Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Que venham os cariocas

Tudo que foi debatido aqui ontem, ainda que divergências existam, é a mais pura expressão da verdade. Tanto os que lamentam toda sorte de “equívocos” da arbitragem e “maracutaias” do regulamento quanto os que reagem e estimulam ao bom combate dentro de campo.

Fato é, absolutamente verdadeiro, que o Galo só depende dele mesmo para vencer esses obstáculos. Sejam legítimos, frente a adversários melhor organizados em campo, ou às armações históricas que já presenciamos. Não me importo em relatar tudo que já presenciei, mas – no caso – agora é “olhando pra frente”, conforme o título deste espaço no final de semana.

Quero e espero uma atuação digna de elogios, como foi na semana passada, frente ao Xará de Goiás. O treinador, praticamente, tem à sua disposição quase todo o elenco. Todos os sul-americanos voltaram das seleções, e na transição e no DM temos Rafael, Dodô e Nacho, que fazem muita falta em campo. O goleiro, mesmo com as boas apresentações recentes do Éverson é preferido por muitos e o argentino é praticamente unanimidade. Tomara que volte frente ao Boca Junior pela Libertadores.

Creio que o bom senso do treinador irá fazer as melhores escolhas para essa importante e decisiva partida às pretensões das duas equipes. Embora, pessoalmente, prefira ver as caras de Allan e Tchê Tchê no banco de reservas, sei que ambos deverão estar em campo desde o início. Ainda assim, mesmo contrariado, não vou deixar de apoiar, acreditar e incentivar. Afinal, como já repeti várias vezes, sou Atleticano e não de diretoria, treinador e jogador.

De olho no apito, sempre (paranaenses como esse Paulo Roberto de hoje, já vi desfilando e sacaneando o Galo o Heber, Evandro e outros), mas durante o confronto quero mais é que os jogadores eleitos pelo Cuca honrem a camisa Atleticana. Ano passado foi um a zero lá no Rio e quatro a zero em Belo Horizonte. Esse segundo, não vou me esquecer, em 8 de novembro, um presentão que ganhei de aniversário.

Sasha (duas vezes), Keno e Zaracho, com duas atuações impecáveis de Éverson e Savarino, a gente nunca esquece. E, com essas lembranças, espero que venham os três pontos na noite de hoje no Mineirão. Estamos a algo em torno de um ano para inaugurar a nossa nova casa, quero crer que vamos deixar muitas boas histórias no nosso salão de festas – que atende por Mineirão – e hoje está propício a outro belo capítulo.

Bastam que, além do treinador fazer as melhores escolhas, os jogadores joguem com comprometimento e sigam ao pé da letra o hino Atleticano. “Lutar, lutar, lutar, com toda nossa raça pra vencer”. Temos elenco qualificado, embora ainda haja a necessidade de alguns reforços pontuais, para brigar pelos títulos ainda em aberto. Hoje é Brasileiro, mas na semana próxima será Libertadores e na virada do mês a Copa do Brasil. Não priorizo nada, quero todos, mesmo admitindo ser quase impossível. Alguns preferem o Brasileiro em detrimento das demais disputas, outros a Libertadores, confesso que priorizo o Mundial, até porque – no caso – para tanto teria de conquistar essa sul-americana.

Enfim, “olhando pra frente” convido meus amiGalos – como muito bem o disse ontem aqui o Antônio Chaves que mora lá em Porto Seguro – vamos enviar boas energias e lembrar as semifinais da Copa do Brasil de 2014, dos jogos do ano passado, dos seis a um lá em Ipatinga. Não tem juiz e CBF que segura quando estamos irmanados do mesmo ideal. Sigamos!

Em tempo: Flamengo queria batedor da PM do aeroporto até o hotel. Pode isso? E dirigente chamou MG de várzea. Não gostou de parar no sinal de trânsito, queria a via livre. Tadinho!!!

https://fb.watch/v/3DdJLiT67/

*fotos: Pedro Souza/Atlético

34 thoughts to “Que venham os cariocas”

  1. Oh, Meu Deus, que alegria! Que dádiva ser Atleticano! Eu queria 3×1, mas tudo bem, tá perdoado, Divino. O jogo? Tático, emocional, nervoso, único! O CAM é a paixão do Brasil. E, por favor, amiGalos, palmas para o Cuca!

  2. Framengaço freguesaço!!
    Estava pronto pra encher o Cuca e o time todo de elogios, mas aí ele resolve fazer aquelas substituições que nunca dão em nada e só atrapalham. Tirar o nosso melhor meio campo, Zaracho só pra manter seus protegidos, além de entrar com os mesmos inoperantes de sempre, Sacha e Nathan e deixando o Jair pra entrar só em último caso…o resultado foi o que vimos, ou seja, um jogo na mão e quase levamos o empate.
    Tirando mais essa caca do treinador, não podemos deixar de elogiar a escalação inicial com a surpresa da escalação de Nathan zagueiro e elogiar a belíssima partida de Mariano e da partidaça de Rever. O cara jogou muito!
    Savarino e Hulk, sem comentários. Fora de série!!
    Galooooooo!!!

  3. APESAR DE JOGARMOS HOJE , SEM O NOSSO MELHOR E MAIS IMPORTANTE JOGADOR , ACREDITO NA VITÓRIA.
    TEMOS QUE JOGAR COM MUITA RAÇA E DETERMINAÇÃO , POIS ENFRENTAREMOS UM CONCORRENTE DIRETO AO TÍTULO.
    TCHÊ TCHÊ TITULAR É SÓ MAIS UM CAPRICHO DE CUCA , NÃO MERECE SER TITULAR.
    ALLAN , JAIR E ZARACHO SERIA O NOSSO MELHOR MEIO DE CAMPO PARA HOJE.
    VAMOS LÁ , ATÉ A VITÓRIA.

  4. Bom dia,

    Minha escalação de hoje para o jogo contra o Flamengo seria o seguinte:
    Everson, Guga, Rabello, Alonso, Arana, Jair, Zaracho, Hyorran, Vargas, Hulk, Savarino.
    Para sábado contra o América:
    Mendes, Mariano, Nathan, Rever, Tchê Tchê, Allan, Alan Franco, Nathan, Marrony, Sasha, Echaporã.
    Atento para a escalação de Guga que ano passado parou o Bruno Henrique em dois jogos contra.
    Mariano não irá conseguir acompanhar o Bruno Henrique.
    Julgo o time escalado para sábado capaz de vencer o América, ainda podemos fazer cinco substituições.
    O maior reforço para os próximos jogos será a convocação do Arana, assim vamos retirar o Tchê Tchê do meio campo.
    Mas podemos enxergar com os olhos e pensamento do Cuca e escalarmos para hoje, Everson, Tché Tchê, Rabello, Alonso, Tchê Tchê, Allan, Tchê Tchê, Tchê Tchê, Tchê Tchê, Hulk e Savarino.
    O rapaz não é mal jogador, mais o treinador é mal treinador e pior ainda escalador.
    Esperamos que a motivação pelo clássico faça nossos jogadores entrarem com a tão aguardada raça e atitude.
    Bom jogo a todos!

  5. Manchete no ge carioca, globolixo: Atletico MG (como se houvesse outro) e Flamengo possuem os dois elencos mais milionarios do futebol brasileiro , folhas salariais mensais quase se equivalem, a bagatela de dezesseis milhões e pouco. Historico mostra equilibrio recente. Quanto a este “historico”, por minha conta , acrescento: realmente , equilibrio, depois de 2014, 4 a 1 e 3 a zero pra nós , foi uma constante, equilibrio total , com direito a derrubada de tecnico , instalação de crise

  6. Bom dia a todos!
    Espero uma Vitória sobre o carniceiro carioca hoje, só espero!
    A única certeza que tenho é que o nervosinho Zé cartão vai arrumar confusão .

  7. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    É só isso mesmo Guru. “Não tem juiz e CBF que segura quando estamos irmanados do mesmo ideal. Sigamos!”

    Esqueçamos as desculpas pouco efetivas e vamos focar só no que interessa. O time tem é que jogar futebol de verdade sem se preocupar com o adversário que enfrenta. Vamos em frente defendendo o nosso ideal que é lutar, lutar, lutar para vencer, vencer, vencer.

    Isto é fato e contra fato não tem argumento.

    O GALO ESTÁ VIVO E PRONTO PARA DEFENDER O SEU IDEAL.

  8. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer mas repito se entrarem com 2 inúteis no jogo Allan e tchê tchê é derrota na certa. temos jogadores mas não temos treinador este pardal pirracento é mesmo burro. esta fantoche diretoria borra para cbflixo vamos ficar sem o lateral esquerdo nos jogos por culpa deles. o flamerda peitou a cbflixo e não liberou o atacante deles enquanto está diretoria do galo é uma piada. aff. a galo não aprende com erros do passado. vai galooo.

  9. 1- Esse jogo não é só mais um jogo. É O JOGO! Ganhar do time carioca é ganhar de todo um sistema que tanto já nos prejudicou. Que joguem com alma, comprometimento e espírito vencer.
    2 – Faz o simples Cuca: jair, zaracho e Hiorran, Savarino, Hulk e marrony.
    3 – O time do Flamengo tem uma transição ofensiva muito rápida, se der espaços entre linhas, já era. Hoje é jogo de equilíbrio. 1×0 é goleada.

  10. Bom dia, Sr. Ávila. Se não houver interferência do soprador de apito, e ajuda do VAR (vídeo de arranjo), temos tudo para sorrir logo mais, desde que o GALO não faça corpo mole em campo, e jogue com raça.

  11. Gostaria de reverenciar a turma do Canto pelas ótimas participações , muito bem conduzidas pelo Mestre .

    Ontem ri a bandeiras despregadas (gosto da expressão “vintage”, ajuda a manter acessa a nossa Língua Pátria) com a finalização que o EVANDRO deu ontem em sua postagem : depois de todos os conceitos pós modernos usados pelos intelectuais de teclado para explicar o atual futebol, o que resolveu mesmo foi o grito do Professor : ” bota na área , bota na área ” .

    Foi demais !!!

    1. Prezado José Eduardo Barata,

      Acrescentando a seu texto, creio que se a diretoria e até o mágico de Oz tivessem a humildade de ler o que é registrado aqui diariamente, muitos problemas que o clube passa tanto na gestão como dentro de campo, seriam reduzidos a pouca coisa. Viva os cornetas que amam o Clube e não passam pano.

  12. Se o Atlético vencer e jogar bem contra o Flamengo, será ótimo, se vencer jogando pro gasto também será excelente, o importante é ganhar podem ter certeza.

    Vale lembrar que foram 5 pontos desperdiçados por erros individuais de Everson e Allan, contra o Ceará e Chapecoense.

    Pontos esses que colocariam o Atlético em primeiro lugar.

    Não tem nada perdido ainda o campeonato está no início

    Avante galo

  13. Lembranças
    ===========
    Como lembrado pelo Mestre , o 6a1 em Ipatinga foi demais.
    E o resultado foi construído tendo em campo Mexerica, Wagner e Alex Mineiro .
    SÓ FERA !!!

    Dia de Atlético x Classificadaço , não importava disputando o quê, era dia de inúmeras caravanas do interior, que vinham assistir ao jogo e voltavam pra casa , viajando até 3 horas pra cá e 3 horas pra lá.
    FESTA NA VEIA !!!

    Atualidades
    ==========
    Mágico de Oz e sua troupe mambembe

    O Hulk tem que agir no vestiário e exigir companheiros os mais qualificados , ou menos ruins , para ajudá-lo a vencer esse time decadente do Mengão

    Com um pouquinho de esforço e sem a participação do Embuste a gente leva fácil

  14. Bom dia xará e amigalos!
    Hoje é dia de pancada na Urubuzada!!! GALO tem que jogar com “sangue nos olhos” e despachar Rogério Ceni e o “classificadaço” rumo à crise!!! A vontade de vencer na ponta da chuteira irá suprir a ausência do maestro Nacho Fernandez. Que nosso meio de campo não ceda espaços ao CBFLA e busque contra ataques rápidos e letais na fraca defesa adversária. É só espremer que eles entregam!!!! Bora pra cima deles GALÔ!!! Faz essa massa feliz!!!!

  15. Bom Dia! Minha maior preocupação hoje é com o Sr. Paulo Roberto Alves Jr. Para classifica-ló como RUIM, vai demorar muito tempo. Logicamente também, o Nacho vai fazer falta.

  16. Exatamente. Temos que torcer pro Galo. Não pras escolhas equivocadas da diretoria (fantoche) e comissinha técnica. Desde quando irei torcer pra Everson, zé cartão e tchau tchau? Guga surfistinha? Jamais apoiarei entregadores de rapadura. Quem tem uma mínima noção do futebol, (nem precisa saber dominar uma bola e tocar de primeira), vê que esses caras não são, não fazem e não correspondem ao que deles é falado pelo dito treinador.

  17. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 10/38 – Flamengo (casa) – Jogo grande. Exige personalidade e atitude em campo. O Galo sempre teve uma motivação extra pra jogar contra o Urubu. Prá ser campeão é fundamental ganhar jogos assim. Eles são os atuais bicampeões do BR e isso não é pouco.

    Em 08.11.2020, Galo “amassou” o Fla desde a saída de bola e goleou de 4×0. Com menos de 08 min de jogo, já estava 2×0, gols de G. Henrique contra (em dividida com Sasha) e Keno. No 2º tempo, Sasha e Zaracho completaram.

    Com o cerebral Nacho fora, vamos ver como ficará a criação de jogadas. Todos do meio prá frente e mais o Arana precisam assumir o papel de criar jogadas de gol.

    Será que Hulk vai ter que batalhar sozinho, como no 2º tempo contra o Cuiabá? Tomara que não. Hulk é força, garra e inteligência. Mas, precisa de ajuda pra ser decisivo. Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 06 (fora), num total de 27/114 pontos disputados. Vencer em casa, Gaalooôô!

    1. Alvinho, hoje não arrisco escalar o time mas uma coisa é certa, Allan e Tchê Tchê são cartas marcadas de titulares…

      Que o teimoso Treinador Cuca acerte no esquema tático com esses dois e faça o time jogar pra frente em busca da vitória…

      Hoje é dia do HULK desencantar e voltar a fazer os gols que decidem!!!

    2. Prezados Amigalos
      Vamos pra dentro deles. Se deixarmos sangue e suor espalhados pelo gramado a vitória vem. É jogo para não aliviar na dividida e nem tirar o corpo na batalha pela bola. Precisamos de guerreiros e não de craques de papel – Nathan, Hyoran, Vargas e etc.
      Uma observação; vi Argentina x Colômbia ontem e tomara que nossos jogadores tenham visto também para que incorporem um pouco da competitividade deles.
      Um abraço a todos

  18. Arana não podendo ser liberado pra o jogo contra o Boca e Franco voltando do “Brasil” só amanhã significa definitivamente que o GALO NÃO TEM DIRETORIA!
    Fora Caetano!
    Fora Coelho!
    Fora Cuca!!
    Diretoria fraca, incompetente!
    Treinador Burro!
    Até quando….

    1. Esta diretoria nos envergonha, Escudados por mecenas , gente poderosa e que amam o galo, este fraco, fraquissimo presidente, teria que se impor, dar murro na mesa, reinvindincar, cobrar. Fraco, fraquissimo ,sem sangue nas veias , não está a altura do cargo , despreparado

    2. E pra coroar esta lambança (mais uma), vão abonar a volta dos fracassados da segundona diretamente pra Série A, mesmo que não se classifiquem na Série B.

  19. Bom dia!
    Se o burro não surpreende ninguém e vai mesmo escalar os péssimos Allan e Tchê Tchê, que o time em campo nos surpreenda e mande o Ceni de volta pro Fortaleza.

  20. Bom dia Massa e Guru

    O jogo de hoje tem um ingrediente a mais. Precisamos ganhar estes três pontos, já que na partida seguinte com certeza pouparemos os titulares para o jogo pela liberta. Como nossos reservas não estão na mesma vibe dos titulares o risco de perda de pontos pro meleca será grande.
    Mas voltando ao jogo de hoje, mesmo com a ausência de Nacho podemos ganhar, bastando apenas que o roedor de unhas e seus protegidos não façam besteiras, que o time pare de recuar tanto se estiver com o placar favorável e que o entregador de camisas saiba escalar os jogadores nas devidas posições e faça as alterações na hora certa e usando os jogadores certos.

  21. Bom dia a todos!
    Se o Galo entrar com vontade e gana, venceremos o flamengo, caso opte por jogar do mesmo modo apresentado contra o Cuiba, Ceará, Chapecoense, perderemos o jogo e se bestar, de goleada.
    Dependendo da escalação inicial do Cuca, entraremos em campo com três a menos, Allan e Tchê Tchê não tem demonstrado todo esse futebol para serem titulares e, na escalação dos dois, o Zaracho joga fora de posição e não rende.
    Como não acredito que o Cuca irá colocar Allan nem Tchê Tchê no banco, que faça uma escalação colocando Tchê² na lateral esquerda e Arana como ponta, Allan atuando de primeiro volante e Zaracho como segundo, que é exatamente onde mais rende.
    Então, minha escalação seria Everson, Mariano, Rabello e Alonso, Tchê², Allan, Zaracho, Natan, Savarino, Arana e Hulk.
    Ah, uma coisa que não entendi, a CBF não vai liberar o Arana para jogar contra o Boca. O Galo é quem paga os salários do Arana, entendo a vontade do jogador em participar das Olimpíadas, mas, cadê a diretoria do Galo para bater na mesa e falar que só liberará o jogador após o primeiro jogo contra o Boca? A diretoria vai nos desfalcar de um importante jogador nas vésperas do jogo mais importante do ano?
    Um dos problemas do Galo é essa passividade que aceita tudo. Se a CBF não aceitar, que convoquem outro lateral.

  22. Prezados Amigalos ótimo dia a todos,

    Para o jogo contra os mulambos estaremos desfalcados de nosso maestro, e eles estarão com quase todos os titulares e terão o maior reforço que poderiam sonhar o “técnico” Cuca, que reforça qualquer time adversário.
    #foracucajá

  23. Bom dia. Torcida deveria “mandar” era um recado curto e grosso pra diretoria e comissão técnica, se é que tem. Ou pára na insistência com os protegidos, que so males trazem ao time ou não terá apoio nenhum, ao contrário, subir o tom das cobranças. Entrar com zé cartão e tchau tchau nem assisto a pelada de descompromissados. E mantenha guga surfistinha longe. Rezar pras voltas do Nacho contra o Boca e Rafael logo, não aguento mais o entregador de rapadura.

  24. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Hoje é dia de mostrar que estamos vivos no brasileirão. Em se confirmando a escalação de Alan e Tchê-tchê como titulares, já começamos apreensivos. Mas aqui é galo e vamos pra cima do urubu. Vamos cozinhar o urubu na panela de pressão GALO. Não será nada fácil com a ausência de Nacho Fernandez e a teimosia do treineiro em privilegiar seus protegidos. Hoje deveríamos entrar com Jair no lugar do Alan ou tchê-tchê. Será que estamos errados e o tchê-tchê é tão importante assim no esquema de jogo do galo, ou é para justificar a sua contratação a pedido do Cuca?
    De qualquer forma a sorte está lançada.
    Hoje e Sempre, galo!!!

  25. A maior importância deste jogo é começar a montar o time para pegar o Boca sem Nacho. O time sem ele tem aproveitamento baixo. Um empate nos dois jogos seriam bons resultados nesta circunstância. Na frente Hulk, Savarino e Marrony pelo que mostrou na marcação. Na defesa a volta de Alonço no lugar de Rever ou uma zaga com três mais Arana, jair. Zaracho e Nathan. Se for com dois zagueiros manter Mariano. O engraçado é que o Flsamengo deve poder contar com Isla e Piris da Motta e Arrascaeta que voltam da Copa. O equatoriano Alan Franco do Galo só se apresenta na quinta. Dificuldades para retornar do Equador? Não a copa foi no Brasil. Eta Galo.

  26. Bom día Avila. Bom día a todos. Jogo importante para os dois técnicos. Acredito que esse jogo será decisivo para o futuro dos dois técnicos. Outra covardia como aquela da Arena Pantanal será, na minha opiniao, inaceitavel. Do outro lado, a terceira derrota seguida será a pá de cal para o Rogerio Ceni.

    1. Bom dia, Domingos Sávio!

      Se o Cuca cair no Galo, quem assume?

      Temo que a substituição do cara vai trazer mais problemas do que soluções…

      Não vejo técnico disponível que venha para substituir o Cuca e resolva a eficiência do desempenho do time atleticano.

      Ademais, o Elenco Alvinegro, a quem muitos reputam como muito bom, na verdade e na prática é mediano.

      Nenhuma substituição que é feita, ao longo das partidas, muda para melhor a forma do time jogar.

      Na dúvida, #FicaCuca!!!

      Minha opinião….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *