Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sábado com bola e sem público

Em mais de meio século de vivência nas arquibancadas, vou experimentar hoje uma situação inusitada.

Já pude, numa única ocasião, assistir a um jogo de portões fechados. Galo e Botafogo, no antigo Independência, cumprindo pena por decisão do STJD. Desta vez, por determinação da CBF e FMF, em função do Coronavírus, que causa pânico coletivo por todo mundo.

Pois hoje, se tudo der certo como pretendido – novamente no Horto – vou ver a estreia do Galo Feminino pelo Brasileiro.

Será frente ao Vila Nova do Espírito Santo. Interessante, o Galo busca o acesso à elite do futebol na categoria e – acreditem – pela CBF a divisão é denominada A2.

Deve fazer inveja alheia. Sucesso às meninas do nosso time é o que deseja toda a Torcida Atleticana. Boto muita fé nessa equipe ainda em formação.

Já á noite, em Nova Lima quando enfrentamos outro Vila Nova, pelo campeonato mineiro profissional masculino.

A partida, também com portões fechados pelo mesmo motivo acima, marca o início dos trabalhos do novo treinador Atleticano. Jorge Sampaoli, pelo que sentimos nas ruas, traz grande e boa expectativa para nossa fiel e apaixonada Torcida.

Carentes por títulos, desde o início dessa gestão, a presença do argentino no comando do Galo sinaliza devolver ao Atleticano a autoestima que vinha correndo pelo ralo.

Com as suspensões de Jair e Otero, dá pra sentir que o treinador deve manter a base da vitória do último final de semana.

Tardelli, Cazares, Hyoran e Marquinhos. Dois entre eles entram e com isso recua-se Nathan, até que novos nomes sejam anunciados e cheguem à Cidade do Galo. Diria, na condição de cornetagem, que naquela partida realmente já houve o dedo do Sampaoli.

Ao que parece, a outra dúvida fica no gol. Mantém Victor ou promove a estreia de Rafael? Sejam quais forem as escolhas, o importante é voltar da doce e bucólica Nova Lima com o três pontos. Aposto em Victor.

O time, ainda sob a regência do ex Dudamel, deixou sete pontos pelo caminho. Empatar com Coimbra, Tombense e perder para Caldense em Belo Horizonte é algo imperdoável.

Agora somos obrigados a vencer as três partidas restantes, para assegurar vaga na quadrangular final do Mineiro.

Foi o preço da aventura em apostar num treinador venezuelano. Eu mesmo, confesso, criei expetativa e fui desmentido com cada nova partida.

Para fechar, caros amiGalos, deixo um texto delicioso que recebi do meu companheiro de academia, Carlos Victor Muzzi Filho.

Além de uma bela leitura, sem conteúdo, ainda que implicitamente, sugere que tenhamos paciência na reorganização que Sampaoli deve trazer ao Galo e aos nossos dias.

*imagens: 1 e 3) Bruno Cantini/Atlético; 2) Daniela Veiga/Atlético. 4) Carlos Victor (redes sociais)

18 thoughts to “Sábado com bola e sem público”

  1. Jogo bem ao estilo Sampaoli. O time fica tocando a bola na defesa para atrair o adversário e abrir espaço. Agora entendi porque Sampaoli precisa de um goleiro que joga bem com os pés. Esquema bem diferente do que o time está acostumado, que é tentar entrar na defesa adversária. Escalação inimaginável, com Di Santo / Pastor e Tardelli / Cazares no banco. Com este resultado fica sem espaço para crítica. Deu um nó para entender o esquema.
    Sampaoli conseguiu fazer o Nathan se posicionar mais próximo do meio campo como um armador e subindo para o ataque na hora certa, apesar de estar teoricamente neste jogo como volante no lugar do Jair.

  2. Bom dia Massa e Guru

    Técnico novo, a diretoria se mexendo, novo diretor de futebol e as hienas de plantão ainda choramingando.Oh dor ! Oh vida! Vão te catar!!!
    Aos apressadinhos um recado: é o primeiro jogo do homem, não queiram que o time saia cantando pneu, mas uma coisa eu garanto: jogador tipo o coxinha tatuada que gostam de jogar pra trás, estão com os dias contados.

    #Abram os olhos cambada, agora temos técnico!!!!

  3. Otero, também tive este pensamento, era para ter saído devido ao cansaço.
    Hyoran já havia desistido, mas Sampaoli tem crédito para tentar agora no início.
    Ricardo Oliveira não aguenta mais disputar bola com zagueiro, este realmente não tem condição física.
    Por falar em condições física, vou concordar com vários torcedores aqui deste espaço. É notável a condição do Flamengo neste aspecto. Conseguem ter bastante gás no segundo tempo. Conquistaram a Libertadores no final do jogo, devido a esta condição física, além da ótima condição técnica dos jogadores também, é claro.
    Por mim colocaria Cazares, Marquinhos, Savarino e Tardelli. Nathan no lugar do Suspenso Jair. Mas no momento vou torcer e apoiar o que Sampaoli decidir.

  4. Lembro-me da última vez que o Blogueiro disse que iria assistir futebol feminino. Eu disse que não iria porque não gosto de futebol feminino. O Vuvy até ‘brigou’ comigo no dia (um beijo Vuvy). Eu continuo não gostando de futebol feminino, mas hoje começo a repensar minha opinião sobre muitos posicionamentos. E peço desculpas as jogadoras.
    Eu tenho a bunda quadrada, sou corcunda e míope por ter estudado a vida toda para conquistar o que conquistei, que considero muito. E quando conquistei descobri que teria que estudar e trabalhar o dobro, o triplo para manter. Nunca tentei ganhar nada “no grito”.
    Nos últimos dias tenho assistido nesse Blog o comportamento de um MACHO ESCROTO, que insiste em me subestimar pelo fato de eu, MULHER, gostar e falar sobre futebol. Ignora o que eu escrevo sobre Time e Clube, e de maneira grosseira e superficial, pega frases de meus comentários na tentativa de me reduzir a uma “ista” qualquer que usa o Galo para propagar ideologias.
    Soubesse onde e com o quê trabalho, pediria pra passar a vergonha no credito!
    Eu que – em décadas – de arquibancadas – NUNCA sofri assédio físico ou moral, encontrei um VOMITADOR DE TECLADO que me mostrou que a luta é minha também.
    Viva Mary Wollstonecraft, Damares, Carmem Lúcia, Carolina Lebbos. Viva Simone Beauvoir, Ângela Davis, Rose Marie Muraro, Maria da Penha.
    Viva a Cruzeirense Dona Salomé e a Americana Vovó Zuzu.
    Viva as Atleticanas, Alice Neves, Cassia Eller, Dona Ana Cândida, Dona Leni, Adriana Branco, Helena Guimarães Borges, Mulheres de Camisa 13, Grupa Galo, Galoucura Feminina.
    Viva TODAS as Mulheres! Viva o Galo!
    Feminismo é um debate social que nada tem a ver com “sanha”. Não é guerra de progressistas x liberais, é uma guerra por igualdade e RESPEITO.

  5. Caros,
    O q há de novo? Vai vencer o Villa? É favorito no Alçapão, é? Como chegamos nessa interrogação? O CAM ñ é favorito frente a clubes do futebol mineiro, TODOS de segunda prá baixo, muitos deles sem divisão no futebol brasileiro. É PIADA? O presidente 1SETTE1, abusivo da nossa inteligência, vem e diz q ñ vai cometer loucuras. É brincalhão? Comediante? Ele é sério? Austero? É tudo isso?…é nova categoria de gênio? Qual é a desse INOCENTE, tão puro, tão celestial?

    O q vamos testar hj em Nova Lima? Ou ñ bastam as LOUCURAS das desclassificações HUMILHANTES nos últimos três / quatro anos? Um novo MÁGICO?…DUDAMEL, q Deus o proteja prá poder gastar seu rico dinheirinho ganho com muito suor e dedicação, pois vai auferir excelente fatura de rescisão ou ele veio passear na Braziléia?…E q Deus proteja tb Nuestro Galo, esse bom distribuidor de rendas! Será Nosso Galo um Ex Que Dá e non hablaron a nossotros? Putaria, viu? Meyorar isso de essa payasada daí.

    Caros, dejemos de comenzar LA PAYASADA e seamos poco más cabrones?

    Os mais ou menos, e exagerando pra forçar a barra e encaixar numa ideia de jogador mais ou menos, no ATUAL plantel, FRISEM, jogador mais ou menos, com uma colher prá um ou prá outro: Vitor, Arana, Alan, Cazares, Tardelli, Marquinhos, esqueci algum mais ou menos?; algumas incógnitas se são jogadores mesmos: Guga, Rabelo, Jair, e um ou outro, desculpa se esqueci. Seriam coadjuvantes em times até da SÉRIE B, prá começo de conversa! Tem nego q acha tudo PESSIMISMO. Então tá: Pastor PAÇOCA vai a campo hj. Alguém acredita no VADIO hipócrita? Pq levar o sanguessuga pro Brasileiro? O q dizer da Fabíola Cerca Cerca Santa? Vou no símbolo: Patrcquaum da MAÇÇA. É piada? É desrespeito da nossa parte? Então tá, já q é tudo PIADA eu largo a ASTROLOGIA e agora sou sócio na EMPRESA FAMIGLIAR!..Aí tem Zélisson, Hiourham, gabi, O Anjo dos Adversários?…Como levar isso pro Brasileiro e nêgo acha q a gente tá de brincadeira ou torcendo contra, o q é incrível e tb uma PAYASADA em bom português!

    Caros,
    Ñ TEMOS TIME nem prá parte AFOGADA do Brasileiro e lembrem-se sempre: o time atual, SETTE, RG, (Edér Aleixo já deu linha, Marques tb), etc., é a base daquele de triste lembrança, vale?…Eles tem muita experiência, sabem o caminho das trevas!…Traduzindo fica assim: La Mágica tienes limites imprecisos e EL MAGO no adentra en la chancha ni balanga el cuello. Traduzindo mais um pouco: vamos insistir na DISPENSA DA BARCA, aquilo ñ deu certo nem vai dar. Parem com a ILUSÃO! Ñ podemos admitir os PERNAS DE PAU come quieto: Aqui é Galo ou é SACO DE PANCADAS? A MUTAÇÃO do elenco pro brasileiro tem q ser RADICAL! Conditio sine qua non…

    Será q esse AnoVai? Queremos o Br!

    Abs e GALO SEMPRE!

  6. Bom dia a toda massa Atleticana.
    O texto do Carlos Victor deveria se estender a todos os jogadores . Todos CANSAM no segundo tempo , já é de praxe . O PREPARO FÍSICO DO ATLÉTICO É PÉSSIMO.
    Outro detalhe , OTERO está prejudicando o time com a sua excessiva individualidade.
    OTERO PRECISA SOLTAR A BOLA DE PRIMEIRA.
    Basta dizer que TARDELLI , depois de 30 dias treinando ainda não está em forma.
    Uma prova da incompetência desse departamento de preparação física do GALO.
    Com SAMPAOLI novos ares hoje. Esperamos que o técnico ensine a alguns jogadores como se joga bola.

  7. Bom dia, amigalo Eduardo.
    Para o Galo, uma pena a torcida não poder ir.
    Para o pequeno time azul, aquele que faliu e está na série B, não mudou nada, pois a torcida não iria mesmo.
    Saudações Alvinegras

  8. bom dia Eduardo e massa. espero eu que vejo o galo do sampaoli e não dos estagiário e do dudamerda. espero eu também que seja o Rafael de titular o victor ja deu ok era para ter dado e no mínimo reserva. boa sorte para o sampaoli e que o galo volta ser o galo com um futebol competitivo e com a cara do galo. raça,pegada.etc.mas para isso precisa de uma reformulação e reforços urgentes. obs.o coronovirus está invadido o mundo aqui em Portugal já tem quase 200 infetados. e não a jogos nem com a porta fechada. tudo parado. vá galooo.

  9. Um novo tempo se inicia para o NOSSO GALO! Já espero, ainda que incipiente, ver alguma organização tática, algo que há tempos não existe… Porém, smj, já incorre em erro ao escalar RICARDO OLIVEIRA, este já era pra ter saído há bastante tempo. Quanto ao restante, era o que tínhamos de melhor. Com Cazares, adiantava Tardeli, essa seria minha única mexida. Vamos ver, torcer para o trabalho do técnico dar retorno e salvar este ano. Quem sabe…

  10. Bom dia!!!

    Quando Dudamel estreiou, e nos três jogos sequentes, percebi que taticamente nada havia mudado de treinadores anteriores: marcação baixa, joga e deixa jogar, sem ataque na bola na perda dela, preparo físico ruim e estilo defensivo preocupado (três zagueiros, três volantes e pouca ofensividade).

    As informações sobre Sampaoli vão no sentido diametralmente oposto, ou seja, jogo para cima do adversário, marcação alta, saída de bola na transição com goleiro e zagueiros e foco em sufocar no campo adversário com um atacar, atacar e atacar.

    Seria o renascer do estilo Galo Doido. Mas como Sampaoli é cara da prateleira de cima, e é “louco” no bom sentido, que a nova fase, quem sabe, possa ser a do “Galo Maluco Beleza” ou mesmo “Galo Doido” que é temido pelos adversários.

    Tudo a ver com o Galo e tudo a ver com Sampaoli.

    Que o CAM volte a ser protagonista no Brasil, lembrando, que para tanto, há de fazer prevalecer o protagonismo em Minas Gerais.

    Estou com bons sentimentos.

    Dá-lhe Galo!!!

  11. Bom dia!
    Ricardo em campo… Hyoran…seria “mais do mesmo”? Sem dúvidas a grande expectativa ficará em cima do “time de Sampaoli” ou mesmo de Sampaoli do Galo!
    Não espero nada menos que os 3 pontos!!
    Vai pra cima deles Galooooo!!!

  12. Ao CARLOS MUZZI ,

    simplesmente maravilhoso o seu texto !

    Logo nas primeiras linhas imaginei estar
    a ler uma crônica do Drumond .

    Que falta faz ao futebol torcedores que,
    como você, ainda conseguem transmitir
    a verdadeira emoção desse esporte .

    Quiçá possamos ter aqui outras belas e
    tocantes participações !

    Parabéns !

  13. Meu caro blogueiro, há algo de estranho no reino de Minas Gerais. E confesso que hoje estou com o Paradoxo de Tostines a me consumir a alma. O nobre blogueiro vai ao jogo das meninas do Galo, mas não vai ao jogo dos homens de preto (e branco). Por que?! Ora, por quê…. porque no jogo das meninas PODE haver público, e no jogo dos homens, não. Então, eu, que também sou parente de alguém (é, meu caro, todo mundo é, fazer o quê?!), e esse alguém, para desgraça da humanidade, é canhoto, gritou bem alto hoje logo cedo ao ler sua coluna: “MACHISMO!!! Daí o Paradoxo de Tostines. É machismo, porque proteje os marmanjos da possibilidade de contaminação pelo Sars-Cov-2 (tenho impressão de que esse “2” refere-se à segunda divisão), ou é empoderamento feminino (traduzindo: sanha feminista), porque elas, sujeito-fêmeas que são, não têm medo de um bichinho de m… desses? Então, não sei se pergunto “Por que elas podem, mas eles não podem, ter público?!”, ou se pergunto: Por que eles foram protegidos e jogarão sem público, e elas não, por isso terão público?!”. A pergunta não é meramente retórica, por certo. Eu, óbvio, tenho para mim a resposta, e a MINHA resposta, ela é, por certo, “contaminada” (com perdão do trocadilho) pela minha visão de mundo. De tal modo que, confiando ZERO na FMF, ZERO naquela TV, e sem qualquer viés de atleticanidade (SQN), eu acho mesmo que o público de Sete Lagoas ia gritar Galo a plenos pulmões, Sampaoli até estourar a carótida, Tardelli até romper os tímpanos da vizinhança do Bonfim… não acho que foi por medo da COVID-19 não. Liberem o público nos estádios, pessoas. Que medinho bobo.

      1. Caramba, relendo meu comentário eu percebo que cometi um erro gravíssimo, e preciso corrigi-lo, por questão de justiça. Não posso passar uma mensagem errada, tenho compromisso com meus longos anos de vida, e preciso ser, tanto quanto for possível, exemplo para outros. Sendo assim, preciso fazer um reparo fundamental: onde está dito “proteje”, leia-se “protege”. Mil desculpas.

  14. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    A minha expectativa é grande para ver que Galo teremos hoje em campo. Continuará sendo o Galo de Dudamel e Interinos?
    Ou será o Galo já com o dedo de Sampaoli?
    Torço pela segunda opção, é óbvio.
    Mas de cara não vai ser fácil ele dar liga a esse Time que ainda carece de reforços pontuais.
    Hoje, é vencer ou vencer se quiser beliscar um títulozinho
    ainda este ano.
    Boa sorte, Sampaoli. A Massa torce muito por você.
    Saudações Alvinegras

  15. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu não estão acreditando que o Sampa vai escalar o Hyoran, xará do Cruiff, para jogar hoje contra o Villa Nova.
    Será que em uma semana ele conseguiu ensinar esse jovem a jogar futebol?
    Será que a sua capacidade de observação fê-lo ver alguma coisa que ninguém mais é capaz de ver nesse jovem?
    Pois bem, estamos ansiosos para ver a estréia, não do Galo, mas do treinador. Vê se pode.
    Ou melhor, tem base? Que troço é esse meu Deus?
    O treinador é a estrela do time. Será que nós já levamos tanta pancada nesse início de ano que ficamos avariados? Estamos ficando com o miolo mole?
    Não tem goleiro, zagueiro, meio campista, atacante capaz de despertar a nossa atenção e gerar expectativa pelo time?
    Só o treinador?
    Coitado do Galo! O que fizeram com ele.

    Um ótimo sábado para todos nós.

    E viva o Galo, pois, sem ele não tem vida.

  16. Excelente o texto do Carlos Victor sobre o Otero. É de ler e reler várias vezes!
    Que venha a vitória e, principalmente, que o time do Galo jogue pelo menos um bom futebol em Nova Lima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.