Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sabadão Atleticano

O dia de ontem premiou o Atleticano duplamente. A virada sobre o Corinthians, depois de um primeiro tempo sofrível, aliada à vaga conquistada pelas Vingadoras na série A1 do Brasileiro, ocasionou o sono ideal para iniciar a semana. Afinal, nada melhor que essas comemorações – em dose dupla – para motivar o time que na terça-feira tem compromisso importante e decisivo para a sequência da Copa Libertadores.

O time escalado pelo treinador, que deixou Tchê Tchê no banco e ainda teve os desfalques de Rever, Nacho e Savarino, parecia ser o mais indicado para iniciar a partida. Só que alguns jogadores não corresponderam a essa expectativa, destacando nesse caso Nathan e Hyoran. Além disso, as tais bolas recuadas – como fizeram Zaracho e Alonso – irritavam o Atleticano na TV.

No início da partida, aparentemente, o Galo dominava. A partir da metade do primeiro tempo só deu Corinthians. Nathan (indolente e preguiçoso como era o Cazares) perdeu um gol, depois foi desarmado facilmente originando o tento dos paulistas, e ainda conseguiu desperdiçar outra grande oportunidade antes do intervalo. Alonso foi batido facilmente na jogada do gol adversário. Na volta, já sem Nathan, e – acredito – com uma boa bronca no vestiário, o time veio ligado para o segundo tempo.

E o Cuca continuou buscando alternativas para mudar o roteiro do jogo. Saiu então o outro, Hyoran, e o Galo continuou ameaçando o adversário que se segurava e tinha no goleiro o destaque do time. Quando, por contusão, Jair foi substituído, na cobrança dessa infração a estrela do Super-Herói da Marvel deu início a virada. Os jogadores que entraram em seus lugares foram, pela ordem, Sasha, Calebe e Tchê Tchê.

Nosso time continuou insistindo, apesar de o Corinthians trazer alguma ameaça – numa delas Jô perdeu a chance de recolocar o adversário em vantagem carimbando a trave – até que mais duas substituições consolidaram a estrela do treinador. Borrero e Alan Franco assumiram as vagas de Zaracho e Allan. No minuto seguinte, numa jogada que teve a participação fulminante e decisiva do colombiano, Hulk marcou novamente e colocou o Galo na frente.

Meu sentimento no intervalo era de um time apático e que desrespeitava uma Torcida que vem batendo recordes de adesão ao Galo Na Veia (sócio torcedor) e que em quatro dias comprou mais de cem mil unidades do manto da Massa. Reitero, o “sabão” no vestiário deve ter sido pesado, a postura foi outra. Consideremos também que o Cuca corrigiu um erro despercebido na escalação inicial. Hulk ficou sozinho no ataque e Sasha, bem ou não, atuou mais avançado. E outra, finalmente a joia colombiana, Dylan Borrero, começou a mostrar algum brilho.

Somamos agora 25 pontos em 36 disputados, portanto apenas 11 perdidos. Imagina se esses números fossem o contrário. Apenas 11 ganhos e 25 perdidos. Seria uma catástrofe. Como mineiro, desejo que o América, ocupando a desconfortável 16ª colocação, reaja e se garanta na mesma divisão, evitando o rebaixamento. Minas Gerais merece ter mais de uma equipe na série A.

Vencemos e subimos na tabela, isso é fundamental para manter a chama do Atleticano acesa. Corremos risco sim, tanto pelo nosso péssimo desempenho do primeiro tempo, quanto na etapa final, em que a atuação do árbitro que vinha bem e começou a capitular. Faltas inexistentes marcadas a favor do Corinthians e claras para o Galo fazendo “vista grossa”.

Inclusive a que originou o cartão amarelo ao Alonso onde sequer foi lance faltoso. Jô pisou no pé do nosso zagueiro e caiu. Notro lance, a bola bateu no braço do Hulk, acima do cotovelo, ele marcou. Tchê Tchê e Zaracho, na mesma jogada, receberam faltas e ele não assinalou. A vitória, nessas condições, acaba sendo ainda mais gostosa. De virada e com mediadores que deixam suspeita em suas intenções.

Em tempo: Como registrei no início, o time feminino assegurou a vaga nas semifinais do Brasileiro da série A2, consequentemente, à ascensão para a A1 no próximo ano. Vencendo esse maior desafio, agora segue em busca do título da Segundona das meninas. Registre-se o trabalho da dupla Túlio Hoffman e Nina Abreu, treinador e coordenadora da equipe.

E ainda do ex-vice-presidente Lásaro Cândido, responsável e grande incentivador da montagem do time das Vingadoras. Ele, Lásaro, faz muita falta no Departamento Jurídico do nosso Galo. Também a presença do presidente Sérgio Coelho levando seu incentivo e apoio para jogadoras e comissão técnica. Parabéns a todos nós!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

30 thoughts to “Sabadão Atleticano”

  1. Parabéns ao Atlético, principalmente pela reação no segundo tempo.
    Hulk está jogando muito bem, com habilidade, velocidade, ótimas assistências e fazendo gols.
    Hulk é jogador para ser titular na nossa seleção brasileira. Futebol é momento e o camisa 7 está jogando em alto nível. O que acha a torcida do galo?
    Eu sempre acredito no Atlético!!!

  2. Bom dia a todos!
    Não vi o primeiro tempo do jogo, mas, ao que ouvi e li, o time do Galo foi sofrível na primeira etapa. O segundo tempo mostrou um time com mais vontade para buscar o resultado, antes do primeiro gol o goleiro adversário já havia feito duas grandes defesas.
    Vamos torcer para que o time entre focado e com gana para buscar a classificação diante do Boca na próxima terça.
    Ah, o manto é um sucesso de vendas, porém, deveria ser repensada um pouco a questão do valor, pensar no torcedor menos afortunado. Não tenho GNV e a camisa me saiu a R$380,00, sendo $60 só de frete. O agasalho saindo a $600, é um soco na boca do estômago do torcedor que quer ajudar o clube comprando produtos oficiais.

    1. Se me permite, quero te sugerir entrar no link do GNV (sócio torcedor) e avaliar os planos. Tem mensalidade de 10, 20, 30 e 55 reais. Além de ajudar ao Galo dá ao titular benefícios que dilui ao longo da temporada o valor da colaboração com o clube.
      Descontos em produtos, preferência na compra de ingresso e até camisa oficial (no de maior valor).

      https://galonaveia.atletico.com.br/faq

      1. Obrigado pela dica, Ávila!
        Tenho mesmo que fazer meu GNV, não só por questões de benefícios, mas, principalmente, para ajudar ainda mais o Galão.

  3. Bom dai, amiGalo Eduardo.
    Muito bom ver o Galo ganhar e se firmando com forte, talvez o mais forte, candidato aos títulos desse ano.
    Faço uma correção ao início da sua fala. Você escreveu:
    “O dia de ontem premiou o Atleticano duplamente”.
    Não, o dia de ontem premiou o Atleticano TRIPLAMENTE.
    O pequeno time azul perdeu de goleada.
    Espero que tudo continue assim. O Galo sempre vitorioso, e o pequeno time azul sempre perdendo.
    Saudações alvinegras.

  4. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    VENCEMOS ONTEM , SOMAMOS TRÊS PONTOS .
    MAS , A DIRETORIA DO GALO DEU MOSTRAS ONTEM , QUE O BRASILEIRÃO NÃO É IMPORTANTE , QUE TANTO FAZ GANHAR ESSE IMPORTANTE TÍTULO PARA A TORCIDA.
    NO BRASILEIRÃO , CADA JOGO É UMA DECISÃO , TODOS TEM A MESMA IMPORTÂNCIA .
    POUPAR JOGADORES NESSE CAMPEONATO É DEIXAR EM SEGUNDO OU TERCEIRO PLANO ESSE TÍTULO.
    SASHA , HYORAN E NATAN SÃO MAIS UMA HERANÇA MALDITA DEIXADA POR SAMPAOLI , ONDE A DIRETORIA ATLETICANA ESTAVA COM A CABEÇA , PARA INVESTIR TANTO DINHEIRO NESSES TRÊS BONDES ???
    JÁ DYLAN BORRERO ESTÁ SURPREENDENDO , SUBIU DE PRODUÇÃO E SEU FUTEBOL COMEÇOU A APARECER .
    SERÁ QUE VAI VINGAR ??
    ESPERO QUE SIM.

  5. Antes da trave nos salvar do segundo gol do Timão o JÔ teve pela frente o ÉVERSON , com uma GRANDE intervenção.

    Por que não exaltarmos a decisiva participação do nosso goleiro ?

    É implicância demais da conta , sei como é isso .

    Igualzinho o sentimento que tenho
    pelo agora consagrado VIDENTE !
    ( esse Bob Faria … )

    1. Concordo plenamente.
      Até o Eduardo que declaradamente tem preferência ao Rafael e já está se curvando as boas participações do Everson, omitiu no post a grande defesa dele. Se aquilo não é digno de mansão o que seria.

      1. Omitiu foi de muita crueldade. Até porque, reiteradamente, venho reconhecendo e registrando as atuações do Éverson. Existe uma limitação recomendável de utilização do espaço.
        Caso contrário, textos longos – via de regra – são enfadonhos.
        Sigamos com o Galo em nossas prioridades.

    2. Boa tarde caro sr. Barata. Eu, como muitos, sou um ferrenho opositor e crítico à esse goleiro. Minha opinião é que ele tem medo de sair à queima roupa (sempre vira o rosto e fecha o olho e isso pra mim num goleiro é o fim). Vão alguns dizer que é uma reação natural e instintiva, da qual discordo. Comparo à campeões de jiu jitsu que migram pro mma, mas tem medo de levar soco na cara. Não vingam. Se fosse só uma vez, ou mais casual… mas toda bola? Não sei se acompanhava a partida. Na hora desse lance, pensei que muitos iriam exaltar, mas ressalvei (comigo mesmo, como sempre) que o Jô errou e chutou em cima dele, pegou meio que no quadril e no braço. Aí o próprio Ricardinho (ex jogador e mais isento que o Bobo faria – coragem pra dizer a bobagem) comentou isso. A bola pegou nele. O que dei graças. Eu particularmente prefiro o BR à Liberta e CB juntas. Vindo mais de um aí é o máximo. Mas prioritariamente o BR.

  6. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Ótimo jogo do Galo no segundo tempo depois da saída do Nathan e Hyoran. Não tem jeito de jogar futebol com esses caras em campo.

  7. Estrategista ?
    Não , Milagreiro !

    Cuca se superou no Itaquera !

    Notícias do estádio dão conta de água a se transformar em vinho nas garrafas que ele , Cuca , tocava .

    Foi uma loucura !!!

  8. O Cuca mexe errado .
    O Cuca é péssimo nas substituições.
    O Cuca “enxerga” o jogo como ninguém.
    O Cuca fez a “leitura” certinha do jogo !

    A torcida é engraçada demais !!!

    Agora , o que o Bob Faria falou alcançou as raias do devaneio.

    Disse ele que o Cuca já tinha o segundo gol em sua cabeça quando lançou o Dylan pra fazer exatamente o que foi feito .

    Ou seja , o garoto bota raça na jogada , tromba com todo mundo e a bola sobra pro Hulk que faz o que sabe fazer .

    Eu acho que essa turma vive no mundo de Nárnia …

    1. Bom dia a todos !
      Meu amigalo BARATA, esses bobis da vida, embora só falam asneiras, têm que venderem seus peixes inventando conversa pra boi durmir e manterem os seus empregos. Eu do meu lado sempre coloco a TV no modo mudo,assim não passo constrangimentos .

  9. Boa dia,

    O que nós vimos ontem foi um time preguiçoso, que joga parecendo sonolento e que acha que vai ganhar quando quiser.
    No primeiro tempo até eu não parecia que estava assistindo jogo do Galo, dava sono.
    Mas este jogo nos trouxe alguns fatos interessantes:
    Primeira vitória de virada, tinha amigalo lembrando que o time ainda não tinha virado nenhum placar.
    Everson continua fazendo milagre e convencendo.
    De acordo com o Cuca, Hulk não gosta de ser poupado, sente bem jogando quarta e domingo, Alonso também, ambos são dois pilares da equipe.
    A que pese que ontem o Alonso estava irreconhecível, inseguro e meio desligado, voltando todas as bolas.
    Não compreende a escalação do Mariano, seria a titularidade do Guga para terça ou será que o treinador perdeu de vez a confiança no Guga.
    Nathan já era, de agora em diante espero que ele não entre, se é para entrar e não jogar, então fique no banco.
    O Dylan está motivado, melhorando seu desempenho, o Cuca tem que aproveitar esse momento desse jogador.
    Jair como sempre diferenciado.
    Gostei do Calebre.
    Aquele jogo de cerca Lourenço é realmente tática, porque quando precisou-se da vitória acabou e pararam de ficar voltando a bola.
    Hoje uma vitória por 3 x 0 do Goianiense pode colocar nosso time na liderança, neste momento não faço questão, pode deixar para as três últimas rodadas principalmente é claro a última.
    Parabéns as vingadoras.
    Bom domingo a todos!

    1. Continuando,

      Me esqueci do fato de ontem ter sido a primeira vitória vinda dos jogadores do banco de reservas, não considerando o América porque lá entraram os titulares poupados.
      O Banco fez a diferença.
      Minha escalação ontem contemplava o Allan Franco e o Dylan como titulares.

  10. Bom dia xará e amigalos! Cuca arriscou uma formação ontem para iniciar a partida que quase custou uma derrota. Mas o treinador deu uma bronca no intervalo e o time acordou da hibernação. HULK se armou com dois poderosos inseticidas e acabou com a alegria do mosquito. Só nosso herói para garantir o fim de semana do atleticano. HULK simplesmente teve participação direta em 20 gols do GALO. É um investimento caro que deu certo. Para Cuca resta lição de não arriscar com jogadores que nunca darão caldo. Preciso enumerar o nome deles? Acho que não. Pra completar o fim de semana o ex rival surfou nas ondas do Avaí e vai afundando rumo a Série C! Parabéns as meninas do Galo! Fizeram bonito!!!

  11. O amigo do ÁVILA , o Guido , disse tudo na live de ontem : ao Atlético SOBROU ATITUDE no segundo tempo ontem .

    Resultado : contra um time fraco como o Timão a vitória viria, como veio .

    Muito bom !

  12. Salve massa e Guru!

    Yes. “We have a Hulk!”

    Tenho sido crítico frequente do técnico, por causa de suas invencionices e pelo modo reativo como o time vem jogando, mas ontem sem o barulho do DJ dos Gambás, deu pra ouvir nitidamente o cabelo de boneca gritando e ficando rouco ao chamar a atenção de Natan e Hyoran. Então meus caros, o problema foi termos jogado dinheiro fora com estes dois jogadores preguiçosos e insossos. Pelo menos ontem, Cuca não esperou a vaca ir pro brejo e já tirou os dois sonolentos da partida no intervalo. Alguém fala para estes dois come e dormes junto com o Vargas que se eles não querem jogar, tem muita gente no banco que quer.
    Enfim voltando a frase inicial, queria agradecer ao abestado pseudo jornalista Jaecu do Caral#@ que disse que indicou o mostro verde pro Galo e depois pediu que a diretoria o mandasse embora.

    Antes ouvir m@!# do que ser surdo!

  13. Semana passada comentei aqui sobre a admiração que tenho por cuca, o magico de oz , que sabe mudar os rumos de uma partida de futebol no intervalo, como poucos. Cuca , como nós todos , é cheio de defeitos , supersticioso e coisa e mais. Mas bobo ele não é e conhece muito de futebol. Olha sempre o seu lado e não tem a menor disposição e vontade de morrer abraçado com jogador pereba , cabeça de bagre , que hora ou outra entra no jogo , infelizmente tem que às vezes tem de jogar. E acredito também , que de alguma forma, ouve o clamor da torcida . Ao tirar de campo nathan e hioran , dois jogadores com fortes empresários e que não deveriam estar no elenco do nosso Galo, sempre blindados , por comentaristas e pela midia em geral , que não cumprem com o torcedor o que se espera dela: isenção , honestidade. O time mudou, os dois inuteis e que comprometem qualquer time em chegar à vitoria , que erram passes , que armam contraataques , que erram gols feitos , vivem blindados e numa zona de conforto por causa da ausencia da torcida , como faz falta. Dá dó ver um jogador do quilate do Hulk olhar pro lado e ver hioran, do outro lado nathan e atrás, allan , formando o trio maldito (allan não comprometeu ontem). Ao tirar estes dois pessimos e improdutivos jogadores, a virada era questão de tempo. Entrou com um time forte , apesar de entrarmos com nove em campo, fez a substituição tardia porem corretissima ,viramos, ganhamos e o ambiente para o jogo de terça é outro, otimismo , alto astral, que este segundo tempo nos proporcionou. Com a volta de nacho, savarino entraremos fortissimos , e claro, jair na frente da zaga

  14. Bom dia, Eduardooooooo!!!

    Bom dia, Canto do Galooooooo!!!!

    Ufaaaaaaa!!!

    1 a 2, Galo, contra os gambás, na casa dos caras e de virada!!!

    Sensacional!!!

    E imaginem se o Cuca poupasse o Hulk?

    Se o Hulk fosse poupado, babau três pontos, liderança, confiança e tudo mais…

    Essa história de poupar, no futebol, não funciona.

    Hulk, disparado, o melhor em campo!!!

    Mandaram bem no jogo: Everson, Mariano, Nathan “Dragão”, Dodô, Allan, Jair e Bob Dylan.

    O Cuca ontem acertou a mão, principalmente nas substituições, que vieram a tempo de fazer efeito, e por não poupar o Hulk!!!

    Parabéns, Cuca, parabéns!!!

    Obrigado, Hulk, muito obrigado, muito obrigado, obrigado mesmooooooo!!!

    Vitória para animar, dar moral e reforçar a confiança!!!

    Seremos Campeões!!!

    Eu Acredito!!!

    Ps: o Atlético precisa ter alguém para substituir o Hulk, caso não jogue.

    A contratação de um centravantão, definidor e fazedor de gols, é necessária, urgente e prioritária.

    Se o Hulk não jogar, não há no elenco atual quem o substitua à altura.

  15. CUca é um gênio; poupou e venceu.

    O meu respeito para quem gosta de futebol feminino ou diz gostar só para agradar, mas para mim não passa de uma atividade lúdica, assim com o bingo, dominó, pebolim, peteca, ludo, rouba bandeira, queimada, etc..

    A cada rodada da segundona fico sentado à frente da TV secando o Cruzeiro, mas estou achando que é perda de tempo.

    Abraços aos amiGalos e um bom domingo a todos!

  16. Bom dia!
    Os queridinhos da globolixo e da cbflixo estão sendo clientes viciados, dependentes psicoafetivoquimicos.
    E o Galo, especialmente alguns jogadores, vão se destacando positivamente. Mariano foi monstro, Jair foi monstro, inclusive o gol de falta cobrado magistralmente pelo SH, foi de uma jogadaça de Jair que só foi parado com a dita falta, Nathan Silva foi o dono da zaga. Tenho dito a bastante tempo que Alonso não é o tal xerifão, na verdade ele é o ponto fraco da zaga. Foi ridiculamente batido pelo atacante no gol gambá.
    O tchê tchê não entrou mal mas no gol perdido pelo Jô, foi numa bola mal tirada pelo protegido. Aí aparece um aqui ontem pra dizer que o time melhorou com a entrada de tchê tchê….ahhh… vai ver se tô na esquina!
    Borrero sim, fez a diferença em sua entrada ontem. Rompeu pelo meio campo, deixando adversários pra trás, inclusive o péssimo Fábio Santos, e deu uma bela assistência ao fantástico Hulk.
    Ah… não posso ser injusto. Allan jogou muito bem pela segunda vez entre todas que jogou pelo Galo.
    Se o Savarino estivesse em campo ontem, iam ter que fazer uma estátua pra ele na arena assalto, porque ele ia deitar encima do finge que marca.
    Que o Boca saia desdentado de BH, porque aqui é Galoooooooooo!!!

    1. Barata estou contigo

      Sampaoli foi embora e levou consigo o futebol de Junior Alonso, aliás no jogo lá contra o boca ele jogou mal e ainda quase cometeu um pênalti. Até gosto dele mas que tá merecendo banco tá.

  17. Bom dia, Sr. Avila.
    Quando terminou o primeiro tempo, achei que o Galo retornaria a BH com uma derrota debaixo das asas. O segundo tempo foi um jogo completamente diferente do primeiro, com dois gols magistrais de Hulk. Há espaço para melhorar? Claro que há! A vitória foi inquestionável sobre mais um queridinho e protegido da CBF. Saudações atleticanas.

  18. bom dia Eduardo e massa. em primeiro lugar parabéns as vingadoras pela classificação para serie A do brasileirão feminino.ontem no primeiro tempo do galo foi um xou de horrores com tantos toques para trás e de lado que raio de treinamento foi aquele. ótima Vitória do galo mas a teimosia do cuca pardal em manter seus afilhados no time ai é demais. Nathan. Hyoran. sascha deveria ser proibidos de jogar no galo vai ser ruins na várzea a pouco tempo algumas equipes queria estes peladeiros mas a diretoria não quis negociar estes encostos. aff.ainda bem que temos o incrível Hulk se não estamos fritos. mas um grande jogo do mariano.Dodo. jair.everson.Hulk o homem do jogo carrega este time do galo nas costas. diretoria acorda precisamos reservas para Hulk.nacho Fernandes. zagueiro. ótimo domingo a todos amigalos. vai galooo.

    1. O jogo serviu para ver que Hyoran, Nathan e Sasha já deviam ter ido embora. Com o salário destes três daria para pagar um jogador de verdade. Nathan além de não fazer, entregou a bola no gol deles. O Nathan zagueiro e o Mariano estão muito bem. Não tem como Jair ser reserva neste time, tem que sair Allan ou Tchê Tchê. O juíz tentou atrapalhar o jogo inteiro, sendo rigoroso demais a favor deles é Contra o Galo.

  19. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Ainda bem que o Hulk foi para o jogo. Está fazendo a diferença. Diferentemente dos outros jogos, o galo jogou mais aceso no segundo tempo.
    O que valeram foram os 3 pontos que nos dão ânimo para a terca-feira.
    Vamos que vamos…
    Hoje e Sempre, galo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.