Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Quatro vezes campeão continental

Casual 300x250Antes do título de Campeão da Copa Libertadores das Américas, o Galo, em duas ocasiões, experimentou o sabor de vencer outro torneio continental. Foram nos anos de 1992 e 1997, quando a Confederação Sul-Americana ainda organizava o campeonato – embrião do que hoje é chamado de Copa Sul Americana.

Na primeira delas, superamos o também brasileiro Fluminense, depois o colombiano Córporacion Popular;  nas semifinais o Atlético Nacional do Equador e – como na Libertadores de 2013 – a final em cima do Olímpia do Paraguai. Foram oito jogos, sendo quatro vitórias, três derrotas e um empate. O Galo marcou 15 gols e sofreu apenas sete. Foi a primeira competição desta natureza organizada pela Conmebol, que levava o próprio nome da entidade, e o Galo de vanguarda – como no Brasileiro de 1971 – levantou o título.

Cinco anos depois, após os mesmos oito jogos, dessa vez com cinco vitórias e três empates, o Galo chegava ao segundo título continental. Na primeira fase, superamos a Portuguesa, de São Paulo. Na sequência, foi a vez de passar pelo América de Cali. Vieram as semifinais e o Universitário do Peru conheceu a força do Galo em dois jogos, lá e cá. A final, frente ao argentino Lanus, foi um massacre. Depois dos quatro a zero, no jogo de ida, com direito a muita pancadaria dos gringos. Na volta, cumprindo tabela, num jogo ameno a massa comemorou o segundo título da competição.

conmebol
Fotos: UAI/EM

Somados, hoje, o Galo tem quatro conquistas sul-americanas. Além das duas relembradas pelo blog nesta publicação, a Copa Libertadores de 2013 e a Recopa de 2014 fazem o nosso time o maior vitorioso – entre os mineiros e um dos maiores brasileiros – de todos os tempos nas três Américas.

 

18 thoughts to “Quatro vezes campeão continental”

  1. ERRO! O nome dos adversários das quartas e semi final da Conmebol 92 está errado. Substitua Córporacion Popular por Atlético Junior de Barranquila e Atlético Nacional do Equador por Nacional de Quito.

  2. Também estava lá, Lugalo e Zé Geraldo, naquela quarta-feira chuvosa de 1992. Tinha 18 anos. O Galão tava sofrendo uma pressão infernal e estava cedendo o quarto escanteio seguido no primeiro tempo, quando rebateram a bola e algum filho de Deus, antes do meio do campo (talvez o Aílton, sei lá) fez um lançamento de 500 jardas para o Sérgio Araújo na ponta direita, que corria mais que o Karl Lewis. Ele foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para o Negrini completar para as redes. No segundo tempo, o próprio salvador Negrini escorou um outra cruzamento, desta vez vindo pela esquerda. Ele pegou de chapa e no contrapé do goleiro do Olímpia. Vitória inenarrável.

  3. Ótima lembrança. Mas faço apenas uma ressalta, na final contra o LANUS, na Argentina, o placar foi 4X1, e não 4×0. E foi um titulo invicto, com uma particularidade, o GALO venceu tds os jogos fora de casa. Nunca havia visto isso. Eu estive nas três finais, ambas debaixo de chuva. Em 1995, o galo foi vice, perdeu pro Rosário Central. Lembro que não deram importância. Primeiro diziam que o Olímpia iria massacrar. Depois do titulo falaram que o Olímpia era fraco. Mas pouco depois, o Olimpia eliminou o São Paulo de telê, no Morumbi lotado, pela SUPERCOPA, isso depois que o SP tinha vencido a Liberta e posteriormente seria campeão mundial, no mês seguinte. E eliminaram o olimpia pela Super copa, e ficaram se gabando que derrotaram os paraguaios que ganharam, do campeão mundial. Ou seja de forte, depois fraco e forte de novo o OLIMPIA ficou em dois meses, na visão ……………

    1. Grande Elivis , tem torcedor adversário que é mala mesmo . Eu até vejo o lado bom da rivalidade e curto a zoação mas, com uns , não dá .

  4. Eu parabenizo a todos os campeões das nossas duas Copas Conmebol .Mas me emocionou bastante ver no pôster do time campeão de 1992 , ídolos como João Leite , Paulo Roberto Prestes e Sérgio Araújo . Aliás,q ue ponta-direita fabuloso era o nosso Sérgio Araújo ! Poderia ter ido bem mais longe no futebol brasileiro e entendo que é pouco reconhecido pelo que fez pelo clube por parte da nossa torcida .

  5. LUGALO eu também estava lá.Fui para um cantinho, perto das grades de separação, estava vazio, mais de repente lotou geral…E a chuva….Bebi todas e no intervalo sai para ir ao banheiro e só cheguei no meu lugar no finalzinho…cacacaca..Fatos INESQUECIVEIS. Mais de 80.000 abraços para todos…

  6. Caro rabino. Lembrou muito bem o colega Geraldo Maciel: O Galo é o primeiro Campeão Mundial. O simbólico Campeão do Gelo devido às baixas temperaturas na Europa, é o embrião do atual Campeonato Munial. O Galo foi o primeiro clube da América do Sul a ganhar um torneio em solo europeu. A partir dali é que surgiram outros tantos torneios, excursões e o atual mundial. Sei que isso mata de inveja e ódio nossos menores adversários, mas temos que falar sempre, colocar no “curriculum” do Galo essa façanha e não deixarmos por menos: O Galo é o primeiro Campeão Mundial.

  7. Bacana,

    Mas não podemos nos esquecer da brilhante excursão na década de 50 onde o atlético foi o primeiro time brasileiro com grande reconhecimento na Europa, antes mesmo que o santos de pelé.

  8. Poster da chamada da matéria: Em pé: Taffarel, Sandro Barbosa, Sandro Blum, Hernâni, Bruno e Edgar. Agachados: Dedê, Valdir, Jorginho, Marques e Doriva. Técnico: Emerso Leão. SAN

  9. Excelente lembrança meu caro Eduardo. Os títulos da Copa Conmebol deveriam ser mais valorizados pela Massa. Foram competições muito difíceis, principalmente 97, em que aconteceu aquela barbaridade no campo do Lanús. Naquela época, os países tinham apenas 2 vagas cada um na Libertadores e a partir do terceiro colocado, eram classificados pra jogar a Conmebol, portanto o nível era ainda mais alto do que da atual Copa Sul America. Nas duas ou três últimas edições, a competição foi sucateada e as equipes não quiseram mais participar, o que a levou à extinção. Faço apenas duas pequenas correções, caso me permita: Na segunda fase da competição de 92, após eliminar o Fluminense, enfrentamos o Atlético Júnior, da Colômbia e a ordem dos jogadores no poster acima é a seguinte: em pé, João Leite, Éder Lopes, Alfinete, Luís Eduardo, Ryuler e Paulo Roberto. Agachados, Sérgio Araújo, Aílton, Moacir, Negrini e Claudinho. SAN

  10. Isto sem comentar o Mundial não contabilizado, do título dos campeões do gelo, quando, enquanto o futebol brasileiro engatinhava o Galo já mostrava na Europa o que estava por vir com o brilho do nosso futebol. Este sim é um título do qual temos que nos orgulhar muito. Estufar o peito tal qual o Galo cantador das Alterosas e dizer com orgulho: O mundo já nos conhecia, antes de conhecer o futebol brasileiro.

    1. Concordo plenamente contigo, grande Iraq . O Atlético , embora em grande fase no campo e tendo crescido muito como clube, tem esse senão de fato . Estamos muito atrás nesse queisto de clubes como Santos, São Paulo, Fluminense e Inter .
      E isso é inconcebível .Não dá para o Galo abandonar as divisões de base . Tanto por sua tradição, como pelo fato se ser um ponto imprescindível para quem quer se consolidar como clube de ponta no Brasil e no mundo .

  11. Da primeira eu me lembro muito bem, contra o Olímpia uma tempestade caindo em BH e fomos lá, mais de 80.000 pessoas no mineirão. O olimpia havia acabado de sagrar-se campeão da Libertadores no ano anterior e tinha um ótimo time. O Olimpia era mais copeiro e o GALO se superou com muita raça e principalmente com Negrini autor de 2 gols na decisão. E comemorei muito esse titulo mesmo com os simpatizantes tentando diminuir o feito. O camisa 9 do Olímpia era um craque me esqueci o nome e deu muito trabalho pro GALO. Sem medo de errar a Copa Commebol era muito mais difícil do que hoje em dia a Sul Americana ou a extinta Mercosul, so participavam clubes Brasileiros classificados do 3º ao 8º classificado, e o mesmo critério para os outros países. Se tivesse algum campeão da Libertadores nesse grupo era substituído pelo 1º a frente melhor classificado. Então vejam como era difícil. Na minha opinião o critério para a Sul Americana deveria ser o mesmo já que a classificação atual é ridícula. Como já ganhamos todos os títulos possíveis agora as simpatizantes vem com historia de Bi taí o Bi da Copa Commebol. Só falta o Mundial. Saudações Alvinegras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *