Por Paulo Silva
Dizem que o povo brasileiro gosta muito de facilidades. Talvez isso seja um dos vícios inseridos na nossa cultura pela colonização extrativista. É mais fácil colher que plantar. Por gostar de facilidades, o brasileiro virou vítima de governos especializados em criar dificuldades para vender facilidades. E o povo, ao que parece, gosta. Daí, o país ser um dos mais corruptos do mundo.
Mas existe uma exceção a essa quase regra. O Atleticano. Porque torcer para o Atlético é uma situação semelhante ao masoquismo, pois não existe nada fácil na vida do Galo.
Estaríamos tão orgulhosos de nossas conquistas se elas tivessem vindo facilmente? A conquista da Libertadores, por exemplo, seria tão espetacular e empolgante se o nosso Atlético tivesse vencido todos os jogos com facilidade? Quantas vezes – não só na libertadores – já estivemos com o coração na mão e desesperados pela sombra da derrota e depois aliviados com a vitória? Quantas vezes fomos ao céu com um gol e descemos ao inferno com uma falta cobrada pelos adversários?
Vivemos sob o efeito de um coquetel de hormônios com adrenalina, serotonina e dopamina. Nossos neurotransmissores vivem lotados com esse coquetel, numa situação de quase loucura. Até a nossa maior torcida organizada é uma ode à loucura.
A paixão pelo Atlético torna-nos torcedores diferenciados e identificados com a luta. Somos assim porque aprendemos desde cedo que não existe glória na facilidade e que é vencendo as dificuldades que obtemos sentimentos extasiantes.
E foi assim que vivenciamos o jogo de ontem. Acredito que todos os atleticanos estavam apreensivos com esse jogo. A lembrança da derrota no ano passado estava fervilhando na mente. Eu, particularmente, nem ânimo para me fazer acompanhar pela deliciosa Stella tive. Fui seco para assistir ao jogo. E com secura na garganta, vi o Flu sair na frente do placar aos vinte e oito minutos. Lembrei do meu comentário pela manhã de domingo. O complexo de vira-latas estava vivo?
Mas, o Galo é o time da virada e é o time das coisas difíceis. É o time que nasceu para lutar, lutar e lutar para na glória de tantas lutas, vencer, vencer e vencer. Não existe vitória sem muita luta na vida do Galo. Depois de um início perturbador, o Galo foi gradativamente se assenhoreando do jogo. Jogadas bem tramadas, velocidade, bom domínio dos espaços dentro do campo e estava pronto o cenário da vitória. Começou com o gol do Léo Silva aos trinta e quatro minutos. Depois de acertar a trave num cabeceio, a bola saiu para escanteio e após cobrança de Cazares, Léo acertou um chutaço. Logo em seguida, foi a vez de Róger Guedes fazer o seu sétimo gol e garantir a liderança da artilharia.
Mas, não é que o complexo de vira-latas voltou a atormentar a torcida atleticana? Patric outra vez falha e o Fluminense empata. Assim terminou a etapa inicial. No intervalo, pensei em dar um beijo na Stella, mas a incerteza da vitória poderia deixar um gosto amargo. Resisti.
Dezesseis gols em onze jogos. Definitivamente isso não é defesa de time que almeja alguma coisa em qualquer tipo de disputa.
No entanto, tão logo começou o segundo tempo, a certeza da vitória liberou o paladar e a Stella desceu suave e bem feliz. Três a dois. Gol do contestado Tomás Andrade aos sessenta e três minutos. Eh, Galo! Mais um a renascer sob suas asas. A partir daí, a Stella comandou a festa.
Vira-latas? Que nada. É o Galo forte e lutador. O Galo que não conhece facilidades. É o Galo que luta muito e supera as dificuldades. E para o Flu saber que desgraça pouca é bobagem, o pastor Ricardo Oliveira, com as bênçãos de Deus, fez uma pintura de gol de falta e decretou a falência do Flu no jogo.
E a massa de atleticanos, cuja paixão excede a todo entendimento, explodiu mais uma vez em uma euforia sem limites com outro gol de Róger Guedes. Cinco a dois.
Tá bom ou quer mais? Quero mais, muito mais, mas, pode deixar para o Ceará na quarta-feira.
Fim de jogo, coração sorrindo, Stella descendo, elevador subindo, galera comemorando. Vida que segue. Facilidades não queremos. Elas nada acrescentam em nossas vidas. Dificuldades? Que venham. Estamos aqui para superá-las.
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Caro Eduardo,
Gostaria de lhe agradecer por ter retirado a falsa postagem com o meu nome.
Há muito lhe acompanho, nesse blog e já nos falamos no Independência. Sei que vc não se recordará. Não havia escrito antes no blog, pois penso que não tenho muito que contribuir no meio de tantas "enciclopédias do Galo". Mas ao ler seu texto sobre aquele "João da Massa" fiquei indignada de como ele lhe tratou com tom de ameaça dizendo que vc "descobriu o milagre e não o santo". Subentendi que ele continuava infiltrado no blog.
Quando, li o comentário perspicaz e sagaz do Paulo Soares percebi que ele talvez, poderia ter identificado o tal falso João da Massa, pela semelhança entre os comentários deste e os do MTC2, como foi ressaltado por Paulo Soares.
Assim, fiz meus primeiros comentários, na tentativa de ajudar expor esses infiltrados.
De forma traiçoeira (foi como me referi no post em resposta ao amiGalo Paulo Soares) meu nome foi usado na falsa postagem de ontem, que vc retirou.
Como lhe disse, sou neta, filha e esposa de ATLETICANOS e sou uma Atleticana. Sei como pensamos e sentimos. Naqueles comentários, não há nada de ATLETICANOS. É no mínimo, muitoooooo suspeito. Mas se eu tinha dúvidas, ontem com a atitude vil de não só passar por ATLETICANO, mas também por mim, eu tive a certeza que estou no caminho certo da suspeita.
Agora, entendo o Lugalo, quando ele se refere aos "VERDADEIROS ATLETICANOS ".
Pensava, que ATLETICANO era uma palavra onde qualquer adjetivo fosse desnecessário - verdadeiro, apaixonado, louco, dentre outros. O ATLETICANO transcende qualquer adjetivação.
Obrigada, novamente por compartilhar todo dia ótimos textos, ótimas ideias e os melhores sentimentos Alvinegros.
Querida, agradeço sua manifestação. O espaço é do Atleticano. Eventualmente temos esse tipo de dissabor. Sinal que o nosso time incomoda a minoria.
Sigamos. Amanhã tô lá. Vamos?
Bom dia.
Lindo artigo, esse é o amor inexplicável do Atleticano!!!!!!
Caro Eduardo De Ávila,
Acabo de me deparar com uma postagem com o meu nome no seu blog que NÃO FOI ESCRITA E NEM POSTADA por mim.
Como isso pode acontecer?
Como alguém utilizou do meu nome para escrever uma mensagem que não condiz em nenhum momento com o que penso? Com a única e exclusiva finalidade de desviar meus comentários sobre torcedores adversários infiltrados no blog.
Como é possível?
Mas apesar de ser um fato INADMISSÍVEL, por outro lado, mostra que estava certa ao dizer que os argumentos questionados por mim e por outros amiGalos eram plausíveis.
Porquê criar um fake post com o meu nome, se eu não estivesse incomodando alguém com os meus comentários?
Peço que vc verifique o que ocorreu e se manifeste. Não irei me intimidar com essa atitude vil de pessoas vis que realmente estão infiltradas neste espaço de discussão criado por vc. Espaço que tanto nos permite, a nós Atleticanos, uma troca salutar de opiniões.
A primeira postagem que fiz em resposta aos comentários de um possível cruzeirense infiltrado foi às 14:45 h e o fake post foi colocado ás 15:23h. Vc nem havia divulgado no blog meu comentário e o fake post já havia sido escrito. Como isso é possível? Eu fiz só depois um pequeno comentário para o concordar com o Lugalo e voltei a responder ao Alberto MTC2 agora à noite.
Peço por favor que desfaça essa falsa postagem. Obrigada Louise Azevedo
Eduardo,
Esse comentário NÃO FOI ESCRITO E PISTADO POR MIM. Trata-se de alguém passando por mim. Penso que isso é gravíssimo. Como isso saiu com o meu email. Peço que vc olhe o que ocorreu se meu celular foi rackiado, se o Ip for o mesmo do meu. Por favor esclareça isso.
Há tempos sou sua leitora, nunca havia me manifestado. E ao me manifestar contra adversários infiltradas no blog isso acontecer.
Sou neta, filha e esposa de Atleticanos. Essas palavras jamais sairiam da minha boca.
Peço esclarecimentos
Obrigada
Eduardo,
Esse comentário que “ Apesar de tudo não acredito nesse nosso time. Já esteve em primeiro, caiu na tabela e agora engana” isso não foi escrito por mim. Se estavam no mesmo e-mail eu fui rackeada. Não sei o que pensar. Obrigada
Acabei de lhe enviar outro post com o mesmo assunto. Estou indignada, mas não intimida que penso que seria esta intenção
Feito. Vou pedir pra verificar.
Cara, conferi os comentários em seu nome. Todos do mesmo gmail. Qual seria o mencionado? Farei imediatamente a retirada.
Eduardo hoje quando fui postar e teclei na caixa para digitar o email, estava aparecendo emails de outros amigalos. Isto nunca havia acontecido antes. Teve alguns minutos a tarde , que tentei acessar o blog e estava dando que estava sem acesso, como se estivesse fora do ar.
Muito estranho e ainda acontece isso com uma amigalo.
Depois daquela ameaça do João da Massa e dos questionamentos que fiz com um infiltrado, tudo isso me parece muito estranho.
Caros Atleticanos,
Todos gostaram dos 5x2 do jogo de ontem não é.
Mas gostaria de mencionar outros 5x2 que queimando a lingua da turma do amendoim...
- 5x2 para o Alexandre Tadeu Gallo nesta semana, nos que pedem sua saída e falam ao vento da sua incopetência.
- 5x2 nos que ficam só falando mal do Ricardo Oliveira, que esta com seis gols em seis jogos seguidos e ontem deu aquela arrancada e fez um belo gol de falta para quem achou terra arrasada depois da saída do Otero (zero gol de falta em 2018).
- 5x2 para do Tomas Andrade em mim mesmo. kkk
- 5x2 para o Gabriel, que fez o melhor jogo dele no ano.
- 2 x 5 para os que acham que não existe planejamento.
Pois é, espero que os senhores Patric e Vitor possam no futuro fazer me calar, porque até num dia de glória e alegria, ninguém consegui exaltar suas participações, junto a eles o Cazares, estes no momento não estão merecendo a titularidade, ontem também ficou bem claro que as equipes estão explorando o nosso lado esquerdo, pois estão achando que é o nosso ponto fraco.
Um minuto em admiração ao pique que o Ricardo Oliveira deu no final do jogo, pra ganhar do defensor e fazer o passe para o Guedes. Impressionante.
Certíssimo!
Duas correções para uma fala de um colega aí de cima:
1 - O Galo não tomou nenhum gol do Botafogo da Paraíba, venceu lá por 4 x 0.
2 - Se não fosse o Léo Silva, a reação não teria começado. Foi dele o gol de empate e apesar da idade, ainda é o nosso melhor zagueiro!
3 - A diretoria errou sim em aceitar trazer Róger Guedes sem passe fixo, como o Palmeiras fez com o Rocha. O problema é que ele estava (e ainda está) com o filme queimado lá no Porco, por isso o Gallo, imaturo na função, não botou fé e permitiu esse desastre. Porém, não dá pra competir com o mercado internacional. Ainda que tivesse o passe fixo, qual jogador não quer ganhar mais de um milhão de reais de salário como estão oferecendo ao Guedes os árabes?
Sobre o jogo, foi emocionante e belíssima a vitória! O ataque vai muito bem, obrigado, mas já passou da hora do Larghi, caso queira mesmo ser efetivado, de escalar melhor a equipe. Emerson falhou sim, mas é menino novo e merece mais chances ou até quando vamos sofrer com as patricadas e entregadas de gols do lateral titular e do tal "anjo"? Chega!" Querem enganar quem? Se um time estiver interessado no Gabriel, vende agora, se precisar levar no aeroporto ou na rodoviária, eu levo de graça ou pago o Uber. Victor vai frangar até quando? O primeiro gol do FlorC foi ridículo! De novo ele aceitou uma bola fácil sem sair do gol. Precisamos de um goleiro bom pra fazer sombra e botar o Victor no banco, se precisar. Cazares, esquece. Vende, empresta, sei lá. Otero já foi e só deixou saudades das faltas bem batidas, pq futebol ele tinha perdido desde o segundo e malfadado jogo da final do mineiro. Tomara que o Larghi mantenha o Bremer, saque Gabriel, Patric, Cazares do time titular, mantendo o argentino e que os novos reforços cheguem arrebentando! Quarta é bordoar o Ceará e somos Palmeiras desde criancinha rs
Boa tarde amigalos!!!!
A Vitória diante do CBFLU alivia a pressão pelos pontos perdidos de maneira bisonha. Temos o melhor ataque e o GALO reforça o ataque e o meio campo, mas e a defesa???? Se almejamos faturar o título no final deste ano então temos que melhorar e muito neste quesito. Levamos no lombo até o momento 16 gols. Somente o Mequinha, Chapecoense, Vitória e Bahia levaram mais gols que nosso GALO. É preocupante este número excessivo de falhas em nossa defesa. Porque não testar Leo Silva e Bremer então? Gabriel está mais pra volante do que zagueiro. A lateral direita também tá osso.......Patric entrega a rapadura todo jogo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pra ganhar campeonato tem que ser CHATO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Boa tarde amigalos!!!!
A Vitória diante do CBFLU alivia a pressão pelos pontos perdidos de maneira bisonha. Temos o melhor ataque e o GALO reforça o ataque e o meio campo, mas e a defesa???? Se almejamos faturar o título no final deste ano então temos que melhorar e muito neste quesito. Levamos no lombo até o momento 16 gols. Somente o Mequinha, Chapecoense, Vitória e Bahia levaram mais gols que nosso GALO. É preocupante este número excessivo de falhas em nossa defesa. Porque não testar Leo Silva e Bremer então? Gabriel está mais pra volante do que zagueiro. A lateral direita também tá osso.......Patric entrega a rapadura todo jogo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Pra ganhar campeonato tem que ser CHATO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Manda o Cachazares para a Arabia, China, para o inferno. Jogador sem fibra, sem garra. Os gols que o Galo passou a tomar sao devido a saída do Otero e a entrada deste displicente que nao acompanha as jogadas na marcaçao