Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Perto de poder ver a bola rolar

Sobrevivemos ao penúltimo final de semana sem Galo. Foi, ao que entendi, o último de folga dos atletas profissionais que proximamente devem entrar num calendário com jogos intercalados entre três e possivelmente até dois dias um do outro. Que assim seja e que eles nos assegurem títulos neste maluco ano de 2020.

Recebi, creio que muitos de vocês também tiveram acesso, uma série de imagens e até matéria em sites com certo sensacionalismo a respeito de jogadores que nestes dias de folga teriam “relaxado” com o isolamento. Li e me coloquei no lugar de cada deles. Não tenho procuração e tampouco interesse em defender quem quer que seja.

Ocorre que, qual entre nós, não se permitiria dar uma esticada até ao bar, restaurante, cafeteria ou algo que estivesse em funcionamento depois de mais de 100 dias em regime de restrições. Falando por mim, me valho de 30 minutos diários de recomendada caminhada em torno do quarteirão, para supermercado, sacolão, farmácia e até loteria.

Evidente que com todos os cuidados que o momento sugere e exige. Caso, por algum motivo, até mesmo relaxamento pessoal, for contagiado terei o peso e a condenação assumida pela situação. O atleta profissional corre igual risco. Se for contaminado, sofrerá o julgamento público de um eventual descuidado. Porém, não sejamos tão cruéis, ao ponto de uma condenação prévia nesses últimos dias de liberdade provisória.

Creio que, ao longo dos próximos tempos, vamos conviver com jogadores afastados preventivamente ou até mesmo pela configuração de contaminação. Torço para que não aconteça, mas estamos todos suscetíveis a essa possibilidade de infecção.

Diferente de outro profissional que promovia festinha e até participou de “peladinha” tendo contraído o vírus, ao que vi, os atuais tiveram menor exposição. Torçamos para que nada ocorra com eles e também conosco. Caso algum deles, comprovadamente, tenha se exposto e traga prejuízo à equipe, aí sim vamos ter motivo para cobrar.

Neste fim de semana a bola rolou por toda a Europa e aqui apenas no Rio de Janeiro. Já na próxima quarta-feira (15 de julho), vamos ver o jogo treino do Galo frente ao coelho. A TV Galo, com imagens a partir de 9h45m, sob a batuta do bom amigo Fábio Pinel, vai nos brindar com a transmissão deste derby de tempos passados em Belo Horizonte.

Será a melhor oportunidade, depois de quatro meses, de ver o time de Sampaoli em ação. Ainda que seja um maluco jogo treino, frente à equipe que vamos enfrentar pelo campeonato Mineiro, o Atleticano poderá sentir o que o treinador prepara para a temporada. Alguns jogadores ainda não estão liberados para atuar, tanto pelo condicionamento físico quanto por registro no BID.

Outros, como um novo dono para a camisa 9, ainda estão sendo aguardados. A meu juízo, nada além dessa possibilidade. Goleiro, por exemplo, descartaria. É com esse elenco que Sampaoli terá de comprovar sua competência e corresponder à expectativa da sua contratação. No Santos, seguramente, não teve grupo melhor que esse e chegou a vice-campeonato Brasileiro.

De saída e sem deixar saudade, reitero, o equatoriano Cazares que não demonstrou em cinco anos comprometimento com o Galo. Até, recentemente ainda, o Jurídico enfrentou disputas judiciais e na FIFA pela contratação desse pachorrento profissional.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

9 thoughts to “Perto de poder ver a bola rolar”

  1. Para o jogo treino quarta-feira ele deve ir de RAFAEL, GUGA, BUENO, IGOR RABELLO, FÁBIO SANTOS, ALLAN, NATHAN, HIORAN, SAVARINO, MARRONY, MARQUINHOS. Entendo que entrarão no possível time titular: MARIANO, ALONSO, ARANA, FRANCO, KENO, e, se chegarem, o 9 e o 10 também serão titular. Quanto ao GOLEIRO, acho que ainda virá, mesmo achando que RAFAEL dá conta. Vejo VICTOR, RÉVER E TARDELLI como problemas no elenco. Mattos vai ter que se virar. SAVARINO e DYLAN BORRERO vão crescer muito com Sampaoli. CAZARES e OTERO podiam vazar do GALO. Acho que estamos na briga com Flamengo, Palmeiras, Grêmio, Inter, São Paulo.

  2. Boa Noite,

    Passa a régua em tudo dito e desmanche.
    A abertura de transferência de atletas foi definida para 20 de Julho.
    Agora o bicho vai pegar.
    Aqui é Galo.

    Bom Final de segunda!

  3. Será interessante, caso aconteça, de o treinador resolver surpreender, e, mandar a CAMpo o possível time titular q iniciará o Br frente ao mau cheiroso carioquixxx… Mataria dois “cuei” com uma só cajadada! Além de apurar o conjunto do time,daria uma “palinha” do q se pode esperar do GALO versão 2,0 e deixaria o lisca mais doido do q já dizem ser…hehehe
    Clássico p mim é GALO x Siderúrgica …GALO x Vila Nova… GALO x Dínamo_ o de Araxá rsrs_ o resto é jogo de campeonato Mineiro e torneio início. SAN
    ***Vivas ao GALO… Vivas ao dia 13/07 o #DiaMundialdoRock***
    https://youtu.be/t6Eyk_shNIQ

  4. Boa tarde Massa Atleticana!
    Pode parecer puxa saquismo, mas, mais uma vez sou obrigado a concordar com vossas colocações. Texto irretocável.
    Única observação a fazer; não me vejo em condições de julgar ninguém, portanto, quanto a atitude (ou falta) do ilustre Cachazares, que considero um excelente jogador, embora não tenha rendido o que se esperava e isso é fato, acredito que ele deva ir embora o quanto antes apenas pelo fato de ele já ter deixado bem claro que não quer ficar. Ponto.
    Finalizando, que saudades de ver nosso galo em ação, mesmo sentindo vontade de jogar copo, garrafa na tv, nos jogadores, xingar e clause enfartar…
    Mas vamos que vamos por que aqui é Galo, p0##@!!!
    Saudações Alvinegras

  5. Bom dia,

    A entrevista do Mattos foi esclarecedora e muito interessante, quando ele diz que barrou algumas mudanças que o Sampaoli gostaria de fazer, creio que seja aqueles jogadores que merecem o respeito da torcida, Victor e Rever.
    Fico com o comentário do Domingos Sávio no dia de ontem, além de melhorar a parte técnica o treinador pensou em acabar com a panelinha existente.
    Quanto ao Mattos deve ter apenas pedido tempo para as rescisões com o respeito necessário.
    São altos salários mas que estão com os meses contados.
    Quarta ferira veremos um pouco do Galo, muito a esconder e pouco a ganhar com este treino.
    A necessidade de fechar o grupo é grande para ter jogadores homogêneos na parte física e técnica.

    Boa semana a todos!

  6. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Terra à vista! Quarta-feira começa a subida rumo ao topo. Não temos condições de opinar em qual situação devem ser julgados os jogadores do galo que deram uma saidinha em dias de folga. Se houve recomendação da comissão técnica para que não frequentarem tais locais, merecem sim repreensão da Diretoria do galo, caso contrário não há porque julgarmos. Se foram liberados e não houve excessos, tudo bem porque ninguém é de ferro. Quarta-feira vamos ver o cartão de visitas do galo. Oportunidade para identificarmos sistema de jogo e avaliação individual dos jogadores em ação.
    Chega de angústias e sofrimentos nestes dias de quarentena e vamos voltar à realidade dos fatos. A partir de quarta começa a nossa avaliação do que nos espera. Claro que resultados mesmo só poderemos começar a cobrar depois de 6 a 7 jogos. Até lá, só observações do que nos espera no campeonato brasileiro.

  7. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Ficar livre de Pastor, Di Santo, Patrick e Ze Wellisson já em um bom começo. Mas, no final do ano que a limpeza seja finalizada com a barca do Cazares, Fabio Santos, Rever, Vitor , Otero.

  8. Bom dia Massa e Guru

    Creio que hoje o assunto que mais será comentado será a entrevista de Alexandre Mattos, que nos trouxe coisas interessantes, destacando três delas, que me agradaram bastante:

    • sinalizou que a contratação de mais um goleiro a pedido de Sampaoli ficará para o próximo ano, isso se nossos goleiros demonstrarem realmente que não vão evoluir no quesito saída de bolo. Ótimo, já que gastamos uma grana trazendo o Rafael e seria um crime o clube ter jogadores como ele e Victor na reserva ganhando o que ganham.

    • Também já sinalizou sobre a saída do inconsequente e incauto, que tanto tem sujado o nome do clube. Só espero que ele seja desligado imediatamente para que não acabe influenciando negativamente mais algum jogador. Vá pro raio que o parta!!!!!!

    • E terceiro foi a afirmação de que a diretoria quando necessário já disse uns NÃOS para o técnico. Sinceramente eu estava preocupado com esta “carta branca”, dada a ele, que poderia levar o clube a cometer loucura no mercado de contratações. Esta do centroavante que está se desenhando. Os que sendo sondados, por exemplo, estão fora da realidade do clube.

    Que quarta feira chegue logo pra acabar com esta abstinência que tem os atormentado tanto!

  9. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    concordo com quase tudo que o Eduardo falou, jogadores são seres humanos e deve ser mais difícil ainda para aqueles que estão longe de seu país natal, longe de familiares e amigos…
    O “quase” é ´porque: “Diferente de outro profissional que promovia festinha e até participou de “peladinha” tendo contraído o vírus”, na minha opinião o moleque, descompromissado, que nem pra reserva da seleção do Equador serve, não é profissional….
    No mais “tamo junto”….
    Quarta, 10 da matina tem o famoso “clássico das multidões”, nesses tempos de carência futebolística isso é “jogo de final”… É bom não esquecer que o Galo está montando o elenco e vai precisar de tempo para ajustar as peças… E treino é pra isso….
    Uma ótima semana a todos e QUARTA TEM GALO!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *