Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Primeiro tempo para comprovar a honra Atleticana

Finalmente chegou o grande dia do reencontro da Massa com o time do Galo. Apesar de, por força dos novos tempos, o Atleticano ter de ser minoria no Mineirão, isso não incomoda nem afeta a motivação da equipe e do Torcedor. Foi assim, que em 2014, comemoramos o título da Copa do Brasil, superando o mesmo adversário e nas mesmas condições. Desta vez, ainda pelas quartas de final – naquela ocasião foi a grande decisão -, mas com o Galo fazendo o jogo decisivo com o apoio da Massa na próxima semana.

Foi praticamente um mês de abstinência de jogos valendo pontos e classificação. Ao que tudo indica, apesar dos imbecis treinamentos secretos, o time não terá alterações em relação às ultimas partidas. Os novos contratados, Lucas Hernández e Martinez, ao lado do retorno de Otero, deverão ficar no banco.

Em nossa sequencia recente, foram uma vitória (CSA/casa), uma derrota (Santos/fora) e um empate (São Paulo/casa), pelo Brasileiro, no mês de junho, antes da paralisação para a Copa América. Além destas partidas, uma extraordinária vitória sobre o mesmo Santos em território paulista. Esse resultado, inclusive, assegurou a nossa classificação para a fase que iniciamos hoje.

Expectativa melhor impossível. O Atleticano está de bom astral, otimista e confiante. Ao que sabemos salários em dia, sem problemas extracampo, situação que décadas atrás incomodava e deprimia o Torcedor. Quem não se lembra disso, em gestões passadas com oficial de justiça batendo na sede de Lourdes e penhorando o que via pela frente. Felizmente isso faz parte do passado.

Em que pese, inclua-se ai o blogüeiro, as críticas que temos feito ao time e a falta de títulos nesta temporada e na anterior, é bastante confortante ficar distante das páginas policiais. Para consolidação deste momento e fazer as pazes definitiva com o seu patrimônio maior – a Massa – as classificações nas Copas do Brasil e Sul-Americana são fundamentais.

O Brasileiro evidentemente que é importante, entretanto, as duas outras competições sinalizam possibilidade maiores de conquistas. Por outro lado, igualmente diferente daqueles tempos aludidos acima, não temos que nos preocupar com zona de rebaixamento. Haja desconforto, como foram naqueles momentos de triste memória.

Um bom resultado na noite de hoje será importantíssimo para o encaminhamento da sonhada vaga à semifinal da Copa do Brasil. Ontem assistimos o mandante, Palmeiras (possivelmente nosso próximo adversário) vencer Internacional. Por outro lado, o Grêmio, Multi campeão deste torneio, empatou em Porto Alegre com o surpreendente Bahia.

Já em Curitiba, o empate entre Paranaense e Flamengo foi “assegurado” pelo VAR. O time do Paraná vencia e teve uma penalidade a seu favor, o árbitro Daronco ao verificar o lance “achou” a saída a favor dos cariocas e marcou uma falta anterior. E o protocolo “favoreceu” aos cariocas. Nada muda! Ah! E com goleiro saindo da área com a bola na mão.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

27 thoughts to “Primeiro tempo para comprovar a honra Atleticana”

  1. É chato ser profeta do acontecido
    Eu avisei
    Culpa total da diretoria, totalmente amadora e ainda ficam elogiando esses sanguessugas. O que preocupa é que não há como melhorar
    Rui Costa só goģó já avisou que o elenco é esse aí (não sei pra que veio entao)
    Efetivar o estagiário que teve 1 mês pra se preparar pra duas decisões importantíssimas não é amadorismo apenas, é excesso de burrice ou má fé, não tem explicação

  2. Um mes treinando e è isto que assistimos.jà cansamos de pedir a escalaçâo de dois volantes(so o Galo joga com um)e assim liberar mais um atacante.mas como o pau mandado nâo tira o elias,ficamos tomando contra ataque toda hora.escrevi muitas vezes e volto a repetir,este treineiro vai nos levar ao buraco.e podem apostar que no proximo jogo o pastor dos infernos vai jogar.e para quem leu e lembra eu disse que nâo adianta trazer reforços pois eles nâo iam jogar nunca.

  3. Boa Noite,

    Sempre gosto de me desestressar depois de um jogo ruim, aqui neste espaço.
    Victor, acabou com o jogo, até aquele gol ridículo o time estava melhor, sabendo o que fazer e dominando o jogo.
    Á saber, como sempre mal posicionado, daí, aquela velha frase, não deu foi difícil, bem chutado e coisa mais…. É só ver aquela falta do Messi no Alisson, pegou sem pular, bem colocado só isso.
    E mais, quase tomou um perú, ainda bem que estava ajoelhado e a bola bateu nele.
    Depois foi só jogar na falha dos nossos jogadores que sempre são muitas, Rever ridículo, e tem gente que tem ele como ídolo e quer crucificar o José Welisson, já o Elias é culpa de quem escala ele, e não tem peito para tirá-lo.
    Foi ruim, feio, ridículo. Como sempre o Galo não fez seu papel em momentos cruciais da história, era o momento certo para enterrar as Marias, e vem o Galo para ressurgir as Marias das cinzas.
    Até quando aguentaremos isto, espero que hoje seja um marco na carreira do Rodrigo e ele á partir de agora crie coragem para fazer as alterações necessárias.

    1. Meu caro, Zé welisson também é ridículo, não tem a menor condição de jogar no galo. Errou nos dois gols, no primeiro falhou na troca de posição, ele poderia ter bloqueado o chute tranquilamente se tivesse o mínimo de leitura de jogo. No segundo, o passe do rever foi errado, ele poderia chegar dando uma bica na bola, ou na pior das hipóteses ter parado o jogo, tentou um toquinho deixando o adversário ir de frente pro gol. No terceiro gol o péssimo do Elias entregou o ouro. Por mais que outros jogadores tenham falhado, ao meu ver os maiores problemas do galo continuam nos volantes e laterais, que são todos péssimos, não são bons nem na defesa nem no ataque.
      Luan também entrou numa moleza fora do normal, sem contar com a pouca agressividade e capacidade nula de finalizar, vide o peteleco que ele deu naquele chute da entrada da área. Ele não pode ser a referência do time NUNCA.
      O Cruzeiro também não é bom, não jogou nada demais, o que determinou o resultado foram as falhas individuais, e a forma morosa e sem agressividade que o time jogou. 1 mês parado, 10 dias de folga pra esse bando de vagabundo, para que? Para um papelão desses. Realmente é uma ducha de água fria, uma volta à realidade. Time sem brio, sem vergonha na cara, e mal comandado.

  4. QUE VERGONHA.
    TIRAMOS O CRUZEIRO DAS PÁGINAS POLICIAIS PARA A GLÓRIA DA VITÓRIA.
    FICAR 30 DIAS SEM JOGO E VOLTAR TOTALMENTE SEM PREPARO FÍSICO NÃO SE EXPLICA. PERDEMOS TODAS AS DIVIDIDAS.
    RODRIGO SANTANA NÃO DÁ. NUNCA CONCORDEI COM A SUA EFETIVAÇÃO.
    HÁ QUANTOS ANOS FALAMOS QUE ELIAS E F.SANTOS NÃO DÁ. ELIAS , BUNDA DE TANAJURA ENTERROU O TIME HOJE , POIS NÃO TEMOS MEIO DE CAMPO. FOMOS HUMILHADOS HOJE.
    COM ELIAS E F.SANTOS NESSE TIME , NÃO VEJO MAIS JOGO DESSA CAMBADA DE INCOMPETENTES E IRRESPONSÁVEIS.
    FORA RODRIGO SANTANA.
    FORA ELIAS.
    FORA F.SANTOS.

    1. Fora Zé welisson também!
      Jogador que não tem a menor condição de jogar no galo. Péssimo dos péssimos. Péssimo na marcação, péssimo na saída de jogo. Jogador de série B

  5. Vergonha, dá nojo desse time e principalmente dessa diretoria e.presidência! Copa do Brasil já era! Mais.uma vez quando tem a chance de afundar essa porcaria de cruzeiro, o Galo entrega e ressuscita essa praga! Enquanto esse.lixo.de.presidente permanecer com sua política traidora de economizar, vamos pagar micos e ficar sem ganhar dessa bosta azul! Pra mim já deu, parei por aqui! Volto.em 2020, quando esse time tiver técnico e jogadores que prestem!

  6. Que Baile levamos nesse primeiro tempo. SEMPRE FUI CONTRA A MANUTENÇÃO DO INTERINO RODRIGO SANTANA . ELE NÃO TEM CAPACIDADE NEM EXPERIÊNCIA DE COMANDAR UM TIME DA GRANDEZA DO GALO.
    O MEIO DE CAMPO É UMA AVENIDA E O CRUZEIRO ENTRA COM A MAIOR FACILIDADE. ELIAS , NÃO DÁ MAIS , NADA FAZ , NÃO ATACA NEM DEFENDE, MATA O MEIO DE CAMPO.

    1. Temos volantes e laterais que são ruíns na marcação, e piores no ataque. Zé welisson e Elias são suas piadas, pouquíssimos produtivos. Fábio Santos e Patric dois encostos, e olha que o Patric não anda comprometendo, mas todo mundo sabe do quanto o rapaz é horroroso.
      Aí contrata um lateral esquerdo e um volante, que não foram baratos, tem quase um mês para treinar os dois com o time, e na hora que vale eles mantém Fábio Santos, Zé welisson, Elias. Aí no próximo jogo o bosta do treinador vai lá e muda, depois que a vaca já foi pro brejo. É muita incompetência, uma ducha de realidade, esse jogo de hoje foi exatamente isso. Não acredito em mais nada nesse ano, nem mesmo a fraquíssima Sul americana.

  7. É hoje, e é inexplicável que as outras três partidas tenham sido ontem. Por que a dona Globo jogou um clássico dessa grandeza para hoje? Juntos Galo e cru têm quase 20 milhões de Torcedores, então não me venham falar em números de audiência. Lembrando ainda que o jogo de volta também não passará na TV aberta. E o Torcedor que não tem PPW? O do interior? O que não pode pagar pra ir ao estádio?
    Atitudes como essa favorecem o crescimento do furto de sinal e o crescimento de rádios que enriquecem sem nada darem aos Clubes.
    Galo e Cruzeiro têm que deixar as picuinhas de lado e se unirem contra decisões que só favorecem o “eixo”. O Torcedor Mineiro merece RESPEITO!

    Caro Barros,
    Obrigada pela maneira didática com que fez sua explanação. É sempre bom aprender.
    Eu não tenho muito conhecimento de tática, mas como gosto de falar sobre TUDO que envolve o nosso Galo, dou os meus pitacos…
    Bem,
    Nas entrevistas o Santana tem falado do 4 2 3 1. Se na prática isso não ocorre penso que seja “culpa” do Elias que por vezes não guarda a posição.
    Você está certíssimo, Elias é meia. Porém, na cabeça do Santana ele é volante, e nas últimas partidas tem jogado como um.
    SAN

    Galo Roberto,
    Unidos pelo CAM, sempre.
    Abraços.

  8. Finalmente o Sub 20 do Galo venceu o Palmeiras por 3×0. Dois atacantes Bruno Silva e Tales contratados recentemente da Chapecoense e do Tubarão fizeram gols. Tomara que novos tempos surjam na base do galo.

  9. boa tarde Eduardo e massa. enfim chegou o grande dia. depois de muitos dias sem ver o nosso galo a jogar. espero eu que Rodrigo Santana não seja covarde e entra com sangue nos olhos e vontade de vencer nada de retrancar a equipe. que patrick não entrega,que Fábio Santos não preocupa com a tatuagem. que Elias joga como nunca jogou no galo. nada de pensar que as Marias caloteiras e freguesas estão em crise e partir para cima delas. direto de Lisboa vai galooo.

  10. Caros,
    Hj é jogo prá macho, jogo encardido, com o perdão das sensíveis Rapozelas 44 e da minúscula Organizada bipolar do portão Sete…é jogo prá colocar o coração no bico da chuteira e entrar com o pé alto, nada de aliviar na dividida, nda de preocupação com a unha encravada, coisa de Neymarzetes. E é assim q se ganha clássico, é assim que as mariolas tem vencido nosso time, na base da intimidação, além do extra campo, sempre favorável a elas…Cruz Credo! Ao contrário de muito atleticano meia boca, SÓ A VITÓRIA interessa. Perde um jogo desse transfere automaticamente a crise pro lado de cá, simples assim. Mas o mais q importa: temos q beliscar um caneco ainda esse ano. O Galo foi fundado na tradição VENCEDORA, abaixo o maldito refrão Galo VENDEDOR ou Galo comerciante. Isso é ideologia de PUTOS, faz parte mas ñ é o correto, ñ representa. Dá-lhe Galo VENCEDOR, Galo q honra a camisa. Só a VITÓRIA interessa.
    Obs.: 7, fi, ñ vai perder esse jgo fora de campo ñ. Pelo amor de São Cafunga. Vc pode entrar prá história como um grande presidente e prá isso tem q VENCER, conquistar uma competição, q seja o Br, q seja a CdoBr, q seja a 2ª divisão da América do Sul.
    Obs.: 7, fi, ñ basta ficar na marquetagem barata. Isso ludibria a Organizada Sem Vergonha Bipolar e estaciona nosso Clube na berlinda, o Clube certinho, de melhor CT, com estádio isso e aquilo, blá. Tem q VENCER. Sem isso vc ñ vai passar de mais um desses CABRÕES q usam o cargo do maior e mais querido de Minas, um Pavão vaidoso e nada mais.
    Obs.: Nós temos um craque de bola, um cracaço na verdade. O nome dele é CAZARES. O q falta a Cazares é fazer embaixada com regularidade , firulas com a bola no pé, chamar a responsa tomando conta da meiúca e engolir o PASTOR PIPOQUEIRO e sua turma CRENTELHA de come quieto.
    Obs.: Elias cabe no meio campo do time tranquilamente. Tem uns sensíveis aí q ñ gostam dele pq ele avisou q é flambá, mistura de urubu com mulambo. Frescura isso, viu. Um time q tem um centroavante q ñ marca gols de jeito nenhum e laterais q são verdadeiras entregadoras de rapadura ñ é um time completo. Elais cabe nesse time tranquilamente. Tem meu apoio.
    Obs.: 7, fi, cê vai ficar contratando jogador prá ficar flanando no Spa de Vespasiano? Cê tá maluco? Já passou da hora de sair do estágio, 7. Cê tem q contratar jogador prá chegar e vestir a camisa…7, fi, faz o seguinte: qnd o contratado chegar, entrega prá ele um tijolo e uma bola de capotão. Se ele souber distinguir, contrata.
    GALO SEMPRE!
    KKK é o q?, um chegado do KLAN? Eu calço é 37, meu pai me dá 36…ô pai, meu pé é grandão e VIVA O FUTEBOL FEMININO!

  11. Jogar contra o Flamengo é impossível. Os adversários tem que enfrentar 11 jogadores , um Juíz , 2 Bandeirinhas e um VARdio.
    ASSIM fica difícil.
    Será que a Polícia vai interromper o jogo hoje em busca de algum diretor das MARIAS para prender.?? Kkkkkkkkkk……
    VAMOS LÁ GALO , RUMO À VITÓRIA E ENCAMINHAR LOGO A CLASSIFICAÇÃO.

  12. Boa tarde xará e amigalos ainda desconfiados!!!!!!!!!!!!!!
    Espero que os jogadores entrem “ligados na tomada” em 220W!!! Chega de apagão!!!!!!!!!!!!!!!! É hora de aproveitar a CRISE do outro lado e conseguirmos um bom resultado hoje. O GALO tem que se preocupar em não levar gols. Se o esquema defensivo funcionar bem no primeiro tempo será fundamental. Joguem com raça e atenção!! É isso que a torcida quer!!!!!!!!!!! Que Rodrigo Santana não demore tanto para mexer no time caso precise porque o banco agora está com mais qualidade. Vamos esperar pra ver….

  13. Alô Massa , é hoje . Vamos jogar pra vencer , pra cima deles . Se ficar na retranca , perde. Confio em nosso time , basta jogar com alma e sangue nos olhos . Imagina uma vitória hoje, a casa cai lá . Cenário melhor não há , porém muita humildade . Galo 1×0

  14. Meu único receio meu amigo temporão! O tal do var veio apenas para ratificar as falcatruas,os conchavos q aconteciam dentro das quatro linhas desde 14/04/1895 qdo Charles Miller_ no início era jogador, árbitro e cartola ao mesmo tempo_ rolou o primeiro capotão em terras tupiniquins. Ñ é a ferramenta, e sim os caras q a operam. Manipulam mal a ferramenta e operam sem anestesia quem ñ tem a bolinha e as costas quentes, exemplos recentes ñ faltam, aconteceu com a nossa Instituição,com o parmera e as sardinhas,qdo houve confronto valendo algo com as felpudas e isso foi recentemente. Abra os olhos GALO! Os dados já foram lançados e essa piscina está cheia de RATOS. Não atoa aquele bicho representante do time do roubo é o mais asqueroso do Universo. Dia de raça, de vontade, dia de ser GALO! SAN

  15. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Hoje é faca na caveira. Sangue nos olhos e bola no Chará e Alerrandro que o coro vai comer no lombo das vaidosa.
    Bica Bicudo. Como diz meu sábio pai, hoje o dia amanheceu lindo e ensolarado isso é sinal que o Galo vai cantar alto mais tarde.

  16. Olá amigos da bola!

    Em relação ao VAR, não me surpreende, pelo contrário, eu já sabia!… Enquanto “todos” vibravam com a possibilidade da implantação do acessório, eu tinha certeza que chegaria para ajudar Flamengo, Corínthians, Palmeiras etc….
    Eu alertei aqui neste espaço e em outros também, que o VAR viria para favorecer ainda mais os times “queridos” do eixo, afinal de contas quem opera o VAR, são os mesmos da escola “Tem coisas que a gente vê, tem coisas que a gente não vê”. da CBF. Então…………….. Utopia.

    Quanto ao clássico de hoje!

    Rápido e rasteiro, se o retranqueiro treineiro do galo colocar nosso time em campo, como nos últimos clássicos no Mineirão, time todo atrás, com medo, na base do chutão, tentando não perder, reabilitaremos nosso rival, e de quebra perderemos nossa vaga já no primeiro jogo.

    Agora, se o cara ousar como o fez contra o Santos lá em São Paulo, aí sim! Venceremos fácil e talvez de goleada. O time deles não consegue jogar contra rivais que marcam alto, que sufocam o tempo todo, que jogam em velocidade quando recuperam a posse de bola. Importantíssimo, marcação alta, ferrenha tempo todo.

    Pelo amor de Deus treineiro, não me venha com aquela filosofia derrotista, com galo marcando do meio pra trás, lento, na base do chutão, tomando sufoco tempo todo e tudo mais. CORAGEM!

    Resumindo, se jogarmos para frente VENCEREMOS, SE NÃO, PERDEREMOS.

  17. Bom dia a todos.
    Graças a Deus vamos voltar a rotina com nosso Galo. Pra mim um mês sem futebol uma vez que não suporto Tite e alguns de seus comandados, pena que não perdeu…
    Em relação ao Galo estou confiante num grande segundo semestre. Agora o treinador olha para o banco e consegue opções para mudar a partida. Gosto muito do Geuvânio e acredito que ele tem possibilidade de entrar e mudar um jogo assim como Otero. Temos bons laterais no banco apesar de ainda ter esperança do Fabio Santos perder a posição futuramente quando o gringo se adaptar. Espero que o Cazares esteja em noite iluminada e que o Luan desperte a raça e a vontade de ganhar em seus companheiros. Que Rodrigo Santana saiba montar um esquema tático perfeito para surpreender as Marias. Espero que jogue fechadinho e no contra ataque porque eles não sabem propor o jogo, sempre entregam a paçoca. Hoje é dia de Alerrandro guardar uns dois.
    Bora meu GALOOOOO!!!!!!!!!!!!!

  18. ÁVILA ,
    fico com seu último parágrafo , pois é revoltante
    termos que aturar , ainda , uma situação como a
    que aconteceu ontem .
    Fora a bola que o Diego pegou fora da área , em
    lance incrivelmente desprezado pelo bandeira ,
    pelo juiz e pelo VAR .
    Não é possível mais aceitar essa cultura “global”
    em que erros , descarados , acontecem sempre
    a favor do Flamengo .
    NOJO !!!!
    O Brasil mudou e a CBF tem que ser passada a
    limpo .

    1. Muito bem registrado, o erro menor não pode ser encoberto (ou esquecido) pelo maior. Obrigado. Já acrescido ao post de hoje.

  19. A verdade meus amigo é que o Atlético tem hoje mais uma vez a chance de afundar seu maior rival, que em 2019 façamos diferente, existe um terremoto do outro lado e uma vitória do Galo hoje coloca a última pá de terra nas mais vaidosas do Brasil. Atlético por favor jogue com todo o coração e vontade, o torcedor está como a muito tempo não estava otimista e crente em uma apresentação fora da curva. Amanhecer amanhã com uma vitória será mais que uma alegria, também será cicatrização final da última ferida que nos resta. Para o Galo significará a esperança de mais um título, para as vaidosas será o fundo do poço sem volta. Então bora Galooooooooooo!!

  20. Bom dia massa e Guru

    Um bom resultado hoje, passará com certeza pelo esquema tático a ser adotado pelo nosso técnico e pela atitude de alguns jogadores que vez ou outra nos deixam na mão. Nada de ficar se defendendo como time pequeno, até porque a melhor defesa é o ataque. Hoje temos a missão de jogar a pá de cal no defundo felpudo, e enterrá-lo de vez.

  21. Bom dia!!
    O efeito clássico devido a todos os acontecimentos se tornou uma bomba atômica para o perdedor.
    O Time que perder vai sofrer uma pressão enorme, por isso esse jogo se tornou um divisor de águas, espero que o Galo não dê mole de novo e dessa fez passe por cima sem dó.
    Um empate hoje é goleada temos que levar a decisão para o Caldeirão do Horto, vai pra cima deles Galão.

  22. O Galo tem que entrar com a faca nos dentes. Jogar sério e com raça, como foi o segundo tempo contra o Santos, no Pacaembu. Só assim, fecharemos de vez a tampa do caixão das meninas da Enseada das Garças. Fazer o que deveria ter sido feito em 2011. Nada mais, nada menos. Ganhar dentro de campo e que a Polícia Civil, a Polícia Federal e o Ministério Público cuidem do resto que sobrar.

    Galooooo !!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.