Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reconsideração por uma (quase) injustiça

Entre vários e bons aprendizados que a vida me proporcionou, e ainda sigo aplicando, um deles é reconhecer erros e reconsiderar opiniões, atitudes e ações. Ontem, aqui nesta nossa resenha, fui muito duro quando comentei a “seca” de gols do Ricardo Oliveira. Uma pessoa amiga, entre muitas que tenho estima e respeito, me chamou à responsabilidade. Tenho por quem me fez isso, enorme e permanente carinho, reconhecendo que o seu “pito” foi providencial e procedente. E tem décadas de idade a menos que eu.

Pois bem, ao afirmar que marcamos onze gols – sendo oito validados – destaquei que nenhum deles foi assinalado pelo centroavante e dono da camisa 9 do Galo. Realmente, mas, entre as bolas que entraram diversas delas foram assistência dele e jogada com sua decisiva participação. Nos dois gols anulados em Varginha ele teve participação, especialmente no segundo.

Já na virada sobre o Zamura, o gol de empate foi marcado por Vinicius que desviou um arremate do Ricardo e a penalidade que decretou a vitória foi num lance também com o sua participação na jogada que motivou a marcação. No domingo, na volta frente ao Boa, teve participação nas jogadas do primeiro, segundo e quinto gol. No dois a zero, especialmente, mostrou algo incomum num camisa 9. Serviu ao Elias, melhor colocado para fazer o gol. Não foi “fominha”.

Diante da manifestação contundente em defesa do Ricardo Oliveira, a mim apresentada por uma pessoa que me é muito especial e querida, só me restou a obrigação de me penitenciar perante o artilheiro e também – claro – ao leitor deste blog. E assim o faço com a alegria de quem – aos 61 e bons vividos anos – reconsidera e aceita o contraditório. Assim eu ajo em tudo na vida, aprendi a ouvir e respeitar quem pensa diferente, me proporcionando a possibilidade de rever meus atos.

Dito isso, vamos agora nos ater no jogo de amanhã. A vitória frente ao Cerro Portenho, dentro do Paraguai, irá ser determinante para o nosso futuro na temporada. Além de nos colocar na briga pela vaga na fase seguinte da Copa Libertadores, vai motivar para a primeira partida da decisão doméstica no final de semana. Tomara que o Ricardo Oliveira esteja iluminado e cale a boca (no caso, os dedos no teclado) do blogüeiro.

Cada competição tem sua história, tenho ouvido argumentações – muitas delas em nome da superstição – sobre a sequência do Galo na Copa Libertadores. Desde relembrar que, em 2015, começamos com duas derrotas e acabamos classificando. O time também era irregular e tinha o mesmo comando técnico, tanto que apesar da classificação, ficamos no mata-mata frente ao Internacional.

Outros, esbanjando otimismo, asseguram que – como em 2013 – vamos conquistar o titulo novamente. O Atleticano é tão iluminado em seus sonhos, que houve quem me dissesse que o roteiro deste ano será invertido. Quer dizer, o aperto que vivemos naquela ocasião nas quartas, semi e final veio antecipadamente. Garantem que a partir daí vamos navegar em águas mansas. Que Deus ouça!

Repito, cada competição tem sua história e seu roteiro, que Ele (depositário da devoção do Ricardo Oliveira e de muitos entre nós) reserve um bom final aos oito milhões de Atleticanos espalhados pelos quatro cantos do mundo, concentrados em Belo Horizonte e Minas Gerais.

Que assim seja!

*fotos: Bruno Cantini, Atlético

26 thoughts to “Reconsideração por uma (quase) injustiça”

  1. SR.SETTE CAMARA, JOGUE A TOALHA JUNTO COM LEVIR CULPI. HUMILHAÇÃO PARA UMA TORCIDA APAIXONADA. SOMOS ALVO DE CHACOTA DE CRUZEIRENSES. E VAMOS LEVAR OUTRA LAMBADA NO FINAL DE SEMANA. UMA VERGONHA O QUE ESSE PRESIDENTE FAZ COM A TORCIDA. VICTOR SE TRANSFORMOU NUM FRANGUEIRO. ESSE IGOR RABELO É HORROROSO. LEO SILVA EX-JOGADOR, CAZARES ENGANAÇÃO, FÁBIO SANTOS EX-JOGADOR, OS VOLANTES NEM VOU COMENTAR, ESSE GUGA É OUTRO REFUGO. TIME MEDÍOCRE. VAI MANDAR LEVIR CULPI EMBORA E TRAZER OUTRO BONDE PRA COMANDAR ESSE BANDO DE CABEÇAS DE BAGRE. SETTE CAMARA ARROGANTE E VAI SE AFOGAR NA PRÓPRIA INCOMPETENCIA…..CHEGA

  2. SÃO VÁRIOS OS SANGUE SUGAS , MAS ELIAS , F. SANTOS E CAZARES SÃO OS MAIORES.
    SE LEVIR , F.SANTOS E ELIAS NÃO FOREM DEMITIDOS NO VESTIÁRIO SEREMOS HUMILHADOS PELAS MARIAS NO DOMINGO , SOFRENDO OUTRA GOLEADA.

  3. FORA LEVIR.
    FORA LEVIR.
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.
    FORA F.SANTOS.
    O CULPADO POR TUDO É LEVIR CULPI.
    UM SUJEITO QUE ESCALA ELIAS E F. SANTOS SÓ PODE SER MALUCO.

  4. A principio culpo todos q compoem comissao tecnica e diretoria Marques Eder Reinaldo idolos que não demonstraram fora de campo nada. Parece que o Marques ja estará sendo substituído. Quanto a libertadores sem chances. Tem de jogar feio( ate mesmo pelis jogadores que tem) e ter uma defesa sólida o que nao temos. Nossos meio campistas todos meia boca e lentos. Fora Calazares ,Elias e Fabio Santos URGENTE. Colocaria, voltando o Otero de lateral embora baixo tem vontade e chute. No mais galo até morrer.

  5. Boa tarde xará e amigalos!!!
    Se o GALO não levar uma SARAIVADA de gols hoje já está bom demais……(minha preocupação não é com o ataque do nosso time mas com a DEFESA DE PENEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).

  6. Ricardo Oliveira é um atacante básico, sem repertório, não sabe dar um corte no marcador, tirar o goleiro da jogada. Nas várias chances desperdiçadas, se tivesse um pouco de criatividade, seria artilheiro. Levir deveria dar mais oportunidades ao Alertando, que pode merece mais chances.

  7. Boa noite amigos do Galo. Vamos para duas decisões com o time ainda sem um padrão de jogo definido e com a certeza de que a diretoria, principalmente a de futebol, deveria ter se esforçado mais para contratar um lateral esquerdo, pois infelizmente o Fabio Santos não passa segurança nem para os colegas em campo. Outra situação que deveria ter sido resolvida é a do Elias, que é um bom jogador, mas que não deu liga por aqui, não mostrou no Galo o futebol da época do Corinthians e nos decepcionou.
    Fui um dos que pediu a volta do Levir, mas não este que está aí, esperava o Levir capaz de tirar o máximo de cada jogador, o Levir com coragem para barrar qualquer jogador. Não este Levir, que parece mais preocupado com tiradas de gosto duvidoso e que teima mesmo diante de fatos que todos estão vendo.
    Lamentavelmente NOSSO GALO joga duas decisões sem a confiança do seu torcedor, pois já estamos no mês de abril e o Galo continua sem rumo, se vencer será uma boa surpresa até para o mais fanático torcedor.

  8. Só queria deixar meu comentário a respeito da entrevista do nosso ídolo Leonardo Silva, que disse que a vitória é importante, mas que um empate seria bom no Paraguai. Admiro o zagueiro, mas não é a primeira vez que dá uma entrevista dessas. Léo, só a vitória importa nos três jogos da libertadores, não fale besteira, você é muito importante para o grupo e não pode pensar dessa maneira. Vencer, vencer e vencer, por favor ídolo da massa, não complica.

  9. AmiGalos, pode ser um devaneio, mas por que não jogar com três zagueiros?
    Vitor
    Guga (ala direita)
    Rever, Maidana, Rabelo
    Contratar um lateral esquerdo urgente
    Adilson
    Vinícius
    cazares
    Luan
    Pastor

  10. Não considero injusto as criticas ao R Oliveira, no começo do ano quando estava fazendo gols perdia inumeras chances até fazer. Cheguei a uma conta de 9 chances claras para 2 gols! E extremamente dependente da inspiração do nosso 10, que infelizmente apaga em algumas partidas…

    Creio que um empate amanhã nos bastará. Cerro em primeiro e Galo em segundo! Mas teremos que jogar muito contra o Nacional e mais ainda contra o Zamora, além de torcer pro Zamora arrancar um empate contra Nacional… E que venha mais um título do Rural, infelizmente com a TV jogando a partida finalissima pra quarta. Enquanto um sábado de feriado seria muito melhor ao público!

    Voltando ao inicio e concluindo. Levir está demorando demais a colocar Rabello e Oliveira no banco, seus reservas imediatos acredito que produziriam mais. Mas pra quem já apoiou Mixirica e Cia. Vamos aos trancos e barrancos com um burro de técnico… Que só não nos falte a sorte nos momentos decisivos

  11. Caros,
    O VELHACO Pastor PIPOQUEIRO agora é assistente é? Nem sabia q tinha tal “função” no futebol…E todo mundo CRENTE, inclusive os CRENTELHOS, achando q o PAÇOQUEIRO fosse um artilheiro, um centroavante, um matador…mas, ñ ele agora é ASSISTENTE. Tá certo…tô vendo.
    Gostei: ao invés de PIPOQUEIRO, O ASSISTENTE. Tudo a ver. Pastor Assistente, o q assiste.
    Obs.: avisem ao Sr. Comediante q ganhar das marias é OBRIGAÇÃO. Mineiro sempre será OBRIGAÇÃO. Se ñ ganhar das marias vai ganhar de quem? Mas ñ quer dizer q é tudo, ñ. Tem q ter ambição COMEDIANTE, trabalhar, larga de ser come quieto. Quem vc quer enganar, seu desonesto…O Br vem aí, é ele q almejamos.
    GALO SEMPRE!

  12. Boa tarde Eduardo!
    O Ricardo Oliveira não é o certo para o ataque do Galo mais não è culpado pelas péssimas atuações do time.
    A culpa é a falta de gente que entende de futebol no Galo, gente que cobra e saiba contratar e o Levir mim tira do time um Patrick que não chega nem perto de ser craque mais pelo menos joga com raça e mim poe no time o cara que leva aqueles dribles desconcertantes que eu vi acontecer este Guga não è o jogador precisamos de laterais e meios de campo que jogue com vontade e honestidade.
    Um abraço

  13. Concordo mais com seu comentário de hoje, nobre blogueiro. RO não tem mais seus 20 anos, e apesar de se cuidar de maneira louvável, já evidencia declínio, mas ainda é um dos melhores camisas 9 do país. E além disso é um elemento agregador, como mostra o gol que cedeu ao Elias, e ainda ajudando na recuperação física e psicológica do Cazares, e demais.
    O que eu não quero ver contra o Cerro, e contra os demais adversários, é aquele medo de ousar. Medo de dar passes com mais de 3m. Medo de ir para a frente. Medo de errar! Aí fica aquela rodinha dando passes do meio campo para trás, até o adversário dar um bote, tomar a bola e contraatacar rapidamente.
    Por isso, defendo e sempre defendi o Menino Maluquinho. Não é pela raça, por dar carrinho, etc.. É porque ele vai para cima. Erra sim, quem não erra? Mas se tivéssemos mais uns 5 Luans… O Galo teria cara de Galo!

  14. Correção – Somos no mínimo 10 Milhões de ATLETICANOS.
    Quanto à R. Oliveira , apesar da idade avançada para a prática do futebol , é preciso reconhecer que é um artilheiro. O Problema é que o time não tem esquema de jogo , não joga pelas pontas e a bola dificilmente chega em boas condições para R. Oliveira.
    SE TIVÉSSEMOS 11 LUANS CERTAMENTE GANHARÍAMOS TÍTULOS IMPORTANTES ESSE ANO ; O PROBLEMA É QUE TAMBÉM TEMOS ALGUNS ELIAS.

  15. A culpa do péssimo futebol do Galo nesse quase 1/3 de temporada não é de responsabilidade do Pastor, antes de penaliza-lo temos outros para refletir, como 02 laterais inoperantes, em especial a do Sr. Fabio Santos, temos volantes ruins, temos uma zaga que ainda bate cabeça, temos um goleiro que não inspira mais confiança, temos uma Diretoria de futebol inoperante, temos um presidente que não sabe o que é futebol, e ainda temos um técnico burro sem sorte, ultrapassado.

  16. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. Para mim o Ricardo Oliveira ja era para ter ido para o banco de reservas a tempos,mas Levir simplesmente queimou o alerrando e continuar com o Ricardo Oliveira pipoqueiro que até hoje não decidiu se quer uma partida. O alerrando estava vindo muito bem e de repente foi para o banco de reservas e não entra mais nos jogos. Amanhã será outra decisão que o galo tem pela frente contra a equipe paraguaia. Vai galooo.

  17. Parabéns Eduardo, assim agi um grande homem e deveria ser com todos.
    Quero deixar aqui minha posição em relação ao pedido da EMISSORA LIXO, detentora de transmissão de jogos, para mudar o segundo jogo da decisão de sábado para domingo. A alegação é porque os times mineiros tem jogo na terça-feira seguinte ao segundo jogo. Papo furado, é só porque as decisões nos outros estados será no domingo e ela não tem o que transmitir na quarta-feira. EU ACHO QUE O ATLÉTICO NÃO DEVERIA ACEITAR ESTA MANOBRA DA EMISSORA LIXO. Tem que parar com estas manobras contra nós. Atlético, passe os jogos para Face, esta semana assisti um jogo do Grêmio pelo Face e a transmissão estava ótima.

  18. Em parte, concordo com suas palavras em relação ao Pastor, até porque camisa 9 hoje no futebol brasileiro é uma espécie em extinção, mas se a bola não entra na casinha a cobrança vem. Mas uma pergunta: se o Pastor é destro, por que ele insiste em chutar com a perna esquerda?
    Qto ao jogo de amanhã, se o entregador de camisas não atrapalhar, podemos até ter esperança de sair com um bom resultado.

    Té + e FORA triunvirato ELIAS, FÁBIO SANTOS E PATRIC!!!! FORA PIADISTA BURRO INCOMPETENTE COM SORTE!!!!

  19. Bom dia, caro Eduardo!
    É por essas e outras que o considero o melhor dos blogueiros atleticanos. É claro que não concordo com tudo o que você pensa e diz nesse espaço, nas inúmeras colunas que li com a sua assinatura, mas sem dúvidas sua alma é preciosíssima. Esse negócio de reconhecer um erro só pertence aos grandes. Só os grandes tem a capacidade de se apequenar ou se abaixar para ouvir. Meus aplausos sinceros à sua atitude!

    Quanto ao Galo, eu não sou afeito à projeções porque já sofri muito com isso bem como queimei a língua várias vezes. Prefiro “curtir o momento”, e no momento, o Galo é finalista do mineiro, tendo dado um belo passeio no Mineirão e viajou pra Assunção com possibilidades reais de jogar, vencer e continuar vivo na competição. Se isso acontecer, esperarei ansioso por seu post, pra vir elogiar os elogiáveis. Caso isso não acontece, da mesma forma esperarei ansioso por suas escritas, pra cornetar os cornetáveis.

    Vai pra cima deles Galoooooooo!

  20. Não considero improcedentes as suas críticas anteriores. “Assistências” para gols, às vezes, são contingências do jogo. O Ricardo erra muitos gols “imperdíveis”. Sou levado a imaginar que, nos dois lances citados (gols do Vinicius e do Elias), havia o risco real dele perder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *