Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A promiscuidade mora na Barra

JPG mktplace 300x250Exatamente na avenida Luiz Carlos Prestes, bem atrás do Barra Shopping, no Rio, está a sede da CBF. O prédio, que até recentemente ostentava em sua fachada a placa “Edifício José Maria Marin”, retirada quando o ex-presidente da entidade foi preso na Suíça, é onde decidem tudo sobre o futebol brasileiro. É lá também que fica a responsabilidade e obediência à TV que paga uma fortuna para que a entidade atenda suas conveniências.

E a TV obriga que jogos sejam realizados às segundas-feiras, aos  domingos pela manhã, às 19h30 no meio da semana e por aí vai. De maneira unilateral, CBF e TV sacaneiam os clubes – notadamente os de fora do eixo Rio-São Paulo – desde marcação de partidas, adiamento e ainda escalando árbitros sem capacitação necessária para jogos importantes de seus torneios. O Galo, ao longo de décadas, vem sendo prejudicado pela entidade. Alguns entendem que é choro, outros – como o blogueiro – enxergam diferente. É pura sacanagem!

Listar e sai rememorando casos ao longo dos tempos, desde juízes “tendenciosos”, decisões administrativas e julgamentos do STJD, seria necessário fazer através de uma publicação mais robusta. Afinal, numa pequena publicação, como a nossa – embora duas vezes ao dia – não teríamos espaço suficiente para reafirmar nosso inconformismo e desconfiança. Diante disso, farei breves e rápidas citações antes de chegar onde pretendo. Inicialmente, listando os nomes dos três últimos presidentes e tudo que lemos sobre cada um deles, levo o leitor a perceber que a seriedade passa longe do edifício sede da CBF. Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero.

Sobre decisões administrativas, duas apenas para resgatar na nossa memória.  Em 1979, num quadrangular que valeria vaga à final, no mesmo grupo estavam, além do Galo, aquele time do outro lado da lagoa em BH, Internacional e Goiás. Turno único, sem jogo de volta. A CBF marca apenas o clássico para Belo Horizonte e queria obrigar o Galo a ir ao Rio Grande do Sul e Goiás. Abandonamos, em protesto a competição, e os “cagões” daquela ocasião, sequer tiveram “saco roxo” para punir nossa decisão. Em 2012, para favorecer cariocas, adiaram jogo nosso com o Flamengo. Covardes!

STJD. Duas também. Aquela decisão de 1977, entre Galo e São Paulo, quando terminamos a competição com 15 pontos a mais que o adversário, esses cretinos da CBF engavetaram um processo por uma injusta expulsão do Reinaldo, providencialmente para tirá-lo do jogo final. Em 2012, através de um relator confessadamente rubro-negro, suspenderam Ronaldinho Gaúcho, para novamente beneficiar o time carioca que disputava a liderança da competição.

Sobre juízes. Aqui, se fosse puxar pela memória, seguramente, duas dúzias de casos viriam à tona. No mesmo ano de 2012 – reiterado acima – juízes prejudicaram o Galo e beneficiaram o Fluminense. Um deles tirou dois pontos do Galo no clássico mineiro e deu três ao Fluminense numa partida com a Ponte Preta. Foi o mesmo árbitro, um pernambucano.

CBF escudo
Fotos: UAI/EM

Outro juiz, no mesmo ano, um carioca da gema que apitava no Espírito Santo, presenteou os cariocas ao não marcar uma penalidade ao final de um jogo com o Náutico. Tem padrinho forte na CBF esse carequinha. No mesmo ano, temos dezenas de casos, rodada a rodada, sempre em desfavor do Galo e em beneficio do time carioca.

Nem vou voltar muito no tempo, senão teria de tomar remédio para seguir o dia. Como não se lembrar de José de Assis Aragão, José Roberto Wright, Carlos Eugênio Simon, Marcelo de Lima Henrique, Heber Roberto Lopes, os irmãos PC e LC Oliveira e tantos outros.

Agora, vamos ao que interessa. O Galo, com cinco jogadores convocados para jogos das eliminatórias da Copa do Mundo, com propriedade pede o adiamento da partida cuja data coincide com essa competição da Fifa. Pois bem, os sacanas da CBF negaram o pedido. Lógico que esses caras olharam os interesses de cariocas e paulistas. O adversário do Galo no dia 5 de outubro será o Corinthians. E mais, quem são os três primeiros colocados do Brasileirão? Palmeiras, Flamengo e o próprio Galo. O que dizer dessa gente? Calhordas!

Chega, senão ainda pode me render amolação. Mas são uns ……….!

34 thoughts to “A promiscuidade mora na Barra”

  1. Esse não adiamento do jogo do Atlético Mineiro contra o Corínthians é simplesmente asquerosa ! Sem nenhum choro, coia d equem age mesmo em descarado benefício de alguns .
    Se o Atlético não pôde ter esse pedido atendido, porque o Corínthians teve no ano passado , no jogo em que foi campeão contra o Vasco e o Palmeiras ainda este ano ? A falta de seriedade da CBF é de fazer inveja a muitas entidades comandadas por facções do crime organizado. Fica mais claro que o fato de serem organizados é a única diferença entre essas figuras e os dirigentes da cbf .

  2. Respeito a opinião do Eduardo e dos amigos Atleticanos, porém, o nosso grande problema hoje não é a CBF, e sim o treinador Marcelo Oliveira que não conseguiu até hoje dar uma estrutura tática ao melhor plantel do Brasil. Repito, os jogadores estão jogando sem alma, elemento fundamental para quem almeja ser campeão! E viva o Galo!!!

  3. Caro Eduardo, bom dia.
    Uma coisa é reclamar da CBF, e com razão.
    Outra coisa é reclamar sem motivos.
    Você já parou para analisar a tabela de jogos até o final do ano? Incluindo Copa do Brasil e as outras rodadas das Eliminatórias?
    O pedido do Galo é impossível de ser atendido, a menos que a gente jogue no dia 07/dezembro, depois que o campeonato Brasileiro tiver acabado. Ou então que a gente jogue em uma data da Copa do Brasil, considerando claro que o Galo e Corinthians seriam eliminados.
    Não existe mais data disponível até o final do ano.
    Mesmo parando o campeonato por 8 dias, como será agora, ou por 10 dias como será lá na frente, por causa das eliminatórios, não existem datas.
    Se o Galo chegar na final da Copa do Brasil, a partir do jogo contra o América, serão 4 semanas consecutivas jogando 8 partidas.
    Depois o campeonato pára por 10 dias por causa da seleção, o que daria na mesma, afinal o Galo terá jogadores convocados da mesma forma. E entra um outra sequencia de 3 semanas com 6 jogos.
    Admiro muito o blog, sempre participo, mas precisamos ser mais criteriosas para não ficar replicando reclamações infundadas.
    A CBF é um antro de corruptos, incompetentes que sempre atrapalha o Galo.
    Isso é fato.
    Mas não por isso devemos ficar colocando foco em reclamação desnecessária.
    Saudações

    1. Parabéns pela sensatez de sua opinião. E parabéns ao blog por publicá-la. A frase final foi, sem dúvida, o fechamento de ouro. “Mas não por isso devemos ficar colocando foco em reclamação desnecessária”. É isso!

      1. Reitero, caros Roberto e Teobaldo, que aqui tudo merece e deve ser publicado. Faz parte do propósito, debater com qualidade e sabedoria. Ninguém quer ter razão, queremos ser felizes.

  4. Concordo com vc Caro blogueiro….se não tivermos raça e futebol para ganhar… não vai ser com ajuda de juízes e da própria CBF q conseguiremos…pelo contrário…. mesmo se o time de entregar de corpo e alma… com certeza será o campeonato brasileiro mais difícil que o Galo poderá ser campeão…não pela falta de bons jogadores.. mas sim pela excelente comissão técnica da CBF e arbitragem conspirando contra…….jamais vou desistir do meu Galão… ganhando ou perdendo.. faça chuva ou faça sol… até depois da morte… sou Galo na veia.. e no coração…. e #euacredito!! Pra cima deles Galo.. bica bicudo!!!!

  5. Enquanto nós mineiros ficarmos com essa síndrome de vira lata, nada vai mudar. Time cada um escolhe o seu, independente de onde nasceu. Ou por acaso nós mineiros só comemos comida mineira? E na verdade essa insistência (inclusive muito manifestada pela nossa imprensa), de que existe uma cultura de favorecimento a um ou outro time, reforça e respalda atitudes nesse sentido, oriundas da CBF. O futebol é dentro de campo. Não existe uma distância (de qualidade técnica) absurda entre um ou outro time no Brasil (considerando os clubes de maior representatividade), e sendo assim, a resposta que cruzeiro e atlético tem de dar é dentro de campo. Mas como já entram em suas partidas influenciados por pensamentos midiáticos como o expresso nessa matéria e em todos os jornais mineiros, utilizam-se disso para se apoiar quando não conquistam os resultados.

    O Cruzeiro é um dos times mais vitoriosos (título) do Brasil, mas não pertence ao eixo rio – são paulo. E ainda sim, na fase ruim que está vivendo, está se valendo de opiniões engessadas de nossa mídia, no sentido de favorecimento pro parte de árbitros e CBF, para justificar um ou outro resultado.

    Por favor, vamos incentivar o futebol de entrega, de raça e de amor como o galo fez em 2013. Porque alguém acha que com o espírito que o galo jogou em 2013, a CBF teria alguma condiçãõ (se tivesse poder pra isso) de impedir o título da libertadores.

    Bora jogar mais bola e conspirar menos.

  6. A favor do curintia vale tudo. Mas não nos esqueçamos que a imprensa colocou o time do GALO em um salto tão alto que me pergunto: Este jogo, com todos estes desfalques não seria um tira teima para mostrar se o nosso time é tudo que estes cartolas do rádio dizem? Acredito no meu time com todas as dificuldades que ele tem e vejo que será um jogo bom de se ver. É hora de mostrar que contra tudo e contra todos és vencedor.

  7. “O time do outro lado ganhou 2 brasileiros porque os times tavam uma baba” (depois vocês falam que aí é só galo ). Outra coisa : Concordo que estão sempre beneficiando os times do Rio e São Paulo. Mas não podemos nos esquecer que no campeonato mineiro, sempre que é preciso ajudam cruzeiro e atlético! Aí ninguém reclama. ..

  8. O que mais dói é ler uma reportagem falando que a federação Argentina pediu a Cidade do Galo para preparação da sua seleção mas que o clube estaria aguardando definição da CBF. Que essa selecinha da CBF vá para a Enseada das Garças ou para o quinto dos infernos, que é o lugar que o Kalil mandaria se ainda fosse o nosso presida. Aliás, que saudade….ele certamente já teria colocado a boca no trombone e tomado alguma atitude sobre esta apatia do time.

  9. Discordo somente de uma coisa, O cruzeiro foi bi- campeao porque tinha o melhor time do brasil. Nao só em juiz de fora e toda zona da mata o fanatismo pelos times do rio é inacreditavel e o sul de minas pelos times de sp. Ate a tv deu agora pra transmitir jogos de times de rio e sp, enquanto nossos times jogam no mesmo horario, isso quando nao separam a transmissao para zona da mata e sul de minas. Acho que os times de mg deveriam ter mais uniao e nao aceitar isso. Minas é Minas, e outros estados é que assistam jogos de seus clubes. Mas acho muito dificil isso acontecer.

  10. O time não gosta de correr. E o mais desanimado é o Carioca. Os passes que ele dá em lançamento é em torno de 2 metros. Mas dizem que ele já prometeu: no próximo jogo ele vai meter um lançamento de 2,5 metros. Bem melhor. Abra o olho, Tite.

  11. Bom Dia Ávila,
    Tenho comigo um sentimento antigo, podem falar que é teoria da conspiração, bom!?…que seja!, fato é que desde que o galo ganhou da seleção brasileira 2×1 no mineirão, com o gol do Dadá e que o general do exército e presidente do Brasil, deu ordens ao Saldanha pela convocação do Peito de Aço, começa aí a esculhambação, lambanças e atos deliberadamente explícitos e tramados para prejudicar o Clube Atlético Mineiro.

    A saga contra a CBF continua e até parece déjà vu – esta situação do não adiamento da partida contra o Curinthia; chegando a pensar a que ponto chegou esta retaliação devido àquela vitória contra a seleção de 70.

    É aí que vou parafrasear o Capitão Nascimento: “É amigo o sistema é foda!”…e bota foda nisto, mas ao mesmo tempo tempo, me encho de orgulho em saber que o nosso galo, esta instituição poderosa, que luta e que tem como ideal vencer, incomodou, incomoda e vai continuar a incomodar muita gente. Essa é para a CBF, a rede glóbulum e toda a corja do eixo, entaõ segue: Se o sistema é foda, o que é o 9alo???!!!…a resposta atleticanada é que o CAM é fodástico mesmo, pica das galáxias, mandamos no poleiro!!!.

    Aí vai uma dose homeopática, dessa atleticanidade, este estado de espírito elevado, não sei o nome do autor para referência: ” Sou galo carijó e canto em qualquer poleiro, para a alegria da massa, canto em cima do Crüzeiro”.

    Vamos galo, ganhar o brasileiro e Copa do Brasil, tomar o Brasil de assalto, enfim, arregaçar esta bagaça!.

  12. Pra dizer a verdade, não me preocupo com o Brasileiro, e sim com a vaga na Libertadores. A competição nacional está tão manchada, que, ora mim, perdeu a graça. Nos útimos 4 anos acumulamos 2 vice campeonatos nos quais CBFlu e Corinthians/Globo se sagraram campeões. A sacanagem foi explícita. Dizer que o Galo não ganha o Brasileiro a quarenta e tantos anos é ainda mais sacanagem. Além de 2012 e 2015, quantos mais foram tirados de nós? Sem a parceria CBF/Globo, onde estariam Flamengo, Corinthians, Fluminense, e outros do eixo? Que conquistemos a vaga pra Libertadores. Que o troféu do sujo campeonato Brasileiro fique com os porcos do eixo que chafurdam na lama da corrupção. Aliás, o líder do campeonato tem como símbolo um porco. Nada mais apropriado !

  13. Caro Eduardo, essa má vontade é real e antiga, embora esmagadora maioria da mídia, jornalistas e comentaristas esportivos insistiam em negá-la. No entanto, esse ano seus efeitos são bem menores na campanha do time até aqui. O desempenho do time fora de casa o credencia a estar apenas exatamente onde está. São apenas 2 vitórias jogando fora do independência, pois venceu o América no indepa, como “visitante”. É muito pouco. Palmeiras e Flamengo possuem estatísticas melhores nos jogos na casa de seus adversários. Em 2016 também não tivemos excesso de pontos perdidos para “arbitragem”, diferentemente do ano passado, na transição entre o fim primeiro e início do segundo turno. Em 2012, sim, uma conjunção de fatores, como arbitragem, punições e remarcação de jogo, orquestrada pela dupla TV / Confederação, impediu para que vencêssemos o campeonato. Aquilo não foi má vontade, foi má intenção mesmo!
    Porém, a maior má vontade esse ano vem de alguns jogadores que estão no elenco. E, pra ser sincero, creio que a seleção brasileira até ajudou o Galo, pois a saída do Rafael Carioca dará oportunidade ao retorno do Donizete, trazendo, além de maior segurança na marcação, maior vontade, garra e comprometimento. Contudo, os estrangeiros convocados farão falta. Mas penso que ainda assim o elenco é forte e pode enfrentar o time do roubo no Carandiru Arena.
    Vâaamuuu Galo!!

  14. Bom dia! Depois de ler a sua coluna, o que dizer, eu acho na minha humilde opinião, que a moralidade no futebol só terá uma luz no fim do túnel, quando a CBF for transferida para Brasília ou algum outro lugar que não possa sofrer tanta influência dos times cariocas e por causa da política de boa vizinhança com os paulistas, que por consequência do seu Estado, os grandes da capital, são mais ricos que os restantes do país. E há, infelizmente, a interferência da Rede Globo, com o seu bairrismo aos times da capital fluminense, e também por ser originária do mesmo Estado, e por ser uma empresa de mídia, deveria ser totalmente imparcial, e formadora de opinião como ela é, parece que ela esquece a sua verdadeira função. E, o mais grave de todos os erros, que os times sabendo de todas essas predileção aos times paulistas e cariocas, não se unam e tente por si só melhorar essa situação e tentar mudar esse quadro que já vem se arrastando por décadas e décadas. E se não for assim acho que daqui a uns anos estaremos falando edo mesmo tema. um abraço!

  15. Edu, longe de mim defender a CBF mas entendo também que as coisas tem prazos. O calendário das eliminatórias já e sabido a muito tempo e que o galo também teria jogadores convocados…pq a diretoria não entrou com este pedido com a antecedência necessária? se não me engano são 10 dias antes… acho que quem comeu bola nesta foi o próprio galo.

  16. Caro Eduardo, nossos dirigentes são ligado ao diretor de ética da CBF, que por acaso é presidente de um partido político que tem um ex dirigente do Galo concorrendo à PBH e que também por acaso tem o presidente da FMF como vice presidente do seu partido e ainda pasmem, o irmão tem o segundo maior cargo na FMF. Os caras “fortes” do futebol mineiro estão dentro da CBF e não fazem nada pelo Galo nem pelos outros times menores de Minas. Coisas do acaso…
    Mas fora esses problemas extra campo, pra ser campeão tem que ter mais gana, jogando desse jeito fica até complicado botar a culpa só nos pilantras que administram o nosso futebol.

  17. Por isso tudo, caro rabino, não podemos dar mole dentro do campo. O time precisa jogar com a faca nos dentes, com velocidade de fórmula 1, chegando junto durante os 90 minutos e super concentrado. Aí, sim, derrotaremos os adversários no campo e os demais fora de campo. Se não for assim, não vai….

  18. Enquanto Minas, Rio Grande do Sul, Curitiba, Nordeste entre outros ficarem preocupados apenas com esta rivalidade medíocre de um querer acabar com o outro isso não vai a lugar algum. Não falo que não tem que ter a rivalidade, pois a rivalidade é que move o futebol, mais sim uma rivalidade sadia e não se unirem em pro da coletividade, essa choradeira nossa de torcedores, jornalistas, repórteres vai continuar.

  19. Prezado Eduardo, outra situação que vejo a diversas rodadas deste brasileirão é que o Palmeiras joga com o resultado em suas mãos. Quase sempre abre ou fecha a rodada, já sabendo o resultado dos outros times que lutam pelo título.

  20. Outra coisa Eduardo, a cbf deveria proibir esses clubes pequenos de venderem seus mandos de campo. O América e Santa Cruz não vão mandar seus jogos contra Corinthians e Palmeiras, se não me engano, longe de seus domínios. Venderam o mando de campo e levarão seus jogos para estados em que o adversário tem mais torcida. Isso é lamentável e deveria ser proibido, pois favorece claramente quem tá disputando o título com o GALO. Time que faz isso tem mais é que ser rebaixado mesmo. A cretina cbf deveria coibir. Enfim, é por essas e outras, que como diz o mito Fred Melo Paiva, estou naquela corrente pra trás, toda vez que a ridícula seleção da cbf joga. Torço contra com todas as minhas forças, 7 a 1 foi pouco, tinha que ter sido 10! O GALO é minha pátria. SAN

  21. e o incrivel,é o que tem de mineiro que gosta de bajular cariocas e paulistas não está no gibi.os nascidos em juiz de fora gostam de serem chamados de cariocas do brejo.tem jeito?

    1. Meu prezado, deixa de bobeira, vc não come comida paulista não? Então vc tb bajula os paulistas. Não assiste filme americano? Não escuta música de outro estado/país? Cresce irmão, cada um tem seu direito de escolha. Se não é igual ao seu, não é motivo pra vc criticar. Seja feliz com o que vc escolheu pra vc, e deixa que os outros tb o sejam.

  22. Se colocar a bola na rede, não tem árbitro ou CBF que segure. O time tem qualidade, mas pouca vontade. Poucos se entregam, de fato, nas partidas. Veja os jogos dos dois primeiros colocados (por enquanto), tenho que admitir, o time todo corre e se empenha, enquanto que, no nosso Galo, poucos tem a mesma preocupação!

  23. Caro Eduardo isso não é de hoje, pro GALO ganhar outro Brasileiro terá de ser no peito e na raça, porque se depender de CBF estamos fu…Vou mais além a luta do GALO hoje é inglória tendo 2 times do eixo juntamente com ele na disputa, um do Rio vão fazer de tudo para ajuda-lo depois do vexame contra o Palestino, o outro o time do presidente (bandido) que se esconde como um rato e não pode viajar fora do Brasil. Uma instituição que tem um presidente que não pode viajar pra fora do País porque senão é preso tem alguma credibilidade? O time do outro lado ganhou 2 brasileiros porque os times tavam uma baba e o Galo através do Cuca em 2013 abriu mão e desmotivou o elenco e em 2014 o Levi priorizou a Copa do Brasil, sem falar na ajuda que vinha dos céus via Espirito Santo. Vai ter que ser contra tudo e contra todos ainda mais agora que há possibilidade de uma 5ª vaga na Libertadores vem chumbo grosso por aí podem esperar. No mais é ganhar da Ponte amanhã de qualquer maneira porque acho que Flamengo e Palmeiras podem tropeçar e aí é encostar de novo, não se pode perder essa chance que na minha visão é a única pra ganhar o titulo Brasileiro. Que o time faça uma apresentação pelo menos metade do que jogou com o Palmeiras lá em SP que dá pra ganhar. Saudações Alvinegras.

    1. Me desculpe, mas o seu comentário é ridículo. Falar que nos dois anos que o Maior de Minas foi Bi Campeão, os outros times estavam “uma baba?” Me poupe. Faltou na minha opinião foi competência e o Cruzeiro foi melhor em todos os quesitos. E esse ano, os times não estão “uma baba”, porque o patético está em terceiro lugar? KKKKKKK

    2. O time do outro lado da lagoa teve a sorte de não ter curíntia, framengo e CBFlu por perto, senão perdia. São tantos erros contra nós qe não cabe da memória

    3. O seu time abriu mão em 2013 e 2014?kkkkkk não seja ridiculo. Concordo com o q disse o Blogueiro. O MAIOR DE MINAS ganhou o BI-Brasileiro com muitos méritos. BI… tá ai uma coisa que vcs não conhecem.

  24. Lembrando que dia 21/09 o Palmeiras foi atendido pela CBF, numa solicitação de mudança de data do jogo para que o Gabriel Jesus possa jogar. É de dar nojo…

    1. Eduardo e Ricardo , voces tem toda razão. Ao longo de tantos anos temos sido prejudicados, é só lembrar da roubança a favor do Flamengo no início dos anos 80. Até nosso rival já foi muito prejudicado. Não é mais possível um bando de pessoas roubarem tanto e ficarem lá dirigindo a CBF. PS : vendam o Dátolo urgente, não dá mais depois do episódio do aeroporto ou este ambiente ruim de policia federal na porta vai passar para o grupo todo. MELHOR ELEVIAJAR PRA ARGENTINA E ESPERAR O DESFECHO POR LÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *