Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sandro Ricci merece até nosso protesto

300x250 - Conecta S DuosDetesto seara alheia, ainda mais relacionada a futebol e especialmente sobre o outro lado da lagoa em Belo Horizonte. Entretanto, em defesa da moralidade e da ética, farei uma breve consideração sobre a agressão da CBF aos não-Atleticanos de Belo Horizonte. A escalação de Sandro Meira Ricci, anunciada ontem, mostra o quanto a entidade não respeita os clubes fora do eixo paulista e carioca.

Esse moço, mineiro de Poços de Caldas, se notabilizou por arbitragens polêmicas e contraditórias ao longo de sua carreira. Em diversos jogos do Galo, sua atuação foi questionada e até certo ponto provocativa. O Atleticano não esquece que no Campeonato Brasileiro de 2012 ele assegurou o empate entre Galo e Flamengo, não marcando uma penalidade claríssima sobre Ronaldinho Gaúcho. O empate em um gol era o resultado que o Fluminense precisava para afastar o Galo da disputa naquele ano.

Diga-se, no entanto, que em 2012 não foi apenas ele – Sandro Meira Ricci – que prejudicou o Galo. Uma dezena de árbitros favoreceu o tricolor carioca e prejudicou o nosso time. Agora, ele volta, coincidentemente em meio àquelas mudanças ocorridas recentemente na arbitragem nacional. Wright. Coincidência!

Mas, tampouco fomos tanto vitimas do que ele aprontou com o nosso adversário aqui de Minas Gerais. Seu “erro”, digo, seus “erros” numa única partida foram clamorosos. Foi em 2010, no dia em que Cuca até socou a mesa. Ele marcou penalidade inexistente a favor do Corinthians e afastou os mineiros da disputa pelo título nacional. No mesmo jogo deixou de assinalar três penalidades a favor dos mineiros. Repetindo. Beneficiado foi o Corinthians.

sandro meira ricci chile x uruguai
Fotos: UAI/EM

Diante disso, mesmo não querendo entrar em questão alheia, penso que a escolha dele para apitar jogos de mineiros é uma agressão. É lesa pátria, já que o infeliz nasceu em Minas Gerais, mas é um cigano e cada temporada está numa federação diferente. Sempre, entretanto, polêmico e prejudicando mineiros. Vale lembrar que até uruguaios já foram vitimas desse árbitro,numa partida frente ao Chile.

É como Atleticano perdoar Wright, Aragão, Simon. Há outros com menor visibilidade, mas tão odiados quanto ele,  nenhum.

Em tempo: Sandros à parte, um breve comentário sobre as transmissões dos jogos do Galo que mencionamos aqui nos últimos dias. Nossa partida de hoje, com a Ponte Preta pela Copa do Brasil, é a que será transmitida para Portugal. Confirmando assim o que reclamamos, o Galo financia para a TV bancar Flamengo e Corinthians.

image
Foto: Carlos Alberto da Silva – imagem da PFC Internacional

Sorte do casal amigo Carlos Alberto da Silva (major da reserva da PM) e sua esposa Rosangela, que acompanham as filhas Melissa e Clarissa, estudantes na cidade do Porto. As filhas, para tristeza dos pais, escolheram caminho diferente do Galo. Azar delas, lá na Europa só passa jogo do nosso time. G4 sim, Z4 não!

 

26 thoughts to “Sandro Ricci merece até nosso protesto”

  1. Repito: o futebol precisa de pessoas que pensem assim como você, Eduardo. E não de pessoas q pensam com fanatismo, como alguns comentários acima. Lembrando q é futebol, e não guerra civil. Algumas pessoas precisam rever seus conceitos.

  2. Você esqueceu Márcio Rezende de Freitas ! Galo e Corinthians, final do Brasileiro de 1999. O nome desse infeliz me provoca reações múltiplas no estômago, como a vontade de vomitar.

  3. Eduardo, é muito bom ler comentário com a lucidez feita por você. Parabéns! Sou Cruzeirense e também seu conterrâneo, me lembro de você ainda quando jovem pelas ruas de Araxá, no Bar do João Perna..etc. Penso que realmente deveria haver em casos como esse e outros mais de interesse do futebol de Minas Gerais, união dos dirigentes e até torcedores dos três maiores times do Minas, e que a rivalidade permaneça fora de campo, com respeito que todos merecem. Vamos agora torcer para que esse cidadão realize um bom trabalho, sem prejudicar o espetáculo. É uma pena não poder expressar aqui tudo o que nos vem à cabeça. Abraço

  4. É verdade tá ficando sem graça o futebol brasileiro está indo pelo mesmo caminho da política só se vê ladrões e corruptos não está tendo mais graça assistir esse futebol, da mesma forma que não está tendo graça votar.
    O Corinthians por exemplo se tirar os erros de arbitragem desse ano sua pontuação cairia para pontuação de zona de rebaixamento!
    É aí eu pergunto até quando?

  5. Excelente post, EduAlvinegro! Pena que os do outro lado so se lembram quando sao eles os prejudicados… Basta lembrar que pouco antes da pixotada do tal Ricci em 2010, ele foi apontado pelo Senador do Po, entao presidente Z4, como o melhor arbitro do Brasil… afinal foi dele a ajuda para empatar um classico contra o Galo, dando tempo demais nos acrescimos e validando um gol do Montillo, a eguinha-pocoto, depois de roubar a bola com falta. O Ricci fez que nao viu a falta, validou o gol e acabou o jogo. O Senador deu risada e o elegeu o melhor arbitro do pais… deu no que deu…
    Nos, do Galo, ficamos injuriados com os arbitros com titulo “Wright” de honestidade porque sentimos na pele… ja os do outro lado, acostumados com o padrao “Beneci”, so reclamam quando arde nos olhos deles…

  6. Parabéns pelo comentario. Certas coisas tem que estar acima de paixões exageradas. Sou cruzeirense, tenho 62 anos e acompanho futebol desde os 7 anos. A história se repete desde que eu me entendo por gente. Já presenciei arbitragens infelizes (sempre contra mineiros) por inúmeras vezes. Os beneficiados são sempre os mesmos; Palmeiras, Corintias, Fla e Flu. Suspende-se o juiz por uma semana, e depois volta tudo ao normal. (Veja penalty n marcado contra o mesmo Corintias x Cruzeiro) O galo tb e o Mequinha tb. Até qdo?

  7. Há muito times de Minas são garfados. Armando Marques tirou o título de 74 do Cruzeiro. O Meira o de 2010. Pelo lado do Atlético ocorreram descalabros também. Em 2012 e 1999, na final com o Gambá. Sou cruzeirense. Rivalidade é uma coisa, mas razão é razão. O eixo quer que times que não são de lá se explodam. Seu texto é bastante lúcido. Que me perdoe o Gilvan, mas é outra manota dele.

  8. Parabens pelo comentário, Eduardo. Sou cruzeirense, e acho q o futebol mineiro, principalmente, precisa de pessoas pensando assim, pois acho q se não nos unirmos, vamos continuar sendo garfados nacionalmente. Dentro de Minas, a rivalidade continua, mas no resto do Brasil Cruzeiro/Atletico/America deveriam se unir contra essa palhaçada. Mas infelizmente, alem de toda essa cafagestagem, temos q contar com dirigentes infantis e com pensamento retrógrado. Abç.

  9. Amigos, o absurdo das não transmissões de jogos do Atlético estranham e muito. Mesmo não sendo atleticano, me sinto agredido ao ligara TV num domingo e me deparar com um jogo do Flamengo. É falta de respeito e muito descaramento: os caras nem disfarçam.
    Quanto à arbitragem, a briga do Atlético esse ano será terrível: Corinthians, Santos, Palmeiras e Flamengo no páreo: Deus me livre!

  10. Muito bom ver comentários lúcidos e que separam a emoção da razão… Ver que apesar de opção por um lado, respeita-se o outro! Precisamos de mais disso no meio esportivo

  11. Gostei da modernidade das meninas filhas do Major da PM. Foram inteligentes e não quiseram acompanhar as tristezas do pai. Garotas bacanas. Quanto ao Rissi e o Wright ambos são um tapa na cara do futebol mineiro. Como você disse bem, um árbitro cigano. Eu acrescentaria que ele se parece um cigano desonesto, daqueles que antigamente rodavam pelas zonas rurais de Minas Gerais roubando cavalos e galinhas. Triste ter que conviver com isso.

  12. Pau que dá em Chico dá também em Francisco. A CBFraude não tem inimigos íntimos e sim amigos íntimos , que são os clubes do Rio e SP.
    Conforme já comentei, MG,RS,PR e PE deveriam fundar uma confederação e mandar paulistas , cariocas e asseclas às favas.

    1. Assino embaixo de tudo o que dise ,grande Jeferson . Aliás, falo o memso há tempos. Os grandes clubes dessas federações deveriam se unir a acbarem com essa pouca vergonha . Daí virá não s´[o a dignidade dos nossos clubes, mas a salvação do próprio futebol brasileiro .

  13. Caro Eduardo. Não sou atleticano, sou do outro lado da lagoa, mas como você pode notar este seu post é fantástico, pois ele ultrapassa nossas cores de preferência. Os dois times mineiros foram e pelo visto continuarão sendo “garfados” e infelizmente com a ajuda dos próprios dirigentes dos clubes, já que aceitaram que, não só este árbitro, mas também outros, que não podemos chamar de tendenciosos e sim imorais pelo que fizeram e fazem com o futebol mineiro. Até quando?

  14. MERECE NOSSO PROTESTO NÃO!!!
    PRIMEIRO POR SE TRATAR DE ASSUNTO ALHEIO
    SEGUNDO POR ELES TEREM COMPRADO JUÍZES SEGUNDO O PRÓPRIO DIRETOR OU SEI LA O QUE DELE, BURROCY
    TERCEIRO POR TEREM ZOMBADO DE NÓS AFIRMANDO PRO JUIZ RATO QUE ELE SERIA ELEITO EM MINAS. NÃO ME ADMIRA PORQUE CONTRABANDISTA DE DROGA JÁ O FORAM!!!
    TERCEIRO, QUARTO, QUINTO, … MIL PORQUE A MEDIDA FOI APROVADA PELO PRESIDENTE DELES, PROBLEMA DELES!!!
    FOMOS ROUBADOS PELO MARCIO RESENDE, AQUELE GAZELO DO RICARDO MARQUES JÁ ROUBOU DEMAIS PRA ELES… QUEM ROUBA DE LADRÃO TEM SETE ANOS DE PERDÃO!!!
    NÃO TEMOS NADA COM ISTO !!! FICO A TARDE TODA AQUI DIZENDO ISTO OU NÃO VOLTO MAIS AO BLOG…

  15. Wright na Comissão Nacional de Arbitragem… Depois disto, o que esperar da CBF? Veja que escalaram um árbitro inexperiente para o jogo contra o Grêmio, que fez apenas 2 jogos de série A neste ano. Briga direta pelo título deveria ser árbitro FIFA. Não espero nada da CBF, não tem credibilidade e isenção. As coisas não mudam, os mineiros sempre são prejudicados. Perder faz parte, mas com erro de arbitragem é cruel para quem investiu pesado na conquista. Lamentável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *