Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Quem tem passado pode contar e comemorar

Chega a impressionar o quanto nossa rica história incomoda a terceiros, notadamente à torcida da minoria e sem tradição no futebol mineiro. Nossa postagem de agora à tarde seria sobre a preparação para o jogo de Brasilia e a expectativa do Atleticano para domingo frente ao Flamengo, mas a repercussão – tanto pelos acessos quanto pelos comentários (agressivos e, portanto, lançados, como de regra, na lixeira) –, sugere que devemos repercutir e debater sobre quem tem o que contar e comemorar.

galo 03
Fotos: UAI/Superesportes

Alguns Atleticanos até cobraram uma resenha sobre outros momentos. Evidentemente que, post a post, o blog vai relembrar e publicar os feitos do Galo ao longo de seus 108 anos. Nunca é demais repetir: sempre com as mesmas cores e o mesmo nome. Além da hegemonia, temos tradição. Não podia imaginar que simpatizantes do extinto Yale, depois Palestra, passando por Ypiranga, até chegar a um nome de unidade monetária podre e falida, fosse se sentir tão incomodados. Será “real” o próximo nome dessa gente?
Quem tem passado tem história e tem o que contar e comemorar. Lamento. Temos muito, ainda, o que dividir neste “Canto do Galo” sobre os nossos feitos. Afinal, “aqui é SÓ Galo!” De qualquer maneira, blog e blogueiro se sentem lisonjeados com tanto interesse pelas coisas do Galo. É assim mesmo, a inveja sempre motivou a cobiça. Aos não-Atleticanos que enviaram seu protesto pela postagem de um dos inúmeros momentos de nossa história, registro o agradecimento pela visita. Só não vou publicar agressões e termos inadequados, uma vez que aqui impera a urbanidade. Voltem sempre, obriGalo!
Se um Atleticano incomoda muita gente, dois Atleticanos incomodam muito mais, imaginem 8 milhões de Atleticanos. Somos a torcida que mais cresce no Brasil nos últimos anos. Isso dói, eu sei.

7 thoughts to “Quem tem passado pode contar e comemorar”

  1. não consigo entender o porquê de menosprezar as duas conquistas da conmebol (1992 e 1997 ) pelo GALO sendo q/ a primeira foi conquistada em cima do mesmo olimpia-PAR ( e só pra lembrar é TRI campeão da AMÉRICA); sem mais assunto!!!

  2. Uma coisa que me icomoda bastante é o não reconhecimento por parte da torcida por alguns de nossos títulos mais importante. Durante anos aceitamos por gozação dos simpatizantes do Yale que as 2copa conmebol, campeão dos campeões…não valem. Chegou a hora do atleticano resgatar o orgulho. Belo horizonte é somente 11 anos mais ” velha” que o galo. Atlético que alavancou o nome belo horizonte ao Brasil! Somos o único time no mundo a vencer a seleção! Não será fácil tirar a inhaca de 40 anos sem o brasileiro. Mas como atleticano teimoso, afirmo….eu acredito!!!

  3. Caro Ávila e leitores do blog, a história não mente, somos os maiores de Minas e dos maiores do Brasil…. muitas vezes querem nos menosprezar alegando escassez de títulos mas se esquecem de mencionar quantos nos foram tirados “fora dos gramados”…. Todos se lembram do “golpe de 80” no brasileiro e o “golpe de 81” na Libertadores mas não se questionam porque isso ocorreu… basta lembrar o brasileiro de 79 quando o Galo em uma atitude de extrema coragem abandonou, isso mesmo, abandonou o campeonato na fase semifinal por causa de alteração de mandos de campo… Tomara que o blogueiro um dia conte essa história…. Somos guerreiros e não aceitamos injustiças… Não nos vendemos e não queremos títulos ganhos por “fax” em troca de contratos de transmissão…. Nos títulos foram conquistados dentro de campo… Isso deve doer muito……

  4. Eduardo, há pouco acompanho seu blog, mas tempo suficiente para entender sua paixão que é igual a minha, aliás, igual a de todos atleticanos. Paixão é diferente de simpatia, por isso a inveja! nunca terão!!!

  5. Eduardo…. acho que a turminha quer atrapalhar suas publicações rotineiras, quando você deixa de publicar o que iria, para lembrá-los que aqui é SÓ GALO!!!! como costumo dizer: Do berço ao caixão!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *