Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Se a Massa é pelo Galo, quem será contra nós?

Contrariando a pessimista previsão deste blogüeiro, ontem, o Galo não perdeu posições e se manteve na vice-liderança ao final dos jogos da rodada de número seis do Brasileirão. Adoro, neste caso, ser contrariado e não ter razão. Considerando que na próxima rodada, a sétima, já fizemos nosso jogo – empate em um gol com o Bragantino – imagino ser improvável manter nessa colocação.

Tomara que, novamente, meu prognóstico seja derrubado pelos resultados das demais partidas. Estão na nossa cola o São Paulo – ontem beneficiado pelo “apito amigo” frente ao Cuiabá – e Botafogo, com 11 pontos. Seguem Santos, Coritiba e Avaí, todos com dez; América MG, Palmeiras, Bragantino – que como o Galo também tem uma partida a mais e não joga – e Internacional, com nove pontos cada. Vale dizer do terceiro ao décimo primeiro lugar na tabela.

Contando com confrontos diretos e eventuais empates ou derrotas, mesmo que o Galo seja ultrapassado, vamos ficar ali colado nos líderes. Entre os principais concorrentes, a rodada vai nos brindar com o clássico paulista Corinthians e São Paulo. Já o Botafogo virá a Belo Horizonte enfrentar o surpreendente Ameriquinha do Horto. Os demais mencionados acima terão compromissos igualmente difíceis e alguns fora de seus domínios. Torçamos!

Gostaria nessa resenha aparentemente mais leve de uma segunda-feira, trazer duas considerações para nosso bom debate aqui nesse nosso espaço. É bem verdade que aqueles resultados imprevisíveis dos três empates e a derrota neste início de competição, afetam nosso otimismo e projeções acerca das possiblidades de títulos na temporada. Entretanto, com os tropeços generalizados de outros concorrentes que são como o Galo considerados favoritos, nos trás de volta o sonho de repetir 2021.

Ainda assim, com todo respeito aos desconfiados, acho que o momento é de apoiar e acreditar. Nossa partida de sábado, que estive presente no Horto, foi muito boa. Não acho que foi o mesmo time do ano passado, mas foi uma das melhores apresentações deste ano. Vencemos e faturamos três pontos. Que fantástico. Ainda encontrei amiGalos pelo caminho semeando desanimo. Estou hoje aqui na minha Araxá, pois ontem ainda em BH, durante a viagem e já aqui na terra, encontrei gente colocando defeito. E mesmo nas redes sociais e whatsapp. Aí credo! Chispa!

Outro segundo ponto à nossa prosa de hoje. Entre os nove pontos que perdemos, alguns foram mais pelo “apito amigo” que pelos nossos erros. Só pra não estender muito, embora existam mais cobranças além das duas que vou deixar registradas, essa pilantragem da cbf parece estar pedindo passagem. Não vamos permitir. Jogo com o Goiás, quando os bananas – árbitro e VAR – deram o serviço no Galo ao não expulsar jogador que agrediu o nosso Guga. Jogo com o Braga, desta vez dois pamonhas – também árbitro e VAR – depois de seis convenientes minutos “inventaram” uma interpretação calhorda para impedir a confirmação de penalidade e expulsão de jogador adversário.

Concluindo, quarta-feira eu volto – amanhã é dia do Paulo Peixoto – pra configurar e confirmar que naquela casa bandida do futebol, como diz Juca Kfuri –, vem essa procuradoria suspeitíssima denunciar o melhor jogador brasileiro da atualidade para desfalcar o Galo frente aos concorrentes interesses de paulistas e cariocas. Ah! cbf, vai te f….!

*imagens: extraídas de postagens anteriores do blog

16 thoughts to “Se a Massa é pelo Galo, quem será contra nós?”

  1. Boa tarde! Pra mim o jogo de sábado foi um alento muito positivo de que as coisas podem retornar ao seu curso desejado por nós; a exceção de uma parte do segundo tempo, o time sim teve a tal profalada “intensidade” mesmo com placar a frente, 2 x 0; impossível não gostar do Keno, aquela curta fase excepcional no final da temporada passada jamais será seu padrão de performance, aquilo foi algo fora de regra pra este jogador, mas convenhamos, é muito frágil fisicamente, dodói demais, nada a ver com gramado como alguém disse,…tomara que volte rápido; achei tbm que o Guga fez um excelente jogo para seus padrões, aliás, tem melhorado sim viu! Quanto ao Turco, disse ontém, corrigiu uma de suas principais falhas, trocou o frágil Nacho primeiro, poderia sim tê-lo feito até antes,…em jogos anteriores ele insistia em manter e sacava o Zaracho,…sei não viu,..acho que o Rubens poderia entrar na vaga do Keno e liberando mais o Zaracho, o garoto tá pedindo passagem. Ontém tbm vi o jogo do Juventude, que borrada foi esta do Rodrigo Caetano/Turco hein! O Vitor Mendes além de dar ao time gaúcho os três pontos usando sua especialidade, bola ofensiva, segurou na força o ataque adversário, pois chegaram a jogar com dois a menos,…

  2. Boa tarde a todos! O que estão querendo fazer com o Hulk, com o único objetivo de prejudicar o galo, é o mesmo que fizeram com o R10 em 2012. Naquela ocasião tiveram êxito. Essa cambada desmoraliza o pouco que resta do futebol brasileiro. Haja paciência com estes canalhas. Abraços,

  3. Boa tarde a todos. Sigo na esperança do time encaixar e seguir no pareo. Não me preocupa assumir liderança agora, pois isso sobrecarrega a cobrança. Temos libertadores e copa do Brasil p caminhar e na esperança tb de seguirmos firmes. Então, no brasileiro é manter nas primeiras posições e dar o bote na hora certa. Acho que algums peças devem chegar p dar maior condição ao treinador.

  4. Bom dia Avila, bom dia a todos. Eu vejo o nosso bravo Avila, em luta quixotesca contra as ” sacanagens da CBF ” contra o Galo. Todavía, vejo o Presidente do Galo percorrendo os corredores da mesma CBF, a cata de um tricampeonato brasileiro ” por fax” e ao que tenho notícia temos na vice-presidência daquela , segundo Juca Kfouri, casa bandida um atleticano , que seria o Castela Neto. Também, salvo engano ainda temos na direção da mesma CBF outro integrante da família do atual Presidente da FMF, que seria , de igual sorte, atleticano. Como diz o Barata, se eu estiver enganado, me retrato, mas na minha opinião, com dois atleticanos integrando a Diretoria atual da CBF e com o Presidente agindo nos bastidores para conseguir, da CBF, o tricampeonato brasileiro, é pouco provável que exista uma conspiração da ” casa bandida” em desfavor do time do coração de dois de seus Diretores. Respeitando o contraditorio, é como penso.

  5. Bom dia! Sinceramente, acredito que não exista possibilidade de, no momento, realizarmos uma análise ou fazer um prognóstico sobre o futuro do Campeonato Brasiliero, pois, este está em seu início e, dificilmente, algumas equipes que atualmente ocupam as primeiras posições ali vão permanecer (ex.: Avaí e América/MG). Da mesma forma, alguns Times que hoje figuram na parte de baixo da tabela ficarão naqueles lugares (ex.: o time carioca amado da cbf/tv). Além disso, é importante considerar o sacrificado calendário desse ano, com disputas simultâneas de Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão, situação que vem causando “baixas” em muitas equipes, inclusive o Galo, conforme temos constatado. Não acredito em disparada de nenhum Time, nem em uma pontuação final muito elevada para o Campeão (como foi em 2021). Será um Brasileirão aos moldes do que foi em 2020, vencerá quem melhor suportar a jornada extenuante, para isso, a preparação física e mental (além de um elenco qualificado!) será essencial! Ao meu ver, apesar de algumas dificuldades, em momento algum o Galo poderá ser descartado como forte candidato aos Títulos das competições em que figura.

  6. Bom dia.
    Também concordo plenamente com a exposição do Guru. E faço coro à preocupação do Paulo Soares quanto à idade avançada do nosso elenco, especialmente no ataque. O Caetano é mesmo, um excelente dirigente. Mas, creio, que a pressão por equilíbrio financeiro o fez ir muito cedo ao pote: ficamos sem uma referência jovem no banco… Nossos atacantes passam por riscos enormes de lesões devido à idade e ao gramado. A lesão do Keno no sábado foi, sem dúvida, decorrente do gramado. Todo irregular, parecendo um “pasto”, pelo uso excessivo em jogos, e quando ele pisou fora da linha para fazer o domínio, o pé estava sobre uma irregularidade do gramado.
    Esperamos superar esses riscos. Galo é mais forte.

  7. Bom dia,

    Com o Galo jogando no sábado, hoje ficamos com pouco assunto exclusivo do nosso time.
    Então vamos falar do DM x Juventude, Vitor Mendes continua arrebentando, ontem foi decisivo mais uma vez, 3 pontos para o Juventude.
    Como li ontem, enquanto isso, embolsando salário milionário temos Godin no spa do Galo.
    Não tem como deixar de falar do jogo do SP e os erros de arbitragem que insistiram em pender apenas para um lado, o mais interessante é o VAR que em alguns lances interfere e em outros se omite.
    Pênalti Mandrake onde o próprio jogador puxa sua camisa e gol irregular com jogador impedido atrapalhando a visão do goleiro, daí, na expulsão o VAR chama o juiz para rever o lance e no gol apenas se omite.
    Os pênaltis continuam a acontecer e normalmente marcados para os mesmos, seja a favor ou contra.
    Botafogo, Avaí, Goiás (3), São Paulo, Palmeiras, Coritiba, Fortaleza, Athlético-PR (2), América, Juventude, Cuiabá (1).
    Atlético-MG (2), porém, contra.
    Para os próximos jogos acredito que o Rubens será titular, pelo futebol demonstrado e as ausências dos titulares, coloco fé nele.
    Minha escalação contra o suco Dell Valle é a mesma do último jogo com alteração apenas do Keno para o Ademir.
    Boa semana para todos!

  8. Bom dia amigos do Galo. Mesmo com a saída do Savarino, que foi um grande erro da diretoria, ainda temos o melhor elenco do Brasil, e, se as convocações para a seleção do Tite fossem feitas dentro dos critérios técnicos, Hulk, Éverson e o Arana seriam sem dúvidas figurinhas carimbadas para a próxima Copa. Qual é o critério para as convocações Tite?
    Quanto as críticas ao treinador do NOSSO GALO, que tem o melhor elenco do Brasil, acho que são pertinentes e que sem elas o time não teria demonstrado evolução diante do Atlético-GO, lembrando que este time é penúltimo colocado na tabela do Brasileiro. Mohamed precisa corrigir as falhas da nossa zaga, penso que estando bem fisicamente Hever é melhor que o Natan, principalmente pela capacidade de sair jogando e orientar o time. Natan está em um momento ruim, jogando apenas na força física.Entretanto, pode observar, que Mohamed deixou de ser aquele técnico com cara de paisagem a beira do campo, passou a participar do jogo, motivar e orientar os jogadores. Contra o Atlético-GO vimos durante alguns minutos, talvez 20, o NOSSO GALO jogando como deve jogar sempre. Estamos juntos, aqui é hereditariamente Galo a 64 anos.

  9. Bom dia ami galos, sou das antigas, futebol se joga pelas beiradas, acima comentário perfeito, temos jogadores muito experientes, mas que não faram o tempo inteiro a intensidade que o time precisa. Os nossos jogadores de lado de campo ou se foram ou se confundem muito, aí fica o fumaça, que não se encontrou ainda no time e suas decisões. Mas vamo que vamo, Aki é galo .

  10. Bom dia Massa e Guru

    O que ocorreu nobre Guru, foi a constatação de que o barulho da arquibancada é muito maior e produz muito mais efeito do que o barulho da rede social.
    Aliás, Hulk nosso maior jogador, na entrevista pós jogo, jogou uma pá de cal naqueles que querem o fora Turco e confirmou que o técnico tem o apoio não só da diretoria, mas tb dos jogadores.
    El Turco com certeza precisa melhorar e isso nem o mais apoiador dos torcedores pode negar, mas, temos que reconhecer que com ele, jogadores constantemente contestados como Nacho, e Guga, melhoraram quilometricamente.
    Mas se ainda assim alguém achar que tá ruim com El Turco (o que é um direto por sinal), basta olhar como estão as coisas lá no ninho do urubu e até lá no fortaleza.

    1. Bom dia JBHGALO! Com direito ao contraditório, ninguém quer o Turco fora do Galo. Só queremos que ele pare de inventar rodízios malucos, trocando 6 ou 7 jogadores por jogo. Isso nunca vai funcionar por aqui. Nossos jogadores por terem limitações táticas, precisam, e muito, de entrosamento. Bastou ele botar em campo o time que a maioria considera ideal que o time tomou forma e começou a lembrar o do ano passado. Cresceu o futebol do Allan, Jair, Zaracho e principalmente o do Nacho. Seguindo por aí, acho que podemos buscar mais um brasileirão! Dá-lhes Galo!

      1. Meu amigalo Geraldo

        Bacana seu comentário.
        Como eu postei El Turco precisa melhorar e isso nem o mais apoiador dos torcedores pode negar. Em me encaixo neste tipo de torcedor. Sou apoiador do técnico, principalmente por não haver alternativa no mercado e as alternativas que existem são infinitamente piores que ele, mas isto não quer dizer apoio . Suas críticas são justas

      2. Tem gente querendo ele fora sim. Muita gente. Sobre rodízio, a maratona é pesada, já tem jogador estourado com a temporada mal começando pra valer, então é óbvio que tem que mexer no time

  11. Bom dia !
    A esperança com Galo nunca morre, mas não quer dizer que não tenhamos críticas e preocupações com o destino dessa temporada.
    O Galo tem seus principais atacantes com idade superior a 30 anos- Vargas, Keno, Hulk ( esse é exceção), Sasha. Outro que chega sempre na área, o Nacho , também tem mais de 30 anos. Com menos de 30 temos Fábio Gomes e Ademir. Savinho eu não conto pois já está vendido. O receio é ficarmos desfalcados, em momentos decisivos, por lesão desses jogadores com mais idade. Estão aí Vargas e Keno com lesões musculares. Abrimos mão de Borrero e Savarino que eram dois jogadores mais jovens no ataque. Saíram ainda Hyoran e Nathan que também chegavam lá na frente. Segundo Caetano uns queriam sair e outros saíram pelo necessidade financeira do clube. Caetano acha que o elenco manteve-se no nível de 2021, mas acho que ficamos enfraquecido como grupo. Ele diz também que precisava de espaço para lançar os jogadores da base, mas tirando o Rubens que ganhou mais chances, não temos visto isso acontecer. Inclusive abriram mão do Vitor Mendes que voltou ao Juventude.
    Parece que o Pavon virá para compor o ataque, mas na libertadores só jogará se chegarmos a final. Trazer esse jogador arruaceiro , que fez um papelão aqui no Mineirão, contra nós, parece ser uma sina de dirigentes do Galo de trazer jogadores que literalmente pisam em nós- Chicão em 1980, Alex Alves, Paulinho Maclaren, Fred e Thiago Neves, esse que só não veio porque a torcida deu o grito.

    1. Prezado Paulo, concordo integralmente com sua análise, inclusive com a lembrança dos jogadores que jamais deveriam ter vestido nossa camisa. Chicão foi um deboche, inacreditável que tenha torcedor do GALO que aceitou esse péssimo jogador vestindo nossas cores. Da mesma forma, tenho muito receio de um dia termos que aturar renato gaúcho como nosso treinador. Espero que esse dia jamais chegue! Quanto ao nosso elenco, é claro que está enfraquecido em relação ao ano passado, apesar do time titular ser praticamente o mesmo. Pra concluir, discordo dos que disseram que Guga fez boa partida. Não fez. Analisem o jogo em seus detalhes. Guga faz péssimas escolhas o tempo todo, principalmente na marcação. Apesar de ser um jogador de baixa estatura, é extremamente lento e sempre demora pra recompor. Mariano é infinitamente superior, mesmo não sendo nenhum craque. Mariano marca bem e faz escolhas mais inteligentes que o Guga. Já disse algumas vezes, Guga e Igor Rabello são jogadores com o nível inferior aos outros de nosso elenco. Torço pra serem negociados. Sigamos, o trabalho precisa de alguns ajustes, mas é bem feito. SAN

  12. Bom dia xará e amigalos!
    Concordo em gênero, número e grau com o Gurú! Não é hora de desânimo. É hora de apoiar o treinador e o time do GALO para mais um caneco do Brasileirão! Até o momento não vi nenhum time despontando neste campeonato. GALO, mesmo com a perda de dois jogadores como Savarino e Dylan, tem totais condições de brevemente estar em primeiro lugar na tabela. Vamos confiar!
    Quanto à Confederação Brasileira de Falcatruas e ao STJD que vão os dois para o COLO DO CAPETA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.