Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Rodada pra fechar a temporada e definir rebaixamento

Com campeão e três dos quatro rebaixados definidos, o Brasileirão termina hoje em sua 38ª rodada.

Até o momento, tivemos 13 vitórias, nove empates e 15 derrotas. Marcamos 44 gols e tomamos 47, com saldo negativo de três tentos.

Esses números serão alterados ao final da rodada, daí sim vamos poder resenhar, especular e cornetar à vontade sobre o desempenho pífio do ano.

Ao que me lembre, essa é a primeira vez que todos os jogos da rodada final acontecem simultaneamente. Antes, em função de resultados não alterarem a habilitação para a próxima temporada, como Libertadores, Sul-Americana e o temido rebaixamento, partidas eram deslocadas e até realizadas no sábado.

A novidade deste 2019 é a premiação, com isso clubes que – aparentemente – estariam desinteressados, agora brigam pela divisão do bolo da premiação.

Como aqui o que nos interessa é Galo, vamos nos ater às possibilidades de faturamento com a classificação final do Brasileiro.

Estamos na 12ª colocação, podendo ao final da rodada terminar entre a 10ª até a 13ª posição. Na nossa frente estão Fortaleza, Bahia e Goiás.

Como os dois primeiros se enfrentam, qualquer resultado, deixa um deles melhor colocado que o Galo.

Podemos passar dois ou até perder a condição atual para ao Vasco que segue colado. E a direção permitindo liberar jogadores, escalar time alternativo, usar quem não terá continuidade em detrimento de atletas da base. Isso explica o momento que vive o Atleticano. Haja ….! pode escolher, saco ou paciência.

Vejamos sobre as premiações. Décimo terceiro: 13,7mi; décimo segundo: 14,6mi; décimo primeiro: 15,15mi e décimo: 18,15mi. Ano passado essas colocações deram 1,1; 1,2; 1,4 e 1,6 mi cada.

O campeão de 2018 embolsou 18,1, mesma premiação que o Galo – caso vença o Inter – fará jus. Aos rebaixados, nada de consolação. Ufa, que esse fantasma tenha sido afastado de nossas possibilidades.

Como vemos, qualquer que seja o valor que o Galo irá receber, entre 13,7 até o máximo de 18,15mi, será muito superior ao preço da venda do Alerrandro.

Essa premiação sim deveria ser – orgulhosamente – anunciada como recursos para quitar salários e décimo terceiro.

Mas, sequer esses valores foram levados em conta na escalação do time pra hoje. Muidifiço! O que o Torcedor quer e deseja, é que a diretoria saiba ouvir a voz das ruas, é a bandeira do nosso time em ascensão, tremulando e emoldurando o céu da capital, mundialmente conhecida como a Cidade do Galo.

Por fim, caríssimas Atleticanas e caros Atleticanos, vamos agora entrar no tédio de viver numa cidade que respira Galo até o início da próxima temporada. O Galo só joga em Belo Horizonte dia 26 de janeiro, frente ao Tupynambás.

Antes, dia 22, estreia no Mineiro em Uberlândia com a equipe do mesmo nome. Nos primeiros dias de janeiro, vamos acompanhar a reapresentação, tomara que com boas caras novas e livres de muitas caras velhas e cansadas.

*imagens extraídas das redes sociais

26 thoughts to “Rodada pra fechar a temporada e definir rebaixamento”

  1. Digam o que quiserem: ontem pra mim foi dia de lavar a alma, com direito a buzinaço e foguete.

    Eu estava entalado com esse time.

    Valeu demais! Sem falar que começam o ano com problemas depois da quebradeira dentro e fora do estádio.

    A coisa foi tão vergonhosa pro lado de lá que ontem até o jornal Olé, da Argentina, noticiou a queda.

    Tá TITI? Sola não …

  2. Vamos ver se o presidente fracassado, covarde e omisso pelo menos vai se prestar a esculhambar o Fred com categoria. Esse lixo humano caloteiro tem que ser humilhado da pior maneira possivel

    1. Concordo plenamente com seu comentário. Pois com a péssima qualidade de nosso elenco e somado a isso uma diretoria totalmente desqualificada, nao podemos ficar comemorando nosso time escapou por pouco. Temos que ter os pés no chão.

    2. É exatamente isso. Comemorações a parte pela queda das vaidosas, é hora de cobrar. O elenco do Galo é horroroso e caro.
      A cara da diretoria de incompententes, arrogantes e frouxos, liderados pelo pior da história Sette Câmara.

      #RenunciaSetteCâmara

  3. O jornalista Jaeci Carvalho disse que o que derrubou o Cruzeiro para a segunda divisão foram a Corrupção , a lavagem de dinheiro e a propina de empresários para diretores.
    E O Galo e os outros times que abram o olho.

  4. Boa tarde!
    Se Mancini conhecesse um pouquinho apenas da história do Victor, saberia que ele é um freguês de carteirinha do Inter. Aí o cara, totalmente sem rítimo volta justamente contra os Moranguinhos. Vai ser burro e incompetente assim lá na casa dele!!!
    Valendo a grana que está valendo, não era hora de dar férias pra ninguém.
    Fora Sette, seu energúmeno!!!

  5. Bom dia amigos do Galo. Foi noticiado que a diretoria pode ter que vender os 49% do Shoping em função da situação financeira do CAM, fato que mereceu o seguinte comentário do ex presidente Kalil. Agora, depois de venderem o Alerrandro para ” pagar parte dos salários atrasados” , escalam um time alternativo e dão folga para alguns jogadores? Mas o jogo contra o Inter vale uma premiação . de 5 milhões? Qual é a lógica disto?
    Qual o plano? Sinceramente não entendo. Espero que o Conselho do Galo esteja acompanhando isto.

  6. Com a continuidade dessa diretoria INCOMPETENTE e desse elenco MEDÍOCRE, o que o Torcedor pode esperar para a próxima temporada?
    Hoje, com o provável time escalado para pegar o Inter, vamos assistir a mais um show de horrores.
    Vamos preparar o lombo.
    Haja saco e paciência juntos.
    Saudações Alvinegras,

  7. Bom dia,

    Mais uma vergonha, aonde está a austeridade.
    Muito mal exemplo a jogadores que por si já são acomodados e mercenários.
    Os mandatários demonstram não preocupar com o dinheiro.
    Ou até mesmo com a posição no ranking nacional de clubes, o 13º lugar nos acrescenta 488 pontos e o 9º lugar seria 520 pontos.
    Resumindo, o Athético -PR em 5º somará 552 , passando nosso Galo no ranking nacional de clubes, cairemos de 5º para 6º nesse Rainking 2019.
    Situação que se agravará e muito em 2020 devido ao descarte do nosso segundo lugar de 2015, ou seja, se continuarem assim nosso time deixará também o top 10 dos melhores times nacionais em 2020.
    Coisas que para a maioria dos torcedores não significa muito, mas, é a marca do clube que está sendo desvalorizada.
    Pelo menos se utilizar este jogo para dar oportunidade aos jovens, mas, não, ainda teremos que ver Bolt e Otero e Di Santo jogando, é muita sacanagem com o torcedor.
    Hoje vou assistir ao jogo do Ceará, que é meu segundo time do coração, pelo menos por 90 minutos de hoje, e espero que o Thiago Galhardo e o Samuel Xavier, ambos meus ídolos hoje, façam tudo pelo Vozão.
    Que venha a barca, adernando de tão pesada.
    Bom domingo a todos.

  8. Bom Dia! Nosso “muro de lamentação”, cada dia vai ficando maior. É inacreditável que esse W. Mancini vai colocar Bolt, Geovanio, Terrans para jogar. O treinador e o seu chefe imediato, até parece que desconhecem a tradição do CAM e também do nosso Adversário. Outro ponto que merecia reflexão, é o valor da premiação. Nosso caso, até uns R$ 3 milhões a mais. Que hoje, além do fim do campeonato e de tanta apreensão, que chege ao fim as passagens dos Srs. Rui Costa e W. Mancini. Haja vista as asneiras cometidas.

  9. Caso seja o time q está sendo divulgado q estará em campo frente ao time do remendão logo mais,todo o discurso de austeridade cai por terra. Também não é,de uma diretoria q desde o seu início apresentou um total desrespeito com a sua torcida e uma negligência absurda com as finanças de um clube endividado até a raiz dos cabelos vai esperar o quê!? Pensar raso é assim mesmo,esperar mais dqles q estão ali por estar é risco de queimar neurônios a toa. Falta compromisso com o Clube,sobra arrogância,polimento no ego e nada mais! SAN
    #RenunciaSetteCamara

  10. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    DESDE QUE ESSA DIRETORIA ASSUMIU TODAS AS DECISÕES ,SEM EXCESSÃO , TOMADAS FORAM ERRADAS E EM PREJUÍZO DO C.A.M.
    UMA DIRETORIA DESSA DEVERIA RECONHECER O DANO QUE ESTÁ CAUSANDO AO GALO E RENUNCIAR.
    VERGONHOSAMENTE ESTAMOS SENDO HUMILHADOS EM TODAS AS COMPETIÇÕES , ATÉ POR EQUIPES DE PEQUENO PORTE DO FUTEBOL BRASILEIRO.
    A POLÍTICA DE “VENDER” TODAS AS PROMESSAS JOVENS E CONTATAR EX MEDALHÕES , BOIS CANSADOS , NÃO DEU CERTO , NEM PODERIA TER DADO.
    O PIOR É QUE CONTINUAM INSISTINDO NO ERRO , JÁ
    “VENDERAM” ALERRANDRO E JÁ SE FALA EM “VENDER” CLEITON , JAIR E MARQUINHOS.
    É O CAOS , É A TREVA.
    PORTANTO , CARO EDUARDO OU TORCIDA REAGE OU ESTAREMOS FADADOS A ENCARAR UM 2020 AINDA MAIS TENEBROSO.
    SE SETTE CÂMARA INSISTE EM NÃO RENUNCIAR , QUE PELO MENOS DEMITA RUI COSTA E CONTRATE UM DIRETOR DE FUTEBOL HONESTO E COMPETENTE E UM TÉCNICO DE PONTA DO FUTEBOL ARGENTINO COMO ARIEL HOLAN
    BECCACCECCE OU
    MARCELLO GALLARDO
    NO BRASIL SÓ VEJO DOIS NOMES :
    ROGÉRIO CENI OU
    FÁBIO CARILLI.
    QUEREMOS TIME.
    QUEREMOS TÍTULOS.

  11. Bom dia, Guru!
    Tudo a lamentar, principalmente a não valorização de jogadores que brilham no time sub-20. O que é isso? Quando eu jogava, (sou de 1945) com 18 anos era titular ou peladeiro! Se o cara até 20 anos ainda não é jogador para ser titular, para que serve a base, de 13 aos 18 anos?
    Cadê o Zé das Camisas, o Lincoln, com suas chuteiras?
    Deixa para lá; sinal dos tempos ou falta de técnica futebolística!
    EDUARDO/NOSSO ETERNO GURU, Feliz Natal e Prospero Ano Novo, com muita saúde; e que o nosso Galo deixe de nos iludir e nos traga títulos em 2020; pois, em termos de futebol é o que nos leva à felicidade esportiva!

  12. Salve massa !

    2019 só não foi pior do que 2005 ano de nosso rebaixamento, então será um ano para se esquecer. Já respiro 2020, mas confesso que tão preocupado quando o ano vigente. Sei que são especulações mas até agora não tivemos nenhuma noticia animadora, aliás só desanimadora como a renovação de Leo Silva,
    Alguém me responda qual o motivo de Leo Silva pelo menos pensar em renovação? Para mim ele está jogando no lixo toda a admiração e respeito que a torcida tem por ele. Como postou ontem meu colega Paulo Roberto renovar com Leo Silva é canalhice, mas vou mais longe, será uma atitude idiota e irresponsável tanto dele como da diretoria.

    Leo meu caro, vc já está na história como o maior zagueiro do galo, ultrapassando até mesmo Luizinho, já que vc ganhou uma liberta. Não jogue isto no lixo a troco de alguns minutos em campo!

    Por fim vou parafrasear uma música da torcida gramista:
    “Hoje será um dia especial, vc não pode perder…Maria série B, maria , serie B…”

  13. Bom dia Avila: Espero que Gabriel nao repita Toninho Cerezo na rodada de derradeira. Espero que o Marcos Rocha esteja em dia iluminado hoje e nos ajude a sepultar a arrogancia e a soberba. Hoje será um dia histórico para a torcida do Galo. Que o Ceará e o Palmeiras nos presenteiem com um campeonato hoje.

  14. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    O Galo não precisa de dinheiro.
    Quem desperdiça em contratar Martinez, Hernandes, do Santo, Xará, Terans dentre outros craques, mostra que dinheiro não é o problema.
    Assim pode-se jogar com uma equipe “alternativa”.
    O nome disso é ” MAIS DO MESMO”.
    INCOMPETÊNCIA da Diretoria e do elenco!
    Tudo que poderia ser falado sobre ambos já o foi nesse espaço.
    Como o atleticano é um sujeito que acredita, agora só esperando por um milagre! Porque 2020 será diferente?
    Fiquei muito entusiasmado com a partida do dia 26 janeiro do próximo ano, por ocasião do semi amador campeonato rural!
    Vamos lotar o Mineirão?
    Pobre atleticano, sem presente e sem esperança.
    Torcer sempre sem nunca perder o capacidade de julgar.

  15. Bom dia, Eduardo.
    Desempenho medíocre, para um time da grandeza do GALO. Praza aos deuses do futebol que a próxima temporada não seja de tanto sofrimento para sua imensa e apaixonada torcida. Saudações atleticanas.

  16. Apenas uma direção sem compromisso com o clube permiteque o técnico tenha está atitude. Ainda se fosse para escalar a maioria da base vá lá, mas este monte de pereba não justifica, isto é premiar a incompetência.

  17. Nunca vi uma imbecilidade desse tipo. Desistir da possibilidade de ganhar R$5 milhões é de torrar a paciência de qualquer um. Digo desistir da possibilidade de ganhar porque um time que escala o RO está querendo perder. Perder o jogo e perder dinheiro. Esse cara, pelos gols feitos que perdeu, foi responsável direto pelos insucessos do Galo.
    Dispensar os titulares é um crime, contra o time e contra a torcida. Depois a diretoria vai ser obrigada a vender outra promessa para pagar os salários de quem ficou de folga na hora em que deveria trabalhar.
    RIDÍCULO!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.