Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Que São Pedro permita o jogo do Galo

Em meio a toda essa situação de calamidade pública que afeta o Estado de Minas Gerais, tomara que as chuvas cessem e permita o complemento da rodada do Campeonato Mineiro neste domingo. Já são duas partidas adiadas em razão das inundações que causam tragédias na região Metropolitana e em várias cidades do interior.

Em que pese esses adiamentos tumultuarem a competição, ambas as partidas não tinham outro caminho que não fosse o cancelamento. Em Tombos, onde o adversário da Tombense sequer conseguiria chegar para a partida, ficou a frustração do torcedor local para o confronto.

Curiosamente, sem revanchismo, ano passado quando da tragédia de Brumadinho todos queriam o adiamento da rodada. Quem se opôs a isso, foi exatamente o time que viajou (de ônibus) nove horas de ida e outro tanto de volta sem realizar a partida. Pimenta nos olhos dos outros é refresco, por isso a balela do “incaível”. Incabível, na verdade!

Já o duelo entre Vila Nova e América, marcado inicialmente para Nova Lima e em cima da hora transferido para o Horto, também teve de ser cancelado. Os jogadores do time de Nova Lima, alguns ilhados pelas fortes chuvas, não conseguiram se apresentar para vir a Belo Horizonte disputar a partida.

Apesar desse zoneado início de campeonato, duas partidas adiadas já na segunda rodada, a Federação não teve alternativa que não fosse o adiamento. Torçamos pelo fim dessas tempestades, não tanto pela disputa do campeonato, sobretudo para a preservação de pessoas e do patrimônio público e privado.

Se São Pedro não atrapalhar, logo mais à tarde os Torcedores Atleticanos de Belo Horizonte, poderão rever o Galo e conhecer o time com o dedo e orientação do Dudamel. Como temos percebido, o treinador vem conseguindo apoio da Massa, mas agora em três jogos seguidos na capital, tem a missão de vencer e convencer.

Até ontem, menos de 12 mil ingressos foram vendidos. Acho pouco pela expectativa que sentia pelas ruas da cidade. Não sei se por ainda trazer alguma desconfiança pelas duas temporadas e ainda a carência de reforços ou pela insegurança climática. Se for pela segunda possibilidade, caso o tempo melhore, ainda existe tempo de o Torcedor participar dessa volta pra casa do Galo.

Paralelo a isso, mesmo achando interessante a proposta do treinador em “rodar” o elenco, confesso minha descrença em treinamento secreto e esconder a escalação. Se isso desse resultado, treinadores que passaram pelo Galo em períodos recentes, teriam ganhado títulos regionais, nacionais e internacionais. No entanto, estamos completando dois anos sem o grito de “é campeão”!

Creio que o treinador poderá promover a entrada do Maílton, quem sabe testar a zaga com Rabelo e Gabriel, sonho com a chance ao Bruno Silva e Bruninho. Já o colombiano Dylan Borrero, terá de cumprir dois jogos de suspensão que acompanham o atacante junto com a sua contratação. Mas, isso é o que penso, como não sou o treinador, vou apoiar os onze que ele escalar para o início da partida. Quero é a vitória. Quer dizer, quase todos, o Bolt não. Pelo amor de Deus!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

27 thoughts to “Que São Pedro permita o jogo do Galo”

  1. boa tarde Eduardo e massa. que são Pedro fecha a torneira a cidade que nasci está debaixo da agua. aliás não só a cidade que nasci várias cidades de Minas Gerais debaixo da água .sobre o jogo que o Dudamel que coloca caras novas no jogo e desaparece com os peladeiros do time. meu placar galo 3×0.va galooo.

  2. O que a torcida Atleticana quer é um time forte que dispute os torneios pra ganhar…apesar dessa gestão medíocre do 7C e sua trupe em dois anos de mandato, neste começo de 2020 está sendo dado um voto de confiança aos mandatários… vamos ver se vão conseguir reverter o quadro e entregar melhor serviço… eu nem boto tanta fé porém quero acreditar em melhoras depois de dois anos sem comemorar nada!!!!

    Obs.: o rival viajou de ônibus porque está quebrado e falido… cada um têm o que merece… toda arrogância foi castigada!!!!!

  3. Bom dia. Com certeza estarei no Horto, apesar da possibilidade de chuva e do televisionamento direto pela TV aberta. A possibilidade de rever o Patricao da massa, o futebol exuberante do Di Santo, a competitividade e os lançamentos do Fabio Santos, alem da entrada no segundo tempo de Bolth e do Pastor torna o jogo imperdível. Além do mais temos a estreia em BH do mais recente idolo da massa: o Venezuelano Dudamel que certamente fará historia no Galo ganhando o primeiro titulo sua carreira, qual seja o 45 Campeonato Mineiro da história do Galo. Mas vamos todos ao Indepa pois como ensina Lugalo gostamos é de torcer e sofrer. Viva o Patrick! Viva o Gabriel! Viva Fabio Santos! Viva Ze Wellissim! Viva o Pastor! Viva Disanto! Viva Bolth! Viva o Marques? O Eder e o Leo Silva! Viva o 7 Camara o arquiteto do discurso fundado em fatos inexistentes ( cade o escambo , a austeridade e a transparência?)

    1. Que bom que promete ir ao jogo. Adoraria te conhecer pessoalmente, uma vez que temos muitos amigos em comum. Eu, como sabe, sempre vou. Entro pelo portão 2, chego lá as 13:13 e passo pela roleta em torno de 14hs. Vamos prosear. Te aguardo. Com ou sem chuva. Fechado?

  4. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    É de causar pesar a tragédia que as chuvas vem causando a todos, especialmente para aqueles que tiveram perdas de entes queridos e de danos materiais. Que o Papai do Céu os conforte e que as Autoridades sejam mais precavidas.
    Quanto ao jogo de hoje, com certeza ele será realizado.
    Já foi tempo que o futebol do Galo encantava e que FAZIA ATÉ CHOVER.
    Que venham os três pontos, um camisa 10 e principalmente um camisa 9.
    Saudações Alvinegras,

  5. Bom dia,

    Meu pensamento sobre o treino secreto e rodízio de jogadores é o seguinte:
    No inicio de trabalho, com essa imprensa ávida por notícias (vide as especulações todas) acho então interessante, é como evitar ficar sofrendo por antecipação, ficar dando explicações para tudo que rola.
    Conhecendo o elenco, vendo o rendimento em jogo, porque existe muito jogador leão de treino e no jogo some, então, tem mesmo que rodar, exemplo foi o Bolt no último jogo, a torcida fala…fala, mais, não foi melhor o Dudamel ver de perto o futebol horroroso do moço.
    E assim vai, até ele ter todo o elenco na mão e todas as variações de jogo que possa traçar com estes jogadores.
    Inicio de trabalho, temos que estas abertos a mudanças, até mesmo porque o que vem sendo praticado pelos lados do Galo não tem dado certo, então que venha as mudanças.

  6. Dudamel pediu ao Atlético-MG procurar possíveis substitutos de Cazares. Clube ofereceu 7 milhões de euros (R$ 32,2 milhões) por Nahuel Bustos
    Clube argentino quer 10 milhões de euros (R$ 46,1 milhões) pelo acordo. O diretor de futebol Rui Costa disse que não irá se manifestar sobre o caso
    NAHUEL BUSTOS PODE ESTAR CHEGANDO.
    VAMOS LOTAR O MINEIRÃO TODO JOGO.

    1. Nahuel Bustos é ótimo centroavante, muito bom mesmo, mas caso Cazares saia (tomara que fique), precisaremos de outro jogador para a posição (meia armador). Volto a sugerir, quem sabe a diretoria, numa jogada de mestre, empurra o horroroso Otero para os árabes e renova com o craque Cazares! Aí teriam meu respeito! SAN

      1. Se essa diretoria, conseguisse essa façanha de empurrar esse horroroso Otero pra segurar Cazares, teria toda a minha admiração!

  7. BOM DIA.
    Concordo com a escalação do jovem BRUNO SILVA .
    É praticamente impossível BRUNO SILVA ser pior que Di Santo e R. Oliveira. MAILTON também deve ser titular pelo mesmo motivo.
    COM A CHEGADA DO LATERAL ESQUERDO ARANA E A DESEJADA E SONHADA CONTRATAÇÃO DO ARGENTINO NAHUEL BASTOS ESTAREMOS PRONTOS PARA AS CONQUISTAS.
    QUE VENHA NAHUEL BASTOS.

  8. Bom dia!
    Acho que “poucos” ingressos foram vendidos até ontem pelas seguintes razões:

    Chuva
    Ausência de Cazares
    Possível escalação de Ricardo Oliveira.

    Fora Bolt!
    Fora Patric!
    Fora Ricardo Oliveira!
    Fora Fábio Santos!

    Fica Cazares!!!!

  9. Bom dia…alguns pitacos…Caro Eduardo
    1) Não entendi a menção ao time do lado de lá…a) viajou de ônibus pq tava arriscado a não ter teto no dia da viagem (a programação tem que ser feita antes); b) Nenhum demérito viajar de ônibus. As vezes ônibus fretado é mais confortável que esses “bandeirantes” de 30 lugares.
    2) Muito legal sua frase “Se São Pedro não atrapalhar, logo mais à tarde os Torcedores Atleticanos de Belo Horizonte, poderão rever o Galo e…” Creio ser um ajuste em função do comentário de ontem do Paulo Roberto. Galo não é só BH. So faltou uma “menção” de reconhecimento ao amigo que fez a gente enxergar de outra maneira.
    3) Esse negocio de rodar elenco…ja tivemos isso com outro gringo, lembra? Aguirre…e deu no que deu..
    É isso. Abraços

    1. Quem está sugerindo interpretação sobre o ônibus não é o blogueiro. Talvez algum bravo devaneio nada além disso.
      Atleticanos de Belo Horizonte, onde o Galo tem sede e manda seus jogos. É o reencontro do time com a Massa. Ou não?
      No mais, sigo com a mesma conduta que norteia o espaço desde o início
      Tomando pancada ou não. Sou leve, não sou bravo.

      1. Caro, blogueiro!
        Admiro vossa competência, a maneira que conduz esse espaço democrático e sobretudo, vossa PACIÊNCIA!!
        Isso é Maria!!!

      2. Volto a discordar do nobre BLOGUEIRO.
        Não vamos menosprezar a imensa massa de Atleticanos em toda Minas Gerais , Brasil e até no mundo.
        Confinar o GALO em B.H. é diminuir a nossa imensa torcida.
        SOMOS 10 MILHÕES DE ATLETICANOS.

        1. Caro, não se trata de confinamento. O time manda seus jogos, desde tempos anteriores ao Kafunga e times menores com outros nomes, em Belo Horizonte.
          Jogos mandantes aqui, se não fosse assim, qual a razão de construir estádio.
          O que disse e reitero, o Galo vai reencontrar com a Massa, onde está a maioria simples dos 8 milhões de Atleticanos.
          Sou lá do Araxá, já vi o Galo lá e gostei, mas o Ganso era o mandante. Sem polêmicas, mas o nosso terreiro principal sempre foi e sempre será a capital dos mineiros. Conhecida também por Belo Horizonte e mundialmente reconhecida como a Cidade do Galo.

      3. Meu caro..tenho cá meus 63 anos e como eu disse certa vez…independente do meu time de coração…sou um, digamos, estudioso do futebol. Gosto muito (inclusive fiz uma pos graduação dps dos meus 50 anos) em direito desportivo. Enfim, é fato que acompanho não so os times de MG mas de todo o Brasil e as vezes do exterior…em especial os da espanha. Acho muito interessante suas postagem como de alguns que aqui escrevem, apesar de ser critico a alguns que preferem não enxergar as verdades (ou maracutaias) do mundo futebolista. No entanto, mesmo lendo diariamente seu blog (como os demais) percebi que desde o tempo em que eu usava o nick de Bravo (que expliquei que era pelo meu carro na epoca) nunca tive uma boa receptividade. Não sei o motivo. Imaginava antes que era por causa o nick apesar de ter outros do tipo 9×2, galo roberto, kley, entre outros que não se identificam) Mas agora percebo que não era por por isso. Deve se r de graça mesmo. Tipo o que minha mão dizia…”Meu filho o santo não bateu”. Tenho então que me conformar. Minha mãe tb dizia…”Meu filho, se vc não é recebido na casa de alguem, seja educado (nunca te ataquei como alguns), mas não volte mais la”. Então é isso. Vou continuar lendo suas postagens (aqui e no mirante). Mas NUNCA mais irei postar nenhum comentário. Um pouco triste, mas vamos em frente. Ah um detalhe. Não sou cruzeirense (“maria”) Sou gente como todos que publicam nesse blog.

        1. Mata; boa noite! Como costumo participar do blog quando tenho tempo disponível, você tem meu apoio e consternação. O reino do bom senso e ponderação esteve ausente dos nossos colegas daqui; tomara que tenham sido motivados por algum “querosene” a mais no fim de semana ou precipitação,….deveriam se retratar como pessoas do bem as quais acredito que sejam,..

        2. Tenho 62,um apenas a menos. Então, ao que percebo, tenho de tolerar o comentário malicioso, onde tenta interpretar ao bel prazer o texto proposto. Não satisfeito, como costumeiramente, ainda se coloca numa pretensa posição de censor.
          Depois, como uma criança mimada pela mamãe, adota postura – conveniente – de ofendido. Ora, faça valer seus tempos de vida e tente viver em harmonia com seu entorno.
          Ou acha que as crianças da sua idade, como o blogueiro, têm de ser coniventes com esse menino manhoso?
          Aqui, caro sexagenário, as opiniões são respeitadas. Mas tentamos evitar o confronto, sobretudo quando se tenta impor a terceiros interpretações tiradas do espelho de quem as emite.

  10. O mais importante para esse fim de semana é que as chuvas deem uma trégua, para que as pessoas em situação difícil, saiam de seus perrengues, e, principalmente, que quem nos governa possa impedir que o mesmo aconteça ano que vem, afinal, todo ano é a mesma coisa! Qto ao jogo, espero que Mailton jogue desde o início, que a torcida entenda que o Galo joga só com um volante (ze welison. Martinez é melhor, aguardem e concordarão), já que Jair e Allan são meias, e que nosso centroavante seja neste jogo, o Bruno Silva. Quanto aos treinos e escalações secretos, fazem parte do futebol e de suas estratégias, e ambos tem reconhecido valor. Não deixamos de ganhar porque as utilizamos e sim porque nossos times eram ruins. Os times que foram campeões, com certeza usaram desse artifício, com certeza absoluta! Sigamos! SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.