Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Por que é preciso ser tão sofrido assim?

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

“Sofremos”. Assim Guilherme Arana se manifestou após a pífia atuação do Atlético diante do modesto, porem bem treinado Pouso Alegre. E acrescentou: “Que possamos aprender com esse jogo”.

Na antevéspera de mais um superclássico, talvez o mais singular de todos os confrontos desse derby centenário se considerarmos os momentos atuais dos dois rivais, essa confissão pública do lateral atleticano soa como alarme aos ouvidos e mentes dos galistas apaixonados e gera uma pergunta inquietante: como um elenco tão qualificado como o do atlético de hoje precisa sofre tanto diante de um adversário, não obstante bem organizado tática coletivamente, tão inferior do ponto de vista técnico individual?

Não, não vou divagar por uma seara mística e, nem tampouco, cultuar a tese do sofrimento, aquela de que se não for sofrido, não é Atlético, decantada até nos momentos de maior deleite da amassa alvinegra que foram as conquistas da Libertadores de 2013, da Recopa e da copa do Brasil em 2014. Ao contrário de repetir aquela pergunta, prenhe de requintes masoquistas, “Ah! Meu Deus, por que tem que ser tão sofrido assim?”, prefiro fazer outra: por que o atleticano continua insistindo em cultuar o sofrimento e por que o Atlético continua dificultando sua missão e tornando até as suas tarefas mais simples, um suplício, um sofrimento para seus jogadores e um martírio para a sua torcida?

Em vários de meus ensaios neste e em outros espaços tendo defendido insistentemente que tudo o que acontece dentro de campo é reflexo, é consequência direta e proporcional do que ocorre fora das quatro linhas. Nesse sentido, tenho repetido à exaustão que a bola pune o erro sem clemência e sem piedade. Bipolar por natureza a massa atleticana, dada a disparidade técnica entre os elencos, vem imaginando um jogo onde o Atlético tem a obrigação de se impor ao rival e massacra-lo naturalmente. O futebol, entretanto, nunca foi uma ciência exata. No esporte bretão nem sempre dois mais dois é igual a quatro. Pode ser 3, pode ser 3,5 ou pode ser 4,5 ou até mesmo 5 ou outro resultado qualquer fora do esperado.

Houve até clássicos que terminaram antes dos 90 minutos, como o ultimo confronto no velho Horto antes da inauguração do Mineirão e o primeiro encontro no Gigante da Pampulha, marcados por incidentes que, não só inauguraram uma nova era no futebol mineiro, como foram definitivos para o Atlético abdicar do primeiro titulo no novo estádio e o time azul, pela primeira vez em sua história, colocar em cheque a hegemonia atleticana nas Gerais, como nunca antes houvera acontecido. Não atoa o time azul se tornou o maior rival do Atlético e o confronto entre eles adquiriu a dimensão que tem hoje e o nome de superclássico.

Com tudo isso, quero dizer que o próximo confronto está permeado tanto por variáveis extracampo, quanto por fatores adstritos às quatro linhas, que podem se conjugar a desfavor do Atlético. E um jogo que para muitos deveria ser o mais tranquilo e fácil para o Atlético na historia centenária dos superclássicos pode se converter em uma terrível armadilha para o alvinegro se o clube não se atentar para este entorno traiçoeiro que envolve o próximo derby.

Dentro de campo, o que se vê é um time que se contorce em uma transição pesada de modelos táticos quando tudo parecia indicar o contrário. Inexplicavelmente o trabalho de Lucas Gonçalves e Eder Aleixo com o time de transição foi bruscamente interrompido e aquela transição leve, até então insuspeita, que se verificava, foi francamente ignorada por Cuca e deu o lugar para algo informe que se traduz em um time sem inspiração, amarrado, sem alegria, sem imaginação, totalmente dependente da qualidade técnica e dos insights de seus jogadores e que, ainda sofre, como Arana reconheceu publicamente e o semblante dos atletas nos últimos jogos denunciou.

Não, não estou exigindo de Cuca um time pronto e inteiramente adaptado à natural mudança de conceitos táticos que o seu modo de ver futebol impõe. Também não sou viúva de Sampaoli, como muitos certamente irão pensar. Cobro do atual treinador os erros que ele visivelmente está cometendo, seja por vaidade, seja por incapacidade de aquilatar o material humano que tem em suas mãos e dele tirar o melhor possível. Cobro, também, do comando atleticano que, por sua vez, parece não conseguir perceber e entender a gravidade do que está acontecendo.

Fora das quatro linhas, o desenho de sempre, com todas aquelas nuances que hipnotizam o torcedor apaixonado e aquele nó na barriga que o confronto com o rival sempre impõe, além, é claro, das artimanhas de bastidores tão antigas quanto perigosas. No artigo “UM CLÁSSICO DE 100 ANOS”, publicado ontem em minha coluna Preto no Branco no Fala Galo, além de escrever sobre o “que aconteceu nesses últimos 100 anos em vários e vários clássicos épicos que levaram o atleticano ao êxtase supremo e ao deleite que só o galista consegue experimentar”, frisei que o que se espera no próximo confronto é o que o Atlético, superando tudo isso, “mostre dentro das quatro linhas um futebol competitivo, intenso, focado e em busca do gol durante os noventa minutos”. Se assim o fizer, tenho certeza de que não será sofrido.

24 thoughts to “Por que é preciso ser tão sofrido assim?”

  1. Kalil é o pior prefeito do Brasil.
    Ditadorzinho de merda!!!
    Vai publicar caro blogueiro? Ou é só o Viana liberado pra fazer politicagem?

    1. Vou publicar. Não pelo seu desafio, mas pela falta de energia em repetir – notadamente a quem vc reclama e a outros – para focar no Galo. A pessoa em questão, que tenho dois conhecidos em comum, está quase conseguindo seu intento. Ou seja, dar cabo neste espaço. Não tenho vocação pra ficar repreendendo. Vai cansando. Em tempo: não passou despercebido. Ele faz isso pra testar. Já cortei muitas postagens dele mais incisivas neste seu palanque.
      Ah! Se imaginasse outras e de outros…
      Quem não me conhece avaliando o que seu “supositório” sugere. Já fui taxado de comunista, nazista e facista. Sou aqui, Atleticano. Na minha vida pessoal, absolutamente nada devo explicação.
      Por fim, o mineiro tá na reta final. Não pode parar.

      1. Me desculpe, caro Blogueiro. Eu não me contive, mas não devia ter aceitado a provocação e ainda te provocar. Me desculpe mesmo. Isso não se repetirá de minha parte.

  2. Caros,

    Ñ tivéssemos numa puta duma pandemia traiçoeira (êta viruzinho camaleão, hein, sô?), com nosso PREFEITO o grande KALIL, MAIOR PRESIDENTE DO CAM DE TODOS OS TEMPOS, dando um puta exemplo ao BRASIL desgovernado de como agir num momento de crise sem precedentes, onde 400 mil mortos já é uma cifra duvidosa fake, e enquanto A PILANTRAGEM DA FÉ tenta levar mais OTÁRIOS pro matadouro, diria q esse NOSSO CANTO tá mais para um campo santo…

    O OTIMISMO É UMA FALÁCIA!!! Só faltou a vela!!!

    SOU A FAVOR DA PARALISAÇÃO, prá começo de conversa! AQUI É SÓ GALO! Vamos para o meio da conversa!

    Q frisson é esse? Q clássico? Q 100 anos? (e o tempo do YALE, n conta? E o YPYRANGA? Na contagem das marias, os títulos do YALE e do YPYRANGA contam, mas, e as derrotas? Segundo elas, o 9X2 e na conta do PALESTRA! É mole? Na scout delas, nunca enfrentaram O DIABO GARÁ!

    Até os VELHINHOS? Ora bolas, a TURMECA do NOVO e do RENOVO q de novo num tem porra nenhuma a gente até ñ espera NADA. De onde ñ se espera NADA é de onde n sai NADA mesmo. E é aí q tá a diferença! Será q são atleticanos, NUNCA vestiram outra camisa um dia?

    A única dificuldade no treino é a devolução do JACARÉ com juros e correção. Nós infelizmente ñ temos time prá imprimir um 6X1 em ninguém hj em dia. SERÁ? NOSSO PLANTEL é desequilibrado prá baixo, ñ temos os MATADORES tradicionais, e terá dificuldade em torneios longos. Vejo q, ao contrário de SAMPAOLI cujas VIUVAS, coitadas, confessando na cara de pau, hj em dia tão envergonhadas de terem se declarando com tanto SALTITANTE AMOR (Oh Turma SEMVERGONHA, viu, só), CUCA tem menos ascendência sobre o$ menininh$ de 2005 (será q eles cresceram?).

    Resumindo: SE CUCA VEIO nessa 2ª passagem prá ROER UNHAS, terá dificuldades! Como ñ comungo com a FACÇÃO acomodada em futuro qnd Deus quiser e ideia vazia mil, o cara vai ARRUMAR o time…para isso são necessárias PEÇAS! Elas existem? GOLEIRO, LD, ZAGA (um beque central, pelo menos), (Ñ confio no meio campo ainda, (O CORAÇÃO, O PULMÃO E O CÉREBRO) Falta ali, é muito cintura dura! Ali precisa de MALABARISTA, uma fírula objetiva, uma quebrada no ritmo, um acelerada na hr certa, ou seja, um PIANO.) Nosso ataque so tem extremos!

    CUCA TEM CONDIÇÕES de garimpar essas peças? Tem, já fez isso!, Será q a TURMA dos Meninins (tudo gente fina, viu?? So abnegado!) tá a fim de dar a volta por cima de uma vez por todas, jogar pra debaixo do tapete aquela jornada VERGONHOSA 05 e ACERTAR nos REFORÇOS ou querem mais PRAZO para arrumar a empresa?

    O TIME é esse, TÁ FORMADO!!! Mas tem q REFORÇAR!!!

    Qq outro resultado q ñ a VITÓRIA todos já sabem, né?

    Abs!!!

  3. Senhores amiGalos, estão querendo “suspender” o Mineiro por 48h. Isso seria uma estratégia do Cruzeiro para burlar o calendário deles e não jogar domingo porque o jogo está próximo do outro que têm na Copa do Brasil? Estariam tentando uma saída pelo Judiciário Mineiro para homologar seus interesses? O Ministério Público e a Defensoria Pública pediram a suspensão do campeonato. Segundo um advogado MUITO conhecido, amigo meu: “essa coisa de pedir em cima da hora, na sexta-feira, costuma ser estratégica, sabemos bem que há promotores, defensores e juízes torcedores de todos os times, se o argumento for Covid, não acredito, 48h não faz a mínima diferença”. Qual é o único clube mineiro que precisa de socorro para não entrar em liquidação em 2021? O Boa Esporte?

  4. bom dia Eduardo e massa e max pereira. acabei de ler que os incompetentes que mandam e remandam no futebol querem parar o mineiro.não vou mentir quando vejo o galo do cuca pardal me lembro do dudamerda com um futebol pífio e mentiroso que a me não engana. um time mau treinado e perdido no campo. a última trapalhada do cuca pardal fez foi embolar sascha e Vargas de centravante. alguém ja percebeu com o pardal o zaracho voltou ser o zaracho o alonso também virou um enganador e não está jogando nada. e para piorar o Hulk está pesando 200 kilos que furada que o galo entrou em trazer.repito com este futebol de várzea vamos ser engolidos pela Marias caloteiras e freguesas. a cuca te apoiei mas a minha paciência esgotou. não dar chances aos jogadores da base e continua colocando seus afilhados no time. aff.a galo não aprende com erros do passado. vai galooo.

  5. O meu maior e unico medo perante o classico de domingo está na capacidade deste treinador desmobilizar o time. Com sua eterna ladainha , choramingando a toda hora,avisando que não será facil , o jogo é classico ,patati patatá, mimimi, a historia mostra, blablabla, futebol engana, etc, etc, etc, . Amigo, faça este time jogar, pelo menos com a vontade que estava jogando , depois que o enganador foi enganar em outra freguesia , faça o time jogar , meu amigo. Do outro lado , o treinador de nosso rival, anda muito satisfeito com seu time, vendo evolução a cada jogo , coisa de louco. Estão custando arrumar uma vaguinha entre os quatro do mineiro , custaram a duras penas passar pelo seu raimundo , time galatico de roraima, estão na expectativa de uma serie b , repetente, complicada. Jogue, Atletico, deixe de conversa pra boi dormir , entre em campo e jogue, a massa está de olho

  6. Quando digo que não temos time é porque o Cuca está fazendo experiências com alguns jogadores novatos que estão no elenco, mas que são pouco conhecidos. É o caso do Hulk, Vargas, Mariano, Allan, Hyoran, etc. Jogadores como Calebe, Júlio César, Rubens, Talison, Neto e outros já são velhos conhecidos da torcida e do mundo e não precisam ser testados. Serão lançados aos quarenta minutos do segundo tempo para salvar o time quando os outros falharem. E assim será formado o esquadrão atleticano. Sai um e entra outro e não muda nada além de nomes. # não vai dar certo.

  7. Bom dia,

    Começo repetindo o que já foi dito por muito aqui.
    Não consigo intender o porque que o treinador simplesmente ignorou o que foi feito e demonstrado em campo nas 4 primeiras rodadas do campeonato.
    Mas como não tem remédio, vamos torcendo e apoiando enquanto der para apoiar, torcer sempre.
    Alerto para o fato não mencionado que este elenco demonstrou em 2020 no Brasileiro possuir uma dificuldade imensa para ganhar de equipes inferiores, então mantenho minha barba de molho.
    Hoje estou esperando com expectativa o sorteio da Libertadores para conhecer o caminho que será percorrido pelo Galo, não tenho nenhuma preferência, quero ver grandes jogos e vitórias do Atlético.
    Boa sexta a todos!

  8. Clássicos são pra jogar (bem ou mal) mas vencer, portanto, nesse que vêm por ai, 1 x 0 GALO é goleada…

    E creio eu que vai ser mais um daqueles jogos amarrados com o rival fazendo de tudo pro jogo acabar 0 x 0, o que pra eles será um ótimo resultado…

    Que o Cuca não invente e entre com os melhores em cada posição e chega de Sasha no time titular!!!!!

  9. Só prá descontrair: na reportagem de capa do Uai hoje, vem a notícia de que um “advogado saiu nu numa sessão por vídeo de um tribunal”. O desembargador que presidia a sessão, brincando é importante que se diga, comparou esses aparecimentos que não deixam de ser engraçados, que não seria possível aparecer “ATÉ canto de GALO… Vá se catar excelência, canto de galo é bom e importante em qualquer lugar do mundo! rsrsrsrs

  10. Bom dia xará, Max e amigalos!
    GALO precisa jogar com “sangue nos olhos”. Até agora não vi isso em nenhum jogador. O sorteio da Libertadores é hoje. Está faltando mais empenho de alguns jogadores. Por falar em empenho, quando é que será a estreia do Hulk no GALO heim??????? Será neste domingo????????? Muito fácil jogar como se estivesse treinando…..

  11. Bom dia!
    Max! Max!
    Você teclou como o Galo jogou nas primeiras rodadas do Mineiro. Mandou bem pra caramba! Me representou em suas palavras!

    Tempos a trás eu estaria, numa sexta feira, com muita ansiedade e apreensão pelo domingo, onde enfrentariamos até então, nosso maior rival.
    Confesso que hoje não estou assim. Com sinceridade, encaro esse jogo como se fossemos enfrentar o Tupi. Ou seja, se ganhar de goleada não faz mais que obrigação, se perder é caso de demissão coletiva.
    Zagueiro!
    Zagueiro!
    Zagueiro!
    Diretoria imbecil! Precisamos de zagueiro. Alonso é entregador. Joga com grife Boca, mais aqui tem sido muito meia boca. Na verdade é fraco.
    Cuca!
    Cuca!
    Cuca, some do meu Galo, seu incompetente supersticioso, roedor de unha!!!

  12. Caro Eduardo, o atlético tem apresentado um futebol pobre, toca pra lá e toca pra cá, maioria das vezes lá atrás, no entanto, apesar de grande posse de bola, é totalmente sem objetividade. A nossa zaga é um desespero, o Igor Rabelo é muito ruim, grandalhão, lento, sempre mal colocado e sem tempo bola, qualquer atacante ganha dele com facilidade. É preciso entender que posse de bola não ganha jogo, o futebol é esporte objetivo e o objetivo é fazer gols, ninguém ganha jogo por que mereceu, em futebol só existem três resultados possíveis, vitoria, empate e derrota. Merecimento no existe.

  13. MUITO BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA .
    POIS É , VAMOS VER O QUE ACONTECE NESSE JOGO DE DOMINGO.
    LEVANDO EM CONTA A DISPARIDADE ENTRE OS ELENCOS DEVERÍAMOS DAR UMA SONORA GOLEADA NESSAS MARIAS NO DOMINGO , MAS ÀS VEZES NÃO É BEM ASSIM.
    A CONFERIR.
    NO NOSSO TIME ALGUNS JOGADORES NÃO ESTÃO PRODUZINDO O QUE SE ESPERAVA DELES , HULK É O PRINCIPAL EXEMPLO , JOGADOR PESADO , SEM MOBILIDADE E SONOLENTO EM CAMPO.
    VARGAS , APESAR DE ALGUMA MELHORA AINDA ESTÁ MUITO ABAIXO DO QUE PODE RENDER EM CAMPO.
    A TENDÊNCIA É QUE O TIME MELHORE E SUBA DE PRODUÇÃO.
    A LIBERTADORES ESTÁ LOGO ALI.

  14. Bom dia amigos do Galo. “Inexplicavelmente o trabalho de Lucas Gonçalves e Eder Aleixo com o time de transição foi bruscamente interrompido e aquela transição leve, até então insuspeita, que se verificava, foi francamente ignorada por Cuca e deu o lugar para algo informe que se traduz em um time sem inspiração, amarrado, sem alegria, sem imaginação” , é exatamente isto que está acontecendo Max, voce foi direto na questão. Aliás, acho que o time misto comandado pelo competente Lucas Gonçalves estava jogando um futebol muito superior ao que vem apresentando o Galo do Cuca, basta dizer, que o homem de confiança do Cuca é o descontrolado Alan. Meu Deus do céu Cuca, será que voce assistiu os jogos do NOSSO GALO nesta temporada? Pelo que está fazendo ao time acredito que não. Acorda Cuca, a vaca está caminhando para o brejo e a Libertadores está chegando.

  15. “Inexplicavelmente o trabalho de Lucas Gonçalves e Eder Aleixo …. foi francamente ignorado por Cuca…”

    E assim seguiremos sempre que chegar um novo professor pardal com postura de manda-chuva. Recomeçaremos do zero com contratações indicadas pelos jênios que por aqui aportam de tempos em tempos que quando vão embora deixam por essas terras enormes prejuízos, tanto no curto prazo (salários astronômicos e contratos extensos) quanto no longo prazo (desmotivação dos diretores e jogadores da base).

  16. Salve, Massa, Max e Guru!

    Ao meu, ver só a soberba poderá tirar um resultado positivo diante de nosso ex-rival. Assim como no jogo passado, a impressão que se tem é que o time joga de maneira dispersiva e displicente, como se tivesse a certeza de que resolverá a partida quando lhe convier.
    Prova disto são as diversas falhas que vem sendo cometidas por Junior Alonso e o resto da defesa nas trocas de bola lá atrás. Isto pra não dizer, a fominhagem de nossos atacantes que estão deixando de servir os companheiros mais bem posicionados, na frente do gol.
    A declaração de Arana talvez seja uma “mea culpa” dos jogadores admitindo esta situação e cabe ao técnico pilhar os jogadores para que isto não ocorra. Como vc mesmo postou Max, não sou viúva de Sampaoli, mas o doidão não deixava isto acontecer. Será que Cuca conseguirá?

    1. Concordo com você na visão de que o time joga achando que poderá vencer a hora que quiser, e acaba não produzindo. Mas isso é herança do Sampaoli, por isso perdemos tantos pontos importantes para times da parte debaixo da tabela. Entrava nos jogos com a posse de bola sem objetivo, achando que a qualquer momento faria o gol e venceria a partida. Foram muitos jogos assim, e em muitos perdemos pontos porque nem sempre dava certo. Desde o retorno dos titulares tenho observado que essa atitude ainda segue em muitos jogadores. O Cuca precisa dar uma chacoalhada na turma. Se isso não acontecer, poderemos ter problemas no domingo.

  17. Bom dia Eduardo, Max Pereira, atleticanas e atleticanos à espera do centenário clássico e sem time definido que possa dar esperança de uma grande vitória. Obrigado MAX PEREIRA pelo seu belo texto realístico e sensato. Você fez algumas perguntas e vou tentar respondê-las.

    1) “como um elenco tão qualificado como o do atlético de hoje precisa sofrer tanto diante de um adversário, não obstante bem organizado tática coletivamente, tão inferior do ponto de vista técnico individual?” A resposta, MAX é simples. Futebol é um jogo coletivo onde a definição tática, aliada ao empenho dos atletas, dita de antemão a função de cada um dentro do campo o que facilita jogar e mesmo com menor qualidade dos atletas permite oferecer resistência a times desorganizados e que tentam na individualidade resolver o jogo.

    Tenho dito que o Galo tem um elenco desequilibrado, mediano, mas que nas mãos de um bom treinador oferecerá um ótimo time. Ocorre que quando o treinador quer fazer experiências com atletas com mais de vinte anos de carreira, sem muita qualidade técnica, apesar da fama, em final de carreira, milionários e sem interesse de provar coisa alguma para quem quer que seja e coloca-os para disputar posição com jogadores mais jovens, em time sem definição tática, o resultado é o sofrimento declarado pelo Arana. Sofre sim, o jogador que entra em campo sem saber o que fazer e com quem deve dialogar durante o jogo.

    Jogadores como Vargas e Hulk, que tiveram pouquíssimos momentos de protagonismo na carreira e adquiriram uma fama midiática, nunca serão determinantes em jogo algum, mesmo contra adversários considerados fracos. Protagonismo é para craques diferenciados como R10 e semelhantes. Esses não precisam de amarras táticas porque fazem acontecer durante o jogo.

    2) “por que o atleticano continua insistindo em cultuar o sofrimento e por que o Atlético continua dificultando sua missão e tornando até as suas tarefas mais simples, um suplício, um sofrimento para seus jogadores e um martírio para a sua torcida?” Não é o atleticano que cultua o sofrimento. Esse sofrimento é imposto por esses maus dirigentes que em que pese estarem vendo e sentindo que as coisas estão desandando preferem transferir responsabilidades a tomar atitudes sérias. A resposta está na deficiência dos diretores atleticanos que não sabem ou por razões que a razão não permita mencionar, contratam mal seus jogadores, escolhem mal seus treinadores, não exigem qualidade, empenho e eficiência de seus profissionais. O Galo é um time historicamente mal dirigido, desorganizado e apenas impetuoso em alguns momentos de sua vida. Porque tem que ser sofrido assim? Porque não temos dirigentes capacitados.

    A incapacidade de nossos atuais dirigentes pode ser medida pelo que acontece hoje. Depois de uma circunstância mostrar para eles o valor de um time bem organizado, com atletas interessados e empenhados em mostrar o seu valor e ao mesmo tempo valorizar o clube, permitem que um treinador chegue, desmanche tudo de bom que estava acontecendo e em seu lugar coloque esse arremedo de time que estamos vendo em campo. #não vai dar certo.

    Uma boa sexta-feira, seguida de ótimo fim de semana para todos nós. Domingo, apesar da vitória, não vai ser fácil.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, ESPERANDO OS ADVERSÁRIOS DA FASE DE GRUPO DA LIBERTADORES QUE COMEÇA DENTRO DE ONZE DIAS E AINDA NÃO TEM TIME PARA ENFTRENTÁ-LOS.

    1. Paulo, ótima tarde

      Parabéns pelas resposta todas no alvo. E o mais triste é que debatemos todos os dias isso aqui, diretorias fracas, técnicos sem condições, etc, etc. E aí vamos colhendo ad frustações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *