Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pontuamos e subimos na cola da liderança

De volta ao G4, agora na terceira colocação, após os resultados dos jogos de ontem. O que o Torcedor espera, daqui pra frente e considerando os retornos de jogadores lesionados e os novos contratados, é que o time Atleticano volte a encantar como foi na temporada passada. Foi assim que conquistamos a Copa do Brasil e o Brasileiro.

Ontem, após a nossa décima quinta partida e igual número de rodadas, chegamos aos 27 pontos em 45 possíveis, com aproveitamento de exatos 60%. O líder, no caso Palmeiras, tem dois pontos à nossa frente. O vice-líder – Paranaense – tem igual pontuação do Galo e supera no número de vitórias. Os dois times, assim como o Galo, estão envolvidos também nas três competições em andamento. A diferença, no caso, é que eles não estão perdoando os adversários.

Enquanto o Galo, como ontem e mesmo em partidas que deixou pontos pelo caminho, segue timidamente, esses concorrentes não têm perdoado os adversários. Faz um, busca o segundo, depois o terceiro e assim sucessivamente. O Galo faz um gol, as vezes dois, cede terreno e perde pontos inexplicáveis e inaceitáveis pelo caminho. Ontem, a exemplo de jogos passados, foi uma agonia. Menos mal, vencemos! Ah! No segundo turno vamos receber ambos em Belo Horizonte. Vencemos o Paranaense e empatamos com o Palmeiras, na casa deles.

É bom lembrar que no DM estão jogadores imprescindíveis e que ano passado foram determinantes ás conquistas. Keno, Zaracho e Jair, em condições de jogo, penso que são titulares para a sequência dessas competições. Vamos agregar, no caso só à partir de 18 de julho – data de abertura da janela – os registros de Pavón, Jemerson, Pedrinho e Alan Kardec. Assim, diferente dos últimos jogos, vamos voltar a ter uma equipe encorpada e com boas opções de banco.

Na partida em Caxias, frente ao Juventude e em função dos próximos jogos, o treinador teve de entrar com uma escalação alternativa em campo. Achei muito temerário. Nosso sistema defensivo, que se comportou bem – destaque para Igor Rabello -, tinha a ausência de três jogadores considerados titulares. Atuaram Guga, Rever e o próprio Rabelo, sendo que Mariano, Nathan Silva e Alonso ficaram como opção de banco. Apenas o primeiro deles entrou no final da partida.

O esquema, com tantas alterações, foi de um famigerado 4-2-4, que já mostrou sua ineficiência em outros jogos. Com exceção de um chute a gol aos dois minutos e a penalidade convertida pelo Hulk, não me recordo de uma única situação de perigo contra a meta do time do Juventude. No intervalo, El Turco, voltou com nova formação – no caso um 4-3-3 – e chegamos ao segundo gol. Numa bela jogada com o magistral Hulk, que contou com a inteligência e visão do Vargas, até a conclusão do Sasha.

Não demorou e fez outras duas alterações, com isso passou a adotar 4-4-2 e teve início o sufoco do adversário. Éverson, que fez grande defesa por volta dos 25 minutos, não conseguiu evitar o gol que colocou o placar em dois a um. A bola, lamentavelmente, desviou em Rever e matou o goleiro na jogada. Traumatizados com situações similares, passamos a sofrer com o relógio. Um olho na tela do jogo e o outro no cantinho do relógio. Ainda mudou de novo e passos a ser 4-5-1, até que na prorrogação, naquelas substituições para queimar tempo e que obrigam o juiz a aumentar os acréscimos, ele retirou o quarto e último atacante que iniciou a partida.

Ao final o que interessa é que vencemos e faturamos os três pontos. Que venham o Emelec e Flamengo, pelas oitavas das copas Libertadores e do Brasil, confiante que o Galo vai avanças para as quartas de cada uma delas. Além disso, faltando apenas quatro partidas: São Paulo (c), Botafogo (f), Cuiabá (f) e Corinthians (c) para terminar o primeiro turno do Brasileiro, torcendo para o Galo superar a concorrência e assumir a liderança até o final do campeonato.

É o meu sonho e meu desejo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

40 thoughts to “Pontuamos e subimos na cola da liderança”

  1. Meu amigo temporão, saudações. Lembrando: juventude 1 x 2 GALO rodada 15 em 08/08/21. GALO sai atrás após sofrer um gol aos 46′ do tempo 1, o empate veio aos 77′ da segunda etapa com gol de Hulk e a virada aconteceu aos 2′ já nos acréscimos com gol do Nathan Silva. Como diz o amiGALO Paulo Silva: ” GALO x times do sul é a pedra no nosso sapato e vence-los lá nunca foi fácil.”
    Somos o time q menos tem derrotas no Br,temos o segundo melhor ataque do CAMpeonato_ mesmo com o elenco curto e várias contusões assolando o Clube_ ao lado de palmeiras e internacional. Nosso calcanhar de Aquiles é o sistema defensivo,leia-se defesa,somos a 12ª entre os dez primeiros e só somos melhores que a do Botafogo. Aí está o diferencial q não nos coloca, com certa folga,na ponta da tabela,somos um time desequilibrado dentro de CAMpo. Alie-se a isso a falta de competitividade q toma conta do time em determinados momentos o q não acontece em jogos grandes.Três pts no “imborná”,q venha o emelec.
    Vamú GALO! Vamos sempre por mais…
    Saudações Atleticanas

  2. BOM DIA A TODOS.
    AOS TRANCOS E BARRANCOS VAMOS SOMANDO UNS PONTINHOS PRECIOSOS , APESAR DE TERMOS JOGADO PELA JANELA OUTROS TANTOS……..
    É SÓ O GALO FAZER UM GOL , QUE O TURCO RECUA O TIME , BOTA NA RETRANCA E PASSA A JOGAR NO CONTRA ATAQUE , AÍ É AQUELE DEUS NOS ACUDA.
    O GALO NUNCA FOI TIME DE JOGAR NA RETRANCA.
    A PARTIR DE MEADOS DE JULHO , AÍ SIM , TEREMOS UM BANCO DE RESPEITO COM AS NOVAS OPÇÕES QUE ACABAM DE CHEGAR.
    VAMOS VER SE PAVÓN , KARDEC , JEMERSON E PEDRINHO RETOMAM A SUA ANTIGA FORMA.
    MUITOS PEDEM O NETO , MAS QUEM JOGA É O CALEBE , ISSO LEVA A CRER QUE O NETO NÃO DEVE PASSAR DE MAIS UM PERNA DE PAU DA BASE , PORQUE FICAR NA RESERVA DO PÉSSIMO CALEBE , NÃO PODE SER UM BOM SINAL.
    “”E POR FALAR EM JOGADORES DA BASE , QUANDO É QUE O GALO VAI FECHAR ESSE DEPARTAMENTO E COMEÇAR TUDO DO ZERO””???????
    ESSA NOSSA BASE É UMA VERGONHA.

  3. Eu acredito até que vamos ser campeões de tudo esse ano, pela força da Massa, pela força da bela camisa Adidas, principalmente envergada pelo espetacular Hulk, e ainda Zaracho, Arana, Keno, Pavon, Pedrinho…mas do Turco teimoso eu não espero absolutamente nada! Muito fraco!!!

  4. O jogada de maior profundidade que o Allan consegue fazer é passar a bola pro lado. De resto, ele pega a bola, ensaia uma arrancada e quando você pensa que ele vai rasgar a defesa adversária com uma metida de bola, aí ele volta a bola pro zagueiro ou goleiro. Como é irritante o futebol do Allan.

  5. O comentarista da globolixo, Henrique Fernandes disse que na terça, sem o Allan, o treinador, naturalmente vai entrar com Castilho. Em que mundo vive esse comentarista?

  6. Bom dia,

    Joguinho morno que se tornou o mesmo sufoco de sempre no final.
    Podem falar o que quiser, mas para mim será o maior reforço contra o Emelec a ausência do Allan, estou sem saco para aguentar ele jogando bola para trás, driblando onde não deve, acredito que o Galo deva pensar em vender rapidamente este jogador e fazer uma reposição a altura do resto do time.
    Rever também é outro que merece um Galo de Prata e um agradecimento especial pelos serviços prestados, isso acompanhado de um tchau.
    Não dá para continuar com um grupo vencedor onde não há renovação, é só ver o Palmeiras, Felipe Melo, Willian, Jailson, Deverson, Diogo Barbosa, Jean, Lucas Lima, Matheus Fernandes, Patrik de Paula, Carlos Eduardo e Luiz Adriano, estes são os que eu lembro, agora com o detalhe da renovação ser criteriosamente com jogadores da base, baixa idade e promissores.
    No Galo saem jogadores novos e entram senhores em final de carreira, alguns dão certo outros não querem mais nada com a marcação.
    As duas últimas rodadas demonstra simplesmente que todas as equipes passam pela mesma oscilação, o Palmeiras que chegou no auge da forma mais cedo por ter começado mais cedo, corre o risco de também não manter esse ritmo pelo campeonato todo.
    Bom domingo a todos!

    1. WELLINGTON ,

      em uma das mais sensatas análises do ROBERTO DRUMOND ele dizia que a coisa mais difícil para um time era manter-se em céu de brigadeiro, assim que o alcançasse .

      E é a mais pura verdade .
      Acontece com uma frequência incrível esse tipo de postura em campo .

  7. Bom dia! Muito bom os 3 pontos. Agora temos que avisar ao Everson que ele joga no Galo e não no Ceará. Também ao Allan. Jogo que estava tranquilo e seguro, aí começa a ensebação dia dois. Diminuem o ritmo, o Allan com cá a jogar para trás, e invariavelmente o time cresce. Está sendo sempre assim. Haja paciência….

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    De sufoco em sufoco vamos seguindo vivos nas competições. Haja paciência para tanto invencionismo do distribuidor de camisas. O Igor Rabelo está merecendo a titularidade no lugar de Nathan Silva. O Allan precisa aprender que futebol se joga pra frente. É muito tico tico no fubá para o meu gosto. O banco talvez lhe seja aconselhável neste momento. O Otávio merece atualmente a titularidade juntamente com o Jair.
    Terça-feira vamos passar pelo Emelec e na sequência, fritar porco no rolete.
    Se el turco não atrapalhar os jogadores farão o dever de casa.
    Um bom domingo para todos!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Prezado Angelo, ótimo dia

      Eu colocaria Otávio de 1volante e Zaracho de 2 volante, aí teríamos uma saída de bola com mais qualidade.

  9. Uma coisa que sempre leio aqui é que demos sorte. O resultado final poderia ter sido outro, tirando por exemplo jogos contra o framerda, demos sorte contra santos, ceara, fortaleza, emelec, e juventude, digo isso porque passamos sufoco contra essas equipes sem necessidade nenhuma. É visível a falta de um TREINADOR de verdade a beira do gramado. Torço desesperadamente pelo Galo, mas temo sinceramente quando não pudermos contar com a sorte.

  10. Tirando o OTÁVIO , terminamos o jogo com ALLAN , NACHO e GUGA no meio campo .
    Ah ! , e FG9 no ataque .

    Dizer o quê ?
    Levantar os braços e agradecer aos céus pelo melhor elenco jamais visto em uma equipe de futebol no BRASIL.
    Só MEGAHIPERSUPER STARS !!!

    Crendeuspai !!!

  11. Bom domingo amigalos. Digo que contra times pequenos o galo “joga para o gasto”, só que nessa tocada as vezes isso nos fez perder pontos preciosos. Chegamos agora a diferença de 2 pontos do líder, se terminarmos esse primeiro turno mantendo essa diferença acredito numa arrancada no segundo turno, serão 4 jogos no fim do turno em meio a 2 decisões e possível jogo das quartas da libertadores com o verdão. Fiquemos de olho no Felipão e no Cano. Tá pintando os 4 times que vão brigar pelo Brasileiro para mim na sequência, Palmeiras, Galo, Falsos e CBFlu. Supera-os Galo.

  12. Bom dia!
    Mais uma vez, o que era pra ser fácil ficou difícil em um jogo contra um time horroroso. O Turco com esse 4-2-4 mostra que é teimoso e burro. Mais uma mula empacada. Mais uma vez fomos salvos pelos talentos de Hulk e Vargas.
    Assisti a live de Breno Galante e Ávila, que comentaram sobre o Neto. Todas as pouquíssimas vezes que vi o cara jogar, fiquei impressionado com a qualidade dele. Também não consigo entender porque essa mula desse treinador não dá oportunidade pro cara e ainda fica inventando barbaridades como colocar Guga de ponta sendo que ele nem sabe cruzar uma bola.
    Não suporto ver a cara desse treinador.
    FORA TURCO!!

    1. Mesmo quando ganha, este técnico não mostra a que veio. Muito fraco. Sinceramente, tenho medo de quedas frente a Flamengo e Palmeiras, na copa do Brasil e Libertadores, nas próximas fases. Estes resultados são devido apenas à boa qualidade individual de muitos jogadores, nada a ver com esquema de jogo.

  13. As contratações nessa janela foram muito boas, e vieram de graça mérito da diretoria que errou na contratação do Fábio Gomes mas foi bem demais agora.
    Se passamos essa prova de fogo que é avançar na libertadores e Copa do Brasil e continuar bem no Brasileiro DEPOIS DO DIA 18 NINGUÉM SEGURA TIMAÇO!!!!
    Ansiedade total!!

  14. Espero que para Terça o Turco não invente e coloque o time no 4.3.3
    Everson, Mariano, Nathan Silva, Alonso, Arana, Otávio, Rubens, Nacho, Ademir, Hulk e Vargas
    Quando o elenco estiver completo:
    Everson, Mariano, Jemerson, Alonso, Arana, Allan, Zaracho, Nacho, Pavon, Hulk e Keno.
    Ainda ficou no banco Vargas, Ademir, Pedrinho e Alan Kardec caraca que timaço!!!!

  15. Bom dia Massa e Guru

    ” A diferença, no caso, é que eles não estão perdoando os adversários.”
    Menos Guru, menos. Se os nossos concorrentes pela ponta da tabela não estão perdoando os adversários, porque eles têm o mesmo número de pontos do Galo?
    Eu, assim como vc tb quero um futebol melhor do time, mas do jeito que vc colocou nosso adversários estão voando e isso definitivamente não está acontecendo, é só ver a pontuação.
    Outro ponto a observar: será que nossos adversários estão tendo o mesmo número de desfalques que tivemos? Será que eles perderam jogadores com as saídas como nós?
    Não, não estou passando pano para o Turco, mas parece que a grama do vizinho sempre é a mais verdinha.
    Então meu Guru amigo, não vamos entrar na pilha daqueles que acham que torcemos pro real Madrid e que precisamos ganhar tudo e de todos. Aliás o próprio Rela Madri não ganha?
    Vamos valoriza a vitória sim, como vc fez devidamente no final da postagem. Afinal de contas estamos vivos e ativos nas três competições! Mesmo com Turco no comando.

  16. Estamos na vice liderança e só a dois pontos do líder, ou seja só dependemos de nós para ser campeões.
    Por tanto esse Turco tem que parar de inventar e poupar jogadores.
    Temos que fazer igual ano passado ir com força máxima em todos os jogos e só trocar por necessidade.
    Ontem demos sorte 3 pontos importantíssimos que o Turco quase nos tira.
    Temos uma prova de fogo até o dia 18, avançar na Libertadores e Copa do Brasil e continuar bem no Brasileiro.
    Passando essa prova vamos poder contar com todos Jemerson, Pavon, Pedrinho, Alan Kardec, Zaracho, Keno, Jair, elenco completo e forte demais aí ninguém segura…
    É SÓ O TURCO PARAR DE INVENTAR!!!
    Final do ano mesmo com os títulos obrigado Turco e xau!!! Muito fraco!!!

  17. Valeu pela vitória .
    Nada a dizer sobre o jogo .

    Nenhum destaque ?
    Ah , sim , a jogada do segundo gol .
    A melada magistral do VARGAS .
    E só !

    Crendeuspai , que coisa horrorosa estamos a assistir !!!

    p.s.
    Resolvi ouvir a narração .
    Foi a única coisa agradável que tivemos , haja vista ter passado o jogo inteiro a rir dos caras .

    Meu filho ponderou :
    – será que eles têm alguém em casa para pedir que eles parem de falar tanta asneira , porque a vergonha alheia ‘tá demais ?

    Segundo o narrador, agora temos o RÉVER BOLA LONGA !!!

    É PRACABÁ !!!

    1. Prezado José Eduardo Barata, ótimo dia amigalo

      Concordo com você em relação a qualidade do jogo, sem querer ser advogado de ninguém, quero colocar aqui um pensamento para podermos fazer o que tem de melhor após uma partida, a resenha, penso ser muito complicado treinar um elenco que a cada 3 dias tem um jogo, sendo que em duas copas se perder está fora. Para exemplificar o GALO estava no Equador e voltou para o Brasil fez uma escala em MG e voou para o RS, e assim e sucessivamente, não tem tempo para treinar da forma como deveria, meu pensamento.
      Vejo como maiores erros do treinador manter o tal do Allan (só passa para trás e marcar muito mal) e o Nacho no time (prejuízo grande para o desenvolvimento de jogadas), e tenho observado muito o futebol do Arana que não tem acrescentado nada ao time.

      Abraços,

      1. Bom dia xará e amigalos!
        Valeu pelos 3 pontos apesar de levar sufoco de time de Série B quase todo o segundo tempo. El Turco insiste nesse esquema suicida de dois jogadores no meio campo e as vezes com somente um volante de marcação. Não dá pra entender. Talento individual está salvando o GALO! Se não fosse a “jogada pornográfica” de Hulk em cima do pobre coitado jogador do Juventude e o passe magistral de Vargas teríamos amargado empate ou derrota. Que venham os contundidos e os contratados! RÁPIDO!!!

      2. LEONARDO MELLO ,
        reza a lenda que um time de futebol , o maior de todos os tempos , treinava , entre os jogos , dentro dos aeroportos e durante os vôos , sem cair o rendimento durante as partidas : o SANTOS , de Dorval , Mengálvio , Coutinho , Pelé e Pepe !

        Agora , com vôo fretado , avião estacionado na porta do estádio , hotéis “spas” quando necessário , massagista particular pra cada atleta , psicólogo , analista , exame de não sei o quê pra saber se o cara pode jogar 30 minutos ou 90 , enfim , tudo isso pra quê ?

        Pra nada , porque o futebol deixou de ser o objetivo a ser jogado .

        Vide o ARANA , que você citou com propriedade : há séculos não joga mais nada .

        1. José Eduardo,

          Sim, mas naquela época o futebol era semi profissional, lembra que tinha jogador amador nos times? Hoje o nível de exigência é bem maior e os valores financeiro nem se fala.

    2. Bom dia Barata, bom dia a todos: o lançamento do Igor Rabelo para o Ademir no lance do Penalti foi perfeito. A arrancada do Hulck no lance do gol também achei uma boa jogada. No mais, concordo contigo: jogo muito ruim. Mas a hora da onça beber água ta chegando: jogo contra o Flamengo pela copa do Brasil e as partidas das semifinais da Libertadores contra o Palmeiras( se não passar por Emelec é pracaba).

      1. DOMINGOS SÁVIO ,

        eu já vi jogador ruim aos montes em campo , ao longo dos meus 73 anos .

        Mas essa inhaca que temos hoje é uma coisa absurda .

        Não se tem jogada de ponta , cruzamentos pra área , tabelinha entre os atacantes , dribles insinuantes , faltas bem batidas ,
        zagueiro dando aquelas porradas, nada vezes NADA em campo .

        É de uma monotonia colossal , irritante , sem nenhuma atração para o torcedor .

        Resta-nos tão somente jogadas intuitivas de um ou outro jogador com alguma qualidade .

        ‘Tá muito complicado .

  18. Bom dia !
    Continuamos sem padrão de jogo. O time é um amontoado e que ganha na individualidade dos nossos melhores jogadores.
    Vi um time sem criatividade no meio campo. Sasha tem que jogar dentro da área, não tem qualidade para armar jogadas no meio. O time ficou capenga pela esquerda no primeiro tempo, pois o Vargas não jogou por ali e o Arana não tinha com quem jogar.
    Apesar da terceira posição, diferente de Palmeiras e do Athetico Paraná, não temos um padrão de jogo.
    Se jogassem um pouquinho do que jogaram ano passado, estávamos liderando com folga o campeonato.
    Poderíamos ter uns 9 pontos a mais- empates com Coritiba, Goiás e Santos e derrota para o América. Três desses jogos foram com nosso mando e não fizemos o dever de casa. Perdemos pontos para times mais fracos que o nosso e que brigam contra o rebaixamento, com exceção do Santos.
    Agora o final de turno parece mais difícil- três times complicados , Corinthians e São Paulo, que estão disputando as primeiras posições e o Botafogo, asa negra na nossa vida.

    1. Bom dia.

      Só lembrando que, o Santos teve um jogador expulso no início do 2º tempo. E mesmo assim quase perdemos aquele jogo.

      Bom domingo!

  19. Bom dia. Vieram.os 3 pontos. Bom demais. Vamos acertar uma de cada vez. Com.o retorno dos lesionados e reforços, vamos poder sonhar mais alto com certeza .

    1. LEONARDO MELLO ,
      reza a lenda que um time de futebol , o maior de todos os tempos , treinava , entre os jogos , dentro dos aeroportos e durante os vôos , sem cair o rendimento durante as partidas : o SANTOS , de Dorval , Mengálvio , Coutinho , Pelé e Pepe !

      Agora , com vôo fretado , avião estacionado na porta do estádio , hotéis “spas” quando necessário , massagista particular pra cada atleta , psicólogo , analista , exame de não sei o quê pra saber se o cara pode jogar 30 minutos ou 90 , enfim , tudo isso pra quê ?

      Pra nada , porque o futebol deixou de ser o objetivo a ser jogado .

      Vide o ARANA , que você citou com propriedade : há séculos não joga mais nada .

    2. Até que enfim um comentário sem lamentações. Ganhamos! É o que importa. Estamos vivos – e bem vivos – em todas as competições.
      Vamos parar de reclamar. Muito ajuda quem não atrapalha.

  20. bom dia Eduardo e massa. ok importa foi os 3 pontos porque o futebol foi de várzea. para mim o melhor jogador foi igor Rabello e rever. o Felipão estava desempregado foi este péssimo diretor de futebol buscar este fraco treinador. time mau treinado.este péssimo treinador acabou com futebol de vários jogadores exemplo arana era o ponto forte do galo na esquerda hoje é um jogador normal nem ataca e nem defende. aliás para piorar o time no segundo tempo entrou com nacho preguiça eita jogador fraco. aff.a sorte nossa que o juventude esta com um pé na segunda divisão. ótimo domingo a todos amigalos. vai galooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.