Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Rompendo com tradições deste blog

 

Quem acompanha esse espaço, desde que assumimos essa condição de blogüeiro, deve lembrar que a todo final de ano repetíamos o título. Dia 31 de dezembro, “Adeus Galo Velho”; já no 1º de janeiro, “Feliz Galo Novo”. Era como se exorcizasse a temporada que fechava depositando enorme esperança na que estava por começar.

Neste 2020, ano completamente atípico em tudo – inclusive no futebol – sequer fechou a temporada. Vitimas da pandemia, até o campeonato virou de um ano para o outro, faltando ainda quase 30% dos jogos do Brasileiro. Tenho duas esperanças para 2021. A primeira que a doença seja debelada e voltemos todos para o bom e livre convívio entre as pessoas e povos.

A outra, dentro da minha e da nossa condição de Atleticanos, que o time volte a nos dar as alegrias que a nossa condição de Torcedor aprendeu a comemorar. A conquista de títulos regionais, nacionais e internacionais. Afinal, somos o maior entre os clubes mineiros, e a responsabilidade pesa sobre nossos ombros de fazer Minas Gerais respeitada no “cenário esportivo mundial”.

 

Detemos, com folga, o maior número de conquistas regionais. Na condição de time de vanguarda, ostentamos a condição de primeiro clube brasileiro campeão interestadual, consequentemente títulos nacionais. Desde 1937, organizado pela FBF (Federação Brasileira de Football) – antecessora da CBD e depois CBF – foi o Galo campeão da competição que reuniu os campeões estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

Como protagonista de títulos nacionais, já em 1971, quando passou a ser disputado o campeonato Brasileiro de Futebol, novamente o Galo levanta o troféu de melhor do Brasil. Nada disso foi via negociata com a entidade que atualmente escraviza e sacaneia com o futebol no país.

Somos também, o único clube mineiro a conquistar títulos internacionais no atual milênio. A Libertadores de 2013 e a Recopa de 2014. Na atual competição nacional, o único mineiro remanescente na série A. Diga-se, até já experimentamos a Segundona, mas foi vapt vupt. Caímos num ano e voltamos na temporada seguinte.

Para o próximo ano, ao que estamos presenciando, Minas Gerais terá sua segunda força na elite. O América, ao que tudo indica, será o segundo mineiro na série A do Brasileiro. A se confirmar, desejando boa sorte ao coelho e que o clube permaneça por longo tempo nessa condição. Minas não merece ter apenas o Galo como seu representante. Sejam bem vindos, americanos!

 

Por fim e seguindo a missão de manter acesa essa nossa chama preta e branca, num ano completamente diferente para toda a humanidade, tento numa avaliação pessoal extrair algo de bom para seguir em frente. Para quem começou o ano, logo nas primeiras partidas da temporada pelo Mineiro – somadas as eliminações precoces das Copas Sul-Americana e do Brasil sob o comando do Dudamel – a terceira colocação até o momento é algo a ser comemorado.

Ainda assim, apesar dessa ressalva, sou guloso e quero mais. A instabilidade que nos acompanhou precisa sim ser “exorcizada” a exemplo das postagens que fiz referência na abertura dessa nossa última prosa do ano. Espero uma temporada diferente, com vitórias e títulos desde o início.

Que venha 2021. Galo na cabeça! Sempre!

35 thoughts to “Rompendo com tradições deste blog”

  1. boa noite Mestre Eduardo e Amigalos! Não poderia deixar de deixar meus votos ao mestre e a todos os Atleticanos que utilizam este espaço alvinegro para desejar-lhe um ótimo e promissor ano de 2021 com muita saúde, paz , prosperidade e que o Nosso Querido Galo supere suas inconsistências e defeitos e venha nos trazer grandes conquistas em 2021 e anos seguintes. saudações Atleticanas e muitas alegrais em 2021 como Galo e com o fim dessa pandemia

  2. Boa tarde, MASSA!

    Hoje não quero falar de futebol.

    Vim aqui somente para desejar a toda MASSA um FELIZ ANO NOVO.

    Muita paz, saúde, felicidades e que a Graças de DEUS abençoe a todos para o próximo ano.

    BBOORAAAA 999AAALLLLLÔOOOOOOO!!!!

  3. Boa tarde,

    Num ano atípico, onde meu maior sentimento foi o de sobrevivência e o maior agradecimento é exatamente de continuar entre meus familiares, amigos e amigalos, utilizo este momento para desejar a todos um 2021 cheios de sonhos a realizar, realizações para viver, dinheiro para gastar, felicidade para sorrir e muita saúde para curtir tudo isso.
    Feliz 2021 a todos e ao nosso Galo, realizações.
    Abraços e agradecimento a Deus e aos Amigalos que me aguentaram neste ano que passou.
    Ânimo senhores, que se Deus permitir, 2021 terão mais de mim aqui.

  4. Feliz Ano Novo para todos os leitores e comentaristas do blog, em especial, ao anfitrião Eduardo. Desejo tudo de melhor para todos e suas respectivas famílias. Desculpem qualquer excesso, fiquem todos com Deus. Grande abraço Alvinegro! SAN

  5. Desejo um feliz e próspero 2021 ao Eduardo e a todos os participantes desse cantinho só do Galo. Saúde e paz para todos.

    Que nesse próximo ano possamos todos comemorarmos muitas vitórias e títulos do Galão da Massa. A briga aqui é boa, mas ao final somos todos irmãos, nessa irmandade atleticana.

    Um abraço a todos. Aos realistas, aos mais-que-realistas, aos iludidos, aos otimistas, aos pessimistas, aos entendidos, aos cornetas e aos doidões. E principalmente à turma do ‘ano que vem’, porque ele não só vem como já está chegando.

    FELIZ 2021 para todos!

  6. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    FELIZ OLHAR NOVO PARA O ANO QUE SE INICIA
    (Carlos Drumonnd de Andrade)

    O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.
    O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o aqui e o agora.
    Claro que a vida prega peças.
    É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais…
    Mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
    Quero viver bem! Este ano que passou foi um ano cheio.
    Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões.
    Normal.
    A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou.
    Normal.
    O ano que vai entrar não vai ser diferente. Muda o ano, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí?
    Fazer o quê?
    Acabar com o seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
    O que eu desejo para todos nós é sabedoria!
    E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!
    Desejo para você esse olhar especial.
    O ano que vai entrar pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso.
    Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
    O ano que vai entrar pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular… Ou…Pode sr puro orgulho!
    Depende de mim, de você!
    Feliz olhar novo!!!
    Que o ano que se inicia seja do tamanho que você fizer.
    Feliz Olhar Novo para o Ano que se inicia!!!
    Em cada problema um novo desafio…
    Em cada dor um novo aprendizado…
    Em cada dia um novo momento…
    FELIZ ANO NOVO E QUE ESTEJAMOS NOVAMENTE JUNTOS EM 2021, E SE POSSÍVEL, COM O GALO CAMPEÃO BRASILEIRO!
    Vamos dar as mãos… Unidos somos muito mais fortes…
    HOJE E SEMPRE, GALO!!!

  7. Esta sua fala blogueiro é verdadeira, embora carregada de otimismo. A gente, mesmo vendo muita realidade triste no comando no nosso Galo há anos, não deixa de renovar as esperanças, quando te ouve. O problema é que vai indo a gente cansa…

  8. Passando aqui p desejar a todos e aos seus, um 2021 de prosperidade e muita saúde.Torcendo p q esta nova diretora_ tenho comigo q seja impossível_ ñ se meta a besta e só assine o que for entregue a ela após análise de quem realmente entenda o q é melhor p o @Atletico. Que ñ estavam_ e jamais foram. O passado os condena! _ preparados para estar á frente de um cargo q requer conhecimento mínimo do q é estar á frente de um Clube de Massa e de como o futebol q eles conheceram não é mais o mesmo; ñ é novidade para quem acompanha o GALO há mais de meio século.
    Vivas ao GALO e q este “rainha da paçocolândia” ñ coloque o ego e a incompetência abissal na frente do CAM. Q neste 2021 estes abutres travestidos de incompetência, não se sirvam do GALO e sim sirvam ao GALO com responsabilidade e COMPETÊNCIA. Que tenhamos um “Feliz GALO Novo” de fato!
    Saudações Alvinegras.

  9. Feliz ano novo aos amigalos deste blog, ao Eduardo , nosso grande escritor de textos referentes a nossa paixão, o GALO. Não vou citar nomes, com o risco de esquecer algum, respeito e gosto de todos voces , os considero amigos e gostaria muito de conhece – los pessoalmente nos estádios, proibidos atualmente por causa desta pandemia que insiste em não nos deixar , quem sabe um dia ,na nossa arena, onde, se Deus quiser , amassaremos nossos adversários, quem sabe? O que desejo realmente, do fundo do coração, para o nosso galo, é o que faltou nessa duas ultimas gestoes : comando , cobrança pra quem veste esta gloriosa camisa. Comando, que gera respeito com a torcida, com o clube. Acredito muito nesta nova diretoria , parece que será um colegiado de pessoas do bem , honrados e que não precisam do clube pra se promover e dedicados em engrandecer ainda mais o Clube Atlético MINEIRO. Fiquem com Deus, bom ano para todos

  10. FELIZ ANO NOVO e muita saúde pra todos nós!!!!!!!

    Que o nosso CAM possa voltar forte, unido e com pensamento exclusivo nas vitórias que precisamos, para quem sabe, levantar o caneco do Brasileirão 2020!!!!!!

    Difícil é mas não impossível!!!!!

  11. Caro Maikel, concordo com Vc, tá desanimador ouvir o Sérgio Coelho nas entrevistas, não disse nada para agregar, só uma besteira atrás da outra. Nosso treinador já não é dos mais estáveis, aí entra um presidente que só tumultua o ambiente, vai ficar difícil de gerir o Clube. Como já disse antes, esse presidente não passa credibilidade, parece um animal irracional com fuzil na mão. Espero que os 4rs usem o pulso firme com ele, se não nosso futuro que parecia iluminado, poderá ser sombrio. Vamos acreditar, afinal torcemos contra o vento. Feliz 2021.

  12. bom dia Eduardo e massa. hoje vou só dizer feliz ano novo aos amigalos. Eduardo o nosso chefe do blog. rs.paulo Silva. José barata. Evandro. barros. Lucy.eduardogalodoido.Galo Roberto de Oliveira. José Roberto. grande Viana. Luciano.roberto galo.caldeira.max Pereira.Galupp.roberto galo.jorge 19.José Reis. e outros que esquece o nome. que em 2021 estaremos aqui com saúde e paz e que o galo não nos decepcione mais. aja vinhos neste inverno de Lisboa. feliz 2021 a todos amigalos. vá galooo.

    1. ObriGALO caro Joaquim! Retribuo e desejo q tenhas_ e aos seus_ um 2021 pleno de saúde e prosperidade.
      Forte abraço!
      Saudações Atleticanas.

    2. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

      Que 2021 seja um ano “Preto e Branco”.
      Cheio de alegrias para todos nós Atleticanos. Estarei sempre na torcida.

      Desejo a todos os AMIGALOS um Ano Novo repleto de saúde, paz e prosperidade.

      Eduardo, obrigado por nos presentear com esse “Cantinho” que é todo nosso. É aqui que despejamos todas nossas emoções e desabafos. Que Deus te ilumine sempre.

      Saudações Alvinegras,

    3. ObriGalo Joaquim. Saudações. Satisfação enorme ter você aqui sempre. Que o Novo Ano possa ser mais vitorioso para nós e nosso Galo. Um abraço.

  13. Bom dia amigos do Galo!!
    Acompanho bastante os comentários dos amigos no dia a dia do Blog. Espero que em 2021 possamos comemorar o título do Brasileirão, seja deste ano, seja do próximo. Que nossa equipe encontre a consistência e determinação necessária para quem almeje títulos. Abraço especial para aqueles daqui, que com vitória ou derrota sempre deixam suas opiniões, especialmente Lucy, Paulo Silva, Barros, Roberto Galo, entre outros, dos quais, aprecio muito seus comentários. Até 2021, um abraço especial para o comandante do Blog, que nos premia diariamente com este cantinho do Galo.

  14. Amigo Eduardo,
    Quero registrar, neste último dia do ano, minha satisfação por ter iniciado meses atrás a participação semanal no Blog. Embora reconheça que nem sempre acerte nas minhas observações, afirmo que todas elas são feitas de coração aberto e sempre com a intenção de colaborar para o engrandecimento dessa instituição que nos dá a honra de ser seus torcedores. Com raça, amor e a certeza de que vamos em frente, desejo a você e a seus milhares de leitores Atleticanos um 2021 repleto de glórias, conquistas, vitórias e alegrias. NO futebol e em todos os campos da vida.
    Abraço,

    1. Caro amigo Ricardo Galuppo, nosso espaço ganhou muito com sua presença. Seus textos são fundamentais ao bom debate dos AmiGalos. O Canto do Galo foi privilegiado com sua presença. Sigamos. Seremos campeões!!!

  15. Bom dia a todos.
    Não é uma corneta, mas uma preocupação. O presidente eleito vem dando entrevistas e deixando o torcedor com a pulga atrás da orelha. Disse que o clube passará por mudanças estruturais na base. Como assim?!?! Quem é atleticano sabe que 7c mudou radicalmente a base nao tem 2 anos, mudando forma de captação, mudando diretor da categoria, e etc. Ai ele vem e diz que mudará tudo de novo? Para voltar a ser como antes?! Ele diz que tem q avaliar a figura dos diretores (Mattos, Chávare, etc).
    Parece algo irracional isso. Qlq pessoa nao alteraria a estrutura que vem dando certo, e mudaria apenas a errada. Mattos está ai e a princípio as coisas estão no eixo (ou preferem Rui, Marques, Gallo, etc.?!?); a mesma coisa digo da base (o time sub 20 está bem no brasileiro, com bons valores, e está abastecendo o time de cima – Caleb, Savio, Wesley, Talison – fora Guilherme Santos, Geovane, e outros que podem virar). Se todo ano tivermos 4 jogadores vingando (como esses), o propósito da base estará sendo cumprido. E ele vem dizer em mudança radical na base?!?! Quer a volta dos antigos diretores? É isso? Nao entendo o pq disso. E olha q disseram que seria uma gestão de continuação, mas pelos discursos recentes do eleito, nao está parecendo.
    A imprensa e o blog tem papel decisivo nisso, devendo se antecipar a qlq mudança e questionar a fundo (pq alterar o q está dando certo?) , lançar artigo cobrando explicações antes de ocorrer (trocar Matos por Caetano??? Qual a lógica disso?). Isso fica parecendo prefeitura (o que assume muda tudo pensando em seus interesses, de seus apadrinhados), nao dando continuidade aos bons projetos do antecessor. Isso nao pode ocorrer. O Galo tem que ter uma linha de atuação (tanto na base qnt no profissional), e o cara da cadeira nao pode vir simplesmente e alterar conforme seu desejo particular. O clube tem q estar acima desses interesses, com objetivos claros a serem seguidos por quem senta na cadeira de presidente. Vamos questionar antes q ele faça o q diz q vai fazer.
    No mais um bom ano novo para todos, e que esse título do brasileirão venha pra nós. Gaaalo!

  16. Salve Massa e Guru !

    2020 está indo embora sem deixar saudades, principalmente pelo trágico efeito desta pandemia, que vitimou tantas pessoas e torcedores dos diversos clubes pelo Brasil afora. Nesta hora, sai a rivalidade e entra a solidariedade.
    Em relação ao futebol de nosso amado clube, também não deixará saudades já que fomos eliminados precocemente da Sula pelo Náutico da Argentina, e da Copa do Brasil pelo poderoso Afogados da Ingazeira.
    As esperanças no campo da pandemia se renovam com a chegada das vacinas que poderá nos devolver o convívio com nossos familiares e amigos e até de nossos rivais, que tem nos feito muita falta sem a presença de público nos estádios.
    Já no futebol, apesar de estarmos em segundo do Brasileirão e com uma campanha absurdamente melhor do que o ano passado, o sentimento de parte da torcida é de frustação pela possível perda do título, não para o São Paulo ou outro rival, mas sim para nós mesmos ao perder pontos para equipes medíocres.
    A esperança que assim como em nossa vida atual, apareça uma vacina que acabe com a incoerência e teimosia de nosso treinador e ao mesmo tempo desperte nos jogadores, a vontade vencer!

    Que Deus abençoe a todos em 2021!

      1. Relação à triste citação do grande Atleticano Roberto Drumond à minúscula torcida adversária… por pena, naturalmente, ou para ser politicamente correto.

  17. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que renovam suas esperanças para o novo ano. Nós que vivenciamos o início catastrófico de 2020, não poderíamos imaginar que este ano acabaria de forma tão promissora para o Galo. Só ganhamos o rural, tudo bem. Vale pouco ou quase nada mas é mais uma taça na sala Guarapari.

    A pandemia foi um ponto de reflexão e para o Galo serviu para iniciar uma renovação que aos trancos e barrancos nos trouxe até aqui equilibrados nos primeiros lugares da tabela do brasileirão. Poderíamos estar em melhor situação? Sim, poderíamos. Porém não vamos nos prender ao que não temos ou deixamos escapar e sim valorizar o que conquistamos. Estar nesse transitório segundo lugar não é de todo ruim.

    Há quem entenda que essa situação é até melhor do que se almejava no início desse processo de renovação. Os arquitetos desse “novo Galo” pretendem um Galo forte e vencedor num futuro próximo e essa vontade, é claro, esbarra nos anseios de uma torcida que espera há quarenta e nove anos um Galo campeão. Surge daí uma série de entendimentos divergentes que mostram como é difícil a conciliação de sentimentos entre quem organiza e dirige e quem, como nós, torcemos e damos vida a esse colosso que é o CAM.

    Chegaremos juntos a um lugar comum? Vamos conseguir conciliar a vontade de uns com os anseios de outros? Acredito que sim. E o ano que se inicia renova esperanças e a certeza de que já somos melhores do que éramos e podemos crescer mais ainda.

    Uma ótima quinta-feira final de ano para todos nós atleticanos.

    FELIZ ANO NOVO PARA TODA A FAMÍLIA ATLETICANA, ÚNICA DE MINAS A FESTEJAR NA PRIMEIRONA E ESPECIALMENTE A TODOS OS AMIGALOS QUE CONOSCO CONVIVERAM NESTE NOSSO CANTO AMIGO.

    O GALO ESTÁ VIVO. PODERIA ESTAR MAIS ATIVO MAS É O NOSSO GALO E COM ELE VIVEMOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.