Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em recuperação e esperando outro gaúcho

Ainda bem atônito pelo jogo da noite de ontem, saí cedinho de casa e senti a aflição entre os companheiros desta nossa louca paixão. Nem falo dos pessimistas, como um, ontem, que após o empate só falava que caso o Internacional marcasse o terceiro gol estaríamos eliminados. Até os otimistas, como o blogueiro, colocaram suas “barbas de molho”. O Torcedor, a exemplo do jogo com os gaúchos e nas últimas partidas em Belo Horizonte, tem feito sua parte. Dá gosto ver a massa cantando, acreditando e incentivando os jogadores. Eles, profissionais, que precisam fazer a parte que lhes cabe neste contexto.

Agora, pelo Campeonato Brasileiro, temos o Coritiba, lá no Paraná, domingo, e depois uma pausa de mais de dez dias. Espero que o treinador Marcelo Oliveira, diferentemente de Levir Culpi, não dê aquela folga longa para os jogadores. Estamos a um mês do final da temporada e, apesar dos pesares, ainda estamos vivos e sonhando em duas frentes. Para a Copa do Brasil, caminho nesta altura mais curto para a Copa Libertadores, serão apenas dois jogos. Ganhar aqui é obrigação, um empate lá já garante o título. No Brasileiro, em que pese todas as dificuldades, buscar as cinco vitórias não é nenhum bicho de sete cabeças. Os adversários e até a ordem da tabela sugerem essa possibilidade.

Victor. Donizete antes do jogo com Inter 02-11-16

Para alcançarmos nossos objetivos ou pelo menos o da Copa do Brasil, é necessário apenas uma coisa: jogar bola. Não dá pra segurar os vacilos e oscilações que aconteceram durante o ano. Agora é matar ou morrer. No segundo tempo de ontem, depois daquele segundo gol, culpa exclusiva (nem vou mencionar nomes dos dois envolvidos naquela lambança) daquela mania idiota de voltar a bola para o goleiro “rifar”, o Galo abandonou essa jogada. Aqui no blog, tempos atrás, dissemos sobre esse recurso. Ou melhor, falta de recurso. E a reposição feita, geralmente vem sendo horrível. Então, não dá pra entender. Foi uma jogada suicida e por pouco nos tira de mais uma final da Copa do Brasil.

Erazo, Urso e Gabriel antes do jogo Inter 02-11-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Outra situação que deverá ser administrada pela comissão técnica e diretoria é sobre um possível desconforto interno entre os jogadores. Venho recebendo mensagens nesse sentido e até ontem não estava levando-as em consideração Mas, para quem percebeu no intervalo do jogo, quase uma briga entre Lucas Cândido e Hyuri, a preocupação passa a fazer sentido. Não fosse a ação de Edcarlos e alguns outros reservas, os dois teriam ido para a “pancadaria” na volta para o segundo tempo. Imaginem, naquela altura, perdendo o jogo, e acontece alguma coisa. Com que cabeça os titulares que voltavam dos vestiários entrariam em busca do empate e a classificação. Ambos merecem ser punidos, embora para quem presenciou a cena foi o atacante o responsável pelo entrevero. Cândido até tentou segurar a onda, mas Hyuri insistia em querer agredir o companheiro. Ambiente saudável é fundamental numa equipe, especialmente neste momento em que estamos na temporada.

Para encerrar e pensar daqui pra frente, ainda dois registros sobre o jogo de ontem. O Internacional, que a meu ver não tem o que reclamar, uma vez que o único lance em que o juiz interferiu foi num contra-ataque promissor do Galo, que ele – intencionalmente ou não – interrompeu, tentou de todas as maneiras tumultuar o final da partida. Simularam que torcedor teria atirado algo no banco, provocaram a Torcida e jogadores, até que veio um copo de água atirado lá da própria torcida colorada. Foi ridícula a atitude do banco de reservas, capitaneado pelo treinador Celso Roth.

O outro registro, sem entrar no mérito, pois o nosso espaço é sobre o futebol do Galo, é que a partida marcou o reencontro do ex-presidente Alexandre Kalil com a Torcida Atleticana. Afastado do estádio, desde que deixou a presidência, o agora prefeito eleito esteve no camarote do Galo. Assim que foi identificado, a massa ovacionou sua presença e entoou: “PQP, é o melhor prefeito do Brasil. Kalil!”

Em tempo: A BWA deveria fiscalizar os vendedores ambulantes credenciados dentro do Independência. O copinho de água tem preço fixado em R$ 3,00, mas ontem estava sendo vendido a R$ 4,00 no setor GNV, numa verdadeira extorsão. Tenho o número da credencial do vendedor.

14 thoughts to “Em recuperação e esperando outro gaúcho”

  1. Não ia postar comentário até semana que vem, porém após o texto do nobre blogueiro e do colega Lugalo, resolvi postar hoje, pois vou viajar daqui uma hora e já tô acordado. Ambos são análises fiéis do momento atleticano : estamos vivendo um momento conturbado(pelo futebol apresentado) e cheio de expectativa e esperança(pela posição na tabela; final na cb e colado na parte de cima do brasileirão, onde nos recusamos a jogar a toalha), este é nosso momento.
    Recheado de aflição, quando olhamos a defesa mal postada, a facilidade de levar gol, a fragilidade da mesma, mesmo com o general jogando; qual atleticano não temeu um gol do inter no final do jogo e a desclassificação?
    Análises estão pipocando em todas as mídias, principalmente as do eixão onde , por eles o galo já seria carta fora do baralho, e isto não aconteceu ainda para a irritação deles.
    Pitacos: não gosto do trabalho de marcelo oliveira, mas vejo que ele tem sorte e espero que sua sorte termine só em dezembro, quando terminar os campeonatos, agora não é hora de trocar técnico, não dá mais tempo.
    cuca : bom treinador, cuja carreira foi alavancada pelo galo, só foi grande aqui. Bom treinador em campo, fora dele um desmotivador de marca maior, a quem eu culpo diretamente pela goleada sofrida pelo rival e pelo imperdoável abandono do time, nas vésperas dos jogos mais importantes do nosso clube e de nossas vidas. Um ingrato , um sacana fdp. Vá te catar.
    levir culpi : ótimo treinador, fazia o time jogar como um fio desencapado, estilo galo doido, bagunça organizada, com padrão de jogo, dava gosto assistir. péssimo ultimamente, perdendo o foco no time, levando goleadas fora de casa inexplicáveis, preocupado somente em dar entrevistas engraçadas e querendo aparecer ( o galo tem este problema : confere um brilho tão grande que o indivíduo mediano começa a pensar que é um astro , uma sumidade). Parabéns, Nepomuceno, a despeito das viúvas, foi a decisão certa na época. Ah, sem contar que morou no Japão, onde a rigidez com o trabalho e horário são marcas registradas, aqui no galo , além de abolir a concentração, a semana começava na quarta feira, mesmo se tivesse jogo importante no domingo. É duro.
    carlos césar : nem pra reserva, sem comentários.
    erazo : mais um que sucumbiu à midia esportiva de bh, fizeram ele acreditar que é craque.
    Maicossuel : Volta pelo amor de Deus. ( já o cleiton não machuca ; maré de azar, tipo chove bruna marquezine e cai regina casé na sua cabeça).
    Lucas Pratto : ORGULHO DE SER ATLETICANO ( já o MO, coloca o fred cone).
    Para finalizar : nossa situação não é ruim, estamos vivos e na luta e como disse o Lugalo, imaginem a situação do outro lado: nem final de mineiro, vexame após vexame, final de ano brigando prá não cair e ainda tentam manter a pose. Isto sim, é osso.

  2. O Galo ainda pode ganhar o brasileiro e fazer uma baita final contra o Grêmio . É claro , mesmo que os dois títulos venham, teremos muito o que conversar sobre as trapalahdas da nossa direção,desde as escolhas equivocadas dos treinadores ,até toda essa avalanche de contusões dos nossos atletas .
    Mas,desta vez, vou me calar nas críticas até o final das competições . Estou com um pressentimento que o nosso grande desafio para 2017 será ter sabedoria e corrigir erros depois de campanhas gloriosas .Podem me cobrar pela ousadia da aposta ,massa atleticana !

  3. Engraçado Eduardo, reparei nesta briga também e até comentei a respeito com minha esposa, que se encontrava ao meu lado. Tomara que tenha sido apenas cabeça quente momentânea desses jogadores e que a diretoria e a comissão técnica saibam lidar com esse assunto com sabedoria, para não prejudicar o Galo!

  4. Incrível como a grande mídia nacional se incomoda com o sucesso do Galo. Basta dar uma passada no globoesporte.com para ver a quantidade de matérias tendenciosas, de cunho negativo contra o Galo, estampadas na página principal do site. Desde uma eventual saída de Robinho para o Santos, passando por uma análise tática rasa e beirando ao desrespeito com o Marcelo Oliveira, até uma reportagem sobre a ação de cobrança do R10 contra o Galo. kkkkkkkkkk eles píram kkkkkkkk

  5. Caro rabino. Insisto: Se o MARCELO colocar o PRATO no banco, como vinha fazendo, e escalar o POSTE FRED, o presidente Daniel deveria demiti-lo imediatamente. A prova de que o MARCELO não manja futebol é essa: Colocar o PRATO no banco e o FRED em campo. Se o Marcelo é leitor do blog ou alguém de sua intimidade o é, mostre ou fale para ele. Com relação a defesa, é um verdadeiro caso de polícia. A verdade é que o Marcelo não disse pra o que veio……. estamos esperando!!!!

  6. O problema da defesa vem de longe. Não é de hoje que não temos zagueiros sólidos; nem treinados direito eles são. Anda tendo é muita gente ganhando muito dinheiro e esbanjando preguiça. O time tomou mais de 40 gols no brasileiro; pode????

  7. Um recado, aos que só sabem reclamar, vão torcer pro zerim aí sim voces vão reclamar com toda razão. Torcida mais chata a maioria modinha, queria ver voces batendo palmas pra Edson 6 dedos, Sandro Barbosa, Dinho, Alex Mineiro, Mixirica, Marinho, Galvão,Tucho, Wagner, e outros que nem me lembro mais. Era tanta ruindade mas nós os verdadeiros Atleticanos estavamos sempre lá no Mineirão sempre acreditando no improvavél. Hoje o time disputa tudo, sempre na parte de cima, campeão da Liberta, CB, Recopa, 2 vice brasileiros, 5ª Libertadores consecutiva e os modinha reclamando. Todos sabem que o Galo tem sérios problemas defensivos mas culpar o MO por tudo e só reclamar é foda. Quem sabe o MO se recicle nessa parada e o Galo jogue um futebol consistente. Técnico que ja ganhou 2 Brasileiros, chega a 5ª final de CB, ganhou uma e os modinha pedindo sua cabeça. Acham o Cuca e O Levi excelente né o time do Cuca não ganhava uma fora e além de tudo um desmotivador como no Brasileiro quando disse que o Galo iria priorizar o Mundial e o Galo apenas 3 pontos do zerim naquele ano, além da palhaçada de em pleno Mundial anunciar que iria pra China e aí deu no que deu. O Galo do Levi também tomava muitos gols tanto é que foi uma das mais vazadas além do estilo kamikaze. O último técnico que deu padrão tático ao Galo foi o Telê naquele brasileiro de 1987 em que fomos eliminados pelo Menguim. Menos mimimi porque ha muito tempo o Galo não tem um grande técnico, aliás no Brasil em geral. Eu acredito nas duas e se não vier mesmo assim estou satisfeito, to vivendo a base de filé. Saudações Alvinegras. Eu acredito.

    1. O set texto é excelente ,meu amigo Lugalo. Demosntar embasamento histórico sobre o nosso clube e que também conhece muito bem eles malas dos ” torcedores modinha “.
      Ms, cá entre nós, quando cirou aquele belo time de 1987 , comandado pelo grande Telê Santana como o último ater padrão de jogo , não acha que deu uam exagerada ? KKKKKKK !

  8. Tenho saudade do tempo em que o time corria em campo. Dos bons tempos de Luan e dos outros. O Inter ontem corria feito um louco e os jogadores do Galo andavam em campo, menos o Luan. A única coisa de bom que aconteceu, fora os gols, foi o cartão dado ao Carioca. Fora do próximo. Acho que ontem ele exagerou. Deve ter tomado 2 comprimidos de Rivotril. Em tempo: por favor, peçam ao Victor para não tentar sair jogando com o os pés. Ele já provou inúmeras vezes que ele não sabe fazer isso.

  9. Prezado Eduardo, avise aos pessimistas:
    Se o adversário tivesse feito o 3º gol, o Galo faria também, se o mesmo tivesse feito 4º, não seria diferente…Assim é nosso Galo…Quem não concordar, que vá cantar em outra “FREGUESIA” ….Na massa “ATLETICANA”, não tem lugar para “PSEUDOS” torcedores. Pronto falei….O BRASIL É NOSSO…..

  10. É, tô me recuperando do jogo, mas já virei a chave para o de domingo, ganhar do Coxa lá nunca foi fácil. Como nada para a gente é mesmo, então, como disse alguns posts atrás, vamos ganhar jogando de qualquer jeito, feio, bonito, nesta altura do campeonato o que me interessa são as vitórias e os títulos. Não estou mais a fim (até o fim das disputas) de crucificar o MO e ficar repetindo que este time poderia jogar muito mais, isto já é do conhecimento de todos. Eu tô é no EU ACREDITO!

  11. O Galo toma 2 gols de falhas graves individuais e o problema é o Marcelo?

    Sim, no 1o gol o Fábio Santos fica boiando e não se antecipa ao passe do Valdívia para o Anderson, deixando ele livre pra receber e avançar. Sendo que nem jogada foi, apenas um chutão da zaga.

    A torcida pediu Cazares contra o Flamengo, sem ainda perceber que com o ele e Robinho o time marca com 2 a menos.

    Marcelo não é perfeito, mas é contraprodutivo (burrice) colocá-lo como o para-raio de todos os defeitos, principalmente quando eles persistem no galo desde outros técnicos.

  12. Não acredito em racha de grupo ou algo parecido, ainda mais que o entrevero entre esses dois jogadores reservas e que não foi nem noticiado pela TV que passava o jogo, não passou de alguma rusguinha pessoal. Para isso existe o técnico e principalmente a diretoria para por ordem como foi no caso do próprio Inter em que dois jogadores chegaram ás vias de fato, foram punidos e ontem estavam em campo, com um deles inclusive fazendo o segundo gol depois daquela jogada de pelada de Erazo e Victor. O que é de se ressaltar é que são dois jogadores meia-boca, especialmente o tal do Hyuri que só sabe fazer firula e nada mais. Então, é multa no bolso e pronto,bola pra frente! No time titular, se vê bastante união, é só ver a comemoração dos gols, o que tem é comum é a insatisfação natural com a reserva. Rafael Carioca está tão mal, que só apareceu para tomar um cartão amarelo e ser suspenso da primeira decisão contra o Grêmio. Se não arrumarmos a defesa, se Marcelo não dar um tranco na zaga, no goleiro e nas laterais para marcarem homem a homem e não de longe, prestarem atenção nas bolas áereas e pararem de dar espaços e também com o maldito recuo pro goleiro, não passaremos do tricolor gaúcho…

    1. Bom dia nação.Como dise o Rodrigo, também não acredito em racha. Vamos apenas pedir uma multa para os brigões e bola pra frente. eu acrefito no título do Brasileiro e a copa do Brasil já é nossa: o grêmio é só um time bem comum, nada que se compare ao noso elenco magistral. Aqui é Galo. quanto ao Kalil, eletem que deixar essa briguinha como aécio de lado, senão nunca fará um bom governo. Em matéria de política eu não misturo as coisas e cobro mesmo. ~Milhares de pessoas podem ser beneficiadas ou prejudicadas por quem estiver lá ocupando a cadeira de prefeito. Pra terminar , quarta feira foi demais, vibramos muito e finalizamos com nosso casal de vizinhos atleticanos tambem, coisa maravilhosa que um dia eu conto mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *