Não sem razão, Jorge Sampaoli se tornou o homem do momento no futebol brasileiro. Revolucionário, diferente, exigente e determinado são alguns dos adjetivos que vêm sendo utilizados á larga para definir o treinador argentino que pode, em Minas Gerais, e especificamente no Atlético, escrever uma história incrível e fantástica.
Muitos torcedores do Atlético, vacinados por anos de frustrações e “incidentes”, que após 1971 desviaram o glorioso do título máximo brasileiro um sem número de vezes, hoje fazem contas, se beliscam para ter certeza de que não estão sonhando, cruzam os dedos e crescem um coro incandescente e apaixonado de apoio ao treinador, exorcizando os demônios e abençoando os atletas antes de cada duelo.
Para que o seu trabalho se perenize, i.e., renda frutos não só hoje, mas amanhã e sempre, é necessário que o clube também faça a sua parte.
O clube já deu a Sampaoli vários jogadores pedidos por ele e ainda promete mais reforços. A cidade do Galo é de longe o melhor Centro de Treinamento do país e Alexandre Mattos é tido e festejado como melhor diretor de futebol do Brasil. O que estaria faltando, então?
Não basta chegar à prateleira de cima. O desafio é permanecer lá. A passagem de R10 levou o Atlético a ter no futebol brasileiro e internacional um protagonismo até então impossível. O Bruxo tornou possível um sonho distante, inimaginável. Mas, aquele Atlético, historicamente conturbado, mal gerido e endividado, ainda subsistia e era impossível manter o clube naquele nível.
Para que o trabalho de Sampaoli se perenize, i.e., para que o clube não sofra a solução de continuidade ocorrida após o biênio 2013/14, é fundamental que o clube se estruture além do que já vem sendo feito.
Rubens Menin, o festejado mecenas alvinegro, tem dito e repetido que o Atlético que está sendo projetado será uma potência no futebol mundial. É uma aposta, é um desafio, é uma projeção, é um sonho. E é algo que vai muito além da conquista de um título, ainda que seja do tão desejado Brasileirão. O Atlético do futuro ainda é uma incógnita. E o que o clube vai ser daqui para frente depende do que for feito hoje.
Quem planta ventos colhe tempestades. O que faltou ao Atlético da era R10 foi não entender a lição que hoje Sampaoli dá a jogadores, dirigentes, conselheiros e aos atleticanos em geral: a verdadeira transformação só acontece se sairmos de fato da nossa zona de conforto, o que para a instituição significa romper de vez com o anteontem futebol clube.
A maior contribuição do argentino é não deixar ninguém, jogadores e dirigentes, se acomodarem. Ao exigir sempre mais e mais, Sampaoli inaugura no clube uma nova era.
Mas, atenção: os tropeços acontecem, dentro e fora das quatro linhas. Há sempre uma pedra no meio do caminho.
Da mesma forma que o processo de evolução do time é longo e cheio avanços e recuos, a construção de um novo Atlético também apresenta desafios que só serão vencidos se o clube romper velhos e rançosos paradigmas.
Renovar o Galo é preciso. Renovar o espírito atleticano é fundamental. Renova Sampaoli. Renova o Galo.
Hoje, 13h13m, na loja do Galo, haverá uma promoção de vendas de camisas antigas. Precinho lá em baixo. Apareça lá! Loja ao lado da sede. Rua Bernardo Guimarães. Ah! O Galo Doido vai também!
Vou lá, aproveitar e assinar dedicatória num dos livrinhos que fiz. “O Galo versus a camarilha”. Narra, em fábula, “erros” que coincidem com a sacanagem histórica contra o nosso time do coração.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Pra sermos campeões, tragam o Ademir, do América, que jogaria fácil nesse ataque do Galo. Bom e barato. Hyoran é o Vadivia piorado; Marquinhos é jogador de queimada: só chuta na bunda dos zagueiros.
BRUNO TORRES ,
de há muito deixei de contrapor opinião
porque entendo que o blog do ÁVILA é a
arquibancada que nos falta .
E na arquibancada cada um grita e xinga
e aplaude o que quiser , é o lugar onde a
democracia vive a sua essência .
Mas quando sou provocado , como fui ,
para um debate , pois você comentou em
cima da minha mensagem , não me furto
a uma réplica .
"... gestão que não paga salário e demite
250 funcionários ..."
Isso aí prova o descalabro que derreteu
as contas do clube em gestões passadas
"... ícones como Guimarães e o Menim ..
( a quem você chama de bandidos ) "
Bom , essa é a SUA avaliação .
Deveria provar o banditismo deles .
"... títulos e grandes jogadores ficam
no passado ..."
Lá os encontramos , porém estamos a
caminhar para voltarmos a conquistá-
los , depois da limparmos o desastre a
que fomos levados por diretorias que ,
na ânsia de fazer história , deixaram o
clube em situação periclitante .
Para terminar , a sua réplica só traz
ofensas e acusações que revelam uma
pessoa desprovida de educação e de
respeito .
Em síntese :
a sua argumentação é uma m ........ !!!!!
Perfeito Max, mas o rompimento de paradigmas se não aconteceu de todo, pelo menos já há sinais como a saída de profissionais que estavam no clube há anos e com salários fora da realidade.
Quanto a ajuda dos mecenas ela hoje é imprescindível e está fazendo a máquina rodar. Aliás pelo menos nas entrevistas que vi, os próprios não querem se perpetuar no clube. Eles estão colaborando justamente para que o clube siga com suas próprias pernas, e prova disto é o estádio que estamos construindo.
Mudanças são necessárias e acontecem paulatinamente, vamos deixar a coisa fluir e reconhecê-las
E Fabio o falso profeta não perde a mania de criar contendas, olha o resultado na casa do Gilvan
Amigalos, nem tanto ao mar nem tanto a terra, Sampaoli deu oportunidade para os caras desempenharem aquilo que vem treinando. Treino é treino e jogo é jogo, precisam ter oportunidade sim, o que aconteceu? não foram aprovados. Bueno, Mariano, Fábio Santos, Yoram e Marquinhos vão perdendo espaço, no futebol é assim, de repente em outro esquema, outro time ou entrando por uma necessidade podem ser úteis. Outros deverão ter oportunidade, Caleb, Sávio, Blanco e se aprovarem ficam senão vão para a geladeira, é assim que funciona. Nosso time principal é bom, os reservas quando entram no time podem contribuir mas juntos são sofríveis, esta é a verdade e o Sampaoli não vai fazer milagre.
Oi Eduardo, Max e Amigos, boa tarde!
Sinto que o Galo está no caminho certo.
Obras da Arena em andamento e reestruturação administrativa/financeira sendo priorizada.
Temos um excelenteTécnico de futebol e um Time forte.
Agora, o Elenco ainda continua fraco a espera de novos reforços.
Saudações Alvinegras,
Bom dia, Atleticanos. Preferi não postar nada ontem, ânimos exaltados, todo mundo querendo desabafar. Eu não teria feito diferente. Muita emoção, pouquíssima razão. Falando sobre o jogo e as opções do treinador, minhas impressões são as seguintes: Mariano não jogou no lugar do Guga, jogou no lugar do Franco na segunda linha. Bueno jogou no lugar do Guga. Fábio santos jogou no lugar do Alonso. No dia do jogo, comentei por aqui q achava q, apesar do Igor Rabello ser o primeiro reserva da zaga, Sampaoli ia optar por Bueno ou Gabriel. Rever e Rabello são lentos, Sampaoli monta o time, sempre, com um zagueiro lento centralizado e um rápido pelo lado. Dito e feito, ele começou com Bueno. Muitos criticaram Fabio Santos e Mariano. Não gosto do Fábio e Mariano realmente teve dificuldades, mas, o gol do Galo saiu dum cruzamento dele (Mariano), e o segundo gol deles, Arana vacilou e marcou a bola. E daí? Arana joga muito. Mas nem tudo eh preto no branco (nos somos preto e branco). Errar ou acertar, faz parte, mas um erro ou um acerto, não define se o jogador serve ou não (nem o treinador). Imagina se fosse desse jeito em nossas vidas?! Nosso time sentiu os desfalques. O time eh bom, mas o elenco, limitado. Hyoran eh piada. Nem cara de jogador tem. Ruim com força. Sampaoli é o melhor técnico de futebol do brasil, disparado! Se vc, torcedor (?) não percebe isso, se acha q bom mesmo é o Abelão, ou o Felipão, e q, o q falta pra gente eh um “10” como o Nenê do florminense, ou um “9” como o Gilberto do bahia, peço por gentileza q suicide. Li gente pedindo p nao escalar “Nunca mais o Savinho”!?!? Pqp mil vezes, ele nem jogou!!! Mas, quem tem olhar criterioso, confirmou que, Marquinhos eh fraco, pra fazer o q ele faz, chegar no fundo de cabeça baixa e tocar a bola p trás, eu com 45 anos faço melhor e mais barato! Everson eh fraco, goleiro chama gol. Parece ser um cara legal, mas prefiro o Rafael. Everson é bom com os pés, eu teria posto ele no lugar do Hyoran, e o Rafael no gol. Franco e Nathan são nossos melhores meias, e, pra sermos campeões, precisamos de reforços, qualificar nosso elenco. Sampaoli arrisca, às vezes acerta, outras erra, mas o caminho do risco eh o sucesso. Prefiro mil vezes os erros audaciosos do Sampa do que a covardia cartesiana e conservadora de qualquer outro. Simbora, amigos Atleticanos! Deixemos o viralatismo de lado. Eu particularmente, sempre preferi os professores “pardais”. Detesto lugar comum e mediocridade! Krig ha bandolo. Galo SEMPRE! SAN.
Boa dia, Massa, Max e Guru !
Max e Caldeira que são os escribas de todas as sextas feiras. Com respeito à opiniões de vcs, mas o que vcs tem visto no clube nos últimos meses que não tenha sido renovação, para bater tanto nesta tecla?
Vc mesmo citou algumas: contratamos o melhor diretor de futebol do Brasil e o melhor técnico, mandamos embora um tanto de jogador embusteiro que só espera o fim do mês para passar no caixa do clube, mas em campo não faziam nada, gastamos mais de 100milhões em contratações, mandamos embora profissionais que ganhavam até 10 vezes mais do que o mercado pagava, enxugamos a máquina administrativa, criamos o portal da transparência, estamos revisando o estatuto, renovamos o GNV, temos quatro empresas de auditoria/gestão no clube.
Os Menis não são bobos e só estão investindo ou ajudando o clube, porque as renovações estão acontecendo. Enquanto o time esteve administrado de maneira feudal e principiante, eles ficaram de fora.
Então, que falta pra vcs., para esta tão famigerada renovação? E detalhe, a renovação não deve acontecer somente no clube, mas tb na torcida. Já iniciamos a renovação no caso Thiago Neves, mas precisamos avançar mais no quesito apoio ao clube, aderindo as campanhas GNV e Meu Galo BMG, pois só assim o clube terá recursos para manter o elenco e contratar.
Estou fazendo a minha parte... e vc torcedor?
Bom dia,
A resposta à sua pergunta já está respondida no próprio texto e também nos artigos anteriores. Por exemplo:
“ Da mesma forma que o processo de evolução do time é longo e cheio avanços e recuos, a construção de um novo Atlético também apresenta desafios que só serão vencidos se o clube romper velhos e rançosos paradigmas”. E isso ainda não aconteceu de todo.
Escrevi ainda que “ para que o trabalho de Sampaoli se perenize, i.e., para que o clube não sofra a solução de continuidade ocorrida após o biênio 2013/14, é fundamental que o clube se estruture além do que já vem sendo feito”.
Uma das teses que venho defendendo há tempos é que uma das características do Atlético é o paradoxismo. E, por incrível que possa parecer para muitos, a ajuda dos mecenas pode ser uma faca de dois gumes.
É que o Atlético não pode ficar indefinidamente não Menindependência ou na Ricardodependência. Há muito o que fazer e acontecer ainda.
Muito obrigado e saudações atleticanas.
Max Pereira
BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
DIZ O VELHO DITADO QUE QUANDO A SABEDORIA É DEMAIS , ENGOLE O PRÓPRIO DONO.
SAMPAOLI É UM ÓTIMO TÉCNICO , MAS NÃO É O MAIS SABIDO DE TODOS.
ENTÃO , SEMPRE QUE INVENTOU DEMAIS , NÃO DEU CERTO.
F.SANTOS DE TERCEIRO ZAGUEIRO.
ARANA DE MEIA .
HYORAN DE ATACANTE .
MAÍLTON DE PONTA DIREITA.
SÃO INVENÇÕES QUE JAMAIS DARÃO CERTO.
É NECESSÁRIO COLOCAR OS PÉS NO CHÃO E MUDAR SEM CERTAS BRUXARIAS.
RENOVAR É PRECISO E ESSA RENOVAÇÃO TEM QUE COMEÇAR PELAS CATEGORIAS DE BASE.
AS NOSSAS CATEGORIAS DE BASE PRECISAM SER FECHADAS , REPENSADAS E REABRIR MUDANDO TUDO , POIS LÁ , NADA FUNCIONA.
UMA CATEGORIA DE BASE QUE REVELOU OS ÚLTIMOS SUPER CRAQUES ( A GERAÇÃO REINALDO , TONINHO CEREZO ) HÁ MAIS DE 40 ANOS , É PORQUE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO.
AQUI É GALO EM PRIMEIRO LUGAR.
Bom dia,
A resposta à sua pergunta já está respondida no próprio texto e também nos artigos anteriores. Por exemplo:
“ Da mesma forma que o processo de evolução do time é longo e cheio avanços e recuos, a construção de um novo Atlético também apresenta desafios que só serão vencidos se o clube romper velhos e rançosos paradigmas”. E isso ainda não aconteceu de todo.
Escrevi ainda que “ para que o trabalho de Sampaoli se perenize, i.e., para que o clube não sofra a solução de continuidade ocorrida após o biênio 2013/14, é fundamental que o clube se estruture além do que já vem sendo feito”.
Uma das teses que venho defendendo há tempos é que uma das características do Atlético é o paradoxismo. E, por incrível que possa parecer para muitos, a ajuda dos mecenas pode ser uma faca de dois gumes.
É que o Atlético não pode ficar indefinidamente não Menindependência ou na Ricardodependência. Há muito o que fazer e acontecer ainda.
Muito obrigado e saudações atleticanas.
Max Pereira
Aqui e ali vejo declarações sobre as
equipes do Brasileiro e muita gente
a dizer do Mengão Classificadaço e
seu elenco de estrelas galácticas .
Pois bem !
Alonso , Arana , Jair e Keno , e até o
Guga pelo momento que vive , não
têm concorrentes do lado deles .
Que superioridade é essa ?