Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Responsabilidade solidária

 

Afinal, com essa falta de transparência em quase tudo e no futebol não é diferente, fico daqui a imaginar quem são os verdadeiros responsáveis pelos destinos do Galo. Os tempos são outros, disso não me nego a entender, mas sou de uma época que os times tinham a mesma formação por várias temporadas. Uma ou no máximo duas peças eram trocadas de um ano para o outro.

Atualmente, para focar no caso específico e que nos une que é o Galo, vejamos as escalações da primeira partida do ano passado e da mais recente. Dia 21 de janeiro de 2020, frente ao Uberlândia, pelo Campeonato Mineiro: Michael; Patric, Rever, Gabriel e Fábio Santos; Zé Welison, Jair e Allan; Marquinhos, Hyoran e Di Santo. Técnico: Dudamel. Na última quarta-feira, dia 3 de fevereiro, pelo Brasileiro: Everson; Gabriel, Rever, Júnior Alonso e Arana; Allan, Alan Franco e Hyoran; Savarino, Vargas e Sasha. Treinador: Sampaoli.

Pois bem, entre os onze iniciais das duas partidas, apenas quatro – Gabriel, Rever, Allan e Hyoran – sendo que entre eles, apenas o último tem sido frequente nas escalações iniciais. Ainda assim, não goza de prestígio junto ao Torcedor. E mais, entre os 18 mencionados, tão e somente Michael, Marquinhos (ambos já deixaram o Galo) e o contestado Gabriel são formados pela base Atleticana.

Para quem foi forjado Atleticano nos anos 1960/70, quando sabíamos de cor o time, é um exercício difícil de assimilar. No time de meados da década de 70, me lembro, eram oito titulares oriundos da base. Vejamos: João Leite; Alves, Márcio, Vantuir e Waldemir; Cerezo, Ângelo e Marcelo; Serginho, Reinaldo e Ziza. Apenas o lateral esquerdo e os dois pontas não foram formados no Galo.

O técnico era Barbatana, que coincidentemente havia treinado o time júnior e no banco ainda Paulo Isidoro. Outros subiram também naquela ocasião, como Danival, Heleno, Marinho e tantos outros. Geração de ouro, que encantava o Brasil e o mundo, só foi contida pela CBF e suas históricas sacanagens a favor de clubes do Rio de Janeiro e São Paulo. Juízes, STJD, tabelas e até mudanças no regulamento no meio da competição para atender a sanha vil e desonesta do eixo.

Agora, como se não bastasse esse histórico sempre atual, vivemos uma situação interna que vem gerando contestações. O Torcedor, maior ativo de qualquer clube, não sabe ao certo que se passa no segundo andar da sede de Lourdes. Daí surgem, notadamente, pelas redes sociais versões que podem – ou não – serem verdadeiras.

Lembram-se daquelas novelas e filmes de anos atrás? Quem matou fulana? Quem roubou a carga (ou o banco)? Próprias de enredos de suspense e/ou ação, para prender o público. Pois agora, diferentemente, tentam sugerir ao Torcedor que essas questões internas não nos dizem respeito. Ora, claro que sim, pois afinal a paixão Atleticana não tem preço. Investimos de diferentes maneiras para atender nossa dedicação com o clube. Ingressos, sócio torcedor, cadeira cativa, camisas e tantos produtos licenciados.

Ah! Diriam alguns, os investidores estão assegurando isso, nossa função é apoiar incondicionalmente essas ações e ao time em campo. Sou favorável, claro, ao apoio e até mesmo ao direito a vaiar e reclamar da diretoria, do treinador e jogadores. Entretanto, quero (queremos) saber e entender sobre todo esse aporte financeiro.

Se vamos pagar quando puder, como vem sendo dito, porque não então transformar tudo isso em doação, assim como foi o terreno e até o “naming rights” (direitos do nome). Ou a conta vai só engordar e num momento corremos o risco de vivenciar algo que outros clubes sem estrutura estão passando? Alguns até desapareceram e outros tendem a seguir esse caminho. Ou, como já ouvi, transformar num clube empresa e ter dono. Nem me importo, sou apenas um Torcedor contribuinte.

Porém, acho necessário e fundamental, que tudo seja colocado às claras e com total transparência. Só assim, sem outra alternativa, coloca-se fim nas especulações maldosas que rondam nosso dia a dia e – consequentemente – enchem nossas cabeças de duvidas. O Atleticano, daqui de BH e de toda parte do mundo, quer participar e ser parte dessa mudança de patamar tanto propalada.

*imagens: flickr/Atlético

36 thoughts to “Responsabilidade solidária”

  1. Boa tarde a todos!
    Engrossando o coro dos que defendem o Sampaoli eu acho que o 5° ou 6° lugar tá ótimo,garantiremos uma vaguinha na pre-libertas. Antes tínhamos o Dudamel e com ele a meta seria os 45 pontos.
    Quanto aos 180 barões castos com esse monte de concursados do doidão isso não é nada.

  2. Caros,

    Dependurar lambendo o SACO Incondicional de CARTOLAS é bom? Ah! ñ são cartolas, são Mecenas, são abnegados, são empresários bem sucessidos…Bem, todos sabem de cor e salteado o q eles aprontaram no verão de 2005. FATO.

    Adianta a famosa PATOTA encher o saco com TEXTÍCULOS beirando o ridículo e pseudo MORALISTA, q prá dizer q tão sorrindo enfiam um kkkkkkkk, prá dizer UM nada com nada enfiam um mimimi na conta dos outros…etc.

    São uns FANTASISTAS tais CABRÕES, os reis do QUIPROCÓ! Ñ merecem crédito e muito menos RESPEITO!…no antigo Mineirão, no altura do Portão Sete, qnd o time atacava, A PATOTA pedia prá TORCIDA se sentar pq tava atrapalhando a visão das DONDOCAS…no intervalo dos jgs, apreciavam JABÁ de gato com lebre q eles ARROTAVAM como Carne de 1ª…

    …Prá q Clube de Futebol ENTREGADOR DE RAPADURA?…Prá q?…Há no mundo todo inúmeros Clubes RICOS, austeros e estacionados.

    NOSSO GALO é Clube de Futebol, razão de EXISTIR! Prá ser reconhecido como GRANDE, doa a quem doer, deve CONQUISTAR as competições q disputa, e FODAM-SE os Cabrões de Cabeça Baixa! São pulhas, cujo exercício predileto é se dependurar pela LÍNGUA em saco de meninins! Aqui é GALO, mané!..

    E mais, Dirigente de futebol de Clube GRANDE, de Clube de massa ou dA MASSA ñ pode apenas INVESTIR e papagaiar marquetingue de ABNEGADO, tem q entender de FUTEBOL, se ñ entende, tm q FINGIR q entende, SIMPLES, e fundamental mais q entender de FUTEBOL, entender BASTIDORES do futebol, q é onde tb se ganham os campeonatos…

    A 1ª tentativa “CIENTÍFICA” de classificar o q é um clube GRANDE no futebol brasileiro remonta aos anos 20, século passado… houve um embrião de torneio nacional, vencido pelo EXTINTO PAULISTANO! Nos 30, na 2ª tentativa, via CBD, NOSSO GALO faturou, e é por isso, LEIAM e releiam Cabrões, seus CANALHAS VELHACOS!, é por causa desse TÍTULO esquecido q NOSSO GALO tá na origem dos GRANDES CLUBES do Futebol Brasileiro…tem nada a ver com CAMISA CONTRA VENTO, ñ! Eram os adversários q tinha q ser BATIDOS na época, dentro de campo, disputas encardidas..foi nessa época q surgiu o até hj INIGUALÁVEL Guará Diabo Loiro, O Maior MATADOR de Marias da história. FATO!

    Na 3ª vez, nos 80, veio o Clube dos 13. Se NOSSO GALO ñ fosse VENCEDOR ñ estaria envolvido na treta. FATO. Existem outros ingredientes para um CLUBE ser considerado GRANDE e ñ tem nada a ver com a invenção do FAX. Ter TORCIDA ñ é critério, tenham isso. Um critério DECISIVO é enfrentar qualquer AGREMIAÇÃO, seja onde for, se impondo DENTRO DE CAMPO…Nosso GALO, ao contrário do q tentam nos fazer crer a partir da DÉCADA PERDIDA (2000, um pouco antes, até 2010, inclusive tomando goleadas VERGONHOSAS em sequência), sempre foi um CLUBE aguerrido e VENCEDOR em qq lugar. FATO quente, comprovado pelos CAMPEÕES do GELO…

    Nesse ANO Q VEM atual (é considerar, ou querem mais prazo?) um PROJETO tá em curso, é o q dizem: Qual o objetivo do PROJETO, além de legitimar a ENTREGA do DIAMANTE DE LOURDES para os abnegados em troca de um campinho para meia dúzia de SÓCIOS jogar copo no chão na beira de uma marginal? Quem passa ali sente, venta muito! Será q O VENTO vai suportar a pressão? É brincadeira?

    NOSSO GALO É GRANDE! CLUBE GRANDE VENCE O BRASILEIRO!

    FATO q urge, VAMOS DEIXAR DE CONVERSA MOLE, futebol é negócio de GENTE GRANDE!…NOSSO GALO tem a obrigação de voltar a VENCER o Brasileiro. A OBRIGAÇÃO é MORAL! A próxima geração de atleticanos vai AGRADECER. Será q PRESENTEMENTE tamos numa GERAÇÃO de atleticano pequeno e CANALHA q num consegue ultrapassar um EU ACREDITO, arrogante e vaidoso?? Alguém acredita q ACREDITAR sem AÇÃO assertiva leva a algum lugar?..

    Pergunta:???

    OS CARTOLAS atuais tem q INTERVIR e falar o PORTUGUÊS claro: 1º, os dirigentes tem q barrar contratações sem critério sugeridas pelo SALTITANTE. O critério é qualidade, é chegar pra jogar e ñ prá aprender a jogar. Aqui é UNIVERSIDADE do GALO, né escolhinha de mininins ñ; 2º, os dirigente tem q valiar o qnt antes o custo benefício de certas e determinadas contratações ATUAI; Ex. a quem interessa manter O MÃO DE QUIABO, só se for a esposa e as VIÚVAS! 3º, qq tropeço no MINEIRO, RUA! Ñ é pq o NOSSO MINEIRO ñ vale nada q ele ñ tem a sua HONRA e valor!

    SOBRE A BASE: Como q uma galera SUB 19 é campeã e ñ se aproveita ninguém no time cima? Ñ tem goleiro, n tem lateral direito, zagueiros, volantes e meia atacantes, atacantes? Como foram campeões? Sera q são como aquele SUB DEZENOVE q escreve aqui, NONSENSE!

    Ufa, É MOLE? é lero lero demais e futebol de menos, Abs!

  3. Boa tarde Eduardo e Atleticanos! A campanha do Galo neste campeonato, embora esteja em “terceiro”, não pode deixar de ser considerada decepcionante, pois foram várias as derrotas bisonhas e até mesmo as vitórias com futebol ruim e de baixa qualidade.
    Dos jogos do Atlético, vimos um time sem padrão de jogo, com vários jogadores tipo sangue suga em campo, com resultados medíocres contra adversários em péssima fase, além da perpetuação de erros e defeitos que o técnico não consegue resolver. O Atlético é hoje um time que, quanto mais treina, parece piorar. As partidas seguintes são sempre piores do que a anterior a qual já fora bem ruim. Veja o sistema defensivo – o problema é coletivo: há erros de posicionamento, esquema de jogo extremamente exposto e falta de combatividade do meio campo, cessão de espaços ao adversário- isso por si já demonstra que não existe treinamento do sistema denfensivo.
    Quantos foram os resultados ruins por causa de time mal escalado, por causa de invenções bizarras, por incapacidade do treinador em corrigir os defeitos do time.
    Ora há algo muito estranho acontecendo dentro do clube que não estamos sabendo. Como justificar a queda de rendimento de alguns jogadores como Nathan, Marrony, Allan Franco, Jair e
    Então, para um time com um investimento altíssimo, com quase todos os pedidos do tal técnico atendidos e, mesmo assim, com resultados medonhos ( derrotas para santos, fortaleza, bahia, palmeiras, athletico pr, vasco e goiás) como defender a permanência desse pedante Sampaoli, inventor de besteiras, portador de uma empáfia e teimosia absurdas e péssimo na gestão de pessoas.
    A par de tudo que citei, não tenho receio em afirmar e o tempo vai provar que estou certo: “Com Sampaoli, o Galo não conquistará nada”. Seu tempo já foi! Fora Sampaoli!
    Saudações Atleticanas

  4. Com relação ao nosso time. Uma frase correta, muito repetida, mas pouco usada é a que afirma que “não adianta esperar resultados diferentes fazendo todas as coisas do mesmo jeito”. Nos insucessos recentes do Galo, a fórmula do fracasso foi repetida exaustivamente. Colocamos a culpa no treinador, em alguns jogadores mais visados pela torcida, mudamos tudo e recomeçamos o ciclo do zero para, no final, culpar novamente o treinador, alguns jogadores e mudar tudo de novo. Será que ninguém imagina que dá para fazer diferente?

    O Galo tem um treinador de ponta, reconhecido no cenário mundial, em que pese a opinião de seus desafetos. Que tal deixa-lo realizar o seu trabalho? Pela primeira vez em muitos anos, agora temos uma diretoria que aponta para esse caminho alternativo. Funcionou uma vez com o Cuca. Talvez funcione novamente com o Sampaoli. O que é certo é que desde o Cuca o caminho de demitir treinador a cada temporada (ou durante a temporada) nunca funcionou. Então talvez seja melhor mudar o jeito de fazer as coisas para tentar um resultado diferente, não?

    Porém, se o treinador é bom, mas a gente está patinando no campeonato, então o que está acontecendo? Novamente, a análise superficial dos fatos, muitas vezes leva a uma interpretação também superficial desses mesmos fatos. ‘O time falhou em momentos decisivos’. Esse é um fato. ‘A culpa é do treinador e dos jogadores A ou B’. Essa é uma interpretação superficial dos fatos e que pode estar equivocada. ‘O ataque faz muitos gols, mas a defesa também toma muitos gols’. Esse é um fato. ‘A culpa são dos jogadores da defesa, do goleiro e do treinador que não sabe armar o time para jogar recuado quando precisa’. Essa é a interpretação mais fácil, porém, não necessariamente a mais correta. ‘O treinador inventa muito: 3-5-2; 4-3-3; 4-4-2 e toda a sopa de letrinhas possível, além de escalar jogadores em posições diferentes da habitual’. Sim, essas mudanças promovidas pelo treinador são fatos. ‘Por culpa dessa bagunça, o time vai mal’. Outra interpretação possível, mas não necessariamente a única ou a mais correta.

    E como opinião cada um tem a sua, vou expor a minha aqui. Quem quiser contestar, argumentar e debater, podemos trocar idéias. Ninguém é dono da verdade. Só da sua opinião. Porém, aos que preferirem zombar, ridicularizar e ironizar, esses falarão sozinho. Essas costumam serem as armas que restam quando falta o argumento.

    Primeiro lugar, penso que o treinador é o maior culpado pelo seu próprio sucesso. Em que pese o grande investimento na formação de um elenco que as diretorias anteriores se esforçaram para destruir, o Galo atual não tem um grande time. Após a vitória contra o poderoso flamengo no primeiro turno, o treinador (como um bom egocêntrico, conforme se diz por aí) não aproveitou o momento para se vangloriar do resultado obtido, mas conhecedor da situação que tinha em mãos, avisou que o elenco não era suficiente para disputar com chances de título o campeonato e que precisaria de peças para encorpar o elenco. Embriagados por uma vitória inesperada e pela malícia da imprensa com o treinador, torcida e diretoria preferiram achar que aquilo era apenas excentricidade do careca.

    Na mesma linha, o comentarista Gérson (da Copa de 70) após aquele jogo, expôs um realismo inconveniente sobre nossa situação. Disse que o Galo não era favorito a nada, que tinha um time comum, sem nada de extraordinário. E ainda perguntou, ‘quem é Alan Franco’?; ‘quem é Jair’?; ‘quem é Hyoran’? Novamente, nós da torcida, ficamos revoltados e achamos melhor fechar os olhos e entender aquelas críticas como despeito do pessoal do ‘eixo’.

    Mas o fato é que, apesar de insuficiente na opinião do treinador, o time mostrou serviço nas primeiras rodadas, apesar de algumas derrotas inesperadas como a para o botafogo que não ensinou nada para a gente. Esse bom serviço inicial, acabou criando uma expectativa exagerada mas compreensível em uma torcida que espera a 49 anos pelo título do brasileiro. Porém, a queda de rendimento no final do primeiro turno (que a tabela nos destinou uma maioria de adversários que disputaria o rebaixamento) também parece que não nos ensinou nada. Preferimos jogar a culpa na conta das ‘invencionices’ do treinador e de alguns jogadores, como o Marquinhos, que foi escolhido para ser o ‘bode expiatório’ de um time com dificuldades em fazer gols.

    Pois bem, vamos à minha interpretação dos fatos. O nosso time é fraco. Até aqueles tidos como os melhores, Alonso e Arana, vêm falhando e sendo contestados pela torcida. Sobrou até para o Keno, outrora o queridinho e tido como o nosso melhor jogador (aquele mesmo que foi reserva no Palmeiras, campeão brasileiro…). Portanto, o nosso time é fraco. E essa é uma variável que tem de ser levada em consideração. Foi sua estrutura tática e sua forma de jogar com intensidade que nos deu a condição de estar o campeonato inteiro no G4. Se ganhamos de times mais fortes e perdemos ou empatamos com os mais fracos foi simplesmente porque os mais fortes jogaram e nos deixaram jogar, de forma que a nossa intensidade e padrão tático fizeram a diferença. Já contra os mais fracos, jogando quase sempre num 9-0-1, para furar retrancas implacáveis, precisaria de talento para a criação de jogadas, habilidade para envolver os marcadores, precisão para conclusão de jogadas. O nosso ataque não tem nada disso, ou muito pouco.

    O flamengo dias antes do nosso último jogo, foi a Goiás e ganhou de 3×0. Quem armava suas jogadas eram Arrascaeta e Everton Ribeiro. No Galo, Hyoran e Alan Franco. Quem concluía as jogadas no flamengo eram Gabigol e Bruno Henrique. No Galo eram Sacha e Vargas. Tinha também o Savarino que cruzou duas bolas na arquibancada de forma absolutamente ridícula. Dá para comparar?

    Para quem enche a boca para falar num investimento de $200 milhões para formar um elenco inteiro que praticamente não existia, o flamengo gastou quase isso com Gabigol e com seu reserva Pedro. Já Vargas e Sasha custaram, juntos, $20 milhões. Dá para competir? Arrascaeta custou ao flamengo em torno de $ 90 milhões. O nosso esforçado Hyoran, $ 7,5 milhões. É por isso que o flamengo patinou o torneio inteiro e desponta agora como favorito para ganhar novamente o campeonato. Infelizmente não há milagre no futebol atual. A disparidade do futebol europeu e sul –americano comprova isso. Sem dinheiro não se monta time vencedor. As insistentes exigências por reforços do treinador tinham esse objetivo e, infelizmente, os investidores resolveram abrir os cofres pra valer somente para ‘o ano que vem’, que aliás, já chegou.

    Então minha conclusão é de que perdemos para times altamente retrancados por falta de talento, habilidade e precisão para vencer. Ganhamos jogos contra adversários ‘mais difíceis’ porque eles resolveram jogar contra nós e foram surpreendidos com um time bem armado e intenso. Obra do treinador, em que pese os que já têm a fórmula pronta: ‘perdeu, culpa do treinador’.

    Daí se chega a minha segunda opinião. Nosso problema nunca foi a defesa. Enfrentamos o flamengo duas vezes e no placar agregado não tomamos nenhum gol e fizemos cinco. E porque fizemos cinco contra o flamengo e não fizemos nenhum contra o goiás? A forma de jogar de cada um dos nossos adversários e nossa falta de condições de furar retrancas explicam isso. Sabemos nos defender quando precisamos e os jogos contra flamengo e grêmio mostraram isso. Precisaríamos é saber fazer gols quando enfrentamos uma retranca muito fechada. Se tivéssemos isso, ninguém estaria reclamando do gol tomado do Goiás se nós, como o flamengo, também tivéssemos marcado três gols na partida. Quantos gols perdemos em jogadas criadas contra o pessoal do Z4? Quantos pontos teríamos feito se houve melhor qualidade no nosso ataque? Foi por essa deficiência que estamos hoje com pouquíssima chance de ser campeão quando poderíamos estar com folga na tabela.

    Por último, a fama de que o treinador ‘inventa muito’. Mas uma vez, acho o contrário. O treinador me surpreendeu negativamente justamente por ser muito conservador. Não estou falando de ajustes táticos e de jogadores que são feitos a cada partida, de acordo com o adversário, porque em geral os ajustes são positivos como se mostrou contra o flamengo ou inócuos como no caso do Goiás. E eu vejo gente reclamando porque o treinador ‘inventou’ contra o Goiás, jogando com três zagueiros, como se isso tivesse feito alguma diferença! Se o Guga não ia jogar, francamente, qual a diferença de entrar com Gabriel ou com o Mariano se na prática jogamos num 0-0-10? Será que se ao invés do 3-5-2 com Gabriel tivéssemos entrado no tradicional 4-3-3- com o Mariano os nossos jogadores de ataque não ficariam ‘confusos’ no campo e desandariam a marcar gols no Goiás? Francamente! Eu acho que até para fazer críticas ela tem que ter alguma substância!

    E aí, pelo contrário, minha reclamação com o treinador é por ele ter sido muito conservador. Quantos pontos precisamos perder ainda para times retrancados para ele apostar em jogadores habilidosos que partem para cima? Por que Vargas, visivelmente em mal momento, ao invés de Marrony que é habilidoso e parte para cima? Ou até Savinho que também podia fazer algo diferente? Ou ainda Tardelli que tem mais talento, habilidade e precisão que todos do ataque e que está querendo mostrar serviço? Podia ter dado tudo errado? Sim, como deu sendo conservador. Mas ao menos ele teria tentado.

    Então, ao contrário da maioria, penso que o Sampaoli não inventou nada e esse foi o seu erro de sequer ter tentado fazer algo diferente. Portanto, a crítica que eu faço ao treinador é completamente diferente das que estão circulando por aí. Ele é o comandante. Cabe a ele encontrar alternativas. Ou ao menos procura-las. Nós perdemos pontos para todos os times que jogaram retrancado conosco. Qual foi a alternativa tentada pelo Sampaoli? Qual a chance real que foi dada ao Savinho? Porque insistir com um Vargas e um Sasha que não estão fazendo diferença e não tentar um Marrony ou um Tardelli? Falta um bom finalizador no time? Falta um bom armador? Um bom driblador? Quais as alternativas experimentadas pelo Sampaoli? Nenhuma? Dizer que não aproveita nada da base sem testar não é justificativa pois quem vinha jogando estava tendo a chance e sendo reprovado. Nessas circunstâncias, não dá para insistir no que não funciona. Precisava tentar algo diferente, mesmo que não desse certo. Engraçado que culpam o treinador pelo que ele tem de bom e ninguém questiona por sua incapacidade de descobrir alternativas para os obstáculos encontrados.

    Enfim, minhas conclusões são de que estamos indo longe com o elenco que temos por méritos dos jogadores sim, mas também pelo bom trabalho do treinador, apesar de seu conservadorismo. Que se quisermos ser campeões precisamos sim de reforços e investimentos, pois os adversários que disputam de verdade os títulos estão se reforçando cada vez mais. Que precisamos dar mais chances aos jogadores novos vindos da base pois é ali que o Galo tem que encontrar o equilíbrio para ter times competitivos já que não dá para ficar investindo $ 200 milhões todo ano.

  5. Eduardo, a sua crônica de hoje é muito oportuna. De fato, tirando os muito amargurados, a torcida do Galo está muito feliz com os investimentos que estão sendo feitos no clube e os que ainda estão por vir. Porém, não deixa de causar preocupação a questão financeira do clube. Como bem lembrou o Domingos Sávio, o Menin já disse em entrevistas que dos investimentos feitos, se der lucro, o Galo devolve o dinheiro sem juros, se der prejuízo ele assume. Ok. Mas como bom mineiro, eu pergunto: isso tá assinado dessa forma aonde? Porque se ele estiver gastando a fundo perdido, pode trazer mais jogadores prontos para vestir a camisa e garantir os três pontos, a vontade. Mas se for para aumentar a dívida do Galo, precisaria um pouco mais de prudência para não incorrer nos mesmos erros de um ex-time da cidade. Porque não vale a pena ganhar a qualquer custo. Viver cheio de vaidade por um curto tempo e depois cair em desgraça e desaparecer.

    Seria muito bom se os mecenas se dirigissem diretamente à torcida e explicassem o que estão fazendo e quais as consequências futuras que essas medidas podem trazer. O Toninho BH nos explicou sobre contratos de mútuos. Ok. Os juros são ínfimos, o prazo longo, mas os contratos continuam existindo e obrigando as partes. Se, por absurdo, todo investimento for um desastre, como fica o débito? Menin já afirmou que assume o prejuízo. Como vai ser isso? Cancela o contrato de mútuo sem pagamento? Pode? Converte em doação? E se, novamente por absurdo, o mutuante mudar de ideia e quiser seu dinheiro de volta? Como será pago? E se, no longo prazo, seus herdeiros quiserem receber esse dinheiro? Como quem empresta e quem gasta são as mesmas pessoas, não deixa de haver um risco, não desprezível, para o clube nesse empreendimento. De qualquer forma, se esses recursos não forem pagos ou não forem convertidos em doação, os destinos do clube ficarão para sempre atrelados ao bom humor de seus investidores. Quais são as garantias de que esses riscos não existem ou são contornáveis? Essa é a questão a ser respondida.

  6. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Transparência é tudo na vida.

    Como ainda somos seres humanos em processo de evolução, muitas coisas ainda preferimos jogar para debaixo do tapete.

    Diante de tantos burburinhos, o silêncio da diretoria acaba servindo de combustível para inflamar ainda mais a língua dos fofoqueiros de plantão.

    O que custa a diretoria vir a público e dar uma satisfação aos seus Torcedores do que se passa nos bastidores?

    Saudações Alvinegras,

  7. O que é um CONTRATO DE MUTUO.

    O contrato de mútuo é um dos instrumentos contratuais tipificados no nosso código civil e é amplamente utilizado no Direito brasileiro. Ele consiste em uma relação de empréstimo entre dois particulares, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.
    Caso o instrumento seja firmado entre pessoas jurídicas, há incidência de IOF. Já se o empréstimo for realizado entre uma pessoa física e uma jurídica não incide tal tributação. Vale atentar que o contrato pode ser feito em dinheiro, mas também pode ter como objeto o empréstimo de outros bens fungíveis, como produtos agrícolas. É importante, neste caso, ter em mente que o pagamento deve ocorrer na mesma moeda em que foi concedido o empréstimo, sob risco de transformar o mútuo em um contrato de compra e venda, caso o empréstimo seja feito em grãos e devolvido em moeda corrente, por exemplo.
    Este tipo de contrato envolve duas ou mais partes. Em um polo, há quem fará o empréstimo dos recursos, geralmente mediante depósito em conta, esta figura é denominada Mutuante. No outro polo temos a Mutuária, ou seja, aquela que recebe os recursos. Apesar disto não ser obrigatório, recorrentemente o contrato estabelece a finalidade que deve ser dada aqueles recursos, podendo ir desde financiar um empreendimento a pagar dívidas com terceiros. Caso o contrato especifique o objetivo que deve ser dado ao empréstimo, a Mutuária deverá respeitar a finalidade estabelecida.
    Sendo o contrato de mútuo um instrumento financeiro, deverá também contar com um prazo e uma taxa de juros a ser aplicada sobre os recursos mutuados. Estes dois elementos, prazo e juros, são essenciais ao contrato visto que sem eles é impossível prever quando ocorrerá a devolução e quanto será a quantia devolvida ao Mutuante. Também é altamente recomendável instituir contratualmente multa em caso de atrasos ou de não pagamento do empréstimo, a fim de que existam consequências e correção monetária dos recursos para o período em que a Mutuária possa vir a ficar inadimplente.
    Os contratos de mútuo ainda possuem a peculiaridade de serem títulos executáveis extrajudicialmente, desde que assinados por ambos os contratantes e por duas testemunhas, nos termos do Art. 784, inciso III do CPC. Neste caso, se houver inadimplência, não é preciso abrir um processo judicial a fim de estabelecer a cobrança, o penhor de bens e a inclusão do nome do devedor na lista de inadimplentes. Então, basta executar a cobrança da mesma forma que seria feito com um cheque, por exemplo.
    Assim, podemos concluir que o contrato de mútuo é um instrumento seguro por meio do qual particulares podem estabelecer empréstimos sem a intermediação de instituição financeira e de forma legal. Vale ainda destacar que os juros cobrados pela Mutuante não devem ser abusivos e comprometer a capacidade de pagamento da Mutuária e também que as partes, principalmente a Mutuante, não devem fazer desta prática a sua principal forma de sustento e obtenção de renda, visando não incorrer em irregularidades que podem acarretar a nulidade do contrato firmado ou a intervenção judicial acerca dos juros ali cobrados.

  8. Os 4Rs através do Rubens Menin já deram todas as explicações sobre os aportes que estão fazendo. Por mais de uma vez, inclusive.
    Do mesmo modo que a CREFISA faz no Palmeiras e ninguém fala nada. Inclusive, a CREFISA acionada pelo Banco Central teve de regularizar todos os aportes feitos ao Palmeiras, firmando Contratos de Mutuo, conforme exigido pela legislação fiscal.
    Os aportes ao Atlético são feitos em Contratos de Mutuo. Os juros estabelecidos pelos 4Rs são ínfimos, próximo de ZERO.
    Caso o Atlético venda um ATIVO, jogador inclusive, terá de consultar os investidores para estabelecer sua participação e retirada, caso o investidor assim entenda.
    Os investidores possuem patrimônios pessoais construídos legitimamente que lhes permite tais ações.
    Na Europa, 90 % dos grandes clubes são tocados dessa maneira, com base em investidores que aportam grandes valores com uma perspectiva maior ou menor de lucro. Como acham que, por exemplo, o Leicester City chegou lá? O PSG ? O Leipzig RB ? Por que a Red Bull patrocina várias equipes no mundo, inclusive aqui.
    Só no GALO é que não pode. Pode, entretanto, acabar com as finanças do clube como fizeram inúmeras gestões anteriores.
    Aqui no Brasil, um monte de gente mal informada, sem nenhum entendimento de negócios e visão do tamanho financeiro desses caras, fica dando palpite sem o mínimo critério.
    Resumindo, os caras têm um patrimônio pessoal construído que lhes permite correr algum risco para sustentar o prazer incomparável de ser ATLETICANO.
    Deixem os caras ajudar em paz !

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      o estádio será do Atlético mesmo , tem certeza ?

      Pra mim eu entendo , dado o que foi noticiado ,
      que será mais um DENOREX na vida do clube .

      Ou então , parodiando a novela , ” aquele que é
      sem nunca ter sido ”

      Vamos ver !
      Ou não , porque daqui a 30 anos não acredito
      estar aqui pra ver .

    2. TONINHO BH ,

      a mim pouco se me dá como e quanto
      esses caras possam estar “enfiando” os
      seus dinheiros no clube .

      A instituição lhes pertence de fato e a
      grana é deles , estou me lixando a esse
      respeito .

      Como TORCEDOR EU QUERO É TIME !
      TEM ?

    3. Você deve ser mais um q tá no meio da maracutaia desses R4 , era a mesma conversa do empréstimo do Ricardo Guimarães quando presidente em 2005 de 40 milhões, com juros baixíssimos, com contrato mútuo, com isso e com aquilo q as leis brasileiras permitem , e diga Se de passagem uma porcaria de lei , e hoje a dívida com este senhor é de 130 milhões, isso aí é conversa para boi dormir, e Leicester, PSG , RB Leipizig ganhou oque q títulos q eles ganharam q história q eles têm no Futebol, História e títulos tem é o Barcelona, Real Madrid, Bayer, Atlético de Madrid , River plate, Boca , todos esses caminham com as próprias pernas , não tem essa maracutaia de investidor , alguém q compra e banca o clube , isso é o fim do futebol e dos clubes, e mais uma vez ACORDA TORCIDA DO ATLÉTICO.

    4. Toninho BH. não a almoços grátis. o dia que a conta chegar no mínimo vamos ficar igual as caloteiras e freguesas ou pior. um exemplo o Palmeiras tem um grande patrocinador e coloca os jogadores da base e no futuro dão lucros para equipe.olha a base do galo se quer a última revelação Bernard. Jemerson isto foi a mais de 5 anos. aff.triste realidade.

  9. Chega de cacaria, bota a turma da base para jogar.

    Tenho certeza de que a contratação do Hulk é fria. O cara está há bastante tempo no futebol da China, vai custar até se adaptar ao nosso futebol. Já jogou num nível razoável, mas não é, nem nunca foi, um craque da estirpe do Ronaldinho. Bota a base para jogar!

    O Dodô é outra fria. Jogador mediano. Serve, no máximo, para composição de banco. Prefiro subida de jogador da base. Chega de cacaria!

  10. É moda nos Estados Unidos os grandes milionários serem donos de times de basquete, futebol americano e beisebol. Quem sabe os Menin não querem? No Rio os Moreira Salles tem “projeto” para o Botafogo. Todos esperando a lei que trata do assunto. Transformam-se as dívidas em ações e pronto. Clube Atlético Menin – CAM, nem precisa mudar o escudo.

  11. Como o Galo não vai jogar nesse fds eu vou cantar:
    Havia um certo clube na cidade
    Que era mesmo cheio de vaidade
    Queria mesmo ser campeão
    Saiu comprando tudo, títulos por fax e até juiz ladrão.
    E assim termina a história de um time quebrado e sem nenhum Tostão.

  12. PelamordeDeus! CreimDeuspai! Tem Galo botando ovo lá em Santa Catarina.
    Agora é que vou ficar com medo mesmo desse projeto Galotrans.
    Vão transformar o Galo em quê mesmo?
    O Galo do futuro vai botar ovo em vez de bola na rede dos outros?
    As marias estão morrendo de medo da concorrência.
    Sai capeta. Aqui não. Aqui é Galo p@#$%.
    Ou será que não é mais?

  13. Então vamos lá CORNETAR sobre o quê ?

    Contratações ?
    O TEOBALDO trouxe uma ótima , que foi
    a notícia da chegada do DÁ…DÓ .

    Sinceramente , ‘tão de sacanagem com
    o torcedor !

    A possível quebradeira PÓS PROJETO ?
    Sem chances , os caras já garantiram o
    resguardo de seus dinheiros, afinal têm
    em mãos o ESTÁDIO por 30 anos com
    mais 30 renováveis .

    Foi a maior jogada imobiliária que os
    GÊNIOS da construção civil ( sim , eles
    são isso mesmo ) conseguiram para o
    aproveitamento da área que para eles
    não renderia NADA , haja vista a sua
    condição de restrição de uso que , em
    um passe de mágica , se transformou
    por meio de uma DOAÇÃO passível de
    aproveitamento .

    Eita !, que essa turma é fera demais da
    conta .

    Temos mais o quê pra hoje ?
    Ah! , o arquiteto de 2005 , segundo o
    bom PAULO SILVA , está mais ativo do
    que nunca .

    Ele poderia fazer as suas experiências
    naquele time que ele tem de reserva .

    Leva o Saltitante pra lá pra aprontar o
    que quiser e , se der certo , traz de
    volta .
    Que tal ?

    1. Boa tarde , mais não existe projeto algum pessoal, o projeto se chama lavagem de dinheiro e q no Brasil é fácil de fazer , esse pessoal q está mandando no Atlético tá é preocupado com o dinheiro, o dinheiro q vai lavar, o dinheiro q vai ganhar , o dinheiro q vai gastar , o dinheiro vai comprar todos os jogadores possíveis sem critério algum, ENTÃO O PROJETO DESSE POVO AI SE CHAMA ” DINHEIRO ” , não é fazer um clube campeão, um clube formador , um clube honesto transparente, e pensando bem, realmente isso não interessa para esse novo clube q está surgindo em Minas Gerais ” SAMPAOLI BMG MRV FUTEBOL CLUBE ” , esse novo clube não tem alma , não tem amor , não tem empatia , não tem sangue , não tem compaixão ( diga se os 300 funcionários q foram mandados embora sem justificativa alguma e q estão sem receber seus acertos ) , eu estava fazendo um levantamento o Atlético tem no profissional juntando os Atletas atuais do elenco mais os Atletas emprestado e os Atletas do sub 23 são 74 atletas no montante profissional do Atlético, um absurdo, uma conta enorme , jogadores com salários até relevantes q não deram nada e q estão onarando o clube de alguma forma , e simplesmente a conta é essa :
      74 jogadores
      300 funcionários para fazerem o acerto
      Inúmeras ações na justiça trabalhista e algumas já ganhas contra o Atlético
      A conta vai chegar com certeza é mais uma vez ACORDA TORCIDA DO ATLÉTICO.

  14. Continuarei torcendo para o time do Atlético a cada jogo, sem expectativas. Continuarei comprando ingressos e paperview para desfrutar do prazer de assistir uma partida de futebol. Voltarei a comprar as camisas do time quando estiverem disponíveis os modelos sem as logomarcas dos patrocinadores. Jamais torcerei para dirigentes, treinadores, investidores ou mesmo para a empresa Atlético S.A. Não me permitirei sofrer por uma atividade que, há muito tempo, deixou de ser meramente esportiva ou revestida do romantismo de outrora. Do mesmo modo não sentirei a ilusão de que minha opinião possa ter qualquer relevância no destino da “instituição Atlético”. Assim sendo, identifico um caminho perigoso que pode estar se revelando em outros amiGalos, ou seja, o caminho da indiferença. Abraços!

  15. Dizem que estão fazendo um projeto vencedor e a torcida, mais uma vez tem que apoiar.
    Por enquanto é apenas um projeto, como vários que já nos foram empurrados. De vencedor ainda não tem nada. Só quando ganhar um Brasileiro.
    Bons tempos, quando na geral ou arquibancada éramos chamados de a Massa do Galo. Hoje somos ” sócio torcedor “.
    Talvez estejamos sim num momento de transição, mas de descaracterização das qualidades que eram as marcas de nossa torcida. Ela vem sendo alijada do Clube. Estão cortando o cordão umbilical com a Massa.
    Como era bonita a festa que a torcida fazia com a entrada em fila das bandeiras, a chegada da Charanga do Júlio e quando o time precisava de apoio, o nosso grito era “apenas ” GALO.
    Como sócio torcedor nos restarão pequenas flamulas e badulaques fornecidos pelos patrocinadores .
    Pelo que estão falando Sampaoli continuará. Podemos esperar a cada jogo um esquema e um time diferente em campo. Diferente dos anos 60 e 70 , que sabíamos a escalação da equipe. Quanto mais jogavam juntos mais era o entrosamento. Os jogadores liam os pensamentos dos companheiros.
    Então vamos em frente como sócio torcedor e no esquema do Sampaoli de top top na torcida.

  16. Salve Massa e Guru !

    O assunto de hoje é salutar e pertinente meu caro Guru e também vem me causando preocupação. Acho que j´[a está na hora da torcida fazer um movimento nas redes sociais, exigindo explicações da diretoria e dos Mecenas para esta gastança. Estou achando ruim as contratações? Não mas, “quem ama cuida” e estou cuidando daquilo que amo, o Galo.
    Não podemos e nem devemos cair na mesma armadilha que nossos ex rivais caíram e quando se deram conta estavam na lama e de lá pelo jeito, vão demorar muito a sair, se é que vão sair algum dia.
    Não podemos é deixar só na mão da organizada as cobranças e protestos, temos que tirar os pijamas e se não podemos ir para a sede de Lourdes pedir explicações, que façamos então pelas ferramentas que temos hoje.
    Eu farei minha parte, já vou lá no Twitter do clube cobrar e vc?

  17. O Jacu Carvalho, aquele que é amigo de todo mundo, mas ninguém diz que é amigo dele, está dizendo, como se fosse um furo de reportagem que o treinador do Galo não vai sair agora e vai “tocar o projeto da Libertadores”. Olha o projeto aí de novo. Será por causa da construtora que está cheio de arquitetos no Galo?

    Esse cruzeirense/flamenguista não sabe que isso não é notícia, pois, o tal treinador jamais sairá do Galo porque não tem outros no mundo para pagar-lhe o salário que recebe aqui e nem lhe dar as regalias que aqui tem. Essas noticinhas de saída são plantadas pelos marqueteiros dele para ficar explorando ainda mais os crédulos e generosos mecenas que uma hora dessas devem estar fazendo vaquinha para aumentar o seu salário. Ele só sai se for mandado embora e com o bolso regulado pela multa rescisória. Azar dos atleticanos de mentira.

    1. Concordo contigo, Paulo Silva. Não sei como aquela figura abjeta continua surfando nas ondas da imprensa mineira, encontrando por essas bandas canais que reverberam as imundices propagadas por ele. Que sujeito asqueroso!!!

  18. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA .
    LEMBRO MUITO BEM QUE EM MEADOS DA DÉCADA DE 70 , O NOME DE CLODOALDO , DO SANTOS , TRI CAMPEÃO MUNDIAL , FOI VENTILADO NO ATLÉTICO. HOUVE ATÉ CONTATOS .
    QUANDO EM UMA PARTIDA , UM COMENTARISTA DA SAUDOSA RÁDIO GUARANI , FEZ O SEGUINTE COMENTÁRIO :
    “”É DESNECESSÁRIO O ATLÉTICO CONTRATAR CLODOALDO , POIS ESSE MENINO QUE ESTÁ ESTREANDO AÍ É DO MESMO NÍVEL DO TRI CAMPEÃO””.
    O MENINO ERA TONINHO CEREZO QUE ESTAVA COMEÇANDO E REALMENTE SE TRANSFORMOU NUM DOS MAIORES MEIO CAMPISTAS DO MUNDO.
    O GALO REVELAVA CRAQUES AOS MONTES :
    REINALDO , TONINHO CEREZO , PAULO IZIDORO , MARCELO , DANIVAL , ALVES , GETÚLIO , ÂNGELO , LÔLA E MUITOS OUTROS.
    SAUDOSOS TEMPOS AQUELES , EM QUE A MASSA ERA EMBALADA PELOS CRAQUES QUE DESFILAVAM EM CAMPO.
    DE LÁ PARA CÁ , NO QUE SE TRANSFORMOU A NOSSA BASE SENÃO EM UM LIXO , PARA NEGOCIATAS DE EMPRESÁRIOS.
    UMA BASE QUE NÃO É DIGNA DE REVELAR UM ÚNICO CRAQUE.
    ESSE JÚNIOR FAVARE , QUE MERECIDA MENTE FOI DEMITIDO AGORA , CONTRATOU QUASE 30 JOGADORES NA FAIXA DE 20 ANOS.
    ORA BOLAS , UM JOGADOR DE 20 ANOS QUE NÃO ESTÁ NO PROFISSIONAL E NÃO É TITULAR É PORQUE NÃO SERVE.
    ESSE FAVARE DEU UM GRANDE PREJUÍZO AO GALO.
    AS NOSSAS CATEGORIAS DE BASE PRECISAM FECHAR E RECOMEÇAR DO ZERO , POIS LÁ , TUDO ESTÁ ERRADO.

  19. bom dia Eduardo e massa. estou vendo o galo repentido a selegalo da década de 90 com vários jogadores velhos e cansados na época era neto.renato Gaúcho e outros que não lembro o nome,um amigalo ja disse aqui e concordo. rever 35.Tardelli 35.Hulk 35. mariano 35 victor 36.falam em Rafinha 35.Fernandinho 35 estamos amontando um azilo com jogadores milionários que não querem ganhar mais nada aliás querem sim sugar o clube. mas eles não tem culpa culpado são os que contratam. para mim o pardal sampaoli está fazendo horas extras no galo a tempos mas o meu pesadelo vai continuar a ver este pardal até 2022 ou 2023 aja dinheiro jogado fora no lixo. somos uma chacota do Brasil e cavalo paraguaio de memes para os rivais. obs. as caloteiras e freguesas faliram com títulos importantes o problema nosso é quando falir e sem muitos títulos e quando a conta chegar o barco afunda ai a maioria da torcida vai perceber que não a almoço grátis. muito decepcionado com sampaoli eo time um título na mão e por falta de incompetência perdemos para o inter ou flamerda. triste realidade 50 anos sem ganhar o brasileirão. a galo me faz decepcionar de longe mas meu sangue é preto e branco. vai galooo.

    1. Prezado Joaquim. Desculpe mas a situação do Galo é bem diferente do rival: o Galo ao final de 2022 será proprietário de um estádio e ainda terá cinqüenta por cento de um Shopping no bairro de Lourdes, além do imóvel da sede ao lado do Shopping. Temos ainda um Centro de Treinamento, Labareda e Vila olímpica. E o investimento no time para disputar nas cabeças as competições visa arrecadar dinheiro. Existem premiações muito robustas. Veja bem com a classificação para a libertadores o Galo entra direto nas oitavas de final da copa do Brasil. Se ganhar este título serão 50 milhões nos cofres. Se ganhar a Libertadores quanto arrecada? Eu vejo alguns paradoxos quando o Galo contrata papagaio, Borrero e outras apostas a gente crítica. Quando busca Nastcho Fernandes, Hulck a gente também crítica. Todos sabemos que nosso time mostrou que precisa de reforcos para ganhar títulos e não participar das competições. Neste ano temos três competições importantes: espero pelo menos duas conquistas.

      1. DOMINGOS SÁVIO ,

        o estádio será do Atlético mesmo , tem certeza ?

        Pra mim eu entendo , dado o que foi noticiado ,
        que será mais um DENOREX na vida do clube .

        Ou então , parodiando a novela , ” aquele que é
        sem nunca ter sido ”

        Vamos ver !
        Ou não , porque daqui a 30 anos não acredito
        estar aqui pra ver .

      2. Sim. Você está certo. Ainda não está confirmado, mas o Cruzeiro caminha no sentido de ter de vender o clube recreativo, Cruzeiro Pampulha, ou algo assim. Ou seja, está longe de qualquer comparação a situação patrimonial de Atlético e Cruzeiro. As dívidas do Cruzeiro não são exclusivas da última gestão, mas o acumulado de dívidas de gestões anteriores afoitamente contrídas. Se todos os credores negarem moratória, o clube terá de fechar as portas e entrar em liquidação. Por isso foram de pires na mão atrás do novo presidente do senado, mineiro, para tentar alguma migalha política. Não se trata de falência, como dizem por aí, porque não é sociedade empresária, mas associação. Se o projeto deles de “clube empresa” for concretizado, na minha opinião, o risco aumenta. Ele passa a ser sociedade empresária, poderá fazer negócios e tentar se capitalizar no mercado de ações. Mas, trata-se de perigosa via de mão dupla. Se não funcionar, aí sim, como sociedade empresária estará sujeito à decretação de falência. Para os credores quirografários, ter uma falência decretada é mais interessante do que liquidar uma associação. Em resumo: nunca se viu um apelido tão bem formulado quanto “maria caloteira”. Realmente, gostam de viver à beira do abismo. O problema – e digo isso para os eventuais cuzeirenses que eventualmente habitam este espaço – “o problema de olhar muito tempo para o abismo é que o abismo poderá olhar de volta para você”. Um sábio conselho.

  20. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que querem participar do projeto e saber de tudo que acontece na sede do Galo. ‘Ab initio’ eu digo: Acorde torcedor, esse sonho é mais difícil de realizar que ser campeão brasileiro.

    Atleticano não aprende, vive sonhando e não vê que parte do que quer ele já tem e é só essa a parcela de responsabilidade solidária do torcedor no projeto: Comprar ingresso, cartão de torcedor, cadeira cativa, camarote, camisa oficial e camisa da massa, um monte de bugingangas vendidas na loja oficial, receber jogador no aeroporto, abrir conta corrente digital, multiplicar a venda de consórcio e seguros para carros e sonhar com título. Antes podia criticar o time e o treinador. Agora não pode mais. Se criticar, vira criticado e vilipendiado com apodos como urubu, hiena, balançador de barquinho, galista irreflexivo (desse eu gosto), mimizento, corneteito (desse também), e mais alguns que já esqueci.

    O projeto está rolando e eu me lembro da última vez que se falou intensamente de projeto no CAM. O projeto era ótimo, igual a este atual. Só que esqueceram de avisar o pãozinho e ele ficava caindo com a manteiga para baixo toda hora. Deu no que deu. O torcedor teve que ir lá no fundo do poço para puxar o Galo de volta (Isso também é trabalho solidário do torcedor). Nessa nova versão de projeto estão mais em sintonia com coisas atuais como super heróis, mega treinador, super torcedor de verdade, mecenas, executivo de futebol, e mais um bocado de eteceteras. E tem outra “coincidência” o arquiteto daquele projeto está arquitetando agora também e prestes a morrer abraçado outra vez.

    Um ótimo sábado para todos nós que já sabemos que teremos um bom fim de semana porque o Galo do projeto não vai jogar e vamos ficar só solidariamente no secador.

    O GALO ESTAVA VIVO E PRONTO. AGORA VIROU SÓ PROJETO. E DIZEM QUE ELE ESTÁ EVOLUINDO. TEM QUE SER DE VERDADE PARA ENTENDER UMA COISA ASSIM.

  21. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Lá na roça a gente aprendeu a confiar na palavra das pessoas. O Rubens Menim em diversas entrevistas afirmou o seguinte: estou emprestando o dinheiro ao Galo para comprar os jogadores. Se eles forem vendidos o Galo paga, sem juros e correção monetária. Se eles não vingarem fico no prejuízo. Eu prefiro confiar na palavra do Rubens Menim e aguardar as publicações dos balanços financeiros do clube, ocasião em que podemos objetivamente fazer qualquer avaliação. Todavia, é óbvio que os adversários do Galo irão plantar essas desconfianças para criar uma crise entre torcida e direção, para inviabilizar o sucesso do projeto de reestruturação do Galo. O que me assusta é que eles estão conseguindo êxito E perdoe -me Eduardo, o seu texto é um indicativo do sucesso deles. Estou decepcionado com a perda do título brasileiro mas animado com as contratações que foram realizadas e que estão projetadas. O Brasil inteiro sabe que nas competições desse ano( copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores) o Galo está se preparando para ganhar. O Campeonato Mineiro será a oportunidade para os jogadores da base mostrar se ” tem garrafa vazia para vender”. Quanto a situação financeira do Clube cabem ao Conselho Fiscal e Deliberativo acompanhamento e fiscalização . E ao meu entendimento todos os clubes tem obrigação legal de publicar seus balanços anuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *