Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pra cima deles, Galo!

300x250_GramadoTentando nos refazer dos últimos jogos e, pela necessidade de reagir, começamos a juntar os cacos. Afinal, apesar de uma vitória, uma derrota e um empate, num jogo fora e dois em casa, o time não apresentou algo que estimulasse o Torcedor. A derrota por três a zero para o Santos foi parcialmente mascarada pelos três pontos em cima do xará paranaense. Já o empate com a Ponte Preta foi um pouco minimizado pelo fato de o time ter saído em desvantagem no placar.

Domingo, com o Grêmio, apesar de ser no campo do adversário, o Galo tem de mostrar reação. Disse hoje cedo, ainda incomodado com o jogo de ontem, que só uma vitória faria o Torcedor relevar as últimas atuações. Até um empate, desde que mostrando garra e honrando a tradição Atleticana, seria razoável. Não podemos mais é aceitar o comportamento apático de alguns jogadores em campo.

Até porque, se não pontuar, corremos o risco de sair do G4 e a rodada seguinte será dez dias após domingo. Depois do Grêmio, o próximo compromisso do Galo será em 7 de setembro, com o Vitória, em Belo Horizonte e a permanência no grupo de cima é fundamental para motivar ao Torcedor. Ontem, como já dissemos, as últimas atuações, aliadas a horário, preço de ingressos, transmissão pela TV e o frio, acabaram afastando o Atleticano do jogo. O resultado dessa combinação foi o empate imprevisível com a Ponte Preta.

image
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Passada esta ressaca, temos de olhar para frente e sonhar. No jogo de volta com a macaca, tenho convicção de que o time tem condições suficientes para sair de Campinas classificado, com uma incontestável vitória. Já no domingo, em Porto Alegre, apesar das últimas atuações, espero o Galo como foi com o Palmeiras e em outras partidas recentes. Pra frente, em busca de subir ainda mais na tabela de classificação.

Em tempo: Rapidamente uma consideração acerca do post de ontem à tarde sobre arbitragem. Entre centenas de manifestações, aqui no blog (publicadas ou não) e pelas ruas, apenas três discordâncias, duas de Atleticanos e uma de não-Atleticano. Este último insistindo em pautar o blog, pode? . Isso me conforta, pois o que chamei à reflexão é o fato de a CBF sempre agir em benefício de times do eixo.

13 thoughts to “Pra cima deles, Galo!”

  1. Guardem bem os comentários acima, galera! Caso o Galo opte por começar a partida contra o Grêmio com três volantes marcadores e perca (toc, toc, toc!) lá no Sul, depois da partida vão dizer que o Marcelo Oliveira deveria ter sido mais ousado e começado com quatro atacantes, e que a culpa de eventual derrota é exclusivamente dele, que não sabe escalar e nem substituir, além de não conhecer nada de tática etc, etc, etc.
    Contra o Santos nenhum torcedor pediu antecipadamente a escalação desde o início do Lucas Cândido, providência que se tornou óbvia e não colocada em prática pelo Marcelo Oliveira, porque ele não sabe escalar e nem substituir, além de nada conhecer de tática etc, etc, etc.
    Entendo a paixão do torcedor (já que sou um também), além da necessidade do mesmo dar os seus pitacos em relação ao seu time de coração (pois no Brasil todo mundo entende de futebol, menos o técnico do time, após uma derrota de seus comandados), mas fazer-se passar de profeta do acontecido, depois do ocorrido, para esculhambar a diretoria, o técnico e os jogadores é dose!

  2. Deixar como titular Douglas Santos e sacar Fabio Santos beira o ridículo. Esse Douglas Santos só sabe recuar a bola. O cara num vai a frente. Só sabe recuar bola. Muito ruim

  3. Douglas Santos no lugar de Fábio Santos? Esse Douglas só sabe recuar a bola. O cara não joga 10% do que joga o Fábio Santos. Péssima opção msnte-lo no Galo.

  4. Dar uma de ‘migué’ e justificar-se escorando em lesões está se tornando muletas para as más performances nas falas do Marcelo . O que se vê de evolução em um jogo ,que já é quase nada ,cai por terra no outro -isto porque tem-se tido semanas livres para afinar a equipe nos treinamentos- e este fato foi nítido na partida de ontem . Não é má vontade com o caboclo não ,penso que treinadores com a mínima visão tática saberiam como desviar dos dois ônibus estacionados à frente da área adversária com apenas uma mexida no re – posicionamento das peças em campo.GALO a meu ver não estava com preguiça ontem,na verdade o nosso treinador não estudou a ponte o suficiente para pregar-lhe uma peça .aliás quem foi pego fomos nós.O que o Eduardo Batista planejou foi executado e deu certo. Jogavam por uma bola, ela veio e mostrou como se joga competições mata-mata ,coisa que o Marcelo não é especialista e seus números mostram isto. Acredito que possamos reverter este placar em Campinas se nosso treinador for lá com um plano b no bolso,algo diferente do que fez ontem ,ou seja ,ele precisará ajustar este time e não ficar lamentando as lesões . GALO tem tudo para fazer um bom jogo em POA- será que nosso treinador sabe que o Roger vem jogando com3 volantes mesmo em casa? -,é só nosso treineiro fazer o que não sabe ,que escalar o time taticamente bem ,com posicionamento tático definido e as peças certas no lugar certo . Se jogar a bolinha que jogamos ontem ,um empate será de bom tamanho … isto se ele vier !SAN

  5. Para ratificar sua opinião, caro rabino, de time sem alma, vc poderia chamar o Marcelo Oliveira para assistir o teipe de Figueirense e Flamengo, ontem. É do jeito que o Figueira jogou que é jogar com alma…..

  6. Dos 12 maiores clubes do país, que compõem a série A (2 MG, 2 RS, 4 RJ e 4 SP), o Atlético é, seguramente, o time que mais precisa ganhar o campeonato brasileiro, mas é o time que menos se esforça pra isto. Gostaria de saber, caro Eduardo, se existe alguma explicação lógica e racional para esta questão. Por que tamanho descaso do Atlético com o campeonato brasileiro e com seus torcedores.

    1. Não entendi, vice lider e não se esforça, futebol são 11 contra 11 e desses 12 citados todos querem ganhar. Vejo o Galo sim com chances de ganhar esse campeonato mas dizer que não se esforça pra ganha é no minimo irracional.

  7. Se repetir a tática contra o Santos vai ser goleado de novo, devemos começar com 03 volantes (se tiver três em condições de jogo) e ir se adequando no transcorrer do jogo podendo até incluir mais um atacante. O empate lá não é ruim mas a vitória seria ótimo. Galo sempre.

  8. Marcelo minimiza série de lesões no Atlético e planeja “estratégia específica” contra o Grêmio

    Em resposta ao título da página de esportes do UAI, Marcelo planeja voltar com o Patric!!! É mole?

  9. Domingo é fazer a retranca e quem sabe achar um gol. Se jogar aberto toma goleada. Vamos ajustar o meio campo mais compacto e combativo, corrigir o lado direito da defesa (onde Luan joga), ter aquela conversa para jogar o feijão com arroz e não escalar alguns jogadores que são fracos demais. Vai ganhar? Não sei, mas a chance aumenta. Se Victor, Rocha e Carioca forem vetados, vai aí minha sugestão: Uilson, C César, L Silva, Gabriel, Fábio S; Donizete, Cândido, Maicossuel e Dátolo (isso mesmo, chega de reforço muscular), Fred e Robinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.