Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sejam bem-vindos ao coração da Massa

Hoje a Cidade do Galo se abre para receber o grupo profissional. Inicialmente, como já foi anunciado, serão realizados exames para identificar a presença do vírus no organismo de algum atleta do elenco e ainda de anticorpos em quem já possa ter sido exposto.

Depois desses resultados é que direções, técnica e administrativa, definem a data de reapresentação, atividades e procedimentos para a preparação e sequência da temporada. Os protocolos serão de responsabilidade do departamento médico, seguindo – evidentemente – os cuidados necessários para a volta gradual até o definitivo retorno aos treinamentos e competições.

Já é um alento, depois de dois meses de absoluta apatia, onde nosso tempo Atleticano foi gosto com especulações e muita conversa fiada. Quase dois times de caras novas ganharam visibilidade em tanta resenha sem fundamento. Desde jogadores de sonho impossível, até outros com igual ou menor futebol que alguns que estão sendo colocados em disponibilidade.

Fato é que em algumas posições a carência se faz imediata. Vejamos. No gol o quadro é estável com Victor, Rafael, Michael e Matheus Mendes. Nas laterais, ficamos com dois de cada lado. Guga e Mailton; Arana e Fábio Santos. Razoável. Já na zaga a necessidade é urgente. Apenas Rever, Igor Rabelo e Gabriel. Precisamos de, no mínimo, um para chegar e assumir uma das vagas de titular.

Volantes, ao que indica, estamos bem servidos, mas é uma situação muito sensível. Jair, Gustavo Blanco e Alan seria um trio ideal para a região, mas os dois últimos têm mais tempo de DM que no gramado. Para completar o setor e a ligação com o ataque, dispomos do instável e irresponsável Cazares, do irregular Otero, da promessa Dylan Borrero (anunciado como joia), e dos regulares Hyoran e Nathan.

Lá na frente está nosso problema crônico. Posição onde jogou Dario, o magistral Reinaldo, Guilherme em sua primeira passagem, Jô e em tempos que não vi, Guará e Ubaldo, hoje é nossa maior dor de cabeça. Se apresentam Tardelli, Bruno Silva, Marquinhos e Savarino.

Será que dois vingam? Coloco fé numa dupla com os dois primeiros. Tardelli, apesar da idade, tem identificação com a camisa e Bruno Silva, nos poucos minutos que atuou no ano, deixou ótima impressão.

Na lista acima são apenas 23 jogadores, que se somam a alguns que serão promovidos daquela estranha equipe de transição, que nem existiu, e outros que retornam à Cidade do Galo. Faltam pelo menos três a cinco contratações de profissionais que venham a somar. Nada de Terans, Bolts, Denilsons, Zés e outros que passaram pelo SPA Atleticano.

Queremos um zagueiro xerifão, que saiba marcar e sair jogando sem deixar o Torcedor em aflição. E um matador que faça a Massa delirar balançando as redes adversárias. Além, claro, de setores pontuais que o Sampaoli sabe exatamente quais são. Tanto sabe que, sem se reunir com o Torcedor, colocou em disponibilidade aqueles que a Massa já vinha pedindo tem tempos.

Em tempo: ontem, conforme anunciei, participei da live “Galo na bagagem”. Foram quase duas horas de prosa sobre essa nossa Atleticanidade. Se animar, gaste um tempinho e veja uma parte dessa resenha. Saudações!

Aqui é Galo, po##@!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

10 thoughts to “Sejam bem-vindos ao coração da Massa”

  1. Boa tarde Gurú! Que bons ventos soprem no CT de Vespasiano. Espero que tudo corra bem com o time após esse retorno. Concordo com você. A situação de algumas posições no time é preocupante. Sem um zagueiro de nível, um meia de criação e um atacante que imponha respeito e faça gols acho difícil sairmos do meio da tabela no Brasileirão que ninguém sabe quando vai começar. Para completar vem a crise financeira. Tirar dinheiro de onde para investir em contratações? Sinceramente não sei….

  2. Não sou especialista pra avaliar se o momento é oportuno para esse retorno. Uma vez que decidiram, sabem o que estão fazendo. Desejo que todos estejam e/ou fiquem bem, não só no Galo, no mundo. Xô corona.
    Bom retorno, meu Galo, meu AMOR!
    Nos últimos dias tenho me divertido com os modelos de camisas criadas pelos Torcedores (aplausos para a iniciativa). Uma em especial, criada pelo Márcio Brito, foi muito criativa e divertida; parece um copo de cerveja. Quero uma, e penso que o cervejeiro Paulo Silva também. Cazares então…
    Por falar em camisa, a que o senhor usou na live é linda, Barbudo. Ouvir suas histórias foi um alento nesses dias tão difíceis.


    Ao Sr Ângelo,
    Muito obrigada pela lembrança. Um abraço.

    Ao José Antônio,
    Agradecida.
    Some não, quando não temos assunto novo pra falarmos sobre o CAM, falamos do 7 erros.
    Um abraço.

    Ao Joaquim Portugal,
    Encantada.
    Aproveito para sugerir, se o Eduardo permitir, que você nos conte sua história de Atleticanidade. Como é viver essa paixão aí na Europa.
    Um abraço.

    1. Desafio feito, tem a aprovação do blogueiro.
      Caríssima Lucy, a camisa da live é retrô dos anos 50. Minha década de nascimento, daí a escolha.

  3. Boas notícias: a volta do Galo, aos poucos e com toda segurança que o momento pede. A presença da nova comissão técnica (Sampaoli e cia.) e diretor (Matos). A saída desejada de vários jogadores. Ainda falta: reforçar o elenco, pois o que vemos aí é muito fraco. Comparem com o Santos, último trabalho do Sampaoli para ter uma base. Lá tinha investimentos, base montada, opções, por isso ele foi longe. Aqui falta tudo isso. Qualidade, preparo físico e opções para rodar o elenco. Essas são as estratégias de Sampaoli para vencer.

  4. Bom dia Eduardo!
    Estou trabalhando em casa e ouvindo você falar do Galo, que alias pra mim e uma poesia!
    sempre fui e sempre serei tua fã!
    A respeito da volta aos treinos, sou super de acordo, põe essa CAMbada pra suar, senão quando começar definitivo os treinamentos tá todo mundo duro igual madeira!
    Forte abraço!

  5. Bom dia,

    Bem vindo Galo, que seja um retorno tranquilo, gradual e com consciência e consistência.
    Foi ótimo a live. Gostei muito da resenha.
    Agora diante do quadro desta pandemia e escassez de recursos para investimentos, vejo a maior oportunidade dos últimos tempos para os jogadores da base, time de transição que já perdeu uns 8 jogadores, então podemos supor que a peneira também esteve passando por lá.
    Oportunidade para 2 zagueiros, 1 lateral por lado de campo, dois volantes, armador e pelo menos mais uns dois atacantes.
    Espero que destes todos, vingue o máximo possível.
    Vamos respirar um pouco de futebol a partir desta semana.
    Boa segunda feira a todos e uma semana tranquila e cheia de saúde.

    1. >>> Clayton e Mansur têm contrato até dezembro (2020). Lucas Cândido renovou até 2021. R$ 220 mil mensais _CLT_ é o q o Clube desembolsa com eles.
      >>> Ainda tem o Alex Silva, foi emprestado p N clubes, seu contrato terminou em dezembro de 2019, porém teve uma inexplicável renovação por 2 anos. Vai entender!
      Abs … Saudações Atleticanas.

  6. Bom dia Massa e Guru

    Muito bom saber que na reapresentação do clube, mesmo que somente preparativa de retorno das atividades físicas, estaremos livres de 7 jogadores inúteis, aliás 9, porque existem mais 2 que ninguém consegue explicar porque ainda estão na folha de pagamento: Lucas Cândido e Mansur. Alguém sabe a informação até quando vai o contrato destes caras?
    Ainda bem que as coisas estão mudando e hoje nós torcedores estamos deixando de ser meras marionetes nas mãos de dirigentes irresponsáveis e bandidos. Temos que sair da nossa zona de conforto e assumir nosso papel de fiscalizadores, para evitar que dirigentes incompetentes aliados a empresários inescrupulosos e corruptos, descarreguem no clube jogadores medíocres ganhando salários fora da realidade, comprometendo não só a parte técnica, mas também financeira do clube.
    Precisamos contratar? Sim, mas com responsabilidade e dentro da realidade financeira do clube, porque caso contrário, estaremos correndo o risco de cruzeirar. Então pessoal vamos pensar bem, antes de exigir que a diretoria contrate jogadores fora de nossa realidade financeira.

    1. […]”Alguém sabe a informação até quando vai o contrato destes caras?”[…]
      Prezado! A informação solicitada sobre o tempo de contrato foi p o campo de resposta do amiGALO Wellington E Souza logo acima. Equívoco de minha parte, cliquei no campo de resposta errado! SAN

  7. Bom dia Avila. Bom dia a todos. A contratação de Sampoali já deu excelente resultados: ficar livre do Pastor, Di Santo, Patrick e Ze Wellisson foi ótimo. Em relação ao ataque, Sampaoli já disse que quer um centroavante que possa jogar em velocidade e pressionar os zagueiros. Entao, eu acredito que Tardelli, depois de cinco anos jogando na China e com 35 anos de idade, nao tem condições de ser esse jogador. Finalizando, espero estar equivocado, mas o Gustavo Blanco, me lembra o Serginho, Lucas Cândido, Waldivia, Judivan, Ganso e tantos outros jogadores que nao conseguiram superar contusões nos joelhos e jogar em alto nivel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *