Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sampaoli com base definida para temporada

Apesar do cenário político agitado, os jogadores do Galo seguem na preparação para o difícil compromisso de domingo. Sem a nossa Torcida para incentivar os jogadores no gramado, novamente e na principal casa Atleticana – até que o nosso estádio fique pronto – o Mineirão, vamos contar com os bonecos e aquele som mecânico ensurdecedor.

Será o jogo de ida, portanto, na volta será a vez desse mesmo som ser do lado americano. Aliás, essa é a única maneira capaz de fazer o barulho do kuei predominar. No gogó das arquibancadas e na força do Torcedor, o Galo é insuperável no território mineiro. É uma das mais apaixonadas torcidas de todo o mundo.

Creio que o treinador deverá repetir a escalação inicial do meio de semana. Franco, suspenso, não terá vaga nem no banco. Arana, que fez um lindo gol, teve atuação destacada pelo lado esquerdo junto com Keno. Savarino, essa surpresa venezuelana, promete sassaricar e infernizar a defesa do adversário. Vamos com fé, estou muito confiante. Se mudar algo, pode ser Jair no lugar de Hyoran e liberar mais o Nathan.

De resto essa é a equipe para a temporada, ainda que chegue por aqui mais um ou no máximo dois reforços (dispensaria outro goleiro), e creio ser um bom elenco para o Brasileiro. A chegada do Mariano sinaliza uma possível saída do Guga. Talvez, falo aleatoriamente, o jovem lateral flamenguista pode estar com negociação adiantada para a sequência de sua promissora carreira. Se assim for, que faça um bom caixa aos nossos cofres.

Ontem, à noite e no Clube Labareda, o Conselho aprovou por unanimidade as contas de 2019 da diretoria capitaneada por Sette Câmara. Com isso, os interessados em tumultuar a vida Atleticana agora enfiaram a viola no saco e – ainda que temporariamente – não têm o que dizer para tirar proveitos pessoais num eventual confronto antecipado das eleições municipais e Atleticanas. Paz em nossa casa! É só o que deseja, pede e espera a Massa.

Sette não pode se orgulhar é de seus três diretores de futebol anteriores a Alexandre Mattos. Todos eles deixaram legados nada animadores ao clube e até mesmo, individualmente, ao futuro profissional de cada em suas carreiras. Alexandre Tadeu foi, seguramente, o que deixou maior estrago. Algumas de suas “apostas”, ainda que emprestadas e imprestáveis, ainda poderão retornar pelo longo prazo de contrato feito pelo então diretor de futebol.

Sob a gestão de Tadeu, foi que Ricardo Oliveira – agora acionando o Galo na Justiça – renovou prematuramente um contrato com sabor de quase vitaliciedade. Marques, com passagem mais curta, deixou na sua conta o absurdo de pagar cem mil euros ao lento Bolt. Também reclamando na Justiça. Rui Costa trouxe uma legião de fracos reforços estrangeiros. Di Santo conseguimos desvencilhar, mas Martinez e Hernandez sequer encontramos pra onde encaminhar suas contratações. Será que vão acabar igualmente no TRT?

Por fim, caríssimas e caros, como sou de 1957 e começo a perceber que ainda tenho tempo de viver fatos nunca vividos desde que cheguei ao mundo. Quem diria, depois de 62 anos – completo 63 em novembro – por aqui, o inimaginável para alguns poucos, começamos a voltar à normalidade. Ainda tenho muita lenha pra queimar e vou ver junto com a Massa, muitos feitos do nosso Clube Atlético Mineiro aqui em Minas, no Brasil, Américas e pelo mundo.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

13 thoughts to “Sampaoli com base definida para temporada”

  1. CADÊ O BRUNO SILVA.??
    COM MARRONY E BRUNO SILVA ACHO QUE ESTAMOS BEM SERVIDOS.
    AQUI É GALO.
    ESSE ANO VAI DAR LIGA.
    QUE VENHA O BRASILEIRÃO.

  2. Éhhh… meu amigo temporão,já dizia cafusio_ o rainha da inglaterra das biroscas,pés sujos e adjacentes_ : “Se você vir um jabuti em cima de uma árvore, quer dizer que alguém colocou ele lá”. Ao q parece o @Atletico está pacificado_ ñ pacífico,aí é outra “estória_ , e esta “unanimidade” de apenas de ⅓ do colegiado total dos conselheiros presentes na reunião “ordinária” na noite de ontem mostra isto. É preciso ficar atento ao jabuti q insiste em ficar no topo da árvore_ a refletir: _já q o Cafusio levantou a lente ao dizer q “jabuti não sobe em árvores, alguém o coloca lá”, resta saber quem é esse alguém?_ Espero q esse ⅓ ñ tenha vendido a alma ao “jabuti”, e o CAM ao capiroto!
    Saudações Atleticanas

  3. boa tarde Eduardo e massa. grande texto Eduardo. enfim otimista com sampaoli eo time. mas com os pés no chão. que o diretor de futebol vai rápido e contrata o sascha cairia como uma luva neste time do galo. que venha o mequinha. vai galooo.

  4. Caros,

    Posição por posição do NOSSO GALO atual, pela denominação tradicional e MODERNA, enviado by ATLETICANO lado de cá, favorecido por cisma de futebol MODERNO da atualidade; largado de acompanhar CIRCO MODERNO por causa da extinção do PERNA DE PAU, e malevolência contra COMÉDIA de 2 lados. Existe o lado de lá e o LADO DE CÁ? Eu acredito?

    O complexo “lado de cá” X “lado de lá, prá avaliar a posição GOLEIRO por último, prá já ñ polemizar a questão de jogador nenhum chegar “ídolo”…E as exceções e a solucionática!

    Lateral direito ou Ala Direita: simples ñ é, mas CRISTÃOS, creio, podemos perdoar. Nada de oferecer outra face. Libera o flamenguista e entrega a camisa pro velho Mariano, sobe Maílton na confiança, continua o trabalho na bse e vamos em frente;

    Lateral esquerdo ou Ala Esquerda: simples: dá linha na FABÍOLA, tá demorando. O Cerca Cerca irá entregar a rapadura de novo, vai ser frustante. Pouco a dizer e deixa o Arana tecer sua teia por ali…Douglas Santos no mercado, e prá regra três de momento, sobe da e continua o trabalho na BASE e vamos em frente.

    Zaga geral (antigamente zagueiro central e quarto zagueiro) e, sem saber o termo brasileiro atual, uso da linguagem da compliance e vamos de DEFENDERS: Fica assim complicadíssimo e ñ pode ter erro aí: deixa no banho maria (no bom sentido) Igor Rabello, Réver e o Anjinho dos Adversários. Lança os contratados q foram contratados para q?: Jr Alonso e Bueno. A base…

    Meio campo OU volante, cabeça de área, meia direita, meia esquerda, armador, ponta de lança, meia armador OU Médio defensor,Médio Centro, Médio Esquerdo, Médio Direito, Médio Ofensivo, etc. UMA CONFUSÃO! Alguém pode dizer como tá NOSSO MEIO CAMPO alvinegro? Quem é quem? Pode ser A Franco, Allan, Leo Sena, Marquinhos, Hyorrão, Natão, Borrero, etc. Cazares?…Na NOSSA opinião NOSSO meio campo do NOSSO GALO ñ tá tão bem com querem Os Meninins, precisa REFORÇO de qualidade! Ñ é só contratar, entendam! NOSSA base nesse setor parece q é proibida!

    Ataque, ponta direita, ponta esquerda, ponta de lança centroavante, artilheiro OU ponta de lança mesmo, Médio Ofensivo, Extremo Direito, Extremo Esquedo (vejam, Ñ é extrema direita ou esquerda, é masculino O! Isso é prá num CONFUNDIR a cabeça de Adão, de Eva e do pessoal da ideologia TERRA PLANA)…setor incógnita, apesar do acerto de Keno e Savarino da Venezuela, tenho certeza. Bruno Silva, qnd tiver com Marrony, talvez esses dois ai…E questão de afinação..eu tirava Bruno e ficava SILVA & MARRONY! Pode ser!…ARTILHEIRO, MATADOR, é uma tradição NOSSA, ñ se esqueçam!

    GOLEIRO: conheço ‘AMIGOS’ do lado de lá, MARIAS mesmos. Tudo gente de qualidade, com eles me informo. Sem exceção, Todo MARIA de pé junto afirma dormino e amarrado q RAFAEL é um GRANDE GOLEIRO, etc! Pq eu acredito? Ô, sô Freud, explica essa sina aí!?! Vamos aguardar os jgs! Fazer o q?…e São Vitor, hein, qnta ingratidão no contexto da vacilação!

    Obs.: Quer dizer q aprovaram as contas em paz? Pai nosso q estás no Céu! Graças a Deus! Viva a PAX ATLETICANA! Agora é passar o trator! Q venha o mequinha-q-queria-ser-grande!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  5. Bom dia,

    Que venha um Agosto cheio de boas novidade e de grandes vitórias para o Galo e também vitórias pessoais para todos.
    Ontem quando foi relatado sobre a ausência de alguns nobres conselheiros na reunião de aprovação do balanço 2019 já demonstrava que a armação não tinha tido êxito, venceu o Galo com isto.
    Podemos dizer que as coisas estão conspirando de acordo com a vontade da massa, o Everson não conseguiu a liminar, o Sasha sim, não é que o atleticano morra de amores pelo segundo, mas sabemos que ele se adaptou muito bem ao estilo de jogo do Sampaoli.
    No início da temporada foi descartado pelo Sampaoli e conquistou seu espaço diariamente e com muito trabalho, e ainda por cima deu o retorno em campo, nós que estamos carentes de centro avante a algumas temporadas temos tudo para gostar dele.
    Será uma aquisição sem custo, neste momento é ótimo, podendo assim fazer um investimento em um camisa 10 para fechar o elenco.
    Goleiro será necessário, apesar de não jogarmos mais nenhuma competição internacional, mas, supondo que um destes se machuque, a posição ficará realmente em perigo.
    Que seja o Everson também sem investimento, tudo bem.
    Acompanho diariamente a terraplanagem do terreno onde será construído a Arena MRV, o pessoal trabalha muito bem e os tratores estão transformando aquele espaço em uma realidade para o Atleticano.
    Vamos Galo!!!! Vamos para cima deles trator!!!!
    Vamos também passar o trator neles no domingo, Galo!!!!

  6. Se o SASHA tá livre vamos fazer um esforço e contratar. Jogador que SAMPAOLI já conhece e ele entende o ESQUEMA do treinador, portanto, ganharemos tempo com a chegada desse reforço, que, assim como MARIANO, vem para ser TITULAR. Aí fica faltando o 10, e, se tiver oportunidade, traz o GOLEIRO também, já que SAMPAOLI pediu. Quanto a reunião de ontem, acredito que houve muitos bastidores entre as lideranças e tudo se ajeitou antes. Passou por acertos no próprio GALO, PREFEITURA, GOVERNO de MG e FEDERAL. Quem acreditava no CAOS se deu mal. Ficou falando sozinho. E olha que o jogo foi pesado. Viva o GALO, o GALO tá vivo.

  7. Bom dia!
    Quase inacreditável que agora temos um LE de verdade!
    Quase inacreditável que estamos livres de Patric e Ricardo Oliveira!
    Quase inacreditável que temos um diretor e um treinador de ponta!
    Quase inacreditável que nossa moderna casa está às portas!

    Espero mais evolução no time em campo amanhã. Eu entraria com Mailton no lugar do flamenguista, mas…não sou o treinador que parece já ter descartado o garoto.

    1. Galo Roberto, meu carrasco, eu sei que é brochantes, mas o Ricardo Oliveira ainda está por aqui, firme e forte, exigindo mais de 3 milhas na justiça… Que dureza!!! Abraços!

  8. Bom dia! Bom demais saber que tem jogo do Galo no fim de semana. Quanto ao Jair ao lado do Allan, acho que não vai acontecer. Pra mim, ficou claro no último jogo, que ambos disputam posição. Nesse caso, joga Allan que é mais jogador. O Galo de Sampaoli joga com apenas um volante (Allan) e dois meias, lado a lado, que defendem a atacam (hj, Nathan e Hyoran). Jair já disse que prefere ser o primeiro volante do q jogar mais à frente. Penso que Alan Franco(depois de cumprir suspensão), o melhor dos nossos reforços (quem viu o Dell Valle ano passado, sabe do q estou falando), será titular no lugar do Hyoran. Para o lugar do Nathan, que é bom jogador e boa opção para o elenco, gostaria de ver o Giuliano ex inter. Além de bom jogador, tem as características que Sampaoli quer. Com a chegada de Mariano, guga se não for negociado, vai pro banco. Eu já gostaria de vê-lo na reserva do Mailton, que julgo melhor jogador. Bom fim de semana para todos! SAN

  9. E aí xará blz? Você é de 1957 portando faz 63 anos em novembro e eu sou de 1953 e faço 67 em outubro. Há muito tempo não tenho escrito meus comentários mas continuo lendo os comentários na sua coluna diariamente. Concordo muito com suas colocações e vamos aguardar o entrosamento desse time na medida dos jogos, uma vez que temos time e elenco pra brigar nas primeiras posições do brasileirão. Só um pitaco com relação aos goleiros, penso que tínhamos três bons, Victor/Rafael e Michael (esse emprestado) então não vejo necessidade de contratar, agora sim pq o Michael foi embora, sô daqueles que acham que goleiro primeiro tem de ser bom no gol e saída com as mãos pra depois aprimorar a saída de bola com os pés. Mas aguardemos. Um abraço a todos. Aqui é Galo p**#@a.

  10. Bom dia Massa e Guru

    O sentimento do atleticano no dia de hoje é de alívio, depois da aprovação do balanço financeiro e de quebra por unanimidade. O papel da torcida foi fundamental para esta aprovação que ao contrário de tempos atrás, passou a acompanhar de perto e cobrar dos dirigentes e conselheiros, atitudes que beneficiem somente o clube e não a interesses pessoais. Obrigado massa! Tamo junto!
    A decepção ficou para a turma daqueles que fomentaram a briga política, principalmente parte do pessoal da imprensa, capitaneada por um jornaleco já conhecido e cujas matérias tendenciosas tem como objetivo único desviar atenção das mudanças benéficas e meteóricas que estão ocorrendo no clube, colocando-nos em outro patamar.

    Agora é bola pra frente e na rede dos adversários, a começar neste domingo, porque daqui em diante os adversários serão externos e nosso papel de torcedor será fundamental para que tudo que está sendo planejado passe a ser aplicado.
    A começar apoiando as decisões de nosso treinador em escalar àqueles jogadores que ele achar conveniente para seu estilo de jogo. Precisamos mais do que nunca criticar sim, mas dentro dos limites da normalidade e parar de estigmatizar jogadores, como tem acontecido com Guga, Hyoran e F. Santos. Afinal de contas assim como nós o objetivo deles é trazer a vitória para o clube e só isso já basta para passarmos a apoiá-los.

    #AQUI É GALO P$#@!

  11. Prezado Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Esperamos um pouco de paz com a aprovação das contas de 2019, por unanimidade. Agora não adiantam procurar chifre em cabeça de cavalo!
    Página virada, vamos com tudo para cima do ameriquinha. O Sasha, anteriormente indicado pelo Sampaoli está no mercado, fruto de liminar. Ao que parece, será mais um jogador na direção do galo. Bom jogador e pode ser a solução para o ataque. Vamos aguardar os desdobramentos. Amanhã será um novo dia e a arrancada do galo rumo à conquista do campeonato mineiro.
    Hoje e sempre, galo!!!

  12. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    parabéns ao Conselho que colocou os interesses do Galo acima dos interesses individuais… O Galo unido é muito mais forte, descordar sim, atrapalhar jamais!!!!!
    É o Galo rumo à modernidade, novo estatuto, auditoria sérias, portal da transparência, gestão, estádio mais moderno da América Latina….
    Os que são do contra vão ficar pra trás falando sozinhos para um ou dois ouvintes tão cegos quanto eles… Serão atropelados pelos tratores que estão construindo o nosso estádio e que NUNCA irão parar até terminar a obra!!!!! Pra cima deles Galo e tratores!!!!!
    Um ótimo sábado a todos e amanhã tem Galo, domingo com Galo é outro domingo!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.