apenas um empate. Digo “apenas” porque o time tinha tudo para ganhar do porco. Jogou de igual para igual… ah, nos últimos tempos isso é um alento! Mas o time, que parece estar melhorando, deixou alguns problemas mais uma vez escancarados: a falta de preparo físico é o principal deles, do qual decorre o que nos soa como falta de vontade. Jogando desde o início do segundo tempo com um a mais e desde a metade com dois a mais, o que se viu foi um time apático, de toques lentos, sem gana, sem fome, sem tesão. Apenas no final do jogo, com a entrada do Otero se viu algum ímpeto. Pois bem, nesses momentos somos tentados a aspectos recorrentemente discutidos por aqui. E um deles foi reforçado nas minhas reflexões: o planejamento do Atlético pecou por não ter renovado o grupo e por não ter qualificado este em determinadas posições. Vitor e Leo Silva, dois ídolos da história recente, não estão bem. Aliás, o Leo Silva, está mal. Este não deveria ser o principal zagueiro do clube na temporada. O Clube deveria ter contratado dois zagueiros de peso e contado com o Léo Silva como parte do grupo ainda nesta temporada, encerrando o seu ciclo no clube ao final de 2017. Penso que precisamos saber separar gratidão e avaliação de rendimento. Leo Silva, ajudou a mudar a história do Clube e merece todas as nossas honras. Mas daí defender a sua manutenção por gratidão ou reservar emprego para ele no clube após pendurar as chuteiras é ao meu ver um equívoco. Gratidão sim! Mas o Clube tem o futebol como principal modalidade esportiva e esta é de alto rendimento. Ademais, envolve muita grana. Portanto, penso que precisamos aprender a separar gratidão e planejamento para o alcance de alto rendimento esportivo. Outro aspecto que se torna mais visível é a necessidade de um goleiro reserva para fazer sombra ao Vitor. Giovanni não é e não será esse jogador. Além disso, precisamos preparar uma barca com Alex Silva, Robinho, Filipe Santana, Erazo, Yago, Rafael Moura, Giovanni (precisamos dar chances a um dos goleiros da base). Obviamente, o Clube precisará contratar jogadores. Que o planejamento de 2018 seja iniciado desde já! Não importa se estaremos ou não na Libertadores, já precisamos de achar no mínimo três bons zagueiros. Abraços

  3. LINHA DE FUNDO.
    Porque os jogadores não vão a linha de fundo?
    Cruzar da intermediária é o mais fácil para a defesa.
    Jogadores burros.

    Jogar com Fred e Robinho é jogar com 2 a menos.

    Como pode um jogador ser mais importante que um clube?
    Quem tinha que bater o pênalti era o Fábio Santos ao invés do Fred.

    Se não fosse o Victor, ia perder contra 10 jogadores.

    Micale burro. Tirou o Adílson e Cazares, os dois melhores do time.
    Queimou uma substituição ao trocar na prática Adílson por Yago. Poderia ter tentando o Clayton.

    Leo Silva horrível e burro. Com 39 anos de experiência e ainda soca a bola.

  4. Bom, eu acho que para aqueles que tinham reservas, o Cuca provou DE NOVO que é O MELHOR técnico brasileiro. E ter técnico faz toda a diferença. Se o sonado ao invés de contratar o pior estagiário do mercado tivesse contratado CUCA, estaríamos brigando por tudo, e não para fugir do rebaixamento. E ainda faltam 18 pontos… Esse ano vai ser duro.

  5. Decepção e Revolta.
    Decepção em não conseguir vencer mais uma dentro de casa, com 2 jogadores a mais.
    Revolta em insistir com Fred na cobrança do pênalti.
    Fred ultimamente nem p*****a está batendo. Minha paciência acabou.
    Empate com gosto de derrota.
    Micale provou que é treinador para time pequeno. Burro.
    Acorda Galo.

  6. Uma coisa é clara demais: Robinho, Alex Silva e Otero não são jogadores pro GALO. Esse Yago me parece apenas outra promessa, como Tchô, Renan Oliveira e Rafael Miranda, nada mais que um reserva comum. O Micale vai insistir com Robinho e Fred e afundará com eles.

  7. Paulo Henrique, boa tarde!
    Concordo plenamente que precisamos buscar – com urgência – um “Xerifão” para a zaga, o tão sonhado Camisa 10 e o Velocista pelas beiradas do campo.
    É com dor no coração dizer, mas o Planejamento de um novo Elenco passa também pela não renovação de contrato com Léo Silva. O seu ciclo já se encerrou no Galo… obrigado por tudo.
    Saudações

  8. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Falar da importância de uma vitória no jogo de hoje, é “chover no molhado”.
    Para mim, há uma questão que vai além dos três pontos, é o momento de AFIRMAÇÃO.
    Matematicamente esses três pontos nos ajudarão a dormir no G-6. Mas uma vitória hoje vai muito além disso, ela significa o nosso futuro em relação à competição e ao restante da temporada. É o momento de readquirir de vez a CONFIANÇA… chegou a hora de “falar grosso” e impor respeito aos adversários.
    Quanto à escalação, é o que temos de melhor no momento, exceção de Alex Silva. Esta é a Equipe que vem dando liga e as vitórias vêm acontecendo.
    Vô Ita, vida longa… “benço”. Um beijão no seu coração.

  9. bom dia Eduardo e massa,jogo difícil,pedreira,alias não há jogos fácil,vencer,vencer para sair desta maldita degola e lutar para o g6,g4,direto de lisboa eu e mais de 8 milhões atleticanos torcendo para mais uma vitoria do nosso galo,reage galo,vai galoooooooooooooooooooooooooo.

  10. Bom dia MASSA! Acho que hoje é um dia muito importante. Uma vitória vai consolidar a recuperação. Um empate seria compreensível. Derrota nem sonhar. Concordo que vamos com a melhor formação. Robinho já está em ritmo de despedida e que tenha sorte em outro lugar. Acho que precisamos de um grande zagueiro para o ano que vem e renovar com Leo Silva. Gabriel e Bremer estão mostrando bom futebol, mas temos que buscar um Xerifão com urgência. Outro lateral direito. Mais um grande artilheiro, um maestro e um velocista. Adeus Felipe Santana, Marlone, Alex Silva e Erazo. Rafael Moura dá pra se discutir. Fred está sem forma pela lesão, mas acho que ainda pode render muito. Valeu Galooooo. Vamos atropelar o porco…

  11. Hoje temos que ganhar! Nada mais importa! Temos que ver como o jogo do ano pra gente! Pq qualquer atleticano sabe q se perdermos hoje a moral da “equipe”(lê-se amontoado de jogadores) vai lá embaixo e pode virar uma bola de neve se não vencermos Avaí e vitória! Aí e z4 na certa! E acho que todos, técnico, time, jornalista, blogueiros deviam evitar falar em g6 G4 pra não zicar!

  12. Bom dia a todos. Concordo com as colocações do xará e demais amigos blogueiros, hoje é ganhar e ganhar e adquirir confiança que faltou ao longo desse ano, mas continuamos acreditando e uma vitória hoje será muito importante p/nossas pretensões. Saudações atleticanas.

  13. Bom dia!
    Jogo difícil, grande. Qualquer resultado é possível e compreensível, embora esteja confiante numa boa atuação do Galão da Massa nessa tarde. E que venham os 3 pontos.
    Micale tem demonstrado muita coerência e personalidade. Que ele colha bons frutos dessa postura.
    Eu quero a Arena do Galo!!!

  14. Bom dia. Devagarinho as coisas começam a entrar nos trilhos lá pelos lados da cidade do Galo, senão vejamos:
    1) A definição antecipada da equipe que vai jogar. Isto mostra que o treinador tem um time titular cabeça e que as fases de experiências com jogadores questionáveis, finalmente acabou;
    2) A coerência do treinador ao manter Robinho na reserva de Cazares, aliás creio que até o próprio Robinho, já sentiu que o ciclo dele no clube se fechou;
    3) Luan finalmente está tendo uma sequência de jogos, e que falta faz este cara;
    4) Com a saída de Carioca, podemos até ter perdido um pouco a saída de bola, mas em compensação melhoramos nosso poder de marcação, e a preguiça e falta de vontade que existia, parece estar indo embora;
    5) Elias, depois da suposta declaração que iria embora, parece que começou a mostrar um pouco do seu futebol;
    6) Emprestamos Pablo pro CRB até o fim do ano; por mim nem voltaria;
    7) Elder, Ralf e Rodrigão agora são definitivamente do Galo B, que fiquem por lá até serem emprestados para ganhar rodagem;
    8) A diretoria ainda não sinalizou com renovação de Leo Silva, Rafael Moura e Robinho cujos contratos vencem daqui a 3 meses. Destes, somente Leo Silva a meu ver, deveria ter o contrato renovado;
    É pelo jeito, a barca está estacionada na porta do CT, já tem alguns passageiros embarcados, e outros com bilhete na mão. Que se cuidem Fred e Alex Silva, é bom mostrarem alguma coisa no jogo de hoje, senão serão os próximos passageiros. Hoje vou conferir isto lá no indepa, levando meu apoio.

  15. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Hoje é dia de Galo. Anotem aí. Como diz meu Pai,’ quando o dia amanhece ensolarado em dias de jogos do Galo é ótimo sinal’. Portanto borá meu Galo. Fatura mais essa vitória p a massa qie tanto sofreu esse ano. Eu estou acreditando em uma evolução do time e comprometimento dos jogadores. Borá meu Gslo. Fazer a massa feliz. Bica Bicudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.