Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reação ainda que tardia

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

“Depois da tempestade vem a bonança”, é uma expressão utilizada para anunciar que após uma fase ruim vem momento bom. E é com este sentimento que vou e tenho a certeza de que muitos Atleticanos irão comparecer hoje ao Independência. Aqui, no nosso cantinho de resenha diária, desde domingo, o blogueiro e a maioria dos amiGalos colocou para fora toda nossa ira com a temporada do Galo.

Não que uma vitória hoje vá acalmar e serenar nossa decepção, muito pelo contrário, mas – seguramente – vai acalentar do medo maior. Na verdade, alguns poucos ainda carregam este receio, que não acompanho. Tampouco será a “bonança”, mas, pelo perrengue que estamos acompanhando, podemos assim então admitir, desde que o time vença a partida. Já nem sonhamos mais com vaga no inchado G de cima.

O treinador Oswaldo de Oliveira, diferente de seus antecessores, não é chegado a treino secreto. O que é um fator positivo. Aquela bobagem de treinamento e escalação a sete chaves nunca deu resultado. Em que pese, depois de um início estimulante, seus comandados terem caído no lugar comum no desempenho em campo, o técnico também entrou numa retórica que não empolga e tampouco convence o exigente Torcedor.

Pelo que estamos acompanhando, vai insistir com os veteranos em busca do resultado. Se Otero, que havia ganhado a posição do Valdívia, sai com a suspensão, agora volta o poka bola, digo, o Poko Loco. Sem mistério é a permanência de Elias, Robinho e Fred. De resto, o time não terá novidade.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Cabe a nós, Atleticanos, irmos ao estádio para apoiar, afinal, alguns deles podem ir embora no próximo ano, e nossas caras é que continuarão circulando pelas ruas da cidade, no nosso trabalho, vizinhança e ainda entre amigos e parentes. Então, se concordamos que alguns jogadores têm faltado com seu compromisso, façamos a nossa parte de incentivar em busca dos três pontos.

No domingo mesmo, após a derrota de sábado em Santos, dizia aqui que estaria lá no Horto para levar apoio e torcer pelo time, mas também para cobrar empenho e dedicação. E é assim que imagino que muitos Torcedores irão comparecer na noite de hoje ao jogo do Galo. Existem, claro e felizmente, aqueles que ainda acreditam na reação. Embora não me inclua, tenho por estes abnegados respeito, consideração, admiração e – mais ainda – torço para que estejam com a razão.

Numa interessante análise do atento jornalista Ivan Drummond, publicada aqui no UAI, podemos – em caso de vitória e combinação de resultados – subir e aproximar do G7. Vale a leitura. Entretanto, observem que a projeção, anterior aos jogos de ontem, era absolutamente otimista. Com os resultados da rodada até agora, podemos chegar no máximo em nono lugar, desde que com goleada. Ivan, na mesma matéria, fala ainda dos riscos em relação ao G13 – que dá vaga na Sul-Americana – em caso de derrota. Vencendo, ainda vamos ficar a cinco pontos do G7. Tá dificil!

Trocando em miúdos, para o jogo de hoje, é importante uma trégua em nossa indignação e cobrança. Vamos para cima do lanterna e virtualmente rebaixado Atlético de Goiás. Qualquer resultado diferente de uma convincente vitória e dos três pontos seria o caso de demissão em massa em Lourdes.

Pra cima deles, Galo! E depois pra cima do Bahia e do Vasco, ambos fora de Belo Horizonte. Que assim seja!

Em tempo: Quero agradecer às manifestações recebidas ontem pela chegada dos meus 60 anos. Quero outros 60 para continuar ao lado do nosso Galo!

49 thoughts to “Reação ainda que tardia”

  1. Boa tarde, Massa! Eduardo, parabéns pelos anos, felicidades e que Deus lhe dê saúde para bem mais de novos 60 anos.

    Pessoal, me ajuda aí. Li que o 9ALO acertou com o Grêmio, a dívida do Vitor. Pois bem, na épica comprou ele por 7,6 milhões + 50% do Werley. Pagou 3,8 milhões e parou de pagar por causa do empréstimo do Werley p outros times, reivindicando sua parte nesses empréstimos. Até aí tudo bem.

    Mas agora para encerrar a novela, o 9ALO pagou 9,5 milhões, ou seja, na fritada dos ovos, pagou 3 Vitores para o Grêmio.
    Por que 9,5 (corrigidos dos 3,8 da época) + 50% Werley + 9,5 pagos (tb atualização financeira do que pagou) = 19 milhões + 50% do Werley (naum sei qto ele vale).

    Um prejuízo de mais de 14 milhões. Wuem vai pagar essa diferença? Quem é o responsável pelo não pagamento da dívida? Não seria correto ter depositado em juízo e depois brigar? Ou pagar ao Grêmio e depois cobrar dele judicialmente?

    Isso faz parte das últimas diretorias. Quem vai arcar com esse prejuízo?

    Diga aí Massa! Eduardo!

    Eh 9ALO, eh 9ALO!!!!! A era do Afonso Paulino aí.

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2017/11/08/noticia_atletico_mg,440166/atletico-chega-a-acordo-com-gremio-e-encerra-pendencias-do-caso-victor.shtml

  2. Caros,
    Lemos aqui no espaço sagrado q a culpa da crise atual do Galo é da sociedade moderna. Muitcho loko, aprecio intelectuais… mas contudo,peraí vou dar um barros ali e volto já…Eh, meu Galo, nosso Galo, isso ñ se faz, vc tá causando estrago no anti argumento dos jabazeiros incondicionais…Espero q o Bando Boi Cansado que veste Galo ganhe hj, sempre espero isso apesar do momento, e ñ pq mereça ou pq Libertadores ou pq G isso ou y aquilo, mas apenas prá ajudar essa turma aí a lutar mais com suas próprias teorias e devaneios mil, qnd escrevem textões auto-elogiáveis, prá só tentar camuflar pra eles mesmo o estrago q a gestão atual tá fazendo no Clube dentro e fora de campo, abandonado sem representação nos bastidores, com Frederico dando as cartas e o 7 se escondendo pior q o curinga na PBH…Jabazeiros contentes com migalhas…

  3. boa tarde Eduardo e massa,parabens atrasado pelos 60 anos ainda chego la,rsrs,que fique mais 60,70,80 anos no comando do blog,sobre a equipe vou estar ligado aqui em lisboa meu sangue e preto e branco e sempre sera,temos que vencer para se afastar do z4,tambem já não acredito no g7,g8 o bahia,vasco,foguinho venceu ai ficou mais difícil para o nosso galo,e galo reage,vai galooooooooooooooooooooooooo.

  4. Pelos confrontos que nos restam, não é difícil a vaga para libertadores.
    Pelo time, sem raça e vontade, que temos, é quase impossível.
    Engraçado que ninguém tem coragem de sacar o Fred deste time.
    O cruzeiro está querendo um homem de área, manda de graça.

  5. Espero que o time ganhe hoje para a diretoria focar em 2018, repito jogadores com contrato para 2018:
    Victor – Giovane
    Rocha – Patric
    Bremer – Felipe Santana
    Gabriel – Matheus Mancine, Erazo
    Fábio Santos – Danilo, Leonan, Mansur
    Elias – Gustavo Blanco
    Adilson – Roger Bernardo, Yago
    Cazares – Otero
    Luan – Clayton
    Valdívia – Yuri
    Fred – Carlos
    Eu prefiro uma reformulação geral, mas sendo realista a diretoria vai manter o elenco e buscar no máximo umas 5 contratações espero que eles dê prioridade em contratar 2 zagueiros top, 1 camisa 10 top e 2 atacantes top.
    Obs: Devemos receber bem as voltas de Patric que jogou muito ontem Vitória 3×1 Palmeiras, Carlos jogando no Internacional, Danilo jogando na Ponte Preta, até mesmo o Yuri, eles são patrimônio do clube e são bons reservas, na minha opinião melhores que as opções que temos hoje.
    Obs II: Os jogadores que receberem propostas se for interessante financeiramente devem sair para uma reformulação mais ampla, mas se permanecerem devemos apoiar pois ano que vem é outro ano e outra temporada, no futebol as coisas mudam muito rápido o jogador que está mal hoje pode estar muito bem amanhã e vice versa.
    Obs III: O Sette Camara vai precisar de tempo para arrumar a casa, o primeiro ano não é fácil,
    Ganhar hoje é fundamental para o planejamento 2018.
    Saudações!!

  6. O fato é que o Galo se deu mal nesta história do Vitor. Primeiro, quem deve tem que pagar. Segundo, se reconhece a dívida por que esperou tanto tempo e tantos JUROS/CORREÇÃO para procurar o Grêmio? Erro do Presidente em protelar e erro do Jurídico em não aconselhar as medidas mais adequadas para a questão. Um acordo ruim é melhor que uma boa lide. Lamentável!!!!. Em 2012 a dívida era de 1,5 mi de euros (3,8 de reais à época), hoje acertada em 9,5 mi de reais, conforme noticiou a imprensa gaúcha. E ainda vem dizer que o acordo foi muito positivo… Mais transparência com a torcida, POR FAVOR!

  7. Assunto resolvido. Se a diretoria do Galo reformar os contratos de Robinho e Rafael Moura vou tirar férias preta-e-branca por um ano. Estou velho e não vou suportar. E já estou mesmo precisando de um descanso. Fiquei muito emocionado com o corporativismo do Fred, quando diz que o Galo deveria reformar o contrato com os dois. Se eu pudesse dar uma sugestão ao Fred, eu pediria a ele para formar uma trinca com aqueles dois e puxar o carro dos três.

  8. Boa tarde a todos!
    Com os resultados de ontem o G7 complicou muito e só alcançaria a vaga se virar um G9. Para alcançar um G7 até o final, acredito, só se vencer seus 6 últimos compromissos. Agora só nos resta fazer a obrigação de casa e brigar ponto a ponto com os dois próximos adversários fora de casa (Bahia e Vasco). Mas diante da nossa campanha em que o time não consegue engatar uma trinca de vitórias, fica cada vez mais difícil, mas a esperança do Atleticano é a última que morre. Que a vitória venha hoje e que seja convincente, pois o genérico não aspira mais nada e já entregou a toalha. Como sempre passamos a torcer contra os outros, hoje contra o SP e uma goleada no genérico de 4 gols de diferença, para ficarmos pelo menos em 9°. lugar na tabela. Vejam só o que esses jogadores descomprometidos conseguiram fazer com o nosso Galo, com a pior campanha dos pontos corridos dentro de casa. Mas como todo o atleticano fanático que sou, continuo torcendo contra o vento e contra todos a nossa frente no G7 e quem sabe acontece o quase improvável e que este G7 vira o G9 e possamos ainda chegar lá. Saudações Atleticanas!

  9. Bom dia a todos! Se não ganhar deste amontoado de jogadores peladeiros que é essa porcaria de time de Goiás é o fim…..Quem sabe o Fred, Elias e Robinho não dão um sanguinho a mais já que estão anciosos para as ”merecidas e milhonárias” férias de fim de ano regadas a cerveja geladinha e partidas de futvôlei. Já disse uma vez e volto a repetir. Vários times já estão movimentando o mercado de jogadores visando 2018, menos o GALO. Vão esperar o Cuca voltar de férias em janeiro para começar as especulações em fevereiro e março de 2018. Aí começam a chegar jogadores com contusões e fora de forma física com estreia prevista para o segundo semestre de 2018. Esse é o bom planejamento que deu certo em 2017…..

  10. 1) Ouvi dizer que o framengo quer o Fred. Tchau e bença! Favor não fazer lobby pra ninguém.

    2) Todo post recamando dos jogadores no Twitter eu respondo passando a responsabilidade para @ticoelias1, @Robinho e @fredgol9, adivinhem quem são!!!

    3) O provável futuro presidente já tweetou que não vai ter desmanche, quer fazer como Kalil fez depois do fatídico 6×1, manteve Cuca e jogadores e ganhamos coisas boas com eles, mas esquece que o time de hoje está velho. Por mim nenhum contrato que vence agora deve ser renovado, no máximo o Leonardo Silva para compor elenco;

    4) A rodada começou muito mal pra nós, ao contrário da anterior, mas o Galo não fez a parte dele e ficou em situação complicada;

    5) Em condições normais a sequência de jogos (Goiano em casa, Bahia e Vasco fora, Coritiba em casa e ainda Corinthians e Grêmio em clima de férias) não seria difícil para o Galo, mas precisamos de doação, de garra desta turma;

    6) Ir á Libertadores pela sexta vez seguida é um sonho, mas esforçar por isto seria muito legal, pois o recorde brasileiro é do São Paulo, com 7, se não formos nunca mais chegaremos lá;

    7) Se tivéssemos ganho metade dos pontos perdidos em casa, apenas 16, não precisava dos 32 perdidos, estaríamos em segundo lugar, 10 pontos à frente do oitavo e a fase de grupos Libertadores já estaria garantida, e olhe que a maioria foi contra times horrorosos.

    Ano que vem também poderei andar de graça nos ônibus, caríssimo Eduardo

  11. O Galo, ultimamente, não nos brinda com um boa notícia sem que imediatamente venha uma ruim. Sai Roger Machado (boa), entra Micale (ruim). Sai Nepomuceno (boa), entra Sette (ruim). Pagou o Victor (boa), o rombo virou R$ 9,5 milhões (ruim). Emprestou o Hyuri (boa), o Hyuri vai voltar (ruim). Conseguiu vaga na LA17 (boa), foi o primeiro eliminado para um boliviano (ruim). A continuar assim, o G6 vai virar G9, e Galo ficará em 10o. Eita, ano desgraçado. E o novo presidente já disse que 2018 “será difícil”. Sei. Por acaso esse foi fácil?! Eu gostava do Kalil? Sim, eu GOSTAVA. Continuo gostando? Não. Não gosto de quem não cumpre o que diz. E ele disse que o Galo de 2012/2013 era caminho sem volta. Só que voltamos. E eu não torço para o Kalil, torço para o Galo. É bem simples.

    1. kkkkk…Me permita entrar nesse raciocínio.

      Contrata o Pratto (boa), vende o Pratto (péssima)
      Leva os jogos do Galo pro Horto, quando o time era imbatível lá (boa), mantem o Galo no Horto, onde virou saco de pancada (ruim)
      O treinador, por força das circunstâncias escala Adílson e Roger Bernardo, sem Elias, e o time ganha de São Paulo e marias com um futebol convincente (boa), volta com Elias, o time perde ou empata jogando mal (ruim). O treinador não consegue enxergar isso ou é comprado por empresário pra manter o Elias (burrice).

    2. Caro Maurício, concordo com você e tenho a convicção, que tem o dedo do Kalil na contratação do Micale, pois o incompetente Nepomuceno não ia sozinho assumir essa responsabilidade. Digo que foi a pior contratação do ano e qq outro técnico que tivesse vindo, estaríamos com certeza, um pouco melhor na tabela. Ele conseguiu com o seu amadorismo e sem nenhuma cancha e experiência, afundar mais ainda o time, por culpa exclusivamente dessa diretoria e provavelmente, repito, com o dedo do Kalil, que quer a qq custo, apoiar ainda os incompetentes que estão lá, com algumas exceções. A reestruturação poderia começar pela base até os profissionais, sem haver uma baciada de dispensas no atual elenco, mantendo-se uma boa base, pois o dinheiro tá curto para investir em contratações de grande vulto, mas com uma boa tacada, pode o mandatário eleito ,conseguir através de moedas de trocas, bons jogadores para reforçar essa base. Saudações Atleticanas!

  12. Dureza ver o Galo nessa situação melancólica, time sem padrão de jogo, sem vontade….Mas pior que isso é ver o fraquíssimo Vascaído, o péssimo Bahia e até o quase rebaixado São Paulo almejando vaga na Libertadores e o Galo assistindo tudo isso estático. Vão pra PQP!!
    Se continuar assim, não conseguirá nem vaga na Sul Americana! só não está no G4 porque felizmente exitem times muito piores e com jogadores mais FDP!
    E pra ferrar ainda mais, em 2018 continuaremos com muitas amebas do atual elenco e teremos os retornos de outras ainda piores…
    Oremos!

  13. Caros,
    Os jabazeiros agora querem sonhar. Eu ñ os culpo, pois sem sonho ñ existe realidade. Comemoram no 17 inteiro a entrega do Diamond e a planta do estádio do Seu Elias no Califórnia e tão felizes até o ano q vem. Já tão até escalando o time para o ano q vem, teve um q colocou nesse blog a base18: Vitor, AvRocha, Bremmer, Gabriel, Fsantos, Elias, Adilson, Cazares(Otero) , Luan, Poka Bola e Frederico. É ou ñ é jabazeiro. Qnd vi o sujeito escalando esse time e comentários apoiando…Tudo q queremos é o desmonte dessa base derrotada…abaixo esse time aí. Fred ñ é dono do CAM, ñ representa. QUEREMOS GARRA EM CAMPO. Honra ao CAM.

  14. Todos reclamam do presidente, dos jogadores, dos vários treinadores, mas ninguém faz “mea culpa”. A sociedade moderna, de baixissíma tolerância às frustações, de confrontação imediata aquilo contrário aos seu pensamentos, da necessidade de se mostrar, aliada a conquista da Libertadores de 2013, transformou a torcida atleticana. A torcida que deixou de ser apoiadora incondicional( talvez pela ausência das camadas mais pobres, talvez) e passou a ser cobradora oficial, chata como essa sociedada moderna, cheia de mimimis!! Grande parcela por esses últimos 2 anos frustantes é da torcida, aliada a um presidente-menino, sem culhões, que ao menor grito dos críticos e torcedores, faz mudanças inócuas, intempestivas e catastróficas na equipe. Ou alguém acha essa ciranda de treinadores normais? E ainda reclamam que a equipe não tem padrão!!! Acham normal os treinados saírem antes de jogos decisivos e eliminatórios. Que loucura é essa? Se fosse o Kalil, teria mandado a torcida às favas e bancado o treinador que ele escolheu no início do ano. E ainda não entendem porque o time não ganha em casa!! Imagine você no seu trabalho, durante todo o ano, ouvir que seu trabalho não presta, tomar uma vaia ao final do expediente, ser cobrado a toda o tempo por um erro ortográfico ou uma frase mal colocada. Não vá ao campo para descontar suas frustações do dia-dia. Vá apenas para apoiar. Ajude o Atlético, seus jogadores e esse presidente-menino. Se não for para apoiar, fique calado, não se manifeste ( esse será seu protesto). Protestar, xingar, vaiar não te faz mais atleticano, pelo contrário!!!

    1. Pronto. Assino embaixo. A ‘ausência das camadas mais pobres nos estádios’ transformou o torcedor incondicional que ama o seu time no consumidor chato que só sabe exigir do seu time. Muito diferente de cobrar comprometimento, hoje cobra-se apenas resultado. Associa-se automaticamente a falta de resultado com a falta de comprometimento. Impensável não ganhar sempre e todas. Frustração garantida na maior parte das vezes. Aí o que sobra é a raiva, o ódio, a violência. É o “corneta na veia” tomando o lugar do “Galo na veia” que, infelizmente, nos dias de hoje, ficou só no slogan.

      1. Jorge,
        você atentou para um ponto que é extremanete relevante e verdadeiro, e que nós estavamos esquecendo de colocar a baila aqui no blog e que completa brilhantemente o comentário do Lucas.
        A nossa torcida está tão hipnotizada com a necessidade de ganharmos títulos que perdeu a noção de que SÓ TEM 1 (UM) POR VEZ e que é impossível ganhar tudo todo ano (mas todos ficam vendo a propaganda maciça sobre Barcelona, Real madri e outros milionários do futebol mundial e ficaram com a mesma soberba que a anos afeta aos refrigerados do outro lado da lagoa.
        Antes que a metralhadora dos revoltados me dizime, aviso que não estou dizendo que em 2017 não foi uma decepção e que estou feliz com o que aconteceu. Mas ninguém pode negar que até Julho estavamos lutando com grandes chances de ganharmos todos os títulos relevantes (tudo bem que no brasileirão estavamos capengando), mas não ganhamos nenhum e não podemos fazer a terra arrasada que todos estão pregando.

    2. Desculpe meu amigo, mas o apoio condicional está atrelado à entrega e comprometimento dos jogadores, da competência da diretoria e dos treinadores. Hoje o que temos no clube são jogadores ganhando os tubos e fingindo que jogam. A torcida continua apoiando e prova disto é que mesmo em décimo segundo lugar, ainda temos uma das melhores médias, levando em consideração que jogamos num estádio com capacidade de apenas 23 mil pagantes. A torcida tem direito e dever de cobrar sim, e até tem feito isto de maneira moderada; diferente de outras torcidas no Brasil que mesmo nas primeiras posições, andam invadindo CT, pixando muros e ameaçando jogadores.

    3. Onde eu assino? Aqui mesmo no Blog, muitos confundem cobrança (necessária) com arrogância e xingamento; trocam apoio nos momentos decisivos por precipitação nos gritos de “fora” (caso do Roger é exemplar: é nítido que o treinador não devia ter saído nas vésperas de jogos decisivos, mas o banana do presidente foi ouvir o mimimi de parte da torcida e o resultado foi o fim precoce da Libertadores e CB pra nós); preferem ter razão e bater no peito dizendo “eu avisei”, ao invés de gritar “eu acredito” (alias, quem diz isso é tratado como alienado, irresponsável, medíocre…); e, como o ano foi pro vinagre (lendo muitos posts aqui parece que alguns estão até felizes…), a hora é de profetizar que o ano de 2018 vai ser péssimo. Não é por aí, teremos dificuldades sim, na montagem do elenco e na parte administrativa: quem vem, quem saí, quem deve ser aproveitado, quem deve ser vendido, emprestado, dispensado, comprado…qual técnico, qual equipe técnica, médica, administrativa…quanto vai custar, como conseguir administrar despesas e receitas…para parte da torcida nada disso interessa ou deve ser considerado, apenas a vitória em TODOS os jogos os satisfazem ou os deixam menos negativos (alguns reclamam até quando o time ganha também).

      Enfim, a menos culpada pela situação é a torcida, mas ela colabora para a situação do time (para o bem e para o mal). É preciso entender que o equilíbrio é necessário pra nós torcedores: nem podemos ficar passivamente na mão de jogadores descompromissados (sem reagir ou cobrar), mas também é preciso dar oportunidade para a demonstração de raça e vontade. Nem toda derrota nós permite mandar todos embora, não se deve ser precipitado.

      Sei que a a decepção foi grande nesse ano, mas agora vou fazer o que sempre faço, qualquer que seja a situação na tabela: vou vestir minha camisa atleticana e mostrar o que eu sou: Sou do Clube Atlético Mineiro. Aqui é Galo!!!

      1. Agora eu vi. Então tenho que assistir esses mercenários afundando o meu time e vou continuar apoiando? É assim que estamos na fila a 46 anos.

    4. Acho que fui injusto com a torcida no meu comentário ao generalizar o comportamento de uma minoria, gente que quer se passar por maioria e que gosta de ganhar no grito. De fato, hoje haverá entre 10 a 12 mil heróis Atleticanos apoiando o time no Independência, estádio que poderia abrigar 23 mil. E irão aplaudir Elias, Robinho e Fred, para o horror do corneta que só sabe jogar contra.

      Não que estejam satisfeitos com o desempenho do time e desses jogadores ou que sejam frouxos demais para protestar, mas é que, tendo mais de dois neurônios, sabem que se com apoio está difícil, jogando contra fica impossível. Vão apoiar e empurrar o time para frente. Como sempre fazem. Ao final, se apesar de todo o esforço, ainda assim, o time não corresponder, irão vaiar. Justa resposta para quem não fez a sua parte. Mas estarão no jogo seguinte aplaudindo, apoiando e empurrando para frente.

      A internet amplifica muito a voz do corneta incondicional e irracional e a gente fica achando que quem grita muito tem muita razão. Erro fatal quando se trata de dirigentes, como foi visto esse ano. O ano foi péssimo, até porque as expectativas foram altas. Mas o futebol, como tudo na vida, é cíclico. Não se ganha sempre. Ao invés de ficar no chororô e no mimimi, é aprender com os erros (principalmente o de não ouvir tanto a corneta selvagem) e fazer de 2018 algo melhor do que foi 2017.

    5. Quanta bobagem junta desse Lucas Gonçalves.
      Se você é o presidente não tem que ouvir opinião de torcida não, tem que utilizar sabedoria, convicção e inteligência de mercado!
      Quando trouxemos o R10 a pesquisa do Globoesporte dava que 19 dos 20 times da Série A não queriam o Bruxo. O Kalil rasgou a pesquisa, trouxe o cara, acreditou no potencial e colheu os frutos!
      Torcedor tem que se posicionar sim, cobrando firmeza e seriedade! Mas a culpa não é e nunca será nossa, não fomos nós que resolvemos tocar o negócio sem departamento de futebol!

      1. Caro Atleticano Chato, acho que vc leu mas teve dificuldades em compreender o que disse o Lucas. Releia com mais atenção e com um pouco mais de inteligência que perceberá que ele criticou o Nepomuceno exatamente por ter ouvido demais a torcida: “aliada a um presidente-menino, sem culhões, que ao menor grito dos críticos e torcedores, faz mudanças inócuas, intempestivas e catastróficas na equipe”. Entendeu agora?

  15. Bom dia.Pra falar do que deu errado no ano do Galo dentro de campo,vou usar o jogo de ontem entre vasco x santos.Nenê,36 anos,arma as jogadas,chuta pro gol,orienta a equipe de forma positiva,segura a bola sem perde-la em toda jogada.Ricardo Oliveira,38 anos,segura a bola,dá opção pra receber bolas enfiadas em velocidade,3 no primeiro tempo e 1 no segundo na qual fez o gol,sempre presente na área pra finalizar as jogadas.O time do vasco é inferior tecnicamente ao do Galo,mas jogou desde o começo com Vontade e disposição pra vencer o santos.Perceberam o porquê nosso time não emplaca.Robinho e Fred,que são mais novos que os 2 citados,não fazem nada disso,tem de sacrificar outros jogadores que poderiam render mais tecnicamente pra equipe,mas eles tem de correr pra dupla de veteranos que deveriam sim,ser decisivos,mas não são,vivem de lampejos.Pior é que já estamos no terceiro treinador e ninguém modifica esta situação.Galoucura Total.

    1. Concordo plenamente com você, mas disse aqui que o time do Santos é fraco, não tem banco e que tá nessa posição porque o nível deste campeonato é fraco. Ainda penso que a pior coisa que possa ter contribuído para o Galo não estar numa posição melhor hoje, foi a péssima contratação do Micale, que com o seu amadorismo e técnico aprendiz, afundou mais ainda este time, que já vinha capegando. Mesmos com alguns jogadores descomprometidos, tínhamos condições com um técnico mais experiente, ter conquistados mais pontos e estaria hoje no G4 ou na pior no G7. Os erros dessa diretoria incompetente, levaram o time ao caos total, a começar por não atender a nossa torcida, quando conquistou o rural e não iludiu a torcida,. Já apresentava naquela época um futebol não convincente, em que pedimos algumas peças nas posições carentes e o incompetente do presidente, com a conivência do Roger Machado, acharam que o elenco estava pronto e se estreparam. Agora só nos resta torcer contra os concorrentes e vencer ou vencer até o final e ver o que vai acontecer, mascwuevta cada vez mais difícil, isto tá.

  16. Bom dia!! ontem postei a situação contratual do elenco do Atlético, a maioria dos jogadores tem contrato para 2018 e com certeza vai ser a mantido vejam:
    Goleiros:
    Victor- Junho 2019
    Giovane- Dez 2018
    Uilson- Junho 2019
    Laterais:
    Fábio Santos- Dez 2018
    Marcos Rocha- Dez 2018
    Patric- Dez 2018
    Danilo Barcelos- Dez 2019
    Zagueiros:
    Gabriel- Dez 2021
    Felipe Santana- Dez 2018
    Bremer- Dez 2021
    Matheus Mancine- Dez 2020
    Volantes:
    Elias- Jan 2020
    Adilson- Fev 2019
    Gustavo Blanco- Dez 2018
    Yago- Dez 2020
    Roger Bernardo Dez 2018
    Meias:
    Cazares- Dez 2019
    Otero- Junho 2020
    Atacantes:
    Luan- Abril 2019
    Valdívia- Maio 2018
    Clayton- Dez 2021
    Yuri- Dez 2019
    Carlos- Junho 2019
    Fred- Dez 2018
    Por tanto essa é a nossa base para 2018 são praticamente dois times com contrato em vigor para 2018
    Time base titular:
    Victor, Rocha, Bremer, Gabriel, F.Santos, Adilson, Elias Cazares, Luan, Valdívia, Fred.
    Time base reserva:
    Giovanne, Patric, F.Santana, Matheus Mancine, Danilo, Blanco, Roger Bernardo, Yago, Otero, Clayton, Yuri, Carlos.
    Não acredito em grandes investimentos para 2018, acho que vão ser poucas contratações e a diretoria vai atrás do bom e barato.
    Seguindo essa linha do bom e barato deixo trÊs sugestões para a diretoria:
    Zagueiro Messias do mequinha
    Meia camisa 10 Renatinho do Paraná Clube (custo zero)
    Atacante Gilberto do São paulo (custo zero)
    Na minha opinião NOSSO MAIOR REFORÇO vai ser acertar na escolha do técnico, seja qual for o escolhido que consiga fazer um bom trabalho por um longo tempo, essa sucessiva troca de técnicos desfigurou o time, perdeu a identidade e principalmente seu poder no Horto.
    Dias melhores virão! saudações!!

  17. Quero ver o que os paulista santistas e palmeirense vão dizer hoje, porque para eles o Cuca e o Levir estam afundando aqueles timecos deles kkkkkkkkkkkkkkkkk.O Santos venceu o azilo do Galo tropa de barrigudo e cachaceiros eles acharam que o Elano tinha consertado o time,O porquinho ia ser campeão a tres rodadas atras agora pode até cair para uma pre-libertadores o coisa boa.

    1. Meu deus do céu. Se o Galo estiver pensando em melhorar em 2018 não deve nem pensar em Cuca e Levir. Vamos pensar em renovar. Chega de velhos no time. E na direção.

  18. O Galo jogando para não ser rebaixado. Ano perdido. Tudo graças ao incompetente e arrogante aprendiz de presidente. E não acredito que ano que vem será melhor, pois outro aprendiz vai entrar.

  19. Além do Atlético GO ser o lanterna, o time deles já começou o desmanche pensando em 2018, o Walter nem viajou o bom goleiro titular já foi liberado para jogar no Goias, enfim ganhar do lanterna desmanchado, virtual rebaixado e jogando em casa É OBRIGAÇÃO.
    Depois que nosso soberbo presidente sempre vem a público falar em obrigação o time só afunda cada vez mais, mas como eu não sou o presidente eu digo É OBRIGAÇÃO sim ganhar esse jogo.

  20. Eduardo, parabéns por chegar à melhor idade.
    O jogo hoje vai ser difícil. O genérico vem tentando dar o ‘abraço de afogado’ em seus adversários, mas não tem conseguido. Que não consiga hoje! E se for possível, que o Galo mate o jogo o quanto antes para não morrer no fim. É fazer três pontos, jogar com dignidade o que falta e sonhar com um ano melhor em 2018. Libertadores, um sonho improvável.

  21. Queria ressaltar a forma patética que o nosso departamento jurídico, principalmente na forma de Lásaro, o serviçal, conduziu o caso Victor. Pagamos muito mais caro por causa de arrogânciazinha babaca de advogado. Teria sido muito melhor ter feito dois jogos grandes no Mineirão e ter pago esta porcaria ano passado (ter mandado aquele jogo contra o SPFC nas 4as da Libertadores teria dado fácil uma renda de 6 milhões). Mas esperar o que de Daniel e seus capachos? Vendeu o Pratto muito mau vendido pra pagar os juros do Victor, brilhante!

  22. Prezados Atleticanos, os resultados de ontem mostram que times com elencos bastante humildes estão mostrando evolução e praticamente se livrando a segunda divisão. Três desses times já ultrapassaram o Atlético (Vasco, São Paulo e Bahia) e mais dois estão chegando perto para nos ultrapassar (Coritiba e Vitoria). Portanto se alguém ainda não alertou o elenco do galo está na hora de pelo menos não trazerem mais um vexame estrondoso que será a queda para segunda divisão. o que mais irrita com esse elenco atual é sua indiferença como resultados ruins , a apatia que continuam demonstrando em campo e os gols ridículos que o time leva. Faltam seis jogos contando com o de hoje. Se não tivermos um vitória hoje, aí o Atlético ficará com um pé na segunda divisão. digo isso em vista dos compromisso que teremos pela frente:
    a) nos jogos contra Corinthians e Grêmio, não consigo ter nem um pingo de otimismo para conseguirmos ao menos um ponto;
    b) jogo contra o Vasco e Bahia fora são perigosíssimo levarmos mais derrotas, pois os cariocas e os baianos estão em franca evolução e nosso Galo não reage e nem apresenta melhora alguma;
    c) jogo em casa contra o Coritiba, que também vem mostrando evolução e o retrospecto do Galo em casa não dá otimismo.
    Em vista coerência com as colocações acima, a vitória hoje é crucial, será uma injeção de animo para ensaiar pelo menos um tímida reação que nos tragam esses internáveis pontos para fugir da segunda divisão.
    Tal como diz o Eduardo o apoio hoje e nas demais partidas serão fundamentais, pois dá impulso a esses jogadores, mesmo que descompromissados, em alcançar um resultado melhor. Então vamos apoiar o time.
    Por fim, deixo aqui meus parabéns ao Eduardo pelo seu aniversário e que continue firme em suas crônicas que buscam o engrandecimento do Nosso querido Clube Atlético Mineiro. Grande abraço e saudações atleticanas

  23. Bom dia!
    Parabéns, atrasado, caro blogueiro, e que Deus, em sua infinita bondade, lhe conceda saúde, paz e a Vida Dele na tua vida!
    Como um atleticano normal (nem mais, nem menos que os outros), já estou contando as horas para o início da partida dessa noite. Confesso que com muita birra desse treinador que insiste com Elias, Valdívia e Fred. Esses três, juntamente com o Robinho podem até fazer chover hoje no Indepa (e espero que façam), que eu não quero esses caras mais no meu Galo.
    Creio que hoje é a última chance de escaparmos da degola.
    Ah…Elias e Valdívia em campo não são sinônimos de azar, mas, pelas últimas estatísticas, prenúncio de mais um vexame.

  24. Bom dia a todos. Na rodada de ontem tivemos bons e maus resultados, senão vejamos, as derrotas de Avaí, Sport e Ponte Preta nos dá um alívio na parte de baixo da tabela, as vitórias de Bahia e Vasco nos deixam mais longe da Liberta então hoje é vencer, vencer e vencer. Pelo amor de Deus não deixem o Valter jogar, marcação cerrada sobre ele. Ontem o Vasco saiu perdendo e virou contra o Santos porque jogou com raça e determinação já que tecnicamente é inferior ao Galo. Falta-nos justamente isso, jogar com amor e raça. Vamos pra cima deles Galoooo. Saudações atleticanas.

  25. Eduardo,

    Ontem ao ver Botafogo e Vasco ganhando jogos que o galático galo não conseguiu, contra sport e santos, me deu uma desanimada viu….

    Não lembro de um jogo que o galo ganhou facil no ano, nem contra o sport boys da bolivia ….. se hj não ganhar facil, desisto do ano de vez….

    abraço

  26. Conseguir vaga para libertadores ano que vem é lenda, já era…. com as vitorias do Flamengo e botafogo hotem ficou mais dificil ainda… Permanecer na serie A já é lucro. Etá ano que nao acaba, rsrsrsrs

  27. O otimismo da coluna é o que nos contagia e vamos torcer, mesmo tristes com a realidade presente e futura, pela falta de DIREÇÃO com experiência. O Galo está acima de tudo, mas é preciso que a massa reaja frente à falta de comando que saiba mesmo administrar O FUTEBOL, e não estádio e outras coisas que não dão títulos.

  28. Admiro seu otimismo. Esse é o ano da vergonha. Como ter esperança com um grupo que somente dá vexames? Se não cair para a série B, para mim esse grupo ganhou o ano.
    Discordo de você sobre libertadores. O Galo precisa ficar de fora e se preparar para o Brasileirão 2018. Disputar a libertadores sem time?. Não vai dar tempo de preparar um time competitivo.
    Melhor preparar para o BR-18. Isso, se não cair para a série B.
    Esse time não tem sangue nas veias…….. tem dinheiro na conta bancaria…..

  29. Bom dia caros amigos. Notícia de ontem no Superesportes “Fred torce pelas permanências de Rafael Moura e Robinho”, ou seja, o cara já está fazendo lobby para que seus parças fiquem, e a condição que estamos hoje permaneça. Aliás por onde passa, este cara se sente o dono da cocada preta, e manda não só no time como na direção também, e foi isto que aconteceu em nosso clube. Por ser assim é que ele foi embora do Fluminense, porque ninguém mais aguentava o cara. Ele ao invés de cuidar de sua ruindade no futebol, agora resolve dar pitado na administração. Se alguém tem que ir embora, para mim ele e Elias, seriam os primeiros. Tomara que os chineses não abram os olhos, e levem ele o mais rápido possível.

    Bom sobre o jogo de hoje, se não ganhar o pau tem que quebrar. Digo isto não em termos de violência, mas em termos de cobrança. Chega de passividade da torcida!

    1. Sempre digo isso nos meus comentários. O Galo comprou o problema do FluminenCe que chama-se Fred. Fred se sobrepunha a instituição. E no Galo sua passagem não está sendo diferente. As consequências estão sendo nefastas. Primeiro: Lucas Pratto além de ter sido preterido pela diretoria, foi mal negociado e teve seu valor penhorado pelo Grêmio, não restando outra alternativa para uma melhor negociação com o Grêmio vez que o valor estava garantindo a execução. Segundo: A necessidade de se ter um esquema tático voltado para o “grande” Fred, sacrifica o futebol de vários jogadores. Os laterais, a todo tempo, ficam alçando bolas à área adversária. Robinho não conta com a velocidade de outro atacante para triangulações. O time não tem velocidade e não tem contra-ataque, tanto é que foram poucos os gols de contra-ataque na atual temporada; Terceiro: Quer exercer influência sobre o grupo, treinadores e diretoria e é lógico, muitos atletas não suportam isso. Assim foi no Fluminense. Assim está sendo no Galo. Engraçado, Tenho visto vários jogos da Série A e B. Nosso elenco, tecnicamente, é muito sim. Mas essa diretoria “amadora e perdulária” desfez-se de um trabalho que havia sido construído desde 2012: o estilo “Galo Doido” de jogar e que tornou-se o futebol mais vistoso do Brasil durante 04 anos segundo a imprensa especializada. E a contratação equivocada de treinadores, aliados ao fator “Fred” acima exposto, no meu entender, são os maiores culpados pelo momento atual. Aqui não existe terra arrasada. O que existiu foi muita expectativa nesse ano de 2017. Que se contrate um bom treinador, com pulso forte (Cuca ou Abel Braga) e livrem-se de Fred o mais rápido possível. Contratem bons volantes, pois a culpa não é do Marcos Rocha, diga-se, excelente lateral, pois enquanto tínhamos Pierre e LD, ele jogava explorando sua principal característica que é o apoio. Que esse treinador dê confiança e trabalhe e a cabeça do Cazares para que ele se torne um protagonista. Que contratem volantes pegadores e raçudos. Historicamente tivemos volantes com raça e tecnicamente limitados: Elzo, Éder Lopes, Doriva, Valdir e os recentes Pierre e Leandro Donizete.

  30. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Já te chamam de velho aos 60, imagine aos 120… (Li certa vez que perguntaram a um grande escritor sobre o que fazer para se tornar tão bom quanto ele. ENVELHEÇA, foi o que disse) Me perdoe, mas não pude deixar passar. Deveria começar dizendo que concordo com suas colocações, mas não tenho nenhuma expectativa quanto â importância do jogo de hoje. Vou torcer por vitória, como sempre. Me recuso a acreditar em outro resultado. De bom ontem, o fim dessa “Kizumba” envolvendo o Victor. Dívida tem que ser negociada e quitada. Pronto. Talvez o nosso “Santo Goleiro” esteja meio torto quando lhe recuam a bola, devido às blasfêmias, em seu nome, que vinham do sul… Sem mais. Vai Galooooo!!! ?

    1. Paulo Henrique , gostei muito da observação sobre o ENVELHEÇA.
      Principalmente porque estou chegando lá.
      Mas no caso de time de futebol, o Galo no caso, infelizmente não podemos envelhecer demais o nosso plantel.
      Acredito que não se pode colocar a culpa toda em um único jogador, como se fez com Robinho, depois com o Fred e por último com o Elias. Sem esquecer o Marcos Rocha e o Cazares.
      Se o elenco tivesse dado a famosa liga, Fred teria surfado na onda boa com muitos gols.
      Estamos em uma encruzilhada em que até o técnico declara que pode estar na corda bamba para 2018.
      Pelo menos o Vitor tá pago.
      Pra cima do outro Galo, o goiano daqui a pouco.
      Só a vitória pode ser aceita e ela virá.
      Acredito até em 3 gols dediferença, Hoje vamos brilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *