Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reestreia e mercado inquietam o Atleticano

Nossas prosas, embora as rodas ainda sejam virtuais, são sobre quais serão os onze titulares do treinador para esse retorno de temporada. Acredito que Sampaoli não irá com aqueles exatos 11 que começaram o jogo treino da semana passada. Até porque, entre os seis novos contratados, cinco já estão devidamente registrados no BID da CBF.

Falta ainda o Keno, que quando foi apresentado deixou claro que levaria um tempo para atingir sua plena capacidade física e técnica para atuar em uma partida. O equatoriano Alan Franco, embora registrado, também chegou bem depois da reapresentação de seus companheiros. A pandemia atrasou muito sua vinda à Belo Horizonte.

Entre os demais, seguramente, Marrony deverá sair jogando. Esteve bem no amistoso de treinamento, marcou gols e pode até se transformar no dono daquela posição. Embora as características que justificaram sua contratação sejam do parceiro do centroavante. Mostrou oportunismo.

Tardelli, quando chegou aqui pela primeira vez, igualmente não seria o 9, mas acabou virando artilheiro do time. É outra realidade, sendo que naquela ocasião, mal tínhamos onze titulares. Atualmente, ao que percebo, o elenco Atleticano é de boa escala e nivelado. Temos mais de duas dezenas de atletas em condição de titularidade.

Além do atacante, um dos volantes – Leo Sena – e dois zagueiros – Bueno e Junior Alonso – estão aptos a atuar. O cabeça de área teve atuação discreta na semana passada, mas – convenhamos – era joguinho para desenferrujar as dobradiças. Já a dupla de zaga esteve bem, especialmente o brasileiro que atuava no Japão.

Temos Rever, o eterno capitão da Libertadores, Igor Rabelo e ainda Gabriel para esse setor. O líder daquele grupo de 2013 já não tem o mesmo desempenho. Gabriel está no Departamento Médico, portanto acredito que um entre os dois recém-chegados deverá entrar no time para iniciar a partida de domingo.

Num chutômetro que me permito, acredito: Rafael; Guga, Igor Rabelo, Junior Alonso (Bueno) e Fábio Santos (Junior Alonso) – ajuste pós postagem -; Allan, Nathan e Hyoran; Savarino, Marrony e Marquinhos. Como opções de banco, temos os novatos que relacionei acima e ainda contamos com Victor, Maílton, Jair, Dylan Borrero, Otero e Savinho (esse, insisto, uma joia mesmo). Lembrando que nessa sequência de temporada, serão cinco substituições por partida.

Essa situação de, ainda que excepcionalmente, se permitir mais substituições – creio – será fator interessante ao Galo. Nosso plantel é equilibrado em todos os setores. O calendário está encurtado por causa dessa longa paralisação, e o time tem apenas essa reta final de Mineiro e o Brasileiro.

Sampaoli, treinador experimentado e com passagens pela Europa e seleções, saberá conduzir bem a equipe e promover esse necessário rodízio sem ferir susceptibilidade dos profissionais. Essa é a expectativa que carrego e que me permite sonhar com um bom desempenho nas duas competições. Ganhar é outra situação. Não estou sugerindo, antecipadamente, conquistas imediatas. Porém, quero confiar em tempos melhores.

Para fechar nossa prosa de hoje, o mercado está agitado para eventuais saídas no Galo. Depois das seis chegadas e mais duas ou três por acontecer, números iguais podem se repetir de transferências para o exterior. Guga foi indicado ao Benfica por Jorge Jesus. Se tiveram grana para repatriar o treinador, sejam bem-vindos os euros pelo garoto.

Cazares, seguimos a espera de seu representante encontrar um lugar para desovar esse indolente. Ainda sem ser oficial, corre a boca pequena que até Igor Rabelo pode seguir para o velho mundo. Business is business! A roda tem de girar. Se assim for, que seja. Quero pensar é no Galo.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

14 thoughts to “Reestreia e mercado inquietam o Atleticano”

  1. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Não vejo a hora de ver o Galo jogar.

    Ainda estou meio perdido em relação ao que cada jogador contratado pode mostrar em campo.

    Não acredito no futebol de Guga, Hyoran e Nathan. São jogadores comuns e não agregam nenhuma qualidade ao time. Nem para o banco servem.

    Minha confiança está em Sampaoli. É um técnico vibrante e que cobra de seus comandados muita intensidade.
    Cansei daqueles técnicos mudos, apáticos, sem vibração com as mãos na cintura que já passaram pelo Galo, tipo O.O.

    Agora, é continuar aguardando por um armador e um centroavante.

    Acho que este ano vai dar liga, assim espero.

    Saudações Alvinegras,

  2. Allan, Nathan e Hyoran, desses três não faço questÃ. Guga e Igor Rabelo, vendam logo, faço esse apelo. Rever, nosso eteeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrno capitão na Libertadores (aliás, sobre essa conquista, já se foram 7 anos… até quando vamos ficar falando disso? Logo, logo se junta ao Brasileiro de 1971, afinal de contas, 50 anos passam muito rápido). E para finalizar, já que teremos que aturar o Cachaçazares até o final do ano, porque não o encostamos e o relegamos ao ostracismo? Ninguém vai comprar mesmo. Já que vamos perder dinheiro com esse cara deveríamos devolver a ele uma parte do prejuízo e da raiva que nos proporcionou.

  3. Caros,

    Calma lá atleticanos, VERDADEIROS e afins! Nosso time ñ dá prá dizer q é TIME pronto. Tenham SANTA PACIÊNCIA! Falando SANTA, claro todos comemoraram muito a FOLHA SECA na bunda do pilantra PASTOR pipoka…lindo chute, minha nossa Sra! Coisas da austeridade. Patrick prá mim era patrimônio incorporado, nem considerava mais O NOSSO GALO dissociado daquele ídolo! Mas falando em SANTA, Fabíola ainda tá por aí! Ñ confio em nenhum desses q estavam envolvidos no episódio de AFOGADOS! Nem nos ABNEGADOS q levaram nosso Galo ao NAUFRÁGIO! Há outros recentes episódios tristes envolvendo o conjunto da obra, mas agora é bola prá frente…VIVA O ANO Q VEM! Viva o PLANEJAMENTO!

    E o Brazil, hein? quebrou recorde de mortandade na PANDEMIA e o q q NOSSO GALO tem a ver com isso? AQUI É GALO e Deus me livre de ver nêgo soltando fogos e dando a volta olímpica em meio desse OTIMISMO todo!..ô Turma SEM VERGONHA, Deus do Céu!

    RESPEITAR ñ significa adestrar a arrogância palitando os dentes caiados, batendo continência de cabeça baixa…respeitar tb é CONSIDERAR, ATURAR e PREZAR e etc. ATURAR ñ quer dizer deixar de CONSIDERAR. PREZAR já é outro capítulo da história…Fica de filosofia aos ABNEGADOS!

    A City Lop é uma, A marca!… etc…Q venha o Todynho, BMG Mrv, Meninins e Adultos, Arena, Novo, passageiros etc. Venha o q vier! Onde estão os atleticanos fundadores e os Afundadores? A Citi Lop sempre foi a maior empresa dentro do CAM. Graças a Deus! Certos patifes querem a PAZ da carne podre e salgada, segundo eles grátis…TEM ALMOÇO GRÁTIS?! Graças a Deus, o CAM é um clube em crise perpetua, NUNCA VAI ACABAR! Tb se ñ for graças a Deus, seria graças a QUEM? O nosso CAM é eterno! Graças a Deus e A City Lop!

    Obs.: Agora TIME? É precipitado dizer q temos time prá dizer taokey! As coisas ñ são bem assim! Outro dia flarubu foi campeão do Zé Carioca no meio da PAN so prá dizer q tudo é possível nesse carnaval de ilusões..agora, mesmo se fosse um Br, uma Libertadores, um Mundial…como comemorar com isso? Fica a reflexão! Peço à turma, aquela PATOTA, com toda humildade q a TERRA PLANA permite prá ñ enxergar isso de forma política, ANTIATLETICANA! Pai Nosso q estás no Ceu!…perdoe nossos pecados! Amém! Mas time, TIME mesmo, só dentro de campo!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  4. Bom dia,

    Só corrigindo, o Arana está suspenso, então eu iria de Alonso na lateral esquerda. Rever e Bueno formando o trio, com Rever na saída de bola, dizem que o Sampaoli está gostando muito dele nesta função.
    O Igor Rabello não tem velocidade para cobrir o Guga, então minha opção é o Bueno.
    Para este ano não, mas, para 2021 pode escrever que o Marquinhos deverá deixar o Galo, este ano será o ano da sua afirmação, vai deixar muita grana no cofre.
    Temos então o Alessandro Vinícius e o Sávio para o substitui-lo a altura, o plantel realmente esta bom.
    Chegada de Mariano já é para conclusão da venda do Guga.
    Precisamos realmente de um nove para manter este grupo equilibrado, e um dez para termos opção de variações de jogo.
    Sanches do Santos para mim é o único jogador que interessa naquele plantel, ontem mesmo foi expulso por dois cartões amarelos, os jogadores estão claramente insatisfeitos.
    No mais, a dificuldade na conclusão das demais contratações dará chances para os jogadores titulares na atualidade mostre o seu valor, principalmente o Rafael que como todos atleticanos, torço para seu sucesso e que demonstre ao treinador que não precisamos de outro para o setor neste ano.

    Boa quinta feira a todos!

  5. Bom dia!
    Entraria com Mailton em vez de Guga. A propósito que ele fique bem no Benfica. Que Igor Rabelo também vá com Deus. Até hoje espero a estréia desse “baita zagueiro” que foi difícil tirar do botafogo.
    Nathan e Hyoran não me empolgam. Apesar desse charamingo inicial estou confiante no Galo de Sampaoli.

  6. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Com Hyoram na armação e sem um finalizador de oficio será muito complicado para o Brasileiro. Outra preocupação é o entusiasmo da torcida diante de eventual conquista de um Campeonato Estadual que no atual contexto é mera obrigação. Se houver propostas por Guga e Igor Rabelo e Cazares será um verdadeiro milagre, pois ao meu cuidar a venda desse trio sera reforço para o Galo. Guga é um embuste( nao sabe marcar). E Igor Rabelo zagueiro lento e ineficiente no jogo aereo( no treinamento com o América os dois gols foram ali pelo setor deles). O Cazares seu empresário já disse um caminhão de vezes que nao quer jogar aqui. Então tichau e bença.

    1. boa tarde Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. chega segunda feira mas não chega domingo as 16 horas para assistir nosso galo a jogar. eita 4 meses demorados estou otimista no trabalho do sampaoli. mas para fechar o elenco precisa de um 10 e 9 para ser titulares. chega domingo. cuida-se amigalos do vírus. vai galooo.

  7. Bom dia! Arana está suspenso e Fabio Santos deve jogar. Ou Jr Alonso por ali. Ao contrário do que alguns pensam, Sampaoli pode escalar o zagueiro paraguaio pela esquerda, no lugar do lateral. Nesse caso, ele não usaria o sistema 3-5-2, e sim, manteria a linha de 4 na defesa, com o zagueiro atuando como falso lateral. Meu time base, levando em conta os jogadores que temos hj no elenco, é Victor, Mailton, Bueno, Alonso e Arana, Allan e Alan Franco, Savarino, Marquinhos e Keno, Marrony. Qto às vendas de Igor Rabello e Guga, que sejam feitas logo. Pra mim, nenhum dos dois é indispensável, e poderiam render uma graninha. Quem levar o Cazares, poderia levar junto o fraco Otero. Se engana quem pensa que o Galo terá um legítimo camisa 10 esse ano. Sampaoli prefere os meias que atuam de uma intermediária à outra. Alan Franco é um desses jogadores, Nathan, outro. Até que enfim teremos Galo! Poderemos, dessa forma falar do jogo, de preferência por jogadores ou sistema de jogo. Ufa! SAN

  8. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    só faria uma ressalva no time que o Eduardo escalou, tiraria o Guga e colocaria o Maílton, pra mim, mais jogador e mais promissor…. Mas entende que precisem colocar o Guga na “vitrine” pra ver se vende…
    Não sei se o Galo continua interessado no Mariano, que já se despediu da Turquia, se o Guga sair precisaremos de outro lateral e, na minha opinião, é um bom nome, a a custo zero….
    Uma ótima quinta a todos… DOIS DIAS PRO GALO VOLTAR (HOJE NÃO CONTA E O DIA DO JOGO TAMBÉM NÃO, VALE TUDO PRA ENCURTAR O TEMPO, AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH)…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *