Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reação

 

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

O jogo com o Palmeiras é determinante na temporada. Com um início pífio, quase ridículo, o Galo soma dois pontos na tabela. Nas duas primeiras partidas, pecamos nas finalizações. Na última, fomos displicentes. O cenário poderia ser diferente e daríamos ao luxo de jogar sem muita pressão.

Nosso adversário vem de maus resultados e busca, assim como nós, reação no Campeonato Brasileiro. O treinador Cuca, conhecidíssimo da Massa, é o principal reforço da equipe paulista. O Galo não perde para o Palmeiras há seis anos, com nove vitórias e dois empates. Isso não credencia, porém, o time Atleticano para o jogo de logo mais.

A partida será chata. O perdedor corre sério risco de terminar a rodada na zona de rebaixamento. Essa situação não nos incomodaria tanto, pois, na temporada passada, começamos mal e terminamos nas primeiras colocações. Vencer o Palmeiras é substancial às nossas pretensões.

Precisamos superar a arbitragem carioca, comandada por Marcelo de Lima Henrique, os onze jogadores e a torcida mandante. O espírito de time da virada que nos caracterizou nas conquistas da Libertadores, em 2013, e Copa do Brasil, em 2014, precisa se fazer presente. Que a atuação do sub-20 inspire a equipe principal.

Nós nunca deixamos de acreditar na reação do time em campo. Todos, alguns mais e outros menos, animados com a temporada 2017. Eu quero que o Galo ganhe todas as competições. Não abandono minha crença na camisa preta e branca, mesmo em jogo de porrinha no bar da esquina.

Já ganhamos o Mineiro e estamos disputando o Brasileiro, a Copa do Brasil, Copa Libertadores e Primeira Liga. Não nos esqueçamos do Galo B e do possível Mundial, em Dubai. Focar no Brasileiro? Na Libertadores? No momento, na trégua da Liberta, as atenções devem ser exclusivamente no Brasileirão.

Os profissionais do Galo terão muito trabalho, todos eles. Já fizemos quase 30 jogos até agora, quase o dobro nos aguarda até o mês de dezembro. Missão e responsabilidade enormes.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Na lista de relacionados para o confronto com o Palmeiras, Alex Silva merece atenção especial de nós, Torcedores. Ele é o único lateral direito de ofício entre todos os jogadores e só poderá atuar pelo Campeonato Brasileiro. Nas demais competições, dada a ausência de Marcos Rocha, Roger precisará improvisar. Estamos muito ansiosos com a estreia de Valdívia também. Que dor de cabeça boa, ein, treinador?

 

13 thoughts to “Reação”

  1. Para mim, arbitragem perfeita e imbecibilidade de Fred. Continuamos sem armação de jogadas pelo meio, o que dificulta acionar os atacantes. O empate fora de casa sempre é bom, mas na tabela é péssimo. Dormir na Z4 me irrita ao extremo. Inadmissível pelo elenco milionário.

  2. Voltei aqui no calor do jogo, momento exato do encerramento para uma opinião a meu modo de ver importante: Marcelo de Lima Henriques foi impecável. Me passou dois sustos imensos ao longo da partida. O penalty e a anulação do gol do He-Man… Em ambas as ocasiões atuou muito bem, o RM tendo levado sim a mão, mais precisamente o braço para dominar a bola… Marcelo de Lima Henriques nota dez!
    Um grande jogo do Time. Ouço os comentaristas dizendo que faltou, faltou… Se tivesse sido 3×1 pro Palmeiras teria sido um jogo excelente no modo de ver deles. Nós com grandes desfalques, Elias de última hora, jogamos taticamente perfeitos. Um jogo tático. É do que precisamos. Dois problemas que poderiam ter nos causada a derrota e no segundo caso tirou a vitória foram ambos lances individuais… Muito importante isto.
    Felipe Santana está sendo o Cara. E merece continuar sendo. Vamos tentar fazer um pacto, torcida do Galo, pacto difícil, mas a entrega deste rapaz tá tão intensa que me inspira a dizer isto: quando/se ele errar, quando acontecer, a gente aplaudir… Ele merece.
    O que ninguém merece é irresponsabilidade, molecagem…

    1. Boa noite Rubens! Depois de um jogo ruim, mas com bom resultado, vou concordar com parte do seu comentário. Eu acho o Fred um craque, gênio da grande área, centroavante nato! Mas ele é muito irresponsável! Desta vez tem que ser punido, é reincidente. Quase perdemos outro jogo por um vacilo dele!
      Quanto ao Felipe Santana fico mais feliz a cada jogo! O quanto eu discuti e defendi esse cara, dá gosto de ver a volta por cima dele! Mas era óbvio, nunca vi um jogador ruim ficar 8 anos na Europa! Ele tem muita raça e é um ótimo zagueiro! Mas você tocou num ponto importante, não adianta a torcida vaiar o cara no primeiro erro que tiver! Vamos aproveitar que a moral dele tá lá em cima e aplaudir! Ele merece!

  3. Vim aqui exatamente neste momento do jogo em que minha raiva subiu ao máximo. Ótimo momento pra gente dizer o que tem que ser dito, às vezes não necessariamente o que deve ser dito.
    No momento anterior ao penalty, quando foi feito o corte eu bati palmas pra defesa e logo a seguir fiquei de boca aberta: este Marcelo de Lima Henriques é mesmo um cancro!
    O lance de reprise no entanto foi suficientemente claro: O FRED É UM CARA IRRESPONSÁVEL.
    Está na defesa ajudando? Tenta tirar, se na tentativa fizer penalty, paciência… Mas ir de cara nas costas do adversário com ar de esperto, vppqp!!! O Fred é um típico malandro carioca. Ele não nasceu eu TO não. Já havia feito aquilo com o Manoel… Com o Manoel não: ele fez foi conosco… Voltou graças ao Jurídico e agora apronta esta. Nunca gostei do Fred. Veio pro Galo, um menino de ouro… De coração fiquei gostando dele… Acontecimento Manoel. Voltei ao fundo do poço… PQP! Este Fred é foda. Hoje, intervalo de jogo, não sei como vai terminar, estou dizendo: o Fred não me serve. Ponto.
    Aaaaaah, Vítor!!!!!… Este blog é bom demais: desabafo seguro

  4. Gostaria de saber qual será a contrapartida para a Multiplan na construção do estádio. Eles ficarão com algum percentual do shopping?

  5. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Jogo duríssimo que o Galo tem pela frente. Temos Time para vencer, com jogadores experientes e “cascudos”. Mas a zaga, para mim, ainda não inspira confiança alguma.
    Outro fator preocupante é que iniciaremos o jogo na zona de rebaixamento; quer queira ou não, jogamos sob pressão.
    É vencer ou vencer! Boa sorte GALO

  6. Bom dia Eduardo! Sem dúvidas esse é o momento do Galo arrancar no Brasileiro. Já perdemos pontos importantes e não podemos perder mais. Acho que devemos sim priorizar a Libertadores, mas neste momento só jogamos o Brasileiro e o foco deve ser total nele! Espero um bom jogo, uma vitoria seria perfeito, mas um empate é um bom resultado. Vamos ver a estreia do Valdivia e tenho certeza que ele não vai nos decepcionar!

  7. Bom domingo, AmiGalos!
    Estou tão entusiasmado com as notícias de hoje que o jogo contra o Palmeiras não por culpa exclusiva minha ficou, está em segundo plano. Não que não esteja pensando nele, interessado em vencer. Quero muito e até com show de bola, que quem tem Cazares e Robinho, e além disso um tal galã de nome Valdívia joga pra dar show, fazer espetáculo, até mesmo e especialmente na casa do adversário…
    Mas a felicidade maior minha se encontra hoje estacionada na questão da Arena do Galo, o Presidente Nepomuceno se dizendo a um passo de disponibilizar o assunto ao Conselho, o Atlético tendo encontrado os parceiros entre empresas ligadas ao Clube, a MRV, o BMG e a Multiplan, Consórcio que arrenda o Diamond… Nenhum dinheiro do Clube entrando, a posse do estádio exclusiva nossa e uma administração inteligente visando a participação dos demais envolvidos… Quero viver pelo menos mais quatro anos para entrar ali na inauguração. Não sei se meu coração vai aguentar a emoção que haverá de ser. Desde novo me interesso mais por Clube que por Time. Me lembro de ter ficado até alta madrugada acompanhando o desfecho da cessão do Estádio Antônio Carlos à PBH, transmitida por rádio, a operação na época gerando benéficos 4 milhões ao Galo…
    Torcendo para o São Paulo vender o Pratto para o futebol mexicano: mais dividendos: eis outra alvissareira notícia…
    Querem a terceira? O Atlético, foi noticiado pela imprensa argentina, está em tratativas com o Racing para trazer Ivan Pillud, lateral direito deles de 31 anos. O preço é acessível a meu modo de sentir, mas o Racing não quer conversar em empréstimo… Acontecendo esta vinda, que deverá ser muito festejada por nós, já de antemão fico atento a um possível problema: Marcos Rocha desacostumou-se de viver a condição de atleta em iguais condições de titularidade com outro… Foi escorraçado aqui, saiu e retornou senhor absoluto… Talvez tenha chegado a hora de ele jogar na Europa, cumprir um sonho pessoal e fortalecer os cofres do CAM. Tenho tanta confiança nos tempos atuais que sou capaz de apostar que existe já caminho aberto para a saída dele, MR, a busca por lateral tão conceituado acontecendo exatamente por isso…
    Para quinta que vem estaremos todos mobilizados na final da Copa do Brasil sub 20… O Galo haverá de ser campeão pela segunda vez não é? Vencemos aquela final contra o Grêmio…
    Independência lotadaço! Não posso, não consigo, não podemos admitir outra coisa diferente.
    Vamos ganhar as duas do Flamengaço Merda Classificadaço, uma aqui outra lá, mas que não seja mais como aquela de anteontem, que ninguém tem coração de ferro não… Eh Galo!
    Vamos pra cima do Parmera daquele bobo do Alexandre Matos. Gosto de ver aquele cara passar raiva.
    Saudações Atleticanas

  8. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos, uns alegres como eu e outros tristes com a vitória do Real Madrid. Já sei, não precisa dizer, aqui é só Galo. Mas, por que não podemos falar de coisas boas? Futebol é arte, não é ciência. O Real Madrid é campeão devido ao talento de seus jogadores que apesar de jogarem organizados em campo não dispensam a arte e maestria individual. A Juventus, time taticamente perfeito perdeu por que seus jogadores não conseguiram se soltar das amarras de um estilo de jogo programado e isento de criatividade individual, consequência da robotização. Venceu o Futebol. Venceu a alegria do gol a essência do futebol respeitada por times como o Real, Bayern e Barcelona. E o Galo hein? O nosso querido Galão da massa também tem o DNA do gol. O Atlético nunca se notabilizou pelo jogo defensivo. Apesar de sempre ter em suas equipes excelentes goleiros, zagueiros, laterais e volantes, o Galo nunca teve um sistema defensivo excelente, exceção de alguns momentos nas décadas de setenta e oitenta. Mas, o Galo sempre teve excelentes atacantes e um sistema ofensivo capaz de leva-lo a grandes vitórias e conquistas. Por ser um time que sempre privilegiou o ataque em detrimento da defesa o Galo encanta a massa apaixonada que não cansa de vibrar e se emocionar com seus gols. E hoje é dia de mostrar essa vocação novamente. No campo adversário com certeza veremos um Galo lutador buscando o gol, único modo de alcançar a vitória. O Palmeiras não assusta ainda que queira se recuperar no campeonato. Estamos a muito tempo sem perder para eles e não será hoje que esta história vai mudar. Prá cima deles Galo. Fábio Santos, vê se joga bola hoje né? Doar sangue faz bem prá saúde. É Galo na cabeça, na veia e no coração.

  9. Bica bicudo! Mais do que os 3 pontos, a vitória vai solapar a confiança do Palmeiras, e aumentar a crise lá. Precisamos ganhar.

    Será que o S. Paulo vai aceitar a oferta mexicana pelo Pratto? O jogador deve estar balançando; no SP não vai jogar nenhuma competição internacional, e já é apontado como salvador do time, responsável pelos gols, etc.. Assim dificulta voltar para a seleção argentina. Bom jogador taí, dá resultado até depois de ser vendido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *