Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reminiscências Atleticanas

Adriana Valadares
jornalista d’A Rádio da Massa
twitter e instagram: @adrivaladares

Era para estarmos naquela fase, que para mim é bem chatinha, das especulações de reforços para o GALO. Os campeonatos já teriam acabado e, também, estaríamos com síndrome de abstinência de Atlético, torcendo para que o Campeonato Mineiro começasse logo. Mas o que identifico em mim são expectativas, em meio às incertezas, com generosas pitadas de uma esperança que beira a teimosia. Sim, assim estou nesse novo intervalo de futebol no GALO, o maior desde a paralisação por conta da pandemia.

Começamos o ano torcendo para que o GALOse saísse melhor neste 2020. Mais que torcida, né!? Afinal somos atleticanos, aquela legião que acredita sempre! Chegou fevereiro, fomos eliminados na Sul Americana e na Copa do Brasil… Mas o que seria a soma da desilusão com o desespero, tomou ares de reviravolta de otimismo com a contratação de Jorge Sampaoli.

A paralisação do futebol trouxe a sensação derespiração em suspenso, como se a mágica estivesse para ocorrer assim que possível. Em paralelo, vinham contratações para atender às solicitações feitas pelo técnico e reforçar esse sentimento de amor sincero ao alvinegro,recheado de fé inabalável.

Futebol retomado, Campeonato Brasileiro iniciado e o GALO mostrando em campo a soma do bom futebol com a raça que sempre pedimos. Como julgar quem já apostava todas as fichas no título alvinegro ainda nas primeiras rodadas? Mas aí vieram: o surto da covid-19, na Cidade do Galo; vacilos e bobeadas, em alguns jogos; falhas individuais diversas e erros coletivos de finalização, em outros; e perdas de pontos, que não poderiam ser perdidos…

Agora o Atlético só volta a campo em 11/01/21. Estamos em segundo lugar na tabela, dirigentes do clube fazem questão de destacar que o GALO deu início a um projeto de longo prazo, mas não dá para culpar quem quer o título agora. Eu sou dessas, assumo. Entendo a necessidade de ter um projeto e, também por isso, defendo a renovação com Sampaoli. Mas não nego que fico fazendo contas e forçando projeções para que estejamos em primeiro lugar da tabela na 38ª rodada! E tenho certeza de que não sou a única, como já disse, somos atleticanos e temos esse #EuAcredito tatuado na alma, né!?

Que 2021 venha com tropeços de outros times e que este intervalo seja produtivo para o GALO! A MASSA merece poder fazer ecoar o grito de GALO CAMPEÃO!

 

11 thoughts to “Reminiscências Atleticanas”

  1. Salve Massa e Guru !

    O novo presidente do Galo está criando expectativas, algumas pelo lado positivo, principalmente em relação ao relacionamento com a torcida. Mas duas coisas estão preocupando parte da torcida se forem concretizadas.
    A primeira é em relação ao nosso diretor de futebol, pois os últimos que tivemos só fizeram merda, tipo Maicol Bolt, Dudamel e outras bizarrices mais. Mattos é sem dúvida o mais qualificado do Brasil e abrir mão de um profissional destes seria um atestado de burrice neste momento de evolução do clube.
    Para piorar agora vejo notícias de que haverá mudanças também na base, e de uma possível até saída de Chavare. Tomara que seja fake, porque senão será outro atestado de burrice a assinar. Afinal de contas estamos plantando há dois anos e agora que estamos prestes a colher vamos mudar tudo?
    E cadê o projeto do clube? Espero que Sérgio Coelho e Murilo Procópio sejam coerentes e se tiverem que mexer no clube que mexam onde realmente seja necessário.

  2. Boa tarde xará e amigalos!
    O GALO está em segundo lugar até o início da próxima rodada que estaremos de fora. Poderemos cair para quarta posição já na semana que vem. Aí vem aquela história de ter “um jogo a menos”. E que o GALO nunca aproveita…..
    FELIZ 2021 para todos e que a famosa ZICA saia da Cidade do GALO….

  3. Caros,

    Será q tem alguém q acredita mesmo q a partir de depois de amanhã tudo começa do zero de NOVO q de NOVO num tem nada?

    Nosso time e plantel atuais são FRACOs e DESEQUILIBRADOs! Ñ temos goleiro, lateral direito, zaga FIRME, lateral esquerda regra três, nem VOLANTES nem meias BONS e confiáveis e Ñ temos CENTROAVANTE Matador! FATO! Isso para ser CAMPEÃO!..Ce acredita?

    …Desfilar em LIBERTA? Desfilar mostrando tatuagem, corte de cabelo e formato da unha, tá ÓTIMO? (Todas as honras de campeãs, VIVA O FUTEBOL FEMININO do CAM!)

    Será q PARTE da Torcida Atleticana perdeu A Humildade?: Virou ARROGANTE e VAIDOSA? Nosso time é FRACO! Qnd aperta ele ENTREGA bonito a rapadura, da até desgosto ver, como lá no Ceará e na Bahia! Quem ñ enxerga tal parece viver cheio de BIPOLARIDADE, etc., e atleticanidades mil…

    …a ilusão do futebol REVOLUCIONÁRIO passou, ñ pq ñ tenha a IDEIA, o q ñ temos são peças prá executar…é isso tb q favorece a permanência dEL LOKO!…Sem dar-lhe carta branca, porém! Tem q VENCER o Mineiro, né? Ai já é demais, se ñ…Revolucionário é revolucionário, INVENTOR é inventor e vice-versa! Cada qual no seu quadrado! A carta PRETA E BRANCA para as peças de MERCADO, (antigamente chamadas jogadores) deve ser dada a ALEXANDRE MATTOS!

    A Torcida tem q ter cautela Ñ, tem q desconfiar e muito…isso de início de projeto de longo prazo…é brincadeira, né? No sério, ces acreditam?…O estádio tá pronto, daqui 2 anos (?) (olha o imposto predial, hein?), mas precisamos de mais um tempo depois pra se adaptarmos ao NOVO…O clube e NÓS se adaptamos, 2, 5 anos depois, mas agora precisa de mais 2 ou 4 anos, no barato, prá recuperar investimento no NOVO…o Clube recuperou TUDO, vai vendo e VENDENDO, mas precisa de mais 5 ou 6 anos prá se adaptar ao Recuperado…o Clube, 15 ou 30 anos depois, TODO recuperado, precisa VENDER o estádio prá se adaptar à NOVA adaptação..aí nesse meio tempo, a Serelepelândia já voltou das séries inferiores e, pasmem, ganharam nO AnoQueVem q era SÓ NOSSO, lembram?, ninguém tasca na NOSSA frente com o RENOVO nome Cobres & Fundos Esporte Clube, por ex., e até o mequinha venceu 1º q nós, quarenta e ciinco mil anos luz depois… E nóis pelejando no planejando e construindo e vendendo…

    …Aja paciência desde mil novecentos e Kafunga! (Copa do Brasil em cima da Serelepelândia é até covardia contabilizar), então já são quase 10 anos desde a última GRANDE conquista!…

    KALIL, O Filho, O Maior de Todos os Tempos e futuro GOVERNADOR DE MINAS, qnd O Bocarra acabou de conquistar a Copa do Brasil 2014 declarava ali q aquelas conquistas ñ eram praquele momento, q o PLANEJAMENTO era para q elas viessem no futuro…muitos q ainda tem memória e compromisso com a verdade vão se lembrar dessas palavras do Boca…(Nosso CAMtodoGalo tá esquisito no quesito CORAGEM PRA DIZER A VERDADE – é um tal de “tudo antigamente ou era bom demais ou ruim demais”, a depender da OPINIÃO de cada um – há recheio generalizado, RG05 com 22 Galos de Prata escondido no Arena do BRMG, assim ele poderia presentear cada um dos Só Sendo Um Prá Saber!)…Reflitam no dito e no feito do KALIL, O FILHO!

    Vejam, o proxeto ta em pleno andamento, pq senão toda mão ele vai se iniciar? Menins, RG, Sette & Coelho e etc, sao unha e carne, é isso assim n é?…Q projeto é? Agora é outro diferente em q? E o Ano Passado? Foi ou é outro? Ele vai até qnd? Tem algum objetivo em termos de CONQUISTA apesar de TITULO ser coisa de Cartório?, qnd é q é q O Ano Que Vem afinal de contas chega, e qnd e se…?…ta combinado com tudo os outros clubes q chegou nossa vez?, e perguntar: o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO quer mais o q além de posar de RICO e AUSTERO e EQUILIBRADO, o q mais q o CAM quer ser? O Nosso Clube Atlético Mineiro é FUTEBOL ainda? Dá pra apostar??

    Obs.: Os NOVO e RENOVOs torcedores? serão apenas SIMPATIZANTES dessas NOVAS filosofias e IDEAIS? Há preocupação com os novos TORCEDORES gostarem de um Clube VENCEDOR no passado, se fazendo RESPEITAR qnd disputa e luta pelas competições ou basta EXISTIR desfilando LIVRE, melhor, em LIBERTA, tipo CRENTELHO alegria alegria tudo AZUL?!

    PRÁ Q um clube de futebol, se entra nas competições prá ñ VENCER, melhor, já avisa q ñ vai VENCER, pois Ano Q Vem…paciência…planejamento…blá? Em futebol, Mentalidade DERROTEIRA!

    NOSSO CAM É CLUBE DE FUTEBOL e é Futebol dentro de campo e é prá VENCER VENCER VENCER! (Nenhum CARTOLA/TORCEDOR meia boca vai mudar isso!)…Os Vendedores e o Entregadores de Rapadura ñ vão prevalecer! FATO!

    FUTEBOL é luta, time de FUTEBOL é para competição jogada, do momento! ELEMENTAR, dispensa ter nascido O Atleticano ou O Sabichão prá saber! Ñ basta acreditar, tem q JOGAR O JOGO! Tem q ter a HUMILDADE de jogar o jogo! Q prazer tem ser o clube da ENTREGA, da VENDA?

    QUEREMO O BR! O NOSSO CAM merece! Cada qual com sua OPINIÃO e quem ñ pensa assim FODA-SE!

    AQUI É GALO?

    AQUI É GALO mesmo?

  4. Bom dia amigos do Galo. Quando começou seu trabalho no NOSSO GALO, Sampaoli colocou pilha nos jogadores, o time marcava adiantado e não dava espaço aos adversários, quando tinha a posse de bola atacava rápido, quase fatal para os adversários. O que mudou de lá para cá? O time está jogando um futebol preguiçoso, sem raça, sem vontade de vencer, aliás, as vitórias estão acontecendo mais por sorte do que por mérito dos jogadores. O fato é que se o NOSSO GALO tem pretensões ao título brasileiro 2020 e almeja disputar a Libertadores em 2021, a DIRETORIA precisa URGENTEMENTE conversar com o elenco, comissão técnica e demais profissionais, para saber o que está acontecendo, o que levou o NOSSO GALO a jogar um futebol medíocre que está jogando. Cadê o novo presidente?

  5. Bem-vinda. Como é bom ler uma Mulher nesse Clube do Bolinha.
    A perda do título em 77 – que estava quase nas mãos, ou nos pés-, também contra o SP, sem duvidas é uma das mais sentidas pela Torcida Alvinegra. Não vivi esse momento, mas vejo a história se repetir; a tela é a mesma, só mudam as tintas e cores.
    E foi uma Mulher, segundo crônica do R. Drummond, que fez um discurso na saída daquele jogo que, após o apito final, teve ares de velório com dor, revolta e decepção. Disse ela:
    “Cabeça erguida, Atleticano! Foi só um tropeço, mas a alegria não morreu, não.”
    É, Adriana, a alegria (e esperança) não morreu. De tropeço em tropeço lá vamos nós para mais um “ano que vem”.
    Aqui é Galo! Sempre.

  6. Oi Eduardo, Adriana e Amigos, bom dia!

    Sampaoli terá tempo suficiente para treinar e engrenar esse Time para a arrancada final.

    Ou é agora ou nunca.

    Mesmo com o #EuAcredito, sempre fico com o pé atrás. Título já era, pois depende de tropeços de outros adversários. E o Galo não vem fazendo o dever de casa.

    Tudo fica para o próximo ano.

    Será que a nova diretoria levará o “Trofeu de Vencedora”? Fico na torcida.

    Saudações Alvinegras,

  7. CAROS COLEGAS , BOM DIA.
    O MAIS PREOCUPANTE PARA O MOMENTO É QUE O TIME PERDEU A INTENSIDADE , A GARRA E A VONTADE DE VENCER. É VISÍVEL NA CARA E NA MOLEZA DOS JOGADORES EM CAMPO.
    O QUE NÃO PODE NEM PODERIA ESTAR ACONTECENDO , POIS SÃO MUITO BEM PAGOS PARA SERVIREM AO CLUBE COM TODA A DEDICAÇÃO E ESFORÇO.
    ACHO QUE A NOSSA MAIOR ESPERANÇA RESIDE NA POSSE DA PRÓXIMA DIRETORIA , COM O PRESIDENTE SÉRGIO COELHO À FRENTE , QUE MERECE TODO O NOSSO APOIO PARA UMA VIRADA DE MESA E UMA INJEÇÃO DE ÂNIMO NO ELENCO , EXIGINDO DA COMISSÃO TÉCNICA E JOGADORES RESULTADOS IMEDIATOS POIS O ELENCO ESTÁ 95% FORMADO PARA 2021.
    NÃO PODEMOS PERDER O FOCO , É GANHAR E GANHAR NESSA RETA FINAL DO BRASILEIRO , ALÉM DE TORCER PARA UMA QUEDA DOS NOSSOS CONCORRENTES.
    QUANTO AO TÉCNICO SAMPAOLI É NECESSÁRIO A DIRETORIA FAZER UMA ANÁLISE DETALHADA SOBRE O SEU DESEMPENHO , MUITOS ERROS FORAM COMETIDOS PELO TÉCNICO E SE NÃO FOREM CORRIGIDOS URGENTEMENTE NÃO HAVERÁ MAIS ESPAÇO PARA SAMPAOLI NO GALO.
    NUNCA GOSTEI DE FOCAR EM “ANO QUE VEM” , MAS O BRASILEIRÃO VAI TERMINAR EM FEVEREIRO 2021 PORTANTO AGORA SÓ NOS RESTA ESPERAR 2021 E PARA VALER A PENA DEVERÍAMOS NO “ANO QUE VEM” CONQUISTAR O TRI DO BRASILEIRÃO E NÃO O BI.
    (É O JEITO ).
    E ENTRAR PARA GANHAR TUDO , SEM ESCOLHER COMPETIÇÃO :
    MINEIRO
    BRASILEIRO
    COPA DO BRASIL
    LIBERTADORES.
    POR QUE NÃO.?

  8. Bom dia, Adriana.
    Concordo plenamente, que o planejamento e o investimento no futebol tem que ser a longo prazo.
    Porém, no Brasil isso é quase impossível, pois sofremos a concorrência dos países de primeiro mundo. Nossos investimentos são altíssimos, mas as receitas muito baixas em comparação ao resto do mundo, principalmente com o velho continente. Nossa renda per capta é muito inferior a dos países que dominam o futebol.
    Para manter um bom elenco, patrocínios e as receitas em alta, é preciso que o clube ganhe títulos importantes e esteja sempre disputando as principais competições. Mas mesmo assim, isso não é garantia de manter o projeto por longo tempo. Temos vários exemplos nessa década, clubes que ganharam, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil… e no ano seguinte, venderam todo mundo, por conta das dívidas, isso aconteceu com o próprio Atlético após 2014.
    O que percebemos no Galo, é que o planejamento tem muitos equívocos, investimos muito alto em jogadores que não deram o resultado esperado e isso não é de agora, sempre foi assim, entra ano e sai ano, e verdadeiros absurdos acontecem, principalmente nas contratações muito mal avaliadas, que inviabilizam qualquer projeto de médio e longo prazo.
    Ainda temos uma lista enorme de jogadores emprestados, com altos salários de longo prazo, que foram contratados sem o menor critério de avaliação.
    Penso que para o ano de 2021, o Galo terá muitas questões a resolver, principalmente na formação da equipe, que ao meu ver esse ano foi montada totalmente desequilibrada, pois, temos lacunas gritantes no elenco, ou seja, investimos muito e ainda não temos um bom time.
    Saudações!

  9. Bom dia Eduardo, Adriana Valadares, atleticanas e atleticanos que como eu sabem que certo é o que está certo e errado é o que está errado. O que nós não sabemos é o que está certo no Galo.

    Bom dia WELLINGTON E SOUZA. Excelente a sua contradita ao meu comentário de ontem mas, como eu fiz questão de frisar, não vou discutir com ninguém. Apenas exerço o meu direito de pensar. Mas isso não me impede de admirar o seu bom texto. No entanto, pude observar que você tem um talento ímpar como motivador e é capaz de elevar a auto estima da própria depressão. Sua oratória faz crer em hologramas. Se você aproveitar esse talento dando assistência ao CVV vai salvar muitas vidas. De qualquer modo fico honrado com a sua deferência ao meu texto, só de você lê-lo já me alegra muito, comentá-lo então, é uma especial honraria.

    Bom dia AmiGalo JOSÉ EDUARDO BARATA. Também concordo que aquela discussão em campo é sintoma da desagregação. Infelizmente veremos mais episódios semelhantes doravante. Futebol é conjunto, solidariedade e harmonia, coisas que um narcisista é incapaz de cultivar e dispor porque no seu egocentrismo ele quer toda a glória para si.

    Bom dia querida LUCY 10. Deixar de participar de nossas resenhas por causa desses infelizes que não tendo argumentos se dedicam a criticar e até ofender quem os tem é conceder-lhes uma imerecida homenagem. Ignore-os. Contemple-nos com sua presença enriquecendo estas páginas.

    Bem vinda Adriana Valadares. Muito bom ouvir a sua “voz” neste Canto amigo. Carecemos da presença feminina, afinal, somos Galo.

    Uma ótima quarta-feira, véspera de véspera de fim de ano para todos nós atleticanos. Que o segundo melhor de Minas seja feliz nesta noite. E o Galo continua treinando.

    O GALO É VIDA E NÓS VIVEMOS POR ELE.

  10. Saudações,
    Nathan depois de sua renovação contratual não joga mais.
    Alan Franco foi para a seleção, pegou Covid e não joga mais.
    Keno não faz gol mais nem de penalti, jogando sempre com dobra de marcação.
    A zaga é um Deus nos acuda a cada ataque, levamos sufoco do Coritiba.
    Calebe, em que pese ser prata da casa, ainda é só isso, um prata da casa. Em vários jogos não demonstrou seu brilho.
    Hyoran é nossa esperança. De vez em quando acerta um chute.
    A transição de bola para o ataque tem obrigatoriamente um toque para trás.
    Os adversários já manjaram o esquema Sampaoli.
    Vimos o Corinthians do Mancini mostrar como ganhar do São Paulo e levamos um baile.
    Está aí: Zaracho, Nathan, Hyoran, e quantos outros virão e passarão devido à birra do nosso comandante de ter enviado nosso 10 para o Coringão.
    Se o longo prazo for isso aí, vai ser difícil até manter o 3o lugar, porque o campeonato já foi.
    Ainda bem que vai ter tempo para treinar.

    SAN

  11. Bom dia!
    Primeiramente, salve,salve, Valadares e Juiz de Fora, e todas as belas cidades mineiras!
    Segundamente digo aos “chineses”: CHORA, NÃO VOU LIGAR!
    Terceiramente, “fica Sampaoli!” Mas cria juízo e para de inventar! Ah…e negocia uma redução nesse astronômico salário. Afinal é muita grana pra tão pouco resultado.
    Que venha 11/01/2021!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *