Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem adeus a Pratto, mas com uma grande atuação

Na arquibancada, logo no aquecimento, o Torcedor demonstrava apreensividade. No gramado, jogadores divididos em dois grupos: titulares e reservas. No primeiro, contamos e conferimos várias vezes. Lá estava Otero, previsto para ficar no banco. Procuramos Cazares; também estava no grupo. E Pratto? Ele não estava presente. A ausência era a confirmação de sua transferência para o São Paulo.

Enquanto os atletas aqueciam, na sala de imprensa do Independência o presidente Daniel Nepomuceno, ao lado do jogador, confirmava a transação efetuada com o time paulista. Os valores não foram revelados. Sinceramente, não sei se era o melhor momento e local para a comunicação. O Atleticano foi lá para ver o Galo, esperando, quem sabe, que o atleta atuasse. Mas, se assim entendeu a diretoria, que assim seja! Reitero, como disse ontem: a venda de um jogador era necessária e a bola da vez era o argentino.

Entre as várias mensagens que recebi ontem e hoje, principalmente conversando com Torcedores no entorno do Independência, muitos questionavam a negociação que acabou se confirmando. Entendiam que existem nomes que poderiam e deveriam ser vendidos em vez do atacante titular da Seleção Argentina. Ora, pois, e quem quer comprar os nomes que o Atleticano quer que sejam vendidos? Ninguém! Assim é o mercado. ObriGalo, Pratto, jamais vamos esquecer suas atuações, sua garra e seus gols, especialmente nos clássicos mineiros.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Segue o jogo. Refeitos, os Torcedores passaram a incentivar o time Atleticano. Os mais de 13 mil pagantes que foram ao Horto vibraram com uma atuação que confirmou que o time vem superando o início complicado, além de demonstrar, pela segunda vez seguida na semana, que o maior público nos jogos dos mineiros é do Galo. A equipe venceu por dois gols a zero, mas poderia ter feito uma goleada histórica. Danilo, Cazares, Otero e Rafael Moura perderam gols incríveis.

A meu juízo, o time foi perfeito. Os onze titulares e os três reservas utilizados comprovaram que podemos ter uma boa expectativa para o ano de 2017. O meu destaque fica para Leonardo Silva. O capitão, depois de meses afastado e contestado por alguns em função de sua idade, provou o quanto é importante no time Atleticano. Além da liderança que exerce em campo, o zagueiro esnobou categoria. Em dois momentos, levantou a Massa. Depois de atingido e atuando com proteção na cabeça, manteve o nível do futebol que vinha apresentando e é reconhecido pelos Atleticanos. Calou os críticos.

O destaque dado a ele não impediu que o estreante Elias mostrasse a que veio. Impressionante sua visão de jogo e colocação em campo, tanto no sistema defensivo quanto partindo para o ataque. Sem aparecer muito, Elias foi, talvez, o jogador que mais vezes tocou na bola. Como uma formiga, colaborou em todos os setores do campo. Ao seu lado, Rafael Carioca mostrou-se diferente daquele sonolento e apagado dos últimos tempos.

Todo o time foi ótimo. Geovanni foi pouco acionado, mas vem mostrando qualidade, personalidade e profissionalismo neste início de temporada. Marcos Rocha e Gabriel foram bem; o último cometeu uma única falha. O lateral jogou como nos seus bons tempos. No outro lado, Fábio Santos, auxiliado por Danilo, também se destacou. Impressionante o entendimento entre os dois jogadores, que chegaram até a trocar discretamente de posição durante a partida. Lá na frente, a maestria permaneceu. Cazares e seu trato refinado com a bola. Fred e Otero, além de boa apresentação, construíram o placar.

Sobre o trio de arbitragem vindo do Paraná. Embora não tenha contribuído para alterar o resultado da partida, o apito foi fraco, especialmente no que tange à atuação do segundo auxiliar, senhor Grubba Schitkovski, que anulou um gol legítimo do Fred. Entretanto, seu erro não me credencia a considerá-lo mal intencionado, tampouco acredito que seja habitante de alguma Aldeia. Errou feio. Existem árbitros e árbitros. Alguns poucos bons, sujeitos a cometerem erros. Outros totalmente ruins e fracos. Existem também, claro, aqueles mal intencionados. A história Atleticana, infelizmente, é recheada por esta última e ordinária qualificação.

Ademais, ficou comprovado, mais uma vez, que as duas principais torcidas mineiras podem ver seus times no mesmo dia. Semana passada, aplaudimos o público dividido, tendo o Galo colocado 4 mil torcedores a mais no Mineirão. Ontem, com nosso jogo na Catedral do Horto e o outro lado de Minas no salão de festas do Galo, provou-se, sem qualquer incidente, a cumplicidade e respeito que emana acima de tudo. Ao que me parece, os governos anteriores optaram pela acomodação neste caso. O mineiro sabe fazer, basta conhecer a mineiridade. Continuemos assim.

56 thoughts to “Sem adeus a Pratto, mas com uma grande atuação”

  1. Assinando embaixo. E acrescento que se Fred não jogar com Roger, vai comer banco. Aqui, uma pergunta que não quer calar… por que ainda devemos pela transferência do Victor ? O dinheiro recebido pela vendo do Jemerson daa para pagar com saobras. E agora, como o dinheiro pela venda do Pratto vamos pagar ? Ou vamos ter de responder na justiça ?

    1. A questão não é falta de grana. O Galo entende que a dívida é menor do que o Grêmio cobra. Teriam que abater um valor referente ao empréstimo do Werley do Grêmio para o Santos. Como não houve um acordo a pendência foi parar na justiça.

    2. Boa pergunta, porque esta pendência até hoje? Sempre que o Atlético está em cima eles vem com esta pendenga. Diretoria do Galo com a palavra, esclarece de uma vez por todas, car…………
      Aqui é GALOOOO….

  2. Ainda bem que esse ano não tem a ilusão criada pela mídia colocando o Atlético como o melhor elenco.
    O Palmeiras 2017 é disparado do melhor elenco e é o time a ser batido, time base:
    Prass
    Jean – Mina – Vitor Hugo – Zé Roberto
    Tchê Tchê – Moisés – Felipe Melo
    Guerra
    Borja e Dudu
    Alguns dos suplentes: Barrios, Roger Guedes, Erik, Willian do bigode, Alecsandro, Michel Bastos, Rafael Veiga, Auroca, Fabiano, Egídio, Edu Dracena etc…
    Do time Campeão perdeu o Gabriel Jesus, mas se reforçou muito bem com o Guerra e o Borja os dois melhores do Atlético Nacional campeão da Libertadores 2016.
    Acho que a maior perda vai ser o Cuca, vai fazer muita falta mas mesmo assim já tem uma base então é só botar para jogar, igual o Renato Gaúcho pegou o Grêmio já estava tudo montado só colocou para jogar.
    Para bater o Palmeiras nosso Galo tem que estar bem armado aí sim podemos surpreender, para ser campeão tem que encarar qualquer time, que venha o Palmeiras!!

  3. Não interessa se a venda foi boa economicamente, pra mim, o que interessa é a parte técnica, e o time perdeu seu melhor jogador antes da Libertadores. Fred (que é bom centroavante, uma versão piorada do Guilherme, matador dos anos 90/00), não chega nem perto do argentino. É um tipo de jogador que participa pouco do jogo e que cada vez terá menos espaço no futebol moderno. Me surpreende mais ainda a ilusão de alguns com o péssimo Rafael Moura, centroavante que desde os tempos de nossa base, sempre matou a bola na canela (eu acompanhei e acompanho nossa base de perto). Entendo que vendemos o Pratto porque precisamos de grana, e precisamos de grana porque fizemos contratações equivocadas e caras, como a do próprio Fred. Enfim, dia triste para a Massa, sai o craque Pratto, raçudo, vibrante e participativo, com suas comemorações efusivas e com a cara do GALO e fica Fred, paradão, pouco participativo e com sua ridícula comemoração de engraxar a chuteira dos colegas. E tem gente que achou bom! Sinal dos tempos! PS: O tempo de trabalho do Roger é pequeno pra qualquer avaliação, mas dizer que o time jogou bem, contra o sub-20, mesclado com reservas do Joinville é forçar a barra demais. Sou da Massa mas não sou massa de manobra. SAN

  4. Eduardo e amigos do blog, antes de tudo sou a favor da venda do Pratto, principalmente pela vontade do jogador e pelo retorno financeiro que é muito importante.
    Gostaria de chamar a atenção para as categorias de base, a importância de se revelar jogador o Bernard foi vendido por 25 milhões de euros o Jemerson por 10 milhões de euros e o Pratto um jogador já consagrado e da seleção Argentina por 12 milhões de euros.
    O São Paulo só comprou o Pratto porquê estava com dinheiro no caixa vendeu uma das suas revelações David Neres ao Ajax por 15 milhões de euros, ou seja uma revelação vale mais que um jogador já consagrado.
    Daí a importância em se investir cada vez mais nas categorias de base, o Atlético tem uma ótima estrutura mas falta um trabalho de CAÇA TALENTOS.
    Não vejo o Atlético buscar talentos em uma taça São Paulo, esse ano por exemplo tem bons jogadores tanto no Paulista quanto no Batatais que chegaram as finais.
    Tem o Botafogo que eliminou o Galo esse ano com bons jogadores, enfim vejo que falta esse trabalho o de CAÇA TALENTOS e enquanto o Galo dorme no ponto o Santos faz a festa pois faz esse trabalho muito bem.
    O Santos busca jogador de longe para suas categorias de base, garimpa o Brasil todo e está sempre revelando jogador.
    O único caminho para o Atlético brigar com os endinheirados Flamengo, Corinthians e Palmeiras e
    é as categorias de base, e garimpar talentos pelo Brasil é fundamental.
    A previsão de receita do Palmeiras esse ano é mais de 500 milhões não tem como brigar com esses times a não ser que venha das categorias de base pois você tem retorno duas vezes técnico e financeiro.
    Que mais jogadores da base do Atlético venham ter qualidade e se destacar esse é o caminho!!
    Saudações!!

    1. Pablo, eu estava comentando com um amigo meu exatamente essa questão da base do Galo. Isso precisa mudar. A diretoria tá dormindo no ponto. Essa turma da base, que está lá há anos, não sabe o que é talento, eles têm preconceito com o bom futebol. Pra eles só serve brucutu, jogador “boa praça”, ou caneludo e veloz. Assim fica difícil. Tem que trocar boa parte dos responsáveis pela base. Seria muito bom ver alguém com TALENTO revelar jogadores com TALENTO. É o mais óbvio. Esse André Figueiredo não é a pessoa certa.

  5. Desta vez, caro blogueiro, permita-me discordar. Não vi uma “grande atuação”. Na minha opinião, o Galo teve discreta evolução, considerando ainda que jogávamos contra o sub-20 do JEC. Fato é que o Roger terá muito trabalho até a estreia da Libertadores. No entanto, já vejo uma identidade com o esquema do meio em losango. O time ainda tem vícios da era Marcelo Oliveira que precisam de tempo para correção, por ex., ainda leva muitos contraataques. Outro ponto que precisa melhorar é o fundamento passe. A parte técnica é fundamental no esquema do Roger em que o time ataca em bloco. Individualmente, vale o destaque para Otero e Danilo. Por fim, espero contratações, pelo menos um zagueiro e um volante.

    1. E eu acho difícil o Roger corrigir essa questão dos contra ataques. Não por falta de capacidade, mas pela característica da maioria dos jogadores à disposição. O Otero tem mostrado evolução ofensiva, mas defensivamente ele é fraco. É aguerrido, faz alguns desarmes e tal, mas a mente dele é ofensiva, o posicionamento dele deixa o meio vulnerável. Difícil o treinador corrigir isso em um ou dois meses. O Cazares dificilmente recompõe com qualidade. Ele só finge que recompõe. Robinho idem. O Fred, por sua posição, é um a menos na marcação boa parte do jogo.

      Acho mais fácil o time atual, analisando as características de cada jogador disponível, ser um time mais parecido com o time campeão do Levir ( ao estilo Galo doido ), do que um time parecido com o do Tite por exemplo. Acho que forçar a barra para ser um time compacto ao extremo, pode dar zebra. Repito, não por culpa do Roger, mas pela característica ofensiva da maioria dos jogadores. Isso causa um desequilíbrio. Acho que é por isso que o Roger quis tanto o Marlone. Ele tem essa característica, semelhante ao que o Danilo faz hoje.

      Até o momento os adversários foram fracos. Vamos ver como o time vai se comportar contra times mais organizados e qualificados. Contra as marias por exemplo, o time ficou bem perdido em campo. Tomara que isso mude a tempo para a Libertadores.

  6. Continuo achando uma mancada da diretoria a venda do Pratto. Principalmente porque acho que não está muito claro em relação aos valores… tenho informações de que gira em torno dos 6,5mi e não entre 11 e 12mi como tem sido comentado. Se fosse realmente esse valor em caixa em torno dos 12mi, até que seria razoável a venda para que o time não entre em colapso financeiro. Mas dos 6,5mi ainda tem a fatia do investidor e do Velez. Ou seja, o Galo praticamente fica com o mesmo valor que pagou pelo jogador. Não há lucro nenhum nisso. Essa história de ser a segunda maior venda não me convence. A não ser que estejam contando com o ovo sem ter a galinha ainda… ou seja, contando com uma futura venda do São Paulo. Aí é muita sacanagem com o torcedor anunciar a venda como sendo dinheiro em caixa, enquanto estão contabilizando dinheiro virtual. Mas como bom mineiro, desconfiado, acho que esse papo de segunda maior venda é pra amenizar o impacto da burrada. Que o Pratto seria vendido, todos nós sabemos, mas da forma que está sendo, no desespero, aos 45 do segundo tempo, sem transparência e para um time brasileiro, é de doer!

    Sobre o jogo ontem, vamos com calma ne! É esse oba oba que prejudica. O time tem jogadores de qualidade? Tem. Mas a realidade é que precisa evoluir bastante ainda, ganhar confiança, entrosamento e ritmo pra estar bem equilibrado quando enfrentar adversários fortes. Achei 2×0 pouco contra um time tão frágil. Outra coisa é ter paciência com o Roger. Se o time eventualmente fizer um ou outro jogo ruim, não adianta pedir a cabeça do cara. O trabalho de um treinador, principalmente quando o próprio não planeja montagem de pelo menos parte do elenco, leva um certo tempo para mostrar maiores resultados.

    No mais, acho que o time tá no caminho certo agora. A dupla Danilo e F. Santos tem tudo pra evoluir bem. O Fred pelo jeito quer mostrar serviço. Que seja assim contra times fortes também.

    E o Luan ein? Uma pena essa lesão dele. É um jogador que seria muito importante.

    O Robinho só tem lugar nesse time se fizer a função que o Cazares está fazendo. Fora disso, pode desestabilizar o esquema que está começando a dar liga.

    Estou vendo alguns torcedores pedindo a volta do Tardelli. Seria ótimo se já não contássemos com Robinho, Fred, Otero, Cazares… Quem comeria banco pra ele? Difícil para o treinador administrar mais um problema desse calibre. Acabou de resolver o Fred e Pratto e vão caçar mais um problema? Talvez pro ano que vem, se Robinho não renovar, aí tudo bem. Acho mais importante agora um zagueiro do nivel do Leo Silva, como foi Rever e Jemerson.

    E uma pergunta.. será que não tem time disposto pegar por empréstimo o Clayton, Patrick e Carlos Eduardo não? Se bobear, até o Erazo pode entrar nessa lista, se trouxerem um novo zagueiro. Empréstimo sem custos, só arcar com o salário. Já que o Galo precisa cuidar do lado financeiro ( tanto é que vendeu o Pratto desesperadamente ), porque não emprestar alguns atletas pra aliviar a folha de pagamento?! Dessa forma, vai que algum deles se destaca e rende uma venda?

    1. caro Daniel o Galo vendeu 50% por 6,2 milhões e determinou um prazo para o SP pagar mais 6,2 milhões por isso estavam esperando por garantias pra fechar o negocio essa primeira metade vai ser 20% para o Galo 5% para supermecados bh 20% para o Velez e os outros 5 % são de investidores esse montante vai ser dividido em três vezes e os outros 50% é só do Galo.

  7. Libertadores sem o Prato, ruim pro GALO. temo pelo destino desse dinheiro que virá, pois o Grêmio está de olho. Não sou jurista, mas, como já aconteceu antes, contas não pagas podem redundar e “BLOQUEIO.”

  8. Galera boa tarde,
    Só pra deixar claro para alguns colegas, como disse o próprio Roger ontem na entrevista pós jogo, o esquema utilizado ontem e que ele deve ultilizar com a entrada do Elias e Danilo não é o 4-3-1-2 mas o famoso 4-1-4-1 muito usado pelo Tite no Corinthians e seleção, com Rafael sendo o jogador na frente da área e à frente dele Elias, Danilo, Cazares e Otero, no ataque Fred, na minha opinião tem tudo para dar muito certo.

  9. Infelizmente ainda não dá pra avaliar o time em jogos contra equipes infinitamente inferiores ao Galo. Quando começar a libertadores é que vamos ver a mão do treinador porque diferença mesmo do ano passado só o Elias no meio de campo. O resto é o mesmíssimo time de Marcelo Oliveira. Quanto ao Pratto sinceramente não o vi jogar em nenhuma DECISÃO que tivemos desde que chegou. O mesmo ocorre com Robinho que amarelou em todas as DECISÕES de que participou…..Também já estou rezando……

  10. ATÉ ONTEM EU ESTAVA BASTANTE CHATEADO, COM A VENDA DO PRATTO, PRINCIPALMENTE POR SER PARA UM RIVAL DOMÉSTICO. MAS DEPOIS DAS ENTREVISTAS E VENDO QUE A SAÍDA FOI UM PEDIDO DO JOGADOR, PASSEI A ENTENDER A SITUAÇÃO DA DIRETORIA. NÃO SEI OS VALORES(TALVEZ NUNCA IREMOS SABER), MAS A DECISÃO TINHA QUE SER TOMADA, EM FUNÇÃO DO PEDIDO DO JOGADOR. RECUSAR BOA CIFRA($) E FICAR COM O JOGADOR INSATISFEITO??? COM RELAÇÃO A DECISÃO DO PRATTO EM IR PARA O SÃO PAULO, MUITO PROVAVELMENTE, TEVE O DEDO O BAUZA, ANTIGO TREINADOR DELES E TREINADOR( ATÉ O MOMENTO) DA SELEÇÃO ARGENTINA. O PRATTO O OUVIU, AFINAL É ELE QUEM CONVOCA PRA SELEÇÃO.

  11. Prezado Hermano Galo, eu já disse aqui há poucos dias, o problema na diretoria do Atlético é ter um político como Presidente. No Brasil qual político faz as coisas às claras? Hora que alguém achar diga aí, por que eu não conheço. É só ler/ver tv todo dia para se ter noção do que são capazes os políticos Brasileiros. Roubaram tudo e deixou o País nesta situação que se encontra.
    Realmente ontem o time jogou bem, também acho que o Rafael Moura precisa mais chances para ganhar confiança e render muito mais.
    Aqui é GALOOOOOO P****

    1. Fala Galoaco!
      Concordo com você que esperar transparência de políticos é duro! Mas essa mania de esconder as coisas já vem desde a Era Kalil. Temos que cobrar e muito para que não seja eternizada! Pra ser sincero não desconfio de que estejam roubando o Galo ou usando mal esse dinheiro. Acho que essa diretoria do Galo é composta por muita gente séria, inclusive o presidente. Mas, essa mania de deixar os valores escondidos da torcida gera muita especulação. Hohe a imprensa mineira fala que o SP pagou X e a imprensa paulista pagou Y pelo Pratto. Só teremos certeza se foi ou não um bom negócio se o presidente divulgar! E afinal se não tem nada errado, por que esconder não é ?

  12. Caro Eduardo, bom dia. Concordo com seu ponto de vista. Quem quer comprar o que a torcida quer que seja vendido? Difícil resposta. Lamento profundamente a saída de Pratto. Admirava-o pela sua dedicação e luta. Podia até não estar atravessando uma boa fase, mas que era um jogador dedicado, não resta a menor dúvida. Começo a ficar desanimado com as perspectivas para essa temporada. O time atual não inspira nenhuma confiança. Na última vez em que o GALO foi campeão do brasileirão eu tinha 25 anos. Hoje tenho 70. Perdi a esperança de vê-lo campeão do brasileirão novamente. Se tiver que esperar mais 45 anos, só na outra dimensão vê-lo-ei campeão.

  13. Os Atleticanos são realmente bipolares! Grande partida??? Sera que EU estava vendo outro jogo? 2 x 0 Gols num time da série C, sub/20 e 18 (5 disputaram a Copa SP/juniores, competição que o CAM foi eliminado na segunda fase). A avenida Marcos Rocha continua com trânsito livre. O “aloprado” Gabriel continua com seus “carrinhos voadores”. Gols de bola parada, são válidos – mais é muito pouco para um time que quer ser CAMPEÃO -. De positivo o toque/posse de bola (que não ganha jogo), triangulação (1), o retorno do Léo Silva, a estreai do Elias e os 13 Mil torcedores presentes. Vários participantes do Blog, com todo respeito às suas opiniões, estão querendo “tapar o sol com peneira grosa” e ou, entoando canções de ninar “para boi dormir”. Concordo temos que apoiar (pauta de ontem). Todavia, por ser uma pessoa realista (o realista não é pessimista, é aquele que analisa uma situação – pode até ser de momento – mais não vende ilusões). Falta muito para o CAM ser competitivo. Se este for o time da Libertadores, vai passar pela 1ª fase de grupos e cai na 2ª. Enquanto Palmeiras, Santos e Fla (e outros mesmo fora de Libertadores) se reforçaram , fizemos ao contrário. A exceção do Elias (investimento), o Felipe Santana (banco) é ???? a outra eventual contratação também é ?????
    Boa sorte e sucesso ao Lucas Pratto. Desejo saber apenas os valores envolvidos. Vamos abrir a “caixa preta”.

    1. Falou e disse!
      Ainda falta muito pra termos um time forte!
      Enquanto os adversários se reforçam pra Libertadores, o Galo, em termos de elenco está pior!
      E que a caixa preta seja aberta!
      Fora Nepomuceno!

  14. Gostaria de perguntar o nobre conterrâneo que escreve este blog, quem é o Tiago que ele cita no texto? No mais, é ficar de olho no guarda-redes do Joinville, jovem e muito bom goleiro.

  15. Em que pese tudo isto, nosso time começa ganhar forma e isto não é mera aparência ,é fato ! Apesar da fragilidade do adversário ,GALO mostra evolução .Deu para notar compactação,cobertura e principalmente organização tática .Movimentação interessante , e aqueles bicudas para frente,vício que nos acompanha à 6 anos, deram lugar a viradas de bola mesmo qdo pressionado . Cazares tem de jogar mais para o time,em vários momentos deu para perceber isto .Trabalho do Roger começa a aparecer e para dar frutos, falta um pouco ainda e na hora certa estaremos prontos. Gostei do que vi ! O 4.3.1.2 de Roger aos poucos vai ganhando corpo e alguns números comprovam que estamos em constante evolução ,e é isto que importa .
    _ 76% de posse de bola ( mudança de estilo )
    _95% de acerto nos passes( foram mais de 400) GALÔ

  16. Sobre a venda do Pratto, espero que tenha sido um excelente negócio. Era necessário a saída de alguém, pois o time é caro. Minha preocupação no momento é com uma possível saída do Fred. A janela na China só fecha no final do mês. Já houve comentários sobre isso. Então é por as barbas de molho.

    Qto ao jogo de ontem. Começando pela defesa, MR, teve um momento que havia dois jogadores do Joinville na posição dele, e onde ele estava? No meio da zaga. Só fica lá. S ó fica lá, portanto que vá ser reserva do LS e deixa a LD para outro. LS voltou bem, time fraco tb, mas mostrou que pode ser um excelente reserva ou um bom titular. Elias normal, sabe o que faz e como fazer. Danilo/FS, estou começando a achar que posso ficar tranquilo por essas bandas. Otero, falta bem batida, ainda falta muito para ser titular, mas reconheço seu esforço e vontade. Cachazares, alguém tem de avisa-lo que primeiro ele pensa no time, no coletivo, depois no individualismo, que virá com o sucesso do time como um todo. No lance em que ele chutou para o gol, deveria ter tocado de volta para o Fred, que ao tocar pra ele e correr pra área, ficou com o gol escancarado e livre de qq marcação. Chutou pra fora. Outras vezes segurou a bola demais, querendo aparecer. E o Fred, esforçou muito, tem de fazer isso quando for jogar contra times melhores. VAAAMMMMÚUUU 9AAALLLÔOOOOOOO……

    PS.: Eduardo, ouvi dizer que o Patricão da Massa esta indo para o Botafogo, será que não levam tb o Hyuri junto? MR tb.

  17. Bom dia Eduardo e amigos. Falando sobre o jogo ontem, pra mim está clara a melhora do time. A saída de bola foi muito melhor do que o time do ano passado e existiu maior compactação sim. Concordo, como disse o Paulo, que seja ainda cedo, em virtude também da fragilidade do adversário. Mas, vale ressaltar também que contra o America -TO na primeira rodada, o time produziu bem menos. Ou seja, a evolução está acontecendo.
    Quanto à saída do Pratto, com certeza fará falta. Um jogador que foi bem do início ao fim no Galo. Ou esqueceram os gols contra Flamengo, Inter e Palmeiras na reta final do ano passado?
    Agora, falando de contratações. Danilo e Elias não tem substitutos e por isso continuo afirmando que precisamos contratar um volante. Eu tenho uma sugestão: o flamengo tem 7 jogadores estrangeiros (guerreiro, conca, berrio, trauco, donato, cuellar e mancuello). Como em competições da cbf só podem 5 na lista, eles terão que se desfazer de 2 deles e acredito que mancuello e cuellar cairiam bem no Galo, pelo menos para compor banco. Tardelli é sonho, mas gostaria muito que viesse.
    Abraços e AQUI É GALO!

  18. Lendo os comentários, chego a conclusão que a torcida é míope. Definitivamente, o Galo não é o mesmo. O jogo de ontem, contra o fraco Joinville, era para golear. Se o Galão intenciona ganhar títulos importantes, como Liberta e BR, tem que evoluir muito.

    Com relação à venda do Pratto, achei um erro vender para um time do Brasil, ainda mais se confirmar os valores, 12 milhões de palitos. É burrice reforçar um potencial adversário, sendo que haviam propostas semelhantes do estrangeiro (Obs: Posso afirmar isso, pois meu tio é Conselheiro do Galo).

    No mais, Galo avante!

  19. Nossa, que beleza, hein? Perdemos o nosso melhor jogador antes da estréia na competição mais importante do ano, mas, e daí? Vencemos o poderosíssimo time do Joinville, na importantíssima Primeira Liga! Uau! Simplesmente demais!
    PS: Como parece que a política deliberada na sede de Lourdes é reforçar nossos adversários, tal como fizemos com São Paulo, Santos e Internacional (antes que venham dizer qualquer coisa quero lembrar que ele disputa a Copa do Brasil de 2017), que tal fazer o mesmo com o clube das Enseadas das Garças? Sim, pessoal, vamos ajudar também o nosso freguês a melhorar aquele timeco feio deles, pois já que estamos em liquidação e em sublime estado de espírito, voltado à caridade e a doação. Afinal somos “co-irmãos”, não é mesmo, e o nosso diretor de futebol (com o aval do nosso omisso presidente), por seus serviços prestados naquelas bandas em outros tempos, vai sentir um enlevo espiritual todo especial em, às custas dos interesses do Clube Atlético Mineiro, demonstrar gratidão e oferecer a outra face para quem nos odeia!

  20. Bom dia! Realmente uma boa partida…porém (e não entendam como crítica) com jogadores sub-20 de um time da serie C. Assim, nada ainda pra comparar ou para festejar. O único jogo contra time da serie A ate agora…ja sabemos o resultado, né?
    O Elias…mostrou sim um bom toque de bola..mas ainda fora de forma…Assisti o outro jogo da noite e o volante deles que chegou foi mais ativo…Enfim..vamos esperar .
    Na verdade…a defesa não foi testada mesmo. Dar chapeuzinho em menino de 20 anos..até eu com quase 60. Os meninos são ingenuos demais.. Agora sugestão..olho do nal de “xuxa” que jogou ontem…Tem futuro..Pra finalizar…estou chegando a uma conclusão…Toda vez que a diretoria de qq time anuncia que teve uma proposta para algum jogador e que não era interessante para os “cofres do clube”..Na verdade não existe proposta nenhuma. É tipo balão de ensaio..leilão. Time nenhum resiste a qq oferta. E tenho dito!!

  21. bom dia meu caro Eduardo e massa ! apesar do time deles ser jovens eles jogaram com muita raça estavam muito dedicados na marcação e correram bastante pra evitar uma goleada , o Galo ao meu ver já se mostra um time bem diferente dos primeiros jogos os jogadores já estão um pouco mais soltos e com um melhor entrosamento isso foi notório mais oque me deixa tranquilo é ter a certeza que esse time vai crescer muito mais ainda e está no caminho certo , destaco o futebol do Otero ele está voando e aquele gol de falta sem palavras pega muito bem na bola , mais pra mim o nosso capitão foi o melhor da noite não pelos chapéus que foram bonitos mais pela sua liderança em campo e a sua vontade de vencer vestindo a nosso manto , acho que as criticas dirigidas a ele deveriam ser repensadas porque vejo como indispensável a presença dele no time ainda é o melhor zagueiro do elenco e sempre foi , a nossa zaga sempre jogou melhor com ele e mais um , então ele merece o nosso respeito . quanto a venda do Pratto no começo confesso que fiquei muito chateado sou fã dele gosto muito do seu futebol e sua entrega vai ser sempre lembrado com respeito , mais vejo a negociação com outros olhos acho que vai ser melhor pro clube a saída dele , ainda mais pelos valores ditos acho que a diretoria não tem outro caminho e está fazendo o certo . como eu falei aqui se tem cacife paga e leva , mais confesso não esperava que o SP teria esse cacife bom vida que segue mais um que entra funcionário e sai torcedor assim é o Galo . já disse aqui em vários comentários que no meu ponto de vista o elenco já estava bom e não via a necessidade de mais contratações porem com essa venda do Pratto acho que podemos nos dar o luxo de reforçarmos um pouco mais com um bom camisa 10 se vier está de bom tamanho porque mesmo com a saída do Pratto continuo vendo o elenco muito forte e com certeza vamos brigar por todos o títulos que disputarmos . AQUI É GALO P………

  22. Bom dia! Calma pessoal, o jogo que eu vi ontem foi contra o sub-20 do Joinville. Torço para que tudo dê certo este ano, senão terei de ver após algum fracasso, torcedores aplaudindo. Quanto ao Leonardo Silva, este é sim, apesar da idade, muito melhor que muitos outros mais novos. Detalhe: Ainda faz gols, coisa que vários atacantes não tem feito.

  23. Como eu venho dizendo o mais importante é consolidar o esquema e entrosar a equipe, e o Mineiro e a primeira liga serve para isso “treino de luxo” para quando começar a Libertadores entrarmos voando…
    Aí sim temos que rodar o elenco mas até lá o time vai tá entrosado e esquema consolidado e os que entrarem entram no mesmo esquema mantendo o padrão de jogo.
    Como eu disse ontem o Otero é o substituto natural do Pratto e quando o Robinho voltar entra na vaga do Cazares, e por falar em Cazares mesmo com essa sequência de jogos tá devendo, mas tem potencial e vai melhorar….
    Danilo e Fábio Santos estão se dando muito bem, assim como Marcos Rocha e Elias, quando o Elias já estiver no seu melhor…
    Fred tá muito bem e o Otero tá acertando o pé que continue assim com esses chutes alá Marcelinho Carioca.
    Se o Roger der sequência a essa equipe, manter o esquema sem se esquecer das variações que é uma arma a ser usada durante os jogos, 4-3-1-2 ou 3-4-3 ou 4-1-4-1 manter o time titular sem inventar de poupar pois agora não é hora de polpar, não tem erro não, esse time vai engrenar e nos dar muitas alegrias.
    Outra coisa é não inventar muito cada um na sua, a não ser por problema de contusões coloca o reserva imediato:
    Sai Marcos Rocha entra Carlos Cesar
    Sai Leo Silva entra (contratar um zagueiro top)
    Sai Felipe Santana entra Erazo
    Sai Fábio Santos entra Leonan ou Eron ou Patric
    Sai Carioca entra Gabriel de líbero
    Sai Elias e entra Luan de meia direita
    Sai Danilo entra (Roger Bernardo) ou Yago ou Ralf obs:Danilo é meia esquerda não volta ele na Lateral mesmo de o Fábio Santos machucar.
    Sai Robinho entra Cazares
    Sai Otero entra Maicosuel ou Clayton ou Cazares de meia e o Rbinho vira atacante.
    Sai Fred entra Rafael Moura ou Hyuri de falso 9 estilo Gabriel Jesus
    Some com o Carlos Eduardo pelo amor de Deus!!!!
    Com o esquema consolidado, time titular entrosado, reservas imediatos disputando posição não tem ERRO.
    E já estamos perto disso parece que temos um esquema no caso o 4-3-1-2 que na prática é o 4-1-2-1-2 com um losango no meio e o esquema podendo variar o que me agrada muito é o Chelsea das Américas!!!
    Parece que já temos o time titular:
    Giovane
    Marcos Rocha, Leo Silva, Gabriel, Fábio Santos
    Carioca
    Elias, Danilo
    Robinho ou Cazares
    Fred e Otero
    Então no mais é dar sequência e manter cada um na sua disputando posições, o Robinho é que pode entrar tanto no meio quanto no ataque, e o Gabriel tanto na zaga como de líbero onde eu prefiro.
    No mais; inventa não treina esse time, prepare variações dentro do jogo, jogadas ensaiadas, bola parada do Otero bota ele para treinar faltas e faz dele um Marcelinho Carioca.
    O Roger tá com a faca e o queijo na mão é só trabalhar certinho não tem erro…
    Eu Acredito!!!! O Chelsea das Américas tá chegando!!!!

  24. Bom dia Eduardo, gostei demais do jogo ontem, mais do que isso se os valores se concretizarem mesmo gostei da venda do Pratto também com possibilidade de ganhar ainda numa próxima venda, ponto para a diretoria, o que me incomoda é o Marketing Atleticano, sério como eles não conseguem pensar, o Open Bar foi bacana para quem bebe cerveja, em jogos com menor apelo de público, além dos valores do ingressos mais baratos (pois ingresso + alimentação + transporte não fica barato) o Atlético poderia promover sorteios com os parceiros do time Tv’s, Home theater, camisa de jogo enfim 5 tv de 50 + 3 home theater de 1000w rms + 1 Premiere por 1 ano para dar estes prêmios sem parceria mais custos de gerar o sistema de sorteio calculo uns 25000,00 coloquei passando bem pois os prêmios comprados sem parceria ficam em 16000,00 valor integral sem desconto, agora observem na temporada temos muitos jogos com 12000 pagantes se em jogos como esse tivéssemos 17000 (um aumento de 5000) então vamos lá supondo que o ingresso custasse 25,00 x 5000 = 125000 será que um incentivo extra de 25000 reais para você lucrar 100 não seria uma boa?

  25. Minhas opiniões sobre o caso Pratto:
    1) o orçamento do Galo para 2017 prevê o ingresso de 50 milhões com vendas de jogadores para não fechar no vermelho;
    2) Pratto é o nosso jogador mais valioso e cobiçado no mercado;
    3) o Galo PRECISAVA vender o Pratto;
    4) o Galo já previa vender o Pratto há muito tempo. Por isso mesmo trouxe o Fred;
    5) o Galo vai vender o Pratto e não o Fred porque a  proposta apareceu para o primeiro e não para o segundo; parece óbvio, mas para alguns precisa desenhar…
    6) desde a vinda do Fred, o Pratto é passível de ser vendido, mas não apareceram as desejadas propostas da europa e para a China ele não quer ir;
    7) o Galo comprou o Pratto (80%) por R$ 13 milhões;
    8) o Galo está pedindo €10 milhões pelos 80% que lhe pertencem (R$ 33 milhões); (se for verdade a informação do Nepomuceno, de ser a segunda maior venda do Galo, então será mais de 11 milhões, desbancando a do Jemerson por esse valor.);
    9) parecia um bom negócio, mas faltava quem se dispusesse a pagar;
    10) como dito antes, nenhuma proposta da europa;
    11) o Palmeiras, bola da vez, achou caro;
    12) o São Paulo apareceu oferecendo o que o Galo está querendo;
    13) é vender ou vender;
    14) não existe esse negócio de ‘reforçar’ o rival;
    15) o que reforça o rival é o dinheiro que ele tem;
    16) se você não vende, perde o negócio, mas o rival continua com o mesmo dinheiro para comprar jogador equivalente;
    17) o Palmeiras está investindo no Borja ao invés do Pratto porque ele tem 23 anos e mais perspectivas de uma boa revenda no futuro;
    18) segurar o Pratto com 28 anos esperando por uma proposta da europa que talvez não venha é um risco que não vale a pena correr;
    19) comprar por 13 e vender por 33 (ou mais!) é um excelente negócio em qualquer lugar;
    20) que o Galo reserve 13 milhões desse negócio e garimpe outro Pratto no mercado sul-americano;
    21) o atleticano torce para o Galo e não para jogador;
    22) boa sorte ao Pratto que honrou como poucos a camisa do Galo. A vida segue e o Galo continua para sempre. Uma vez até morrer!

    1. Boa tarde, Jorge19. Bela análise. Você deve ser analista financeiro. Ontem eu disse que jogador bom é assim, ajuda o time dentro e fora do campo. Ao Pratto, nossas honras de herói.

  26. Eu vi o jogo errado ontem. Atuação perfeita??? Quando o narrador falou que dos 16 jogadores do Joinville apenas 6 já tinham jogado uma partida oficial e que quase todos eram do time sub20, eu falei comigo mesmo “é para uns 8 a 0”. Dois gols de bola parada. Eram meninos do sub20 de um time de terceira divisão, jogando fora de casa com uma equipe “que dizem” ter elenco diferenciado. Dou uma sugestão para o próximo post: ” Porque os valores da negociação do Pratto vão ficar sigilosos”.

    1. Boa tarde, Carlos. Você não viu o jogo errado. A “grande atuação” é uma superlatividade do blogueiro. É o mesmo que o Roger disse da “magnífica” atuação do Rafael Carioca. Esses caras não sabem o que é adjetivo e muito menos superlativo. Mas, eu acho mesmo é que eles entendem pouco de futebol e usam essas palavras fora do contexto para impressionar a torcida. Eu vi o mesmo jogo que você. Não pensei em 8×0 mas, no mínimo 5×0. Como eu disse acima, golear esses meninos é abuso de vulneráveis tamanha a sua fraqueza.

      1. Postei comentário ás 11:13, embora em outros termos demonstrei que opinião contrária a vários participantes do Blog. Todavia, respeitando opiniões divergentes “endeusaram” a atuação do time na noite de ontem. Permita o plágio “vamos devagar com a louça.”

  27. Pô mas como gostam de reclamar, Pratto foi bom jogador em 2015 e só. R10 sim merece ser endeusado, só porque dá carrinho e corre, estamos noutro patamar ele quer ser titular, mas foi artilheiro, não, foi o Fred e Robinho e muita asneira e choradeira juntas. O galo precisa é de jogadores que aceitem as condições do clube pra ter um elenco harmônico, falo por mim Pratto só sabe correr e cair com o seu tamanho e ainda querendo ser titular, Fred e muito mais definidor se não estão satisfeitos arrumem 30.000.000,00 pro Galo e banquem o Pratto titular, pra finalizar China ele não quis, o borja teve uma proposta 4X mais que a do Palmeiras e não quis ir pra China, falem também que o Atlético nacional não sabe negociar, o turma chata. Aumentaram os comentários e também as viúvas. Sou galo até a morte. Saudações alvinegras.

  28. Bom dia, Eduardo e felizes corações atleticanos. A “grande atuação” do Galo diante de um time de meninos merece ressalva. Um amigo meu disse que o Galo poderia ter aplicado uma goleada nos meninos de Santa Catarina e que isso só não aconteceu por receio de que o Ministério Público processasse o time por abuso de vulneráveis. Pois é, vamos devagar com a louça. O time do Roger está pouco diferente do time do Marcelo. A defesa, muito adiantada, sofre com a recomposição e não consegue antecipar jogadas. Continua lenta e desorganizada. O Roger comentou o fato de sofrer apenas um gol em quatro jogos. Por sinal o gol foi do único time de verdade que ele enfrentou. O meio campo melhorou com a entrada do Elias. O Rafael Carioca ontem, além de dar passes para a frente até chutou em gol. Deve ter se inspirado no Danilo e no próprio Elias. O Cazares continua moleque e desperdiçando oportunidades em favor de algumas firulas e vontade de fazer outro golaço. Rende pouco para o time e precisa ser repreendido. O Otero finalmente começa a mostrar as suas credenciais que levaram à sua contratação com bons arremates de fora da área e belas cobranças de falta. O Fred ontem correu. Isso mesmo correu, deu combate e participou de várias jogadas de ataque com mobilidade. A saída do Pratto deve ter tirado um grande peso de suas costas. De “grande atuação” mesmo podemos destacar o incipiente adversário, a volta do Leonardo Silva que diante da falta de adversário distribuiu chapéus, sem contudo comprometer sua atuação. Vamos ver o que ele fará diante de um time de verdade. Torço para que ele esteja realmente bem, pois é muito importante para o time. A estreia do Elias foi razoável para boa. A vontade do Danilo de se firmar como titular e o seu entendimento com o Fábio Santos. O resto continua o mesmo de sempre. Vou continuar rezando.

  29. Bela partida! Apesar de ter sido contra um time pouco qualificado e com muita vontade.
    Cazarume (Cazares +Vagalume) deu uma piscadela ontem. Tomara que dê um curto no bumbum e a luzinha fique acesa direto.
    Elias, apesar de não brilhar, já mostrou que vai equilibrar nossas deficiências. Principalmente cutucando o Rafael Carioca a tentar acompanhar o nível dele.
    Danilo presente no campo todo e perto do gol. Ótima contratação!
    Gabriel + experiência = Otamendi. Tem um futuro brilhante.
    Leo Silva é o cara! Deus lhe dê pernas para a Libertadores, porque de resto é um monstro na nossa zaga.
    Otero não pode ficar de fora. Tá fazendo o papel do nosso maluquinho que põe rítmo no ataque e ainda bate na bola daquele jeito!
    Rocha voltou! Categoria, visão de jogo, passes e lançamentos precisos. Tomara que não se machuque e que o Roger, com a experiência da posição, lhe ensine a proteger bem as costas.
    Fred é cone sim, este é o seu papel, mas se a bola chega no cara… um abraço! Matador!
    Rafael Moura precisa de mais oportunidades pra mostrar serviço. É só questão de tempo pra mostrar pra gente que ele tem “A Força” que o sangue preto e branco que corre em suas veias lhe dá.
    Roger está nos dando outro time. Aliás dando um time, que não tinhamos antes. Penso que com mais uns oito jogos estaremos voando baixo.
    Torcida do Galo = Coração + Paixão + Força + Alma + Orgulho em fazer parte.
    Este ano, como nos últimos, promete. Vamos viver algumas tristezas sim, mas muito mais alegrias. Assim é o Galo. Assim somos nós! Orgulho em fazer parte desta família e desta história.

  30. Não queria que o Pratto saísse, gosto muito do futebol e a garra ele. Mais faz parte, galo acima de tudo, sei que o motivo da venda não foi pessoal e sim necessidade até mesmo para manter um bom elenco. Desejo toda sorte do mundo pra vc Pratto, que seja feliz e quem sabe um dia volta a vestir nosso manto. Que vc possa ser lembrando sempre pelo técnico da seleção Argentina e realize seu sonho de jogar copa do mundo. Capacidade para isso você tem…
    Quanto ao Galo estou vendo resultado do trabalho do Roger, está mais compacto, mais confiante. Dupla Fabio/Danilo tem tudo pra dar certo. Otero mostrando a que veio e o Cazares ta melhorando gradativamente. Maicosuel, Clayton, Hyuri ainda estão devendo muito.
    Quem sabe agora o Nepomuceno não consegue trazer de volta Diego Tardelli????
    Ai sim, tenho certeza que seriamos candidato muito mais preparado para todas as conquistas deste ano.

  31. Não queria que o Pratto saisse, gosto muito do futebol e a garra ele. Mais faz parte, galo acima de tudo, sei que o motivo da venda não foi pessoal e sim necessidade até mesmo para manter um bom elenco. Desejo toda sorte do mundo pra vc Pratto, que seja feliz e quem sabe um dia volta a vestir nosso manto. Que vc possa ser lembrando sempre pelo tecnico da seleção Argentina e realize seu sonho de jogar copa do mundo. Capacidade para isso você tem…
    Quanto ao Galo estou vendo resultado do trabalho do Roger, está mais compacto, mais confiante. Dupla Fabio/Danilo tem tudo pra dar certo. Oterio mostrando a que veio e o Cazares ta melhorando gradativamente. Maicosuel, Clayton, Hyuri ainda está devendo muito.
    Quem sabe agora Nepomuceno não consegue trazer de volta Diego Tardelli????
    Ai sim, tenho certeza que seriamos candidato muito mais preparado para todas conseguir várias conquistas deste ano.

  32. Caro Eduardo, sobre a saída do Pratto já externei ontem minha opinião, é mais um que “entra funcionário e sai torcedor” e já sai pensando na volta. Ê Galo, quem te conhece não esquece jamais. Voltando ao jogo, estava no Indepa, gostei do time e gostei do comportamento da torcida, apoiando o tempo todo. Assim somos quase inbatíveis. Leo Silva voltou esbanjando categoria e calando muita gente. Elias foi uma ótima contratação. Público pagante no Indepa, mais de 13 mil, no solão de desta menos de 5 mil. Sem mais.

  33. Muito boa a resposta da torcida hoje, apoiando o tempo inteiro e aplaudindo quem jogou! Do time melhor ainda, Cazares correndo, Fred marcando como de costume e Otero acabou com o jogo! Acho que a ficha está caindo e aos poucos todos vão entender que a venda do Pratto era necessária e foi bem feita. Apenas peço a você Eduardo e a toda imprensa, que cobrem de forma veemente transparência nessa transação! Como já era especulado a venda foi de em torno de 12 mi de euros, só há divergências entre a forma de pagamento. Mas porque no Galo essa informação não vem do presidente? Soubemos os valores da venda do André e compra do Elias através de informações oficiais de Sport e Sporting, porque aqui as coisas são obscuras?
    Com relação ao Pratto, também sou muito grato por tudo, mas o Galo é muito maior! E ainda temos um elenco excelente com Fred no comando, simplesmente o atual artilheiro do Brasileirão! E sem querer desmerecer o Urso, Fred jogando em um time muito pior fez mais gols que ele nos últimos dois anos. Então vamos parar de desmerecer os que ficam e apoiar! A Libertadores esse ano é do Galo!

    1. sobre os valores da venda, nao entendo como falta de transparencia da diretoria. Sabemos que o galo tem compromissos a cumprir e quem deve estabelecer a ordem de importancia dos mesmos é a diretoria. Quando se sabe que tem grana em caixa, credores e oportunistas aparecem aos montes. Esqueceram que vendemos o Bernard e a grana ficou retira? Entao, temos que confiar na diretoria que faz um excelente trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *