Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reta de encerramento da temporada na luta pra não cair

Faltando apenas sete rodadas para o final da temporada, o Galo volta a campo amanhã – na nossa casa, o Mineirão – para o clássico mineiro.

A sensação dos últimos dias é de que o fantasma do rebaixamento se afastou do nosso território. Que assim seja, hoje e sempre! Salvo melhor juízo, aquela disputa indesejada afunilou entre dois cariocas, dois cearenses e apenas um mineiro. Avaí, Chapecoense e CSA insistem em não abrir mão da série B em 2020.

De coração, podem acreditar ou não, a mim – afastando o Galo – não me importo quem ficará nessa condição. Tem gente não Atleticana que insiste em buscar o conflito com minha pessoa, sendo que sequer menciono algo que lhes deem motivo.

Fazer o que? Até acho, como mineiro, que o ideal é que tivéssemos muitos times do nosso Estado nas principais divisões nacionais. Assim como São Paulo, o que permite melhorar o nível técnico nas competições regionais.

Sendo assim, sem olhar para o lado, quero que o Galo entre em campo amanhã em busca da vitória e dos três pontos.

Precisamos, urgentemente, chegar aos 45, pontuação básica de corte para se safar de surpresas desagradáveis. Já vivi isso, não quero de novo.

Embora, naquela oportunidade, tenha sido até interessante. Quem não se lembra, apesar da série B, o Galo foi campeão de média de público em todas as divisões nacionais.

Ao que interessa. Nossa temporada, até mesmo nossos tempos recentes, não foi e nem vem sendo o que o Atleticano esperava e desejava.

Segundo ano sem uma única conquista. O Torcedor está carente do grito de “é campeão”, que não pode passar de 2020. Sob pena, caso a diretoria permaneça – dela ser colocada pra fora pela força e reação da Massa.

Para amanhã, depois de exatas vinte partidas, em apenas duas ocasiões de o Galo passar sem levar gol, o que esperamos é que a defesa jogue como atuou frente ao Goiás e Santos.

E que o ataque encontre o caminho do gol novamente. Sistema defensivo compacto é o melhor caminho para a vitória. Cleiton, que a meu juízo tem grande futuro, precisa passar por um processo de maturação. Desde a reposição de bola até aquela loucura de abandonar a meta. Debaixo das traves tem sido perfeito.

Quanto à formação do resto da equipe, com talvez duas dúvidas, o time é conhecido pelo Torcedor. Não é o ideal, evidente, mas o que temos para o momento.

Neste sábado, ao invés de esperar a partida de amanhã pelo Brasileiro, nossas atenções eram para estar lá em Assunção. No meu caso, cheguei até a reservar hotel e comprar passagem.

Hoje é dia da decisão da Sul-Americana, competição que deixamos ir embora pelo ralo, exclusivamente por um futebol apático que acompanhou o time durante os últimos tempos.

Espero que já na partida de amanhã, o Galo seja aquele que vimos frente ao Santos e ainda com o Goiás. Comprometido e em busca do gol adversário.

Tivesse atuado assim na maioria das partidas, estaríamos nas primeiras posições do Brasileiro e seguramente decidindo um título da Conmebol, mas abdicamos desse compromisso. O Torcedor não perdoa, sabe exatamente quais foram as causas disso tudo.

Para o próximo ano, consolidando a permanência no G16, mudanças terão de ser feitas. Doa a quem doer, dentro e fora do campo.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

16 thoughts to “Reta de encerramento da temporada na luta pra não cair”

  1. Boa noite,

    Bom texto e que amanhã nosso galo ganhe os 3 pontos, seja de “como for ou de onde vier”.
    Aqui é Galo e que venho os 45 pontos.

  2. LUTAR, LUTAR, LUTAR pra nao Cair ????? Isso esta virando rotina nesse Clube. É Uma vergonha pra todos nós e o pior é que vamos continuar a conviver com isso pois é o resultado de uma torcida OMISSA e uma imprensa OMISSA. Diretoria de Clube é igual politico, se nao cobrarmos vão tampando o sol com a peneira, dilapidando o Patrimônio e se arranjando as custas do Clube. O foco do Atlético está distante do futebol. Deixar de ser sócio de uma das maiores e melhores operadoras de Shopping do Brasil pra investir em ESTADIO???? O time não ganha um campeonato Brasileiro a quase 50 ANOS!!!!! 50 Anos Sem estar entre a Elite do Futebol Brasileiro e o grande propósito da Diretoria é construir um ESTÁDIO. Time campeao ganha maiores cotas, maiores premios, mais publicidade. Jogador doido pra entrar no Time mas aqui essa diretoria nao consegue nem trazer um velhote igual o Tardelli, que ja fez muito pelo Galo, mas seu tempo ja passou. Ponham na cabeça, se nao forem protestar na sede do Galo, quebrar todas as vidraças, isso vai continuar por várias gerações!

  3. Nesse ano fomos G1 G4 G6 G10 e agora G16 no brasileirão… em resumo mais um ano pra esquecer… zero caneco e nota zero pra tudo dentro do nosso CAM!!!!!!!

    7C e sua trupe continuarão no comando em 2020 e do jeito que são, será mais do mesmo… haja saco pra aguentar esses fracassados!!!!!!

    OBS.: amanhã é sangue nos olhos os 90 minutos… empate já será um bom resultado… o que não pode é perder de jeito nenhum!!!!!

  4. Bom dia, amiGalo Eduardo.
    Desde o começo do ano eu já dizia que o Galo iria jogar o brasileirão apenas para não cair. Mesmo quando chegou a ficar entre os 4, eu não tinha nenhuma ilusão. Até me tacharam de maria. Se critica, é maria. Fazer o quê, né?
    E já faço minhas previsões para o ano. O Galo, novamente, vai jogar o brasileirão para não cair. E as demais competições? Se participar de alguma, mesmo o ruralito, não vai ganhar nada.
    E como eu sei disso? Simples. A mentalidade perdedor, fracassada, obtusa, que comanda o Galo, vai ser a mesma. Para uma mesma ação, temos uma mesma reação.

  5. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. amanhã temos chances de por as donzelas no z4.espero que o galo não abre as pernas. elas tem 9 jogos sem perder e que os peladeiros entram com sangue nos olhos raça e vontade de vencer. que mancine joga para frente nada de jogar retrancado para vencer as caloteiras. se vencermos estamos praticamente livre da degola mas se perder volta o pesadelo do z4.as flores. Ceará. Fortaleza estão subindo na tabela.galo 2×0 donzelas. vá galooo.

  6. São dois times limitados tecnicamente por tanto quem tiver maior disposição amanhã leva.
    Espero que o Galo tenha Raça e conquiste uma grande vitória, ausência do Elias é reforço.
    Espero que Patric , Fábio Santos e Zé welison joguem sério e não entreguem a rapadura, o risco de erros individuais desse trio é enorme.
    Amanhã é dia de cobrar o freguês e passar o trator sem dó, vai pra cima deles Galoooooo!!

  7. TAMBÉM ACHO , O MINEIRÃO É A NOSSA CASA.
    TENHO MINHA DESCONFIANÇAS PELA TAL ARENA MRV.
    F.SANTOS , R.OLIVEIRA E ELIAS FORAM UMA MALDIÇÃO , UMA VERDADEIRA PRAGA QUE SE INSTALOU NO C.A.M. NESSES ÚLTIMOS ANOS , E OS PRINCIPAIS CULPADOS PELA NOSSA DERROCADA DENTRO DE CAMPO. QUE SUMAM DO GALO EM DEFENITIVO.
    COM MAIS DUAS VITÓRIAS , ACHO QUE NOS LIVRAMOS EM DEFINITIVO DO REBAIXAMENTO.
    CARO EDUARDO , VOU DISCORDAR EM UM PONTO , ACHO QUE COM SETTE CÂMARA NÃO GANHAREMOS NADA EM 2020 , PORTANTO É INADIÁVEL A SAÍDA DESSE SUJEITO AINDA ESSE ANO.
    RUIM COSTA TAMBÉM JÁ DEMONSTROU A SUA MAIS COMPLETA INCOMPETÊNCIA PARA SEGUIR À FRENTE DO FUTEBOL DO GALO. RUI COSTA É SÓ MAIS UM SERVIÇAL A MANDO DOS EMPRESÁRIOS . VAI DESTRUIR O GALO.
    AMANHÃ É DERROTAR AS MARIAS E EMPURRA-LAS PARA A SEGUNDA DIVISÃO.

  8. Bom dia!
    Nosso maior reforço pra o jogo de amanhã, sem sombras de dúvidas, será a ausência do câncer que tem matado o time nos últimos anos. ELIAS!
    Que nunca mais esse estrupício volte!!!
    Pra o ano que vem precisamos nos livrar, além dessa praga, também de Fábio Santos e Patric (isso não me engana).

  9. Bom dia. Respeitosamente, o presidente quando assumiu o cargo disse que a meta seria o campeonato brasileiro. Eu concordo que no foco deve ser ganhar esse campeonato, pois em 2021 passaremos o vexame de completar meio século sem conquistar o campeonato nacional. Se for para gritar “é campeão” do Mineiro acho muito pouco para um clube que ja tem 44 campeonatos desse tipo. Precisamos pensar em construir uma casa e deixar de contentar com um barracanzinho. Também nao quero ficar comemorando campeão de público quer seja de serie A ou B. O objetivo do Clube deveria ser o Bicampeonato da Serie A ou da Libertadores. Temos condições para isso? Claro, aproveitando as palavras do Eduardo: ” o Mineirão é nossa casa” é só deixar esse projeto de construir estádio e investir no futebol do Clube. Belo Horizonte já tem dois estádios.

    1. Caro Domingos Sávio, brilhante avaliação. O Galo tem que se concentrar em montar um time vencedor e se sagrar campeão do Brasileirão. Também sou de opinião que deve abandonar o projeto do estádio próprio e voltar em definitivo a jogar no Mineirão. Como já falei neste espaço, se os dois maiores de MG tivessem juízo deixariam a briga para as 4 linhas do campo e se uniriam fora dele em uma sociedade para administrar o Mineirão. Ou então para pressionar a Minas Arena a negociar condições mais favoráveis do que as atuais para garantir o sucesso financeiro dos dois times. Tenho dito

      1. Boa tarde Carlos. Concordo integralmente com você, mas acho que a vaidade dos diretores inviabiliza qualquer possibilidade de entendimento.
        No caso específico do NOSSO GALO, só a mudança de diretoria pode nos trazer dias melhores.

    2. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
      Bom dia Domingos!
      Mais um comentário expondo a realidade.
      Provavelmente será taxado de pessimista.
      Também gostaria de gritar campeão, mas devido a nossa postura de coadjuvantes, vivemos de PEQUENAS RECORDAÇÕES, ser campeão da paixão, campeão de público, reclamar do VAR, da arbitragem, etc.
      Por falar em estádio há vários clubes da série B que tem estádio. O que isso aos ajuda?
      O virtual campeão brasileiro de 2019 será justamente o clube carioca sem estádio.
      Mas como eu sempre escrevo, O GALO É O TIME DO ANO QUE VEM!
      Ano que vem com o mesmo elenco e diretoria tudo será diferente?
      Mas se não mudar ” Sob pena, caso a diretoria permaneça – dela ser colocada pra fora pela força e reação da Massa.”
      A massa PODERÁ depor a diretoria, mas somente ANO QUE VEM!
      TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *